You are on page 1of 4

Sabe-se que a arte uma forma do ser humano expressar suas emoes, sua histria e sua cultura atravs

s de alguns valores estticos, como beleza, harmonia, equilbrio. O artesanato uma tcnica manual utilizada pelo arteso onde se resume na multiplicao de peas criadas muitas vezes com fim utilitrio e como meio de subsistncia, ao contrrio do que acontece com a maioria dos artistas que produzem a arte pela arte. Ser que os artesos assim como os artistas no se envolvem emocionalmente com os trabalhos que produzem?

Muito tem se discutido sobre a Arte e o Artesanato os estudiosos Mrio de Andrade (1938), Marcuse (2007) dentre outros que sempre entram em discordncia, esse foi um dos motivos que nos trouxe investigar, buscando fontes que pudessem nos auxiliar na formao de conceitos, alm disso, em sala de aula sempre surgia questionamentos como: por que o artesanato era visto como uma expresso artstica inferior? Diante das indagaes sentamos incomodados, pois tnhamos colegas artesos alguns bacharis em Arte que sempre entravam em divergncias e no se sentiam vontade para levar adiante essa polmica. Afim de apresentar resultados reais, e na medida em que buscamos mais reflexes a respeito do tema, nos sentimos motivados com o propsito de consolidar opinies.

NA busca de respostas e discernimento deparamos com o design de joia na artesania cuja tcnica ocupa um espao significativo na sociedade contempornea e que atualmente, j existe bacharelado para tal design, o que nos remete a mais um questionamento, por que os artesos por utilizarem a matria prima mais simples na confeco de seus trabalhos, a exemplo de madeira, bzios, sementes, etc. no so reconhecidos como artistas? O indivduo classificado pelo que produz ou pelo material que utiliza em suas produes? As peas multisseriadas tambm se apresentam como motivo da polmica, mas ser que as joias sempre so peas nicas?

Essa monografia tem como finalidade, mapear elementos que possam subsidiar a continuidade de reflexes acerca da valorizao do trabalho do arteso, discutindo a importncia enquanto ARTE, propriamente dita, buscando a valorizao do produtor e de sua produo, independente de a pea ser nica ou produzida em srie, com material simples ou sofisticado, no importando o formato ou a beleza dos objetos, pois a beleza na arte algo relativo, j que a beleza est no olhar do observador e cada um reage diante de uma obra de arte, de acordo com suas experincias vividas isso vale tanto para a cultura popular quanto erudita (.

Detendo-se nas questes que envolvem arte e artesanato, identificamos o fazer que distingui cada uma delas: Que arte na realidade no se aprende; Existe, certo, dentro da arte, um elemento, o material, que necessrio por em ao, mover, para que a obra de arte se faa. O questionamento entre um objeto ser considerado arte ou artesanato, sempre existir. Observamos que Isso acontece com alguns dos entrevistados ao mesmo tempo que alguns se definem como artistas se consideram tambm artesos.

A questo da Arte e do Artesanato est diretamente ligada cultura e como esta apropriada, isto significa que a cultura de um povo que vai mostrar sua Arte. A Arte o modo, o retrato da cultura dentro do momento em que est sendo produzida. Quanto ao Artesanato este por sua vez apropria-se da cultura para trabalhar, dentro da matria a questo da produo do objeto e de sua venda. A Arte se apropria da mesma cultura, mas j usa esta linguagem de outra maneira.O arteso possui a tcnica e a usa - como finalidade - de uma forma utilitria (criando objetos com definio precisa objetivando a venda dos mesmos) enquanto o artista, com o seu conhecimento e a sua tcnica, com o mesmo material, utiliza-o como forma de expresso.

A dicotomia entre artista e arteso muito relativa. Em uma das frases de Mario de Andrade (1938) ele enftico quando diz: Artista que no seja bom

arteso, no que no possa ser artista; simplesmente ele no artista bom. E desde que v se tornando verdadeiramente artista, porque concomitantemente est se tornando arteso. Isso parece incontestvel e, na realidade, indagar a existncia de qualquer grande pintor, escultor, desenhista ou msico, encontramos sempre por detrs do artista, o arteso.

No teor das discusses e no decorrer das subsequncias est explcita que a linguagem utilizada que far a diferena na arte e artesanato, no artista e arteso. Alm do mais para ns est claro que a arte na sua finalidade no exclui os caracteres e exigncias humanas, individuais e sociais. Pois a arte continua essencialmente humana (expor sentimentos de uma forma que lhe seja confortvel e prazerosa, tentar achar um conforto auditivo, visual ou no paladar), se no pela sua finalidade ou ao menos pela sua maneira de operar seja no artesanato ou diante de uma obra artstica .

Este trabalho est dividido em cinco captulos para melhor compreenso das questes levantadas e a valorizao do trabalho do arteso enquanto Arte propriamente dita. Inicialmente discorremos no capitulo I a respeito da presena da arte em nossa volta e o instrumento necessrio para que a obra de arte se faa. Destacamos ainda neste captulo acerca do arteso e do artesanato segundo pesquisadores. No capitulo II buscamos conceituar a arte e destacar sua importncia no artesanato e nas representaes artsticas e as criaes do arteso.

No capitulo III discutiu-se acerca da arte e o artesanato no Brasil e na Bahia de levando em considerao o surgimento de ambos no Brasil, desde o polimento da pedra, at os dias atuais, destacando as regies do Brasil onde o artesanato ocupa posio de destaque no caso a Bahia . No mesmo capitulo trazemos alguns artistas que fizeram parte do inicio do avano do Brasil sobre aspectos artsticos. No captulo IV descrevemos a metodologia da pesquisa. No ltimo capitulo

finalizando, analisamos os dados com base nas entrevistas e fundamentao

terica onde conclumos que ningum nasce artista e no h um conceito formado para arte e que faz-se imprescindvel que adquiramos uma perfeita conscincia, um perfeito comportamento artstico diante da vida, uma atitude esttica disciplinada, livre, insubmissa, para que alcancemos realmente a arte.

You might also like