You are on page 1of 3

Uma tinta um mistura de componentes lquidos, geralmente viscosa, constituda por um o mais pigmentos dispersos em um aglomerante lquido, que

e ao sofrer um processo de cura (quando estendida em pelcula fina) forma um filme opaco e aderente ao substrato, com o fim de proteger e embelezar a superfcie. Seus componentes bsicos so: Resina: a parte no voltil da tinta, que sirve para aglomerar as partculas de pigmentos. Ela quem denomina o tipo de tinta o revestimento empregado, assim se tem por exemplo as tintas acrlicas, alqudicas, epoxdicas, etc. Todas levam o nome da resina bsica que as compem. Antigamente eram feitas a base de compostos naturais, vegetais ou animais. Atualmente so obtidas da indstria qumica ou petroqumica, originando polmeros que conferem s tintas propriedades de resistncia e durabilidade muito superiores s antigas. A formao do filme est relacionada com o mecanismo das reaes qumicas do sistema polimrico, embora outros componentes, como solventes, pigmentos e aditivos influam, retardando, acelerando ou at inibindo essas reaes. as resinas esto divididas em duas classes, termoplsticas e termofixas. Resinas pertencentes classe termoplstica so as que fornecero filme que, aps secagem e cura, conserva a propriedade de se redissolverem nos solventes originais da formulao e apresentarem amolecimento do filme quando aquecidos, j as resinas ditas termofixas, produzem filmes menos sensveis redissoluo e muito menores graus de amolecimento quando expostas ao calor. Pigmento: slido finamente dividido, insolvel no meio. Da cor, opacidade, alguma consistncia e outros efeitos na tina. Se podem classificar como pigmentos coloridos (aqueles que do cor), no-coloridos e anticorrosivos (proteo aos metais). Aditivo: proporciona caractersticas especiais as tintas, ou melhora suas propriedades. Auxilia nas diversas fases de fabricao e confere caractersticas necessrias aplicao. Solvente: lquido voltil, geralmente de baixo ponto de ebulio, utilizado para dissolver a resina. Se classificam como: solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inactivos. PRINCIPAIS TIPOS DE RESINAS: Acrlicas: As resinas acrlicas so polmeros obtidos a partir de monmeros de steres dos cidos acrlicos e metacrlicos. Os polmeros acrlicos mais utilizados na indstria de tintas so os poliacrilatos e polimetacrilatos. Os acrilatos e metacrilatos podem ser obtidos a partir da esterificao dos cidos acrlico e metracrlico, usando-se cidos fortes como catalisadores, fazendo necessrio o uso de inibidores durante a esterificao para evitar a polimerizao do cido e do ster. As resinas acrlicas termoplslticas so base para as lacas acrlicas, que so usadas na pintura automotiva. Um grupo importante de monmeros aquele que envolve os chamados monmeros hidroxilados. So estes os monmeros que permitem os sistemas termofixos, atravs de reaes de cross-linking com sistemas amnicos ou isocinicos, devido ao grupo hidroxila (OH) presente em suas molculas.

Portanto a escolha de um monmero est relacionada s caractersticas finais do polmero. Um monmero hidroxilado permitir a sintetizao de um polmero termofixo. O estireno ser utilizado como alternativa de barateamento, alm de possuir boas caractersticas de dureza e brilho. Alqudicas: A palavra alqudica origina-se do ingls Alkyd (Alcohol and acid) e se refere a polisteres que so modificados por leos e/ou cidos graxos. Nela os monmeros se unem a travs de ligaes steres para constiturem a macromolcula. As matrias-primas mais comumente empregadas nas fabricao de resinas alqudicas so os leos vegetais, os poliis e policidos. Amnicas: inclui uma extensa gama de polmeros resultantes da reao de aminas, amidas e imidas com formaldedo, seguida da polimerizao por condensao dos grupos metilol. As resinas uricas e melamnicas so as mais importantes deste grupo. As resinas amnicas so usadas numa ampla gama de produtos industriais: compostos de moldagem, adesivos, tecidos, papel, laminados e tintas. Epoxdicas: ou epxi, so polmeros caracterizados pela presena de grupos glicidila em sua molcula.

A preparao de resinas epxi feita atravs da introduo do grupo glicidila, j presente num composto qumico adequado, em uma outra espcie qumica, no havendo portanto a formao desse grupo in situ. As resinas epxi so do tipo de polmeros que durante a cura, resultam em uma estrutura tridimensional atravs da reao da glicidila com um agente reticulante adequado; em certos casos, os grupos hidroxilas presentes nessa resina tambm participam na cura. As resinas epxi possuem caractersticas notveis incluindo dureza extrema, o baixo encolhimento durante a cura devido ausncia de matrias primas volteis, excelente resistncia trmica e qumica especialmente aos solventes e gua, alta aderncia a qualquer superfcie, e alto poder de molhabilidade. Dentro de seus principais aplicaes tem se o campo das tintas, adesivos, laminados, eletrnica. Celulsicas: So polmeros celulsicos que no sofrem modificaes qumicas na formao do filme So obtidos a partir da celulose que se obtm das plantas, principalmente de rvores do tipo pinho ou de plantas como o algodo. Os polmeros celulsicos o termoplsticos de alto peso molecular, cujo filme se forma exclusivamente pela evaporao dos solventes. Tem uma ampla faixa de peso molecular que os diferencia em relao sua flexibilidade e solubilidade. Hidrocarbnicas: constitudas por polmeros de hidrocarbonetos de baixo peso molecular (500 a 5000), tm as estruturas fsicas totalmente amorfas, que lhe do seu estado fsico resinoso.

So geralmente classificadas em funo da origem das matrias-primas que as compem: resina de petrleo, resinas cumarona-indeno, resinas politerpnicas e resinas monomricas. Tambm podem recever nomes de acordo com seu campo de aplicao: tackficantes para as colas e adesivos, resinas duras para tintas e vernizes e resinas plastificantes para a borracha. Poliuretnicas: O nome poliuretano ou simplesmente uretano advm do grupo qumico caracterstico resultante da reao do isocianato com o hidrognio lbil do outro regente:

Dita reao s se leva a cabo com hidrognios muito reativos como aqueles presentes nos grupos OH,-NH2, -COOH, etc. Desde o final da segunda guerra mundial, a principal ocupao comercial para estes polmeros tem sido a obteno de espumas poliuretnicas e as tintas poliuretnicas, as quais tem excelente estabilidade luz.

Da mesma forma que as tintas epoxdicas, as tintas de poliuretano apresentam excelente resistncia qumica (cidos, lcalis) e mecnica (abraso, dureza, impacto). As tintas de poliuretano aliftico so as de custo unitrio mais elevado Fenlicas: A maioria so obtidas a partir da reao entre um fenol e um aldedo. O formaldedo o aldedo mais usado na preparao da maioria das resinas fenlicas comerciais. Atualmente tm uma grande variedade de usos industriais: compostos para moldagem, laminados, adesivos, tintas e vernizes. Em tintas e vernizes so usadas para modificar outros polmeros (principalmente resinas alqudicas) ou como agentes de reticulao durante a cura, quando ento reagem com outros polmeros.

You might also like