You are on page 1of 6

PLANO DE AULA

REA: tica TEMA: Existencialismo HISTRIA DA FILOSOFIA: Contempornea INTERDISCIPLINARIDADE: Psicologia DURAO: 4 aulas de 50 cada AUTORIA: Anglica Silva Costa

OBJETIVOS:

Refletir sobre a filosofia existencialista e dar nfase aos conceitos do filsofo francs Jean Paul Sartre.

METODOLOGIA:

O desenvolvimento desta proposta dar-se- pela exposio do tema proposto, com o apoio de alguns recursos didtico-pedaggicos, tais como quadro e giz, DVD e/ ou televiso. Ter-se- como ponto de partida a problematizao do tema proposto a ser desenvolvido.

PROGRAMAO:

1 aula Titulo: O Existencialismo Sartreano Apresentao dos principais conceitos da filosofia existencialista atravs do texto e resumo de apoio, com o intuito de facilitar a compreenso da filosofia sartreana e sua importncia na contemporaneidade.

2 aula: Titulo: Essncia e Existncia Recordao dos conceitos abordados na aula anterior, enfatizar a questo da essncia e existncia e aplicao de um resumo impresso com todos os conceitos do existencialismo sartreano.

3 aula: Titulo: Liberdade e Angstia Exibio do filme Walking life, com durao de 2:04, ressaltando, ao fim da exibio, o contedo filosfico do filme: o existencialismo, a escolha e a responsabilidade.

4 aula Titulo: A responsabilidade Concluso de todo contedo, aplicao de lista exerccios:

CONTEDOS:

1. Texto de apoio: A existncia precede a essncia

(...) Assim, pois, ainda a, a essncia do homem precede sua existncia histrica que encontramos na natureza. (...). O existencialismo ateu, que eu represento, mais coerente. Declara ele, que se Deus no existe, h pelo menos um ser no qual a existncia precede a essncia, um ser que existe antes de poder ser definido em qualquer preceito, e que este ser o homem ou, como diz Heidegger, a realidade humana. Que significar aqui o dizer-se que a existncia precede a essncia? Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que s depois se define. O homem, tal como o concebe o existencialista, se no definvel, porque primeiramente no nada. S depois ser alguma coisa e tal como a si prprio se fizer. Assim, no h natureza humana visto que no h Deus para conceber. O homem , no apenas como ele se concebe, mas como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existncia, como ele se deseja aps este impulso para a existncia; o homem no mais que o que ele faz. Tal o primeiro princpio do existencialismo. tambm a isso que se chama de subjetividade, e o que nos censuram sobre este mesmo nome. Mas, que queremos dizer ns com isso, se no que o homem tenha uma dignidade maior que uma pedra ou uma mesa? Porque o que ns queremos dizer que o homem primeiro existe, ou seja, que o homem, antes de mais nada, o que se lana para o futuro e o que consciente de se projetar para o

futuro. (...) Mas, se verdadeiramente a existncia precede a essncia, o homem responsvel por aquilo que . Assim, o primeiro esforo do existencialismo o de pr todo homem no domnio do que ele de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existncia. E, quando dizemos que o homem responsvel por si prprio, no queremos dizer que o homem responsvel pela sua restrita individualidade, mas que responsvel por todos os homens .1

1.1 Resumos: O Existencialismo Sartreano

O existencialismo sartreano sofre influncias de Husserl, Heidegger, Jaspers e Max Scheler, chegando at as obras de Kierkegard (1813-1855), filsofo dinamarqus que se lanou contra a filosofia especulativa, opondo-lhe a filosofia existencial. Jean-Paul Sartre (1905-1980) escreveu O ser e o nada, sua principal obra filosfica, em 1943. Em 1938 j havia publicado o romance A nusea. Seu pensamento muito conhecido e gerou uma moda existencialista tambm pelo fato de ele ter tornado famoso romancista e teatrlogo. Sua produo intelectual foi fortemente marcada pela Segunda Guerra Mundial e pela ocupao nazista da Frana. Pode-se dizer que h um Sartre antes da guerra e outro psguerra, tal impacto da Resistncia Francesa sobre sua concepo poltica de engajamento. Engajamento significa a necessidade de o pensador estar voltado para a anlise da situao concreta em que vive, tornando-se solidrio nos acontecimentos sociais e polticos de seu tempo. Pelo engajamento, a liberdade deixa de ser apenas imaginria e passa a estar situada e comprometida na ao. Ao lado de Simone de Beauvoir, tambm filsofa e existencialista e sua companheira, Sartre participou da vida poltica no s da Frana, mas mundial. Extremamente engajado, participava de protestos de todos os tipos: polticos, sociais, estudantis, etc. Sartre pertence ala dos filsofos existencialistas ateus, entre os quais se inclui Merleau-Ponty. Essncia e Existncia

A existncia precede a essncia. Eis a frase fundamental do existencialismo.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo um humanismo, Col. Os pensadores, So Paulo, Abril Cultural, 1973. p.11-12.

A essncia o que faz com que uma coisa seja o que , e no outra coisa. Por exemplo, a essncia de uma mesa o ser mesmo da mesa, aquilo que faz com que ela seja mesa e no outra coisa, como uma cadeira. Sendo ateu no concebe a criao divina a partir de um modelo.Assim, defende que a existncia precede a essncia, o que significa que primeiramente o homem existe, se descobre, surge no mundo e somente depois se define.

Liberdade e Angstia

O que diferencia o homem e os animais que s o homem livre. Se o homem existe, ele para si, isto , consciente, auto-reflexivo. Ento, a conscincia humana a distingue dos animais e das coisas que so em si e no tem a capacidade de se auto-examinarem. O homem ao descobrir que no h essncia e nem modelo para seguir, descobre que seu futuro se encontra disponvel e aberto, estando portando irremediavelmente condenado a ser livre Se o homem livre, conseqentemente responsvel por tudo aquilo que escolhe e faz. A liberdade s possui significado na ao, na capacidade do homem de operar modificaes no real. Eis que o homem ao tomar conscincia da sua liberdade, e ao sentir-se como um vazio, vive a angstia da escolha. No suportando essa angstia, o homem procura refugiarse, caindo m-f. A m-f a atitude caracterstica do homem que finge escolher, sem na verdade escolher e imagina que seu destino est traado.

A responsabilidade

Sartre afirma que se a existncia precede a essncia, o homem responsvel por aquilo que , sendo o que lhe define o seu ato. O homem responsvel no s pela sua restrita individualidade, mas algo muito alm, pois conseqentemente responsvel por todos os homens, fato que envolve toda a humanidade. Uma das principais caractersticas do existencialismo exatamente colocar o homem no domnio do que ele e lhe atribuir plena e total responsabilidade por sua existncia.

1.2 Filme:

Walking Life; parte a ser exibida com durao de 2:15. Gnero: Drama Durao: 99 min Distribuidora: Fox Produtora(s): Detour Film Production, Independent Film Channel, Line Research, Thousand WordS Diretor(es): Richard Linklater Roteirista(s): Richard Linklater

ATIVIDADES: Lista de exerccio: 1)Considerando o pensamento de Sartre, assinale com (V) as proposies verdadeiras e com (F) as falsas: 1 ( ) Sartre sempre afirmou que o homem deve escolher os caminhos de sua existncia e para isso necessita exercitar a sua liberdade. 2 ( ) Sartre afirma que a responsabilidade o fator que determina a forma como cada pessoa assume sua liberdade de escolha. 3 ( ) Sartre considera que a angstia um sentimento absolutamente ridculo e que o homem deve lutar contra todo tipo de liberdade coletiva, fugindo de toda responsabilidade. 4 ( ) A mxima sartriana a existncia precede a essncia uma forma de manifestar a contingncia da realidade humana. 5 ( ) Para Sartre a angstia a maneira como o homem manifesta o seu modo de ser tentando esconder ou fugir dos atos de escolha. 2)Com relao ao pensamento de Jean-Paul Sartre, assinale com (V) as alternativas verdadeiras e com (F) as falsas. 1( )o ponto de partida do pensamento de Jean-Paul Sartre a tese de que "a existncia precede a essncia". 2( )Jean-Paul Sartre estabelece que a realidade humana a expresso de um ser livre que nega toda existncia inerte. Sua proposta fundamental a de superar todo limite ao ato livre de uma pessoa. 3( )A concepo sartriana de liberdade est fundada na ao humana que se d contra todo tipo de determinismo. Essa liberdade manifesta-se tambm na atitude de m-f.

4( )Jean-Paul Sartre defende a tese de que o homem sempre quer realizar completamente seus desejos e anseios e, por esse motivo, sempre possui um projeto. por essa razo que ele deve negar seu prprio ser, manifestando a necessidade de aniquilar-se como homem para existir somente como coisa inerte. 5( )A m-f uma atitude que a realidade humana toma quando projeta ser livre, representando uma inteno que revela explicitamente aos outros. Ela no uma encenao. Gabarito: 01 (1- V, 2-V,3-F, 4-V, 5-V) 02-(1-V, 2-V, 3-V, 4-F, 5-F)

AVALIAO: A avaliao desta proposta pautar-se- numa investigao acerca do contedo desenvolvido, adotando-se a observao do envolvimento dos participantes no decorrer das aulas, tambm ser solicitado um resumo aos alunos com os principais pontos explanados, alm da anlise dos exerccios propostos (lista de exerccio). BIBLIOGRAFIA: ARANHA, M. L de A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando. So Paulo, Moderna, 1986. pg. 326 a 330 CHAU, M. Convite Filosofia, So Paulo, tica, 1994.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo um humanismo, Col. Os pensadores, So Paulo, Abril Cultural, 1973. p.11-12.

You might also like