You are on page 1of 8

FORAS E MOVIMENTOS

Distinguir situaes de movimento e de repouso


O movimento de um corpo sempre relativo, isto , depende do referencial escolhido. Pode mesmo acontecer que um corpo esteja em repouso em relao a um certo referencial e em movimento em relao a outro. Movimento um corpo est em movimento, em relao a um referencial, sempre que a sua posio varia medida que o tempo decorre. Repouso um corpo est em repouso, em relao a um referencial, quando a sua posio no varia medida que o tempo decorre.

Conhecer o significado de trajetria, distncia e rapidez mdia


rajetria e distncia as sucessivas posies ocupadas por qualquer ponto de um corpo durante o seu movimento formam uma !inha imagin"ria que se chama trajetria. As trajet rias podem ter formas diferentes. Ao comprimento total da trajet ria chama!se dist"ncia. Rapidez mdia a rapide# uma $rande#a que indica se um corpo se move depressa ou deva$ar. % depende& da distncia percorrida pelo corpo' do interva!o de tempo que demora a percorr(!lo.

#a$er ca!cu!ar rapidez media


O valor da rapide# mdia de um movimento determina!se a partir do quociente entre a distancia percorrida que se representa por d e o intervalo de tempo que se representa por rm * d . T. +metros +m, ou quil metros+-m,, +se$undos +s, ou horas +h,,

%dentificar o significado f&sico de fora e a!gumas c!assificaes das foras


/ma fora uma ao entre corpos, por contacto ou dist"ncia, que pode causar deformao, 0em como alterar o estado de repouso ou de movimento. A unidade do 1istema 2nternacional para fora o ne3ton +4,. As foras detetam!se atravs dos seus efeitos. 1o efeitos das foras& a alterao do estado de movimento ou de repouso dos corpos e sua deformao. As foras descrevem a interao entre corpos, por isso, atuam sempre aos pares. 5 foras de contacto +e6. foras musculares, e outras que atuam distncia. Os elementos que caracteri#am uma fora so& direo, sentido, intensidade e ponto de ap!icao.

Caracterizar e representar foras por meio de vetores, recorrendo a dinammetros para medir intensidade
As foras so $rande#as vetoriais. Para calcular a fora de um o0jeto utili#amos um dinam metro que nos indica a fora em ne3ton +4,. Para uma mesma locali#ao, o valor do peso dos corpos tanto maior quanto maior for a sua massa. O valor do peso de um mesmo corpo tanto maior quanto maior for a massa do planeta em que se situa. O valor do peso de um corpo tanto menor quanto maior for a distncia ao centro do planeta em que se situa.

Re!acionar as foras com o movimento dos corpos ce!estes


Movimento de corpos na Terra
8uando os corpos se movimentam num mesmo espao, ou seja, na .erra, a 9nica fora a atuar so0re os corpos o seu pr prio peso, ou seja, a fora $rav:tica devida atrao da .erra.

Movimento dos Astros


A fora $rav:tica uma fora atrativa, que atua dist"ncia, sendo responsvel pelo movimento de diversos astros, nomeadamente, da ;ua em torno da .erra ou dos planetas do sistema solar em torno do 1ol. A fora $rav:tica atua a dist"ncias enormes, sendo responsvel pelos movimentos dos planetas em torno do 1ol, pela formao de estrelas, pelos movimentos de $al6ias em torno de si pr prias ou em torno de outras $al6ias.

Reconhecer a e'ist(ncia e a importncia da atrao grav&tica


<

Caractersticas da fora gravtica


A fora $rav:tica uma fora sempre atrativa, que qualquer corpo e6erce so0re outro, sendo o seu valor tanto maior quanto& ! maiores as massas dos corpos envolvidos na interao' ! menor a distancia entre os corpos. %m todas as intera=es $rav:ticas entre corpos e6iste um par de foras, com a mesma intensidade e com sentidos opostos. > por esta ra#o que a .erra no colide com a ;ua, am0as e6ercem fora $rav:tica uma so0re a outra, com a mesma intensidade mas em sentidos opostos.

Re!acionar as fases da )ua com o fenmeno das mars


As mars resultam da fora $rav:tica que a ;ua e6erce so0re a .erra. ?evido aos movimentos conju$ados da .erra e da ;ua, preia!mar e 0ai6a!mar sucedem!se a cada @ horas e )7 minutos. O 1ol tam0m tem influ(ncia no n:vel da $ua. 4a )ua *ova e na )ua cheia, a ;ua, o 1ol e a .erra encontram!se alinhados, pelo que a diferena entre o n:vel da preia!mar e da 0ai6a!mar elevada mars vivas . %stas sucedem!se a cada +, dias, cerca de metade do tempo necessrio para a ;ua dar uma volta completa em torno da .erra. 4o -uarto crescente e no -uarto minguante, a diferena entre o n:vel da preia!mar e 0ai6a!mar particularmente redu#ido mars mortas. %stas sucedem!se a cada +, dias.

Distinguir entre massa e peso, identificando como varia o peso em funo de determinados vetores

Massa a massa relaciona!se com a -uantidade de matria que um corpo tem. A massa de um corpo no varia com a sua !oca!izao. A unidade do 1istema 2nternacional +12, para a massa o -ui!ograma /0g1. 2eso o peso de um corpo uma fora atrativa pelo planeta onde este se encontra. .am0m se desi$na por fora $rav:tica. O peso de um corpo pode variar com a sua !oca!izao . 1endo uma fora, e6prime!se no 1istema 2nternacional +12, em ne3ton /*1.

Cassa

2dentifica!se por um valor

Cede!se com 0alanas

A unidade 12 o -$

4o varia com a locali#ao

Peso

Depresenta! se vetor por um

Cede!se com dinam metros

A unidade 12 o4

Earia com& Altitude ;atitude Cassa do planeta

SUBSTNCIAS E MISTURAS DE SUBSTNCIAS


A 8u:mica uma ci(ncia que estuda os materiais, a sua constituio, propriedades e transforma=es. .em muitas aplica=es na sociedade atual, relaciona!se com o am0iente, a medicina, a a$ricultura e outras reas do conhecimento.

C)4##%5%C4R 6# M4 7R%4%# 894* 6 : #94 2R6;7*%7*C%4


*aturais Manufaturados Cateriais que podem ser usados tal Cateriais que podem ser tratados ou como se encontram na 4ature#a, transformados, como por e6emplo& como por e6emplo& ! Cadeira' ! ;' ! Docha,F ! Eidro' ! Plstico' ! Ao,F

C)4##%5%C4R 6# M4 7R%4%# 894* 6 : #94 6R%<7M


4nima! ! 1eda' ! Gera de a0elha' !F ;egeta! ! Al$odo' ! Papel' !F Minera! ! ?iamante' ! Garvo' !F

C)4##%5%C4R 6# M4 7R%4%# 894* 6 46 #79 7# 4D6 5=#%C6


#!ido ! Hron#e' ! 8ueijo' !F )&-uido ! I$ua do mar' ! -etchup' !F <asoso ! Ar' ! Jumo' !F

C)4##%5%C4R 6# M4 7R%4%# 894* 6 : #94 #6)9>%)%D4D7 7M ?<94


#o!@veis ! A9car' ! 1al' ! Karope de $roselha' !F ! Cerc9rio' ! Cetano' ! Grude' !F %nso!@veis

C)4##%5%C4R 6# M4 7R%4%# 894* 6 46 #79 4#27 6


Aomogneos Aeterogneos Co!oidais Apresentam uniformidade no seu aspeto, contudo, quando Apar(ncia uniforme Apar(ncia no uniforme o0servados ao microsc pio revelam uma apar(ncia no uniforme. ! ;i6ivia' ! .alheres de ao' ! I$ua e lcool' !F ! Lranito' ! I$ua' ! A#eite' ! 8uart#o' ! Jeldspato' ! Cica' !F ! 1an$ue' ! Lelatina' ! 8ueijo' !F

C)4##%5%C4R M4 7R%4%# C6M6 #9># B*C%4# 29R4# 69 M%# 9R4# D7 #9># B*C%4#
#u$stncias 2uras Mistura de #u$stncias Os materiais que tem Os materiais que tem v"rias su$stncias na sua constituio uma s su$stncia so desi$nados por misturas de su0st"ncias. Aomogneas Aeterogneas Co!oidais na sua constituio 4o se notam os 4otam!se %stas misturas parecem so desi$nados por componentes. al$uns dos seus homo$neas, mas, su0st"ncias puras ou componentes. o0servados mais simplesmente atentamente ou com su0st"ncias. instrumentos de aplicao, ! $ua destilada' !F ! I$ua aucarada' !F ! Cadeira' !F mostram!se hetero$neas. ! .intas' !F

D%# %*<9%R 6 #%<*%5%C4D6 4 R%>9%D6 46 7RM6 C29R6D 894*D6 E 42)%C4D6 26R 9M 89=M%C6 7 *4 )%*<94<7M C6RR7* 7
Para os qu:micos, o termo NpuroO refere!se unicamente aos materiais que tem uma 9nica su0st"ncia. 4a lin$ua$em corrente, o termo NpuroO refere!se a todo o material que no possui impure#as nem est contaminado.

You might also like