You are on page 1of 16

A Segurana Eterna De Todos Os Crentes Comprados Pelo Sangue

J. M. Carroll

INTRODUO uma alegria e um prazer saber que nosso querido e honrado irmo em Cristo, Pastor Claude King, Sr., da Igreja Batista de Bluff Avenue, Indianpolis, IN, E.U.A., est reeditando o grande livreto, "A SEGURANA ETERNA DE TODOS OS CRENTES COMPRADOS PELO SANGUE", pelo Dr. J. M. Carroll. Dr. J. M. Carroll, autor deste livro, nasceu no estado de Arkansas, no dia 8 de janeiro de 1858, e morreu no Texas, no dia 10 de janeiro de 1931. O pai dele, um pastor batista, mudou-se para o Texas quando o irmo Carroll tinha seis anos. L ele se converteu, batizou-se e foi ordenado ministro do Evangelho. O Dr. Carroll no s tornou-se lder entre os batistas do Texas, mas tambm uma figura notvel das Igrejas Batistas e do mundo. H muitos anos, o Dr. Carroll veio Igreja Batista de Ashland Avenue como um dos oradores principais numa conferncia bblica. Entre as mensagens pregadas havia uma intitulada, "A Segurana Eterna de Todos Os Crentes Comprados Pelo Sangue." A grande audincia qual falou foi grande e visivelmente tocada, quando o Esprito Santo deu uma uno e poder ao orador, ao expor a Palavra de Deus, o alicerce firme sobre o qual a esperana da vida eterna do crente est firmada. Dr. Boyce Taylor, pastor da Primeira Igreja Batista em Murray, Kentucky, E.U.A, e editor de News and Truths (Notcias e Verdades), tambm estava presente como um dos conferencistas. A mensagem ficou gravada na mente e no corao de Dr. Taylor. Ele a publicou em seu jornal e depois sob a forma de um livrinho. Desta forma, grande publicidade foi dada mensagem. Multides foram e ainda esto sendo abenoadas pela mensagem que revela o poder de Deus de salvar e guardar cada pessoa salva em Jesus Cristo. A mensagem uma simples exposio das santas Escrituras sobre a segurana do crente. Dr. Carroll descreveu em suas prprias palavras, em sua introduo mensagem, como esta dvida, medo e IGNORNCIA a respeito do que a Bblia ensina sobre o assunto o levou Palavra de Deus em busca de conforto para uma mente e corao atribulados. A mensagem dele nos d alguns resultados de sua procura em busca de luz e ajuda, que o Esprito Santo o levou a ver como resultado de um estudo meditativo das Escrituras. O propsito do Irmo Carroll ao pregar a mensagem, e do Irmo Taylor ao public-la anos atrs, foi o de confortar o crente verdadeiro em sua religio. Sinto-me imensamente fe1iz com o timo trabalho do Pastor King ao reeditar: "A SEGURANA ETERNA DE TODOS OS CRENTES COMPRADOS PELO SANGUE" e oro a Deus para que milhares de pessoas sejam abenoadas por esta mensagem. Clarence Walker era pastor da Igreja Batista de Ashland Avenue e presidente do Seminrio Batista de Lexington, Kentucky, E.U.A.

A SEGURANA ETERNA DE TODOS OS CRENTES COMPRADOS PELO SANGUE Por Dr. J M. Carroll Queridos irmos: com um desejo sincero de confort-los e fortalec-los que prego este sermo. No incio da minha vida crist passei por um dilema enorme de dvida, medo e problemas sobre o assunto aqui discutido. Em minha ignorncia do que a Bblia ensinava realmente, cria com certeza ser possvel, isto mesmo, at mais do que possvel para um crente, por causa dos pecados, achar-se perdido e condenado no final. Durante este curto perodo de minha vida fui de pouca ajuda para os outros e mesmo causa de Deus. Minha ateno total era dada a mim mesmo. Estava tentando com todas as minhas foras "ficar firme" e "resistir" e quanto mais tentava, mais duvidoso ficava. Isto tornou-se uma luta desigual. Logo aprendi perfeitamente que o pecado e Satans so mais fortes do que o crente. Durante aqueles dias a alegria da sa1vao no era minha. No vou tentar contar a vocs toda a histria destes dias duvidosos e incertos. Fui levado a buscar a Palavra de Deus. Este sermo que lhes prego o resultado da busca por luz e ajuda. Estou profundamente convencido que um privilgio abenoado do crente ser confortado e fortalecido por sua religio. OS SEGUINTES VERSCULOS SO MEU TEXTO: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheo-as, e elas me seguem; e dou-lhes vida eterna, e nunca ho de perecer, a ningum as arrebatar da minha mo. Meu Pai, que mas deu, maior do que todos; e ningum pode arrebat-1as da mo de meu Pai," Joo 10:27-29. "Porque o pecado no ter domnio sobre vs, pois no estais debaixo da lei, mas debaixo da graa," Romanos 6:14. "Portanto, pode tambm salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles," Hebreus 7:25. "... e chamars o seu nome Jesus; porque sa1var o seu povo dos seus pecados," Mateus 1:21. Apesar de ter escolhido um texto comprido, no espero limitar meu sermo a estas passagens. meu propsito usar muitas outras. 1. O PRIMEIRO PONTO DE MEU TEXTO Para o qual chamo sua especial ateno est contido nas palavras "VIDA ETERNA." Notem o que o texto diz: "e dou-lhes vida eterna." Com relao a estas palavras, peo-lhes que notem cuidadosamente quatro coisas, todas tiradas da Bblia: (1) Antes da fundao do mundo "Deus props dar a Seu povo a vida eterna." Vejamos os seguintes versculos: "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocao; no segundo as nossas obras, mas segundo a seu prprio propsito e graa que foi nos dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos sculos," 2 Timteo 1:9. "E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna." Atos 13:48. Antes de comentar estas passagens, vejam ainda: (2) Deus prometeu a Seus Filhos exatamente a mesma coisa que props. Isto e: "A Vida Eterna."
2

Notem estas provas: "E, como Moiss levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna," Joo 3:14-16. "Paulo, servo de Deus, e apstolo de Jesus Cristo, segundo a f dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que segundo a piedade, em esperana de vida eterna, a qual Deus que no pode mentir, prometeu antes dos tempos dos sculos," Tito 1:1-2. "E esta a promessa que nos fez: a vida eterna," 1 Joo 2:25. Vemos assim, que mesmo antes do mundo ser feito, Deus props dar a Seu povo, que anos depois creria nEle, a "Vida Eterna." E ento Ele prometeu a este povo a mesma coisa que propusera. Notem mais uma vez: (3) Deus deu e agora d exatamente o que props e prometeu. Isto : "A Vida Eterna." "Quem cr no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus no cr mentiroso o fez; porquanto no creu no testemunho que Deus de Seu Filho deu. E o testemunho este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida est em seu Filho," 1 Joo 5:10-11. "...eu as conheo, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna..." Joo 10:27-28. "Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor," Romanos 6:23. Sobre estas palavras "Vida Eterna" vejam mais um ponto: (4) Os crentes recebem e tem preciosamente o que Deus props, prometeu e deu. Isto : "Vida Eterna." Mais uma vez observemos o que a Bblia diz: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna." Joo 5:24. No "vai ter", no futuro, mas tem agora. No s h uma posio segura algum tempo depois, mas agora mesmo "tem a Vida Eterna." Dou-lhes agora as palavras de um velho pregador, pouco antes de morrer, escrevendo aos que tinham sido convertidos por seu ministrio. As palavras finais, evidentemente eram para o conforto e encorajamento deles: "Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus," 1 Joo 5:13. Quero chamar ateno ao fato de que os crentes tem vida eterna agora. Eles no somente a tero no futuro, mas tem AGORA. Reparem na fora total deste primeiro argumento. Deus props, prometeu, deu e ainda d; os crentes recebem e tem uma coisa definida. E esta coisa a "Vida Eterna." Estas palavras no significam de curta durao. No significam vida por um dia, um ms, um ano ou mesmo cem anos; mas uma vida para sempre e por toda a eternidade. Se os crentes possuem alguma coisa, eles tem a "vida eterna." Pois isso, e isso s, o que Deus props, prometeu e deu aos crentes em Seu Filho. Como a Palavra de Deus simples e clara!
3

2. NOTEM AGORA A SEGUNDA PARTE DO TEXTO: Deus faz esta coisa duplamente segura. Sem querer que ningum fique na dvida em relao a este assunto, Deus vai mais adiante do que s declarar que o que props e prometeu, e que os crentes recebem e tem "vida eterna." Ele acrescenta algo mais. Vamos ouvir o que diz sua Palavra: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheo-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca ho de perecer, e ningum as arrebatar da minha mo," Joo 10:27-28. "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna, e no entrar em condenao, mas passou da morte para a vida," Joo 5:24. No importa o que nos acontea no futuro; no importa a tentao que possa nos rodear; no importa as obras de Satans; no importa se ele nos deixar desanimados ou nos tiver sob a sua mira, nunca mais o salvo "entrar em condenao," "ELES NUNCA PERECERO." 3. NOTEM O TERCEIRO PONTO DO MEU TEXTO: Os crentes no esto sob a lei. Vamos " lei e ao testemunho." "Porque o pecado no ter domnio sobre vs, pois no estais debaixo da lei, mas debaixo da graa," Romanos 6:14. "Porque at a lei estava no mundo, mas o pecado no imputado, no havendo lei," Romanos 5:13. "Bem-aventurados aqueles cujas maldades so perdoadas, e cujos pecados so cobertos. Bemaventurado o homem a quem o Senhor no imputa o pecado," Romanos 4:7-8. "Isto , Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, no lhes imputando os seus pecados," 2 Corntios 5:19. No de admirar a exclamao exultante de f e esperana de Paulo: "Quem intentar acusao contra os escolhidos de Deus? Deus quem os justifica. Quem os condenar? Pois Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual est direita de Deus, e tambm intercede por ns," Romanos 8:33-34. Alguma coisa pode se tornar mais forte ou mais clara? Estes versculos necessitam de comentrio? O crente no est sob a lei, mas sob a graa. O pecado no imputado onde no h lei. Jesus Cristo tornou-Se nosso substituto. "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro," 1 Pedro 2:24. "... mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de ns todos e pelas suas pisaduras fomos sarados," Isaas 53. Como estes versculos so animadores! Como nos fortalecem, nos confortam e quo gloriosos so! Ser que eles nos tornam negligentes, imprudentes ou tolos? De maneira nenhuma! Ouam o que Paulo diz: "Pois que? Pecaremos porque no estamos debaixo da lei, mas debaixo da graa? De modo nenhum," Romanos 6:15.
4

Vamos agora examinar este assunto da segurana do crente, por outra linha de pensamento. 4. AS ESCRITURAS ENSINAM QUE DEUS O AUTOR E CONSUMADOR DA SALVAO DO CRENTE. Marquem vrias passagens sobre este assunto: "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vs comeou a boa obra a aperfeioar at ao dia de Jesus Cristo," Filipenses 1:6. "Olhando para Jesus, autor e consumador da f," Hebreus 12:2. "E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvao," Hebreus 5:9. "Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento. (Como foi mesmo o testemunho de Cristo confirmado entre vs). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestao de nosso Senhor Jesus Cristo. O qual vos confirmar at ao fim, para serdes irrepreensveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo," 1 Corntios 1:5-8. Quero dar ainda mais outro versculo para este ponto: "Porque pela graa sois salvos, por meio da f e isto no vem de vs, dom de Deus," Efsios 2:8. A salvao completamente de Deus. Ele o Autor e Consumador. Deus comeou a obra e vai termin-la. At mesmo a f de Deus. completamente impensvel, inconcebvel - que Deus que conhece o homem hoje, amanh e no futuro - d-lhe f para crer, comea nele uma boa obra e a deixe incompleta. Comear e no terminar como se no conhecesse Sua prpria mente. Comear e no terminar como se no fosse o Deus imutvel! Comear e no terminar como se se comportasse como uma criana, brincando com uma coisa to sria como a salvao. Brincando com a alma eterna dos homens; brincando com o cu e o inferno. Brincando com a eternidade. No! Mil vezes no! Meus irmos e minhas irms, no podemos imaginar tal coisa. Por trs do comeo de Deus, na salvao do pecador, est Seu propsito e promessa eterna. Ele ir at o fim! Vejam agora outro ponto do meu texto. 5. OS CRENTES NO SE GUARDAM A SI MESMOS, DEUS O FAZ. Ouam o que a Bblia diz: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheo-as, e elas me seguem, e dou-lhes a vida eterna, e nunca ho de perecer, e ningum as arrebatar da minha mo. Meu Pai, que mas deu, maior do que todos, e ningum pode arrebat-las da mo de meu Pai," Joo 10:27-29. Estes versculos afirmam que os crentes esto nas mos de Cristo, o Filho, e tambm nas de Deus. Nenhum homem pode tir-los destas mos. Talvez o crente ignorante e temeroso diga: Ser que o prprio Deus no os lana fora? Ouam as palavras de Cristo a este respeito: "Todo que o Pai me d vir a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lanarei fora," Joo 6:37. Cristo afirma claramente que no os lanar fora!

Quero que agora notem algumas outras passagens, que apoiam este ponto - que Deus guarda o crente: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericrdia, nos gerou de novo para uma viva esperana, pela ressurreio de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herana incorruptvel, incontaminvel, o que no pode murchar, guardada nos cus para ns, que mediante a f estais guardados na virtude de Deus para a salvao, j prestes para se revelar no ltimo tempo, em que vs grandemente vos alegrais, ainda que agora importa sendo necessrio, que estejais por um pouco contristados com vrias tentaes, " 1 Pedro 1:3-6. No vejo como possvel, at mesmo para um Esprito Onisciente, usar linguagem mais clara e mais forte do que esta. filho de Deus, note cuidadosamente o que este versculo diz: Deus "nos gerou de novo," e nos gerou "para uma viva esperana." "Uma viva esperana!" No uma esperana morta, sem conforto; mas sim uma esperana viva, que inspira a alma. "Gerou-nos de novo." "Para uma herana incorruptvel, incontaminvel, e que no pode murchar. E ento para tomar o assunto mais seguro, esta herana no colocada na mo do crente, onde talvez a gaste ao "viver dissolutamente," onde a venda por "um prato de Lentilha," onde o jogue fora por "trinta moedas de prata," onde a desperdice por algum prazer passageiro do mundo, ou onde a perca por causa de um pecado inesperado. Note o que o versculo diz: "Uma herana... guardada nos cus para vs." Que fato bendito - Deus a guarda para ns. Esta herana gloriosa est reservada no cu para o crente, durante os anos de sua menoridade. (G1atas 4:1-6 explica este tempo da menoridade). No fica na posse do crente. No existe um meio de perd-1a; nem de d-1a, nem de jog-la fora. "Guardada nos cus para vs," onde nem os homens maus nem os demnios podem ir. Mas talvez algum, ainda duvidando, diga: "Entendo tudo sobre a herana. Tudo bem! Mas o crente, o herdeiro?" irmo atribulado, oua a passagem inteira. Oua e sinta-se confortado e convencido. "... nos gerou de novo para uma viva esperana guardada nos cus para vs, que mediante a f estais guardados na virtude de Deus." A parte final desta passagem to apropriada: "...em que vs grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessrio, que estejais por um pouco contristados com vrias tentaes. "Em que grandemente vos alegrais." "E por que no?" A poca das tentaes e opresses no durar muito. Olhe para cima, crente. Veja a obra do Seu Deus e Salvador. No seja incrdulo, mas crente. Dou ainda outro versculo que mostra que guarda o crente. Ouam-no: "Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que poderoso para guardar o meu depsito at aquele dia," 2 Timteo 1:12. Sim, amados irmos, Deus pode e vai guardar. "Estou certo de que poderoso para guardar o meu depsito at aquele dia." O dia de todos os dias - com certeza Ele a guardar nos dias fceis. Ouam mais uma vez o que Paulo diz: "Quem nos separar do amor de Cristo? A tribu1ao, ou a angstia, ou a perseguio, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como est escrito: Por amor de ti somos entregues a morte todo o dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas as coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados,
6

nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poder separar do amor de Deus, que est em Cristo Jesus nosso Senhor," Romanos 8:35-39. Esta declarao gloriosa do grande Apstolo dos gentios no precisa explicao. Ela de vocs, irmos e irms. Eu a coloco em seus coraes. Creiam nela e deixam que os anime e sustente. Os filhos de Deus subiram a adorar. Satans veio com eles, e o Senhor o interrogou. "Observaste tu a meu servo J? Porque ningum h na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal. Ento respondeu Satans ao Senhor; e disse: Porventura teme J a Deus debalde? Porventura no o cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo que tem?" J 1:6-10. Sim, meus queridos irmos, Deus guarda seus filhos. Alguns anos atrs, estive em certa cidade neste estado. Tivemos vrios cultos - Deus estava conosco. Certa manh, quando nos aproximvamos do lugar da reunio minha ateno foi chamada por um homem, em p, perto da porta. "Est vendo aquele homem? Ele um imoral, um jogador, um apostador, um infiel. H quinze anos no pisa em nossa igreja." Fizemos nosso culto - Deus estava nele. Este homem, como afirmou aquela noite seu testemunho, foi convertido. Para o espanto de todos, ele veio a frente e pediu para se unir igreja. Pude ouvir cochichos por toda a parte e uns at em alta voz: "O que significa isto? Juntar-se igreja?" "Mas ele no aguenta!" "No dou nem uma semana." O homem ouviu tambm. Poucos anos depois voltei aquela cidade. Aps o culto um homem veio falar comigo. "O senhor me conhece?" Reconheci-o imediatamente. Ele disse: "Lembra-se do que o povo disse sobre mim aquela noite? Eles tinham razo. Tudo o que disseram sobre mim era verdade (havia grandes lgrimas em seus olhos), no aguentei. Falhei logo. Mas Deus me segurou. Ele nunca me soltou. Sei que Ele salva." Jamais esquecerei o que foi gravado em minha mente pela declarao tranquila daquele homem. Deus provou que fiel. Este, povo crente, o nico segredo. Deus sustenta. Ele guarda Seu povo. Sinto grande confiana e conforto noutro ponto em meu texto. 6. CRISTO OROU E AINDA ORA POR SEU POVO. Ouam o que a Bblia diz sobre o assunto; "Pai, graas te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves," Joo 11:41-42. Oh! que confiana do Filho no Pai! "Eu sei bem que me ouves." Agora irmos, notem por quem Jesus ora: "Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me destes," Joo 17:11. "E no rogo somente por estes, mas tambm por aqueles que pela sua pa1avra ho de crer em mim," Joo 17:20. Meus irmos, isto inclui vocs e eu. Inclui cada pecador que um dia se tornar crente. O Pai sempre ouve Jesus. Jesus ora por Seu povo. Ouam mais uma vez: "Disse tambm o Senhor: "Simo, Simo, eis que Satans vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua f no desfa1ea," Lucas 22:3132. J contei sobre Satans querendo J, mas ele descobriu que Deus o cercava por todos os lados. Desta vez ele quer Simo Pedro - como quer a todos ns - mas Jesus disse a Simo: "Mas eu roguei por ti, para que a tua f no desfa1ea."
7

Porm o que mais nos conforta em todos os versculos sobre este ponto um que faz parte do meu texto: "Portanto, pode tambm salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus vivendo sempre para interceder por eles," Hebreus 7:25. Enquanto estamos aqui, cada dia, rodeados por enormes tentaes, preocupados pelos pecados, afligidos pelo Demnio, muitas vezes tropeando, muitas vezes passando por grandes tristezas e tribulaes, muitas vezes lutando grandes batalhas, nem por um s momento Ele se esquece de ns. Todo o tempo Jesus est mo direita do Pai intercedendo por ns. Vivendo sempre para interceder por eles. Ser que Jesus vai falhar? Ser que vai pedir uma coisa impossvel? Ele diz que o Pai sempre O ouve! Vejam ainda outra linha do ensino bblico: 7. ELES DECLARAM QUE O ESPRITO SANTO SELA O CRENTE AT O DIA DA REDENO. "E no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redeno," Efsios 4:30. Quando que o Esprito Santo sela o crente? Antes da morte, pouco antes dela, ou assim que o homem cr? Esta uma pergunta importante. Mais uma vez rogo-lhes, ouam o que a Bblia diz: "Em quem tambm vs estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa sa1vao; e, tendo nele tambm crido, fostes selados com o Esprito Santo da promessa. O qual o penhor da nossa herana, para a redeno da possesso de Deus, para louvor de sua glria," Efsios 1:13-14. Estes versculos parecem ensinar claramente que no momento em que o pecador recebe Cristo, cr nEle, o Esprito Santo o sela para sempre. Esta passagem declara que este selo o penhor da nossa herana. A primeira prestao. Sim, a prova positiva de que vamos receb-la totalmente. Crentes, sigam-me mais adiante, e achem ainda outra base de esperana neste assunto. 8. A BBLIA DECLARA QUE OS CRENTES SO HERDEIROS COM DEUS E COHERDEIROS COM CRISTO. Vamos ver o que a Bblia diz. Tentem entender o significado. "Porque no recebeste o esprito de escravido, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o esprito de adoo de filhos, pelo qual clamamos: Abba, Pai. O mesmo Esprito testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus. E, se ns somos filhos, somos logo herdeiros tambm, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se certo que com que ele padecemos, para que tambm com ele sejamos glorificados," Romanos 8:15-17. Antes de comentar, ouam outra passagem: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoo de filhos. E, porque somos filhos, Deus enviou aos nossos coraes o Esprito de seu Filho, que clama: Abba, Pai. Assim que j no s mais servo, mas filho; e, se s filho, s tambm herdeiro de Deus por Cristo," Glatas 4:4-7. "Filhos." "Filhos de Deus." "Herdeiros de Deus." "Co-herdeiros de Cristo." Irmos e Irms, ouam-me, e falo com toda a reverncia. Se o ttulo de Cristo bom, assim tambm o do crente. Notem o fato: os crentes no so s filhos adotivos de Deus, mas tambm Seus filhos
8

por nascimento. Nascidos do Esprito Santo. A Bblia em grande misericrdia por nossa fraqueza, nossa falta de entendimento, traz estas grandes verdades para ns de muitas maneiras. Filhos adotivos e filhos por nascimento. Ser que o Pai nos deserdar? Se fssemos recebidos em Sua famlia por causa de algum mrito em ns, talvez nos deserdasse. Mas Cristo, Seu Filho querido, j fez tudo. por amor a Ele que somos recebidos na famlia de Deus. Enquanto Cristo continuar verdadeiro a Seus irmos e irms, ningum ser deserdado. Se isto falhar, ento ou Deus ou Cristo tero de falhar. Sem dvida, seria nossa infelicidade, nossa perda, nossa condenao, mas seria a culpa de Deus. Sem nada que nos aprovasse, Ele nos adotou. Fez-nos Seus herdeiros e co-herdeiros em Seu Filho. Amados, tenho plena certeza de que no haver falha. A oniscincia e onipotncia esto por trs deste assunto todo; vamos ter coragem. Ainda h outro ponto glorioso em meu texto. Ouam-no: 9. JESUS SALVA OS CRENTES DOS SEUS PECADOS. "E chamars o seu nome Jesus; porque ele salvar o seu povo dos seus pecados," Mateus 1:21. Este nome no foi dado criana de Belm nem por Jos nem por Maria. No foi dado por nenhum dos parentes nem amigos. Este nome veio do cu. "E chamars o seu nome Jesus." Por que este nome? Todos, velhos e novos, de qualquer nao, que aceitarem Cristo como Salvador. Este o Seu povo. E Jesus "o salvar dos seus pecados." Jesus sabia que iam pecar e muitas vezes, gravemente. Mas estes pecados no os condenariam, pois Ele os salvaria. Por favor, notem a palavra "salvar". Quero perguntar-lhes: "Um homem salvo contanto que esteja em perigo, no ? Quando um homem confia em Jesus salvo naquele momento, ou simplesmente est numa condio de ser salvo, contanto que fique firme fielmente?" A Escritura diz salvo. Como podemos dizer que algum salvo, se ainda est em perigo de ser perdido? Se um homem salvo, o perigo de ser perdido no deixa de existir para sempre? Oh! Irmos, h uma diferena entre ser salvo e ser colocado numa posio de ser salvo, se fizer certa coisa; se outra condio for obedecida. Por que chamar Seu nome "Jesus?" H uma razo gloriosa, sim, um fato glorioso: "Porque ele salvar o seu povo dos seus pecados." Irmos e irms, deixem-me dar-lhes ainda outras razes porque sou levado a crer na segurana do crente. 1. PARECE-ME, APS UM ESTUDO CUIDADOSO DA BBLIA, QUE SE NO ESTIVERMOS SEGUROS, E SEGUROS PARA SEMPRE NO MOMENTO EM QUE CREMOS EM JESUS CRISTO - E FALO COM TODA REVERNCIA - PARECE-ME QUE CRISTO TALVEZ ESTEJA ENVOLVIDO NUMA MENTIRA. Notem os seguintes versculos: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheo-as," Joo 10:27. "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que so seus," 2 Timteo 2:19. Tenham estas duas simples afirmaes em mente: "E eu conheo-as" e "O Senhor conhece os que so seus." Se confiarmos em Jesus hoje, Deus no sabe disto? Ser que Deus, que onisciente, no sabe a hora exata, sim, o momento certo no qual o pecador cr nEle?

Olhem este retrato e ouam estas palavras: Somos ensinados na Bblia que no dia do juzo haver uma separao; e que haver duas multides: uma esquerda e outra direita. No haver trs, s duas. Todos os que estiverem no julgamento estaria em uma das duas classes. A todos quantos estiverem mo direita, Ele dir: "Vinde, benditos de meu Pai, possu por herana o reino que vos est preparado desde a fundao do mundo," Mateus 25:34. E aos da esquerda, dir: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vs que praticais a iniquidade," Mateus 7:23. "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos," Mateus 25:41. Notem estas palavras: "Nunca vos conheci." Isto seria verdade se algum na multido esquerda tivesse sido crente? Em face destas duas simples afirmaes: "E eu conheo-as" e "O Senhor conhece os que so seus," se, quando chegarmos ao juzo, Deus disser aos da esquerda: "Nunca vos conheci," e houver entre esse nmero, pelo menos um, que um dia foi crente, isto no faria de Deus um mentiroso? Com certeza, irmos, as que finalmente forem mandados embora so os que nunca aceitaram realmente Cristo como Salvador. Outra razo que me faz acreditar na segurana do crente esta: 2. SE NO FOSSE ASSIM, A CONDIO DO PECADOR SERIA EM CERTOS ASPECTOS AT MELHOR DO QUE A DO CRENTE. A Bblia ensina que o pecador salvo pela graa. "Porque pela graa sois salvos, por meio da f," Efsios 2:8. Se o crente no estiver seguro, nem for salvo realmente, ento outra condio acrescentada sua salvao: "a de resistir." Se isto for verdade, nossa condio no pior do que a do pecador? O pecador salvo pela graa. O crente salvo pela graa e "se resistir." Sendo isto uma verdade, seria um argumento muito forte a favor de se adiar a salvao at a velhice, ou quando se estivesse beira da morte, no era? Com toda certeza cada momento durante o qual tivssemos que "resistir," aumentaria muito mais nosso perigo. possvel, irmos, que o pecador que nunca confiou em Deus, tenha uma chance melhor do que o crente? Isto no seria contra todos os ensinamentos da Santa Palavra de Deus? No somos todos salvos da mesma maneira? "Pela graa sois salvos, por meio da f, e isto no vem de vs; dom de Deus," Efsios 2:8. A salvao no ganha, nem antes nem depois da converso; um dom. A questo de resistir no entra nela. Somos salvos de uma vez por todas, quando confiamos em Jesus Cristo. Ainda outra coisa que tem muito a ver com minha crena sobre a segurana permanente dos crentes : 3. SE UM CRENTE PERDESSE A SALVAO UMA S VEZ ENTO ESTARIA IRREMEDIAVELMENTE PERDIDO. Como prova, ouam a Escritura: "Porque impossvel que os que j uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial e se fizeram participantes do Esprito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do sculo futuro, e recaram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificaram o Filho de Deus, e o expem ao vituprio," Hebreus 6:4-6.
10

Notem, com todo cuidado, cada palavra desta passagem extraordinria: "Uma vez iluminados." "Provaram o dom celestial." ("Deu seu Filho unignito," "O dom de Deus vida eterna".) "Participantes do Esprito Santo." "Provaram a boa palavra de Deus." "E as virtudes do sculo futuro." " impossvel...e recaram, sejam outra vez renovados para arrependimento." A Verso Revisada da Bblia traduz esta frase "e recaram," "E depois caram." O sentido desta frase na lngua original do Novo Testamento (grega) condicional: "Se carem." O sentido : Se fosse possvel que o salvo cai da sa1vao, seria impossvel para este homem ser renovado a sa1vao a segunda vez. Para salvar tal homem teria de haver um novo Cristo, ou uma nova crucificao do velho. Mais uma vez Jesus teria de ser ferido e magoado. Haveria ento outro Getsmani, outro Glgota. Mas, que bem isto faria? Se Cristo, mesmo atravs de Seu sofrimento e morte, falhasse uma vez, ser que no falharia novamente? Se ser lavado no sangue precioso do Filho de Deus no traz uma redeno final a primeira vez, como o poder faz-lo a segunda? Certamente quem falhar - se falhar - deixa para trs toda a esperana. E para sempre. Mas sintome to feliz por Paulo ter dito: "E recaram," ou "Se carem." "Se" - ele no acreditava que isto aconteceria. Contudo, parecia determinado a manter qualquer pobre mortal de se agarrar ideia de que se falhar, teria mais uma chance. Cair significa runa final e irremedivel. Porm mais uma vez: 4. SE UM CRENTE PUDESSE PERDER A SALVAO PODERIA SER LEVANTADA UMA QUESTO MUITO CONFUSA. Ouam-na: Quantos pecados, ou de quais tipos, fariam um homem perder a salvao? Quem pode responder a tal pergunta? Qual igreja a poderia responder? Qual homem? Qual tipo de pecado ou quantos, depois do homem se tornar crente, condenaria sua alma? Imploro a cada pessoa a parar e considerar estas perguntas. S um pecado ser bastante para fazer um homem perder a sa1vao? Ou vinte? Ou cem? Pecamos todos os dias. Qual o limite, e que limite, a1m do qual o homem for o far um perdido; sem esperana da vida eterna? Ser que um homem poder algum dia saber que est perto deste ponto, ou at mesmo se j o ultrapassou? Que pergunta, meus irmos! Ouam, porm: 5. SE UM CRENTE PUDESSE PERDER A SALVAO, ISTO FARIA COM QUE ALGUMAS COISAS NA BBLIA PARECESSEM MUITO INCONSISTENTES. Vejam esta passagem, por exemplo: "Assim vos digo que h alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende," Lucas 15:10. Imaginem o quadro todo: Eis aqui, na terra, um pobre e convicto pecador. Ele est se arrependendo, deixando seus pecados e vindo a Cristo como seu Salvador. Sua f to frgil est crendo em Cristo como substituto. Mas s uma parte do quadro. H outros espectadores. O cu observa esta cena. Sabem, quando um pecador se arrepende "h alegria diante dos anjos." O cu fica em xtase. Jesus Cristo Se regozija. Como emocionante! Como esta cena toca nossa alma! Mas...esperem...no cometam erro. No deixam tal alegria ser prematura. Oh, Jesus Cristo, se este homem estiver perdido, Sua oniscincia ter sido falsa, pelo menos desta vez. O Senhor Se regozija pela volta do filho prdigo, mas vem Satans e o tira de Sua mo! Ser que o cu faz um erro assim? Cristo oferece a salvao a um homem, regozija-Se que ele pacientemente
11

estende sua mo para receb-la, e ento a toma de volta? Jesus faz isto? Jesus, o Ser onisciente, v o pecador se arrependendo, e ainda Se alegra, sabendo que no final ele estar perdido? Ser que Cristo faria isto? Pode-se conceber que Cristo, os anjos e o cu inteiro se regozijem com o arrependimento de qualquer pecador se a questo da salvao final fosse uma coisa to incerta? Como tal situao faria a Bblia parecer inconsistente. EXAMINAREMOS OUTRA PASSAGEM: "Vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo," Joo 14:2-3. Um dos pensamentos mais suaves que tenho sobre o cu, que ficaremos satisfeitos com ele. O Deus Onisciente - o grande e sbio Arquiteto - que conhece todas as necessidades do passado, do presente e do futuro - sim, e de toda a eternidade - preparou um lugar para ns. Ficaremos satisfeitos com ele assim que chegarmos l e nos sentiremos sempre assim - satisfeitos! Nunca nos sentiremos insatisfeitos. Nunca vamos querer nos mudar. Nem reform-lo. Preparado para ns. Mas a pergunta que nos confunde, a inconsistncia : Para que esta preparao to prvia e longa? Se a questo da salvao no estiver resolvida, por que Jesus ir na frente para preparar um lugar? Se a questo da salvao de Pedro, Joo, de Andr e dos outros no estiver resolvida, para que esta preparao to apressada? Ser que o cu ser como algumas de nossas casas terrestres - cadeiras vazias, lugares vazios, com membros da famlia faltando? Isto seria verdade, se algum crente no chegasse l. Mas, antes de concluir, deixem-me chamar sua ateno a algumas objees feitas posio tomada deste sermo: ALGUMAS OBJEES 1. ALGUNS DIZEM: "SE CRER NESTA DOUTRINA DA SEGURANA ABSOLUTA DO CRENTE, PECARIA O QUANTO QUISER." J ouvi esta expresso no sei quantas vezes. Mas que palavras estranhas vindas de um crente; de algum que j foi regenerado; algum cujo corao foi mudado; algum que ama a Deus e odeia o pecado! Posso entender perfeitamente como a porca lavada volta ao lamaal. 2 Pedro 2:22. Ela ainda uma porca. Sua natureza ainda no mudou. Ela adora a lama. Se a porca tivesse sido regenerada -transformada em ovelha - no voltaria jamais ao lamaal. Por acidente ou levada por alguma fora, talvez entrasse novamente, mas no por gostar da lama! Posso entender perfeitamente como o cachorro volta a seu prprio vmito, 2 Pedro 2:22, simplesmente porque continua um cachorro. A natureza dele no mudou. Mas no posso entender como um homem genuinamente regenerado possa falar em pecar o quanto quiser. Entendo perfeitamente como o corvo que No soltou, no tenha voltado arca. Gnesis 8:7. Ele no precisava voltar. Tudo servia de comida para sua natureza de corvo. Podia comer at matar a vontade. A superfcie inteira das guas estava coberta de corpos mortos, afogados no dilvio. E ainda posso entender perfeitamente porque a pomba voltou arca. Gnesis 8:8-9. Ela no comeria carnia - no gosta de tal coisa - por isso tinha que voltar arca. Quem simplesmente professa converso pode ir para o mundo e ainda se sentir satisfeito em ficar l. Sua natureza ainda de corvo. Pode ficar contente e se banquetear com o pecado. Contudo, o mesmo no acontece com algum genuinamente convertido. Sua natureza foi mudada. Talvez entre no pecado. Levado por uma terrvel tentao, talvez at se desvie. Contudo, nunca se
12

sentir vontade. Nunca ficar satisfeito. Como a pomba, no achar descanso ideal para a sola do seu p. Sua nova natureza se revoltar com o pecado. Ele sempre ter vontade de voltar. Notem este versculo: "Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele," 1 Joo 2:15. "Pecarei o quanto quiser." Para um homem regenerado, um homem com uma nova natureza gui-lo - quanto seria necessrio para completar o quanto quiser?" O pecado repulsivo ao regenerado. No estou dizendo que o crente verdadeiro no peca. A velha natureza continuar lutando com a nova. Isto nos leva a fazer muitas coisas das quais no gostamos. Suponham que um filho, que ama sua me de todo corao diga: "Pecarei o quanto quiser. Sei que mame ainda vai continuar me amando, por isso continuarei fazendo que errado. O que acham de um crente que diz: "Sei que Deus me ama e me salvou, por isso vou o mais longe que puder com o diabo." Podem imaginar um crente verdadeiro dizendo tal coisa? Mas notem outra objeo: 2. ALGUNS DIZEM: "MAS UM FATO QUE ALGUNS DEIXAM DE SER CRENTES." Creio que muitos acreditam honestamente nesta afirmao. De minha prpria experincia pessoal, e do que sei sobre os outros, creio sinceramente que esta a dificuldade mais sria de toda a questo. H tantos crentes professos que parecem viver direito por um tempo e ento se desviam. No s parecem crentes, mas so ativos e consagrados, e ento mudam bruscamente. Vocs podem falar com cem pessoas que creem que um crente pode cair, e possivelmente todas elas sero mais ou menos influenciadas por isto mesmo. Poucas se referiro aos ensinamentos da Bblia. Contaro a histria deste ou daquele homem que foi crente um dia (?) e se desviou. Criaro suposies. Este o argumento mais forte! "Suponha que este homem que crente, mate uma pessoa." "Suponha isto." "Suponha aquilo." Os ensinos claros, direitos e positivos da Palavra de Deus so diminudos por estes casos imaginrios. Recentemente falei com um homem proeminente sobre este assunto. Ele era um membro ativo da igreja qual pertencia. Cria firmemente que era possvel um crente ser perdido novamente. Cada vez que lhe citava a Palavra de Deus, ele rebatia com uma suposio. Fiz o melhor que pude para que visse que a questo era resolvida pela Bblia e no pela imaginao. Ele era completamente honesto em sua convico. Em sua igreja havia outro membro, ainda mais devoto do que ele. Era uma senhora que se dava completamente ao trabalho da igreja, e tinha todas as evidncias de ser crente. Era honesta e consagrada. Mas certo dia, durante uma reunio quando os irmos contavam suas experincias, de repente, foi levada a ver que lhe faltava tudo. Depois sozinha em sua casa, que batalha enorme se travou! Mas finalmente a luz raiou. Sua experincia crist, quando a contou, foi gloriosa. Ento eu disse ao irmo atribulado: "Suponha que esta irm, antes desta nova experincia, tivesse cado no pecado. O que ia pensar? Que com certeza havia cado da graa." Ele viu onde eu queria chegar. Ouam o que a Bblia diz: "Saram de ns, mas no eram de ns; porque, se fossem de ns, ficariam conosco. Mas isto para que se manifestasse que no so todos de ns," 1 Joo 2:19. Este versculo explica muitas supostas quedas. At que ponto um crente de verdade pode se desviar? No sei. Mas tenho a certeza de que mesmo que v longe, l dentro do seu corao haver a vontade de voltar para Deus.
13

3. MAS AINDA OUTROS DIZEM: "A BBLIA DIZ QUE A GENTE TEM QUE RESISTIR AT O FIM." Vamos ver o que a Bblia diz: "Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos o princpio da nossa confiana at o fim," Hebreus 3:14. "Mas o justo viver da f; e, se ele recuar, a minha alma no tem prazer nele," Hebreus 10:38. Estas declaraes foram feitas por Paulo. Muitas das passagens mais fortes, em toda a Palavra de Deus, sobre a segurana do crente, so encontradas nos escritos do Paulo. Ele no me contradiz. Pois enquanto escrevia, estava sendo inspirado pelo prprio Esprito Santo. Alm disso, ouam o que ele diz no mesmo livro do qual tiramos as passagens acima, o no versculo seguinte ltima passagem: "Ns, porm, no somos daqueles que se retiram para a perdio, mas daqueles que creem para a conservao da alma," Hebreus 10:39. Talvez alguns se retirem, mas no aqueles genuinamente convertidos. "No os crentes," disse Paulo. Porque os homens tiram passagens isoladas do contexto imediato, quando seu mau uso s trar dvidas, tristezas e problema? Mas vejam outra passagem citada frequentemente: "S fiel at morte, o dar-te-ei a coroa da vida," Apocalipse 2:10. Mas eles dizem assim: "Voc tem que ser fiel at a morte, para ser salvo no final." No este o significado deste versculo. Nem tambm: "S fiel at morte, para seres salvo." Ouam o que o versculo diz realmente: "S fiel at morte, o dar-te-ei a coroa da vida." No a Vida, mas a Coroa da vida. Como a Bblia ensina, com toda a nfase que o crente fiel ser recompensado!" Uma coroa! Deus oferece uma recompensa, uma coroa, a cada servo fiel. Na concluso, amados, quero chamar sua ateno a mais duas passagens das Escrituras; "Porque ningum pode pr outro fundamento, alm do que j est posto, o qual Jesus Cristo. E, se algum sobre este fundamento formar um edifcio de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestar; na verdade o dia a declarar, porque pelo fogo ser descoberta, e o fogo provar qual seja a obra de cada um. Se a obra que algum edificou nessa parte permanecer, esse receber galardo. Se a obra de algum se queimar, sofrer detrimento; mas o tal ser salvo, todavia como pelo fogo," 1 Corntios 3:11-15. "Pelas quais ele nos tem dado grandssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupo, que pela concupiscncia h no mundo. E vs tambm pondo nisto mesmo toda a diligncia, acrescentai vossa f a virtude, o virtude a cincia. E cincia temperana, e temperana pacincia, e pacincia piedade, e piedade amor fraternal: e ao amor fraternal caridade. Porque, se em vs houver e abundarem estas coisas, no vos deixaro ociosos nem estreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem no h estas coisas cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificao dos seus antigos pecados. Portanto, irmos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocao e eleio; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeareis. Porque assim vos ser amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo," 2 Pedro 1:4-11. Estas duas passagens ensinam duas verdades importantes, que todos ns devemos saber. Elas nos ajudaro muito a entender corretamente este grande assunto, o qual estamos considerando.
14

A primeira passagem ensina que somos salvos como pelo fogo. A segunda passagem que podemos ter uma entrada abundante no cu. Qual das duas vamos querer? S podemos ficar com uma ou outra. Queremos ser salvos como pelo fogo? Mal chegar no cu? No ter uma s coroa para colocar a Seus ps? Nem levar uma s alma a Cristo? Tudo o que construmos finalmente ser "madeira, feno e palha?" isto realmente o que queremos, amados? No muito melhor ter uma entrada abundante? No s nos salvarmos, mas levarmos outros a se salvarem? Tudo o que construmos ser finalmente - "ouro, prata, pedras preciosas?" Que tal acham, irmos? Que tal? "Vs, portanto, amados, sabendo isto de antemo, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abominveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza; antes crescei na graa e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glria, assim agora, como no dia da eternidade. Amm." 2 Pedro 3:17-18. MEU PROPSITO AO PUBLICAR ESTA MENSAGEM Meu nico propsito ao publicar esta mensagem confortar os que j nasceram de novo, e realmente procuram o ensinamento bblico verdadeiro sobre a segurana do crente. Muitas vezes j perguntei, como todos os ministros batistas fazem: "Voc pode me dar alguns versculos da Bblia, que revelam a segurana eterna do crente?" Naturalmente todos diro Joo 5:24, porque as ltimas frases deste versculo dizem: "Tem a vida eterna, e no entrar em condenao, mas passou da morte para a vida." De acordo com esta afirmao o pecador que se arrepende de verdade em relao a Deus e confia completamente em Jesus Cristo, como Salvador, jamais ser condenado, nem condenado como um pecador perdido, nem banido eternamente da face de Deus. Para mim, esta a prova suficiente de que Deus no s salva o crente em Cristo, mas o guarda por toda a eternidade. Mas, muitas vezes, crentes honestos e bons que procuram a luz e a verdade, precisam de mais esclarecimento do que este versculo parece trazer a seu atribulado corao e mente. A mensagem do irmo Carroll tem o intuito de ajud-los e confort-los em sua procura espiritual pelo conforto da Palavra de Deus. No o desejo do irmo Carroll confortar e deixar em paz a mente de quem nunca nasceu de novo, e tenta, pelas boas obras, ganhar a vida eterna. A primeira coisa que um descrente deve fazer procurar conhecer, com toda ansiedade, como Deus salva os mpios. Romanos 4:4-5. A salvao da alma no garantida ao pecador tendo como base suas boas obras. Mas sim os mritos de outra Pessoa, Jesus Cristo, o Filho de Deus. E a salvao um "DOM DE DEUS", Efsios 2:8-10. Verifique, meu querido amigo, primeiro que tudo, se j teve uma experincia genuna da graa no arrependimento em relao a Deus e f real em Cristo Jesus como salvador. Ento, e s ento, voc vai encontrar paz e conforto nesta verdade maravilhosa do Dr. Carroll: "A SEGURANA ETERNA DE TODOS OS CRENTES COMPRADOS PELO SANGUE." minha orao que todos os crentes verdadeiros em Cristo achem esta mensagem um conforto para seu corao - do mesmo jeito que senti quando a li pela primeira vez em 1952 - enquanto, em orao, estudam a mensagem e os versculos da Bblia usados aqui juntamente com o contexto.

15

Autor: J. M. Carroll Introduo: Por: Clarence Walker Claude King, Sr. Editado pela: Primeira Igreja Batista do Jardim das Oliveiras Rua Dr. Joo Maciel Filho, 207 60.821-500 Fortaleza, Cear

Pastor David Alfred Zuhars, Jr. Fonte: www.palavraprudente.com.br

16

You might also like