You are on page 1of 25

REINO METAZOA (ANIMALIA) Os animais compem um reino com mais de um milho de espcies.

No entanto, fsseis encontrados revelam que uma quantidade muito maior de espcies animais j viveu na Terra, mas hoje esto extintas. Ns, os seres vivos, somos muitos e temos as mais variadas formas e tamanhos - desde corpos microscpicos, como o caro, at corpos gigantescos como o da baleia-azul. Alguns com forma, organizao e funcionamento do corpo simples, como uma esponja-do-mar; outros, com a estrutura complexa de um mamfero.

Microscopia eletnica do caros que medem cerca de 0.2 a 0.5mm sendo muito difceis de ver a olhos nu.

Baleia azul encalhada.

Apesar da grande diversidade, quase todos os animais apresentam uma caracterstica em comum: so formados por milhares de clulas de diversos tipos. Outro aspecto comum aos seres do reino Animal que obtm o seu alimento a partir de outros seres vivos. Os animais habitam quase todos os ambientes conhecidos do nosso planeta, podendo ser encontrados tanto em grandes altitudes nas montanhas quanto em profundas fossas marinhas. A maioria das espcies capaz de se locomover, isto , mover o corpo de um lugar para o outro. No entanto, h espcies que vivem fixas, ou seja, ssseis, no ambiente, como as esponjas-do-mar. O que vertebrado e invertebrado? Os animais so estudados pela zoologia - campo da cincia cujo nome origina-se da lngua grega: zoo significa "animal", e logia, "estudo". Para facilitar o estudo, importante classificar os animais. Uma das formas de fazer essa classificao dividi-los em dois grandes grupos: vertebrados e invertebrados. No grupo dos vertebrados esto os animais que, como os seres humanos, possuem coluna vertebral. J o grupo dos invertebrados formado por aqueles que no possuem coluna vertebral. A coluna vertebral um tipo de eixo esqueltico formado por peas articuladas entre si - as vrtebras-, que podem ser sseas ou cartilaginosas. As articulaes permitem a flexibilidade do esqueleto interno, facilitando a movimentao. Observe a coluna vertebral do homem e no detalhe a articulao entre as vrtebras.

Em amarelo as vrtebras e em azul a articulao que permite o movimento. A coluna vertebral, associada ao sistema muscular, garante que os animais movimentem-se em mantenham a sua estrutura firme.

Porferos Os porferos, tambm conhecidos como espongirios ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente h cerca de 1 bilho de anos. Supe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e hetertrofos que se agrupam em colnias. Veja o texto: Talvez ao tomar banho, voc goste de se ensaboar usando uma esponja sinttica, feita de plstico ou de borracha, ou uma bucha vegetal.

Esponjas sintticas de banho

Bucha vegetal Mas voc j pensou em tomar banho ensaboando-se com o esqueleto de algum animal? Antes da inveno das esponjas sintticas, as esponjas naturais eram muito usadas pelas pessoas para tomar banho e na limpeza domstica, para esfregar panelas e copos, por exemplo. A esponja natural o esqueleto macio de certas espcies de animais do grupo dos porferos; esses esqueletos so feitos de um emaranhado de delicadas fibras de uma protena chamada espongina.

Esses animais no possuem tecidos bem definidos e no apresentam rgos e nem sistemas. So exclusivamente aquticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espcies que vivem em gua doce. Os porferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colnias de colorao variadas. Podem ses encontrados desde as regies mais rasas das praias at profundidades de aproximadamente 6 mil metros. Alimentam-se de restos orgnicos ou de microorganismos que capturam filtrando a gua que penetra em seu corpo, como veremos adiante. Por sua vez, servem de alimento para algumas espcies de animais, como certos moluscos, ouriosdo-mar, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas. Organizao do corpo dos porferos O corpo de um porfero possui clulas que apresentam uma certa diviso de trabalho. Algumas dessas clulas so organizadas de tal maneira que formam pequenos orifcios, denominados poros, em todo o corpo do animal. por isso que esses seres recebem o nome de porferos (do latim porus: 'poro'; ferre: 'portador'). Observe no esquema abaixo que a gua penetra no corpo do animal atravs dos vrios poros existentes em seu corpo. Ela alcana ento uma cavidade central denominada trio. Observe tambm que a parede do corpo revestida externamente por clulas achatadas que formam a epiderme. J internamente, a parede do corpo revestida por clulas denominadas coancitos.

Cada coancito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove um contnuo fluxo de gua do ambiente para o trio do animal. A essa gua esto misturados restos orgnicos e microorganismos, que so capturados e digeridos pelos coancitos. O material digerido ento distribudo para as demais clulas do animal. Como a digesto ocorre no interior de clulas, diz-se que os porferos apresentam digesto intracelular. Os porferos so animais filtradores, j que filtram a gua que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gs oxignio. Depois disso, a gua com resduos do metabolismo desses animais eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada sculo. O esqueleto das esponjas formado por diversos tipos de substncias. Entre elas destacam-se asespcolas de calcrio ou de slica, com formas variadas, e uma rede de protena chamada espongina.

Em certas esponjas, o esqueleto no possui espculas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza domstica como no texto acima.

Espculas que sustentam o corpo dos porferos.

Espcula em detalhe - Microscopia eletrnica

Muitas espcies de porferos, que ficam totalmente expostos aos predadores, apresentam mecanismos de defesa contra a predao excessiva. O principal mecanismo de natureza qumica, e ocorre deste modo: algumas esponjas produzem uma substncia txica e outras produzem substncias com atividade anti-microbiana.

No fundo do mar, corais, cnidrios e porferos entre outros competem pelos espaos em substratos slidos, como as rochas. Alm de atuar como defesa contra predadores e infeces microbianas, essas substncias txicas expelidas pelas esponjas, so vantajosas na competio por espao que os porferos travam com outros invertebrados, como os corais, e at mesmo com outras esponjas. Isso permite a algumas esponjas cresam rapidamente. Tambm so muito comuns relaes de comensalismo. A estrutura do corpo das esponjas e as suas defesas contra predadores tornam esses animais excelentes refgios para invertebrados menores e at mesmo para alguns peixes. Vrias espcies dependem dessa proteo na sua fase jovem, do contrrio suas populaes no ficariam estveis. Outras associaes comuns so aquelas envolvendo esponjas, bactrias e cianobactrias. Provavelmente, o organismo das esponjas constitui um meio rico para o crescimento das bactrias e, ao mesmo tempo, se beneficia de um estoque de bactrias usadas na sua nutrio. A reproduo dos porferos A reproduo dos porferos pode ser assexuada ou sexuada. Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. Observe o esquema abaixo.

As esponjas apresentam ainda grande capacidade de regenerao. Se uma esponja for partida em pedaos, cada pedao poder dar origem a uma nova esponja. Sexuada. Neste caso, quando os espermatozides (gametas masculinos) esto maduros, eles saem pelo sculo, junto com a corrente de gua, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um vulo (gameta feminino). Aps a fecundao, que

interna, forma-se uma clula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de clios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve at originar uma nova esponja.

Os Cnidrios ou Celenterados A palavra celenterado deriva do grego Koilos, que significa 'compartimento', 'cavidade', e entheron, que diz respeito a 'intestino'. A palavra cnidrio deriva do grego knidos e significa 'urticante', 'que queima'. A organizao do corpo dos celenterados Os celenterados podem apresentar-se sob duas formas: plipos ou medusas. Plipos. Tm o corpo cilndrico e vivem geralmente fixos, por exemplo, numa rocha. Na sua extremidade livre, apresentam tentculos em volta da boca.

Medusas. Tm o corpo em forma que lembra um guarda-chuva. Seus tentculos se distribuem ao longo da margem do corpo, no centro do qual fica a boca. Nadam livremente, embora geralmente de maneira limitada, ou so carregadas pelas correntes de gua.

O corpo dos celenterados possui uma nica abertura - a boca. Essa abertura fica em contato com uma cavidade denominada cavidade digestria. A parede do corpo revestida externamente pela epiderme. Algumas clulas epidrmicas apresentam-se modificadas: so os cnidcitos. Observe o esquema:

Cada cnidcito possui uma cpsula - o nematocisto - que abriga em seu interior um tubo filamentoso enovelado, portador de um lquido urticante. O nematocisto contm ainda um clio sensorial que atua como um "gatilho": ao ser tocado, o nematocisto "dispara" o filamento urticante e injeta o veneno no corpo de presas ou de predadores, por exemplo, podendo causar-lhes srios ferimentos e at mesmo a morte. Para tanto, necessria a ao conjunta de muitos cnidcitos. Assim, os cnidcitos servem para a captura de alimentos ou para a defesa do animal.

Quando uma presa capturada, ela levada at a boca do animal e chega at a cavidade digestria. Nessa cavidade, o alimento parcialmente digerido e depois absorvido por determinadas clulas, no interior das quais a digesto se completa.

Por isso se diz que a digesto nos celenterados extracelular (na cavidade digestria) e tambm intracelular (no interior de clulas). Os resduos no aproveitados so eliminados atravs da boca. As principais classes de celenterados Os celenterados dividem-se em trs classes principais: hidrozorios, representados pelas hidras e caravelas; cifozorios, representados pelas guas-vivas; antozorios, representados pelas actnias ou anmonas-do-mar e pelos corais. Hidras

So hidrozorios com o corpo em forma de plipo. Vivem em gua doce, preferencialmente em guas frias e limpas, presas por uma extremidades a uma rocha ou a vegetao aqutica. Tm cor verde, parda ou cinza. Algumas hidras podem se locomover dando "cambalhotas".

Caravelas

So colnias formadas principalmente por vrios plipos transparentes que como um todo, ficam flutuando sobre a gua dos oceanos. Na colnia, grupos diferentes de plipos desempenham funes diferentes. Uns promovem a digesto dos alimentos, alguns a reproduo, outros a proteo de toda a colnia, por exemplo. Caravela, organismo colonial. Vivem em alto-mar e possui longos tentculos de at 20 metros ou mais. As substncias urticantes que fabrica podem causar srias queimaduras em seres humanos.

guas-vivas Tm o corpo em forma de medusa. Seu tamanho varia muito de uma espcie para a outra. Algumas podem ter alguns milmetros de dimetro, enquanto outras tm mais de dois metros de dimetro. Certas guas-vivas do gnero Cyanea, que vivem no oceano rtico, possuem tentculos de at 30 metros de comprimento. Actnias ou anmonas-do-mar Tm o corpo em forma de plipos. Possuem cores e tamanhos variados, medindo desde alguns milmetros at um metro ou mais de dimetro. So encontradas fixas a um suporte: uma rocha, um pedao de madeira ou carapaas de outros animais. Curiosidade O peixe-palhao ou anfitrio passa todo o tempo perto das anmonas-do-mar. Ele se esconde do perigo e dorme no meio dos tentculos venenosos da anmona. s vezes, chega mesmo a roubar alimento da boca de sua protetora, embora tambm traga comida para um lugar onde ela alcance. Este pequeno peixe, ao contrrio de outros, est a salvo dos ferres da anmona. O motivo pelo qual o peixe-palhao no sofre os efeitos das clulas urticantes da anmona ainda no bem conhecido. Alguns cientistas acreditam que o muco que recobre o peixe protege-o contra o veneno. Entretanto, somente os peixes-palhaos sadios esto protegidos. Os doentes so mortos pela anmona.

O peixe-palhao ou anfitrio encontrado nos oceanos Atlntico e Pacfico. pequeno, gil e de colorido brilhante. A fmea pe seus ovos na base de uma anmona-do-mar. Corais

Os corais organizam-se me colnias de pequenos plipos que fabricam um exoesqueleto ou esqueleto externo calcrio. Assim como acontece com as caravelas, nas colnias de corais verifica-se a diviso de trabalho entre os seus integrantes, com alguns grupos capturando alimentos, outros promovendo a reproduo, e assim por diante. Os corais apresentam as mais variadas cores, como vermelho, branco, rosa, laranja ou amarelo. Por isso so bastante utilizados na decorao de aqurios e at na fabricao de jias. Vivem, em geral, em guas com temperaturas mdias anuais entre 20 e 25C e a profundidade de aproximadamente 35 metros. Entretanto, j foram encontrados alguns corais vivendo em grandes profundidades. Quando morrem, seus esqueletos permanecem intactos e servem de suporte para outros plipos da colnia, formando, assim, os recifes de corais. Em muitos casos, esses recifes oferecem perigo as embarcaes, constituindo verdadeiras armadilhas submarinas. Recife de corais visto de dentro do mar

Recife de corais formam uma barreira para as embarcaes que chegam ao litoral. A reproduo dos celenterados A reproduo dos celenterados pode ser assexuada ou sexuada. Em muitas espcies ocorrealternncia de fases sexuada e assexuada.

Assexuada. A reproduo assexuada ocorre geralmente por brotamento. Nesse caso, formam-se brotos em determinadas regies do corpo do animal; cada broto se desenvolve e origina um novo indivduo. Esse novo animal, pode se manter unido ao indivduo que o originou, formando colnias, ou se destacar e apresentar vida independente. Hidra apresentando um broto, que se destacar do organismo adulto, cair no substrato e formar um novo indivduo. Sexuada. Nesse caso, os gametas masculinos (espermatozides) so liberados na gua e nadam em busca de gametas femininos (vulos). Dependendo da espcie, o vulo tambm pode ser liberado na gua ou permanecer aderido na superfcie do corpo do animal em que foi produzido. Aps a fecundao do vulo, o zigoto formado se desenvolve formando um embrio. Em algumas espcies, o embrio origina diretamente um novo organismo semelhante aos pais. Em outras, o embrio origina uma larva mvel, ela nada e acaba se fixando em algum lugar, onde se transforma num novo indivduo semelhante aos pais.

Alternncia de fases assexuada e sexuada Em muitas espcies de celenterados, a reproduo envolve a alternncia de uma fase assexuada com outra sexuada. Destacaremos, para exemplificar, o que ocorre entre guas-vivas. Na reproduo da gua-viva, a fase sexuada acontece na forma de medusa, a fase mais desenvolvida do ciclo; a assexuada ocorre na forma de plipo, que reduzida. Observe o esquema:

Depois que os espermatozides fecundam o vulo, forma-se o zigoto, que se desenvolve e origina um embrio. Do desenvolvimento do embrio, forma-se uma larva que dar origem a um pequeno plipo. O plipo cresce e reproduz-se assexuadamente; nesse processo seu corpo forma vrios fragmentos que se destacam dele. Cada fragmento pode originar uma medusa jovem, que se desenvolve originando um indivduo adulto.

Reproduo sexuada da hidra. Observe que o embrio se desenvolve inicialmente no corpo feminino; depois de algum tempo ele se destaca da me e origina uma nova hidra. Os platelmintos Os platelmintos so vermes que surgiram na Terra h provavelmente cerca de 600 milhes de anos. Esses animais tm o corpo geralmente achatado, da o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme'). Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espcies, vivem principalmente em ambientes aquticos, como oceanos, rios e lagos; so encontrados tambm em ambientes terrestres midos. Alguns tm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados. Medindo desde alguns milmetros at metros de comprimento, os platelmintos possuem tubo digestrio incompleto, ou seja, tm apenas uma abertura - a boca-, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, no possuem nus. Alguns nem tubo digestrio tm e vivem adaptados vida parasitria, absorvendo, atravs da pele, o alimento previamente digerido pelo organismo hospedeiro. Entre os muitos exemplos de platelmintos vamos estudar as planrias, as tnias e osesquistossomos. As planrias Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, esses platelmintos podem ser encontrados em crregos, lagos e lugares midos. Locomovem-se com ajuda de clios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadveres de animais maiores, entre outros exemplos.

Na regio anterior do corpo da planria localizam-se a cabea e os rgos dos sentidos: ocelos, estruturas capazes de detectar contrastes entre claro e escuro, mas que no formam imagens; rgos auriculares, expanses laterais da cabea capazes de perceber sensaes gustatrias e olfatrias, auxiliando o animal na localizao do alimento.

O corpo achatado dorsiventralmente e possui a boca localizada na regio ventral do corpo. O intestino da planria bastante ramificado e atua digerindo os alimentos e distribuindo para as demais partes do corpo.

A planria adulta hermafrodita, isto , apresenta tanto o sistema genital feminino quanto masculino. Quando duas planrias esto sexualmente maduras e se encontram, elas podem copular. Aps a troca de espermatozides atravs dos poros genitais, os animais se separam e os ovos so eliminados para o meio externo. No interior de cada ovo, encerrado em cpsulas, desenvolve-se um embrio, que se transforma em uma jovem planria. As planrias tem grande poder de regenerao. Cortando-se o animal em alguns pedaos, cada um deles pode dar origem a uma planria inteira. Observe o esquema a baixo.

Confira os outros integrantes do grupo dos platelmintos e as doenas causadas por elas: as Tnias e o Esquistossomo Os Nematelmintos Os nematelmintos (do grego nematos: 'filamento', e helmin: 'vermes') so vermes de corpo cilndrico, afilado nas extremidades. Muitas espcies so de vida livre e vivem em ambiente aqutico outerrestre; outras so parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano. H mais de 10 mil espcies desse tipo de vermes catalogadas, mas clculos feitos indicam a existncia de muitas outras espcies, ainda desconhecidas. Ao contrrio dos platelmintos, os nematelmintos possuem tubo digestrio completo, com boca e nus. Geralmente tm sexos separados, e as diferenas entre o macho e a fmea podem ser bem ntidas, como no caso dos principais parasitas humanos. De modo geral o macho menor do que a fmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho. Esses animais so envolvidos por uma fina e delicada pelcula protetora, que bem lisa e resistente.

Lombriga (Ascaris lumbricoides)

Poro anterior de Ancylostoma duodenale, mostrando boca com dentculos dilacerantes.

Doenas causadas por Nematdeos Ancilstomos, lombrigas, oxiros e filrias so alguns exemplos de nematelmintos que parasitam os seres humanos: Oxiurase, Filarase, Ascaridase, Ancilostomase (Amarelo)

Os Moluscos Ao passear na areias de uma praia, muitas pessoas gostam de admirar e pegar conchinhas trazidas pelas ondas. Essas conchinhas so de diversos tamanhos, formas e cores. Muitas vezes, se tornam bijuterias, pequenos enfeites, ou at mesmo elementos de uma coleo.

Os moluscos tm uma composio frgil, so animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. H tambm os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que no tm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos.

A concha da ostra protege de predadores, da dissecao etc. A concha importante para proteger esses animais e evitar a perda de gua. Ela produzida por glndulas localizadas sob a pele, uma regio chamada de manto. Ela no uma parte viva do corpo do molusco; conforme o animal aumenta de tamanho, novo material acrescentado concha, que pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peas. Onde vivem os moluscos Voc pode encontrar moluscos no mar, na gua doce e na terra. Por exemplo: o caramujo e a lesma ficam em canteiros de horta, jardim, enfim, onde houver vegetao e a terra estiver bem mida, aps uma boa chuva; ficam tambm sobre plantas aquticas em lagos, beira de rios etc. O grande caramujo marinho vive se arrastando nas rochas ou areias no fundo do mar. J as ostras e o marisco fixam-se nas rochas no litoral, enquanto a lula e polvo nadam livremente nas guas marinhas. No tempo em que ainda no havia vida no ambiente terrestre, os moluscos - com a sua concha protetora - j habitavam os mares. O caramujo do mar uma das espcies que tm 500 milhes de anos de histria. Portanto ele j existia h alguns milhes de anos antes dos peixes surgirem no mar. Fsseis revelam que esses seres, atualmente pequenos, foram, no passado, bem maiores, pois h concha fssil de 2,5 metros. O corpo dos moluscos Como j vimos, os moluscos tm corpo mole. A sua pele produz uma secreo viscosa, tambm conhecida por muco, que facilita principalmente a sua locomoo sobre troncos de rvores e pedras speras, sem machucar o corpo. O corpo desse tipo de animal composto por: cabea, ps e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestrio e reprodutor.

Classificao dos moluscos A forma e o tipo da concha so alguns dos critrios usados na classificao dos moluscos. Atualmente, esses animais esto divididos em trs classes: os gastrpodes, os bivalves e os cefalpodes. Gastrpodes

A concha nica, em espiral, caracterstica tpica do grupo dos gastrpodes. Por essa razo, so chamados univalves (uni significa "nica", e valve, "pea"). Entre os gastrpodes, esto o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de no apresentar conchas ou apresent-la muito reduzida, tambm est includa nesse grupo. Os gastrpodes so animais aquticos ou terrestres de ambiente mido. Os aquticos respiram por meios de brnquias, enquanto os terrestres apresentam pulmes. A cabea da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentculos, semelhantes na aparncia a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentculos mais longos.

Caracol e seus tentculos Na boca, existe a rdula, um tipo de "lngua raspadora" que facilita a alimentao desses animais.

Microscopia eletnica da rdula raspadora. Bivalves Os bivalves apresentam concha com duas peas fechadas por fortes msculos (bi significa "duas", e valve, "pea"). So seres aquticos e, em geral, vivem no ambiente marinho. Eles so animais filtradores, isto , retiram o alimento da gua. No possuem cabea, nem rdula (so os nicos moluscos desprovidos dessa espcie de lngua). Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha. O p se expande para fora quando as conchas se abrem. A respirao desses animais branquial; as conchas permitem que uma corrente de gua circule entre as brnquias, que absorvem e filtram o oxignio dissolvido na gua. Em relao reproduo em geral os sexos so separados, e a unio dos gametas, ou seja, a fecundao, externa.

Na gua, a fmea solta os vulos, e o macho solta os espermatozides. As clulas se encontram, ocorre a fecundao e se forma os ovos. Cefalpodes

Cefalpode uma palavra de origem grega; vem deKephale, que significa "cabea", e de pode, "p". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. A concha pode no existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no nutilo). Os cefalpodes apresentam cabea grande, olhos bem desenvolvidos e rdula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentculos, que so "braos" alongados. Polvo

Lulas gigantes

Nautilos

Esses animais tm a circulao fechada - isto , o sangue s circula no interior dos vasos, diferente dos outros moluscos. A respirao branquial. Eles tm um sistema nervoso bastante desenvolvido se comparado ao de outros invertebrados. Alm da viso, o olfato bem apurado. Esses moluscos, em geral, tm sexos separados e a fecundao interna. H pesquisas que indicam que algumas espcies de polvo cuidam dos filhotes, protegendo-os dos predadores. Como recurso de defesa, alguns moluscos contam com a camuflagem. Ao mudarem de cor so confundidos com o ambiente. A lula e o polvo, por exemplo, expelem uma substncia escura na gua. Isto confunde os predadores desses moluscos, permitindo a sua fuga. Aneldeos

O solo uma parte da biosfera geralmente repleta de vida. Muitos dos seres vivos que habitam o interior do solo no so visveis a olho n, mas h outros que podem ser vistos com facilidade. Um exemplo a minhoca. Ela vive em solo mido, como , geralmente, o solo frtil que serve como canteiro (de horta ou jardim). A minhoca pertence ao filo dos aneldeos - nome que inclui vermes com o corpo segmentado, dividido em anis. Os aneldeos compreendem cerca de 15 mil espcies, com representantes que vivem no solo mido, na gua doce e na gua salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre.

Caractersticas gerais dos aneldeos Alm da minhoca, existem vrias espcies de aneldeos. Podemos citar animais pequenos - como asanguessuga, que pode medir apenas alguns milmetros de comprimento - e tambm animais de grande porte - como o minhocuu, que atinge dois metros.

Sanguessuga

Minhocuu O habitat dos aneldeos pode ser a gua dos mares e oceanos ou a gua doce e a terra mida. Eles so considerados os mais complexos dos vermes. Alm do tubo digestrio completo, tm um sistemacirculatrio fechado, isto , tm boca e nus e tambm apresentam um sistema circulatrio em que o sangue s circula dentro dos vasos. O corpo dos aneldeos revestido por uma pele fina e mida. Essa uma caracterstica importante da respirao cutnea respirao realizada atravs da pele, pois os gases respiratrios no atravessam superfcies secas. Na maioria das vezes, os aneldeos so hermafroditas, isto , cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundao cruzada e recproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente.

Classificao dos aneldeos: Podemos classificar os aneldeos utilizando como critrio a presena ou a ausncia de estruturas semelhantes a pelos e a quantidade dessas cerdas. H trs grupos de aneldeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, possvel identificar como so as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem". Oligoquetos Apresentam poucas cerdas por anel. No h parapdios (pequenas projees do corpo que auxiliam a locomoo) nem cabea diferenciada do restante do corpo. O principal representante desse grupo a minhoca. Ela tem a pele coberta por uma fina pelcula e produz uma substncia viscosa; esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele do contato com possveis substncias txicas e mantm a umidade, que fundamental para a respirao cutnea.

Nesse animal, visvel o clitelo - um anel mais claro por onde os animais se unem na fecundao cruzada, trocando espermatozides. Aps a reproduo, cada um dos vermes libera no solo um casulo cheio de ovos. Alguns dias depois, saem desses ovos vermes jovens. O sistema digestrio formado por uma boca; um papo, que parece uma grande cmera; uma moela, por onde o alimento triturado; um longo intestino, que termina no nus, situado no ultimo anel do corpo. O sistema circulatrio fechado, e nele o sangue circula dentro dos vasos. O sangue possui hemoglobina, o mesmo pigmento vermelho que ns, seres humanos, possumos. O sistema nervoso formado por clulas nervosas que coordenam vrias funes do corpo. A minhoca desempenha um papel importante na fertilidade do solo. Ela cava "tneis", atua como arado, aumentando a aerao e a circulao da gua. Alm disso, as suas fezes contm, substncias nutritivas que se misturam com a terra e agem como adubo, fertilizando o solo.

Poliquetos Possuem muitas cerdas em cada segmento, ou seja, em cada anel. Cada anel tem um par de projees laterais, os parapdios, no qual esto implantadas as cerdas. Os poliquetos so carnvoros. Muitas vezes, so canibais, isto , devoram outros poliquetos.

Aquetos Os aquetos (tambm chamados hirudneos) no possuem cerdas e apresentam ventosas, que ajudam na fixao e na locomoo. Nesse grupo, est a sanguessuga. Ela hermafrodita e vive em solo mido e pantanoso ou em gua doce. Existem tambm algumas espcies marinhas. A sanguessuga chupa o sangue de outros animais pelas ventosas, mas tambm pode se alimentar de minhocas e de restos de animais. de pequeno porte, o seu comprimento varia de 1 a 20 centmetros.

Sanguessuga

Artrpodes Muitas vezes, no percebemos a presena daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeas ou aqueles que se locomovem prximo dos nossos ps. A maioria desses seres formada por animais artrpodes. Esse grupo inclui animais como aranha, mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra, camaro, escorpio, abelha, entre inmeros outros. O grupo dos artrpodes to bem adaptado aos diferentes ambientes que, atualmente, representa mais de 70% das espcies animais conhecidas. Caractersticas gerais dos artrpodes A principal caracterstica que diferencia os astrpodes dos demais invertebrados so as patas articuladas. Foi essa caracterstica que deu o nome ao grupo, pois a expresso patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulao", e podos, "patas". As patas articuladas permitem que o animal possa realizar vrios movimentos diferentes, muitos deles bem definidos e elaborados. Alm de uma locomoo muito eficiente, as patas articuladas apresentam outras vantagens para o animal, pois auxiliam na sua defesa e na captura de alimento. No dia-a-dia, fcil observar nas formigas, por exemplo, a atividade que essas patas permitem. Alm das patas articuladas, outra caracterstica importante dos artrpodes a presena de um reforo externo: o exoesqueleto. Ele resistente, impermevel e constitudo de sais de quitina, que um tipo de "acar". O exoesqueleto reveste e protege o corpo desses animais de muitos perigos externos e tambm evita que eles percam gua. uma importante adaptao ao ambiente terrestre. Embora oferea proteo, o exoesqueleto limita o tamanho do animal, pois no acompanha o crescimento do corpo. Quando esse exoesqueleto fica pequeno, ocorre a muda. Nesse fenmeno, o exoesqueleto antigo se desprende do corpo do animal e trocado pelo novo, que j est formado. Inseto saindo do seu exoesqueleto antigo. At se tornarem adultos, os artrpodes podem fazer essa troca vrias vezes. Por isso, podemos encontrar exoesqueletos de artrpodes soltos em rvores. Os diversos grupos de artrpodes Os artrpodes so subdivididos em classes de acordo com alguns critrios, como a diviso do corpo e o nmero de apndices apresentados (por exemplo: nmero de patas, antenas etc.). Entre as classes de artrpodes, podemos citar: crustceos, aracndeos, quilpodes, diplpodes einsetos. A seguir, vamos conhecer melhor cada uma delas. Crustceos A maioria dos crustceos marinha, ou seja, vive nos mares e oceanos. Algumas espcies, porm, tm seu hbitat na gua doce, e outras, ainda, so terrestres, como o tatuzinho-de-jardim. Podemos citar como exemplos de crustceos mais conhecidos: Camaro, lagosta, siri, caranguejo e craca. O tamanho desses animais varia bastante de uma espcie para outra. O corpo dos crustceos, dividido em cefalotrax, parte do corpo formada por cabea e trax fundidos, e abdome. Esses animais possuem um nmero varivel de patas (geralmente cinco pares) e dois pares de antenas. O exoesqueleto de muitos crustceos apresenta carbonato de clcio, uma substncia que forma a carapaa dura dos siris e caranguejos.

Aracndeos A classe dos aracndeos inclui aranhas, escorpies e carrapatos. Algumas espcies peonhentas de aranhas e escorpies podem causar a morte, principalmente de crianas pequenas. O nmero de acidentes envolvendo o veneno desses animais grande no Brasil.

O corpo dos aracndeos dividido em cefalotrax e abdome. Esses animais tm quatro pares de patas e no possuem antenas. Apresentam um par de pedipalpos (palpos), que so apndices sensoriais, e tambm um par de quelceras, apndices em forma de pina.

A maioria dos aracndeos carnvora. Alguns desses animais so parasitas do sangue de vertebrados, como os carrapatos. A sarna ou escabiose causada por um aracndeo, um caro. A aranha apresenta no abdome as suas glndulas fiandeiras, que produzem os fios utilizados para construir ninhos ou tecer teias nas rvores e nos cantos onde esses animais vivem.

Quilpodes Quilpode uma palavra de origem grega que significa "aquela que tem mil patas" ( quilo significa "mil", e podos "patas"). Esse grupo representado pela lacraia e pela centopia. O corpo dos quilpodes formado por uma cabea e muitos segmentos. Em cada um desses segmentos, existe um par de pernas. Esses animais tm um par de antenas longas na cabea. Esses seres terrestres vivem na sombra, em regies quentes e em locais bastante midos. So ovparos, carnvoros e predadores. Eles possuem veneno, que inoculo no inimigo ou na presa.

O venno das lacraias no costuma ser mortal para o ser humano mas causam muita dor. Diplpodes Um representante desse grupo o piolho-de-cobra, conhecido tambm como embu ou gongolo. O corpo dos diplpodes possui uma cabea com uma par de antenas curtas e tem tambm vrios segmentos. Em cada segmento do seu corpo, h dois pares de pernas, da o nome diplpodes - que vem do grego e significa "patas duplas" (disignifica "duplo", e podos, "patas"). Os diplpodes gostam de lugares escuros e terra mida. Vivem embaixo de pedras e folhas mortas ou dentro de troncos de rvores apodrecidos. Assim como os quilpodes, eles procuram sombra e umidade. Quando atacados, enrolam-se e liberam uma secreo que afugenta os inimigos. Os diplpodes so ovparos, isto , pes ovos.

Insetos Os principais representantes dessa classe so os artrpodes que encontram com mais facilidade no dia-a-dia; por exemplo: formiga, barata, mosquito, borboleta, mosca, besouro, joaninha, abelha, gafanhoto, entre muitos outros. A classe dos artrpodes com maior variedade e nmero de espcies a dos insetos. Com grande capacidade reprodutiva, os insetos formam a nica classe de invertebrados com representantes dotados de asas , o que contribui para o sucesso na ocupao de todos os ambientes do planeta exceto as guas ocenicas mais profundas. Na cabea h um par de antenas e uma par de olhos, alm do aparelho bucal. O tipo de aparelho bucal relaciona-se ao tipo de alimentao do inseto e utilizado pelos cientistas como um dos principais critrios de classificao.

As to doloridas picadas de abelhas no so feitas pelo aparelho bucal, mas sim pelo ferro localizado na extremidade do abdome, ligado a uma glndula que produz veneno. Digesto Vrios artrpodes so carnvoros, mas h tambm os herbvoros, que se alimentam de diferentes partes das plantas. O sistema digestrio dos artrpodes completo, e os resduos alimentares, isto , as fezes, so eliminados pelos nus. Circulao A circulao dos artrpodes aberta, isto , o "sangue" no circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaos do corpo do animal. Esse "sangue" incolor ou ligeiramente azulado e no transporta gases, apenas os nutrientes. Respirao Nas diversas classes de artrpodes, o tipo de respirao varia. Muitos artrpodes so terrestres, como os insetos, diplpodes e quilpodes, e respiram retirando oxignio do ambiente por estruturas denominadas traquias. A traquia est ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espirculos da traquia. Os artrpodes aquticos, como os crustceos, podem ter respirao branquial. As brnquias so estruturas que retiram oxignio dissolvido na gua para a respirao animal. Esto presentes em grande parte dos invertebrados aquticos e nos peixes. Os microcrustceos (crustceos muito pequenos) fazem respirao cutnea, isto , respiram pela pele.

Reproduo Na maioria dos artrpodes, o sexo so separados e a fecundao interna, isto , o macho lana os gametas masculinos dentro do corpo da fmea. O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes j nascem semelhantes aos pais, como o caso de muitos aracndeos, e portanto esses animais no passam por metamorfose.

No desenvolvimento indireto, como ocorre com grande parte dos insetos, o animal que sai do ovo passa por uma metamorfose antes de atingir a vida adulta.

A metamorfose pode ser completa ou incompleta. Na metamorfose completa, o animal passa pelas fases de larva, pupa e adulto - isso ocorre, por exemplo, nas borboletas e moscas. Na metamorfose incompleta, no h a fase de larva ou a de pupa o que ocorre, por exemplo, com as baratas e os gafanhotos. Os equinodermos

Os equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma:pele) constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcrio muitas vezes provido de espinhos salientes, que justificam o nome zoolgico do grupo. Embora no seja uma coluna vertebral, ele importante na sustentao do corpo, pois bem desenvolvido e resistente. Entre os equinodermos esto as estrelas-domar, os pepinos-do-mar, os lrios-do-mar e os ourios-domar, entre outros. O tamanho dos equinodermos varia bastante; o dimetro da estrela-do-mar, por exemplo, medido de uma ponta a outra de seus braos, pode ser de alguns centmetros a at um metro, dependendo da espcie.

Estrela-do-mar

Caractersticas dos equinodermos Uma das caractersticas mais marcantes dos equinodermos a presena de um complexo sistema de lminas, canais e vlvulas, denominado sistema aqufero ou ambulacrrio (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoo, respirao, circulao, excreo e at mesmo com a percepo do animal. Os ps ambulacrais possuem paredes musculares e ampolas que acumulam lquido; as variaes de presso do lquido no sistema determinam a expanso ou retrao dos ps, fato que culmina com o deslocamento do animal. Quando a presso do lquido maior nos ps, estes ficam mais rgidos, quando a presso diminui, eles ficam moles - essa diferena permite o movimento.

Digesto Os equinodermos alimentam-se de pequenos animais e algas. A estrela-do-mar, por exemplo carnvora. Os sistemas vitais desses animais so simples e eficientes. O sistema digestrio contm apenas boca, estmago, intestinos e nus. Mas o estmago s esta presente no corpo dos equinodermos carnvoros, possuindo glndulas que produzem substncias digestivas. A estrela-do-mar alimenta-se principalmente de pequenos moluscos, como mariscos. Com os seus pequenos ps, a estrela do mar fora a abertura das conchas das ostras, em seguida vira o seu prprio estmago do avesso e lana um suco digestivo dentro das conchas. Depois, s engolir a massa, isto , o corpo do molusco j digerido. Essa , portanto, uma digesto extracorprea.

Ourio-do-mar O ourio-do-mar que se alimenta de algas - tem o aparelho bucal com "dentes" constitudos de substncias rgidas. Com esses "dentes", ele raspa as algas presas nas rochas. Esse aparelho bucal dos ourios recebe o nome de lanterna-de-aristteles.

Excreo A eliminao de excretas facilitada pelo sistema ambulacrrio, pelo qual circula a gua no corpo dos equinodermos.

Respirao A respirao - isto , a troca gasosa - realizada por minsculas brnquias, prximas boca, e tambm por toda a extenso dos ps ambulacrrios, pelos quais circula a gua. Circulao H um lquido incolor que circula pelos canais, localizados ao longo de todo o corpo desses animais. Esse lquido realiza uma tarefa semelhante do sangue no nosso corpo, ou seja, transportar substncias para todo o corpo. Lrio-do-mar

Reproduo Sexuada Os equinodermos realizam reproduo sexuada, isto , reproduo com a participao de gametas. Eles possuem sexos separados e a fecundao externa ocorre na gua. Seu desenvolvimento indireto, pois as larvas se transformam em animais jovens com forma prpria.

Regenerao Quando a cauda de uma lagartixa cortada, em poucos dias cresce uma nova cauda, regenerando-se. Isso tambm acontece quando uma estrela-do-mar perde um dos braos. Esse fenmeno de regenerao de parte do corpo representa uma vantagem para esses animais, que, quando atacados ou em iminente perigo, "entregam" parte do seu corpo para o predador, enquanto procuram se esconder. Se o disco central estiver intacto, h espcies de estrela-do-mar que conseguem se locomover e se alimentar com apenas um dos braos, enquanto ocorre o processo de regenerao atravs de divises celulares. O pepino-do-mar, em situao extrema de perigo, deixa parte de suas vsceras (rgos internos). Isso vantajoso, pois distrai os predadores e lhe d tempo de escapar. Pepino-do-mar

You might also like