You are on page 1of 3

1 PASSO Dinmica: das tarefas 1 ) Todos pegam todo seu material que trouxe a aula e segura em p; 2) Pensam nas

suas tarefas no trabalho; 3) Vai saindo 1 a 1 e entregando suas coisas a um colega a sua escolha; 4) At que no consigam mais segurar as coisas; 5) Ser passada a lio que juntos, o trabalho se torna mais fcil.

2 PASSO Dinmica: " das diferenas " Material: Pedao de papel em branco, caneta Procedimento: 1) O condutor da dinmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo. 2) O condutor da dinmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. 3) Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. 4) Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoo e um tronco. importante ressaltar sempre que no se pode tirar o lpis ou caneta do papel. 5) Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinmica ressalta que no h nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situao de diversas maneiras, que somos multifacetados, porm com vises de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro.

3 PASSO Dinmica: "Auxlio mtuo" Objetivo: Para reflexo da importncia do prximo em nossa vida Material: Pirulito para cada participante. Procedimento: 1) Todos em crculo, de p. dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: 2) todos devem segurar o pirulito com a mo direita, com o brao estendido. No pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobr-lo. A mo esquerda fica livre. 3) Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, j na posio correta (brao estendido, segurando o pirulito e de p, em crculo). Para isso, pode-se utilizar a mo esquerda. 4) O mediador da dinmica, recolhe os papis e em seguida, d a seguinte orientao: sem sair do lugar em que esto, todos devem chupar o pirulito! Aguardar at que algum tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que s h uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais iro oferecer e todos podero chupar o pirulito. Encerra-se a dinmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discusso que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexo de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de ajudando ao outro que seremos ajudados.

4 PASSO Dinmica de construo do conhecimento, 1) Formar grupos de 5 integrantes; 2) Cada grupo ir as compras, comprando 1 produto por vez, produto este que no ir mais ficar disponvel para compras novamente; 3) Com os produtos comprados, os grupos iro cosntruir/fazer algo, um produto novo; 4) Aps o novo produto feito, cada grupo dever fazer o passo a passo da construo do produto; 5) Aps a 4 etapa, o grupo dever descrever, o que o DADO, INFORMAO E CONHECIMENTO no processo. 6) Quando ocorreu a passagem do conhecimento tcito para o Explcito?

You might also like