You are on page 1of 12

COMO RESTAURAR A PAZ EM SEU LAR

tamanho da fonte Imprimir E-mail

FAMLIA BNO EM TODOS OS MOMENTOS

Juntos participavam das refeies, com alegria e sinceridade de corao. At 2.46b.

Como sua a casa? Qual o ambiente que se respira por l? Quando voc est longe e pensa em voltar para casa, qual a sua reao? D vontade de ir correndo para l ou sair correndo de l? Voc parou para pensar por qu? Deus deseja que sua casa seja um lugar prazeroso. E para isso necessrio que voc entenda o projeto divino para a famlia. foi a nossa primeira mensagem na semana passada. Hoje veremos a 2. mensagem:

COMO RESTAURAR A PAZ EM SEU LAR

Se uma casa estiver dividida contra si mesma, tambm no poder subsistir. Mc 3.25 - NVI "Se uma famlia se divide, e os seus membros lutam entre si, ela ser destruda." Mc 3.25 NBLH

Muitos lares esto quebrados, mesmo na igreja e para fazer do nosso lar o melhor lugar do mundo necessrio restaurar a harmonia em seu lar.

J ouvi que existem cinco causas comuns de conflito no casamento:


Dinheiro, Sexo, Filhos, Comunicao e Parentes.

Conflitos so comuns e, via de regra, bate em algumas destas cinco reas.

As famlias so frgeis. Se no forem cuidados, os conflitos podem ferir famlias, machucar famlias e destruir famlias. Eu penso que deveria haver uma lei obrigatria para que a qualquer pessoa antes de se casar, fosse ensinada acerca de gerenciamento de conflitos. Entramos no casamento completamente cegos. Quantos de vocs, antes de se casarem, tiveram algum que tenha sentado ao seu lado e ensinado como brigar honestamente? preciso que haja uma lei contra isto! Conflito inevitvel. Cada pessoa singular. Deus nos fez pessoas singulares. Ns temos diferentes desejos, gostos, interesses, talentos, habilidades, temperamentos. Portanto, vamos entrar em coliso, pois somos diferentes. Vamos ver a vida diferentemente uns dos outros. Hoje vamos olhar para trs reas dentro do assunto proposto:

I. AS RAZES DO CONFLITO FAMILIAR: Tg 4.1-2 A Bblia muito direta. Ela diz que h uma razo para eles: "De onde vm as lutas e as brigas entre vocs? Vm dos maus desejos que esto sempre lutando dentro de vocs. Vocs querem muitas coisas; mas como no podem t-las, esto prontos at a matar para consegu-las..."

A causa do conflito so os desejos que lutam entre si. Eu quero o que quero. Voc quer o que voc quer. Temos necessidades que competem entre si, interesses que competem entre si. O dia em que voc se casou, voc esteve diante do altar ou do juiz de paz e voc tinha muitas expectativas irrealistas no dia do seu casamento. A maior parte delas nunca ser cumprida. Elas no so realistas. Algum afirmou que o casamento passa por trs estgios: A Lua de mel feliz, a festa acabou, vamos entrar num acordo.

II. COMO VOC NORMALMENTE REAGE AO CONFLITO? - Geralmente reagimos de uma dessas cinco maneiras: "Minha maneira" - Esta uma maneira de reagir. "Minha maneira". Fao valer a minha vontade at que voc desista. Estou totalmente certo e voc totalmente errada. Minha maneira a nica maneira. Alguns de vocs lutam desta maneira em seus casamentos. Voc continua lutando at ganhar. "De maneira nenhuma" - Esta diz: "Eu bato em retirada. Evito o conflito. Ignoro o problema. Eu o evito a todo o custo. O problema nunca resolvido porque eu s vivo me afastando do conflito.

"Sua maneira" - Eu desisto, finjo que estou surdo, ou que estou morto. Eu estou buscando aprovao e por isso sempre fao de contas que sou um capacho e sempre cedo vontade dela. sempre do jeito do outro. uma maneira muito pacfica de viver, mas tambm uma maneira altamente frustrante de viver. "Das duas maneiras" - Eu chego a um acordo. Desisto de um pouco. Voc desiste de um pouco. Voc ganha um pouco e voc perde um pouco. Esta maneira melhor do que as outras trs. "Nossa maneira" - Ns trabalhamos em nossos alvos mtuos juntos. Eu no apenas me preocupo em resolver o problema, mas me preocupo tambm em cuidar do relacionamento e me preocupo com voc. Quero que tenhamos uma soluo mutuamente satisfatria porque voc importante e o relacionamento importante. Esta a forma correta. A deciso a dois.

III. A RESOLUO DO CONFLITO

Eu gostaria que olhssemos na Bblia e vssemos oito passos para resolver o conflito da maneira, a dois:

1. TORNE-SE UM CRISTO

Torne-se um cristo. Este o incio. Entregue a sua vida a Cristo. Voc no pode ter paz com outras pessoas enquanto voc no est em paz primeiramente com Deus. A Bblia nos diz que se eu no entreguei a minha vida a Cristo, estou em guerra com Deus. Este o fundamento. Se voc ainda no fez, faa isso hoje mesmo. Abra o seu corao para Jesus Cristo e seja um crente de verdade. Ef 2.16 BLH - "Pela sua morte na cruz, Cristo destruiu o dio..."

2. CONVERSE COM DEUS SOBRE O CONFLITO

"Vocs cobiam, mas, como no podem conseguir o que querem, brigam e lutam. No conseguem o que querem porque no pedem a Deus." Tg 4.2 BLH

Antes de conversar com a pessoa com quem voc est triste, converse com Deus acerca do conflito. Ore sobre isso. Admita-o diante dEle. Voc pode resolv-lo l mesmo.

Muitos dos conflitos em nossa vida acontecem quando ns esperamos que outras pessoas satisfaam necessidades que somente Deus pode satisfazer. Muitas vezes estamos olhando para outras pessoas para satisfazer as nossas necessidades e Deus est dizendo: "Eu quero que voc pea a mim." Ele diz: "A soluo para as suas necessidades no encontrada em brigas e lutas, mas em pedir-Me."

3. ANALISE ONDE EST A RAIZ DO CONFLITO

"Por que voc repara no cisco que est no olho do seu irmo, e no se d conta da viga que est em seu prprio olho?- Mt 7.3

Pergunte a si mesmo: "Quanto desse problema minha falta?" Antes de voc sair acusando, atacando, Jesus diz: "Analise-se a si mesmo."

Sou eu o problema? Sou eu a causa? Existe algum ponto cego em minha vida que no consigo ver? Quando voc estiver em conflito, antes de tentar tirar a poeirinha/cisco dos olhos do seu cnjuge, tire o poste de telefone que est dentro do seu prprio olho. Analise seriamente: Sou eu o problema? Ser que estou demandando muito? Estou sendo exigente? Estou fora da realidade? Estou sendo sensvel demais? Ser que estou sem pacincia? Sou insensvel? Sou eu o problema? No existe isso de "problema dele, ou problema dela" na famlia. Problemas de famlia no so somente seus problemas, eles so nossos problemas. A Bblia diz em 1 Jo 1.8 - "Se dissermos que no temos pecado enganamos a ns mesmos e a sua verdade no est em ns." Seja honesto. Ningum perfeito. Todos ns fazemos coisas estpidas. Depois que voc faz estas trs primeiras coisas: Voc entregou sua vida a Cristo, voc tem conversado com Deus acerca do problema, e voc o tem analisado, ento...

4. MARQUE UM JANTAR DA PAZ

Sente frente a frente com o seu cnjuge e converse sobre:

"Qual o problema?"

Conflitos raramente so resolvidos acidentalmente. So resolvidos deliberadamente, intencionalmente. No acontecem ao acaso. Sente-se, encare o problema, planeje isso em sua agenda.

Jesus estava falando acerca de ir igreja e da prioridade de concertar as coisas com outras pessoas sobre o culto. Ele diz: "Portanto, se voc for ao altar para dar a sua oferta a Deus e se lembrar ali de que o seu irmo tem alguma queixa contra voc, deixe a sua oferta sobre o altar e v logo fazer as pazes com o seu irmo. Depois volte e d a sua oferta a Deus." - Mt 5.23-24 BLH. Jesus est dizendo aqui para no ignorar conflito. Se voc tem um problema e est vindo igreja, voc se prepara para entregar a sua oferta e se lembra do problema, Jesus diz para voc ir concert-lo primeiro. Veja que ele diz: "Deixe a sua oferta sobre o altar." Voc no pode adorar de maneira efetiva com conflitos no resolvidos. Voc j teve uma briga no carro com o marido ou esposa no caminho para a igreja? Algumas de nossas maiores brigas acontecem no carro a caminho da igreja. Pedro diz em sua primeira carta: "Maridos, vivei em paz com vossas mulheres." Se voc no est em harmonia com a sua esposa, suas oraes no esto sendo ouvidas. Alguns de vocs esto orando para Deus mudar o seu casamento, mudar seu negcio, responder s suas oraes e no esto vendo a resposta -- no sero respondidas at que vocs acertem o relacionamento. A Bblia afirma que a desarmonia em casa impede que as nossas oraes sejam ouvidas. - Algumas sugestes prticas para este jantar da paz: 1. Escolha o momento certo. 2. Escolha o lugar certo. 3. Ore antes de encontrar-se com o seu cnjuge.

4. Venha com uma atitude positiva. 5. Trabalhe focado em cima dos problemas. 6. Chegue PROGRAMADO para ouvir.

Vocs ho de encontrar alguma soluo. No venha para acusar, descarregar e desculpar-se. Uma vez que voc tem feito isto e marcado este jantar da paz...

5. ESTABELEA AS REGRAS DO JOGO ANTES DA BRIGA

Devemos estabelecer regras na paz, para que na guerra possamos us-las para o bem comum!

O pr. Rick Warren escreveu uma mensagem sobre as sete regras para uma luta honesta no casamento. Todas elas comeam com a letra "C". Ele pregou uma mensagem nestes "C"s chamada "O Kit de Sobrevivncia do Casamento."

Nunca Compare. Nunca Condene. Nunca Comande. Nunca Confronte. Nunca Condescenda. No deprecie o seu cnjuge, No diminua o seu cnjuge. No ridicularize o seu cnjuge por causa de seus

sentimentos ou de sua maneira de pensar, ou qualquer que seja o motivo. Nunca Contradiga. Voc sabia que uma pessoa normal pode dizer 150 palavras por minuto, mas pode ouvir 650 palavras por minuto. Isto deixa 500 palavras por minuto quando voc pode ouvir. Nunca Confunda.

Deixe-me resumir estas aes em uma sentena:

ATAQUE O PROBLEMA E NO UM AO OUTRO. Pv 11.29 - "O que perturba a sua casa herdar o vento..."

6. MUDE O SEU FOCO

Mude a ateno de si mesmo para a outra pessoa. Do egosmo para o altrusmo. Se apenas fizssemos o que diz Fp 2.4-5 BLH - "Que cada um procure os interesses dos outros e no somente os seus prprios interesses. Tenham entre vocs o mesmo modo de agir que Cristo Jesus tinha."

Qual foi o modo de agir de Jesus Cristo?

7. BUSQUE ACONSELHAMENTO COM PESSOAS DE DEUS

A Bblia diz para buscar por conselhos: Pv 15.12 BLH - "O homem vaidoso no gosta de quem o corrige; ele nunca pede conselhos aos sbios." Pv 15.32 BLH - "Quem rejeita conselhos prejudica a si mesmo, mas quem aceita a correo fica mais sbio."

Quando o jantar da paz no resolver, pea ajuda enquanto a situao possvel de ser revertida. Em todas as outras reas da vida voc no tem vergonha de buscar ajuda profissional.

Se voc tem problema de sade, voc vai ao mdico que foi treinado e tem a habilidade para lidar com problemas de sade. Se voc tem um problema legal, vai ao advogado que um profissional e que pode ajudar voc com problemas legais. Se voc tem problemas financeiros, procura um contabilista, ou algum que treinado para ajud-los a lidar com os seus problemas financeiros. Se voc enfrenta algum problema de relacionamento na sua famlia, busque ajuda de algum conselheiro cristo! No h motivo para estar envergonhado.

"Ah, eu posso lidar com isso sozinho, No preciso de ajuda de ningum." Voc diz isso quando est falindo financeiramente?

"Estou com cncer, mas vou resolver isso sozinho." No, voc vai buscar ajuda de um profissional. Busque algum tipo de ajuda! Eu ouo: "Em minha famlia ns no precisamos de aconselhamento. Podemos resolver os nossos prprios problemas.

8. NUNCA DESISTA DO SEU CASAMENTO No abandone no meio de uma discusso. Termine suas lutas. V at o final. Resolva o seu problema. Resolver um conflito nunca fcil. H trs estgios em um conflito.

1. Reconhecimento: "Ns temos um problema." 2. Reao: " pior do que eu pensava." 3. Resoluo: "O que vou fazer a respeito disso?" E no nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo prprio colheremos, se no desanimarmos. Gl 6.9

CONCLUSO

Deixe que Jesus tire toda a raiva, frustrao, mgoas e a insegurana de sua vida. Mas Cristo nos uniu por meio de sua morte na cruz. A cruz nos leva a abraar uns aos outros, e faz cessar a hostilidade. Cristo veio e pregou a paz... Efsios 2.16 A Mensagem Isso verdade em sua famlia? Ambos tm sido reconciliados com Deus? Por causa disso a prxima frase acontecer:

"Ele desfez a inimizade que os separava como se fosse um muro." Pode ser que muito do conflito que voc tenha em seu lar seja porque voc ainda est em conflito com Deus.

VOC VAI SE COMPROMETER EM FAZER SUA PARTE PARA RESTAURAR A HARMONIA DO SEU LAR?

You might also like