You are on page 1of 19

Construindo uma teoria do jornalismo

Jorge Pedro Sousa Universidade Fernando Pessoa

ndice
1 Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . 2 Propondo um modelo terico integrador 3 As evidncias que conduzem ao modelo 3.1 Primeira equao . . . . . . . . . . . 3.2 Segunda equao . . . . . . . . . . . 4 Testando o modelo (primeira equao) . 5 Concluso . . . . . . . . . . . . . . . . 6 Bibliograa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 2 5 5 7 8 15 16

Resumo Os tericos do jornalismo tm-se dividido em dois campos quanto edicao de uma teoria unicada do jornalismo. Para autores como Traquina (2002) ou Viseu (2003), ainda no possvel formular uma teoria do jornalismo; para outros autores, como Shomaker e Reese (1992) e Sousa (2002), j existe conhecimento suciente sobre o jornalismo para se edicar uma teoria do jornalismo. O autor apresenta, aqui, o seu contributo para a construo de uma teoria unicada do campo jornalstico. O modelo proposto assenta em duas equaes interligadas, a primeira das quais visa as notcias e a segunda os seus efeitos. Na primeira frmula, a notcia vista como uma funo de seis foras (pessoal, social, ideolgica, cultural, histrica e do meio fsico e tecnolgica); na segunda, os efeitos das notcias so vistos como uma funo da notcia, das pessoas e das suas circunstncias.
Doutor em Cincias da Informao. Professor associado e pesquisador da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

Jorge Pedro Sousa

Introduo

semelhana das cincias exactas e naturais, as cincias humanas e sociais devem procurar agregar os dados dispersos fornecidos pela pesquisa em teorias integradoras susceptveis de explicar determinados fenmenos com base em leis gerais predictivas, mesmo que probabilsticas. As cincias da comunicao devem, assim, ultrapassar a sua condio de "disciplinas srias", como lhes chamou Debray1 , para assumir a sua cienticidade, como pretendia Moles (1972). Isto implica avanar para a enunciao de teorias sempre que os pesquisadores considerem que existem dados cientcos e evidncia sucientes. No campo do jornalismo, essa opo tem sido seguida por pesquisadores como Shomaker e Reese (1992), Sousa (2000; 2002) e mesmo Schudson (1988), contando, porm, com a oposio de autores como Traquina (2002) ou Viseu (2003). Uma teoria do jornalismo deve partir da observao de que h notcias jornalsticas2 e de que estas tm efeitos. Em resultado desta evidncia, uma teoria do jornalismo deve centrar-se no produto jornalstico -a notcia jornalstica, explicando como surge, como se difunde e quais os efeitos que gera. Em suma, a teoria do jornalismo deve substancializar-se como uma teoria da notcia e responder a duas questes: Por que que as notcias so como so e por que que temos as notcias que temos (circulao)? Quais os efeitos que as notcias geram? Uma teoria da notcia, semelhana de outras teorias cientcas, deve ser enunciada de maneira breve e clara, deve ser universal, deve ser traduzvel matematicamente e deve ainda ser predictiva. Deve atentar no que une e constante e no no que acidental. Isto signica que o enunciado da teoria deve ser contido, explcito e aplicvel a toda e qualquer notcia que se tenha feito ou venha a fazer. Uma teoria da notcia, como qualquer teoria cientca, ser vlida unicamente enquanto no ocorrerem fenmenos que a contradigam, pois o conhecimento cientco, que construdo, como qualquer outro tipo de conhecimento, marcado pela possibilidade de refutao e, portanto, pela revisibilidade.

Propondo um modelo terico integrador

Os resultados das pesquisas realizadas no campo dos estudos jornalsticos (ver, por exemplo, Sousa, 2002; Shoemaker e Reese, 1996; Schudson, 1988) permiEntrevista a Rgis Debray, conduzida por Adelino Gomes e publicada no suplemento Mil Folhas do jornal Pblico, a 23 de Novembro de 2002. 2 Ou seja, h notcias produzidas pelo sistema jornalstico a partir de referentes reais.
1

www.bocc.ubi.pt

Construindo uma teoria do jornalismo

tem percepcionar que (1) a notcia jornalstica o produto da interaco histrica e presente (sincrtica) de foras pessoais, sociais (organizacionais e extraorganizacionais), ideolgicas, culturais, histricas e do meio fsico e dos dispositivos tecnolgicos que intervm na sua produo e atravs dos quais so difundidas; e (2) que as notcias tm efeitos cognitivos, afectivos e comportamentais sobre as pessoas e, atravs delas, sobre as sociedades, as culturas e as civilizaes. Matematicamente, a teoria pode traduzir-se por duas funes interligadas num sistema: N = f (Fp.Fso.Fseo.Fi.Fc.Fh.Fmf.Fdt) En = f (Nf.Nc.P.Cm.Cf.Cs.Ci.Cc.Ch) A primeira equao do sistema mostra que a notcia (N) funo de vrias foras, a saber: Fora pessoal (Fp) As notcias resultam parcialmente das pessoas e das suas intenes, da capacidade pessoal dos seus autores e dos actores que nela e sobre ela intervm. Fora social As notcias so fruto das dinmicas e dos constrangimentos do sistema social (fora social extra-organizacional - Fseo) e do meio organizacional em que foram construdas e fabricadas (fora scio-organizacional - Fso). Fora ideolgica (Fi) As notcias so originadas por conjuntos de ideias que moldam processos sociais, proporcionam referentes comuns e do coeso aos grupos, normalmente em funo de interesses, mesmo quando esses interesses no so conscientes e assumidos. Fora cultural (Fc) As notcias so um produto do sistema cultural em que so produzidas, que condiciona quer as perspectivas que se tm do mundo quer a signicao que se atribui a esse mesmo mundo (mundividncia). Fora do meio fsico (Fmf) As notcias dependem do meio fsico em que so fabricadas.

www.bocc.ubi.pt

4 Fora dos dispositivos tecnolgicos (Fdt)

Jorge Pedro Sousa

As notcias dependem dos dispositivos tecnolgicos usados no seu processo de fabrico e difuso. Fora histrica (Fh) As notcias so um produto da histria, durante a qual agiram as restantes foras que enformam as notcias que existem no presente. A histria proporciona os formatos, as maneiras de narrar e descrever, os meios de produo e difuso, etc.; o presente fornece o referente que sustenta o contedo e as circunstncias actuais de produo. Ao ser simultaneamente histrica e presente, a notcia sincrtica. Num esquema grco, a primeira equao poderia ser traduzida da seguinte maneira:

Fig. 1 - As notcias so a resultante de um processo sincrtico, ou seja, histrico e presente, no qual interagiram e interagem vrias foras: pessoal, social (organizacional e extra-organizacional), ideolgica, cultural, histrica e do meio fsico e tecnolgico. A segunda equao do sistema evidencia que os efeitos de uma notcia (Enoki variam em funo das seguintes variveis: Notcia Os efeitos de uma notcia dependem da prpria notcia. Atendendo a que cada notcia tem um formato e um contedo, inuenciando ambos o processo de percepo, recepo e integrao, ento a varivel notcia deve segmentar-se em duas variveis, o formato da notcia (Nf) e o contedo da notcia (Nc).
www.bocc.ubi.pt

Construindo uma teoria do jornalismo Pessoa (P)

Os efeitos de uma notcia dependem da pessoa que a consome, da capacidade perceptiva dos seus sentidos, da sua estrutura mental, da sua personalidade, da sua experincia, da sua mundivivncia, da sua mundividncia, etc. Circunstncias (C) Os efeitos da notcia dependem das circunstncias (C) da pessoa que a recebe. As circunstncias que rodeiam a pessoa respeitam ao meio em que a notcia difundida (Cm), s condies fsicas da recepo (Cf), sociedade (Cs), ideologia (Ci), cultura (Cc) e prpria histria (Ch).

3 As evidncias que conduzem ao modelo


Os resultados das pesquisas que tm vindo a ser produzidas sobre o campo jornalstico, nas quais se recorre a mtodos como a anlise do discurso, a observao participante, as entrevistas, os inquritos e os grupos de foco permitem alicerar o modelo terico aqui sumariamente apresentado3 .

3.1 Primeira equao


No que respeita primeira equao, podemos considerar, por exemplo, o papel individual do jornalista como gatekeeper (White, 1950), a utilizao de rotinas cognitivas (Stocking e Gross, 1989) ou a auto-imagem que o jornalista tem de si e do seu papel social (Johnstone, Slawski e Bowman, 1972) como exemplos de foras pessoais. As rotinas produtivas, destacadas por Tuchman (1972; 1978) situam-se a meio caminho entre a fora pessoal e a fora social, pois correspondem a formas mecanicistas pessoais de proceder, embora esses mecanicismos representem, igualmente, uma maneira de os jornalistas se defenderem de crticas e de as organizaes noticiosas fazerem estrategicamente face ao imprevisto e conseguirem garantir que o produto informativo se faz (Tuchman, 1972; 1978). Do mesmo modo, o factor tempo pode considerar-se a meio caminho entre as foras pessoais e sociais, j que afecta os produtores de informao e as fontes mas ganha expresso no seio da organizacional, onde se manifesta como um constrangimento produo de informao. A fora social pode situar-se em diferentes nveis: uma fora scio-organizacional (que se refere aos constrangimentos decorrentes das organizaes noticioNos livros de Sousa (2000; 2002; 2003), Shoemaker e Reese (1991; 1996) e Shoemaker (1991) encontram-se abundantes referncias aos resultados das pesquisas sobre jornalismo, sistematizados de acordo com a tese apresentada.
3

www.bocc.ubi.pt

Jorge Pedro Sousa

sas) e uma fora social extra-organizacional (referente a todos os constrangimentos que inuenciam o jornalismo a partir do exterior). Ao nvel organizacional, as notcias so inuenciadas por factores como a rede que estendem para pescar acontecimentos dignos de se tornarem notcia (Tuchman, 1978), o desejo de lucro (Gaunt, 1990), os mecanismos de socializao que impelem os jornalistas a seguir as normas organizacionais (Breed, 1955), a competio entre editores e editorias (Sigal, 1973), os recursos humanos e materiais (Sousa, 1997), a hierarquia e a organizao internas (Sousa, 1997), a dimenso e a burocracia interna (Shoemaker e Reese, 1996), os constrangimentos temporais (Schlesinger, 1977), a interaco com as fontes de informao, etc. Ao nvel extra-organizacional, as notcias so inuenciadas por factores como a audincia e o mercado (Gaunt, 1990; Kerwin, 1993), as relaes (problemticas) estabelecidas entre jornalistas e fontes de informao, com prevalncia dos canais de rotina4 (Sigal, 1973, etc.), etc. A notcia tambm sofre constrangimentos ideolgicos (fora ideolgica). Considerando-se a ideologia como um mecanismo simblico que, integrando um sistema de ideias, cimenta a coeso e integrao de um grupo social em funo de interesses, conscientes ou no conscientes (a cultura tambm cimenta coeses, mas no em funo de interesses), a fora ideolgica sobre as notcias exercese a vrios nveis, comeando pelas ideologias prossionais da objectividade e do prossionalismo (Sousa, 2000; 2002). As notcias tambm tendem a possuir um contedo ideolgico que decorre, sobretudo, das prticas prossionais. Neste caso, as notcias podem ser um produto para a amplicao dos poderes dominantes, para a denio do legtimo e do ilegtimo, do normal e do anormal e para a sustentao do statu quo (Hall, 1973; 1978; Shoemaker e Reese, 1996, etc.), mas sem excluir que h espaos polifnicos no jornalismo. As notcias tambm variam em funo do sistema cultural em que so produzidas. Por exemplo, as notcias transportam consigo os enquadramentos (frames) em que foram produzidas (Traquina, 1988; Schudson, 1988), so construdas no seio de uma gramtica da cultura que as leva a representar a realidade repetindo formatos culturalmente aprendidos (Nimmo e Combs, 1983; Schudson, 1988), mobilizam um inventrio do discurso (Hall, 1984), ou seja, so escritas em "jornals"(Phillips, 1976), tendem a integrar os mitos, as parbolas, as lendas e as histrias mais proeminentes numa determinada cultura (Shoemaker e Reese, 1996), etc. Em suma, as notcias possuem cdigos simblicos, culturais, que permitem o seu reconhecimento pela audincia (Bird e Dardenne, 1988). No h muitos estudos sobre a inuncia do meio fsico e dos dispositivos tecnolgicos sobre o trabalho jornalstico. De qualquer modo, e no que respeita ao meio fsico, quase intuitivo dizer-se que um jornalista pode produzir mais e
4 So muitas as pesquisas sobre as relaes entre jornalistas e fontes. Consultar, por exemplo, Sousa (2000; 2002) ou Santos (1997).

www.bocc.ubi.pt

Construindo uma teoria do jornalismo

melhor num local apropriado ao seu trabalho do que num escritrio inadequado e desconfortvel; ou que o trabalho em situaes limite, como as guerras, inuencia a cobertura. A aco dos dispositivos tecnolgicos tambm evidente no jornalismo. Basta relembrar as mudanas operadas com a introduo de computadores nas redaces, com a insero de mquinas fotogrcas e videogrcas em telemveis celulares, com o videofone, com a Internet, etc. Finalmente, para se fundamentar a primeira equao do modelo matematizado proposto h que atentar na fora histrica. Alguns exemplos: as notcias repetem formatos ancestrais de narrao, como aqueles que eram usados nas antigas Grcia e Roma (Casass e Ladevze, 1991). O conceito de actualidade ganhou novas dimenses a partir da introduo do telgrafo (lvarez, 1992). Ao longo dos anos tem-se tambm assistido ao alargamento do conjunto de temas noticiveis, devido, entre outras razes, evoluo dos frames culturais (lvarez, 1992). Noutro exemplo, foi a evoluo histrica da tecnologia (fora tecnolgica ao longo da histria) que providenciou ao jornalismo novas tecnologias para a produo e difuso de notcias (Martn Aguado e Armentia Vizuete, 1995).

3.2 Segunda equao


Vrios autores chamam a ateno para a necessidade de se interligarem as notcias aos seus efeitos numa teoria do jornalismo. Por exemplo, Shoemaker e Reese (1991; 1996) argumentam que necessrio conhecer os contedos das notcias para se perceberem os respectivos efeitos; e que s se percebem os efeitos quando se conhecem os contedos. Por outras palavras, pode dizer-se que a notcia apenas se esgota na sua fase de consumo, que , precisamente, a fase em que produz efeitos. Alm disso, Shoemaker e Reese (1991; 1996) realam que os efeitos das notcias sobre a sociedade, as instituies e os poderes podem, por sua vez, repercutir-se retroactivamente sobre os meios jornalsticos e, portanto, sobre as notcias e os seus contedos. Sousa (2002; 2003) explica, por seu turno, que as notcias inuenciam a sociedade e as pessoas, a cultura e as civilizaes, mas tambm a sociedade, as pessoas, a cultura e as civilizaes inuenciam as notcias. As notcias fazem parte da realidade, contribuem para a construo de imagens da realidade, agendam temticas de debate pblico, etc. A realidade, nomeadamente a agenda pblica, funciona como referente das notcias. Os efeitos de uma notcia dependem dessa mesma notcia e da pessoa que a consome (ver, por exemplo: Sousa, 2002; Sousa, 2003). As pessoas nem sempre apreendem as mesmas notcias e quando o fazem no o fazem da mesma maneira. Por isso, antes de se pensar em efeitos sociais, ideolgicos, culturais e civilizacionais das notcias preciso atentar nos seus efeitos sobre as pessoas. Os efeitos sociais, culturais e civilizacionais das notcias correspondem a uma espcie de
www.bocc.ubi.pt

Jorge Pedro Sousa

alargamento do leque de abrangncia dos efeitos pessoais, ou seja, assentam e partem dos efeitos pessoais. As notcias apresentam um formato e um contedo. O formato corresponde forma com que o contedo se apresenta. O formato das notcias condiciona a ateno e, portanto, a percepo e a apreenso de uma notcia. O contedo contribui para o desencadeamento de efeitos afectivos, cognitivos ou comportamentais (Ball-Rokeach e DeFleur, 1976) em cada pessoa. Mas os meios de comunicao inuenciam muitas pessoas em simultneo, da que os efeitos das notcias, embora radiquem primariamente em cada pessoa, devam ser considerados prioritariamente a nvel social, ideolgico, cultural e civilizacional. Os efeitos das notcias variam em funo das pessoas porque as pessoas so diferentes entre si e vivem rodeadas de diferentes circunstncias. Isto no signica que no haja circunstncias comuns a vrias pessoas ou que algumas pessoas no apresentem sucientes semelhanas entre si para os efeitos dos meios serem semelhantes, sobretudo quando se pensa em efeitos a grande escala. Signica apenas que antes de se atentar nos efeitos a grande escala preciso observar os efeitos sobre cada pessoa, porque, em ltima instncia, cada caso um caso. As circunstncias que afectam a recepo de uma notcia, e, portanto, os seus efeitos, so diversos. Em primeiro lugar, pode-se atentar nas circunstncias mediticas. Os efeitos de uma notcia variam em funo do meio. diferente consumir uma notcia na rdio, onde a mensagem oral, para ser compreensvel, tem necessariamente que ser breve, uma notcia na televiso, onde se pode aliar a imagem em movimento ao texto-off, uma notcia na imprensa, que pode ser mais aprofundada e incluir imagens xas, e uma notcia na Internet, onde o consumidor pr-activo pode traar o seu prprio caminho na busca de informao. Seguidamente, deve atentar-se em todo o conjunto de macro-circunstncias que rodeiam uma pessoa. Num determinado momento histrico, os valores, as normas, as crenas, as relaes sociais estabelecidas, as ideias referenciais, o sentido que a realidade assume para as pessoas afectam o efeito das notcias. Por isso, os efeitos das notcias dependem de todo o vasto conjunto de circunstncias sociais, ideolgicas e culturais que rodeiam o consumidor das mesmas (ver, por exemplo: Sousa, 2002; 2003).

Testando o modelo (primeira equao)

As notcias, podendo indiciar a realidade que referem, tambm indiciam as suas circunstncias de produo, reveladas nas numerosas pesquisas que constituem o corpo da teoria do jornalismo. Esse mecanismo torna possvel identicar nas notcias os resultados das foras que sobre elas se fazem sentir, impulsionando, direccionando e constrangendo a sua produo. Nos exemplos a seguir inseridos possvel identicar algumas dessas foras. No primeiro caso temos uma notcia
www.bocc.ubi.pt

Construindo uma teoria do jornalismo

de 1864 (extrada do primeiro nmero do Dirio de Notcias) e no segundo caso uma notcia da viragem do sculo XX para o sculo XXI (alterada para proteco dos visados). Notcia 1 Suas Magestades e Altezas passam sem novidade em suas importantes sades. Notcia 2 O Presidente da Repblica vai ser submetido a uma pequena cirurgia cardiovascular no prximo ms, anunciou a Presidncia da Repblica. A Presidncia da Repblica esclarece que o Presidente se encontra bem de sade e que a cirurgia, embora delicada, comum. A operao obrigar o Presidente a uma semana de internamento e ao cancelamento dos seus compromissos ociais. A cirurgia ser feita no Hospital X, em Lisboa, pela equipa do professor Y, que nos ltimos cinco anos operou mais de 250 doentes, com uma taxa de sucesso de quase cem por cento.5 O que ambas as notcias nos revelam sobre si mesmas e sobre as circunstncias e o contexto em que foram produzidas? Para responder a esta questo, procedese anlise, com base no modelo de Sousa (2002), das foras que as notcias indiciam, partindo de um cenrio macroscpico. Foras cultural e histrica A primeira notcia uma notcia de um no-acontecimento. Justica-se porque foi publicada num contexto de pobreza informativa6 que obrigava a imprensa noticiosa nascente7 a aproveitar tudo o que se parecesse com uma novidade interessante para encher o espao editorial. A segunda notcia uma notcia de um verdadeiro acontecimento (a doena do Presidente da
Notcia de fundo verdico, com alguns nomes e circunstncias alterados para proteco dos visados. 6 Pouca era a informao circulante em Portugal. 7 A imprensa noticiosa tem razes na primeira gerao da imprensa popular que desponta nos Estados Unidos nos anos vinte e trinta do sculo XIX e na imprensa de negcios que oresce a partir do sculo XVIII. Essa primeira vaga de jornalismo predominantemente noticioso (penny press) vai-se impor ao jornalismo predominantemente opinativo (party press) at ao nal do sculo XIX, motivada, entre outros factores, pelo aumento da informao circulante devido generalizao do telgrafo e melhoria dos transportes e das vias de comunicao. Em Portugal, a fundao do Dirio de Notcias, no m de 1864, assinala precisamente essa viragem noticiosa do jornalismo.
5

www.bocc.ubi.pt

10

Jorge Pedro Sousa

Repblica obriga a uma interveno cirrgica) metamorfoseado num acontecimento de rotina (a assessora de comunicao da Presidncia encarregase de promover o acontecimento categoria de notcia8 e os rgos de comunicao social aproveitam-na no s devido ao seu interesse noticioso mas tambm porque, rotineiramente, publicam as informaes oriundas dos principais rgos do Estado). As notcias referem-se ao estado de sade dos mximos representantes do pas. Os factos a que elas se referem apenas se tornaram notcias porque determinados enquadramentos (ou frames) culturais9 os permitem ver como factos notveis e dignos de se tornarem notcias. Explica Schudson (1988: 20) que numa determinada sociedade s existe um nmero limitado de notcias, porque s determinados factos que se inserem dentro dos limites do que concebvel como notcia. Por isso, "As novidades so comprimidas em velhos cheiros"(Schudson, 1988: 24). O estado de sade dos governantes de Portugal um desses velhos cheiros sempre recuperveis, porque corresponde forma da sociedade portuguesa ver o mundo e tambm porque, no contexto social e poltico portugus, relevante que os cidados conheam o estado de sade de quem os governa. Os enquadramentos, complementados com constrangimentos de outra ordem, como a poltica editorial das empresas jornalsticas, esto na base dos critrios de noticiabilidade, ou seja, dos critrios susceptveis de transformar acontecimentos em notcias. Neste caso, a referncia a guras de elite funciona como um critrio de noticiabilidade em ambas as notcias. Tratase de um critrio de noticiabilidade perene, um critrio que j promovia factos a notcias nos tempos das Actae Diurnae10 e que provavelmente continuar a regular a transformao de acontecimentos em notcias enquanto a
Molotch e Lester (1974) apresentaram o conceito de promotores de notcias para denir os indivduos que procuram elevar determinados acontecimentos categoria de notcias. Na segunda notcia, a assessora de comunicao da Presidncia funciona como promotora. Molotch e Lester (1974) baseiam-se nas guras dos promotores para denir vrios tipos de acontecimentos. Porm, no caso presente a denio de acontecimentos dos autores no aplicvel, pois a primeira notcia no teve um promotor a no ser o prprio rgo de comunicao social e a segunda, embora tenha um promotor, um acontecimento de rotina construdo sobre um acidente, correspondendo, de certa forma, rotinizao do inesperado de que falava Tuchman (1978). 9 Goffman (1975) foi o primeiro a teorizar sobre a noo de "enquadramento"ou frame. Um "enquadramento"corresponde s formas de organizar a vida para dar sentido ao mundo social e para lhe dar respostas adequadas. 10 Antepassados remotos dos jornais, as Actae Diurnae, institudas por Jlio Csar, serviram inicialmente para dar conta dos debates no Senado de Roma e transformaram-se depois numa espcie de jornal administrativo difundido por todo o Imprio Romano, com notcias das vitrias das legies, dos abastecimentos de cereais, da Corte Imperial, etc.
8

www.bocc.ubi.pt

Construindo uma teoria do jornalismo

11

sociedade mantiver uma estrutura scio-poltica que impe a existncia de lderes e liderados. A referncia a personalidades de elite no o nico critrio de noticiabilidade que impulsionou a publicao das notcias. Baseando-nos na lista de critrios de noticiabilidade pela primeira vez proposta por Galtung e Ruge (1965), possvel identicar outros critrios que permitiram aos jornalistas e responsveis editoriais enquadrar os factos relatados na categoria de notcias, como sejam o momento (ambas as notcias eram actuais quando foram difundidas), a proximidade (ambas as notcias dizem respeito a temas que interessam sobretudo aos portugueses), a personalizao (ambas as notcias dizem respeito a pessoas), a negatividade (apenas na segunda notcia) e ainda a inexistncia de dvidas sobre os factos que relatam. Ambas as notcias s puderam ser publicamente difundidas porque Portugal goza e gozava de liberdade de imprensa, princpio caro s democracias liberais e que baseia o Modelo Ocidental de jornalismo (McQuail, 1991; Hachten, 1996), sendo tambm um valor agregador dos jornalistas. As notcias seriam impensveis em pases comunistas como a Coreia do Norte, o Vietname ou a China, j que o secretismo isola do escrutnio pblico os dirigentes mximos desses pases, em alguns casos quase sacralizados (como acontece na Coreia do Norte). Em ambas as notcias o relato dominantemente factual, evidenciando que o culto dos factos no novo no jornalismo (Traquina, 1993: 23) e em ambas o ncleo duro da informao surge no pargrafo inicial (lead). Alis, a primeira notcia resume-se ao lead, embora a segunda esteja redigida com base na tcnica da pirmide invertida. Esta forma de organizao do discurso no nova. O jornalismo reinventou-a a partir de meados do sculo XIX11 segundo Philips (1976), os jornalistas escrevem em "jornals-- e as agncias noticiosas e os jornais aproveitaram-na e generalizaramna, mas, na realidade, contar-se uma novidade comeando pelo facto mais importante e prosseguindo hierrquica e sistematicamente at ao menos importante no uma maneira nova de narrar. Pelo contrrio, j se encontram exemplos nos textos clssicos gregos e romanos (Casass e Ladevze, 1991). As notcias so, assim, histrias narradas luz da cultura da sociedade em que so produzidas (Schudson, 1988) e da cultura prossional (Traquina, 2001; 2002). Tambm a organizao interna do discurso no nova. As notcias respondem a "quem?", "o qu?", "como?", "quando?"e "onde?", embora na primeira notcia as respostas a "quando?"e "onde?"sejam implcitas (onde?,
11

Sobretudo a partir da Guerra Civil Americana (lvarez, 1992).

www.bocc.ubi.pt

12

Jorge Pedro Sousa

em Portugal; quando?, neste momento). A segunda notcia responde ainda a "porqu?". No foi o jornalismo que deu ao mundo esta forma de relatar novidades. Foram os antigos gregos, seno mesmo antepassados mais remotos. Na verdade, a retrica clssica manda que no relato de novidades se indiquem o sujeito, o objecto, a causa, a maneira, o lugar e o tempo. O que esta regra seno a regra de ouro da notcia, que manda o jornalista no se esquecer de responder s seis questes fundamentais: "quem?", "o qu?", "quando?", "onde?", "como?"e "porqu?"? O formato noticioso, como muito bem salienta Schudson (1982), impe a forma das declaraes: "o poder dos media no est s (nem principalmente) no seu poder de declarar as coisas como sendo verdadeiras, mas no seu poder de fornecer as formas sob as quais as declaraes aparecem". Fora ideolgica Ambas as notcias encerram uma inteno de verdade. Procuram no mentir nem ccionar sobre a realidade. Esta inteno discursiva no ccional um dos reexos da ideologia da objectividade, cultivada pelos jornalistas para se relegitimarem continuamente no seio do sistema demo-liberal (Sousa, 1997) e revela-se em procedimentos rituais de objectividade (Tuchman, 1972) visveis nas notcias, em particular na segunda notcia: a facticidade; as citaes entre aspas; o endossamento da responsabilidade pelas armaes s fontes que as enunciaram, etc. Ao darem ateno aos lderes polticos do pas e ao concederem-lhes rotineiramente espao, as notcias no s indiciam a organizao scio-poltica da sociedade portuguesa como tambm contribuem para relegitimar essa estrutura (Sousa, 1997; 2000; 2002). Esta uma aco ideolgica, mesmo que no intencional. Fora social Ambas as notcias centram-se em acontecimentos actuais, superciais, aparentemente delimitados no espao e no tempo (no primeiro caso centrase at num "no-acontecimento") e no em problemticas dissimuladas na avassaladora paisagem dos factos e muito menos em problemticas antigas. A centralizao nos acontecimentos, nos factos, e no nas problemticas serve como uma luva ao jornalismo. Como escreve Traquina (1988: 37), "os acontecimentos so concretos, delimitados no tempo e mais facilmente observveis". E Tuchman (1978) explica que essa centralizao nos acontecimentos permite transform-los rapidamente em notcias, pois torna-se fcil a resposta s questes que fazem o lead noticioso. Por seu turno, a centralizao na actualidade permite s organizaes noticiosas gerirem
www.bocc.ubi.pt

Construindo uma teoria do jornalismo

13

melhor os seus recursos e d resposta aos interesses da audincia (ou seja, do mercado), que quer, principalmente, saber "o que h de novo?". Da que o jornalista seja um escravo do tempo, regule a sua aco pelas deadlines e pelo ponteiro do relgio, tendo aquilo que poderamos traduzir por uma "cronomentalidade", aproveitando a noo de Schlesinger (1977). Ambas as notcias so factuais. No h comentrios, apesar da breve adjectivao interpretativa patente na primeira notcia. uma opo que reecte a poltica editorial das organizaes noticiosas no seio das quais ambas as notcias foram produzidas, um dos constrangimentos organizacionais mais relevados nos estudos jornalsticos (ver, por exemplo: Sousa, 2000; 2002). Ambas as notcias denunciam rotinas segundo as quais os chefes de Estado portugueses so dignos de serem notcia. Ambas as notcias denotam ainda procedimentos rotineiros (a tcnica da pirmide invertida e os procedimentos rotineiros de objectivizao do discurso, particularmente notrios na segunda notcia, so um bom exemplo). As rotinas so, conforme explicou Tuchman (1978), uma forma de dar s organizaes noticiosas e aos jornalistas vantagens tcticas e estratgicas quer no que respeita necessidade de preencherem com informao um espao e um tempo vazios quer no que respeita necessidade de se defenderem de crticas. Assim, num contexto organizacional que as rotinas mais ganham expresso, como dissemos. A tcnica da pirmide invertida e os procedimentos de objectivizao do discurso so exemplos de rotinas enunciativas que possibilitam aos jornalistas e s organizaes noticiosas vencerem o tempo e transformarem rapidamente acontecimentos em notcias publicveis e dicilmente sujeitas a crticas. Devido s particulares necessidades do fabrico de informao jornalstica, o jornalismo permevel aco de fontes de informao regulares, autorizadas, poderosas e credveis, que beneciam de um acesso rotineiro aos meios jornalsticos. So muitos os estudos jornalsticos que demonstram essa situao (ver, por exemplo: Sousa, 2000; 2002; Shoemaker e Reese, 1996). A segunda notcia, baseada, muito provavelmente, (quase?) toda ela nas informaes fornecidas pela Presidncia da Repblica, um sintoma da situao atrs descrita. A rede de captura de acontecimentos (a news net, segundoTuchman, 1978) das organizaes noticiosas funcionou para a recolha de ambas as notcias. Hipoteticamente a primeira notcia o resultado da iniciativa dos jornalistas (provm de um canal de iniciativa, na formulao de Sigal, 1973); a segunda notcia revela o acesso socialmente estraticado e rotineiro aos rgos jorwww.bocc.ubi.pt

14

Jorge Pedro Sousa

nalsticos ( oriunda de um canal de rotina, de acordo com Sigal, 1973). Mas ambas as notcias revelam que as organizaes noticiosas mobilizaram recursos para estarem atentas quilo que se passava nas instncias supremas do poder poltico portugus. Os problemas no acesso s fontes (Sousa, 2003: 78) fazem com que as organizaes noticiosas se direccionem para as fontes institucionais em detrimento das individuais, pois s entidades burocratizadas tm capacidade para manter o uxo rotineiro de informao verdica, credvel e autorizada de que as organizaes noticiosas necessitam. No caso em anlise, ambas as notcias provm da chea do Estado. No se notam directamente, mas adivinham-se em ambas as notcias condicionantes sociais relacionadas com o mercado e a audincia. O mercado da imprensa de meados do sculo XIX ansiava por publicaes que oferecessem essencialmente notcias, devido omnipresena das publicaes que traziam essencialmente artigos polticos. O Dirio de Notcias foi a resposta de um empresariado arguto e empreendedor a essa necessidade, o que por sua vez se reectiu na poltica editorial e, portanto, nas notcias publicadas. Na segunda notcia revela-se a manuteno do interesse da audincia por factos as notcias factuais continuam a constituir a base da informao. Fora pessoal No h anlise ou comentrio em qualquer uma das notcias. Na segunda notcia h um esforo para explicar a cirurgia e o que se passa com o Presidente da Repblica, mas no temos dados para dizer se a informao foi procurada pelo jornalista ou oriunda dos servios da Presidncia da Repblica, o que mais provvel. Em ambas as notcias o papel do jornalista12 essencialmente o de mero organizador e transmissor da informao. Esta opo, embora possa ser o resultado dos condicionalismos derivados da poltica editorial da organizao noticiosa, tambm pode indiciar a autoimagem que o jornalista tem do seu papel, que um exemplo de um condicionalismo pessoal sobre as notcias. Os redactores recorreram, em ambas as notcias, s rotinas cognitivas que os ajudam a compreender o mundo e a organizar coerentemente os dados caticos que esse mesmo mundo lhes envia constantemente (Stocking e Gross, 1989). A ateno dada aos chefes de Estado no apenas cultural. tambm o resultado da actividade cognitiva dos jornalistas, actividade
Em 1864 ainda no existiam jornalistas propriamente ditos, em especial em Portugal, embora a prossionalizao estivesse a avanar a passos largos nos Estados Unidos devido aco dos reprteres que cobriram a Guerra da Secesso (ou Guerra Civil).
12

www.bocc.ubi.pt

Construindo uma teoria do jornalismo

15

esta que lhes permite compreender o mundo: um mundo onde h lderes e liderados, onde h estados cheados por algum. A forma das notcias tambm no apenas cultural, nem fruto das polticas editoriais das empresas. Quem redigiu a primeira notcia aqui inserida pensava, certamente, que redigir notcias era proceder como o fez. Ou seja, mobilizou a sua mente, como sempre o fez, de maneira a dar sentido ao mundo das notcias (rotina cognitiva). Por seu lado, a recorrncia tcnica da pirmide invertida, na segunda notcia, uma manifestao de um saber de narrao (Ericson, Baranek e Chan, 1987) que para cada jornalista e para a "tribo"jornalstica (Traquina, 2002) funciona como uma manifestao de competncia prossional. Cada jornalista, sempre que redige uma notcia com base nessa tcnica, d sentido pessoal a um acto prossional e revalida, aos seus prprios olhos, o seu lugar no mundo. Sempre que enuncia alguma coisa, cada pessoa mobiliza palavras que fazem parte do seu inventrio discursivo. Do seu e no do de outra pessoa qualquer. Cada pessoa escreve e fala de maneira diferente, por muitas que sejam as semelhanas entre as formas de falar e dizer, porque cada pessoa domina a lngua de forma diferente. Ambas as notcias ressentem-se necessariamente desse processo (Sousa, 2000) dito por outras palavras, e de maneira simples, quem as redigiu usou as palavras que conhecia para as elaborar. Fora dos dispositivos tecnolgicos Os processos rudimentares de composio e impresso de textos no permitiam notcias muito grandes nem jornais com muitas pginas durante quase todo o sculo XIX. A primeira notcia ressente-se dessa circunstncia. A segunda benecia dos processos actuais de composio e impresso.

5 Concluso
Estamos convencidos de que tarefa dos estudiosos do jornalismo construir uma explicao unicada para as notcias, se que os estudiosos do jornalismo querem ambiciosamente chegar a algum lado. Estamos tambm convencidos que de os estudos jornalsticos foram de tal forma frteis que j nos deram matria-prima suciente para edicarmos essa explicao unicada de forma simples, breve e clara, como acontece em qualquer teoria cientca, independentemente da complexidade da fundamentao da mesma. Estamos ainda convencidos de que qualquer notcia fruto de condicionantes pessoais, sociais, ideolgicas, culturais e histricas, do meio fsico em que produzida e dos dispositivos tecnolgicos que afectam a sua produo. possvel, assim, explicar qualquer notcia em funo da
www.bocc.ubi.pt

16

Jorge Pedro Sousa

interaco dessas foras e prever que qualquer notcia que venha a ser enunciada e fabricada dentro do sistema jornalstico resultar igualmente da interaco dessas foras. Por isso, pensamos, e consideramos provado, que essas foras tm de estruturar uma teoria unicada do jornalismo. Quando uma notcia vier a contradizer a teoria, ser, ento, altura de rever a teoria e, eventualmente, de a substituir.

Bibliograa

LVAREZ, J. T. (1992) - Historia y Modelos de la Comunicacin en el Siglo XX. El Nuevo Orden Informativo. 2a edicin. Barcelona: Ariel. AUSTIN, J. L. (1990) Quando Dizer Fazer: Palavras e Ao. Porto Alegre: Artes Mdicas. BALL-ROKEACH, S. J. e DeFLEUR, M. J. (1976) - A dependency model of mass media effects. Communication Research, 3(1): 3-21. BALL-ROKEACH, S. J. e DeFLEUR, M. J. (1982) - Teoras de la Comunicacin de Masas. Barcelona: Paids. BALL-ROKEACH, S. J. e DeFLEUR, M. J. (1993) - Teoras de la Comunicacin de Masas. 2a edicin revisada y ampliada. Barcelona: Paids. BARNHURST, K. G. e MUTZ, D. (1997) American journalism and the decline in event-centered reporting. Journal of Communication, 47 (4): 27-53. BIRD, S. E. e DARDENNE, R. W. (1988) Myth, cronicle and story: Exploring the narrative qualities of news. In CAREY, J. W. (1988) Media, Myths and Narratives: Television and the Press. Newburry Park: Sage. BREED, W. (1955) Social control in the newsroom: A functional analysis. Social Forces, 33: 325-335. CASASS, J. M. e LADEVZE, L. N. (1991) - Estilo y Gneros Periodsticos. Barcelona: Ariel. ERICSON, R.; BARANEK, P. e CHAN, J. (1987) Visualizing Deviance. A Study of News Organizations. Toronto: The University of Toronto Press. GALTUNG, J. e RUGE, M. H. (1965) The structure of foreign news. Journal of International Peace Research, 1. GAUNT, P. (1990) Choosing the News. The Prot Factor in News Selection. New York: Greenwood Press.
www.bocc.ubi.pt

Construindo uma teoria do jornalismo

17

HACHTEN, W. A. (1996) - The World News Prism. Changing Media of International Communication. 4th edition. Ames: Iowa State University Press. HALL, S. (1984) The narrative construction of reality: An interview with Stuart Hall. Southern Review, 17 (1). HALL, S. et al. (1973) The social production of news: Mugging in the media. In COHEN, S. e YOUNG, J. (Eds.) The Manufacture of News. London: Sage. HALL, S. et al. (1978) - Policing the crisis - Mugging, the State, and Law, and Order. New York: Holmes & Meier Publishers Inc. KERWIN, A. (1993, 29 de Maio) The marriage of editorial and marketing. Editor & Publisher, 24-25. MANOFF, R. K. (1986) Writing the news (by telling the story). In R. K. Manoff e M. Schudson (Eds.) Reading the News. New York: Pantheon Books. MARTN AGUADO, J. A. e ARMENTIA VIZUETE, J. I. (1995) - Tecnologa de la Informacin Escrita. Madrid: Sntesis. McQUAIL, D. (1991) - Introduccin a la Teora de la Comunicacin de Masas. 2a edicin revisada y ampliada. Barcelona: Paids. MOLES, A. (1972) - Thorie de lInformation et Perception Esthtique. Paris: Danol. MOLOTCH, H. e LESTER, M. (1974) News as purposive behaviour: On the strategic use of routine events, accidents and scandals. American Sociological Review, 39. NIMMO, D. e COMBS, J. (1983) Mediated Political Realities. Second edition. New York: Longman. PHILLIPS, E. B. (1976) What is news? Novelty without change? Journal of Communication, 26 (4). RODRIGUES DOS SANTOS, J. (2001) O Correspondente de Guerra, o Discurso Jornalstico e a Histria. Para Uma Anlise da Reportagem de Guerra em Portugal no Sculo XX. Tese de doutoramento submetida Universidade Nova de Lisboa.

www.bocc.ubi.pt

18

Jorge Pedro Sousa

RODRIGUES, A. D. (1988) O acontecimento. Comunicao e Linguagens, 8: 9-15. SANTOS, Rogrio (1997) - A Negociao entre Jornalistas e Fontes. Coimbra: Minerva. SCHLESINGER, P. (1977) Newsmen and their time machine. British Journal of Sociology, 28 (3). SCHUDSON, M. (1982) The politics of narrative form: emergence of news conventions in print and television. Deadalus, 111. SCHUDSON, M. (1988) - Porque que as notcias so como so? Comunicao e Linguagens, 8: 17-27. SHOEMAKER, P. (1991) - Gatekeeping. Newbury Park: Sage Publications. SHOEMAKER, P. e REESE, S. (1996) - Mediating the Message. Theories of Inuences on Mass Media Content. 2nd edition. White Plains: Longman. SIGAL, L. V. (1973) Reporters and Ofcials: The Organization and Politics of Newsmaking. Lexington: D. C. Heath. SMITH, R. (1979) Mythic elements in television news. Journal of Communication, 29(1): 75-82. SOUSA, J. P. (1997) - Fotojornalismo Performativo. O Servio de Fotonotcia da Agncia Lusa de Informao. Porto: Edies Universidade Fernando Pessoa. SOUSA, J. P. (2000) - As Notcias e os Seus Efeitos. Coimbra: Minerva. SOUSA, J. P. (2002) Teorias da Notcia e do Jornalismo. Florianpolis: Letras Contemporneas. SOUSA, J. P. (2003) Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicao e dos Media. Porto: Edies Universidade Fernando Pessoa. STOCKING, S. H. e GROSS, P. H. (1989) How Do Journalists Think. A Proposal For the Study of Cognitive Bias in Newsmaking. Bloomington: ERIC Clearinghouse on Reading and Communication Skills. TRAQUINA, N. (1988) As notcias. Jornalismos Comunicao e Linguagens, 8: 29-40. TRAQUINA, N. (1993) As Notcias. In TRAQUINA, N. (Org.) Jornalismo: Questes, Teorias e "Estrias". Lisboa: Vega.
www.bocc.ubi.pt

Construindo uma teoria do jornalismo

19

TRAQUINA, N. (2001) - O Estudo do Jornalismo no Sculo XX. So Leopoldo: Editora UNISINOS. TRAQUINA, N. (2002) - O Que Jornalismo. Lisboa: Quimera. TRAQUINA, N. (Org.) (1993) Jornalismo: Questes, Teorias e Estrias. Lisboa: Vega. TUCHMAN, G. (1972) Objectivity as strategic ritual: An examination of newsmens notions of objectivity. American Journal of Sociology, 77(4): 660-679. TUCHMAN, G. (1976) Telling stories. Journal of Communication, 26 (4). TUCHMAN, G. (1978) Making News. A Study in the Construction of Reality. New York: The Free Press. VIZEU, Alfredo (2003) - O jornalismo e as "teorias intermedirias": Cultura prossional, rotinas de trabalho, constrangimentos organizacionais e as perspectivas da anlise do discurso. Actas do XXVI Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao [CD-ROM], celebrado em Belo Horizonte. So Paulo: INTERCOM. WHITE, D. M. (1950) The gate-keeper: A case study in the selection of news. Journalism Quarterly, 27(3): 383-396.

www.bocc.ubi.pt

You might also like