You are on page 1of 22

Apontamentos de Direito do Ambiente

(Por Joaquim Silva Bastos)

I ENQUADRAMENTO
(noes fundamentais do Direito do Ambiente)

Abordagem Jurdica do ambiente


A abordagem jurdica do ambiente est contemplada na nossa Constituio da Repblica Portuguesa art. 66, n1), para que todos possamos usufruir de um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e na Lei de Bases do Ambiente (Lei n 11/87, de 7 de Abril). Muitos autores caracterizam o Direito do Ambiente como direito horizontal ou transversal, j que ele corta horizontalmente todos os ramos do saber jurdico tradicionais; o direito constitucional, o direito internacional, o direito comunitrio, o administrativo, o penal, o civil.

As pr-compreenses do Direito do Ambiente


Antropocntrica em que a defesa do ambiente feita com o objectivo principal ou mesmo nico de defender a vida humana. Ecocntrica em que o ambiente j tutelado em si mesmo, procurando-se defender a promoo da natureza como um valor novo.

O conceito de ambiente
Poderemos dizer que se encontram disponveis partida duas grandes alternativas; a) conceito amplo de ambiente; inclui os componentes ambientais naturais, mas tambm os componentes ambientais humanos (isto o ambiente natural e o construdo). b) Conceito estrito do ambiente; em que se centra nos componentes ambientais naturais. A Lei de Bases do Ambiente consagra no art. 6, os componentes ambientais naturais; o ar, a luz, a gua, o solo vivo o subsolo, a flora, a fauna. No art. 17, os componentes ambientais humanos so; a paisagem, o patrimnio natural e construdo e a poluio.

O ambiente como novo bem jurdico


Resulta que determinados componentes ambientais nomeadamente o solo, a gua e o ar outrora passveis de serem utilizados por todos sem obedincia a quaisquer regras ou limites, so agora bens juridicamente protegidos, so alvo de uma tutela jurdica que visa tornar a sua utilizao e o seu aproveitamento mais racionais e equilibrados.

O direito fundamental ao ambiente


O ambiente j reconhecido e protegido como direito fundamental individual para ser tutelado pela prpria CRP, prevendo no seu art. 66, o direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado (sistematicamente colocado na sua Parte I, relativa aos Direitos e Deveres Fundamentais dos cidados) a leitura conjugada das normas constitucionais e das normas legais aponta, desde logo, para a existncia de um direito subjectivo ao ambiente, autnomo e distinto de outros direitos tambm constitucionalmente protegidos. A responsabilidade subjectiva a que se funda na culpa. A responsabilidade objectiva a obrigao de reparar o dano independentemente da culpa do agente.

Dano ambiental
Prejuzo trazido s pessoas, aos animais, s plantas e aos outros recursos naturais que consiste numa ofensa do direito do ambiente.

Direito do Ambiente: novo ramo do Direito?


Sim, defendemos a ideia segundo a qual se pode e deve falar em Direito do Ambiente no s como campo especial onde os instrumentos clssicos de outros ramos do Direito so aplicados, mas tambm como disciplina jurdica dotada de substantividade prpria. Declarao de Limoges O Direito Ambiental no um simples apndice de polticas ambientais, o meio privilegiado para toda a poltica a favor do meio. Como quer que seja, objeco sempre poderia responder-se com a existncia da Lei de Bases do Ambiente. A existncia desta lei, d-nos argumentos no sentido de justificar, entre ns, de um Direito do Ambiente.

Princpios do Direito do Ambiente


Os sete mais importantes princpios de Direito do Ambiente, so o: Princpio da preveno, o princpio do poluidor pagador, o princpio da correco na fonte, o princpio da precauo, o princpio da integrao, o princpio da participao e o princpio da cooperao internacional.

Princpio da preveno
O princpio da preveno especialmente importante na proteco do ambiente pois uma regra de mero bom senso aquela que determina que, em vez de contabilizar os danos e tentar repar-los, se tente evitar a ocorrncia de danos, antes de eles terem acontecido. Este princpio corresponde ao aforismo popular mais vale prevenir do que remediar.

Princpio da correco na fonte


Designado na doutrina como princpio-eliminador, ou princpio da proximidade. A correco na fonte apela mais para uma ideia de preveno dos danos actuando a priori e na origem, ideia esta muito mais consentnea com todo o esprito e prtica do Direito do Ambiente, que permite responder s questes de quem, onde e quando deve desenvolver aces de proteco do ambiente.

Princpio da precauo
aquele que leva a proteco do ambiente mais longe do que qualquer outro, este princpio tem a sua mxima aplicao em casos de dvida. Pode-se falar de uma espcie de princpio in dbio pr ambiente, ou seja, na dvida sobre a perigosidade de uma certa actividade para o ambiente, decide-se a favor do ambiente e contra o potencial poluidor.

Princpio do poluidor pagador


O PPP mais um dos que esto consagrados no art. 3, da Lei de Bases do Ambiente. () sendo o poluidor obrigado a corrigir ou recuperar o ambiente, suportando os encargos da resultantes, no lhe sendo permitido continuar a aco poluente; a) O PPP no o mesmo que a responsabilidade civil por danos ambientais. uma ideia errada pensar que o PPP tem uma natureza curativa e no preventiva, uma vocao para intervir a posteriori e no a priori. b) O PPP o princpio que, com maior eficcia ecolgica, com maior economia e equidade social, consegue realizar o objectivo de proteco do ambiente. Assim, os poluidores tero que fazer os seus clculos e tomar todas as medidas necessrias a evitar a poluio, ou manter a produo no mesmo nvel e condies e, consequentemente os custos que isso acarreta.

O PPP desempenha uma funo que, em linguagem econmica, se denomina internalizao das externalidades ambientais negativas. (Actividades geradoras de externalidade negativas so aquelas que impem custos a terceiros independentemente da vontade destes e da vontade de quem desenvolve essas actividades).

Princpio da integrao
A norma introduzida no n 2 do art. 130R do Tratado de Roma, passou a estabelecer que:
As exigncias em matria de proteco do ambiente devem ser integradas na definio e aplicao das demais polticas comunitrias.

Tambm o art. 3, alnea d) da Lei de Bases do Ambiente obriga a


() garantir a integrao da problemtica do ambiente, do ordenamento do territrio do planeamento econmico, quer ao nvel global, quer sectorial ().

este o sentido do princpio da integrao: uma poltica de proteco do ambiente eficaz e preventiva implica a ponderao prvia das consequncias ambientais de qualquer actividade humana. Uma das consequncias da consagrao deste dever de integrao das consideraes ambientais na definio e aplicao das demais polticas tornar obrigatria a aplicao de todos os princpios fundamentais do Direito do Ambiente (princpio da preveno, da correco na fonte o princpio da precauo e o PPP) s restantes polticas.

Princpio da participao
Este princpio est fortemente ligado a um outro direito que vem sendo reconhecido em termos cada vez mais amplos aos cidados: o direito informao, pois s quando os cidados esto devidamente informados que podem ter oportunidade de exercer convenientemente o seu direito de participao. Este princpio tem uma relao evidente com o Direito administrativo: quando se afirma, como faz a Lei de Bases do Ambiente no seu art. 3, c) que;
os diferentes grupos sociais devem intervir na formulao e execuo da poltica do ambiente () atravs dos rgos competentes da administrao ().

Diga-se ainda que as associaes de defesa do ambiente representam um destacado papel na efectivao do princpio de participao. A Lei de associaes de Defesa do Ambiente (Lei n 10/87, de 4 de Abril). Tratando os direitos de participao e interveno no seu art. 4: As associaes de defesa do ambiente com representatividade genrica gozam do estatuto de parceiro social para todos os efeitos legais () Exemplos Diversas associaes de defesa do ambiente como a Quercus ou a Liga para a Proteco da Natureza, tem usado o seu direito de participao contribuindo para a preservao do

ambiente atravs de aces que chegam ao nosso conhecimento e se tornam eficazes por via dos meios de comunicao social.

Princpio da cooperao
Pe em destaque o papel do Direito Administrativo e da administrao Pblica em matria ambiental. A cooperao que aqui est em causa tem a ver com as relaes estabelecidas entre a administrao e a sociedade civil - seja dos particulares, seja das suas associaes representativas abrangendo o princpio da participao que acabou de ser abordado.

II O ORDENAMENTO JURDICO AMBIENTAL


( Direito Constitucional do Ambiente e instrumentos do Direito Comunitrio do Ambiente)

A Constituio do Ambiente O ambiente foi consagrado na Constituio da Repblica Portuguesa como uma das tarefas fundamentais do Estado, direito este que surge configurado como direito subjectivo fundamental, autnomo em relao a outros direitos, maxime o direito de propriedade. Artigo 9 (Tarefas fundamentais do Estado)
So tarefas fundamentais do Estado:

()
d) Promover o bem-estar e a qualidade vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivao dos direitos econmicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformao e a modernizao das estruturas econmicas e sociais. e) Proteger e valorizar o patrimnio cultural do povo portugus, defender a natureza e o ambiente, preservar os recursos naturais e assegurar um correcto ordenamento do territrio; Artigo 66 (Ambiente e qualidade vida) 1 Todos tem direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado e dever de o defender. 2 Para assegurar o direito ao ambiente, no quadro de um desenvolvimento sustentvel, incumbe ao Estado, por meio de organismos prprios e com o envolvimento e a participao dos cidados: a) Prevenir e controlar a poluio e os seus efeitos e as formas prejudiciais de eroso; ()

d) Promover o aproveitamento racional dos recursos naturais, salvaguardando a sua capacidade de renovao e a estabilidade ecolgica, com respeito pelo princpio da solidariedade entre geraes; e) Promover, em colaborao com as autarquias locais, a qualidade ambiental das povoaes e da vida urbana, (). () g) Promover a educao ambiental e o respeito pelos valores do ambiente; ()

A Constituio da Repblica Portuguesa no se limitou a uma referncia genrica tutela do ambiente, concretizando essa tutela atravs de uma clara ligao entre este objectivo fundamental do estado e direito fundamental dos cidados e os meios para a sua tutela jurisdicional, ou seja, para a sua defesa em tribunal. A proteco ambiente em tribunal No que toca proteco do jurisdicional do ambiente, o legislador constitucional foi mais longe, prevendo um meio especfico de tutela deste bem jurdico e direito fundamental dos cidados. Falamos da norma contida na al. a) do n 3 do artigo 52 da CRP, na qual se confere.
() a todos pessoalmente ou atravs de associaes de defesa dos interesses em causa, o direito de aco popular () nomeadamente para promover a preveno, a cessao ou a perseguio judicial das infraces contra a sade pblica, a qualidade de vida, a preservao do ambiente e do patrimnio cultural.

O direito de aco popular a circunstncia de qualquer cidado poder reclamar a actuao do tribunal, independentemente de ter um interesse directo ou pessoal na matria, o que o torna num verdadeiro defensor do interesse pblico e da legalidade. Isto porque, na aco popular, no se tem sequer de invocar, e muito menos de provar, qualquer interesse pessoal na questo, o que conduz a que a legitimidade processual no tenha de ser averiguada de forma concreta a cada caso. Por legitimidade processual entende-se a possibilidade de dirigir uma pretenso trazida a tribunal ou a defesa contra ela oponvel. Se faltar legitimidade ao autor (pessoa que prope a aco) o tribunal no conhecer tal aco, no emitindo uma sentena sobre o fundo da questo. Aces populares destinadas proteco de interesses difusos: uma vez que o cidado est legitimado a actuar em tribunal independentemente da conexo dos seus interesse pessoais (que pode nem ter) com a situao que objecto do litgio, ele pode reclamar a proteco do ambiente mesmo nos casos em que no sofra qualquer ofensa pessoal com o acto lesivo do ambiente.

Direito Comunitrio do Ambiente


A necessidade do direito Comunitrio do Ambiente e as razes que levam a que o Direito do Ambiente constitua uma especial preocupao das Instituies da Comunidade Europeia. a) O ambiente no conhece fronteiras b) No territrio da Unio Europeia as mercadorias circulam livremente c) No territrio da EU existe liberdade de estabelecimento de empresas e prestadores de servios d) Um dos objectivos da EU assegurar a liberdade de concorrncia entre empresas A Conferncia das Naes Unidas sobre o meio ambiente celebrada em Estocolmo, em Junho de 1972, comeou por alertar a opinio pblica europeia para os problemas ecolgicos decorrentes do desenvolvimento econmico. A publicao, do relatrio do Clube de Roma sobre os limites do crescimento, ps em causa os valores apregoados pela sociedade de consumo.

A aco da Comunidade em matria de Ambiente aps o acto nico Europeu


Em 1987, o acto nico Europeu, aditou o Artigo 130R ao tratado de Roma, atribuindo, pela primeira vez, competncias em matria de proteco do ambiente Comunidade (a poluio no respeita as fronteiras nacionais). As competncias atribudas deveriam, nos termos do artigo 130R n1 do Tratado, ser direccionadas para a realizao de trs objectivos bastante abrangentes.
A aco da Comunidade em matria de ambiente tem por objectivo: - preservar, proteger e melhorar a qualidade do ambiente; - contribuir para a proteco da sade das pessoas; - assegurar uma utilizao prudente e racional dos recursos naturais.

Tambm os princpios fundamentais, orientadores da aco pr-ambiental da Comunidade, esto presentes no artigo 130R, no seu n 2:
A aco da comunidade em matria de ambiente fundamenta-se nos princpios da aco preventiva, da reparao, prioritariamente na fonte, dos danos ao ambiente e no princpio do poluidor-pagador. As exigncias em matria do ambiente so uma componente das outras polticas da comunidade.

Encontramos aqui consagrados quatro dos princpios fundamentais do Direito Comunitrio do Ambiente: o princpio da preveno, o da reparao na fonte, o do poluidor pagador e o da integrao.

A Poltica Comunitria do Ambiente aps o Tratado da Unio Europeia


Os objectivos A poltica de ambiente da EU continua actualmente prevista no art. 130 R. O Tratado da EU apenas introduziu algumas alteraes na redaco anterior. Os princpios Artigo 130 R
1 A poltica da Comunidade no domnio do ambiente contribuir para a prossecuo dos seguintes objectivos: - a preservao, a proteco e a melhoria da qualidade do ambiente; - a proteco da sade das pessoas; - a utilizao prudente e racional dos recursos naturais; - a promoo, no plano internacional, de medidas destinadas a enfrentar os problemas regionais e mundiais do ambiente. 2 A poltica da Comunidade no domnio do ambiente visar a um nvel de proteco elevado, tendo em conta a diversidade das situaes existentes nas diferentes regies da Comunidade. Basear-se- nos princpios da precauo e da aco preventiva, da correco, prioritariamente na fonte, dos danos causados ao ambiente, e do poluidor pagador. As exigncias em matria de proteco do ambiente devem ser integradas na definio e aplicao das demais polticas comunitrias. ()

A primeira alterao, com uma importncia essencialmente formal, consistiu em passar a denominar como poltica (em vez de simplesmente aco) esta competncia comunitria. Outra alterao foi o aditamento, no art. 130 R, n 2, antes dos princpios do Direito do ambiente, da seguinte afirmao:
A poltica da Comunidade no domnio do ambiente visar a um nvel de proteco elevado, tendo em conta a diversidade das situaes existentes nas regies da Comunidade.

Numa quinta e ltima alterao, o princpio da reparao na fonte passou a designar-se princpio da correco na fonte, designao que corresponde melhor sua natureza preventiva e antecipatria dos danos.

O desenvolvimento sustentvel
As alteraes introduzidas pelo Tratado da EU no se limitaram ao art. 130 R. Algumas modificaes foram introduzidas no art. 2, relativo aos objectivos da Comunidade:
A Comunidade tem como misso, atravs da criao de um mercado comum e de uma Unio Econmica e Monetria e da aplicao das polticas ou aces comuns a que se referem os artigos 3 e 3 A promover, em toda a Comunidade, o desenvolvimento harmonioso e equilibrado das actividades econmicas, um crescimento sustentvel e no inflacionista que

respeite o ambiente () o aumento do nvel e da qualidade de vida, a coeso econmica e social e a solidariedade entre os Estados-membros.

Uma noo idntica surge tambm como primeiro objectivo da Unio Europeia.
A Unio atribui-se os seguintes objectivos: a promoo de um progresso econmico e social equilibrado e sustentvel ()

O que deve entender-se por crescimento ou o progresso econmico sustentvel? A expresso mais correcta, a noo de desenvolvimento sustentvel, que surgiu para contrapor concepo clssica de crescimento econmico, que contabiliza a riqueza nacional ignorando a existncia e o estado de conservao dos recursos naturais. - Noo de desenvolvimento sustentvel definido pela EU como
uma poltica e estratgia de desenvolvimento econmico e social contnuo, sem prejuzo do ambiente e dos recursos naturais, de cuja qualidade depende a continuidade da actividade humana e do desenvolvimento.

- A Comisso Mundial do Ambiente e desenvolvimento das Naes Unidas define o desenvolvimento sustentvel como
satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as geraes futuras satisfazerem as suas prprias necessidades.

Existem dois tipos de recursos naturais na Terra: os regenerveis (como por ex. os seres vivos, vegetais ou animais, e os ecossistemas que tm capacidade de restabelecer o seu prprio equilbrio ecolgico, se lhes for dado o tempo e as condies para tal) e os no regenerveis ( o caso da gua e de certos minrios, como o ferro; h outros, como o petrleo ou os diamantes, que so regenerveis num prazo de tal modo longo, que em termos de vida humana, devem ser tratados como no regenerveis). Alteraes introduzidas pelo Tratado de Amesterdo no quadro constitucional da poltica comunitria do ambiente. - atribui aos artigos 130 R, 130 S e 130 T, respectivamente, os novos nmeros 174, 175 e 176 -

Importncia nacional do Direito Comunitrio do Ambiente


A importncia nacional do Direito Comunitrio do Ambiente decorre essencialmente de duas caractersticas do Direito Comunitrio: a sua aplicabilidade directa e a sua primazia sobre o Direito Nacional. A aplicabilidade directa significa que algumas normas de Direito Comunitrio produzem efeitos automaticamente, a partir do momento em que entram em vigor, vinculando o Estado e os cidados. A primazia significa que as normas de Direito Comunitrio gozam de prevalncia hierrquica sobre o Direito Nacional, obrigando a uma interpretao conforme com o Direito Comunitrio e desaplicao do direito Nacional que o contrarie.

Devido a estas caractersticas, o Direito Comunitrio derivado do Ambiente tem tido um papel corrector do Direito Nacional. Particularmente no que respeita s directivas.
Uma directiva um acto de Direito Comunitrio que se caracteriza por estabelecer quais os fins a alcanar, deixando aos Estados-membros a definio das formas e dos meios mais adequados para prossecuo dos fins (artigo 189 do Tratado de Roma).

Podendo ser directamente invocadas pelos particulares perante as autoridades nacionais.

As Leis Fundamentais de Proteco do Ambiente


Caracterizao sumria da Lei de Bases do Ambiente, da Lei das Associaes de Defesa do Ambiente, Avaliao do Impacte Ambiental, a Lei do Direito de Participao Procedimental e de Aco Popular.

A Lei de Bases do Ambiente


A Lei de Bases do Ambiente o diploma que pretende estabelecer a disciplina genrica fundamental em matria de ambiente Em 1987, o legislador decidiu-se pela publicao da Lei n 11/87, de 7 de Abril (Lei de Bases do Ambiente), definindo as bases da poltica do ambiente, em cumprimento do disposto nos artigos 9 e 66 da Constituio da Repblica (artigo 1). - trata-se de uma lei muito genrica que, em muitos casos, se limita a estabelecer preceitos gerais que necessitam de regulamentao. A Lei de Bases do Ambiente contm, no n 1 do seu artigo 2, um princpio geral no qual o legislador estabeleceu (na senda do art. 66 da Constituio) que
Todos os cidados tm direito a um ambiente humano e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender, incumbindo ao Estado, por meio de organismos prprios e por apelo a iniciativas populares e comunitrias, promover a melhoria da qualidade de vida, quer individual quer colectiva.

Os direitos e deveres dos cidados so regulados pelo art. 40, onde se prev a possibilidade de pedirem a cessao das causas de violao do seu direito a um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado e a respectiva indemnizao. O artigo 48 prev a obrigao de os infractores removerem as causas da infraco do ambiente e de reporem a situao ambiental existente antes de tal infraco ou, pelo menos, uma situao equivalente. S quando tal reposio que incidir sobre os infractores a obrigao de pagar uma indemnizao e de realizar as obras necessrias a minimizar as consequncias pelos seus actos. O artigo 3 da Lei de Bases, o legislador acolheu a o que considera serem os princpios especficos da proteco jurdica do ambiente, aludindo aos princpios da preveno, da participao, da cooperao e da responsabilizao entre outros. No Captulo II da Lei de Bases, iniciado no art. 6, regula-se a matria relativa aos componentes naturais, ar, luz, gua, solo vivo e subsolo, flora e fauna.

10

No art. 7, a defesa destes componentes ambientais naturais legitima que o Ministrio do Ambiente ou da tutela probam ou condicionem o exerccio da actividade. No Captulo III (art. 17 e seguintes) regulam-se os componentes ambientais humanos, a paisagem, o patrimnio natural e construdo e a poluio. No art. 27, que estabelece os instrumentos de poltica de ambiente (e do ordenamento do territrio), entre os quais destacamos a estratgia nacional de conservao da natureza, a reserva agrcola nacional, a reserva ecolgica nacional ().

A Lei das Associaes de Defesa do Ambiente


De grande importncia a Lei n 10/87, de 4 de Abril (Lei das Associaes de Defesa do Ambiente), que veio estabelecer
() direitos de participao e de interveno das associaes de defesa junto da administrao central, regional e local com vista promoo do direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado (artigo 1).

Lei sobre a avaliao do impacte ambiental


Os diplomas sobre avaliao do impacte ambiental so, quatro: dois decretos-lei e dois decretos regulamentares. Em comum tm o facto de constiturem transposio de uma directiva comunitria. Noo de avaliao de impacte ambiental A avaliao de impacte ambiental um procedimento administrativo que garante que, antes da autorizao de um projecto, os seus potenciais impactes significativos sobre o ambiente sero satisfatoriamente avaliados e tidos em considerao. O procedimento de avaliao de impacte ambiental rene num tringulo de interesses contrapostos, o dono da obra, as autoridades pblicas e o pblico em geral. Fins de avaliao de impacte ambiental A AIA permite o aperfeioamento do processo de deciso dos poderes pblicos com vista preveno da poluio e proteco da fauna, da flora, do solo, da gua, do ar. Do clima e da paisagem, dos bens naturais e do patrimnio cultural. Desempenha uma pacificao social porque permita tornar os projectos mais conhecidos e transparentes. Objectivo da avaliao de impacte ambiental Quais as actividades sujeitas a AIA ? A avaliao de impacte ambiental aplica-se apenas a projectos (pblicos ou privados), com o sentido de obras ou outras intervenes no meio natural ou paisagem.

11

O estudo de impacte ambiental E.I.A a pea mais importante de todo o procedimento de avaliao de impacte ambiental. elaborado por tcnicos e analisa questes como o estado do local, onde o projecto poder vir a ser construdo, as caractersticas do prprio projecto, a previso de impactes do projecto relativamente a cada componente ambiental.

A Lei de Participao Procedimental e de Aco Popular


A Lei n 83/95, garante o direito de aco popular para defesa de determinados interesses, entre os quais o ambiente. Na Lei n 83/95 atribuem-se os direitos de participao procedimental e de aco popular a todos os cidados, s associaes e fundaes defensoras dos interesses nela protegidos e ainda s autarquias locais. Conforme o nome indica, h dois direitos diferentes conferidos nesta lei: o de participao procedimental e o de aco popular. Em relao ao p.p. pode dizer-se que, de acordo com o art. 4, todos os cidados, associaes, fundaes ou autarquias que o pretendam, tem o direito de serem ouvidos e de participarem nos procedimentos relativos adopo de planos de desenvolvimento das actividades da Administrao Pblica. Relativamente ao direito de (aco popular), deve salientar-se a possibilidade de todos aqueles que demonstrarem interesse poderem recorrer aos tribunais para impugnar quaisquer actos administrativos lesivos do ambiente ou para usar qualquer aco prevista no Cdigo do Processo Civil (artigos 12 e seguintes).

III O AMBIENTE E A ADMINISTRAO PUBLICA


(Mecanismos de controlo ou fiscalizao)

Relaes entre a tutela jurdica-ambiental e o Direito Administrativo O Direito Administrativo ocupa, a posio de maior protagonismo na disciplina jurdica do ambiente. e mesmo considerando que o Direito do Ambiente alcanou j o legtimo estatuto de nova disciplina jurdica - atravs dos meios e instrumentos do Direito Administrativo clssico que se regulam juridicamente os comportamentos relativos ao ambiente. O Direito administrativo o Direito que regula a organizao e a actuao da Administrao Pblica sempre que esta usa os seus poderes especiais de autoridade em face dos particulares. Na prossecuo do interesse pblico, a Administrao recorre a meios (autoritrios) de Direito Administrativo

12

Definio do Direito Administrativo


() o ramo do direito pblico constitudo pelo sistema de normas jurdicas que regulam a organizao e o funcionamento da Administrao Pblica, bem como as relaes por ela estabelecidos com outros sujeitos de direito no exerccio da actividade administrativa de gesto pblica.

ele s deve intervir onde e quando os mecanismos sancionatrios ao servio de outros ramos de Direito no sejam suficientes para prevenir e reprimir a infraco.

O Direito do Ambiente e a Administrao Pblica


O ambiente determina a necessidade de uma actuao concertada dos diversos sectores da Administrao Pblica, de acordo com o princpio da cooperao. Para atingir o objectivo cada vez mais central do desenvolvimento sustentvel torna-se necessria uma distribuio horizontal de tarefas pelas instituies locais, regionais e nacionais

Alguns temas e ramos do direito administrativo sua relao com a proteco do ambiente
Vamos evidenciar a relao que existe entre o ambiente e a principal forma de a administrao actuar, do ponto de vista jurdico: o acto administrativo. Ser de referir alguns dos diversos sectores em que pode decompor-se o Direito Administrativo (designadamente o procedimental, o sancionatrio e o processualcontencioso) evidenciando as suas relaes com a proteco do ambiente.

O acto administrativo e o ambiente


O acto administrativo o principal acto jurdico da Administrao Pblica em pases (como Portugal) que se inserem no sistema de administrao executiva, acto esse que reflecte os poderes de supremacia e autoridade da Administrao. portanto esta a figura principal do nosso Direito Administrativo. Sempre que Administrao exera um poder administrativo (autoritrio) para um caso concreto estaremos perante um acto administrativo. Os actos administrativos na Lei de Bases do Ambiente Identificam-se diversos tipos de actos administrativos.
Actos de controlo (fiscalizao) preventivo Declarao com efeitos jurdicos especficos Proibies Actos administrativos de estmulo Actos sancionatrios

13

O Direito do Ambiente e o procedimento administrativo


De acordo com o artigo 1, n 1, do Cdigo do Procedimento Administrativo, pode definir-se procedimento administrativo como a sucesso ordenada de actos e formalidades tendentes formao e manifestao da vontade da administrao Pblica ou sua execuo

O Cdigo do Procedimento Administrativo e a proteco do ambiente


Um rpido olhar atravs do Cdigo do Procedimento administrativo ajuda a perceber a interligao entre procedimento administrativo e Direito do ambiente. No articulado do Cdigo deve mencionar-se a importncia que nele assume o princpio de participao que, simultaneamente um dos princpios fundamentais do Direito do Ambiente.

Noo de contencioso administrativo


Ao lado do Direito Administrativo substantivo, existe um amplo conjunto de normas destinadas a regular a funo jurisdicional no mbito administrativo. Este sector do Direito administrativo, tradicionalmente designado por contencioso administrativo (ou, por justia administrativa) definido de diversas formas pela doutrina, havendo no entanto uma certa unanimidade quanto s suas notas funcional, material e orgnica. A competncia dos tribunais administrativos na tutela do ambiente Tambm esta parte do Direito administrativo assume relevo para a disciplina jurdica do ambiente. Uma das notas definidoras do contencioso administrativo a nota orgnica que exige que seja um tribunal administrativo a resolver o litgio.

IV A REACO S CONDUTAS VIOLADORAS DO AMBIENTE


(Consequncias desse mesmo controlo)

Responsabilidade Civil A responsabilidade civil um instituto cuja antiguidade remonta ao Direito Romano mas que tem vindo a evoluir aos longo dos tempos, adaptando-se s necessidades postas pelas sociedades modernas. Origem da responsabilidade civil extracontratual A responsabilidade civil extracontratual contrape-se responsabilidade civil contratual que a que resulta do incumprimento de um contracto pr-existente entre dois indivduos. A responsabilidade civil extracontratual ou aquiliana um instituto antigo, com mais de vinte sculos de existncia.

14

A Lex Aquilia de damno, uma lei romana, promulgada no ano 286 a. C. estabelecia um direito de indemnizao a favor do dono de (). Evoluo da responsabilidade civil Ainda hoje, a figura da responsabilidade aquiliana est consagrada no artigo 483 do Cdigo Civil Portugus.
Aquele que, com dolo ou mera culpa, violar o direito de outrem () fica obrigado a indemnizar o lesado pelos danos resultantes da violao

A obrigao de indemnizao, est prevista no artigo 562 do mesmo Cdigo.


Quem estiver obrigado a reparar um dano deve reconstituir a situao que existiria, se no se tivesse verificado o evento que obriga reparao

Quanto ao modo de reparao do dano, estabelece o artigo 564:


A indemnizao fixada em dinheiro, sempre que a reconstituio natural no seja possvel ()

Pressupostos da responsabilidade civil O surgimento das obrigaes emergentes da responsabilidade civil depende da verificao de uma srie de pressupostos. Esses pressupostos ou elementos da responsabilidade civil so: A existncia de um facto O facto tem que ser ilcito, isto , deve ser resultado da violao de um direito alheio. A imputao do facto ao agente seja a ttulo de dolo seja a ttulo de negligncia A existncia de um dano. O facto tem que ter causado prejuzos.

A responsabilidade civil e a proteco do ambiente A Lei de Bases do Ambiente A Lei de Bases do Ambiente atribui grande importncia responsabilidade civil dedicando-lhe alguns artigos. A alnea h) do artigo 3 estabelece o princpio da responsabilizao.
Da responsabilizao: aponta para a assuno pelos agentes das consequncias, para terceiros, da sua aco, directa ou indirecta, sobre os recursos naturais.

O n 4 do artigo 40 consagra um direito subjectivo ao ambiente:


Os cidados directamente ameaados ou lesados no seu direito a um ambiente de vida humano sadio e ecologicamente equilibrado podem pedir, nos termos gerais de direito, a cessao das causa de violao e a respectiva indemnizao.

15

O artigo 41 prescreve uma responsabilidade objectiva por danos ao ambiente:


1 Existe obrigao de indemnizar, independentemente da culpa, sempre que o agente tenha causado danos significativos no ambiente, em virtude de uma aco especialmente perigosa, muito embora com respeito do normativo aplicvel. 2 O quantitativo de indemnizao a fixar por danos causados no ambiente ser estabelecido em legislao complementar.

Trata-se da responsabilidade objectiva na modalidade de responsabilidade pelo risco, ligada ao exerccio de actividades perigosas. O artigo 45 n 2, estabelece o direito de exigir uma indemnizao pelos danos pode ser exercido pelos lesados, nos tribunais comuns:
Nos termos dos artigos 66, n 3, da Constituio e 40 da presente lei, os lesados tm legitimidade para demandar os infractores nos tribunais comuns para obteno das correspondentes indemnizaes.

No artigo 43 o legislador anteviu dificuldades do responsvel em suportar as elevadas indemnizaes devidas pelos danos ao ambiente.
Aqueles que exeram actividades que envolvam alto grau de risco para o ambiente e como tal venham a ser classificados sero obrigados a segurar a sua responsabilidade civil.

Na prtica, os seguros de responsabilidade civil tem desempenhado um importante papel na reparao dos danos causados ao ambiente. No artigo 48, uma clara preferncia pela reconstituio da situao anterior.
1 Os infractores so obrigados a remover as causas da infraco e a repor a situao anterior mesma ou equivalente, salvo o disposto no n 3. 2 Se os infractores no cumprirem as obrigaes acima referidas no prazo que lhes for indicado, as entidades competentes mandaro proceder s demolies, obras e trabalhos necessrios reposio da situao anterior infraco a expensas dos infractores.

So dois os tipos de danos ecolgicos, como distingue Gomes Canotilho;


Os danos sem lesados individuais (leses intensas causadas ao sistema ecolgico natural sem que tenham sido violados direitos individuais); e () (os) danos sem causador determinado, como por exemplo os danos acumulados ou produzidos por fontes longnquas.

Nestes casos, no existiria qualquer esquema de lesante/lesado, mas to somente o interesse global de defesa do ambiente. Concluso A soluo para os problemas ambientais no passa pela aplicao exclusiva da responsabilidade civil proteco do ambiente, mas sim pelo recurso, sempre que possvel, a novos instrumentos de proteco jurdica. Referimo-nos, a instrumentos de cariz preventivo, como a avaliao de impacte ambiental, a eco-rotulagem, as ecoauditorias a eco-gesto, etc..

16

A Tutela do Ambiente pelo Direito Penal


( Resumo)

Os atentados mais gravosos ao ambiente esto hoje qualificados como crimes no Cdigo Penal. Os chamados crimes ecolgicos ou ambientais so o crime de danos contra a natureza e o crime de poluio. Sucede porm que a qualificao das condutas a descritas como criminosas suscita vrios problemas, de cuja boa resoluo vai depender a eficcia da interveno do direito penal na tutela do ambiente. O Cdigo Penal , implica algumas neocriminalizaes, nomeadamente a criao do crime de danos contra a natureza (artigo 278 do Cdigo Penal) e do crime de poluio (artigo 279 do Cdigo Penal), os quais constituem verdadeiros crimes ecolgicos por protegerem o ambiente de forma directa.
Neocriminalizao a qualificao como crime de uma conduta at ento vista como no criminosa. Crime uma conduta descrita num tipo legal de crime da Parte Especial do Cdigo Penal por ser desvaliosa do ponto de vista do bem jurdico a proteger.

Esta tutela autnoma do ambiente ficou a dever-se progressiva tomada de conscincia pela comunidade da gravidade da degradao ambiental. O facto decisivo de a tutela penal ser possibilitada pela existncia de um modelo constitucional de estado de Direito Ambiental: tendo o legislador configurado o direito do ambiente como um direito fundamental autnomo e tambm como direito social e econmico que reclama prestaes positivas das autoridades do estaduais. O bem jurdico ambiente relevante para o direito penal concebido de forma restritiva por ter como objectivos de proteco os componentes ambientais naturais: a gua, o solo, o ar, o som, a fauna, e a flora e as condies ambientais de desenvolvimento destas espcies. A legitimidade da interveno penal justifica-se por a Constituio da Repblica Portuguesa ser a lei suprema de um ordenamento jurdico. O direito penal o conjunto de normas jurdicas que ligam a certos comportamentos humanos, os crimes, determinadas consequncias jurdicas, sendo a mais relevante a pena. As penas principais so as penas de priso e de multa. A eficcia da interveno penal traduz-se na aptido dos meios de natureza penal para, em concreto, proteger o bem jurdico. A Legislao extravagante o conjunto de normas de natureza penal previstas noutros diplomas que no o Cdigo Penal. A impossibilidade de responsabilizao criminal das pessoas colectivas.

17

Artigo 11 do Cdigo Penal (Carcter pessoal da responsabilidade)


Salvo disposio em contrrio, s as pessoas singulares so susceptveis da responsabilidade criminal.

O direito penal ou extravagante o contido em leis avulsas, no integradas no Cdigo Penal, relacionando-se com a ordenao constitucional dos direitos sociais, econmicos ou culturais. autor mediato aquele que utilizar outrem para o cometimento do crime, instrumentalizando-o. O artigo 26 do Cdigo Penal diz que autor mediato quem executa o crime por intermdio de outrem. Raramente o prejuzo ambiental resulta da conduta isolada de um nico agente poluidor: o mais comum ser a contribuio de mltiplos agentes para a produo do resultado desvalioso, o que coloca a questo de saber quem responsabilizar e relativamente a que factos. precisamente a existncia deste dano ambiental acumulado, (em que difcil determinar a responsabilidade relativa de cada um dos intervenientes, at porque a sua prpria conduta poderia ser mais ou menos incua se no fosse conjugada com a conduta desconhecida de outrem), que em primeira linha retira eficcia aos crimes de dano, de perigo concreto e de perigo abstracto-concreto na proteco do ambiente. Sendo o crime de dano, verifica-se a exigncia indispensvel de provar que a leso ambiental foi causada por uma determinada conduta. Configurado o crime como de perigo concreto, h que provar que aquela conduta criou um perigo efectivo para o ambiente. Concebido o crime como de perigo abstracto-concreto, h que provar que uma dada conduta em si mesma apta a produzir o perigo.

Interesse difuso: interesse que um indivduo possui pelo facto de fazer parte de uma determinada comunidade; um interesse simultaneamente pessoal e colectivo. A possibilidade de qualquer cidado e das associaes de defesa do ambiente se constiturem assistentes no processo penal relativamente a crimes ecolgicos. Artigo 68 do Cdigo de Processo Penal
1- Podem constituir-se assistentes no processo penal, alm das pessoas a quem leis especiais conferirem esse direito: a) ()

Artigo 69 do Cdigo de Processo Penal


1- Os assistentes tm a posio de colaboradores do Ministrio Pblico, a cuja actividade subordinam a sua interveno no processo, sala as excepes da lei: 2- Compete em especial aos assistentes: a) ()

18

O exerccio da aco popular, regulado pela Lei n 83/95, de 31 de Agosto, assume uma importante dimenso penal ao reconhecer expressamente aos titulares do direito de aco popular a possibilidade de se constiturem assistentes no processo penal. Artigo 25 da Lei n 83/95, de 31 de Agosto Regime especial de interveno no exerccio da aco penal dos cidados e associados Aos titulares do direito de aco popular reconhecido o direito de denncia, queixa ou participao ao Ministrio Pblico por violao dos interesses previstos no artigo 1 que revistam natureza penal, bem como o de se constiturem assistentes no respectivo processo, nos termos previstos nos art. 68, 69 e 70 do Cdigo de Processo Penal.

O crime de danos contra a natureza


Artigo 278 do Cdigo Penal (Danos contra a natureza)
1 Quem, no observando disposies legais ou regulamentares, eliminar exemplares de fauna ou flora ou destruir habitat natural ou esgotar recursos do subsolo, de forma grave, punido com pena de priso at 3 anos ou com pena de multa at 600 dias.

O crime de danos contra a natureza um crime ecolgico autnomo porque o bem jurdico protegido o ambiente em si mesmo. Objectos de tutela da norma so a fauna, a flora, o habitat natural e os recursos do subsolo. O crime de danos contra a natureza surge pois como um crime de desobedincia qualificada pela ocorrncia de um dano ambiental.

O crime de poluio
Artigo 279 do Cdigo Penal (poluio)
1 Quem, em medida inadmissvel: a) Poluir guas ou solos ou, por qualquer forma, degradar as suas qualidades;

b) Poluir o ar mediante utilizao de aparelhos tcnicos ou de instalaes; c) Provocar poluio sonora mediante de aparelhos tcnicos ou de instalaes, em especial de mquinas ou de veculos terrestres, fluviais, martimos ou areos de qualquer natureza

punido com pena de priso at 3 anos ou com pena de multa at 600 dias. 2 ()

Tal como o crime de danos contra a natureza, o crime de poluio um crime ecolgico puro porque tem como objectos autnomos de proteco a gua, o solo, o ar ou o domnio do som.

19

Acessoriedade do direito penal face ao direito administrativo Uma ltima consequncia do facto de os crimes ecolgicos constiturem crimes de desobedincia traduz-se na dependncia destas incriminaes penais perante o direito administrativo. A eficcia do direito penal na proteco do ambiente Tendo em conta a funo que ao direito penal cabe desempenhar, a sua interveno s legtima se for eficaz na proteco do bem jurdico.

O Direito de Mera Ordenao Social como Direito Administrativo de Carcter Sancionatrio


O direito de mera ordenao social no nem pretende ser direito penal, antes se configurando como direito administrativo de carcter sancionatrio. De forma resumida e esquemtica diremos ento que o surgimento do direito das contra-ordenaes expresso de trs objectivos fundamentais: Retirar dos quadros do direito penal aquelas infraces que no possuem relevncia tica. Guardar o contedo tico que vive das sanes penais () Permitir o aparecimento de sanes diversas das sanes penais e atribuir aos agentes administrativos a faculdade de aplicar aquelas sanes.

Pode concluir-se que o pretendido com a criao do direito das contra-ordenaes uma total autonomizao do ilcito de mera ordenao social face ao ilcito penal O princpio da culpa de decorrncia da consagrao constitucional da eminente dignidade da pessoa humana e significa, no direito penal, que no h pena sem culpa e que a medida da pena no pode ultrapassar em caso algum a medida da culpa (n 2 do artigo 40 do Cdigo Penal). Entende-se a culpa como um juzo autnomo de censura tico-jurdica por algum ter expresso na prtica de um ilcito tpico a sua atitude interna contrria ou descuidada face ao direito e, portanto desvaliosa. No direito das contra-ordenaes, pelo contrrio, a culpa deve ser objecto de uma diferente compreenso, sendo entendida como (mera imputao do facto responsabilidade social do seu autor). A coima constitui uma sano patrimonial, a coima, enquanto sano especfica do ilcito de mera ordenao social, se afasta decisivamente da multa enquanto pena criminal, quer quanto s suas finalidades quer quanto ao seu regime. As finalidades da multa so exclusivamente preventivas, visando-se por um lado a tutela dos bens jurdicos e, por outro lado, a ressocializao do agente. Quanto coima, entende-se como mera advertncia ao cidado faltoso.

20

As finalidades da multa e as finalidades da coima no so portanto coincidentes. no entanto quanto ao regime jurdico de cada uma delas que as dissemelhanas se avolumam. Se o agente condenado a uma pena de multa a no pagar, quer voluntria quer coercivamente, ter que cumprir uma pena de priso, a menos que o no pagamento da multa lhe no seja imputvel. Pelo contrrio, o no pagamento da coima nunca poder implicar a priso do faltoso.

A autonomia processual
Podemos afirmar a existncia no processo contra-ordenacional de duas fases distintas e autnomas entre si: Uma fase administrativa em que a autoridade competente investiga o ilcito e, caso recolha indcios suficientes da sua verificao e de quem o seu agente, o sanciona. Uma fase judicial, meramente eventual por a sua existncia depender da vontade do particular que ficou descontente com a sua condenao da autoridade administrativa. Apreciao das especificidades do processo contra-ordenacional a) A fase administrativa do processo est configurada de forma bilateral: existe uma relao exclusiva entre a Administrao sancionadora. Por um lado, e o agente poluidor, por outro. Assim sendo, a interveno das associaes de defesa do ambiente e de qualquer particular muito limitada. Podem denunciar as actividades lesivas do ambiente; Podem colaborar na preservao de provas; Podem intervir no processo como testemunhas. b) A interveno do Ministrio Pblico na fase administrativa do processo tambm praticamente inexistente. No lhe cabe qualquer funo de impulso processual ou fiscalizadora. A competncia para instaurar o processo cabe exclusivamente Administrao e, como j referimos, s os condenados ou directamente prejudicados pela deciso sancionatria tm legitimidade para a impugnar. c) J na fase judicial do processo, a situao inverte-se, adquirindo agora o Ministrio Pblico uma posio dominante. que poder evitar o sancionamento do agente poluidor no apresentando os autos ao juiz, desde que com a concordncia do condenado, basta-lhe ouvir a autoridade administrativa que aplicou a coima.

21

O ambiente uma das reas destinatrias por excelncia do direito de mera ordenao social.
Boa parte das infraces ao ambiente tm a ver com a violao de normas preventivas em que no esto em causa valores indispensveis para a subsistncia da vida na comunidade, mas antes a perturbao da ordem social que, na viso do Estado, proporciona um maior bem-estar s pessoas. Da a clara preferncia para o tratamento dos atentados e das infraces ao ambiente atravs do direito de mera ordenao social, preferncia esta plasmada no n 1 do artigo 47 da Lei de Bases do Ambiente quando estabelece que a sano regra para a punio das infraces legislao ambiental a coima.

A eficcia do direito de mera ordenao social na proteco do ambiente a funo preventiva para alm do carcter repressivo
Parecem convergir no direito do ambiente dois vectores de sinal contrrio Por um lado, existe a tutela penal, que corresponde a uma neocrimiminalizao, Por outro lado, temos a tutela ambiental a cargo do direito de mera ordenao social, que assenta numa ideia de descrimininalizao.

Bibliografia: Canotilho,J.G. Direito do Ambiente

22

You might also like