You are on page 1of 16

Teoria Musical I

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I

OFICINA DE ESTUDOS DA ARTE ESPRITA APOSTILA DE TEORIA MUSICAL Parte 1 3 edio ELABORADO POR EQUIPE OFICINA Rio de Janeiro Brasil 2010 Copyleft Todos os direitos liberados. incentivada a reproduo da obra ou parte dela, desde que citada a fonte, para fins educacionais, mesmo sem prvia autorizao do portador dos direitos autorais. APOIO:

www.oficina.org.br

-2-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Sumrio

Mensagem aos trabalhadores da arte esprita ....................................................................4 Introduo ....................................................................................................................5 Conceito de msica ........................................................................................................6 Caractersticas do som ....................................................................................................6 Elementos que compe a msica......................................................................................6 Pulso e Andamento.........................................................................................................7 Figuras Rtmicas.............................................................................................................7 Equivalncia de Valores ..................................................................................................8 Instrumentos Musicais ....................................................................................................9 Notao Musical ........................................................................................................... 10 Compasso ................................................................................................................... 11 Frmula de compasso ................................................................................................... 11 Sinais de repetio ....................................................................................................... 12 Casa de Primeira e de Segunda Vez................................................................................ 13 Coda e Segno .............................................................................................................. 15 Repetio de trecho meldico ........................................................................................ 16 Fermata ...................................................................................................................... 17 Ligadura ..................................................................................................................... 18 Ponto de Aumento........................................................................................................ 19 Tom e Semitom ........................................................................................................... 20 Enarmonia................................................................................................................... 21 Escala Cromtica.......................................................................................................... 22 Acordes / Cifras ........................................................................................................... 23

-3-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Mensagem aos trabalhadores da arte esprita

Caros colegas, A msica conhecida e praticada desde a pr-histria. Ainda no ramos homo sapiens e j utilizvamos percusso corporal e imitvamos os sons da natureza. Certamente no era a msica como a conhecemos hoje, mas com certeza exercia seu poder incrvel sobre todos. E desde que surgiram no mundo, por volta de 10.000 A.C., os instrumentos musicais tambm fascinam as pessoas. A histria da msica confunde-se, com a prpria histria do desenvolvimento da inteligncia e da cultura humanas. Atualmente no se conhece nenhuma civilizao ou agrupamento que no possua manifestaes musicais prprias. E o movimento esprita no foge a esta regra, construindo e reconstruindo sua identidade musical a cada dia. A Oficina surge ento de uma necessidade de qualificar os trabalhadores da msica no movimento esprita, e desde 2003 vem crescendo, solidificando suas bases tericas e aperfeioando sua prtica. De um ensaio de um grupo de violeiros do plo XIII de COMEERJ (Confraternizao das Mocidades Espritas do estado do Rio de Janeiro) tornou-se um curso estruturado onde os interessados podem aprender teoria musical, percepo, prtica do instrumento alm de vivncias em que so trabalhados elementos como a timidez e a comunicao entre outros. Este trabalho se ampliou para alm das fronteiras da COMEERJ e hoje conta com integrantes oriundos de diversas regies, que no so necessariamente ligados a nenhum plo. Todos os encontros possuem o momento de estudo da Doutrina Esprita aplicado atividade artstica, passando por temas como vaidade, orgulho, fluidos, pensamento, postura do trabalhador, entre outros, mas sempre pautados na codificao Kardequiana. A OFICINA j formou vrios dos seus prprios professores de msica e forma tambm multiplicadores que j comeam a desenvolver trabalhos similares em outras regies. Ao longo destes anos, tivemos participaes muito especiais de colegas que desenvolvem trabalhos significativos dentro do movimento esprita fazendo palestras sobre suas experincias na evangelizao atravs da msica. Marielza Tiscate, Fbio Alves, Allan Filho, Luiz Pedro so alguns dos que apiam o trabalho da OFICINA. Resumindo, a proposta da OFICINA fortalecer a ao evangelizadora atravs da arte luz da Doutrina Esprita.

-4-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Introduo Este material foi desenvolvido para auxiliar seu aprendizado. Ele foi elaborado de modo a fomentar sua pesquisa e estudo. Freqentar as aulas e ler esta apostila NO garantem seu aprendizado. Somente aliando seu esforo e dedicao dirios, voc conseguir seu desenvolvimento pleno no estudo da msica. No princpio do aprendizado existe muita dificuldade para se obter um som agradvel. Ao fazer os exerccios com ateno, voc est coordenando as mos e melhorando os msculos dos dedos. Este comeo muito difcil sendo um grande desafio, que voc pode vencer se for persistente e programar um horrio certo para o treino. Treinar, mesmo que um pouco, todos os dias; Fazer os exerccios com ateno; Executar os exerccios com ateno na postura correta das mos e das costas; Procurar ouvir tudo o que est tocando e memorizar suas caractersticas;

Muitas pessoas imaginam que vo obter resultados imediatos e quando percebem que as coisas no funcionam desta forma acabam desistindo. Pense que todos aqueles que voc admira passaram pelo mesmo processo que voc, ou seja; tiveram que aprender do zero. Qualquer um pode aprender, embora alguns tenham mais facilidade que outros. Entretanto, o que determina o sucesso a FORA DE VONTADE de cada um. Quanto tempo vai precisar? VOC quem estabelecer conforme seu esforo aliado sua ateno ao treinamento. Mas no se preocupe com o tempo, pois ele passar do mesmo jeito. Seja perseverante e saboreie cada passo do curso como um degrau alcanado. Leia as lies atenciosamente, mentalize-as e se preciso, releia-as at que tenha compreendido bem. O programa terico ser aplicado atravs de vivncias rtmicas e sonoras, despertando e desenvolvendo a musicalidade do indivduo. Os estudos contaro com exemplos prticos e sero enriquecidos com apreciaes musicais de estilos e gneros variados. Pratique cada exerccio e siga as instrues minuciosamente. Cada passo essencial para o passo seguinte, assim como numa construo; um tijolo sobre o outro. A Natureza no d saltos, porm o progresso Lei divina. Bom estudo.

-5-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Conceito de Msica Definir a msica no tarefa fcil porque apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, difcil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa prtica. Mais do que qualquer outra manifestao humana, a msica contm e manipula o som e o organiza no tempo. Um dos poucos consensos que ela consiste em uma combinao de sons e de silncios, numa sequncia simultnea ou em sequncias sucessivas e simultneas que se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido engloba toda combinao de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audio. Isso inclui variaes nas caractersticas do som (altura, durao, intensidade e timbre) que podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia). Ritmo, melodia e harmonia so entendidos aqui apenas em seu sentido de organizao temporal, pois a msica pode conter propositalmente harmonias ruidosas (que contm rudos ou sons externos ao tradicional) e arritmias (ausncia de ritmo formal ou desvios ritmicos). Podemos entender de forma resumida o conceito mais simples e ao mesmo tempo mais amplo de Msica como: o resultado de sons organizados.

Caractersticas do som: timbre, altura, intensidade e durao. Timbre Som caracterstico, especfico de cada instrumento. O timbre varia de acordo com o material, espessura, tamanho, forma e a maneira de tocar de determinado instrumento. Altura a variao da freqncia sonora. Quanto mais rpido vibrar o som, mais alto (agudo) ele ser e quanto mais lenta for esta vibrao mais baixo (grave) ser o som. Dizemos que uma melodia ascendente ou descendente para indicar sua direo: quando ela caminha para regio aguda sua direo ascendente e quando caminha para regio grave sua direo descendente. Intensidade a fora que determinado som recebe. Quanto mais fora maior o volume, maior intensidade de som e quanto mais fraca for a fora menor ser o resultado sonoro, ou seja, menos volume, menos intensidade sonora. Durao o tempo que determinado som ou pausa dura. Pode ser longo ou curto.

Elementos que compe a msica: ritmo, melodia e harmonia. Ritmo uma seqncia de sons organizados de acordo com a sua durao (variaes de sons longos e curtos). Melodia uma seqncia de notas (sons definidos) consecutivas, ou seja, um som depois do outro. A melodia engloba a altura do som e a sua durao. a msica na horizontal. Harmonia quando duas ou mais notas so tocadas simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo. a msica na vertical.

Exerccios propostos: Escolher uma ou mais msicas do repertorio esprita e analisar os parmetros musicais aprendidos.

Msica

Timbre

Altura

Intensidade

Durao

Ritmo

Melodia

Harmonia

-6-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Pulso e Andamento Pulso ou Pulsao: conhecido como o corao da msica. uma diviso intuitiva, regular e fundamental da msica. obtida atravs da percepo dos tempos fortes e fracos de um determinado trecho musical. Normalmente est associado com o caminhar ou o danar sobre a msica. Por ser baseado na percepo do indivduo, s vezes gera divergncias de interpretao. Andamento: Quantificao das distncias entre os pulsos. Pode ser entendida como velocidade de execuo de uma pea. Pode ser indicado atravs de termos que representam tambm o carter da pea, por exemplo, Adgio (lento), Andante (calmo), Presto (rpido). Atualmente pode ser medido tambm em bpms (batidas por minuto) atravs de um aparelho chamado METRNOMO.

Exerccios propostos: Escolher msicas do repertorio esprita e cantar marcando o pulso com palmas ou com os ps. Classificar os andamentos das msicas como lento, calmo, ou rpido.

Figuras Rtmicas

Figuras Rtmicas: so sinais que indicam a durao do som. Figuras de som possuem valores positivos, ou seja, presena de som

w _ h _ q _

Semibreve

e _ x _ r _

Colcheia

Mnima

Semicolcheia

Semnima

Fusa

Figuras de pausa possuem valores negativos, ou seja, ausncia de som

w _ _ _

Pausa de Semibreve

_ _ _

Pausa de Colcheia

Pausa de Mnima

Pausa de Semicolcheia

Pausa de Semnima

Pausa de Fusa

-7-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Equivalncia de Valores:

Exerccios propostos: Leitura rtmica: Executar os ritmos abaixo usando palmas para a 1 linha e ps para a 2 linha de cada sistema a)

b)

-8-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


c)

d)

Instrumentos Musicais So classificados de acordo com sua famlia e com o modo pelo qual o som produzido. Classificao por famlia: cordas (instrumentos de corda), sopro (instrumentos de sopro ou que dependam de ar como a sanfona) e percusso (instrumentos percutidos). Recentemente a famlia dos instrumentos eletrnicos foi inserida nesta classificao incluindo os instrumentos eltricos e de alta tecnologia, como a guitarra, teclado, samplers, etc. Classificao pelo modo que o som produzido: cordofones, membranofones, idiofones, aerofones, eletrofones e instrumentos complexos. Cordofones - instrumentos que soam pela vibrao das cordas. Ex.: harpa, violo, piano, violino, banjo etc. Membranofones instrumentos que soam pela vibrao de uma pele ou uma membrana esticada sobre um ressonador. Ex.: tambor, atabaque, pandeiro, tamborim etc. Idiofones A natureza do som a prpria vibrao de seu corpo. Ex.: castanholas, reco-reco, xilofones, pauzinhos etc. Aerofones So os instrumentos cujo o som produzido pelo deslocamento de ar. Ex.: flauta, clarineta, gaito, rgo etc. Eletrofones Instrumentos eltricos ou eletrnicos. A vibrao produzida pela corrente eltrica. Ex.: guitarra, baixo eltrico, sintetizadores etc. Instrumentos Complexos So instrumentos cuja vibrao de vrias naturezas ao mesmo tempo. Ex.: piano, berimbau e algumas harpas que possuem uma pele ligada as suas cordas.

-9-

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Exerccios propostos: Ouvir msicas espritas, anotar os nomes dos instrumentos e classifica los em famlias e/ou pelo modo que o som produzido. Msica Instrumentos Classificao

Notao Musical Atualmente a msica escrita de forma universal. Depois de vrias tentativas foi adotado o sistema que utiliza um pentagrama ou pauta musical onde so escritas as notas musicais. Notas Musicais: Os sons musicais so representados por sete notas, chamadas naturais: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si. As notas so escritas no pentagrama. Pentagrama ou Pauta Musical: Cinco linhas horizontais e quatro espaos onde se escrevem as notas musicais. Linhas Suplementares: So pequenos traos horizontais que se riscam acima ou abaixo do pentagrama, quando necessrio escrever notas acima ou abaixo dos seus limites. Traos acima so denominados de linhas suplementares superiores e traos abaixo de linhas suplementares inferiores. Clave: o sinal escrito no incio do pentagrama para designar o nome das notas. Ex.: Clave de d: Clave de sol: Clave de f:

Exerccios propostos: 1 Leitura mtrica (Falar o nome da nota no ritmo): a)

b)

- 10 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


c)

d)

Compasso: a seqncia de pulsaes (tempo) ordenadas que se inicia com um apoio preponderante. a durao entre os tempos fortes. Classificao dos compassos: Compasso binrio 2 tempos / Compasso quaternrio 4 tempos Compasso ternrio 3 tempos / Compasso quinrio 5 tempos

Barras de compasso ou travesses so linhas verticais que separam os compassos. A barra dupla ou travesso duplo significa fim de um trecho musical. Entendendo a frmula de compasso: O nmero de cima (unidade de compasso) determina quantos tempos existem por compasso. O nmero de baixo (unidade de tempo) determina qual figura rtmica ser utilizada como unidade de tempo. A semibreve (

w ) foi escolhida para ser a figura me tendo o 1 como nmero smbolo.

A mnima (

h ) representada pelo nmero 2 pois precisamos de duas delas para obtermos a

mesma durao de uma semibreve.

4 o nmero que simboliza a semnima ( o mesmo perodo de tempo.

q ) pois so necessrias quatro delas para preencher

So necessrias oito colcheias (

) para obtermos uma equivalncia de durao com a

semibreve. Ento o seu nmero correspondente o 8. Ex.: 2 4 3 8 5 q indica que ter dois tempos por compasso (compasso binrio) indica que a figura a ser utilizada para preencher cada tempo a semnima indica que ter trs tempos por compasso (compasso ternrio) indica que a figura a ser utilizada para preencher cada tempo a colcheia indica que ter cinco tempos por compasso (compasso quinrio) indica que a figura a ser utilizada para preencher cada tempo a semnima

Uma outra maneira utilizada para representar o compasso 4/4 atravs do smbolo O compasso 2/2 pode ser tambm representado por .

- 11 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Os tempos do compasso so acentuados de forma Forte, meio Forte e fraca: Binrio F f | F f | F f | etc Ternrio F f f | F f f | F f f | etc Quaternrio F f mF f | F f mF f | F f mF f | etc Sinais de Repetio Em toda msica quase sempre h um trecho que deve ser repetido, seja ele simplesmente algumas notas, compassos, trechos mais extensos ou at mesmo a msica toda. Para facilitar a anotao e diminuir a partitura, faz-se uso de sinais que evidenciam e informam o que deve ser repetido. A repetio de notas ou de compassos inteiros pode ser abreviada com a utilizao dos sinais de repetio. Eles so mais comumente empregados na msica escrita que na msica impressa, mas para que compreenda o que est escrito, caso se depare com alguns deles, vamos detalha-los.

Ritornello um sinal que determina a repetio de um trecho musical. uma barra dupla, sendo uma grossa e outra fina, com dois pontos ( um em cima e outro abaixo da terceira linha) Ritornello: Outro ritornello:

Retorno simples indica a repetio do trecho contido entre dois ritornellos ( o trecho ser tocado duas vezes):

Quando um trecho deve ser repetido desde o incio, deve ser posto em seu final a expresso "Da Capo" (que representa, "do comeo" e abreviado "D.C."), como vemos abaixo:

Ou ento apenas o sinal (Significa que se a passagem a ser repetida comea no incio de uma pea, o sinal de repetio, no caso o ritornello, s precisa ser colocado no final do trecho, como mostra o 1 exemplo acima). Retorno duplo indica a repetio de dois trechos sucessivamente. Exemplo:

A barra dupla precedida de dois pontos dupla seguida de dois pontos

indica que o trecho anterior deve ser repetido. A barra

indica que o trecho a seguir deve ser repetido.

- 12 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Exerccios propostos: Realizar cada melodia abaixo em 3 etapas, prestando ateno s frmulas de compasso e aos ritornellos: 1. Leitura rtmica 2. Leitura mtrica (falar o nome da nota no ritmo) 3. Solfejo a)

b)

c)

d)

Casa de Primeira e Casa de Segunda Vez Se um trecho de msica repetido, mas com terminao diferentes, usa-se duas chaves, uma com uma expresso 1 vez e outra com a expresso 2 vez para finalizar. As casas de primeira e segunda vez so recursos utilizados, juntamente com o ritornello para informar que trechos especificamente sero cantados em cada parte da msica. Exemplo:

:1) A indicao da casa pode ser simplificada, grafando somente o nmero da casa. 2) Numa execuo de retorno nunca podem ser tocadas as duas casas em seguida. Da Capo (D.C.) indica a repetio de msica desde o seu incio. Fine ou Fim indica o final do trecho repetido. D.C. al Fine = repetir a msica desde o incio at onde est escrito Fine. : Na repetio D.C. normalmente no se fazem mais os retornos. Toca-se como se fosse pela ltima vez.

- 13 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Exemplo:

Exerccios propostos: Realizar cada melodia em 3 etapas: 1. Leitura rtmica 2. Leitura mtrica (falar o nome da nota no ritmo) 3. Solfejo a)

b)

c)

- 14 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Coda e Segno Quando a repetio deve ser a partir de outro ponto que no o incio da msica utilizamos nesse devido ponto os sinais: (segno) ou (coda).

No final do trecho escreve-se: "dal segno" ou dal coda: dal ou dal . ) indica a repetio da msica a partir do sinal.

Dal Segno ( D.S. ou D. Ficando assim:

D. al Fine indica a repetio da msica a partir do sinal escrito Fine. Exemplo:

( e no desde o incio) at onde est

Salto ou sinal de pulo - indica um salto na repetio do lugar onde se encontra o sinal, para o trecho onde se encontra um outro semelhante. : S se obedecem os sinais D.C., D. : 1) O sinal final de pulo ( Dal segno), e aps executados todos os retornos.

indica geralmente o incio da Coda.

2) Coda a seo com que se termina uma msica. Nela o compositor ou arranjador poder ou no utilizar idias musicais j apresentadas ao longo da composio.

- 15 -

Oficina de Estudos da Arte Esprita - Teoria Musical I


Exerccios propostos: Realizar cada melodia abaixo em 3 etapas, prestando ateno aos sinais de repetio: 1. Leitura rtmica 2. Leitura mtrica (falar o nome da nota no ritmo) 3. Solfejo a)

b)

Repetio de Trecho Meldico A repetio de um trecho meldico dentro de um mesmo compasso

pode ser abreviado dessa maneira:

Repetio de Compassos Se o mesmo compasso se repete uma ou mais vezes:

Abrevia-se dessa maneira:

- 16 -

You might also like