You are on page 1of 17

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DA PARABA COMISSO PERMANENTE DE CONCURSOS

PBLICOS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO Edital n 29, de 31 de janeiro de 2014. O Reitor do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Paraba, nomeado pela Portaria MEC n 902, de 09/07/2010, publicada no DOU de 12/07/2010, torna pblica a ABERTURA DE INSCRIES para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO, com vistas contratao de PROFESSOR SUBSTITUTO, por tempo determinado, para atender s necessidades de excepcional interesse pblico dos campi do IFPB, nos termos da Lei n 9.394, de 20/12/1996, da Lei n 8.112, de 11/12/1990, e suas alteraes posteriores, da Lei n 11.784, de 22/09/2008, da Lei n 12.772, de 28/12/2012, da Lei n 8.745, de 09/12/1993, da Lei n 9.849, de 26/10/1999, e alteraes posteriores, da Lei n 12.425, de 17/06/2011, do Decreto n 6.944, de 21/08/2009, da Portaria MF n 2.578, de 13/09/2002, e da Portaria MEC n 1.134, de 2/12/2009. 1. DAS UNIDADES CURRICULARES, DOS PERFIS/HABILITAES EXIGIDOS E DAS VAGAS Ser realizado Processo Seletivo Simplificado para contratao de Professor Substituto de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico, para atuar na Educao Bsica, na Educao Superior, na Educao Profissional e Tecnolgica e na Educao de Jovens e Adultos, nas formas presencial e/ou a distncia, para os perfis/habilitaes detalhados no Quadro de Vagas a seguir:
Cdigo Unidades Curriculares (UCs) Perfil Habilitao Exigida Licenciatura em Geografia, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Geografia no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Geografia (**). Vagas Campus

1.1

Cdigo 01 Geografia

Geografia

Campina Grande

Cdigo 02 Matemtica

Matemtica

Licenciatura em Matemtica, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Matemtica no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Matemtica (**). Licenciatura em Educao Fsica, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Educao Fsica no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Educao Fsica (**).

Campina Grande

Cdigo 03 Educao Fsica

Educao Fsica

Cajazeiras

- Pgina 1 de 17 -

Cdigo

Unidades Curriculares (UCs) Programao Cliente-Servidor (Java/PHP), Linguagens de marcao e script para Web (HTML, CSS, Javascript), Interface HomemMquina, Anlise e Projeto de Sistemas, Programao para Dispositivos Mveis, Desenvolvimento gil com Ferramentas RAD (Python/Rails), Programao Orientada a Servios, Comrcio Eletrnico e outras.

Perfil Habilitao Exigida

Vagas

Campus

Cdigo 04 Programao Perfil 01

Graduao em Cincia da Computao OU em Sistemas de Informao, OU Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (+) OU em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (+) OU em Sistemas de Informao (+).

Cajazeiras

Cdigo 05 Programao Perfil 02

Algoritmos e Lgica de Programao, Programao Orientada a Objetos, Estruturas de Dados, Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicaes Web, Programao em Ambientes Distribudos, Desenvolvimento de Aplicaes Corporativas e outras.

Bacharelado em Cincia da Computao OU em Sistemas de Informao, OU Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (+) OU em Sistemas para Internet (+) OU em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (+) OU em Sistemas de Informao (+) OU em Telemtica (+), OU Licenciatura em Computao. Bacharelado em Cincia da Computao OU em Sistemas de Informao, OU Graduao em Engenharia de Software OU em Engenharia Eltrica OU em Engenharia de Produo Eltrica OU em Engenharia Eletrnica, OU Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (+) OU em Sistemas de Telecomunicaes (+) OU em Sistemas para Internet (+) OU em Anlise e Desenvolvimento de Sistemas (+) OU em Sistemas de Informao (+) OU em Telemtica (+) OU em Processamento de Dados (+). Licenciatura em Biologia OU em Cincias Biolgicas, OU Curso de Graduao com Formao Pedaggica para as disciplinas de Cincias Biolgicas no Ensino Mdio (*), OU Segunda Licenciatura em Cincias Biolgicas OU em Biologia (**). Graduao em Engenharia Civil OU em Engenharia de Produo Civil OU em Engenharia de Fortificao e Construo, OU Curso Superior de Tecnologia em Construo de Edifcios (+) OU em Controle de Obras (+) OU em Materiais de Construo (+).

Cajazeiras

Cdigo 06 Redes de Computadores

Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, Segurana de Redes, Administrao de Sistemas Operacionais, Redes sem Fio, Sistemas Digitais e outras.

Cajazeiras

Cdigo 07 Cincias Biolgicas

Biologia

Picu

Cdigo 08 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 01

Tecnologia da Qualidade, Tecnologia das Construes, Patologia das Construes e outras.

Picu

- Pgina 2 de 17 -

Cdigo Cdigo 09 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 02

Unidades Curriculares (UCs)

Perfil Habilitao Exigida

Vagas

Campus

Estabilidade, Desenho de Estrutura, Concreto Armado e outras.

Graduao em Engenharia Civil OU Curso Superior de Tecnologia em Construo de Edifcios (+).

Princesa Isabel

Cdigo 10 Lngua Inglesa

Lngua Inglesa

Licenciatura em Letras com habilitao em Lngua Inglesa, OU Licenciatura em Lngua Inglesa, OU Licenciatura em Letras Vernculas com Lngua Inglesa, OU Segunda Licenciatura em Lngua Inglesa (**).

Sousa

(+) Para cada denominao de Curso Superior de Tecnologia, considerar includos todos os cursos vinculados referida denominao, segundo a tabela de convergncia do Catlogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (MEC). (*) Conforme Resoluo CNE/CP N 2, de 26 de junho de 1997. (**) Conforme Resoluo CNE/CP n 8, de 2 de dezembro de 2008. (***) Conforme Tabela de reas do Conhecimento (CAPES).

1.2

Os cursos solicitados para cada habilitao (Bacharelado, Licenciatura, Cursos Superiores de Tecnologia) devem ser reconhecidos ou revalidados nos termos da Lei n 9.394/1996 e alteraes subsequentes, ou legislao anterior, quando cabvel. DO REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAO O regime de trabalho das vagas dispostas no subitem 1.1 de 40 (quarenta) horas semanais. A remunerao inicial de R$ 2.714,89, devendo ser ajustada conforme a titulao de cada candidato aprovado a ser contratado e outras previses legais. O contrato ser feito com base nas Leis 7.596/87, 8.745/93 e 9.849/99. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAO So requisitos bsicos para a contratao de professor substituto a que se refere este Edital: a) nacionalidade brasileira; b) gozo dos direitos polticos; c) quitao com as obrigaes militares e eleitorais; d) nvel de escolaridade e habilitao profissional, conforme estipulado neste Edital; e) idade mnima de 18 anos. DAS INSCRIES Perodo de inscrio: de 31 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014, at 23h59min (horrio local). Para proceder sua inscrio no Processo Seletivo Simplificado, o candidato dever: 4.2.1 Satisfazer todas as condies do presente Edital, anulando-se todos os atos decorrentes de inscrio efetuada em desacordo com as normas nele contidas; 4.2.2 Preencher Formulrio de Inscrio disponibilizado atravs do portal do IFPB (http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos); 4.2.3 Efetuar recolhimento da taxa de inscrio no valor de R$ 60,00 (sessenta reais) por meio de boleto bancrio gerado no ato da inscrio, a ser pago preferencialmente no Banco do Brasil. Somente sero aceitas inscries realizadas at 23h59min do dia 21 de fevereiro de 2014 e cujo pagamento seja realizado at o dia 22 de fevereiro de 2014. Caso no haja candidatos inscritos na unidade curricular de cdigo especfico, as inscries sero prorrogadas pelo prazo mximo de 05 (cinco) dias teis.

2. 2.1 2.2

3. 3.1

4. 4.1 4.2

4.3 4.4

- Pgina 3 de 17 -

4.5 4.6

4.7 4.8 4.9

A taxa de que trata o subitem 4.2.3, uma vez paga, no ser restituda, visto que o IFPB no tem autonomia para estornar/ressarcir valores depositados na conta nica da Unio Federal. O IFPB no se responsabiliza por solicitao de inscrio via Internet no recebida por motivo de ordem tcnica dos computadores, falhas de comunicao, congestionamento das linhas de comunicao, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferncia de dados ou a impresso do comprovante do requerimento de inscrio ou do boleto bancrio. O comprovante de pagamento do boleto bancrio constitui o documento de confirmao da inscrio do candidato, bem como da aceitao das normas deste Edital. Todas as informaes prestadas por cada candidato so de sua total responsabilidade. A divulgao da Relao dos Candidatos Inscritos ser realizada at a data provvel de 26 de fevereiro de 2014 no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. DA ISENO DAS DESPESAS DE INSCRIO

5. 5.1

Sero aceitas solicitaes de iseno das despesas de inscrio nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2014, quando baseadas no Decreto n 6.593, de 02/10/2008, por candidatos que comprovem estar inscritos no Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal Cadnico, e que tenham renda familiar mensal igual ou inferior a trs salrios mnimos ou renda familiar per capita de at meio salrio mnimo mensal, conforme o referido Decreto. 5.1.1 Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da famlia, e renda familiar per capita a diviso da renda familiar pelo total de indivduos da famlia. 5.2 Para realizar o pedido de iseno, o candidato dever fazer sua inscrio do dia 03 de fevereiro at as 23h59min do dia 04 de fevereiro de 2014, observando os seguintes procedimentos: 6.8.1 Marcar, no Formulrio de Inscrio de que trata o subitem 4.2.2, a opo Sim no campo referente iseno da taxa de inscrio; 6.8.2 Inserir o Nmero de Identificao Social (NIS) no campo indicado no formulrio; 6.8.3 Conferir os dados e imprimir o boleto gerado no momento da inscrio, guardando-o como comprovante de inscrio. 5.3 O candidato dever informar o seu prprio Nmero de Identificao Social (NIS), atribudo pelo Cadnico. O NIS pessoal e intransfervel; portanto, o candidato que informar o NIS de outra pessoa ter o seu pedido de iseno indeferido. 5.4 O candidato s ter seu pedido de iseno confirmado se o NIS estiver validado pelo rgo Gestor do Cadnico. 5.5 As informaes prestadas na solicitao de iseno das despesas de inscrio sero de inteira responsabilidade do candidato, que responder civil e criminalmente pelo teor das afirmativas. 5.6 A Compec consultar o rgo Gestor do Cadnico, que verificar a regularidade das informaes prestadas pelo candidato e informar o deferimento ou indeferimento da solicitao, com as devidas justificativas neste ltimo caso. 5.7 A lista com as solicitaes de iseno de despesas de inscrio deferidas e indeferidas ser divulgada at 12 de fevereiro de 2014 no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. 5.8 O candidato que tiver seu pedido de iseno deferido ter sua inscrio efetivada automaticamente, no havendo necessidade de qualquer outro procedimento. 5.9 Os candidatos cujos pedidos de iseno tenham sido indeferidos e que, ainda assim, queiram participar do certame, devero gerar novamente, no site da Compec, o boleto para pagamento do valor da inscrio, at a data limite de 21 de fevereiro de 2014. 5.10 Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que, no atendendo aos requisitos previstos, tenha obtido, com emprego de fraude ou qualquer outro meio que evidencie m-f, a iseno de que trata este Edital. 6. 6.1

DOS CANDIDATOS COM DEFICINCIA


Consideram-se pessoas com deficincia aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4 do Decreto Federal n 3.298/99 e suas alteraes, bem como na Smula n 377/2009 do
- Pgina 4 de 17 -

Superior Tribunal de Justia e na Smula n 45 da Advocacia-Geral da Unio (portador de viso monocular). 6.2 As pessoas com deficincia, resguardadas as condies especiais previstas no Decreto Federal n 3.298/99, particularmente em seu artigo 40, participaro do Processo Seletivo em igualdade de condies com os demais candidatos, no que se refere ao contedo das provas, avaliao e aos critrios de aprovao, ao dia, horrio e local de aplicao das provas, nota mnima exigida para aprovao e aos comandos do Decreto Federal n 6.944/2009. 6.3 s pessoas com deficincia que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes so facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituio Federal assegurado o direito de inscrio para os cargos em Processo Seletivo cujas atribuies sejam compatveis com sua deficincia. 6.4 Em cumprimento ao disposto no 2 do artigo 5 da Lei n 8.112, de 11/12/1990, bem como na forma do Decreto n 3.298, de 20/12/1999, ser-lhes- reservado o percentual de 20% (vinte por cento) das vagas existentes, das que vierem a surgir ou das que forem criadas no prazo de validade do Processo Seletivo, para cada unidade curricular/perfil de habilitao. 6.5 Somente haver reserva imediata de vagas para candidatos com deficincia para a unidade curricular/perfil de habilitao com nmero de vagas igual ou superior a 5 (cinco). 6.6 No caso de o nmero de vagas inicialmente previsto neste Edital inviabilizar a reserva a que se refere o subitem 6.4, nos termos do subitem 6.5, o primeiro candidato com deficincia aprovado no Processo Seletivo ser convocado para ocupar a 5 vaga relativa unidade curricular/perfil de habilitao a que concorreu, enquanto os demais candidatos com deficincia aprovados sero convocados para ocupar a 10, 15, 20 vagas, e assim sucessivamente, observada a ordem de classificao, relativamente criao de novas vagas, durante o prazo de validade do Processo Seletivo, exceto se mais bem classificados. 6.7 As vagas relacionadas s rescises de contrato e aos candidatos que renunciarem contratao no sero computadas para efeito do subitem anterior, pelo fato de no resultar, desses atos, o surgimento de novas vagas. 6.8 Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato dever, no perodo de inscrio, encaminhar Compec um laudo mdico original ou cpia autenticada em cartrio, expedido no prazo mximo de 12 (doze) meses antes do trmino das inscries, que ateste a espcie e o grau ou nvel de deficincia, com expressa referncia ao cdigo correspondente da Classificao Internacional de Doenas CID, bem como a provvel causa da deficincia, contendo a assinatura e o carimbo com o nmero do CRM do mdico responsvel por sua emisso (modelo disponvel no Anexo I) e uma cpia do comprovante de inscrio (boleto bancrio). 6.8.1 O encaminhamento da documentao de que trata o subitem 6.8 poder ser realizada por meio de processo aberto no Setor de Protocolo de qualquer um dos campi do IFPB, pessoalmente ou por procurador devidamente habilitado, conforme endereos e horrios dispostos no subitem 14.11; ou via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento (AR), com data de postagem at o dia 21 de fevereiro de 2014, para o endereo da Comisso Permanente de Concursos Pblicos do IFPB Av. Almirante Barroso, 1077, Centro, Joo Pessoa-PB, CEP 58013-120. 6.8.2 O fornecimento da documentao solicitada acima, por qualquer via, de responsabilidade exclusiva do candidato. O IFPB no se responsabilizar por qualquer tipo de extravio que impea a chegada dessa documentao a seu destino em tempo hbil. 6.9 O candidato com deficincia que necessitar de tempo adicional no mximo uma hora para realizao das provas, dever solicit-lo no ato de inscrio, anexando documentao listada no subitem anterior justificativa acompanhada de laudo e parecer emitido por especialista da rea de sua deficincia que ateste a necessidade de tempo adicional, conforme prev o pargrafo 2 do artigo 40 do Decreto n 3.298, de 20/12/1999, e suas alteraes. 6.10 O candidato com deficincia poder requerer atendimento especial, no ato da inscrio, para o dia de realizao das provas, indicando as condies de que necessita para a realizao delas, conforme previsto no artigo 40, 1 e 2, do Decreto n 3.298/99 e suas alteraes, consistindo em: confeco de prova ampliada; necessidade de leitura da prova; ou assistncia de Intrprete da Lngua Brasileira de Sinais.

- Pgina 5 de 17 -

6.11 A inobservncia das exigncias nas formas e nos prazos previstos neste Edital acarretar a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tal condio e/ou a ausncia de atendimento especial no dia de realizao das provas, conforme o caso. 6.12 O candidato com deficincia, se aprovado na forma deste Edital, alm de figurar na lista de classificao geral caso fique classificado dentre os aprovados a serem enquadrados nessa lista , ter seu nome constante da lista especfica de pessoas com deficincia, por unidade curricular/perfil de habilitao (ver quadro no subitem 12.3). 6.13 Os candidatos com deficincia aprovados, quando convocados, sero submetidos a avaliao por equipe multidisciplinar, que emitir parecer conclusivo sobre a sua condio de pessoa com deficincia ou no e sobre a compatibilidade das atribuies do cargo com a sua deficincia, atendendo ao artigo 43, 1 do Decreto n 3298/99. 6.14 No haver segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausncia do candidato com deficincia avaliao de que trata o subitem acima. 6.15 Verificada a incompatibilidade entre a deficincia e as atribuies da unidade curricular/perfil de habilitao a que concorreu, o candidato ser eliminado do certame. 6.16 Se a deficincia do candidato no se enquadrar na previso da Smula n 377/2009 do Superior Tribunal de Justia, da Smula AGU n 45/2009 e do artigo 4 e seus incisos do Decreto n 3.298/1999 e suas alteraes, ele ser classificado em igualdade de condies com os demais candidatos. 6.17 As vagas destinadas aos candidatos com deficincia que no forem providas por falta de candidatos habilitados nesta condio ou por reprovao na Percia Mdica sero preenchidas pelos candidatos da ampla concorrncia, com estrita observncia ordem classificatria por unidade curricular/perfil de habilitao.

7.
7.1

DO PROCESSO SELETIVO
O Processo Seletivo Simplificado para o cargo de Professor Substituto de Ensino Bsico, Tcnico e Tecnolgico, cujas atribuies encontram-se previstas no artigo 111 da Lei n 11.784/2008, sem prejuzo das previstas nas normas internas do IFPB, constar de duas provas: 6.8.1 Prova de Desempenho (1 etapa), de carter eliminatrio e classificatrio; 6.8.2 Prova de Ttulos (2 etapa), de carter classificatrio. No haver, sob qualquer pretexto, segunda chamada para as provas de desempenho e de ttulos e/ou realizao destas fora dos locais e horrios determinados, salvo, exclusivamente, para a prova de desempenho, nos casos que se enquadrem no tratado na alnea a do subitem 7.3. Ser eliminado do Processo Seletivo, sem prejuzo das sanes penais cabveis, o candidato que: a) deixar de comparecer Prova de Desempenho, salvo, exclusivamente, em casos fortuitos ou justificados por fora maior, devidamente comprovados por atestado ou laudo mdico oficial apresentado at 24 (vinte e quatro) horas antes ou aps a data e horrio estabelecidos para a realizao dessa prova; b) durante o perodo de aplicao das provas: burlar ou tentar burlar quaisquer normas definidas neste Edital; for surpreendido passando ou recebendo auxlio para realizao de quaisquer provas; comunicar-se com outros candidatos ou qualquer pessoa estranha ao Processo Seletivo; dispensar tratamento inadequado, incorreto ou descorts a qualquer pessoa envolvida no Processo Seletivo, bem como perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos relativos ao referido processo; tiver cometido falsidade ideolgica com prova documental; ou tiver se utilizado de procedimentos ilcitos, devidamente comprovados por meio eletrnico, estatstico, visual ou grafolgico. DA PROVA DE DESEMPENHO As Provas de Desempenho sero realizadas nas datas provveis de 18, 19 e 20 de maro de 2014, nas cidades de Cajazeiras, Campina Grande, Picu, Princesa Isabel e Sousa, de acordo com o cdigo de vaga para o qual o candidato est inscrito.
- Pgina 6 de 17 -

7.2

7.3

8. 8.1

8.2

8.3 8.4

8.5 8.6

A relao dos locais, datas e horrios de realizao das provas de desempenho ser divulgada at o dia 07 de maro de 2014, no endereo eletrnico do IFPB (http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursospublicos). Sero reservados 50 (cinquenta) minutos para a Prova de Desempenho, sendo 40 (quarenta) minutos para apresentao da aula e 10 (dez) minutos para arguies da banca. As aulas de que trata o subitem 8.3 sero ministradas em nvel de alunos da Educao Superior, perante banca examinadora que ter por objetivo avaliar os conhecimentos especficos e a capacidade pedaggica do candidato. 8.4.1 A banca examinadora ser composta por 02 (dois) docentes da(s) rea(s) do conhecimento relativa(s) ao cdigo de vaga a que concorre o candidato, que estejam em pleno exerccio de suas atividades docentes ou de gesto, e 01 (um) pedagogo ou tcnico em assuntos educacionais, em pleno exerccio de suas atividades pedaggicas (Resoluo no 043/2007-CDCEFET-PB). de inteira responsabilidade do candidato levar qualquer equipamento de apoio didticopedaggico, tais como data show, flip chart, entre outros. Os temas de cada aula esto indicados no quadro abaixo, em conformidade com o cdigo de vaga para o qual concorre cada candidato. CDIGOS DAS VAGAS TEMAS Estrutura Geolgica da Terra Funo Logartmica Noes bsicas de fisiologia aplicada atividade fsica Desenvolvimento de Aplicaes Web com HTML 5 e Javascript MVC Desenvolvimento de Aplicaes Corporativas com a Plataforma Java EE 7 Configurao de um servidor WAMP seguro Fecundao e desenvolvimento embrionrio dos animais Estruturas de concreto e Vedaes Representaes de projeto estrutural de concreto armado O uso da inferncia contextual e gramatical para compreenso de gneros textuais escritos em lngua inglesa

Cdigo 01 Geografia Cdigo 02 Matemtica Cdigo 03 Educao Fsica Cdigo 04 Programao Perfil 01 Cdigo 05 Programao Perfil 02 Cdigo 06 Redes de Computadores Cdigo 07 Cincias Biolgicas Cdigo 08 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 01 Cdigo 09 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 02 Cdigo 10 Lngua Inglesa 8.7

Cada Prova de Desempenho ser realizada em sesso pblica, sendo objeto de gravao, sem cortes, por dispositivo que capture sons e imagens, de forma a garantir a sua idoneidade e confiabilidade, em atendimento ao disposto no artigo 13, 3, e artigo 19, inciso XVI, do Decreto n 6.944/2009. 8.7.1 No ser permitida a presena de candidatos concorrentes a uma mesma vaga Prova de Desempenho de um competidor direto seu. 8.7.2 Na hiptese de no funcionamento do equipamento de captura de imagens e sons, verificado antes do incio de cada prova, o supervisor (membro da comisso organizadora) solicitar equipe de filmagem equipamento reserva, seguindo os procedimentos normais. Caso o no funcionamento acontea durante a prova, o supervisor verificar o tempo de prova transcorrido
- Pgina 7 de 17 -

sem a respectiva gravao e, providenciado o equipamento reserva, reiniciar a prova, devolvendo ao candidato o tempo em questo. 8.7.3 No ser admitida a sada do recinto de integrantes da plateia at o fim da prova do candidato, para qualquer finalidade. 8.7.4 No ser admitida manifestao de qualquer natureza por parte da plateia durante o transcurso da prova, quer seja verbal, gestual ou que possa importar prejuzo ou vantagem ao candidato que esteja fazendo a prova. 8.8 O candidato ter uma tolerncia mxima de 10 (dez) minutos em relao ao horrio estabelecido para o incio da Prova de Desempenho, sendo esse tempo descontado no tempo total da prova. 8.8.1 Decorrido o tempo de tolerncia, o candidato no poder realizar a atividade e estar automaticamente eliminado do Processo Seletivo. 8.9 Para ter acesso ao local da Prova de Desempenho, o candidato dever assinar a lista de frequncia e apresentar documento de identidade. 8.9.1 Sero considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurana Pblica, pelos Institutos de Identificao, pelas Polcias Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos rgos fiscalizadores de exerccio profissional (ordens, conselhos etc.) que, por lei federal, valham como identidade e possibilitem a conferncia da foto e da assinatura; carteira de trabalho; passaporte brasileiro; e carteira nacional de habilitao (somente o modelo com foto). 8.10 No incio da Prova de Desempenho, o candidato entregar banca examinadora o plano de aula, em 03 (trs) vias. 8.11 A avaliao da Prova de Desempenho, feita por cada um dos 03 (trs) membros da banca examinadora, consistir da anlise dos seguintes itens:
CRITRIOS DE AVALIAO Domnio dos contedos. Desenvoltura e segurana na apresentao. Coerncia e adequao de vocabulrio a termos tcnicos. Seleo e organizao sequencial dos contedos (ordem e clareza dos dados essenciais). AVALIAO DOCENTE Adequao dos contedos ao nvel do aluno. Adequao dos recursos didticos natureza dos contedos. Contextualizao (conexo entre o tema e a aplicabilidade desses conhecimentos). Interdisciplinaridade (conexo entre o tema e outros conhecimentos). Adequao do tempo aos contedos propostos. Avaliao da aprendizagem. PONTUAO TOTAL PONTUAO NOTA DO MXIMA AVALIADOR 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 100 PONTUAO NOTA DO MXIMA AVALIADOR

CRITRIOS DE AVALIAO AVALIAO PEDAGGICA Elaborao e organizao tcnica e didtica do Plano de Aula: apresentao; descrio; execuo; coerncia e clareza dos objetivos; coerncia entre objetivos, contedos e avaliao; procedimentos metodolgicos; recursos didticos; avaliao e referncias.

10

- Pgina 8 de 17 -

Utilizao de recursos didticos adequados metodologia, objetivos e contedos. Apresentao pessoal: espontaneidade; postura; autocontrole; dico; tom de voz; linguagem adequada. Interatividade. Organizao dos contedos (conexo entre o incio, o desenvolvimento e finalizao da aula). Capacidade de sntese; cumprimento das etapas previstas no plano; dosagem do contedo em relao ao tempo previsto. Contextualizao (conexo entre o tema e a aplicabilidade desses conhecimentos). Interdisciplinaridade (conexo entre o tema e outros conhecimentos). Coerncia entre o Plano e a execuo da aula. Utilizao de procedimentos avaliativos adequados. PONTUAO TOTAL

10 10 10 10 10 10 10 10 10 100

8.12 Prova de Desempenho sero atribudas notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitados para a Prova de Ttulos os candidatos que obtiverem no mnimo 60 (sessenta) pontos na nota final da Prova de Desempenho. 8.13 A nota final da Prova de Desempenho ser calculada pela mdia aritmtica das notas individuais atribudas pelos avaliadores, ou seja, resultar da soma das notas dadas pelos 3 (trs) avaliadores dividida por 3 (trs). 8.14 O resultado da Prova de Desempenho ser divulgado at o dia 21 de maro de 2014, no endereo eletrnico do IFPB (http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos). 9. 9.1 DA INTERPOSIO DE RECURSOS E DO RESULTADO DA PROVA DE DESEMPENHO O candidato que desejar interpor recurso(s) quanto ao resultado da Prova de Desempenho poder fazlo no dia 24 de maro de 2014, devendo dar entrada deste(s) por meio de: a) Processo aberto no Setor de Protocolo de qualquer um dos campi do IFPB, conforme endereos e horrios dispostos no subitem 14.11; b) E-mail para o endereo recursos@ifpb.edu.br, com o assunto Recurso Prova de Desempenho Edital 27/2014 Processo Seletivo para Professor Substituto, utilizando para isso o endereo de email informado na inscrio do concurso. Os recursos devero ser claros e objetivos em relao ao ponto contestado, e devero estar devidamente fundamentados e instrudos, contendo: nome do candidato, nmero de inscrio, cargo a que concorre acompanhado do cdigo da unidade curricular, endereo para correspondncia e nmero de telefone. Os documentos necessrios interposio de recursos devero ser dirigidos Comisso Permanente de Concursos Pblicos (COMPEC). Os recursos sem a devida fundamentao ou identificao, ou interpostos atravs de fax, no sero analisados. Poder haver interposio de recurso por meio de procurao outorgada pelo candidato por instrumento particular, com firma reconhecida em cartrio, ou por instrumento pblico, dando poderes para tal fim. Os resultados dos recursos julgados procedentes e a relao de candidatos habilitados para a Prova de Ttulos sero divulgados no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursospublicos, at o dia 28 de maro de 2014. DA PROVA DE TTULOS
- Pgina 9 de 17 -

9.2

9.3 9.4 9.5

9.6

10.

10.1 O nmero de candidatos habilitados para Prova de Ttulos obedecer ao disposto no artigo 16, 1 do Decreto n 6.944 de 21/08/2009. Assim, estaro aptos a realizar essa etapa apenas os classificados em nmero de acordo com o disposto no Anexo II do referido Decreto: 10.1.1 At o 5 lugar, quando prevista apenas uma vaga no Edital, considerando-se automaticamente reprovados os remanescentes, ainda que tenham atingido nota mnima. 10.2 Nenhum dos candidatos empatados na ltima classificao na prova de desempenho ser considerado reprovado, devendo ser convocado para a prova de ttulos. 10.3 A entrega dos ttulos dever ser feita na data de 31 de maro de 2014, no Setor de Protocolo do campus do IFPB a cuja vaga o candidato est concorrendo, conforme endereos e horrios dispostos no subitem 14.11. 10.4 Prova de Ttulos, de carter apenas classificatrio, sero atribudas notas de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, conforme valores constantes no subitem 10.7 deste Edital. 10.5 A Banca Examinadora considerar, nessa avaliao, a titulao acadmica, a experincia de ensino, a experincia de pesquisa, a experincia em extenso, a experincia profissional no acadmica, a experincia profissional de gesto acadmica, alm de outros itens mencionados subitem 10.7. 10.6 Para a realizao da Prova de Ttulos, o candidato dever entregar pessoalmente ou por meio de procurao outorgada por instrumento particular, com firma reconhecida em cartrio, ou por instrumento pblico, dando poderes para tal fim o seu Currculo Lattes e as cpias dos documentos comprobatrios dos ttulos apresentados, seguindo rigorosamente a ordem prevista na tabela do subitem 10.7, alm de apresentar, na mesma ordem, para fins de autenticao, seus respectivos originais. 10.6.1 Em hiptese alguma sero aceitos ttulos encaminhados por via postal, via fax e/ou via correio eletrnico. 10.6.2 Para a entrega do Currculo Lattes e dos documentos comprobatrios dos ttulos a serem apreciados, o candidato dever assinar a lista de frequncia e apresentar documento de identidade, sendo considerados para tal os documentos listados no subitem 8.9.1. 10.6.3 O candidato que no comparecer para entregar o seu Currculo Lattes e a documentao comprobatria na data especificada no subitem 10.3 receber nota 0 (zero) na Prova de Ttulos, qual ser somada a nota da Prova de Desempenho, a fim de que seja aferida sua mdia final na classificao do presente Processo Seletivo. 10.6.4 O Currculo Lattes e as cpias comprobatrias de seus respectivos ttulos comporo um nico documento que dever estar paginado e encadernado em espiral. Alm disso, cada ttulo nele contido dever estar identificado antecipadamente com as referncias e letras especificadas na TABELA I PROVA DE TTULOS 2014 do subitem 10.7 deste Edital. Exemplo: Titulao acadmica item [c] Experincia de Ensino item [k] 10.6.5 Os documentos que no estiverem devidamente identificados conforme estabelecido no subitem anterior e/ou que no estiverem rigorosamente na ordem prevista na tabela do subitem 10.7, bem como os documentos gerados por via eletrnica que no estejam acompanhados do respectivo mecanismo de autenticao Compact Disc (CD) contendo a publicao ou endereo eletrnico onde a publicao est hospedada , sero desconsiderados da avaliao. 10.6.6 Ser atribudo um valor mximo de 100 (cem) pontos para a Prova de Ttulos a cada candidato. 10.6.7 Para efeito da Prova de Ttulos, sero considerados os ttulos de ps-graduao e demais documentos especificados na tabela constante do subitem 10.7, valorando-se, diversamente, os ttulos de ps-graduao nas reas de conhecimento prioritrias e aqueles nas demais reas de conhecimento, conforme subitem 10.6.8. 10.6.8 A ps-graduao prioritria para cada vaga em disputa est indicada no quadro a seguir: CDIGO DE VAGA Cdigo 01 Geografia PS-GRADUAO (***) prioritria na(s) rea(s) do conhecimento de Geografia ou de Geocincias
- Pgina 10 de 17 -

CDIGO DE VAGA Cdigo 02 Matemtica Cdigo 03 Educao Fsica Cdigo 04 Programao Perfil 01 Cdigo 05 Programao Perfil 02 Cdigo 06 Redes de Computadores Cdigo 07 Cincias Biolgicas Cdigo 08 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 01 Cdigo 09 Infraestrutura (Construo Civil) Perfil 02 Cdigo 10 Lngua Inglesa

PS-GRADUAO (***) prioritria na(s) rea(s) do conhecimento de Matemtica ou de Ensino Educao Fsica Cincia da Computao Cincia da Computao Engenharia Eltrica ou de Cincia da Computao Cincias Biolgicas ou de Ensino Engenharia Civil Engenharia Civil Lingustica ou de Letras (subrea Lnguas Estrangeiras Modernas Ingls)

10.7 Os ttulos aceitos para a Prova de Ttulos esto descritos a seguir, com as respectivas pontuaes: TABELA I PROVA DE TTULOS 2014
DESCRIO
a) Ttulo de Doutor de curso pertencente (s) rea(s) do conhecimento, e quando citada(s), tambm (s) subrea(s), especificada(s) como prioritria(s) para cada vaga, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes, em consonncia com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital. b) Ttulo de Doutor de curso pertencente rea do conhecimento de Educao, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. c) Ttulo de Doutor de curso no contemplado pelos itens a e b, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. d) Ttulo de Mestre de curso pertencente (s) rea(s) do conhecimento, e quando citada(s), tambm (s) subrea(s), especificada(s) como prioritria(s) para cada vaga, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes, em consonncia com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital. e) Ttulo de Mestre de curso pertencente rea do conhecimento de Educao, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. f) Ttulo de Mestre de curso no contemplado pelos itens d e e, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. g) Ttulo de Especialista de curso pertencente (s) rea(s) do conhecimento, e quando citada(s), tambm (s) subrea(s), especificada(s) como prioritria(s) para cada vaga, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes, em consonncia com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital.

PONTUAO
25*

13*

7*

TITULAO ACADMICA

18*

9*

5*

10*

- Pgina 11 de 17 -

h) Ttulo de Especialista de curso pertencente rea do conhecimento de Educao, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. i) Ttulo de Especialista de curso no contemplado pelos itens g e h, revalidado, quando estrangeiro, ou oriundo de curso devidamente reconhecido, quando brasileiro, nos termos da Lei 9.394/1996 e alteraes subsequentes. j) Exerccio de Magistrio, em consonncia com o disposto no perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, em instituio pertencente Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica (Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia, Universidades, Centros Federais de Educao Tecnolgica e Escolas Tcnicas ou Agrotcnicas Federais) e no Colgio Pedro II, com valor de 1 (um) ponto por semestre. EXPERINCIA DE k) Exerccio de Magistrio na Educao Superior, em consonncia com o disposto no ENSINO perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, em outras instituies educacionais, com valor de 1 (um) ponto por semestre. l) Exerccio de Magistrio no Ensino Mdio e/ou na Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio, em consonncia com o disposto no perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, em outras instituies educacionais, e no caso de lnguas estrangeiras, em Centros de Lnguas, com valor de 1 (um) ponto por semestre. m) Livro editado com ISBN relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 2 (dois) pontos Cpia da Capa e da Ficha Catalogrfica que comprovem a autoria. n) Captulo de livro com ISBN relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 1 (um) ponto. o) Trabalho cientfico, publicado em peridico constante no Qualis (classificao A, CAPES), que seja relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 1 (um) ponto. p) Trabalho cientfico, publicado em peridico constante no Qualis (classificao B, EXPERINCIA CAPES), que seja relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada DE vaga ofertada neste Edital, com valor de 0,5 (meio) ponto. PESQUISA q) Trabalho cientfico, publicado em anais de Congresso Internacional, que seja relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 0,5 (meio) ponto. r) Trabalho cientfico, publicado em anais de Congresso Nacional, que seja relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 0,25 ponto. s) Orientao concluda de projeto de iniciao cientfica ou de monografia de Graduao ou de monografia de Especializao, com valor de 1 (um) ponto. t) Orientao concluda de dissertao de Mestrado ou de tese de Doutorado, com valor de 2 (dois) pontos. u) Autoria ou coautoria de projeto de extenso relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital e desenvolvido por meio de EXPERINCIA instituio educacional, com durao superior a 12 meses, com valor de 2 (dois) pontos. EM v) Autoria ou coautoria de projeto de extenso relacionado com perfil/habilitao exigidos EXTENSO para provimento de cada vaga ofertada neste Edital e desenvolvido por meio de instituio educacional, com durao de at 12 meses, com valor de 1 (um) ponto. EXPERINCIA w) Experincia Profissional (no acadmica) em consonncia com o disposto no PROFISSIONAL perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com (NO valor de 1 (um) ponto por semestre. ACADMICA) EXPERINCIA x) Experincia Profissional de Gesto Acadmica (cargos de direo e/ou chefias de PROFISSIONAL setores acadmicos), com valor de 1 (um) ponto por semestre. DE GESTO ACADMICA y) Diploma de Tcnico de Nvel Mdio relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 1 (um) ponto por diploma. OUTROS z) Comprovante de monitoria relacionado com perfil/habilitao exigidos para provimento de cada vaga ofertada neste Edital, com valor de 0,5 (meio) ponto por semestre.

5*

3*

Mximo 12**

Mximo 7**

Mximo 6**

Mximo 4*** Mximo 2*** Mximo 4*** Mximo 2*** Mximo 2 *** Mximo 1*** Mximo 3**** Mximo 4**** Mximo 6***** Mximo 4***** Mximo 15** (+)

Mximo 15** (+) Mximo 2****** Mximo 1*******

TOTAL MXIMO

100 pontos

OBSERVAES: (*) Os ttulos referentes s letras a, b, c, d, e, f, g, h e i no so cumulativos, sendo considerado apenas o ttulo que garantir maior pontuao para o candidato. Os ttulos de ps-graduao apresentados pelos candidatos devem ter validade nacional nos termos da Lei n 9.394/1996 e alteraes subsequentes, ou legislao anterior quando cabvel.

- Pgina 12 de 17 -

(**) Os ttulos referentes s letras j, k, l, w e x somente sero vlidos mediante comprovao atravs de carteira de trabalho, certido de tempo de servio, contrato de trabalho e/ou certido de prestao de servios, emitida por rgo competente e/ou conselho profissional, quando cabvel. (***) Os ttulos referentes s letras m, n, o, p, q e r somente sero vlidos se publicados a partir de 2009, sendo necessria a comprovao dessas publicaes. (****) Os ttulos referentes letra s e t somente sero vlidos se ocorridos a partir de 2009, sendo necessria a comprovao oficial por meio de certido de prestao de servios e/ou declarao de atividades fornecida por autoridade competente. (*****) Os ttulos referentes s letras u e v somente sero vlidos se aprovados a partir de 2009, sendo necessria a comprovao oficial por meio de termo de convnio e/ou portaria de instituio pblica e/ou contrato com rgo de financiamento. (******) Os ttulos referentes letra y apresentados pelos candidatos devem ter validade nacional nos termos da Lei n 9.394/1996 e alteraes posteriores, ou legislao anterior quando cabvel. (*******) Os ttulos referentes letra z somente sero vlidos mediante comprovao atravs de declarao/certido de atividades emitida pelo setor competente da Instituio de Ensino Superior (IES). (+) A soma da pontuao dos ttulos w e x no poder exceder 15 pontos.

10.8 O resultado da Prova de Ttulos ser divulgado at o dia 07 de abril de 2014, no endereo eletrnico http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos.

11.

DA INTERPOSIO DE RECURSOS E DO RESULTADO DA PROVA DE TTULOS

11.1 O candidato que desejar interpor recurso(s) quanto ao resultado da Prova de Ttulos poder faz-lo no dia 08 de abril de 2014, devendo das entrada deste(s) por meio de: a) Processo aberto no Setor de Protocolo de qualquer um dos campi do IFPB em funcionamento, conforme endereos e horrios dispostos no subitem 14.11; b) E-mail para o endereo recursos@ifpb.edu.br, com o assunto Recurso Prova de Ttulos Edital 27/2014 Processo Seletivo para Professor Substituto, utilizando para isso o endereo de e-mail informado na inscrio do concurso. 11.2 Os recursos devero ser claros e objetivos em relao ao ponto contestado, e devero estar devidamente fundamentados e instrudos, contendo: nome do candidato, nmero de inscrio, cargo a que concorre acompanhado do cdigo da unidade curricular, endereo para correspondncia e nmero de telefone. 11.3 Os documentos necessrios interposio de recursos devero ser dirigidos Comisso Permanente de Concursos Pblicos (Compec). 11.4 Os recursos sem a devida fundamentao ou identificao, ou interpostos atravs de fax no sero analisados. 11.5 Poder haver interposio de recurso por meio de procurao outorgada pelo candidato por instrumento particular, com firma reconhecida em cartrio, ou por instrumento pblico, dando poderes para tal fim. 11.6 Os resultados dos recursos julgados procedentes sero divulgados at o dia 11 de abril de 2014, no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. 12. DO RESULTADO FINAL

12.1 A nota final do candidato ser a mdia aritmtica entre a pontuao obtida na Prova de Desempenho e na Prova de Ttulos. 12.2 Os candidatos sero ordenados por unidade curricular/perfil de habilitao de acordo com os valores decrescentes das notas finais no concurso. 12.3 O nmero de candidatos aprovados nas listas de classificao geral e especfica, a serem homologadas no Dirio Oficial da Unio, obedecer ao disposto no artigo 16, 1, do Decreto n 6.944, de 21/08/2009, de acordo com a tabela a seguir: Nmero de vagas 1 (uma) Lista geral (ampla concorrncia) 4 (quatro) Lista especfica (PcD) 1 (um) Nmero mximo de candidatos aprovados 5 (cinco)

12.4 Os candidatos no classificados no nmero mximo de aprovados de que trata o subitem anterior, ainda que tenham atingido nota mnima, estaro automaticamente reprovados no concurso pblico.
- Pgina 13 de 17 -

12.5 Em caso de igualdade de pontos na mdia final, ter preferncia, para efeito de classificao, sucessivamente, o candidato: a) mais idoso (artigo 27 da Lei n 10.741, de 01/10/2003); b) com maior pontuao na Prova de Desempenho; c) que tiver mais idade. 12.6 Nenhum dos candidatos empatados na ltima classificao de aprovados ser considerado reprovado, nos termos do artigo 16, 3, do Decreto n 6.944, de 21/08/2009. 12.7 Somente no caso de serem considerados os critrios listados no subitem 12.5 e mesmo assim o empate persistir que se poder observar o disposto no subitem anterior. 12.8 O resultado final do Processo Seletivo ser divulgado at o dia 11 de abril de 2014, no portal do IFPB, no endereo http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos, e ser homologado por meio da publicao da lista de aprovados no Dirio Oficial da Unio, obedecendo-se ordem de classificao. 13. DA CONTRATAO E DA VALIDADE DA SELEO

13.1 No ato da contratao, o candidato aprovado dever comprovar que no teve contrato como Professor Substituto com Instituio Federal de Ensino nos ltimos 24 (vinte e quatro) meses, com base na Lei n 8.745/93 e legislao complementar. 13.2 Os candidatos aprovados sero convocados de acordo com o resultado final. 13.3 Se houver desistncia de algum candidato convocado, ser chamado o prximo candidato na lista de aprovados, respeitando-se a ordem de classificao. 13.4 Os contratos sero finalizados at um ano aps o incio do exerccio do magistrio. 13.5 O contrato poder ser renovado, de acordo com solicitao da Pr-Reitoria de Ensino, por meio de demanda da Diretoria-Geral de cada campus do IFPB, ou a qualquer tempo por questes legais. 13.6 O candidato aprovado poder ser contratado novamente apenas aps dois anos do trmino do seu contrato anterior. 13.7 Aos candidatos aprovados e classificados dentro do nmero de vagas neste Processo Seletivo no assegurado o direito contratao automtica. A concretizao deste ato deve ocorrer dentro do prazo de validade do Processo Seletivo, ficando condicionada observncia das disposies legais pertinentes e ao interesse, juzo e convenincia da administrao do IFPB. 13.8 Os candidatos aprovados e no classificados dentro do nmero de vagas podero ser contratados em funo das necessidades e disponibilidade de vagas futuras. 13.9 O presente Processo Seletivo ter validade de 12 (doze) meses, a contar da data de homologao do Resultado Final. 14. DAS DISPOSIES FINAIS

14.1 Compete exclusivamente ao candidato se certificar de que cumpre os requisitos estabelecidos pelo IFPB para concorrer s vagas, sob pena de, caso selecionado, perder o direito vaga. 14.2 de responsabilidade exclusiva do candidato a observncia dos procedimentos e dos prazos estabelecidos pelas normas que regulamentam o Processo Seletivo de que trata este Edital, bem como a verificao dos documentos exigidos e das respectivas datas e horrios de realizao das provas. 14.3 Sero divulgados, sempre que necessrio, editais e avisos oficiais sobre o Processo Seletivo. 14.4 de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicao de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo no Dirio Oficial da Unio e no portal do IFPB, pelo endereo eletrnico http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. 14.5 A inscrio do candidato no Processo Seletivo de que trata este Edital implica o conhecimento das normas e das informaes nele constantes, bem como a concordncia com estas. 14.6 A inexatido das informaes ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente realizao do Processo Seletivo, implicaro na eliminao sumria do candidato, ressalvado o direito de ampla defesa, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrio e todos os atos dela decorrentes, sem prejuzo de eventuais sanes de carter judicial. 14.7 No ser fornecido ao candidato documento comprobatrio de aprovao/classificao no Processo Seletivo, valendo, para esse fim, a publicao no Dirio Oficial da Unio.
- Pgina 14 de 17 -

14.8 O extrato do presente Edital ser publicado no Dirio Oficial da Unio e no endereo eletrnico http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos. 14.9 Os casos omissos e as situaes no previstas no presente Edital sero analisados e solucionados pelo IFPB. 14.10 Informaes sobre o Processo Seletivo: 14.10.1 Portal do IFPB: http://www.ifpb.edu.br/ingresso/concursos-publicos; 14.10.2 Telefone da Compec: (83) 3133-1650. 14.11 Endereos e horrios de atendimento nos setores de protocolo: IFPB Campus CABEDELO Horrio: 08h s 11h 14h s 17h Rua Pastor Jos Alves de Oliveira, s/n Centro IFPB Campus CAJAZEIRAS Horrio: 07h 30min s 11h 14h s 17h 30min Rua Jos Antonio da Silva, 300 Jardim Osis Cajazeiras/PB IFPB Campus CAMPINA GRANDE Horrio: 07h 30min s 11h 30min 13h 30min s 17h 30min Rua Tranquilino Coelho Lemos, 671 Jardim Dinamrica I Campina Grande/PB IFPB Ncleo Avanado de GUARABIRA Horrio: 08h s 11h 30min 14h s 17h Rua Jos Epaminondas, 573 Bairro Novo Guarabira/PB IFPB Campus JOO PESSOA Horrio: 08h s 11h 13h 30min s 17h Av. Primeiro de Maio, 720 Jaguaribe Joo Pessoa/PB IFPB Campus MONTEIRO Horrio: 09h s 11h 30min 14h s 17h Acesso Rodovia PB 264, s/n Bairro Vila Santa Maria Monteiro/PB IFPB Campus PATOS Horrio: 08h s 11h 30min 14h s 17h Escola Agrcola Acesso Rodovia PB 110, s/n Bairro Jatob Alto da Tubiba Patos/PB IFPB Campus PICU Horrio: 07h 30min s 11h 30min 14h s 17h Acesso Rodovia PB 151, s/n Bairro Cenecista Picu/PB IFPB Campus PRINCESA ISABEL Horrio: 09h s 11h 30min 14h s 17h Rua: So Roque, 108 Centro Princesa Isabel/PB IFPB Campus SOUSA Horrio: 07h 15min s 10h 45min 13h 15min s 16h 45min Rua Presidente Tancredo Neves, s/n, Bairro Jardim Sorrilndia Unidade Sede (Sousa)

- Pgina 15 de 17 -

15. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO PROFESSOR SUBSTITUTO/2014

ETAPA
Inscries Solicitao de Iseno das Despesas de Inscrio Divulgao das Solicitaes de Iseno Deferidas Divulgao da Relao de Candidatos Inscritos Divulgao do Local, Data e Hora das Provas de Desempenho Realizao das Provas de Desempenho Resultado das Provas de Desempenho Interposio de Recursos (Provas de Desempenho) Resultados dos Recursos (Provas de Desempenho) Divulgao dos Candidatos Habilitados s Provas de Ttulos Entrega de Ttulos Resultado da Prova de Ttulos Interposio de Recursos (Provas de Ttulos) Resultado dos Recursos (Provas de Ttulos) Resultado Final do Processo Seletivo

PERODO
31 de janeiro a 21 de fevereiro de 2014 03 e 04 de fevereiro de 2014 12 de fevereiro de 2014 26 de fevereiro de 2014 07 de maro de 2014 18, 19 e 20 de maro de 2014 21 de maro de 2014 24 de maro de 2014 28 de maro de 2014 28 de maro de 2014 31 de maro de 2014 07 de abril de 2014 08 de abril de 2014 11 de abril de 2014 11 de abril de 2014

Joo Pessoa (PB), 31 de janeiro de 2014.

JOO BATISTA DE OLIVEIRA SILVA Reitor do IFPB

- Pgina 16 de 17 -

ANEXO I - MODELO DE LAUDO MDICO PARA CANDIDATOS COM DEFICINCIA Nome completo do candidato: ______________________________________________________________ CPF: ______________________________________RG: _________________________________________ rgo expedidor: ______________________________ Data de expedio: __________________________
Atesto que _________________________________________________________ est enquadrado na definio do artigo 4 do Decreto n 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com alteraes introduzidas pelo artigo 70, do Decreto n 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

1. ESPCIE DE DEFICINCIA:
Fsica ( ) - Auditiva ( ) - Visual ( ) - Mental ( ) - Deficincias mltiplas ( ) 2. DEFICINCIA FSICA (EXCETO AS DEFORMIDADES ESTTICAS OU AS QUE NO PRODUZAM DIFICULDADE PARA O DESEMPENHO DE FUNES). ( ) Paraplegia - ( ) Paraparesia - ( ) Monoplegia - ( ) Monoparesia - ( ) Tetraplegia - ( ) Tetraparesia ( ) Triplegia - ( ) Triparesia - ( ) Hemiplegia - ( ) Hemiparesia - ( ) Paralisia cerebral - ( ) Ostomias ( ) Amputao ou ausncia de membro ( ) Membros com deformidades congnitas ou adquiridas ( ) Nanismo

3. DEFICINCIA VISUAL:
( ) Cegueira Acuidade visual menor ou igual a 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica. ( ) Baixa viso Acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correo ptica. ( ) Somatria da medida do campo visual em ambos os olhos igual ou menor que 60. 4. DEFICINCIA MENTAL: ( ) Funcionamento intelectual significativamente inferior mdia, com manifestaes antes dos 18 anos e limitaes associadas a duas ou mais reas de habilidades adaptativas, tais como: Comunicao, Cuidados pessoais, Habilidades sociais, Utilizao de recursos da comunidade, Sade e Segurana, Habilidades acadmicas, Lazer e Trabalho.

5. DEFICINCIA AUDITIVA:
( ) Perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibis ou mais, aferida por audiograma nas frequncias de 500hz, 1000hz, 2000hz e 3000hz. 6. Descrever o grau ou nvel da deficincia constatada (interferncias funcionais promovidas pela deficincia): ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 7. Causa ou origem da deficincia constatada: ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ 8. CID da deficincia constatada (Classificao Internacional de Doenas):____________________________________ Localidade e data:___________________________________________________________ __________________________________________________ Assinatura/CRM

- Pgina 17 de 17 -

You might also like