You are on page 1of 63

PROJETO E ESTRUTURA DE CARREIRAS

A palavra carreira origina-se do latim via carraria significa estrada ou caminho para carros.

Dinmica pedra

No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. (Drummond)

Uma sequncia de atitudes e comportamentos, associada com experincias e atividades relacionadas ao trabalho, durante o perodo de vida de uma pessoa, se constituindo em um percurso a ser trilhado pelo prprio indivduo ou da viso deste compartilhado com a organizao. Hall (2012)

PERSPECTIVAS PARA A CARREIRA PROFISSIONAL

As empresas esto cada vez mais exigentes:


Globalizao Presses de Mercado Presses Scio-econmicas Momentos de Crise e Escassez Complexidade Organizacional e Tecnolgica Diversificao de Produtos e Servios

VOC RESPONSVEL PELA SUA CARREIRA ?

O que voc sabe hoje, garantir o sucesso profissional amanh?

Viso limitada sobre o SEU desenvolvimento profissional na empresa e/ou no mercado.

A Carreira deve ter uma abordagem viva precisa ser administrada atravs da permisso mudana

determinada pela estrutura do prprio organismo e no por foras essencialmente exteriores.

Como profissional estou atento ao planejamento de minha carreira na empresa ou fora dela?

Uma carreira no significa "subir na vida" e sim uma "jornada

PRIMEIRO PASSO PARA A MUDANA: Entender que a aprendizagem contnua...

Profissionais de sucesso, se propem a serem estudantes permanentes...

OS IMPACTOS NA VIDA PROFISSIONAL

Os adultos esto retornando aos bancos escolares. Os EUA esto convidando os profissionais da terceira idade a retornarem s empresas...

Os avanos da tecnologia requerem a necessidade constante de upgrade nas habilidades e competncias dos Preciso planejar a minha carreira profissionais. de modo a buscar um equilbrio entre as minhas aptides pessoais e o que o mercado necessita...

Ser gerenciador de si mesmo ...


1. Autoavaliao; 2. Estabelecer os seus objetivos de carreira; 3. Elaborar um plano; 4. Desenvolver o Plano. 5W1H

VISO DE SCIOS Desenvolvimento do pensamento crtico; aquele que transforma e ressignifica o conhecimento. A vez daquele que apreende a informao e o conhecimento e aplica-os na organizao e na sua prpria carreira...

VISO DE SCIOS A vez do profissional que estabelece uma: Autntica relao baseada na Verdade, integridade e Os valores em e as atitudes dos sustentada aes ticas. profissionais estao em alta nas organizaes.

COMPETNCIA = UM PROCESSO PESSOAL DE TRANSFORMAO

TRABALHO

CARREIRA

MISSO PESSOAL

O MODELO DE CARREIRA DE SUCESSO No que sou bom?


Quais so as oportunidades?

Olhando para dentro

Olhando para Fora

Olhando para Frente

Quais as tendncias?

No confundir: Competncia e Personalidade


Competncia Est relacionada aos comportamentos passveis de serem apreendidos, desenvolvidos e treinados de acordo com o contexto e necessidade. Personalidade Est relacionada com aquilo que o constitui e o define como ser humano desde a sua infncia, preferncias pessoais que voc apresenta de maneira natural e espontnea. O que pesa mais na orientao de carreira: competncia ou personalidade?

TESTE VOCACIONAL

Eu gosto de:
1.Ajudar pessoas 2. Trabalhar em grupo 3. Fazer projetos 4. Conhecer nosso corpo 5. Conversar com muitas pessoas 6. Criar 7. Coordenar 8. Ser determinado 9. Apoiar os outros 10. Ter novas idias 11.Viajar muito 12. Colocar projetos em prtica 13. Questionar 14. Mudar as coisas 15. Ser prtico 16. Usar a lgica 17. Ser compreensivo 18. Correr riscos 19. Novidades 20. Disciplina

TESTE VOCACIONAL

Eu gosto de:
20. Disciplina 21. Competir 22. Atividades fsicas 23. Festas 24. Colecionar 25. Ser preciso 26. Rapidez 27. Escrever 28. Cantar 29. Ajudar o prximo 30. Ser intuitivo 31.Ficar navegando na Internet 32. Ter uma posio de destaque 33. Usar a imaginao 34. Estar sempre acompanhado 35. Ajudar os mais necessitados 36. Deixar tudo em ordem 37. Tomar iniciativas 38. Ser descontrado 39. Analisar o mundo 40. Ser diplomtico

TESTE VOCACIONAL

Eu gosto de:
41.Atividades concretas 42. Atividades descontradas 43. Desafios 44. Sentimentos e emoes 45. Pouca responsabilidade 46. Estar no controle 47. Ler 48. Ser detalhista 49. Dar conselhos aos amigos 50. Convencer os outros 51. Fazer tudo do meu jeito 52. Superar obstculos 53. Ser sensvel 54. Fazer experincias 55. Cuidar da aparncia 56. Ser controlador 57. Estabilidade 58. Economizar 59. Ser realista 60. Ser justo

TESTE VOCACIONAL
Agora relacione os nmeros selecionados com as letras do quadro abaixo. Marque aqui as VINTE afirmaes escolhidas
1. B 2. E 3. D 4. D 5. E 6. D 7. C 8. A 9. B 10. D 11. E 12. C 13. B 14. D 15. A 16. C 17. B 18. A 19. D 20. C 21. A 22. A 23. E 24. C 25. C 26. A 27. D 28. E 29. B 30. D 31. D 32. E 33. D 34. E 35. B 36. C 37. A 38. E 39. D 40. B 41. C 42. E 43. A 44. B 45. E 46. C 47. D 48. C 49. B 50. A 51. D 52. A 53. B 54. D 55. E 56. C 57. C 58. C 59. C 60.B

TESTE VOCACIONAL
Faa a contagem dos pontos e verifique quais letras aparecem em maior quantidade. Coloque abaixo os resultados:

LETRAS

PONTOS________________________________

A
Voc uma pessoa que precisa resolver tudo muito rpido e de forma prtica, sem muitas anlises da situao. O que move sua vida o desafio e a possibilidade de competir, com o outro e consigo mesmo. Para tal, no se importa em correr riscos e ter que convencer os outros do seu ponto de vista. Sua fora vem do seu determinismo e da sua vontade de tomar iniciativas. Fique atento a carreiras que envolvam competitividade e uma certa dose de agressividade. Exemplos: Direito, engenharia de produo, publicidade e propaganda, esporte, alguns ramos da medicina, engenharia ambiental, jornalismo.

B
Voc se preocupa muito com o lado emocional da vida e quer ajudar os outros de qualquer maneira, seja de forma individualizada, seja com um sentimento de justia social que almeja ajudar e melhorar o mundo, de uma forma geral. Voc sensvel e compreensivo, mas briga muito em prol da justia, sempre pronto a questionar algo que julga estar prejudicando algum; mas para isso diplomtico e busca sempre o dilogo, uma de suas maiores armas. No geral, busca contribuir para o bem-estar geral das pessoas. Exemplos: Psicologia, Servio Social, Fonoaudiologia, Nutrio, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Direito, Cincias Sociais, Ecologia, Educao Fsica, Fisioterapia, Pedagogia.

C
Voc tem uma tendncia a ser mais racional (uso da lgica) e trabalha muito com o lado objetivo e concreto da vida, sempre ligado nos avanos da tecnologia. Gosta de estar no controle e organizar as rotinas, atravs de planos e metas que tenta seguir, de forma meticulosa. Gosta tambm das coisas em ordem, valorizando a disciplina. Prefere uma rotina estvel e tende a ser realista. Colocar seus planos em prtica o que lhe faz feliz. Exemplos: Todas as modalidades de engenharia, administrao, biblioteconomia, cincias exatas em geral, cincias contbeis, computao, desenho industrial, estatstica, matemtica, cincias econmicas.

D
Voc dono de um esprito curioso e navega pelo mundo das idias, sempre querendo descobrir novos caminhos, atravs da anlise do mundo em que vive. Fazer experincias para mudar as coisas ao seu redor lhe atrai muito. Para isso valoriza o lado intelectual do mundo, e se envolve muito em atividades de leitura e escrita. A novidade o que faz voc seguir vivendo. Exemplos: Filosofia, arqueologia, arquitetura e urbanismo, artes cnicas, artes plsticas, astronomia, direito, fsica, histria, geografia, letras, lingstica, msica, psicologia, teologia, biologia, medicina.

E
Voc tem duas caractersticas bsicas: gosta de se comunicar e de aparecer em pblico, seja pessoalmente, seja pelo seu trabalho. Aprecia o trabalho em equipe e se envolve muito em discusses e troca de idias. Alm de discutir, valoriza muito a exposio de suas idias. Considere carreiras que lidem com o pblico, lidem com a imagem e com o objetivo de divulgar coisas; alm das reas de comunicao. A linguagem o seu instrumento de trabalho, quer ela seja verbal, visual, ou outra qualquer. Exemplos: Publicidade e propaganda, letras, moda, artes cnicas, artes plsticas, cinema e vdeo, dana, decorao, fonoaudiologia, letras, lingstica, msica, produo cultural, relaes pblicas, turismo.

Mudanas no mercado de trabalho

Projeto Pessoal de Carreira: O projeto pessoal de carreira consiste numa forma de apropriao da construo da prpria histria profissional. Implica em uma avaliao de si mesmo e num processo de criao de competncias direcionado para a realizao de uma identidade profissional

Mudanas no mercado de trabalho


Projeto: Idia de construo no tempo, de planejamento, de investimento sistemtico. Pessoal: Idia da criao da identidade profissional, sendo identidade o conjunto de predicados que representam o indivduo.
Carreira: Idia de identidade profissional, aprendizagem e networking.

MUDANA NO MERCADO DE TRABALHO

Aprendizagem: Sobre a organizao, o mercado, os valores, a equipe, autoconhecimento etc. Networking: Troca de experincias, busca de feedback, busca de visibilidade, identificao de tendncias, renovao de referncias, busca de apoio.
Desenvolvimento da identidade Profissional: Busca de experincias enriquecedoras(competncias), Energia Aplicada no trabalho (natureza do vnculo), Construo de uma histria de Realizaes (busca de resultados).

MUDANA NO MERCADO DE TRABALHO


Apropriar-se da Carreira: Investir, sistematicamente, em si mesmo. Desenhar um projeto de carreira e assumir a construo da prpria identidade profissional. Contnuo esforo de adaptao: Gesto das prprias aes, necessidade de improvisar, antecipao de obstculos, resilincia, etc. Administrao da Vida: Reviso constante da das atitudes, metas, rotinas, rede de contatos em funo da volatilidade do ambiente.
Administrar a prpria identidade: Administrar as escolhas comportamentais que formam a identidade e o reflexo no meio ambiente.

MUDANA NO MERCADO DE TRABALHO


Buscar networking: Buscar relaes sociais personalizadas e gratificantes, fugindo as relaes efmeras e impessoais.
Ter auto-motivao: Ser capaz de gerenciar o prprio desejo de se desenvolver profissionalmente. Ter flexibilidade para as novas relaes capital X trabalho: Todas as formas de atividade profissionais remuneradas (CLT,temporrio etc.) so legtimas. Fazer do trabalho fonte de realizao: Fazer do trabalho fonte de dignidade, crescimento e autodeterminao.

Filme: Max & Max

Encontro de Geraes

Geraes Diferentes
NOME NASCIDOS NO PERODO 1920 -1940 IDADE CARACTERSTICA ESTILOD E TRABALHO Veteranos 70 90 Anos Idealista, sonhadores Gerao silenciosa, tradicionalista -Tradio e manuteno do status quo -Obedincia ao individualismo -Comando e controle -Senso de dever e honra -Valorizao do crescimento pessoal -Orientao para equipe -Lealdade empresa -Desconforto com conflito -Empreendedor -Independente -Valorizao da diversidade -Procura por solues criativas -Desejo por altos nveis -24h por dia, 7 dias por semana -Capacidade multifuncional -Orientao para resultados -Desejo por estrutura -Responsabilidade social -Competitivo

Baby Boomers

1941-1960

50 a 65 anos

Estruturados, construtores A gerao do EU

Gerao X

1961-1980

30 a 49 anos

Cticos, tolerantes

Gerao Y

1981 - 2000

20 a 29 anos

Desestruturados Contestadores

Gerao Z

A partir de 2001

+ 10 anos

Conectados

Mudanas trazidas pela Gerao Y


Comunicao Lateral Chefe tem que demonstrar coerncia Veste a camisa quando necessrio se suas necessidades forem atendidas

Preferncia por contato virtual

Vida Profissional e vida pessoal esto integradas

Veste-se pensando em sua individualidade

Aes sociais so fundamentais

Talento = Promoo

TEXTO PARA REFLEXO


REUNIR EM GRUPOS E COMENTAR

Exigncias do Mercado de Trabalho


1 Conhecimento No basta apenas ter diploma, mas sim buscar novas formas de diferenciao para que a empresa alcance seus resultados. 2- Perfil empreendedor O funcionrio deve se enxergar como scio da empresa, fazendo tudo como se aquele empreendimento fosse seu. 3- Rede de contatos (networking) Criar e manter uma boa rede de contatos chave mgica para abrir diversas portas. 4- Comunicao No d para pensar em um profissional que no se comunique tanto verbalmente quanto de forma escrita. 5- Auto-estima e motivao Ter motivao para a vida e buscar felicidade sem depender dos outros necessrio para que a pessoa enxergue. 6 Demonstrar competncias diferentes e que agreguem valor ao negcio.

MARKETING PESSOAL 7. FAZER O SEU MARKETING PESSOAL

O melhor profissional para a uma empresa aquele que est sempre pronto para sair, mas que fica por opo, no apenas porque no tem para onde ir.

ATITUDE MADURA E SAUDVEL 1. Ficar porque bom. 2. Bom

Perfeito.

Empresas sempre tero espao para profissionais que faam a diferena

S seremos capazes de fazer a diferena para uma empresa se tivermos conscincia do nosso diferencial competitivo.

Inteligncia de Empregabilidade
Auto Conhecimento Plano de Desenvolvimento Visibilidade

RECONHECIMENTO DE CENRIOS

Detectar OPORTUNIDADES

GRANDES COMPETNCIAS:

Saber Aprender

Aprender a mudar

O DESAFIO DOS RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAES

Detectar, atrair, reter e desenvolver talentos so funes altamente estratgicas de gesto de pessoas.

Atrair e selecionar profissonais altamente qualificados (Competncias) e inteligentes, que venham rapidamente contribuir para a superao dos resultados da organizao, aptos a trabalhar em equipes, dentro de um estilo participativo, demostrando interesse real pelo prprio sucesso, apoiando vigorosamente a viso da empresa e comportando-se como seus verdadeiros scios.

O que so as Competncias

C.H.A.
Competncia Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam desempenhar determinada funo na busca de resultados concretos.

O que so as Competncias
1. Conhecimento A informao adquirida atravs de estudos ou pela experincia que uma pessoa utiliza. Saber
2. Habilidade a capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas em conformidade com determinados padres exigidos pela organizao. Saber fazer 3. Atitude comportamento manifesto que envolve habilidade e traos de personalidade, diretamente relacionado com o querer e a ao. Querer fazer / Como Fazer

PRESTADORAS DE SERVIO
1. Capacidade Empreendedora, 2. Capacidade de trabalhar sob presso, 3. Comunicao, 4. Criatividade 5. Dinamismo 6. Liderana, 7. Motivao 8. Negociao 9. Planejamento 10. Viso Sistmica

INDSTRIAS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Capacidade empreendedora Capacidade de trabalhar sob presso Comunicao Criatividade Cultura da qualidade Flexibilidade Liderana Negociao Relacionamento interpessoal Tomada de deciso Viso sistmica

INSTITUIES FINANCEIRAS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Criatividade Comunicao Dinamismo Flexibilidade Liderana Motivao Negociao Relacionamento interpessoal Tomada de deciso Viso sistmica

EMPRESA PBLICA
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Capacidade empreendedora Capacidade de trabalhar sob presso Comunicao Criatividade Dinamismo Liderana Motivao Negociao Planejamento Viso sistmica

TELECOMUNICAES 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Capacidade de trabalhar sob presso Comunicao Criatividade Cultura da qualidade Flexibilidade Liderana Motivao Negociao Planejamento Relacionamento interpessoal Tomada de deciso Viso sistmica

COMRCIO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Capacidade empreendedora Criatividade Dinamismo Flexibilidade Negociao Organizao Relacionamento Interpessoal Tomada de deciso Viso sistmica

Como esto as minhas competncias???

Energia

Ter capacidade de manter-se ativo e produtivo, administrando bem o tempo e revelando multiplicidade de interesses, inciativa, dinamismo, agilidade e capacidade de empreendimento

Como esto as minhas competncias???


Liderana Ter capacidade de catalisar as energias de um grupo de forma a atingir ou superar os objetivos organizacionais, atravs de uma relao de parceria com a as pessoas, estimulando-lhes o crescimento e autorealizao, dentro de clima de motivao elevado

QUAIS COMPETNCIAS EU QUERO PARA OS PROFISSIONAIS DA UNIMED RIO VERDE?

OBRIGADA, FOI UMA GRANDE HONRA COMPARTILHAR ESSES CONCEITOS E IDEIAS COM TODOS VOCS. DEUS ABENOE !!

You might also like