You are on page 1of 5

Semeando e colhendo

28.11.10 colheita, sementes

Acho interessante como a Bblia usa as coisas bem conhecidas para nos ensinar aquelas que ainda no conhecemos. O Novo estamento usa o princpio da semeadura e da colheita. !sse princpio se aplica a tudo na vida, se"a na a#ricultura, biolo#ia, $sica, moral e na espiritualidade. O te%to de &'latas (.()10, especialmente o versculo *, mostra isso de uma $orma at+ picante. ,e"amos a passa#em bblica-

Mas aquele que est sendo instrudo na palavra faa participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. No vos enganeis: de Deus no se zomba pois aquilo que o !omem semear" isso tamb#m ceifar. $orque o que semeia para a sua pr%pria carne da carne col!er corrupo mas o que semeia para o &sprito do &sprito col!er vida eterna. & no nos cansemos de fazer o bem" porque a seu tempo ceifaremos" se no desfalecermos. $or isso" enquanto tivermos oportunidade" faamos o bem a todos" mas principalmente aos da famlia da f#'.

.empre colhemos o que semeamos/ colhemos sempre mais do que o que semeamos/ e colhemos numa +poca di$erente da que semeamos. A quantidade da colheita depende da quantidade da semeadura. 0sso se aplica 1 vida tanto quanto se aplica a a#ricultura. 0sso deve acontecer de $orma disposta e ale#re-

2! isto a$irmo- aquele que semeia pouco pouco tamb+m cei$ar'/ e o que semeia com $artura com abund3ncia tamb+m cei$ar'. 4ada um contribua se#undo tiver proposto no cora5o, no com triste6a ou por necessidade/ porque 7eus ama a quem d' com ale#ria8 924o :.()*;.

,e"amos inicialmente o versculo *. 7ele deriva todo o conte%to da passa#em em vo#a. O verso nos alerta que de 7eus no se 6omba. Ou se"a, nin#u+m torce o nari6 para 7eus sem as devidas implica5<es. Nin#u+m pode brincar, despre6ar, e passar a perna em 7eus. =odemos en#anar a n>s mesmos, mas no podemos en#anar a 7eus. Nin#u+m escapa da lei da semeadura e da colheita.

=aulo aplica o princpio 2semeando e colhendo8 a tr?s es$eras da e%peri?ncia crist. !le opera nessas 'reas de $orma pr'tica. =or isso, devemos atentar para isso.

1. Semeando na vida de quem nos instrui na palavra de Deus (v. 6)

oda pessoa que recebe instru5o crist, se"a em particular ou $a6endo parte da comunidade, deve a"udar a sustentar o seu pastor e mestre. O pastor pode esperar ser sustentado pela comunidade dos irmos na $+. !le semeia a boa semente da =alavra de 7eus e colhe o sustento. As !scrituras .a#radas assim ensinam-

27i#no + o trabalhador do seu sal'rio8 9@c 10.*;.

2.e n>s vos semeamos as coisas espirituais, ser' muito recolhermos de v>s bens materiaisA8 914o :.11;.

2Assim ordenou tamb+m o .enhor aos que pre#am o evan#elho que vivam do evan#elho8 914o :.1B;.

27evem ser considerados merecedores de dobrados honor'rios os presbteros que presidem bem, com especialidade os que se a$adi#am na palavra e no ensino8 91 m C.1*;.

Al#u+m poderia di6er- 2!nto, temos que pa#ar para receber o ensino da BbliaA8. No. Note que a palavra bblica no te%to que estamos analisando + 2participante8 9&l (.(;, que tem o sentido de comunho. O pastor partilha as coisas espirituais com a comunidade, e esta partilha com ele as coisas materiais.

2. Semeando em nossas prprias vidas (v. 8)

Aqui a vida + comparada a uma propriedade rural e a carne e o !sprito so dois campos em que n>s semeamos. 4abe a cada um de n>s escolhermos onde e o que semear D na carne ou no !sprito. A Bblia di6- 2andai no !sprito e "amais satis$areis 1 concupisc?ncia da carne8 9&l C.1(;. O !sprito .anto + comparado ao caminho pelo qual devemos andar e ao campo no qual devemos semear 9&l (.8;. A vida crist + tamb+m comparada a um campo de batalha, e a carne e o esprito so dois permanentes combatentes um contra o outro- 2=orque a carne milita contra o !sprito, e o !sprito, contra a carne, porque so opostos entre si/ para que no $a5ais o que, porventura, se"a do vosso querer8 9&l C.1*;.

A carne re$ere)se 1 nossa nature6a cada, com suas pai%<es e concupisc?ncias 9&l C.2B;. A carne deve ser controlada/ na verdade ela deve ser morta 94l E.C;, caso contr'rio, ela se mani$estar' em obras m's em nossa vida- 2prostitui5o, impure6a, lascvia, idolatria, $eiti5arias, inimi6ades, por$ias, ciFmes, iras, disc>rdias, dissens<es, $ac5<es, inve"as, bebedices, #lutonarias e coisas semelhantes a estas8 9&l C.1:)21;. Os que vivem nessas pr'ticas no herdaro o reino de 7eus. .emear

na carne + uma escolha. 4ruci$icamos a carne ou semeamos nela. A santidade + uma colheita. A deciso + nossa.

.emear para o !sprito + o mesmo que andar no !sprito 9&l C.1(, 2C;. 7evemos buscar e pensar nas coisas l' do alto onde 4risto vive 94l E.1)2;. Guem semeia no !sprito colhe o $ruto do !sprito- 2amor, ale#ria, pa6, lon#animidade, beni#nidade, bondade, $idelidade, mansido, domnio pr>prio8 9&l C.22)2E;.

Hica claro que semear para a carne resulta em colher corrup5o/ e que semear para o !sprito resulta em colher do !sprito vida eterna 9&l (.8;.

3. Semeando na vida dos outros (vs. 9-10)

Ha6er o bem no + to natural quanto deveria ser. =or isso, o te%to di6 para no cansarmos e no des$alecermos, porque no tempo devido colheremos os resultados de nossa semeadura. 0sso me $a6 lembrar o !clesiastes que di6- 2@an5a o teu po sobre as '#uas, porque depois de muitos dias o achar's. Ieparte com sete e ainda com oito, porque no sabes que mal sobreviver' 1 terra8 9!c 11.1)2;.

7evemos aproveitar as oportunidades que temos para $a6er o bem 94l B.C;. O bem que devemos $a6er deve ser $eito a todos. .e nosso inimi#o tiver $ome, devemos dar)lhe de comer/ se tiver sede, devemos dar)lhe de beber 9Im 12.20;. Jesus disse- 2amai os vossos inimi#os e orai pelos que vos perse#uem8 9Kt C.BB;. isso quer di6er que devemos $a6er o bem a todas as pessoas indistintamente. udo

4ontudo, + interessante observar o $inal do verso 10 que di6 para o bem ser $eito principalmente aos da $amlia da $+. Ou se"a, em qualquer circunst3ncia em que $or necess'rio ou possvel $a6er o bem, no devemos nos omitir. Kas, se podemos escolher por onde devemos come5ar, + na $amlia da $+, entre os irmos da

comunidade. 0sso pode ser ainda mais espec$ico quando lemos em outro lu#ar2Ora, se al#u+m no tem cuidado dos seus e especialmente dos da pr>pria casa, tem ne#ado a $+ e + pior do que o descrente8 91 m C.8;. .e al#u+m no cuida de sua pr>pria $amlia, como cuidar' da i#re"a, e ainda mais, como poder' $a6er o bem a todosA

Con lus!o

4onsideramos tr?s 'reas onde aplicar o princpio de que 2aquilo que o homem semear, isso tamb+m colher'8. Na primeira a semente + a =alavra de 7eus, semeada pelos mestres nas mentes e cora5<es da comunidade. Na se#unda, a semente so nossos pensamentos e atos, semeando no campo da carne ou do !sprito. Na terceira, a semente so as boas obras, semeadas nas vidas de outras pessoas na comunidade.

You might also like