You are on page 1of 47

1

Gesto de Clnicas Veterinrias e Pet Shops


Nmero da Disciplina

JEFFERSON BRAGA Administrador de Empresas, graduado pela Faculdade Oswaldo Cruz. Ps Graduado em Administrao Financeira e Controladoria pela Faculdade Oswaldo Cruz. Possui 30 anos de experincia, conhecimentos tcnicos e vivncia profissional nas reas de Gesto, Finanas, Inovao, Treinamento e Comercial, nas atividades de Prospeco, Desenvolvimento e Implantao de Novos Negcios, Remodelagem de Negcios, Estudos de Viabilidade Econmico-Financeira, Coordenao de Projetos, Ps-Vendas e Inovao como ferramenta de criao e de desenvolvimento de novos negcios e cultura organizacional com foco no Cliente, entre outras. Desenvolve trabalhos no segmento Pet em todo o territrio nacional, desde 2000, com fabricantes nacionais e multinacionais, bem como para distribuidores e varejistas. Criou ferramentas, palestras e treinamentos com abordagem diversa, alm de escrever e participar de discusses frequentes com veculos de informao desse meio h mais de 10 anos. fundador da Gesto Consultoria de Negcios e Treinamento, atuando no mercado Pet atravs da diviso PetConsult. 3

Programao
Pontos importantes para a abertura do negcio (fsicos e comerciais) Obteno de alvars e licenas Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas Anlise dos pontos crticos Arquivamento de documentos Fluxo de caixa, capital de giro, contas a receber e contas a pagar Anlise do perfil do cliente Elaborao de preo dos servios e de venda de produtos Como agir dentro da lei trabalhista Treinamento e motivao dos funcionrios Divulgao e promoes

Pontos importantes para a abertura do negcio


Fsicos Localizao Estado do imvel Custo de adaptao Documentao do Imvel

Pontos importantes para a abertura do negcio


Comerciais Localizao Vizinhana Concorrentes Perspectiva de valores do locatrio

Obteno de alvars e licenas


As esferas federal, estadual e municipal no se comunicam nesses tpicos e isso exige atuao individual em cada um: -Federal e estadual abertura da empresa e registro na junta comercial utilize um Contador; -CRMV registro atravs dos formulrios disponibilizados no site. Pet shop gera um registro e consultrio ou clnica gera outro (consulte o site do CRMV de sua regio); Riscos a falta desses registros pode impedir totalmente a atuao da empresa.
7

Obteno de alvars e licenas


-Estadual caso a empresa trabalhe com comrcio de produtos, obrigatria a inscrio estadual verificar com Contador; -Municipal vigilncia sanitria, lixo perfuro-cortante, remoo de corpos; Riscos a falta de inscrio estadual no permite a compra de produtos atravs dos fornecedores/distribuidores.

Obteno de alvars e licenas


-Municipal Alvar de funcionamento. Cada prefeitura possui exigncias fsicas, documentais e de zoneamento diferentes para a concesso do alvar. Consulte um Contador. Riscos: a falta do alvar pode impedir os demais processos municipais como: exposio de placas com o nome da empresa e a coleta de lixo especfico, entre outros.

Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas


Definio do mix de vendas:
Produtos Quais itens sero revendidos de acordo com a estratgia do negcio. Alguns itens passam por constante guerra de preos. Servios Posso oferecer servios diferenciados? Minha equipe est preparada para executar apenas tarefas comuns?

Produtos diferenciados facilitam a O preo de mercado adequado ao prtica de preos maiores porque no meu negcio? so achados com facilidade na concorrncia.

10

Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas


Armadilhas
Produtos Clculo errado de preo. Confundir margem bruta com lucro. Margem bruta o que sobra do preo de venda, descontado o custo do produto. Servios Clculo errado de preo. Concluir que os servios no tem custo e s geram lucro.

11

Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas


Servios Para montar a estratgia de servios, considere sempre o pblico na sua regio e a capacitao da sua equipe. As pessoas pagam mais por um bom servio, mas, lembrese de que deve oferecer, de fato, algo diferenciado.

12

Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas


Servios Os servios tendem a oferecer maior lucratividade, mas, nunca esquea que eles tambm carregam seus custos, principalmente de mo de obra. Alguns servios dependem de produtos, como o banho, por exemplo. Os cosmticos devem ser considerados, alm dos adereos e demais itens.

13

Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas


-Gerenciamento atravs de controles objetivos. -Cuidado com as compras nem sempre um bom preo ajuda a vender um item de baixo giro. -Gesto de estoque curva ABC e XYZ. -Acompanhamento das vendas vender e lucrar so duas coisas diferentes.

14

Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas

15

Levantamento de dados dos servios, estoque e Curva ABC de Medicamentos vendas


10 9 8 7 6 5 4 3 2

7,00%

6,00%

5,00%

Total de Itens cadastrados 288, curva ABC 77 - 52,38% - itens de 147 vendidos

4,00%

3,00%

2,00%

1,00% 1 0 DRONT ENDOG REVOL CARDO EPIOTI AL MECTI ARD CAPST CAPST RICO MEC C DEFEN PLUS FATOR HEMOL UTION MAX VANGU 2,5KG PANOL VANGU AR AR DISPLA PLUS SPHER SOR 10KG (4 ESTRE ITAM CAES 12MG ARD OG ARD 11,4MG 57,0MG C/6 COMPR SSE GOTAS DE 2,6 Y CX MCQ ULITES 1ML COMP 15ML PLUS (AZUL) (VERDE 30COM HTLP (AZUL) 100ML - vacina . PET 30ML AT5,0 COMP P (5405) un ) un BLISTE KG un (5405) un R) 9 8 8 7 7 6 5 4 4 4 3 3 3 3 3 6,12% 5,44% 5,44% 4,76% 4,76% 4,08% 3,40% 2,72% 2,72% 2,72% 2,04% 2,04% 2,04% 2,04% 2,04% 0,00%

Sada Total Partic. %

16

Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas

Ponderando: nem sempre o item que vende mais o que oferece a melhor rentabilidade!

17

Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas

18

Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas


Como voc pode ver, analisar os produtos vendidos ajuda e muito a gerir o estoque. Criar uma metodologia de compras cuidadosa, sem exageros far com que a sua empresa tenha sade financeira e possa sempre renovar os produtos que sero vendidos. Nem sempre os descontos oferecidos pelos fornecedores ajudam. Tenha as rdeas do estoque e do giro de produtos em mos e consiga fazer o seu dinheiro render mais.

19

Levantamento de dados dos servios, estoque e vendas


Analisar as vendas/faturamento mensalmente importante e ajuda na gesto da empresa para direcionar os recursos de forma a buscar o cumprimento das metas propostas. A composio do faturamento pelas unidades de negcio (lojas, banho e tosa e consultrio, por exemplo), mostram o desempenho individual e quanto cada unidade representa do total. Conhecer essas informaes importante para poder medir a rentabilidade de sua empresa e at mesmo verificar se est valendo a pena determinada atividade.
20

Levantamento de dados dos servios, estoque e Faturamento Total por Unidade de Negcio vendas
25.000,00 60% 50%

20.000,00

40% 15.000,00 30% 10.000,00 20%

5.000,00

10%

0,00 Fatura//o % Partic.

Loja 22.433,10 52%

B/T 15.974,50 37%

Clnica 3.946,80 9%

Outros 822,60 2%

0%

21

Anlise dos pontos crticos


A gesto do negcio pet exige extrema ateno em diversos pontos, entre eles: -Gesto de compras no se comprar o que no precisa; -Pessoal dificuldade em encontrar profissionais capacitados e comprometidos; -Concorrncia existe a cultura de querer vender mais barato do que o vizinho ao invs de buscar se posicionar; -Falta de treinamento preparar a equipe para atendimento ao cliente e vendas fundamental;

22

Anlise dos pontos crticos


-Gesto financeira efetiva possuir controles e disciplina para gerenciar o fluxo financeiro diariamente; -Alvars e licenas buscar informaes nos rgos indicados anteriormente e, na dvida, consultar um contador; -Espao fsico oferecer um espao adequado operao, buscando sempre um ambiente limpo, iluminado e organizado; -Vendas trabalhar com metas para todos os funcionrios envolvidos no processo comercial; -Produtividade controlar o que cada funcionrio produz;
23

Arquivamento de documentos
A empresa dever manter seus registros no CRMV e demais, em local visvel conforme indicao do rgo competente. Como documentos complementares, todos os que estiverem envolvidos na operao da empresa, sero orientados pelo contador sobre seu respectivo fluxo. As notas fiscais de entrada, sada, pagamentos etc sero tambm devidamente orientados pelo contador.

24

Fluxo de caixa, capital de giro, contas a receber e contas a pagar


Fluxo de Caixa Atravs desse controle possvel monitorar: Entradas contas a receber; Sadas contas a pagar; Disponibilidade diria, semanal e mensal; Consolidando teremos: Tipos de entradas; Sadas totalizadas por tipo/categoria; Gesto do caixa
25

Fluxo de caixa, capital de giro, contas a receber e contas a pagar


Fluxo de Caixa
Data Entradas Dinheiro Recebto Carto 1 2 3 4 5

Exemplo Resumido de Fluxo de Caixa

Total

Sadas Fornecedores Salrios Impostos Aluguel Total Saldo Inicial Entradas Sadas Saldo Final

26

Fluxo de caixa, capital de giro, contas a receber e contas a pagar


uma ferramenta fundamental no planejamento financeiro da empresa, porque permite visualizar os pontos de falta e/ou sobra de recursos. -Empresto? -Invisto? -Adianto recebveis? -Postergo pagamentos? Permite verificar e consolidar uma viso clara do caixa atravs da comparao entre previsto e realizado.
27

Fluxo de caixa, capital de giro, contas a receber e contas a pagar


Benefcios: Conhecer o destino e origem dos recursos; Permitir a gesto adequada do caixa; Antever cenrios; Promover o planejamento financeiro.

28

Fluxo de caixa, capital de giro, contas a receber e contas a pagar


Utilizando o fluxo de caixa, vamos aliment-lo com as vendas realizadas a receber e recebidas, a ttulo de contas a receber. Esse controle nos mostra um cenrio de receitas que nos permitem planejar as compras, e demais pagamentos em datas de maior entrada. Da mesma forma, as sadas, a ttulo de contas a pagar, iro para o fluxo de caixa. Teremos total controle sobre as compras de fornecedores, despesas operacionais, gastos com pessoal etc.

29

Anlise do perfil do cliente


Os clientes apresentam diversos perfis que se refletem em seu comportamento, influenciando sua atitude de compra: Comedido; Expansivo; Meticuloso; Mal humorado;

30

Elaborao de preo dos servios e de venda de produtos


O trabalho de precificao deve ser estruturado respeitando a caracterstica do que se oferece, ou seja, produtos e/ou servios. Cada qual tem sua metodologia que considera suas peculiaridades. Vejamos a seguir os roteiros bsicos de clculo:

31

Elaborao de preo dos servios e de venda de produtos


Produtos: Considerar como base o custo do produto incluindo os impostos e frete. O clculo do preo de venda de produtos pode ser feito de duas maneiras, sendo: margem ou mark up.

32

Elaborao de preo dos servios e de venda de produtos


Mark up Valor de custo = R$ 20,00 Clculo: 20,00 X 1,4 = R$ 28,00 Acrscimo pretendido = 40%
Preo de Venda

Margem Valor de custo = R$ 20,00 Acrscimo pretendido = 40%

Clculo: 20,00 / (1-0,40) = 20,00 / 0,60 = R$ 33,33


Preo de Venda
33

Elaborao de preo dos servios e de venda de produtos


fundamental destacar que a diferena entre o preo de venda calculado e o preo de custo no lucro e sim margem bruta. Tal margem tem como objetivo cobrir os custos fixos (aluguel, gua, luz, salrios etc), para ento compor o lucro. Esse sim, o que consideramos a sobra, ou seja, aps cobrir todas as despesas e custos que chagamos ao lucro.

34

Elaborao de preo dos servios e de venda de produtos


Servios: Os servios devem considerar como base, o custo da mo de obra com todos os encargos, benefcios e demais desembolsos com pessoal. Tambm vale considerar o uso do espao onde a atividade ocorre.

35

Elaborao de preo dos servios e de venda de produtos


Concluindo: Em ambos os casos de clculo de preos importante considerar os impostos incidentes que sero informados pelo Contador. O sistema tributrio brasileiro dispe de categorias diferentes e impostos que variam pelo porte, atividade da empresa entre outros.

36

Como agir dentro da lei trabalhista


As questes trabalhistas envolvem tanto a empresa como o empregado no tocante a direitos e deveres. Assim como a empresa deve registrar os seus funcionrios ou utilizar o contrato de prestao de servios, quando se aplicar. Todas as orientaes desse assunto devem partir do Contador, visto seu conhecimento e atualizaes constantes.

37

Como agir dentro da lei trabalhista


As empresas precisam seguir as indicaes de classe dos funcionrios/atividade e patronal (empresa) que variam de acordo com acordos locais que indicam carga horria, remunerao, benefcios e demais informaes. Esse mais um ponto que refora a importncia do auxlio de um Contador. No segmento Pet, na rea de esttica, por exemplo, obrigatrio o uso de EPIs equipamentos de proteo individual. Aqueles que trabalham na sala de esttica, devem usar: culos, avental, mscara e protetor auricular.

38

Como agir dentro da lei trabalhista


Determinadas exigncias trabalhistas tambm so indicadas pelo CRMV. Nesse caso, as unidades do rgo espalhadas pelo Brasil, podem prestar tais informaes.

39

Treinamento e motivao dos funcionrios


Indiscutivelmente, uma equipe treinada e bem preparada trar melhores resultados. Treinamentos sobre os produtos revendidos so importantes e aplicados pelos respectivos fornecedores. Na parte de atendimento e vendas, os clientes tendem a pagar mais por um bom servio. Um time forte, entusiasmado e direcionado passa uma imagem positiva da empresa e atrai maior movimento resultando em mais vendas.

40

Treinamento e motivao dos funcionrios


Desenvolver um plano de treinamento fundamental e ajuda, inclusive, os empregados a sentirem-se valorizados e como resultado, estes apresentam maior motivao. Motivar uma equipe um trabalho contnuo que tambm consiste em entender o que motiva cada pessoa. Uns podem se motivar por dinheiro (salrios, prmios etc), outros podem se motivar pelo ambiente, metas, desafios e assim por diante. Entender cada pea do grupo facilita o caminho e traz resultados mais rapidamente.
41

Divulgao e promoes
Como j dizia o velho chavo: propaganda a alma do negcio. A partir do momento em que a proposta de valor da empresa est definida, falamos em uma mensagem clara sobre o que se oferece e como. Por exemplo: uma pet shop com produtos mais elaborados, nem sempre ser alvo de um comprador que s procura preo baixo e no se importa com novidades, produtos e servios mais elaborados.

42

Divulgao e promoes
Defina o que a sua empresa pretende oferecer e para quem ela quer oferecer. Uma vez feito esse processo, fica mais fcil de buscar em quais canais de mdia voc poder encontrar o seu pblico alvo. Gastar muito em propaganda pode no significar nada, se a verba no for aplicada nos canais certos. Em cada regio podemos ter uma cultura diferente, mesmo dentro da mesma cidade e isso influencia diretamente na escolha da mdia.
43

Divulgao e promoes
Promoes: Em certos momentos o uso de promoes pode ser til para vender itens que esto parados nas prateleiras ou em casos de campanhas especiais. Na hora de montar uma promoo, tenha certeza que o benefcio oferecido no est lhe prejudicando ao invs de ajudar. Observe que os produtos oferecidos nesse mercado, precisam de margens diferentes para serem atrativos e isso implica em vender algo mais barato que j oferece pouco lucro.
44

Divulgao e promoes
Promoes: Uma estratgia que pode ser utilizada verificar com os fornecedores se existe alguma condio especial para determinado produto. De maneira geral as promoes devem se concentrar claramente na sua estratgia de produtos que esto parados ou que ofeream uma condio especial. Caso contrrio, o resultado pode ser negativo.

45

Divulgao e promoes
A promoo tambm precisa ser divulgada para ter efeito, portanto, eleja os canais que utilizar para que tenha efeito seu esforo. Cuide para que os recursos investidos na divulgao e nas promoes lhe proporcionem bons resultados. Falar com o mercado importante desde que a mensagem seja clara e corresponda ao que a sua empresa pretende. Bons negcios!

46

47

You might also like