You are on page 1of 88

CMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentao e Informao

DECRETO-LEI N 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940


Cdigo Penal.

O PRESIDENTE DA REPBLICA, usando da atribuio que lhe confere o art. 180 da Constituio, decreta a seguinte lei: CDIGO PENAL PARTE GERAL TTULO I DA APLICAO DA LEI PENAL Anterioridade da Lei Art. 1 No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia cominao legal. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Lei penal no tempo Art. 2 Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Lei excepcional ou temporria Art. 3 A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Tempo do crime Art. 4 Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Territorialidade Art. 5 Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional.

1 Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar. 2 tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Lugar do crime Art. 6 Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Extraterritorialidade Art. 7 Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil; II - os crimes: a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; b) praticados por brasileiro; c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. 1 Nos casos do inciso I, o agente punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro. 2 Nos casos do inciso II, a aplicao da lei brasileira depende do concurso das seguintes condies: a) entrar o agente no territrio nacional; b) ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado; c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; d) no ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter a cumprido a pena; e) no ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel. 3 A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior: a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984)

Pena cumprida no estrangeiro Art. 8 A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Eficcia de sentena estrangeira Art. 9 A sentena estrangeira, quando a aplicao da lei brasileira produz na espcie as mesmas conseqncias, pode ser homologada no Brasil para: I - obrigar o condenado reparao do dano, a restituies e a outros efeitos civis; II - sujeit-lo medida de segurana. Pargrafo nico. A homologao depende: a) para os efeitos previstos no inciso I, de pedido da parte interessada; b) para os outros efeitos, da existncia de tratado de extradio com o pas de cuja autoridade judiciria emanou a sentena, ou, na falta de tratado, de requisio do Ministro da Justia. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Contagem de prazo Art. 10. O dia do comeo inclui-se no cmputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendrio comum. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Fraes no computveis da pena Art. 11. Desprezam-se, nas penas privativas de liberdade e nas restritivas de direitos, as fraes de dia, e, na pena de multa, as fraes de cruzeiro. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Legislao especial Art. 12. As regras gerais deste Cdigo aplicam-se aos fatos incriminados por lei especial, se esta no dispuser de modo diverso. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) TTULO II DO CRIME Relao de causalidade Art. 13. O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Supervenincia de causa independente 1 A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.

Relevncia da omisso 2 A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 14. Diz-se o crime: Crime consumado I - consumado, quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal; Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Pena de tentativa Pargrafo nico. Salvo disposio em contrrio, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Desistncia voluntria e arrependimento eficaz Art. 15. O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Arrependimento posterior Art. 16. Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Crime impossvel Art. 17. No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 18. Diz-se o crime: Crime doloso I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo; Crime culposo II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia.

Pargrafo nico. Salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Agravao pelo resultado Art. 19. Pelo resultado que agrava especialmente a pena, s responde o agente que o houver causado ao menos culposamente. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Erro sobre elementos do tipo Art. 20. O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. Descriminantes putativas 1 isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. No h iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato punvel como crime culposo. Erro determinado por terceiro 2 Responde pelo crime o terceiro que determina o erro. Erro sobre a pessoa 3 O erro quanto pessoa contra a qual o crime praticado no isenta de pena. No se consideram, neste caso, as condies ou qualidades da vtima, seno as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Erro sobre a ilicitude do fato Art. 21. O desconhecimento da lei inescusvel. O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitvel, isenta de pena; se evitvel, poder diminu-la de um sexto a um tero. Pargrafo nico. Considera-se evitvel o erro se o agente atua ou se omite sem a conscincia da ilicitude do fato, quando lhe era possvel, nas circunstncias, ter ou atingir essa conscincia. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Coao irresistvel e obedincia hierrquica Art. 22. Se o fato cometido sob coao irresistvel ou em estrita obedincia a ordem, no manifestamente ilegal, de superior hierrquico, s punvel o autor da coao ou da ordem. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Excluso de ilicitude Art. 23. No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade; II - em legtima defesa; III - em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito.

Excesso punvel Pargrafo nico. O agente, em qualquer das hipteses deste artigo, responder pelo excesso doloso ou culposo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Estado de necessidade Art. 24. Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1 No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2 Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Legtima defesa Art. 25. Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984). TTULO III DA IMPUTABILIDADE PENAL Inimputveis Art. 26. isento de pena o agente que, por doena mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. Reduo de pena Pargrafo nico. A pena pode ser reduzida de um a dois teros, se o agente, em virtude de perturbao de sade mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado no era inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinarse de acordo com esse entendimento. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Menores de dezoito anos Art. 27. Os menores de 18 (dezoito) anos so penalmente inimputveis, ficando sujeitos s normas estabelecidas na legislao especial. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Emoo e paixo Art. 28. No excluem a imputabilidade penal: I - a emoo ou a paixo; Embriaguez II - a embriaguez, voluntria ou culposa, pelo lcool ou substncia de efeitos anlogos.

1 isento de pena o agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou fora maior, era, ao tempo da ao ou da omisso, inteiramente incapaz de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. 2 A pena pode ser reduzida de um a dois teros, se o agente, por embriaguez, proveniente de caso fortuito ou fora maior, no possua, ao tempo da ao ou da omisso, a plena capacidade de entender o carter ilcito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) TTULO IV DO CONCURSO DE PESSOAS Art. 29. Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. 1 Se a participao for de menor importncia, a pena pode ser diminuda de um sexto a um tero. 2 Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe- aplicada a pena deste; essa pena ser aumentada at metade, na hiptese de ter sido previsvel o resultado mais grave. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Circunstncias incomunicveis Art. 30. No se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Casos de impunibilidade Art. 31. O ajuste, a determinao ou instigao e o auxlio, salvo disposio expressa em contrrio, no so punveis, se o crime no chega, pelo menos, a ser tentado. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) TTULO V DAS PENAS CAPTULO I DAS ESPCIES DE PENA Art. 32. As penas so: I - privativas de liberdade; II - restritivas de direitos; III - de multa. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Seo I Das Penas Privativas de Liberdade

Recluso e deteno Art. 33. A pena de recluso deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A de deteno, em regime semi-aberto, ou aberto, salvo necessidade de transferncia a regime fechado. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) 1 Considera-se: a) regime fechado a execuo da pena em estabelecimento de segurana mxima ou mdia; b) regime semi-aberto a execuo da pena em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar; c) regime aberto a execuo da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) 2 As penas privativas de liberdade devero ser executadas em forma progressiva, segundo o mrito do condenado, observados os seguintes critrios e ressalvadas as hipteses de transferncia a regime mais rigoroso: a) o condenado a pena superior a 8 (oito) anos dever comear a cumpri-la em regime fechado; b) o condenado no reincidente, cuja pena seja superior a 4 (quatro) anos e no exceda a 8 (oito), poder, desde o princpio, cumpri-la em regime semi-aberto; c) o condenado no reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4 (quatro) anos, poder, desde o incio, cumpri-la em regime aberto. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) 3 A determinao do regime inicial de cumprimento da pena far-se- com observncia dos critrios previstos no art. 59 deste Cdigo. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) 4 O condenado por crime contra a administrao pblica ter a progresso de regime do cumprimento da pena condicionada reparao do dano que causou, ou devoluo do produto do ilcito praticado, com os acrscimos legais. (Pargrafo acrescido pela Lei n 10.763, de 12/11/2003) Regras do regime fechado Art. 34. O condenado ser submetido, no incio do cumprimento da pena, a exame criminolgico de classificao para individualizao da execuo. 1 O condenado fica sujeito a trabalho no perodo diurno e a isolamento durante o repouso noturno. 2 O trabalho ser em comum dentro do estabelecimento, na conformidade das aptides ou ocupaes anteriores do condenado, desde que compatveis com a execuo da pena. 3 O trabalho externo admissvel, no regime fechado, em servios ou obras pblicas. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Regras do regime semi-aberto Art. 35. Aplica-se a norma do art. 34 deste cdigo, caput, ao condenado que inicie o cumprimento da pena em regime semi-aberto. 1 O condenado fica sujeito a trabalho em comum durante o perodo diurno, em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar.

2 O trabalho externo admissvel, bem como a freqncia a cursos supletivos profissionalizantes, de instruo de segundo grau ou superior. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Regras do regime aberto Art. 36. O regime aberto baseia-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado. 1 O condenado dever, fora do estabelecimento e sem vigilncia, trabalhar, freqentar curso ou exercer outra atividade autorizada, permanecendo recolhido durante o perodo noturno e nos dias de folga. 2 O condenado ser transferido do regime aberto, se praticar fato definido como crime doloso, se frustrar os fins da execuo ou se, podendo, no pagar a multa cumulativamente aplicada. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Regime especial Art. 37. As mulheres cumprem pena em estabelecimento prprio, observandose os deveres e direitos inerentes sua condio pessoal, bem como, no que couber, o disposto neste Captulo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Direitos do preso Art. 38. O preso conserva todos os direitos no atingidos pela perda da liberdade, impondo-se a todas as autoridades o respeito sua integridade fsica e moral. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Trabalho do preso Art. 39. O trabalho do preso ser sempre remunerado, sendo-lhe garantidos os benefcios da Previdncia Social. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Legislao especial Art. 40. A legislao especial regular a matria prevista nos arts. 38 e 39 deste Cdigo, bem como especificar os deveres e direitos do preso, os critrios para revogao e transferncia dos regimes e estabelecer as infraes disciplinares e correspondentes sanes. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Supervenincia de doena mental Art. 41. O condenado a quem sobrevm doena mental deve ser recolhido a hospital de custdia e tratamento psiquitrico ou, falta, a outro estabelecimento adequado. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Detrao Art. 42. Computam-se, na pena privativa de liberdade e na medida de segurana, o tempo de priso provisria, no Brasil ou no estrangeiro, o de priso administrativa e o de internao em qualquer dos estabelecimentos referidos no artigo anterior. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984)

Seo II Das Penas Restritivas de Direitos Art. 43. As penas restritivas de direitos so: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) I - prestao pecuniria; (Inciso com redao dada pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) II - perda de bens e valores; (Inciso com redao dada pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) III - (VETADO na Lei n 9.714, de 25/11/1998) IV - prestao de servio comunidade ou a entidades pblicas; (Inciso acrescido pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) V - interdio temporria de direitos; (Primitivo inciso II renumerado pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) VI - limitao de fim de semana. (Primitivo inciso III renumerado pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) Art. 44. As penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as privativas de liberdade, quando: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) I - aplicada pena privativa de liberdade no superior a quatro anos e o crime no for cometido com violncia ou grave ameaa pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo; (Inciso com redao dada pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) II - o ru no for reincidente em crime doloso; (Inciso com redao dada pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) III - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias indicarem que essa substituio seja suficiente. (Inciso com redao dada pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) 1 (VETADO na Lei n 9.714, de 25/11/1998) 2 Na condenao igual ou inferior a um ano, a substituio pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituda por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) 3 Se o condenado for reincidente, o juiz poder aplicar a substituio, desde que, em face de condenao anterior, a medida seja socialmente recomendvel e a reincidncia no se tenha operado em virtude da prtica do mesmo crime. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) 4 A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrio imposta. No clculo da pena privativa de liberdade a executar ser deduzido o tempo cumprido da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mnimo de trinta dias de deteno ou recluso. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) 5 Sobrevindo condenao a pena privativa de liberdade, por outro crime, o juiz da execuo penal decidir sobre a converso, podendo deixar de aplic-la se for

possvel ao condenado cumprir a pena substitutiva anterior. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) Converso das penas restritivas de direitos Art. 45. Na aplicao da substituio prevista no artigo anterior, proceder-se- na forma deste e dos arts. 46, 47 e 48. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) 1 A prestao pecuniria consiste no pagamento em dinheiro vtima, a seus dependentes ou a entidade pblica ou privada com destinao social, de importncia fixada pelo juiz, no inferior a 1 (um) salrio mnimo nem superior a 360 (trezentos e sessenta) salrios mnimos. O valor pago ser deduzido do montante de eventual condenao em ao de reparao civil, se coincidentes os beneficirios. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) 2 No caso do pargrafo anterior, se houver aceitao do beneficirio, a prestao pecuniria pode consistir em prestao de outra natureza. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) 3 A perda de bens e valores pertencentes aos condenados dar-se-, ressalvada a legislao especial, em favor do Fundo Penitencirio Nacional, e seu valor ter como teto - o que for maior - o montante do prejuzo causado ou do provento obtido pelo agente ou por terceiro, em conseqncia da prtica do crime. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) 4 (VETADO na Lei n 9.714, de 25/11/1998) Prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas Art. 46. A prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas aplicvel s condenaes superiores a seis meses de privao da liberdade. 1 A prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas consiste na atribuio de tarefas gratuitas ao condenado. 2 A prestao de servio comunidade dar-se- em entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos e outros estabelecimentos congneres, em programas comunitrios ou estatais. 3 As tarefas a que se refere o 1 sero atribudas conforme as aptides do condenado, devendo ser cumpridas razo de uma hora de tarefa por dia de condenao, fixadas de modo a no prejudicar a jornada normal de trabalho. 4 Se a pena substituda for superior a um ano, facultado ao condenado cumprir a pena substitutiva em menor tempo (art. 55), nunca inferior metade da pena privativa de liberdade fixada. (Artigo com redao dada pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) Interdio temporria de direitos Art. 47. As penas de interdio temporria de direitos so: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) I - proibio do exerccio de cargo, funo ou atividade pblica, bem como de mandato eletivo; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) II - proibio do exerccio de profisso, atividade ou ofcio que dependam de habilitao especial, de licena ou autorizao do poder pblico; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984)

III - suspenso de autorizao ou de habilitao para dirigir veculo. (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) IV - proibio de freqentar determinados lugares; (Inciso acrescido pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) V - proibio de inscrever-se em concurso, avaliao ou exame pblicos. (Inciso acrescido pela Lei n 12.550, de 15/12/2011) Limitao de fim de semana Art. 48. A limitao de fim de semana consiste na obrigao de permanecer, aos sbados e domingos, por 5 (cinco) horas dirias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado. Pargrafo nico. Durante a permanncia podero ser ministrados ao condenado cursos e palestras ou atribudas atividades educativas. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Seo III Da Pena de Multa Multa Art. 49. A pena de multa consiste no pagamento ao fundo penitencirio da quantia fixada na sentena e calculada em dias-multa. Ser, no mnimo, de 10 (dez) e, no mximo, de 360 (trezentos e sessenta) dias-multa. 1 O valor do dia-multa ser fixado pelo juiz no podendo ser inferior a um trigsimo do maior salrio mnimo mensal vigente ao tempo do fato, nem superior a 5 (cinco) vezes esse salrio. 2 O valor da multa ser atualizado, quando da execuo, pelos ndices de correo monetria. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Pagamento da multa Art. 50. A multa deve ser paga dentro de 10 (dez) dias depois de transitada em julgado a sentena. A requerimento do condenado e conforme as circunstncias, o juiz pode permitir que o pagamento se realize em parcelas mensais. 1 A cobrana da multa pode efetuar-se mediante desconto no vencimento ou salrio do condenado quando: a) aplicada isoladamente; b) aplicada cumulativamente com pena restritiva de direitos; c) concedida a suspenso condicional da pena. 2 O desconto no deve incidir sobre os recursos indispensveis ao sustento do condenado e de sua famlia. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Converso da multa e revogao Art. 51. Transitada em julgado a sentena condenatria, a multa ser considerada dvida de valor, aplicando-se-lhe as normas da legislao relativa dvida ativa da Fazenda Pblica, inclusive no que concerne s causas interruptivas e suspensivas da prescrio. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 9.268, de 1/4/1996)

Modo de converso. 1 (Revogado pela Lei n 9.268, de 1/4/1996) Revogao da converso 2 (Revogado pela Lei n 9.268, de 1/4/1996) Suspenso da execuo da multa Art. 52. suspensa a execuo da pena de multa, se sobrevm ao condenado doena mental. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) CAPTULO II DA COMINAO DAS PENAS Penas privativas de liberdade Art. 53. As penas privativas de liberdade tm seus limites estabelecidos na sano correspondente a cada tipo legal de crime. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Penas restritivas de direitos Art. 54. As penas restritivas de direitos so aplicveis, independentemente de cominao na parte especial, em substituio pena privativa de liberdade, fixada em quantidade inferior a 1 (um) ano, ou nos crimes culposos. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 55. As penas restritivas de direitos referidas nos incisos III, IV, V e VI do art. 43 tero a mesma durao da pena privativa de liberdade substituda, ressalvado o disposto no 4 do art. 46. (Artigo com redao dada pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) Art. 56. As penas de interdio, previstas nos incisos I e II do art. 47 deste Cdigo, aplicam-se para todo o crime cometido no exerccio de profisso, atividade, ofcio, cargo ou funo, sempre que houver violao dos deveres que lhes so inerentes. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 57. A pena de interdio, prevista no inciso III do art. 47 deste Cdigo, aplica-se aos crimes culposos de trnsito. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Pena de multa Art. 58. A multa, prevista em cada tipo legal de crime, tem os limites fixados no art. 49 e seus pargrafos deste cdigo. Pargrafo nico. A multa prevista no pargrafo nico do art. 44 e no 2 do art. 60 deste cdigo aplica-se independentemente de cominao na parte especial. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) CAPTULO III DA APLICAO DA PENA

Fixao da pena Art. 59. O juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime: I - as penas aplicveis dentre as cominadas; II - a quantidade de pena aplicvel, dentro dos limites previstos; III - o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade; IV - a substituio da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espcie de pena, se cabvel. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Critrios especiais da pena de multa Art. 60. Na fixao da pena de multa o juiz deve atender, principalmente, situao econmica do ru. 1 A multa pode ser aumentada at o triplo, se o juiz considerar que, em virtude da situao econmica do ru, ineficaz, embora aplicada no mximo. Multa substitutiva 2 A pena privativa de liberdade aplicada, no superior a 6 (seis) meses, pode ser substituda pela de multa, observados os critrios dos incisos II e III do art. 44 deste Cdigo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Circunstncias agravantes Art. 61. So circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) I - a reincidncia; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) II - ter o agente cometido o crime: (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) a) por motivo ftil ou torpe; (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) b) para facilitar ou assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime; (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) c) traio, de emboscada, ou mediante dissimulao, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossvel a defesa do ofendido; (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) d) com emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que podia resultar perigo comum; (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) e) contra ascendente, descendente, irmo ou cnjuge; (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) f) com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade, ou com violncia contra a mulher na forma da lei especfica; (Alnea acrescida pela Lei n 11.340, de 7/8/2006)

g) com abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, ofcio, ministrio ou profisso; (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) h) contra criana, maior de 60 (sessenta) anos, enfermo ou mulher grvida; (Alnea com redao dada pela Lei n 10.741, de 1/10/2003) i) quando o ofendido estava sob a imediata proteo da autoridade; (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) j) em ocasio de incndio, naufrgio, inundao ou qualquer calamidade pblica, ou de desgraa particular do ofendido; (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) l) em estado de embriaguez preordenada. (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Agravantes no caso de concurso de pessoas Art. 62. A pena ser ainda agravada em relao ao agente que: I - promove, ou organiza a cooperao no crime ou dirige a atividade dos demais agentes; II - coage ou induz outrem execuo material do crime; III - instiga ou determina a cometer o crime algum sujeito sua autoridade ou no-punvel em virtude de condio ou qualidade pessoal; IV - executa o crime, ou nele participa, mediante paga ou promessa de recompensa. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Reincidncia Art. 63. Verifica-se a reincidncia quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentena que, no Pas ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 64. Para efeito de reincidncia: I - no prevalece a condenao anterior, se entre a data do cumprimento ou extino da pena e a infrao posterior tiver decorrido perodo de tempo superior a 5 (cinco) anos, computado o perodo de prova da suspenso ou do livramento condicional, se no ocorrer revogao; II - no se consideram os crimes militares prprios e polticos. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Circunstncias atenuantes Art. 65. So circunstncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato, ou maior de 70 (setenta) anos, na data da sentena; II - o desconhecimento da lei; III - ter o agente: a) cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral; b) procurado, por sua espontnea vontade e com eficincia, logo aps o crime, evitar-lhe ou minorar-lhe as conseqncias, ou ter, antes do julgamento, reparado o dano; c) cometido o crime sob coao a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influncia de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima;

d) confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime; e) cometido o crime sob a influncia de multido em tumulto, se no o provocou. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 66. A pena poder ser ainda atenuada em razo de circunstncia relevante, anterior ou posterior ao crime, embora no prevista expressamente em lei. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Concurso de circunstncias agravantes e atenuantes Art. 67. No concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstncias preponderantes, entendendo-se como tais as que resultam dos motivos determinantes do crime, da personalidade do agente e da reincidncia. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Clculo da pena Art. 68. A pena-base ser fixada atendendo-se ao critrio do art. 59 deste Cdigo; em seguida sero consideradas as circunstncias atenuantes e agravantes; por ltimo, as causas de diminuio e de aumento. Pargrafo nico. No concurso de causas de aumento ou de diminuio previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um s aumento ou a uma s diminuio, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Concurso material Art. 69. Quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido. No caso de aplicao cumulativa de penas de recluso e de deteno, executa-se primeiro aquela. 1 Na hiptese deste artigo, quando ao agente tiver sido aplicada pena privativa de liberdade, no suspensa, por um dos crimes, para os demais ser incabvel a substituio de que trata o art. 44 deste Cdigo. 2 Quando forem aplicadas penas restritivas de direitos, o condenado cumprir simultaneamente as que forem compatveis entre si e sucessivamente as demais. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Concurso formal Art. 70. Quando o agente, mediante uma s ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes, idnticos ou no, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto at metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ao ou omisso dolosa e os crimes concorrentes resultam de desgnios autnomos, consoante o disposto no artigo anterior. Pargrafo nico. No poder a pena exceder a que seria cabvel pela regra do art. 69 deste Cdigo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Crime continuado Art. 71. Quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas condies de tempo, lugar, maneira de execuo

e outras semelhantes, devem os subseqentes ser havidos como continuao do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um s dos crimes, se idnticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois teros. Pargrafo nico. Nos crimes dolosos, contra vtimas diferentes, cometidos com violncia ou grave ameaa pessoa, poder o juiz, considerando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias, aumentar a pena de um s dos crimes, se idnticas, ou a mais grave, se diversas, at o triplo, observadas as regras do pargrafo nico do art. 70 e do art. 75 deste Cdigo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Multas no concurso de crimes Art. 72. No concurso de crimes, as penas de multa so aplicadas distinta e integralmente. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Erro na execuo Art. 73. Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execuo, o agente, ao invs de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao disposto no 3 do art. 20 deste Cdigo. No caso de ser tambm atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do art. 70 deste Cdigo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Resultado diverso do pretendido Art. 74. Fora dos casos do artigo anterior, quando, por acidente ou erro na execuo do crime, sobrevm resultado diverso do pretendido, o agente responde por culpa, se o fato previsto como crime culposo; se ocorre tambm o resultado pretendido, aplica-se a regra do art. 70 deste Cdigo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Limite das penas Art. 75. O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade no pode ser superior a 30 (trinta) anos. 1 Quando o agente for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior a 30 (trinta) anos, devem elas ser unificadas para atender ao limite mximo deste artigo. 2 Sobrevindo condenao por fato posterior ao incio do cumprimento da pena, far-se- nova unificao, desprezando-se, para esse fim, o perodo de pena j cumprido. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Concurso de infraes Art. 76. No concurso de infraes, executar-se- primeiramente a pena mais grave. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) CAPTULO IV DA SUSPENSO CONDICIONAL DA PENA

Requisitos da suspenso da pena Art. 77. A execuo da pena privativa de liberdade, no superior a 2 (dois) anos, poder ser suspensa, por 2 (dois) a 4 (quatro) anos, desde que: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) I - o condenado no seja reincidente em crime doloso; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) II - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias autorizem a concesso do benefcio; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) III - no seja indicada ou cabvel a substituio prevista no art. 44 deste Cdigo. (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) 1 A condenao anterior a pena de multa no impede a concesso do benefcio. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) 2 A execuo da pena privativa de liberdade, no superior a quatro anos, poder ser suspensa, por quatro a seis anos, desde que o condenado seja maior de setenta anos de idade, ou razes de sade justifiquem a suspenso. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 9.714, de 25/11/1998) Art. 78. Durante o prazo da suspenso, o condenado ficar sujeito observao e ao cumprimento das condies estabelecidas pelo juiz. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) 1 No primeiro ano do prazo, dever o condenado prestar servios comunidade (art. 46) ou submeter-se limitao de fim de semana (art. 48). (Pargrafo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) 2 Se o condenado houver reparado o dano, salvo impossibilidade de faz-lo, e se as circunstncias do art. 59 deste Cdigo lhe forem inteiramente favorveis, o juiz poder substituir a exigncia do pargrafo anterior pelas seguintes condies, aplicadas cumulativamente: (Pargrafo com redao dada pela Lei n 9.268, de 1/4/1996) a) proibio de freqentar determinados lugares; (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) b) proibio de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorizao do juiz; (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) c) comparecimento pessoal e obrigatrio a juzo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades. (Alnea com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 79. A sentena poder especificar outras condies a que fica subordinada a suspenso, desde que adequadas ao fato e situao pessoal do condenado. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 80. A suspenso no se estende s penas restritivas de direitos nem multa. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Revogao obrigatria Art. 81. A suspenso ser revogada se, no curso do prazo, o beneficirio: I - condenado, em sentena irrecorrvel, por crime doloso;

II - frustra, embora solvente, a execuo de pena de multa ou no efetua, sem motivo justificado, a reparao do dano; III - descumpre a condio do 1 do art. 78 deste Cdigo.

Revogao facultativa 1 A suspenso poder ser revogada se o condenado descumpre qualquer outra condio imposta ou irrecorrivelmente condenado, por crime culposo ou por contraveno, a pena privativa de liberdade ou restritiva de direitos. Prorrogao do perodo de prova 2 Se o beneficirio est sendo processado por outro crime ou contraveno, considera-se prorrogado o prazo da suspenso at o julgamento definitivo. 3 Quando facultativa a revogao, o juiz pode, ao invs de decret-la, prorrogar o perodo de prova at o mximo, se este no foi o fixado. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Cumprimento das condies Art. 82. Expirado o prazo sem que tenha havido revogao, considera-se extinta a pena privativa de liberdade. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) CAPTULO V DO LIVRAMENTO CONDICIONAL Requisitos do livramento condicional Art. 83. O juiz poder conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) I - cumprida mais de um tero da pena se o condenado no for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) II - cumprida mais da metade se o condenado for reincidente em crime doloso; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) III - comprovado comportamento satisfatrio durante a execuo da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribudo e aptido para prover prpria subsistncia mediante trabalho honesto; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) IV - tenha reparado, salvo efetiva impossibilidade de faz-lo, o dano causado pela infrao; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) V - cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza. (Inciso includo pela Lei n 8.072, de 25/7/1990) Pargrafo nico. Para o condenado por crime doloso, cometido com violncia ou grave ameaa pessoa, a concesso do livramento ficar tambm subordinada constatao de condies pessoais que faam presumir que o liberado no voltar a delinqir. (Pargrafo nico com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984)

Soma de penas Art. 84. As penas que correspondem a infraes diversas devem somar-se para efeito do livramento. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Especificaes das condies Art. 85. A sentena especificar as condies a que fica subordinado o livramento. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Revogao do livramento Art. 86. Revoga-se o livramento, se o liberado vem a ser condenado a pena privativa de liberdade, em sentena irrecorrvel: I - por crime cometido durante a vigncia do benefcio; II - por crime anterior, observado o disposto no art. 84 deste Cdigo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Revogao facultativa Art. 87. O juiz poder, tambm, revogar o livramento, se o liberado deixar de cumprir qualquer das obrigaes constantes da sentena, ou for irrecorrivelmente condenado, por crime ou contraveno, a pena que no seja privativa de liberdade. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Efeitos da revogao Art. 88. Revogado o livramento, no poder ser novamente concedido, e, salvo quando a revogao resulta de condenao por outro crime anterior quele benefcio, no se desconta na pena o tempo em que esteve solto o condenado. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Extino Art. 89. O juiz no poder declarar extinta a pena, enquanto no passar em julgado a sentena em processo a que responde o liberado, por crime cometido na vigncia do livramento. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 90. Se at o seu trmino o livramento no revogado, considera-se extinta a pena privativa de liberdade. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) CAPTULO VI DOS EFEITOS DA CONDENAO Efeitos genricos e especficos Art. 91. So efeitos da condenao: I - tornar certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime; II - a perda em favor da Unio, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito;

b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) 1 Poder ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes no forem encontrados ou quando se localizarem no exterior. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.694, de 24/7/2012, publicada no DOU de 25/7/2012, em vigor 90 dias aps a publicao) 2 Na hiptese do 1, as medidas assecuratrias previstas na legislao processual podero abranger bens ou valores equivalentes do investigado ou acusado para posterior decretao de perda. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.694, de 24/7/2012, publicada no DOU de 25/7/2012, em vigor 90 dias aps a publicao) Art. 92. So tambm efeitos da condenao: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) I - a perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo: (Inciso com redao dada pela Lei n 9.268, de 1/4/1996) a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica; (Alnea acrescida pela Lei n 9.268, de 1/4/1996) b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos. (Alnea acrescida pela Lei n 9.268, de 1/4/1996) II - a incapacidade para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos pena de recluso, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) III - a inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado como meio para a prtica de crime doloso. (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Pargrafo nico. Os efeitos de que trata este artigo no so automticos, devendo ser motivadamente declarados na sentena. (Pargrafo nico com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) CAPTULO VII DA REABILITAO Reabilitao Art. 93. A reabilitao alcana quaisquer penas aplicadas em sentena definitiva, assegurando ao condenado o sigilo dos registros sobre seu processo e condenao. Pargrafo nico. A reabilitao poder, tambm, atingir os efeitos da condenao, previstos no art. 92 deste cdigo, vedada reintegrao na situao anterior, nos casos dos incisos I e II do mesmo artigo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 94. A reabilitao poder ser requerida, decorridos 2 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execuo, computando-se o perodo de prova da suspenso e o do livramento condicional, se no sobrevier revogao, desde que o condenado: I - tenha tido domiclio no Pas no prazo acima referido;

II - tenha dado, durante esse tempo, demonstrao efetiva e constante de bom comportamento pblico e privado; III - tenha ressarcido o dano causado pelo crime ou demonstre a absoluta impossibilidade de o fazer, at o dia do pedido, ou exiba documento que comprove a renncia da vtima ou novao da dvida. Pargrafo nico. Negada a reabilitao, poder ser requerida, a qualquer tempo, desde que o pedido seja instrudo com novos elementos comprobatrios dos requisitos necessrios. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 95. A reabilitao ser revogada, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, se o reabilitado for condenado, como reincidente, por deciso definitiva, a pena que no seja de multa. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984)

TTULO VI DAS MEDIDAS DE SEGURANA Espcies de medidas de segurana Art. 96. As medidas de segurana so: I - internao em hospital de custdia e tratamento psiquitrico ou, falta, em outro estabelecimento adequado; II - sujeio a tratamento ambulatorial. Pargrafo nico. Extinta a punibilidade, no se impe medida de segurana nem subsiste a que tenha sido imposta. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Imposio da medida de segurana para inimputvel Art. 97. Se o agente for inimputvel, o juiz determinar sua internao (art. 26). Se, todavia, o fato previsto como crime for punvel com deteno, poder o juiz submet-lo a tratamento ambulatorial. Prazo 1 A internao, ou tratamento ambulatorial, ser por tempo indeterminado, perdurando enquanto no for averiguada, mediante percia mdica, a cessao de periculosidade. O prazo mnimo dever ser de 1 (um) a 3 (trs) anos. Percia mdica 2 A percia mdica realizar-se- ao termo do prazo mnimo fixado e dever ser repetida de ano em ano, ou a qualquer tempo, se o determinar o juiz da execuo. Desinternao ou liberao condicional 3 A desinternao, ou a liberao, ser sempre condicional devendo ser restabelecida a situao anterior se o agente, antes do decurso de 1 (um) ano, pratica fato indicativo de persistncia de sua periculosidade.

4 Em qualquer fase do tratamento ambulatorial, poder o juiz determinar a internao do agente, se essa providncia for necessria para fins curativos. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Substituio da pena por medida de segurana para o semi-imputvel Art. 98. Na hiptese do pargrafo nico do art. 26 deste Cdigo e necessitando o condenado de especial tratamento curativo, a pena privativa de liberdade pode ser substituda pela internao, ou tratamento ambulatorial, pelo prazo mnimo de 1 (um) a 3 (trs) anos, nos termos do artigo anterior e respectivos 1 a 4. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Direitos do internado Art. 99. O internado ser recolhido a estabelecimento dotado de caractersticas hospitalares e ser submetido a tratamento. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) TTULO VII DA AO PENAL Ao pblica e de iniciativa privada Art. 100. A ao penal pblica, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido. 1 A ao pblica promovida pelo Ministrio Pblico, dependendo, quando a lei o exige, de representao do ofendido ou de requisio do Ministro da Justia. 2A ao de iniciativa privada promovida mediante queixa do ofendido ou de quem tenha qualidade para represent-lo. 3 A ao de iniciativa privada pode intentar-se nos crimes de ao pblica, se o Ministrio Pblico no oferece denncia no prazo legal. 4 No caso de morte do ofendido ou de ter sido declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer queixa ou de prosseguir na ao passa ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) A ao penal no crime complexo Art. 101. Quando a lei considera como elemento ou circunstncias do tipo legal fatos que, por si mesmos, constituem crimes, cabe ao pblica em relao quele, desde que, em relao a qualquer destes, se deva proceder por iniciativa do Ministrio Pblico. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Irretratabilidade da representao Art. 102. A representao ser irretratvel depois de oferecida a denncia. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Decadncia do direito de queixa ou de representao Art. 103. Salvo disposio expressa em contrrio, o ofendido decai do direito de queixa ou de representao se no o exerce dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que veio a saber quem o autor do crime, ou, no caso do 3 do art. 100 deste

Cdigo, do dia em que se esgota o prazo para oferecimento da denncia. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Renncia expressa ou tcita do direito de queixa Art. 104. O direito de queixa no pode ser exercido quando renunciado expressa ou tacitamente. Pargrafo nico. Importa renncia tcita ao direito de queixa a prtica de ato incompatvel com a vontade de exerc-lo; no a implica, todavia, o fato de receber o ofendido a indenizao do dano causado pelo crime. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Perdo do ofendido Art. 105. O perdo do ofendido, nos crimes em que somente se procede mediante queixa, obsta ao prosseguimento da ao. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 106. O perdo, no processo ou fora dele, expresso ou tcito: I - se concedido a qualquer dos querelados, a todos aproveita; II - se concedido por um dos ofendidos, no prejudica o direito dos outros; III - se o querelado o recusa, no produz efeito. 1 Perdo tcito o que resulta da prtica de ato incompatvel com a vontade de prosseguir na ao. 2 No admissvel o perdo depois que passa em julgado a sentena condenatria. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) TTULO VIII DA EXTINO DA PUNIBILIDADE Extino da punibilidade Art. 107. Extingue-se a punibilidade: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) I - pela morte do agente; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) II - pela anistia, graa ou indulto; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) III - pela retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) IV - pela prescrio, decadncia ou perempo; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) V - pela renncia do direito de queixa ou pelo perdo aceito, nos crimes de ao privada; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) VI - pela retratao do agente, nos casos em que a lei a admite; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) VII - (Revogado pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) VIII - (Revogado pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) IX - pelo perdo judicial, nos casos previstos em lei. (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984)

Art. 108. A extino da punibilidade de crime que pressuposto, elemento constitutivo ou circunstncia agravante de outro no se estende a este. Nos crimes conexos, a extino da punibilidade de um deles no impede, quanto aos outros, a agravao da pena resultante da conexo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Prescrio antes de transitar em julgado a sentena Art. 109. A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, salvo o disposto no 1 do art. 110 deste Cdigo, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 12.234, de 5/5/2010) I - em vinte anos, se o mximo da pena superior a doze; II - em dezesseis anos, se o mximo da pena superior a oito anos e no excede a doze; III - em doze anos, se o mximo da pena superior a quatro anos e no excede a oito; IV - em oito anos, se o mximo da pena superior a dois anos e no excede a quatro; V - em quatro anos, se o mximo da pena igual a um ano ou, sendo superior, no excede a dois; VI - em 3 (trs) anos, se o mximo da pena inferior a 1 (um) ano.(Inciso com redao dada pela Lei n 12.234, de 5/5/2010) Prescrio das penas restritivas de direito Pargrafo nico. Aplicam-se s penas restritivas de direito os mesmos prazos previstos para as privativas de liberdade. (Pargrafo nico com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Prescrio depois de transitar em julgado sentena final condenatria Art. 110. A prescrio depois de transitar em julgado a sentena condenatria regula-se pela pena aplicada e verifica-se nos prazos fixados no artigo anterior, os quais se aumentam de um tero, se o condenado reincidente. 1 A prescrio, depois da sentena condenatria com trnsito em julgado para a acusao ou depois de improvido seu recurso, regula-se pela pena aplicada, no podendo, em nenhuma hiptese, ter por termo inicial data anterior da denncia ou queixa. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.234, de 5/5/2010) 2 (Revogado pela Lei n 12.234, de 5/5/2010) Termo inicial da prescrio antes de transitar em julgado a sentena final Art. 111. A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, comea a correr: I - do dia em que o crime se consumou; II - no caso de tentativa, do dia em que cessou a atividade criminosa; III - nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanncia;

IV - nos de bigamia e nos de falsificao ou alterao de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) V - nos crimes contra a dignidade sexual de crianas e adolescentes, previstos neste Cdigo ou em legislao especial, da data em que a vtima completar 18 (dezoito) anos, salvo se a esse tempo j houver sido proposta a ao penal. (Inciso acrescido pela Lei n 12.650, de 17/5/2012) Termo inicial da prescrio aps a sentena condenatria irrecorrvel Art. 112. No caso do art. 110 deste Cdigo, a prescrio comea a correr: I - do dia em que transita em julgado a sentena condenatria, para a acusao, ou a que revoga a suspenso condicional da pena ou o livramento condicional; II - do dia em que se interrompe a execuo, salvo quando o tempo da interrupo deva computar-se na pena. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Prescrio no caso de evaso do condenado ou de revogao do livramento condicional Art. 113. No caso de evadir-se o condenado ou de revogar-se o livramento condicional, a prescrio regulada pelo tempo que resta da pena. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Prescrio da multa Art. 114. A prescrio da pena de multa ocorrer: I - em 2 (dois) anos, quando a multa for a nica cominada ou aplicada; II - no mesmo prazo estabelecido para prescrio da pena privativa de liberdade, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada. (Artigo com redao dada pela Lei n 9.268, de 1/4/1996) Reduo dos prazos de prescrio Art. 115. So reduzidos de metade os prazos de prescrio quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 (vinte e um) anos, ou, na data da sentena, maior de 70 (setenta) anos. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Causas impeditivas da prescrio Art. 116. Antes de passar em julgado a sentena final, a prescrio no corre: I - enquanto no resolvida, em outro processo, questo de que dependa o reconhecimento da existncia do crime; II - enquanto o agente cumpre pena no estrangeiro. Pargrafo nico. Depois de passada em julgado a sentena condenatria, a prescrio no corre durante o tempo em que o condenado est preso por outro motivo. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Causas interruptivas da prescrio Art. 117. O curso da prescrio interrompe-se: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984)

I - pelo recebimento da denncia ou da queixa; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) II - pela pronncia; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) III - pela deciso confirmatria da pronncia; (Inciso com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) IV - pela publicao da sentena ou acrdo condenatrios recorrveis; (Inciso com redao dada pela Lei n 11.596, de 29/11/2007) V - pelo incio ou continuao do cumprimento da pena; (Inciso com redao dada pela Lei n 9.268, de 1/4/1996) VI - pela reincidncia. (Inciso com redao dada pela Lei n 9.268, de 1/4/1996) 1 Excetuados os casos dos incisos V e VI deste artigo, a interrupo da prescrio produz efeitos relativamente a todos os autores do crime. Nos crimes conexos, que sejam objeto do mesmo processo, estende-se aos demais a interrupo relativa a qualquer deles. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) 2 Interrompida a prescrio, salvo a hiptese do inciso V deste artigo, todo o prazo comea a correr, novamente, do dia da interrupo. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 118. As penas mais leves prescrevem com as mais graves. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Art. 119. No caso de concurso de crimes, a extino da punibilidade incidir sobre a pena de cada um, isoladamente. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) Perdo judicial Art. 120. A sentena que conceder perdo judicial no ser considerada para efeitos de reincidncia. (Artigo com redao dada pela Lei n 7.209, de 11/7/1984) PARTE ESPECIAL (Canceladas na Parte Especial quaisquer referncias a valores de multas, substituindo-se a expresso "multa de" por "multa" de acordo com o art. 2 da Lei n 7.209, de 11/7/1984) TTULO I DOS CRIMES CONTRA A PESSOA CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A VIDA Homicdio simples Art. 121. Matar algum: Pena - recluso, de seis a vinte anos. Caso de diminuio de pena

1 Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Homicdio qualificado 2 Se o homicdio cometido: I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; II - por motivo ftil; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum; IV - traio, de emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; V - para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime: Pena - recluso, de doze a trinta anos. Homicdio culposo 3 Se o homicdio culposo: Pena - deteno, de um a trs anos. Aumento de pena 4 No homicdio culposo, a pena aumentada de 1/3 (um tero), se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 10.741, de 1/10/2003) 5 Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as conseqncias da infrao atingiram o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria. (Pargrafo acrescido pela Lei n 6.416, de 24/5/1977) 6 A pena aumentada de 1/3 (um tero) at a metade se o crime for praticado por milcia privada, sob o pretexto de prestao de servio de segurana, ou por grupo de extermnio. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.720, de 27/9/2012) Induzimento, instigao ou auxlio a suicdio Art. 122. Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa: Pena - recluso, de dois a seis anos, se o suicdio se consuma; ou recluso, de um a trs anos, se da tentativa de suicdio resulta leso corporal de natureza grave. Pargrafo nico. A pena duplicada: Aumento de pena I - se o crime praticado por motivo egostico; II - se a vtima menor ou tem diminuda, por qualquer causa, a capacidade de resistncia.

Infanticdio Art. 123. Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps: Pena - deteno, de dois a seis anos. Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento Art. 124. Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena - deteno, de um a trs anos. Aborto provocado por terceiro Art. 125. Provocar aborto, sem o consentimento da gestante: Pena - recluso, de trs a dez anos. Art. 126. Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena - recluso, de um a quatro anos. Pargrafo nico. Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante no maior de quatorze anos, ou alienada ou debil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia. Forma qualificada Art. 127. As penas cominadas nos dois artigos anteriores so aumentadas de um tero, se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza grave; e so duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevem a morte. Art. 128. No se pune o aborto praticado por mdico: Aborto necessrio I - se no h outro meio de salvar a vida da gestante; Aborto no caso de gravidez resultante de estupro II - se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. CAPTULO II DAS LESES CORPORAIS Leso corporal Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Leso corporal de natureza grave 1 Se resulta: I - Incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de trinta dias; II - perigo de vida; III - debilidade permanente de membro, sentido ou funo; IV - acelerao de parto:

Pena - recluso, de um a cinco anos. 2 Se resulta: I - Incapacidade permanente para o trabalho; II - enfermidade incurvel; III- debilidade permanente de membro, sentido ou funo; IV - deformidade permanente; V - aborto: Pena - recluso, de dois a oito anos. Leso corporal seguida de morte 3 Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produz-lo: Pena - recluso, de quatro a doze anos. Diminuio de pena 4 Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Substituio da pena 5 O juiz, no sendo graves as leses, pode ainda substituir a pena de deteno pela de multa: I - se ocorre qualquer das hipteses do pargrafo anterior; II - se as leses so recprocas. Leso corporal culposa 6 Se a leso culposa: Pena - deteno, de dois meses a um ano. Aumento de pena 7 Aumenta-se a pena de 1/3 (um tero) se ocorrer qualquer das hipteses dos 4 e 6 do art. 121 deste Cdigo. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.720, de 27/9/2012) 8 Aplica-se leso culposa o disposto no 5 do art. 121. (Pargrafo acrescido pela Lei n 6.416, de 24/5/1977 e com nova redao dada pela Lei n 8.069, de 13/7/1990) Violncia domstica 9 Se a leso for praticada contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 3 (trs) anos. (Pargrafo acrescido pela Lei n 10.886, de 17/7/2004 e com nova redao dada pela Lei n 11.340, de 7/8/2006) 10. Nos casos previstos nos 1 a 3 deste artigo, se as circunstncias so as indicadas no 9 deste artigo, aumenta-se a pena em 1/3 (um tero). (Pargrafo acrescido pela Lei n 10.886, de 17/7/2004)

11. Na hiptese do 9 deste artigo, a pena ser aumentada de um tero se o crime for cometido contra pessoa portadora de deficincia. (Pargrafo acrescido pela Lei n 11.340, de 7/8/2006) CAPTULO III DA PERICLITAO DA VIDA E DA SAUDE Perigo de contgio venreo Art. 130. Expor algum, por meio de relaes sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contgio de molstia venrea, de que sabe ou deve saber que est contaminado: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. 1 Se inteno do agente transmitir a molstia: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 2 Somente se procede mediante representao. Perigo de contgio de molstia grave Art. 131. Praticar, com o fim de transmitir a outrem molstia grave de que est contaminado, ato capaz de produzir o contgio: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Perigo para a vida ou sade de outrem Art. 132. Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente: Pena - deteno, de trs meses a um ano, se o fato no constitui crime mais grave. Pargrafo nico. A pena aumentada de um sexto a um tero se a exposio da vida ou da sade de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestao de servios em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais. (Pargrafo nico acrescido pela Lei n 9.777, de 29/12/1998) Abandono de incapaz Art. 133. Abandonar pessoa que est sob seu cuidado, guarda, vigilncia ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono: Pena - deteno, de seis meses a trs anos. 1 Se do abandono resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de um a cinco anos. 2 Se resulta a morte: Pena - recluso, de quatro a doze anos. Aumento de pena 3 As penas cominadas neste artigo aumentam-se de um tero: I - se o abandono ocorre em lugar ermo; II - se o agente ascendente ou descendente, cnjuge, irmo, tutor ou curador da vtima.

III - se a vtima maior de 60 (sessenta) anos. (Inciso acrescido pela Lei n 10.741, de 1/10/2003) Exposio ou abandono de recm-nascido Art. 134. Expor ou abandonar recm-nascido, para ocultar desonra prpria: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. 1 Se do fato resulta leso corporal de natureza grave: Pena - deteno, de um a trs anos. 2 Se resulta a morte: Pena - deteno, de dois a seis anos. Omisso de socorro Art. 135. Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, a criana abandonada ou extraviada, ou a pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica: Pena - deteno de um a seis meses, ou multa. Pargrafo nico. A pena aumentada de metade, se da omisso resulta leso corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte. Condicionamento de atendimento mdico-hospitalar emergencial Art. 135-A. Exigir cheque-cauo, nota promissria ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prvio de formulrios administrativos, como condio para o atendimento mdico-hospitalar emergencial: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada at o dobro se da negativa de atendimento resulta leso corporal de natureza grave, e at o triplo se resulta a morte. (Artigo acrescido pela Lei n 12.653, de 28/5/2012) Maus tratos Art. 136. Expor a perigo a vida ou a sade de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilncia, para fim de educao, ensino, tratamento ou custdia, quer privando-a de alimentao ou cuidados indispensveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correo ou disciplina: Pena - deteno, de dois meses a um ano, ou multa. 1 Se do fato resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de um a quatro anos. 2 Se resulta a morte: Pena - recluso, de quatro a doze anos. 3 Aumenta-se a pena de um tero, se o crime praticado contra pessoa menor de catorze anos. (Pargrafo acrescido pela Lei n 8.069, de 13/7/1990) CAPTULO IV DA RIXA Rixa Art. 137. Participar de rixa, salvo para separar os contendores:

Pena - deteno, de quinze dias a dois meses, ou multa. Pargrafo nico. Se ocorre morte ou leso corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participao na rixa, a pena de deteno, de seis meses a dois anos. CAPTULO V DOS CRIMES CONTRA A HONRA Calnia Art. 138. Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. 1 Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputao, a propala ou divulga. 2 punvel a calnia contra os mortos. Exceo da verdade 3 Admite-se a prova da verdade, salvo: I - se, constituindo o fato imputado crime de ao privada, o ofendido no foi condenado por sentena irrecorrvel; II - se o fato imputado a qualquer das pessoas indicadas no n I do art. 141; III - se do crime imputado, embora de ao pblica, o ofendido foi absolvido por sentena irrecorrvel. Difamao Art. 139. Difamar algum, imputando-lhe fato ofensivo sua reputao: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. Exceo da verdade Pargrafo nico. A exceo da verdade somente se admite se o ofendido funcionrio pblico e a ofensa relativa ao exerccio de suas funes. Injria Art. 140. Injuriar algum, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. 1 O juiz pode deixar de aplicar a pena: I - quando o ofendido, de forma reprovvel, provocou diretamente a injria; II - no caso de retorso imediata, que consista em outra injria. 2 Se a injria consiste em violncia ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. 3 Se a injria consiste na utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio, origem ou a condio de pessoa idosa ou portadora de deficincia: Pena: recluso de um a trs anos e multa. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.459, de 13/5/1997 e com nova redao dada pela Lei n 10.741, de 1/10/2003) Disposies comuns

Art. 141. As penas cominadas neste captulo aumentam-se de um tero, se qualquer dos crimes cometido: I - contra o Presidente da Repblica, ou contra chefe de governo estrangeiro; II - contra funcionrio pblico, em razo de suas funes; III - na presena de vrias pessoas, ou por meio que facilite a divulgao da calnia, da difamao ou da injria. IV contra pessoa maior de 60 (sessenta) anos ou portadora de deficincia, exceto no caso de injria. (Inciso acrescido pela Lei n 10.741, de 1/10/2003) Pargrafo nico. Se o crime cometido mediante paga ou promessa de recompensa, aplica-se a pena em dobro. Excluso do crime Art. 142. No constituem injria ou difamao punvel: I - a ofensa irrogada em juzo na discusso da causa, pela parte ou por seu procurador; II - a opinio desfavorvel da crtica literria, artstica ou cientfica, salvo quando inequvoca a inteno de injuriar ou difamar; III - o conceito desfavorvel emitido por funcionrio pblico, em apreciao ou informao que preste no cumprimento de dever do ofcio. Pargrafo nico. Nos casos dos ns. I e III, responde pela injria ou pela difamao quem lhe d publicidade. Retratao Art. 143. O querelado que, antes da sentena, se retrata cabalmente da calnia ou da difamao, fica isento de pena. Art. 144. Se, de referncias, aluses ou frases, se infere calnia, difamao ou injria, quem se julga ofendido pode pedir explicaes em juzo. Aquele que se recusa a dlas ou, a critrio do juiz, no as d satisfatrias, responde pela ofensa. Art. 145. Nos crimes previstos neste captulo somente se procede mediante queixa, salvo, quando no caso do art. 140, 2, da violncia resulta leso corporal. Pargrafo nico. Procede-se mediante requisio do Ministro da Justia, no caso do inciso I do caput do art. 141 deste Cdigo, e mediante representao do ofendido, no caso do inciso II do mesmo artigo, bem como no caso do 3 do art. 140 deste Cdigo. (Pargrafo nico com redao dada pela Lei n 12.033, de 29/09/2009) CAPTULO VI DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE INDIVIDUAL Seo I Dos crimes contra a liberdade pessoal Constrangimento ilegal Art. 146. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistncia, a no fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela no manda:

Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Aumento de pena 1 As penas aplicam-se cumulativamente e em dobro, quando, para a execuo do crime, se renem mais de trs pessoas, ou h emprego de armas. 2 Alm das penas cominadas, aplicam-se as correspondentes violncia. 3 No se compreendem na disposio deste artigo: I - a interveno mdica ou cirrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, se justificada por iminente perigo de vida; II - a coao exercida para impedir suicdio. Ameaa Art. 147. Ameaar algum, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simblico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Pargrafo nico. Somente se procede mediante representao. Seqestro e crcere privado Art. 148. Privar algum de sua liberdade, mediante seqestro ou crcere privado: Pena - recluso, de um a trs anos. 1 A pena de recluso, de dois a cinco anos: I - se a vtima ascendente, descendente, cnjuge ou companheiro do agente ou maior de 60 (sessenta) anos; (Inciso com redao dada pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) II - se o crime praticado mediante internao da vtima em casa de sade ou hospital; III - se a privao da liberdade dura mais de quinze dias. IV - se o crime praticado contra menor de 18 (dezoito) anos; (Inciso acrescido pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) V - se o crime praticado com fins libidinosos. (Inciso acrescido pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) 2 Se resulta vtima, em razo de maus tratos ou da natureza da deteno, grave sofrimento fsico ou moral: Pena - recluso, de dois a oito anos. Reduo a condio anloga de escravo Art. 149. Reduzir algum a condio anloga de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condies degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoo em razo de dvida contrada com o empregador ou preposto: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. 1 Nas mesmas penas incorre quem: I - cerceia o uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, com o fim de ret-lo no local de trabalho;

II - mantm vigilncia ostensiva no local de trabalho ou se apodera de documentos ou objetos pessoais do trabalhador, com o fim de ret-lo no local de trabalho. 2 A pena aumentada de metade, se o crime cometido: I - contra criana ou adolescente; II - por motivo de preconceito de raa, cor, etnia, religio ou origem. (Artigo com redao dada pela Lei n 10.803, de 11/12/2003) Seo II Dos crimes contra a inviolabilidade do domiclio Violao de domiclio Art. 150. Entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tcita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependncias: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa. 1 Se o crime cometido durante a noite, ou em lugar ermo, ou com o emprego de violncia ou de arma, ou por duas ou mais pessoas: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, alm da pena correspondente violncia. 2 Aumenta-se a pena de um tero, se o fato cometido por funcionrio pblico, fora dos casos legais, ou com inobservncia das formalidades estabelecidas em lei, ou com abuso do poder. 3 No constitui crime a entrada ou permanncia em casa alheia ou em suas dependncias: I - durante o dia, com observncia das formalidades legais, para efetuar priso ou outra diligncia; II - a qualquer hora do dia ou da noite, quando algum crime est sendo ali praticado ou na iminncia de o ser. 4 A expresso "casa" compreende: I - qualquer compartimento habitado; II - aposento ocupado de habitao coletiva; III - compartimento no aberto ao pblico, onde algum exerce profisso ou atividade. 5 No se compreendem na expresso "casa": I - hospedaria, estalagem ou qualquer outra habitao coletiva, enquanto aberta, salvo a restrio do n II do pargrafo anterior; II - taverna, casa de jogo e outras do mesmo gnero. Seo III Dos crimes contra a inviolabilidade de correspondncia Violao de correspondncia Art. 151. Devassar indevidamente o contedo de correspondncia fechada, dirigida a outrem: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Sonegao ou destruio de correspondncia

1 Na mesma pena incorre: I - quem se apossa indevidamente de correspondncia alheia, embora no fechada e, no todo ou em parte, a sonega ou destri: Violao de comunicao telegrfica, radioeltrica ou telefnica II - quem indevidamente divulga, transmite a outrem ou utiliza abusivamente comunicao telegrfica ou radioeltrica dirigida a terceiro, ou conversao telefnica entre outras pessoas; III - quem impede a comunicao ou a conversao referidas no nmero anterior; IV - quem instala ou utiliza estao ou aparelho radioeltrico, sem observncia de disposio legal. 2 As penas aumentam-se de metade, se h dano para outrem. 3 Se o agente comete o crime, com abuso de funo em servio postal, telegrfico, radioeltrico ou telefnico: Pena - deteno, de um a trs anos. 4 Somente se procede mediante representao, salvo nos casos do 1, n. IV, e do 3. Correspondncia comercial Art. 152. Abusar da condio de scio ou empregado de estabelecimento comercial ou industrial para, no todo ou em parte, desviar, sonegar, subtrair ou suprimir correspondncia, ou revelar a estranho o seu contedo: Pena - deteno, de trs meses a dois anos. Pargrafo nico. Somente se procede mediante representao. Seo IV Dos crimes contra a inviolabilidade dos segredos Divulgao de segredo Art. 153. Divulgar algum, sem justa causa, contedo de documento particular ou de correspondncia confidencial, de que destinatrio ou detentor, e cuja divulgao possa produzir dano a outrem: Pena deteno, de um a seis meses, ou multa. 1 Somente se procede mediante representao. (Pargrafo nico transformado em 1 pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) 1 -A. Divulgar, sem justa causa, informaes sigilosas ou reservadas, assim definidas em lei, contidas ou no nos sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica. Pena - deteno, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) 2 Quando resultar prejuzo para a Administrao Pblica, a ao penal ser incondicionada. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) Violao do segredo profissional

Art. 154. Revelar algum, sem justa causa, segredo, de que tem cincia em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, e cuja revelao possa produzir dano a outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Pargrafo nico. Somente se procede mediante representao. Invaso de dispositivo informtico Art. 154-A. Invadir dispositivo informtico alheio, conectado ou no rede de computadores, mediante violao indevida de mecanismo de segurana e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informaes sem autorizao expressa ou tcita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilcita: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa. 1o Na mesma pena incorre quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prtica da conduta definida no caput. 2o Aumenta-se a pena de um sexto a um tero se da invaso resulta prejuzo econmico. 3o Se da invaso resultar a obteno de contedo de comunicaes eletrnicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informaes sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto no autorizado do dispositivo invadido: Pena - recluso, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa, se a conduta no constitui crime mais grave. 4o Na hiptese do 3o, aumenta-se a pena de um a dois teros se houver divulgao, comercializao ou transmisso a terceiro, a qualquer ttulo, dos dados ou informaes obtidos. 5o Aumenta-se a pena de um tero metade se o crime for praticado contra: I - Presidente da Repblica, governadores e prefeitos; II - Presidente do Supremo Tribunal Federal; III - Presidente da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Assembleia Legislativa de Estado, da Cmara Legislativa do Distrito Federal ou de Cmara Municipal; ou IV - dirigente mximo da administrao direta e indireta federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal. (Artigo acrescido pela Lei n 12.737, de 30/11/2012, publicada no DOU de 03/12/2012, em vigor 120 dias aps a publicao) Ao penal Art. 154-B. Nos crimes definidos no art. 154-A, somente se procede mediante representao, salvo se o crime cometido contra a administrao pblica direta ou indireta de qualquer dos Poderes da Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios ou contra empresas concessionrias de servios pblicos. (Artigo acrescido pela Lei n 12.737, de 30/11/2012, publicada no DOU de 03/12/2012, em vigor 120 dias aps a publicao) TTULO II DOS CRIMES CONTRA O PATRIMNIO CAPTULO I DO FURTO

Furto Art. 155. Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 1 A pena aumenta-se de um tero, se o crime praticado durante o repouso noturno. 2 Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa. 3 Equipara-se coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico. Furto qualificado 4 A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa; IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas. 5 A pena de recluso de trs a oito anos, se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.426, de 24/12/1996)

Furto de coisa comum Art. 156. Subtrair o condmino, co-herdeiro ou scio, para si ou para outrem, a quem legitimamente a detm, a coisa comum: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. 1 Somente se procede mediante representao. 2 No punvel a subtrao de coisa comum fungvel, cujo valor no excede a quota a que tem direito o agente. CAPTULO II DO ROUBO E DA EXTORSO Roubo Art. 157. Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa. 1 Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, afim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro. 2 A pena aumenta-se de um tero at metade: I - se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma; II - se h o concurso de duas ou mais pessoas;

III - se a vtima est em servio de transporte de valores e o agente conhece tal circunstncia. IV - se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior; (Inciso acrescido pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) V - se o agente mantm a vtima em seu poder, restringindo sua liberdade. (Inciso acrescido pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) 3 Se da violncia resulta leso corporal grave, a pena de recluso, de sete a quinze anos, alm da multa; se resulta morte, a recluso de vinte a trinta anos, sem prejuzo da multa. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) Extorso Art. 158. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar de fazer alguma coisa: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa. 1 Se o crime cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um tero at metade. 2 Aplica-se extorso praticada mediante violncia o disposto no 3 do artigo anterior. 3 Se o crime cometido mediante a restrio da liberdade da vtima, e essa condio necessria para a obteno da vantagem econmica, a pena de recluso, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, alm da multa; se resulta leso corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, 2 e 3, respectivamente. (Pargrafo acrescido pela Lei n 11.923, de 17/4/2009) Extorso mediante seqestro Art. 159. Seqestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate: Pena - Pena - recluso, de oito a quinze anos. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 8.072, de 25/7/1990) 1 Se o seqestro dura mais de 24 (vinte e quatro) horas, se o seqestrado menor de 18 (dezoito) ou maior de 60 (sessenta) anos, ou se o crime cometido por bando ou quadrilha. Pena - recluso, de doze a vinte anos. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 10.741, de 1/10/2003) 2 Se do fato resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de dezesseis a vinte e quatro anos. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 8.072, de 25/7/1990) 3 Se resulta a morte: Pena - recluso, de vinte e quatro a trinta anos. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 8.072, de 25/7/1990) 4 Se o crime cometido em concurso, ou concorrente que o denunciar autoridade, facilitando a libertao do seqestrado, ter sua pena reduzida de um a dois teros(Pargrafo acrescido pela Lei n 8.072, de 25/7/1990 e com nova redao dada pela Lei n 9.269, de 2/4/1996)

Extorso indireta Art. 160. Exigir ou receber, como garantia de dvida, abusando da situao de algum, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vtima ou contra terceiro: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. CAPTULO III DA USURPAO Alterao de limites Art. 161. Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisria, para apropriar-se, no todo ou em parte, de coisa imvel alheia: Pena - deteno, de um a seis meses, e multa. 1 Na mesma pena incorre quem: Usurpao de guas I - desvia ou represa, em proveito prprio ou de outrem, guas alheias; Esbulho possessrio II - invade, com violncia a pessoa ou grave ameaa, ou mediante concurso de mais de duas pessoas, terreno ou edifcio alheio, para o fim de esbulho possessrio. 2 Se o agente usa de violncia, incorre tambm na pena a esta cominada. 3 Se a propriedade particular, e no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa. Supresso ou alterao de marca em animais Art. 162. Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado ou rebanho alheio, marca ou sinal indicativo de propriedade: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa. CAPTULO IV DO DANO Dano Art. 163. Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Dano qualificado Pargrafo nico. Se o crime cometido: I - com violncia a pessoa ou grave ameaa; II - com emprego de substncia inflamvel ou explosiva, se o fato no constitui crime mais grave; III -contra o patrimnio da Unio, Estado, Municpio, empresa concessionria de servios pblicos ou sociedade de economia mista; (Inciso com redao dada pela Lei n 5.346, de 3/11/1967) IV - por motivo egostico ou com prejuzo considervel para a vtima;

Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. Introduo ou abandono de animais em propriedade alheia Art. 164. Introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que do fato resulte prejuzo: Pena - deteno, de quinze dias a seis meses, ou multa. Dano em coisa de valor artstica, arqueolgico ou histrico Art. 165. Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa tombada pela autoridade competente em virtude de valor artstico, arqueolgico ou histrico: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. Alterao de local especialmente protegido Art. 166. Alterar, sem licena da autoridade competente, o aspecto de local especialmente protegido por lei: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Ao Penal Art. 167. Nos casos do art. 163, do n. IV do seu pargrafo e do art. 164, somente se procede mediante queixa. CAPTULO V DA APROPRIAO INDBITA

Apropriao indbita Art. 168. Apropriar-se de coisa alheia mvel, de que tem a posse ou a deteno: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Aumento de pena 1 A pena aumentada de um tero, quando o agente recebeu a coisa: I - em depsito necessrio; II - na qualidade de tutor, curador, sndico, liquidatrio, inventariante, testamenteiro ou depositrio judicial; III - em razo de ofcio, emprego ou profisso. Apropriao indbita previdenciria Art. 168-A. Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional; Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. 1 Nas mesmas penas incorre quem deixar de: I - recolher, no prazo legal, contribuio ou outra importncia destinada previdncia social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico; II - recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios;

III - pagar benefcio devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores j tiverem sido reembolsados empresa pela previdncia social; 2 extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. 3 facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: I - tenha promovido, aps o incio da ao fiscal e antes de oferecida a denncia, o pagamento da contribuio social previdenciria, inclusive acessrios; ou II - o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais. (Artigo acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) Apropriao de coisa havida por erro, caso fortuito ou fora da natureza Art. 169. Apropriar-se algum de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou fora da natureza: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico. Na mesma pena incorre: Apropriao de tesouro I - quem acha tesouro em prdio alheio e se apropria, no todo ou em parte, da quota a que tem direito o proprietrio do prdio; Apropriao de coisa achada II - quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de restitu-la ao dono ou legtimo possuidor ou de entreg-la autoridade competente, dentro do prazo de quinze dias. Art. 170. Nos crimes previstos neste captulo, aplica-se o disposto no art. 155, 2. CAPTULO VI DO ESTELIONATO E OUTRAS FRAUDES Estelionato Art. 171. Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. 1 Se o criminoso primrio, e de pequeno valor o prejuzo, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no art. 155, 2. 2 Nas mesmas penas incorre quem: Disposio de coisa alheia como prpria

I - vende, permuta, d em pagamento, em locao ou em garantia coisa alheia como prpria; Alienao ou onerao fraudulenta de coisa prpria II - vende, permuta, d em pagamento ou em garantia coisa prpria inalienvel, gravada de nus ou litigiosa, ou imvel que prometeu vender a terceiro, mediante pagamento em prestaes, silenciando sobre qualquer dessas circunstncias; Defraudao de penhor III - defrauda, mediante alienao no consentida pelo credor ou por outro modo, a garantia pignoratcia, quando tem a posse do objeto empenhado; Fraude na entrega de coisa IV - defrauda substncia, qualidade ou quantidade de coisa que deve entregar a algum; Fraude para recebimento de indenizao ou valor de seguro V - destri, total ou parcialmente, ou oculta coisa prpria, ou lesa o prprio corpo ou a sade, ou agrava as conseqncias da leso ou doena, com o intuito de haver indenizao ou valor de seguro; Fraude no pagamento por meio de cheque VI - emite cheque, sem suficiente proviso de fundos em poder do sacado, ou lhe frustra o pagamento. 3 A pena aumenta-se de um tero, se o crime cometido em detrimento de entidade de direito pblico ou de instituto de economia popular, assistncia social ou beneficncia. Duplicata simulada Art. 172. Emitir fatura, duplicata ou nota de venda que no corresponda mercadoria vendida, em quantidade ou qualidade, ou ao servio prestado. Pena - deteno, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 8.137, de 27/12/1990) Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorrer aquele que falsificar ou adulterar a escriturao do Livro de Registro de Duplicatas. (Pargrafo nico acrescido pela Lei n 5.474, de 18/7/1968) Abuso de incapazes Art. 173. Abusar, em proveito prprio ou alheio, de necessidade, paixo ou inexperincia de menor, ou da alienao ou debilidade mental de outrem, induzindo qualquer deles prtica de ato suscetvel de produzir efeito jurdico, em prejuzo prprio ou de terceiro: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. Induzimento a especulao Art. 174. Abusar, em proveito prprio ou alheio, da inexperincia ou da simplicidade ou inferioridade mental de outrem, induzindo-o prtica de jogo ou aposta, ou

especulao com ttulos ou mercadorias, sabendo ou devendo saber que a operao ruinosa: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. Fraude no comrcio Art. 175. Enganar, no exerccio de atividade comercial, o adquirente ou consumidor: I - vendendo, como verdadeira ou perfeita, mercadoria falsificada ou deteriorada; II - entregando uma mercadoria por outra: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. 1 Alterar em obra que lhe encomendada a qualidade ou o peso de metal ou substituir, no mesmo caso, pedra verdadeira por falsa ou por outra de menor valor; vender pedra falsa por verdadeira; vender, como precioso, metal de outra qualidade: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. 2 aplicvel o disposto no art. 155, 2. Outras fraudes Art. 176. Tomar refeio em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento: Pena - deteno de quinze dias a dois meses, ou multa. Pargrafo nico. Somente se procede mediante representao, e o juiz pode, conforme as circunstncias, deixar de aplicar a pena. Fraudes e abusos na fundao ou administrao de sociedade por aes Art. 177. Promover a fundao de sociedade por aes, fazendo, em prospecto ou em comunicao ao pblico ou assemblia, afirmao falsa sobre a constituio da sociedade, ou ocultando fraudulentamente fato a ela relativo: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa, se o fato no constitui crime contra a economia popular. 1 Incorrem na mesma pena, se o fato no constitui crime contra a economia popular: I - o diretor, o gerente ou o fiscal de sociedade por aes, que, em prospecto, relatrio, parecer, balano ou comunicao ao pblico ou assemblia, faz afirmao falsa sobre as condies econmicas da sociedade, ou oculta fraudulentamente, no todo ou em parte, fato a elas relativo; II - o diretor, o gerente ou o fiscal que promove, por qualquer artifcio, falsa cotao das aes ou de outros ttulos da sociedade; III - o diretor ou o gerente que toma emprstimo sociedade ou usa, em proveito prprio ou de terceiro, dos bens ou haveres sociais, sem prvia autorizao da assemblia geral; IV - o diretor ou o gerente que compra ou vende, por conta da sociedade, aes por ela emitidas, salvo quando a lei o permite; V - o diretor ou o gerente que, como garantia de crdito social, aceita em penhor ou em cauo aes da prpria sociedade;

VI - o diretor ou o gerente que, na falta de balano, em desacordo com este, ou mediante balano falso, distribui lucros ou dividendos fictcios; VII - o diretor, o gerente ou o fiscal que, por interposta pessoa, ou conluiado com acionista, consegue a aprovao de conta ou parecer; VIII - o liquidante, nos casos dos ns. I, II, III, IV, V e VII; IX - o representante da sociedade annima estrangeira, autorizada a funcionar no pas, que pratica os atos mencionados nos ns. I e II, ou d falsa informao ao Governo. 2 Incorre na pena de deteno, de seis meses a dois anos, e multa, o acionista que, afim de obter vantagem para si ou para outrem, negocia o voto nas deliberaes de assemblia geral. Emisso irregular de conhecimento de depsito ou "warrant" Art. 178. Emitir conhecimento de depsito ou warrant, em desacordo com disposio legal: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Fraude execuo Art. 179. Fraudar execuo, alienando, desviando, destruindo ou danificando bens, ou simulando dvidas: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. Pargrafo nico. Somente se procede mediante queixa. CAPTULO VII DA RECEPTAO Receptao Art. 180. Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boaf, a adquira, receba ou oculte: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) Receptao qualificada 1 Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depsito, desmontar, montar, remontar, vender, expor venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime: Pena - recluso, de trs a oito anos, e multa. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) 2 Equipara-se atividade comercial, para efeito do pargrafo anterior, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino, inclusive o exercido em residncia. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) 3 Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporo entre o valor e o preo, ou pela condio de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso:

Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa, ou ambas as penas. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) 4 A receptao punvel, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. (Pargrafo acrescido pela Lei n 5.346, de 03/11/1967 e com nova redao dada pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) 5 Na hiptese do 3, se o criminoso primrio, pode o juiz, tendo em considerao as circunstncias, deixar de aplicar a pena. Na receptao dolosa aplica-se o disposto no 2 do art. 155. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) 6 Tratando-se de bens e instalaes do patrimnio da Unio, Estado, Municpio, empresa concessionria de servios pblicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista no caput deste artigo aplica-se em dobro. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) CAPTULO VIII DISPOSIES GERAIS Art. 181. isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I - do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II - do ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural. Art. 182. Somente se procede mediante representao, se o crime previsto neste ttulo cometido em prejuzo: I - do cnjuge desquitado ou judicialmente separado; II - de irmo, legtimo ou ilegtimo; III - de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita. Art. 183. No se aplica o disposto nos dois artigos anteriores: I - se o crime de roubo ou de extorso, ou, em geral, quando haja emprego de grave ameaa ou violncia a pessoa; II - ao estranho que participa do crime. III - se o crime praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. (Inciso acrescido pela Lei n 10.741, de 1/10/2003) TTULO III DOS CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE IMATERIAL CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE INTELECTUAL Violao de direito autoral Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe so conexos: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, ou multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 10.695, de 1/7/2003)

1 Se a violao consistir em reproduo total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretao, execuo ou fonograma, sem autorizao expressa do autor, do artista intrprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 10.695, de 1/7/2003) 2 Na mesma pena do 1 incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expe venda, aluga, introduz no Pas, adquire, oculta, tem em depsito, original ou cpia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violao do direito de autor, do direito de artista intrprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cpia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorizao dos titulares dos direitos ou de quem os represente. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 10.695, de 1/7/2003) 3 Se a violao consistir no oferecimento ao pblico, mediante cabo, fibra tica, satlite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usurio realizar a seleo da obra ou produo para receb-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorizao expressa, conforme o caso, do autor, do artista intrprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 10.695, de 1/7/2003) 4 O disposto nos 1, 2 e 3 no se aplica quando se tratar de exceo ou limitao ao direito de autor ou os que lhe so conexos, em conformidade com o previsto na Lei n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cpia de obra intelectual ou fonograma, em um s exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto. (Pargrafo acrescido pela Lei n 10.695, de 1/7/2003) Usurpao de nome ou pseudnimo alheio Art.185. (Revogado pela Lei n 10.695, de 1/7/2003) Art. 186. Procede-se mediante: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 10.695, de 1/7/2003) I - queixa, nos crimes previstos no caput do art. 184; (Inciso acrescido pela Lei n 10.695, de 1/7/2003) II - ao penal pblica incondicionada, nos crimes previstos nos 1 e 2 do art. 184; (Inciso acrescido pela Lei n 10.695, de 1/7/2003) III - ao penal pblica incondicionada, nos crimes cometidos em desfavor de entidades de direito pblico, autarquia, empresa pblica, sociedade de economia mista ou fundao instituda pelo Poder Pblico; (Inciso acrescido pela Lei n 10.695, de 1/7/2003) IV - ao penal pblica condicionada representao, nos crimes previstos no 3 do art. 184. (Inciso acrescido pela Lei n 10.695, de 1/7/2003) CAPTULO II DOS CRIMES CONTRA O PRIVILGIO DE INVENO Art.187. (Revogado pela Lei n 9.279, de 14/5/1996)

Art. 188. (Revogado pela Lei n 9.279, de 14/5/1996) Art. 189. (Revogado pela Lei n 9.279, de 14/5/1996) Art. 190. (Revogado pela Lei n 9.279, de 14/5/1996) Art. 191. (Revogado pela Lei n 9.279, de 14/5/1996) CAPTULO III DOS CRIMES CONTRA AS MARCAS DE INDSTRIA E COMRCIO Art. 192. (Revogado pela Lei n 9.279, de 14/5/1996) Art. 193. (Revogado pela Lei n 9.279, de 14/5/1996) Art. 194. (Revogado pela Lei n 9.279, de 14/5/1996) Art. 195. (Revogado pela Lei n 9.279, de 14/5/1996) CAPTULO IV DOS CRIMES DE CONCORRNCIA DESLEAL Art. 196. (Revogado pela Lei n 9.279, de 14/5/1996) TTULO IV DOS CRIMES CONTRA A ORGANIZAO DO TRABALHO Atentado contra a liberdade de trabalho Art. l97. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa: I - a exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia; II - a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho, ou a participar de parede ou paralisao de atividade econmica: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Atentado contra a liberdade de contrato de trabalho e boicotagem violenta Art. 198. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho, ou a no fornecer a outrem ou no adquirir de outrem matria prima ou produto industrial ou agrcola: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Atentado contra a liberdade de associao

Art. 199. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Paralisao de trabalho seguida de violncia ou perturbao da ordem Art. 200. Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, praticando violncia contra pessoa ou contra coisa: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico. Para que se considere coletivo o abandono de trabalho indispensvel o concurso de, pelo menos, trs empregados. Paralisao de trabalho de interesse coletivo Art. 201. Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, provocando a interrupo de obra pblica ou servio de interesse coletivo: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. Invaso de estabelecimento industrial, comercial ou agrcola. Sabotagem Art. 202. Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. Frustrao de direito assegurado por lei trabalhista Art. 203. Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho: Pena - deteno de um ano a dois anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 9.777, de 29/12/1998) 1 Na mesma pena incorre quem: I - obriga ou coage algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida; II - impede algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio da reteno de seus documentos pessoais ou contratuais. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.777, de 29/12/1998) 2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.777, de 29/12/1998) Frustrao de lei sobre a nacionalizao do trabalho Art. 204. Frustrar, mediante fraude ou violncia, obrigao legal relativa nacionalizao do trabalho: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. Exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa Art. 205. Exercer atividade, de que est impedido por deciso administrativa:

Pena - deteno, de trs meses a dois anos, ou multa. Aliciamento para o fim de emigrao Art. 206. Recrutar trabalhadores, mediante fraude, com o fim de lev-los para territrio estrangeiro. Pena: deteno, de um a trs anos e multa. (Artigo com redao dada pela Lei n 8.683, de 15/7/1993) Aliciamento de trabalhadores de um local para outro do territrio nacional Art. 207. Aliciar trabalhadores, com o fim de lev-los de uma para outra localidade do territrio nacional: Pena - deteno de um a trs anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 9.777, de 29/12/1998) 1 Incorre na mesma pena quem recrutar trabalhadores fora da localidade de execuo do trabalho, dentro do territrio nacional, mediante fraude ou cobrana de qualquer quantia do trabalhador, ou, ainda, no assegurar condies do seu retorno ao local de origem. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.777, de 29/12/1998) 2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.777, de 29/12/1998) TTULO V DOS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO E CONTRA O RESPEITO AOS MORTOS

CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO Ultraje a culto e impedimento ou perturbao de ato a ele relativo Art. 208. Escarnecer de algum publicamente, por motivo de crena ou funo religiosa; impedir ou perturbar cerimnia ou prtica de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico. Se h emprego de violncia, a pena aumentada de um tero, sem prejuzo da correspondente violncia. CAPTULO II DOS CRIMES CONTRA O RESPEITO AOS MORTOS Impedimento ou perturbao de cerimnia funerria Art. 209. Impedir ou perturbar enterro ou cerimnia funerria: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico. Se h emprego de violncia a pena aumentada de um tero, sem prejuzo da correspondente violncia. Violao de sepultura

Art. 210. Violar ou profanar sepultura ou urna funerria: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. Destruio, subtrao ou ocultao de cadver Art. 211. Destruir, subtrair ou ocultar cadver ou parte dele: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. Vilipndio a cadver Art. 212. Vilipendiar cadver ou suas cinzas: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. TTULO VI DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL (Redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL Estupro Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: Pena - recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. ("Caput" do artigo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 1 Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 2 Se da conduta resulta morte: Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Atentado violento ao pudor Art. 214. (Revogado pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Violao sexual mediante fraude Art. 215. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com algum, mediante fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao de vontade da vtima: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos. ("Caput" do artigo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Pargrafo nico. Se o crime cometido com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa. (Pargrafo nico com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Atentado ao pudor mediante fraude Art. 216. (Revogado pela Lei n 12.015, de 7/8/2009)

Assdio sexual Art. 216-A. Constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo. Pena - deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos. (Caput do artigo acrescido pela Lei n 10.224, de 15/5/2001) Pargrafo nico. (VETADO na Lei n 10.224, de 15/5/2001) 2 A pena aumentada em at um tero se a vtima menor de 18 (dezoito) anos. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) CAPTULO II DOS CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERVEL (Redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009)

Seduo Art. 217. (Revogado pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) Estupro de vulnervel Art. 217-A. Ter conjuno carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos. 1 Incorre na mesma pena quem pratica as aes descritas no caput com algum que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, ou que, por qualquer outra causa, no pode oferecer resistncia. 2 ( VETADO) 3 Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave: Pena - recluso, de 10 (dez) a 20 (vinte) anos. 4 Se da conduta resulta morte: Pena - recluso, de 12 (doze) a 30 (trinta) anos. (Artigo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Corrupo de menores Art. 218. Induzir algum menor de 14 (catorze) anos a satisfazer a lascvia de outrem: Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos. Pargrafo nico. (VETADO (Artigo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Satisfao de lascvia mediante presena de criana ou adolescente Art. 218-A. Praticar, na presena de algum menor de 14 (catorze) anos, ou induzi-lo a presenciar, conjuno carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascvia prpria ou de outrem: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos. (Artigo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009)

Favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel Art. 218-B. Submeter, induzir ou atrair prostituio ou outra forma de explorao sexual algum menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato, facilit-la, impedir ou dificultar que a abandone: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos. 1 Se o crime praticado com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa. 2 Incorre nas mesmas penas: I - quem pratica conjuno carnal ou outro ato libidinoso com algum menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situao descrita no caput deste artigo; II - o proprietrio, o gerente ou o responsvel pelo local em que se verifiquem as prticas referidas no caput deste artigo. 3 Na hiptese do inciso II do 2, constitui efeito obrigatrio da condenao a cassao da licena de localizao e de funcionamento do estabelecimento. (Artigo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) CAPTULO III DO RAPTO Rapto violento ou mediante fraude Art. 219. (Revogado pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) Rapto consensual Art. 220. (Revogado pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) Diminuio de pena Art. 221. (Revogado pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) Concurso de rapto e outro crime Art. 222. (Revogado pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) CAPTULO IV DISPOSIES GERAIS Formas qualificadas Art. 223. (Revogado pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Presuno de violncia Art. 224. (Revogado pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Ao penal Art. 225. Nos crimes definidos nos Captulos I e II deste Ttulo, procede-se mediante ao penal pblica condicionada representao.

Pargrafo nico. Procede-se, entretanto, mediante ao penal pblica incondicionada se a vtima menor de 18 (dezoito) anos ou pessoa vulnervel. (Artigo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Aumento de pena Art. 226. A pena aumentada: (Caput com redao dada pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) I - de quarta parte, se o crime cometido com o concurso de 2 (duas) ou mais pessoas; (Inciso com redao dada pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) II - de metade, se o agente ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmo, cnjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vtima ou por qualquer outro ttulo tem autoridade sobre ela; (Inciso com redao dada pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) III - (Revogado pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) CAPTULO V DO LENOCNIO E DO TRFICO DE PESSOA PARA FIM DE PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL (Redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Mediao para servir a lascvia de outrem Art. 227. Induzir algum a satisfazer a lascvia de outrem: Pena - recluso, de um a trs anos. 1 Se a vtima maior de 14 (catorze) e menor de 18 (dezoito) anos, ou se o agente seu ascendente, descendente, cnjuge ou companheiro, irmo, tutor ou curador ou pessoa a quem esteja confiada para fins de educao, de tratamento ou de guarda: Pena - recluso, de dois a cinco anos. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) 2 Se o crime cometido com emprego de violncia, grave ameaa ou fraude: Pena - recluso, de dois a oito anos, alm da pena correspondente violncia. 3 Se o crime cometido com o fim de lucro, aplica-se tambm multa. Favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual Art. 228. Induzir ou atrair algum prostituio ou outra forma de explorao sexual, facilit-la, impedir ou dificultar que algum a abandone: Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. ("Caput" do artigo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 1 Se o agente ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia: Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 2 Se o crime cometido com emprego de violncia, grave ameaa ou fraude: Pena - recluso, de quatro a dez anos, alm da pena correspondente violncia. 3 Se o crime cometido com o fim de lucro, aplica-se tambm multa.

Casa de prostituio Art. 229. Manter, por conta prpria ou de terceiro, estabelecimento em que ocorra explorao sexual, haja, ou no, intuito de lucro ou mediao direta do proprietrio ou gerente: ("Caput" do artigo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Pena - recluso, de dois a cinco anos, e multa. Rufianismo Art. 230. Tirar proveito da prostituio alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exera: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 1 Se a vtima menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos ou se o crime cometido por ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou por quem assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia: Pena - recluso, de 3 (trs) a 6 (seis) anos, e multa. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 2 Se o crime cometido mediante violncia, grave ameaa, fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao da vontade da vtima: Pena - recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, sem prejuzo da pena correspondente violncia. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Trfico internacional de pessoa para fim de explorao sexual Art. 231. Promover ou facilitar a entrada, no territrio nacional, de algum que nele venha a exercer a prostituio ou outra forma de explorao sexual, ou a sada de algum que v exerc-la no estrangeiro. Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos. ("Caput" do artigo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 1 Incorre na mesma pena aquele que agenciar, aliciar ou comprar a pessoa traficada, assim como, tendo conhecimento dessa condio, transport-la, transferi-la ou aloj-la. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 2 A pena aumentada da metade se: I - a vtima menor de 18 (dezoito) anos; II - a vtima, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato; III - se o agente ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; ou IV - h emprego de violncia, grave ameaa ou fraude. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 3 Se o crime cometido com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Trfico interno de pessoa para fim de explorao sexual Art. 231-A. Promover ou facilitar o deslocamento de algum dentro do territrio nacional para o exerccio da prostituio ou outra forma de explorao sexual:

Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos. ("Caput" do artigo acrescido pela Lei n 11.106, de 28/3/2005 e com nova redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 1 Incorre na mesma pena aquele que agenciar, aliciar, vender ou comprar a pessoa traficada, assim como, tendo conhecimento dessa condio, transport-la, transferila ou aloj-la. (Pargrafo nico acrescido pela Lei n 11.106, de 28/3/2005 e transformado em 1 com nova redao dada pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 2 A pena aumentada da metade se: I - a vtima menor de 18 (dezoito) anos; II - a vtima, por enfermidade ou deficincia mental, no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato; III - se o agente ascendente, padrasto, madrasta, irmo, enteado, cnjuge, companheiro, tutor ou curador, preceptor ou empregador da vtima, ou se assumiu, por lei ou outra forma, obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; ou IV - h emprego de violncia, grave ameaa ou fraude. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) 3 Se o crime cometido com o fim de obter vantagem econmica, aplica-se tambm multa. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Art. 232. (Revogado pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) CAPTULO VI DO ULTRAJE PBLICO AO PUDOR Ato obsceno Art. 233. Praticar ato obsceno em lugar pblico, ou aberto ou exposto ao pblico: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Escrito ou objeto obsceno Art. 234. Fazer, importar, exportar, adquirir ou ter sob sua guarda, para fim de comrcio, de distribuio ou de exposio pblica, escrito, desenho, pintura, estampa ou qualquer objeto obsceno: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. 1 Incorre na mesma pena quem: I - vende, distribui ou expe venda ou ao pblico qualquer dos objetos referidos neste artigo; II - realiza, em lugar pblico ou acessvel ao pblico, representao teatral, ou exibio cinematogrfica de carter obsceno, ou qualquer outro espetculo, que tenha o mesmo carter; III - realiza, em lugar pblico ou acessvel ao pblico, ou pelo rdio, audio ou recitao de carter obsceno. CAPTULO VII DISPOSIES GERAIS (Captulo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009)

Aumento de pena Art. 234-A. Nos crimes previstos neste Ttulo a pena aumentada: I - (VETADO); II - (VETADO); III - de metade, se do crime resultar gravidez; e IV - de um sexto at a metade, se o agente transmite vitima doena sexualmente transmissvel de que sabe ou deveria saber ser portador. (Artigo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Art. 234-B. Os processos em que se apuram crimes definidos neste Ttulo correro em segredo de justia. (Artigo acrescido pela Lei n 12.015, de 7/8/2009) Art. 234-C. (VETADO na Lei n 12.015, de 7/8/2009) TTULO VII DOS CRIMES CONTRA A FAMLIA

CAPTULO I DOS CRIMES CONTRA O CASAMENTO Bigamia Art. 235. Contrair algum, sendo casado, novo casamento: Pena - recluso, de dois a seis anos. 1 Aquele que, no sendo casado, contrai casamento com pessoa casada, conhecendo essa circunstncia, punido com recluso ou deteno, de um a trs anos. 2 Anulado por qualquer motivo o primeiro casamento, ou o outro por motivo que no a bigamia, considera-se inexistente o crime. Induzimento a erro essencial e ocultao de impedimento Art. 236. Contrair casamento, induzindo em erro essencial o outro contraente, ou ocultando-lhe impedimento que no seja casamento anterior: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. Pargrafo nico. A ao penal depende de queixa do contraente enganado e no pode ser intentada seno depois de transitar em julgado a sentena que, por motivo de erro ou impedimento, anule o casamento. Conhecimento prvio de impedimento Art. 237. Contrair casamento, conhecendo a existncia de impedimento que lhe cause a nulidade absoluta: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Simulao de autoridade para celebrao de casamento Art. 238. Atribuir-se falsamente autoridade para celebrao de casamento: Pena - deteno, de um a trs anos, se o fato no constitui crime mais grave. Simulao de casamento

Art. 239. Simular casamento mediante engano de outra pessoa: Pena - deteno, de um a trs anos, se o fato no constitui elemento de crime mais grave. Adultrio Art. 240. (Revogado pela Lei n 11.106, de 28/3/2005) CAPTULO II DOS CRIMES CONTRA O ESTADO DE FILIAO Registro de nascimento inexistente Art. 241. Promover no registo civil a inscrio de nascimento inexistente: Pena - recluso, de dois a seis anos.

Parto suposto. Supresso ou alterao de direito inerente ao estado civil de recmnascido Art. 242. Dar parto alheio como prprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recm-nascido ou substitu-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil: Pena - recluso, de dois a seis anos. Pargrafo nico. Se o crime praticado por motivo de reconhecida nobreza: Pena - deteno, de um a dois anos, podendo o juiz deixar de aplicar a pena. (Artigo com redao dada pela Lei n 6.898, de 30/3/1981) Sonegao de estado de filiao Art. 243. Deixar em asilo de expostos ou outra instituio de assistncia filho prprio ou alheio, ocultando-lhe a filiao ou atribuindo-lhe outra, com o fim de prejudicar direito inerente ao estado civil: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. CAPTULO III DOS CRIMES CONTRA A ASSISTNCIA FAMILIAR Abandono material Art. 244. Deixar, sem justa causa, de prover a subsistncia do cnjuge, ou de filho menor de 18 (dezoito) anos ou inapto para o trabalho, ou de ascendente invlido ou maior de 60 (sessenta) anos, no lhes proporcionando os recursos necessrios ou faltando ao pagamento de penso alimentcia judicialmente acordada, fixada ou majorada; deixar, sem justa causa, de socorrer descendente ou ascendente, gravemente enfermo: (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 10.741, de 1/10/2003) Pena - deteno de 1 (um) ano a 4 (quatro) anos e multa, de uma a dez vezes o maior salrio-mnimo vigente no Pas. (Pena com redao dada pela Lei n 5.478, de 25/7/1968)

Pargrafo nico. Nas mesmas penas incide quem, sendo solvente, frustra ou ilide, de qualquer modo, inclusive por abandono injustificado de emprego ou funo, o pagamento de penso alimentcia judicialmente acordada, fixada ou majorada. (Pargrafo nico com redao dada pela Lei n 5.478, de 25/7/1968) Entrega de filho menor a pessoa inidnea Art. 245. Entregar filho menor de dezoito anos a pessoa em cuja companhia saiba ou deva saber que o menor fica moral ou materialmente em perigo. Pena - deteno de 1 (um) a 2 (dois) anos. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 7.251, de 19/11/1984) 1 A pena de 1 (um) a 4 (quatro) anos de recluso, se o agente pratica delito para obter lucro, ou se o menor enviado para o exterior. (Pargrafo acrescido pela Lei n 7.251, de 19/11/1984) 2 Incorre, tambm, na pena do pargrafo anterior quem, embora excludo o perigo moral ou material, auxilia a efetivao de ato destinado ao envio de menor para o exterior, com o fito de obter lucro. (Pargrafo acrescido pela Lei n 7.251, de 19/11/1984)

Abandono intelectual Art. 246. Deixar, sem justa causa, prover instruo primria de filho em idade escolar: Pena - deteno de quinze dias a um ms, ou multa. Art. 247. Permitir algum que menor de dezoito anos, sujeito a seu poder ou confiado a sua guarda ou vigilncia: I - freqente casa de jogo ou mal-afamada, ou conviva com pessoa viciosa ou de m vida; II - freqente espetculo capaz de pervert-lo ou de ofender-lhe o pudor, ou participe de representao de igual natureza; III - resida ou trabalhe em casa de prostituio; IV - mendigue ou sirva a mendigo para excitar a comiserao pblica: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa.

CAPTULO IV DOS CRIMES CONTRA O PTRIO PODER, TUTELA OU CURATELA Induzimento a fuga, entrega arbitrria ou sonegao de incapazes Art. 248. Induzir menor de dezoito anos, ou interdito, a fugir do lugar em que se acha por determinao de quem sobre ele exerce autoridade, em virtude de lei ou de ordem judicial; confiar a outrem sem ordem do pai, do tutor ou do curador algum menor de dezoito anos ou interdito, ou deixar, sem justa causa, de entreg-lo a quem legitimamente o reclame: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Subtrao de incapazes

Art. 249. Subtrair menor de dezoito anos ou interdito ao poder de quem o tem sob sua guarda em virtude de lei ou de ordem judicial: Pena - deteno, de dois meses a dois anos, se o fato no constitui elemento de outro crime. 1 O fato de ser o agente pai ou tutor do menor ou curador do interdito no o exime de pena, se destitudo ou temporariamente privado do ptrio poder, tutela, curatela ou guarda. 2 No caso de restituio do menor ou do interdito, se este no sofreu maustratos ou privaes, o juiz pode deixar de aplicar pena. TTULO VIII DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PBLICA CAPTULO I DOS CRIMES DE PERIGO COMUM Incndio Art. 250. Causar incndio, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa. Aumento de pena 1 As penas aumentam-se de um tero: I - se o crime cometido com intuito de obter vantagem pecuniria em proveito prprio ou alheio; II - se o incndio : a) em casa habitada ou destinada a habitao; b) em edifcio pblico ou destinado a uso pblico ou a obra de assistncia social ou de cultura; c) em embarcao, aeronave, comboio ou veculo de transporte coletivo; d) em estao ferroviria ou aerdromo; e) em estaleiro, fbrica ou oficina; f) em depsito de explosivo, combustvel ou inflamvel; g) em poo petrolfero ou galeria de minerao; h) em lavoura, pastagem, mata ou floresta. Incndio culposo 2 Se culposo o incndio, a pena de deteno de seis meses a dois anos. Exploso Art. 251. Expor a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem, mediante exploso, arremesso ou simples colocao de engenho de dinamite ou de substncia de efeitos anlogos: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa. 1 Se a substncia utilizada no dinamite ou explosivo de efeitos anlogos: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

Aumento de pena 2 As penas aumentam-se de um tero, se ocorre qualquer das hipteses previstas no 1, n I, do artigo anterior, ou visada ou atingida qualquer das coisas enumeradas no n II do mesmo pargrafo. Modalidade culposa 3 No caso de culpa, se a exploso de dinamite ou substncia de efeitos anlogos, a pena de deteno, de seis meses a dois anos; nos demais casos, de deteno, de trs meses a um ano. Uso de gs txico ou asfixiante Art. 252. Expor a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem, usando de gs txico ou asfixiante: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Modalidade culposa Pargrafo nico. Se o crime culposo: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Fabrico, fornecimento, aquisio, posse ou transporte de explosivos ou gs txico, ou asfixiante Art.253. Fabricar, fornecer, adquirir, possuir ou transportar, sem licena da autoridade, substncia ou engenho explosivo, gs txico ou asfixiante, ou material destinado sua fabricao: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. Inundao Art. 254. Causar inundao, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa, no caso de dolo, ou deteno, de seis meses a dois anos, no caso de culpa.

Perigo de inundao Art. 255. Remover, destruir ou inutilizar, em prdio prprio ou alheio, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem, obstculo natural ou obra destinada a impedir inundao: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. Desabamento ou desmoronamento Art. 256. Causar desabamento ou desmoronamento, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Modalidade culposa

Pargrafo nico. Se o crime culposo: Pena - deteno, de seis meses a um ano. Subtrao, ocultao ou inutilizao de material de salvamento Art. 257. Subtrair, ocultar ou inutilizar, por ocasio de incndio, inundao, naufrgio, ou outro desastre ou calamidade, aparelho, material ou qualquer meio destinado a servio de combate ao perigo, de socorro ou salvamento; ou impedir ou dificultar servio de tal natureza: Pena - recluso, de dois a cinco anos, e multa. Formas qualificadas de crime de perigo comum Art. 258. Se do crime doloso de perigo comum resulta leso corporal de natureza grave, a pena privativa de liberdade aumentada de metade; se resulta morte, aplicada em dobro. No caso de culpa, se do fato resulta leso corporal, a pena aumenta-se de metade; se resulta morte, aplica-se a pena cominada ao homicdio culposo, aumentada de um tero. Difuso de doena ou praga Art. 259. Difundir doena ou praga que possa causar dano a floresta, plantao ou animais de utilidade econmica: Pena - recluso, de dois a cinco anos, e multa. Modalidade culposa Pargrafo nico. No caso de culpa, a pena de deteno, de um a seis meses, ou multa. CAPTULO II DOS CRIMES CONTRA A SEGURANA DOS MEIOS DE COMUNICAO E TRANSPORTE E OUTROS SERVIOS PBLICOS Perigo de desastre ferrovirio Art. 260. Impedir ou perturbar servio de estrada de ferro: I - destruindo, danificando ou desarranjando, total ou parcialmente, linha frrea, material rodante ou de trao, obra de arte ou instalao; II - colocando obstculo na linha; III - transmitindo falso aviso acerca do movimento dos veculos ou interrompendo ou embaraando o funcionamento de telgrafo, telefone ou rdio-telegrafia; IV - praticando outro ato de que possa resultar desastre: Pena - recluso, de dois a cinco anos, e multa. Desastre ferrovirio 1 Se do fato resulta desastre: Pena - recluso, de quatro a doze anos, e multa. 2 No caso de culpa, ocorrendo desastre: Pena - deteno, de seis meses a dois anos.

3 Para os efeitos deste artigo, entende-se por estrada de ferro qualquer via de comunicao em que circulem veculos de trao mecnica, em trilhos ou por meio de cabo areo. Atentando contra a segurana de transporte martimo, fluvial ou areo Art. 261. Expor a perigo embarcao ou aeronave, prpria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegao martima, fluvial ou area: Pena - recluso, de dois a cinco anos. Sinistro em transporte martimo, fluvial ou areo 1 Se do fato resulta naufrgio, submerso ou encalhe de embarcao ou a queda ou destruio de aeronave: Pena - recluso, de quatro a doze anos. Prtica do crime com o fim de lucro 2 Aplica-se, tambm, a pena de multa, se o agente pratica o crime com o intuito de obter vantagem econmica, para si ou para outrem. Modalidade culposa 3 No caso de culpa, se ocorre o sinistro: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. Atentado contra a segurana de outro meio de transporte Art. 262. Expor a perigo outro meio de transporte pblico, impedir-lhe ou dificultar-lhe o funcionamento: Pena - deteno, de um a dois anos. 1 Se do fato resulta desastre, a pena de recluso, de dois a cinco anos. 2 No caso de culpa, se ocorre desastre: Pena - deteno, de trs meses a um ano. Forma qualificada Art. 263. Se de qualquer dos crimes previstos nos arts. 260 a 262, no caso de desastre ou sinistro, resulta leso corporal ou morte, aplica-se o disposto no art. 258.

Arremesso de projetil Art. 264. Arremessar projetil contra veculo, em movimento, destinado ao transporte pblico por terra, por gua ou pelo ar: Pena - deteno, de um a seis meses. Pargrafo nico. Se do fato resulta leso corporal, a pena de deteno, de seis meses a dois anos; se resulta morte, a pena a do art. 121, 3, aumentada de um tero. Atentado contra a segurana de servio de utilidade pblica Art. 265. Atentar contra a segurana ou o funcionamento de servio de gua, luz, fora ou calor, ou qualquer outro de utilidade pblica:

Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. Pargrafo nico. Aumentar-se- a pena de 1/3 (um tero) at a metade, se o dano ocorrer em virtude de subtrao de material essencial ao funcionamento dos servios. (Pargrafo nico acrescido pela Lei n 5.346, de 3/11/1967) Interrupo ou perturbao de servio telegrfico, telefnico, informtico, telemtico ou de informao de utilidade pblica Art. 266. Interromper ou perturbar servio telegrfico, radiotelegrfico ou telefnico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. 1 Incorre na mesma pena quem interrompe servio telemtico ou de informao de utilidade pblica, ou impede ou dificulta-lhe o restabelecimento. (Pargrafo acrescido pela Lei n 12.737, de 30/11/2012, publicada no DOU de 03/12/2012, em vigor 120 dias aps a publicao) 2 Aplicam-se as penas em dobro se o crime cometido por ocasio de calamidade pblica. (Pargrafo nico transformado em 2 pela Lei n 12.737, de 30/11/2012, publicada no DOU de 03/12/2012, em vigor 120 dias aps a publicao) CAPTULO III DOS CRIMES CONTRA A SAUDE PBLICA Epidemia Art. 267. Causar epidemia, mediante a propagao de germes patognicos: Pena - recluso, de dez a quinze anos. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 8.072, de 25/7/1990) 1 Se do fato resulta morte, a pena aplicada em dobro. 2 No caso de culpa, a pena de deteno, de um a dois anos, ou, se resulta morte, de dois a quatro anos. Infrao de medida sanitria preventiva Art. 268. Infringir determinao do poder pblico, destinada a impedir introduo ou propagao de doena contagiosa: Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada de um tero, se o agente funcionrio da sade pblica ou exerce a profisso de mdico, farmacutico, dentista ou enfermeiro. Omisso de notificao de doena Art. 269. Deixar o mdico de denunciar autoridade pblica doena cuja notificao compulsria: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa.

Envenenamento de gua potvel ou de substancia alimentcia ou medicinal Art. 270. Envenenar gua potvel, de uso comum ou particular, ou substncia alimentcia ou medicinal destinada a consumo: Pena - recluso, de dez a quinze anos. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 8.072, de 25/7/1990)

1 Est sujeito mesma pena quem entrega a consumo ou tem em depsito, para o fim de ser distribuda, a gua ou a substncia envenenada. Modalidade culposa 2 Se o crime culposo: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. Corrupo ou poluio de gua potvel Art. 271. Corromper ou poluir gua potvel, de uso comum ou particular, tornando-a imprpria para consumo ou nociva sade: Pena - recluso, de dois a cinco anos. Modalidade culposa Pargrafo nico. Se o crime culposo: Pena - deteno, de dois meses a um ano. Falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de substncia ou produtos alimentcios Art. 272. Corromper, adulterar, falsificar ou alterar substncia ou produto alimentcio destinado a consumo, tornando-o nocivo sade ou reduzindo-lhe o valor nutritivo: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) 1 Est sujeito s mesmas penas quem pratica as aes previstas neste artigo em relao a bebidas, com ou sem teor alcolico. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) 1 -A. Incorre nas penas deste artigo quem fabrica, vende, expe venda, importa, tem em depsito para vender ou, de qualquer forma, distribui ou entrega a consumo a substncia alimentcia ou o produto falsificado, corrompido ou adulterado. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) Modalidade culposa 2 Se o crime culposo: Pena - deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) Falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produtos destinado a fins teraputicos ou medicinais Art. 273. Falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins teraputicos ou medicinais: Pena - recluso, de 10 (dez) a 15 (quinze) anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) 1 Nas mesmas penas incorre quem importa, vende, expe venda, tem em depsito para vender ou, de qualquer forma, distribui ou entrega a consumo o produto falsificado, corrompido, adulterado ou alterado. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 9.677, de 2/7/1998)

1-A. Incluem-se entre os produtos a que se refere este artigo os medicamentos, as matrias-primas, os insumos farmacuticos, os cosmticos, os saneantes e os de uso em diagnstico. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) 1 -B. Est sujeito s penas deste artigo quem pratica as aes previstas no 1 em relao a produtos em qualquer das seguintes condies: I - sem registro, quando exigvel, no rgo de vigilncia sanitria competente; II - em desacordo com a frmula constante do registro previsto no inciso anterior; III - sem as caractersticas de identidade e qualidade admitidas para a sua comercializao; IV - com reduo de seu valor teraputico ou de sua atividade; V - de procedncia ignorada; VI - adquiridos de estabelecimento sem licena da autoridade sanitria competente. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) Modalidade culposa 2 Se o crime culposo: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 9.677, de 2/7/1998)

Emprego de processo proibido ou de substncia no permitida Art. 274. Empregar, no fabrico de produto destinado ao consumo, revestimento, gaseificao artificial, matria corante, substncia aromtica, anti-sptica, conservadora ou qualquer outra no expressamente permitida pela legislao sanitria: Pena - recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. (Artigo com redao dada pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) Invlucro ou recipiente com falsa indicao Art. 275. Inculcar, em invlucro ou recipiente de produtos alimentcios, teraputicos ou medicinais, a existncia de substncia que no se encontra em seu contedo ou que nele existe em quantidade menor que a mencionada: Pena - recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. (Artigo com redao dada pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) Produto ou substncia nas condies dos dois artigos anteriores Art.276. Vender, expor venda, ter em depsito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo produto nas condies dos arts. 274 e 275: Pena - recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. (Artigo com redao dada pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) Substncia destinada falsificao Art. 277. Vender, expor venda, ter em depsito ou ceder substncia destinada falsificao de produtos alimentcios, teraputicos ou medicinais:

Pena - recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. (Artigo com redao dada pela Lei n 9.677, de 2/7/1998) Outras substncias nocivas sade pblica Art. 278. Fabricar, vender, expor venda, ter em depsito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substncia nociva sade, ainda que no destinada alimentao ou a fim medicinal: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. Modalidade culposa Pargrafo nico. Se o crime culposo: Pena - deteno, de dois meses a um ano. Substncia avariada Art. 279. (Revogado pela Lei n 8.137, de 27/12/1990) Medicamento em desacordo com receita mdica Art. 280. Fornecer substncia medicinal em desacordo com receita mdica: Pena - deteno, de um a trs anos, ou multa. Modalidade culposa Pargrafo nico. Se o crime culposo: Pena - deteno, de dois meses a um ano. Comrcio, posse ou uso de entorpecente ou substncia que determine dependncia fsica ou psquica. Art. 281. (Revogado pela Lei n 6.368, de 21/10/1976) Exerccio ilegal da medicina, arte dentria ou farmacutica Art. 282. Exercer, ainda que a ttulo gratuito, a profisso de mdico, dentista ou farmacutico, sem autorizao legal ou excedendo-lhe os limites: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. Pargrafo nico. Se o crime praticado com o fim de lucro, aplica-se tambm multa. Charlatanismo Art. 283. Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalvel: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. Curandeirismo Art. 284. Exercer o curandeirismo: I - prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substncia; II - usando gestos, palavras ou qualquer outro meio; III - fazendo diagnsticos: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. Pargrafo nico. Se o crime praticado mediante remunerao, o agente fica tambm sujeito multa.

Forma qualificada Art. 285. Aplica-se o disposto no art. 258 aos crimes previstos neste Captulo, salvo quanto ao definido no art. 267. TTULO IX DOS CRIMES CONTRA A PAZ PBLICA Incitao ao crime Art. 286. Incitar, publicamente, a prtica de crime: Pena - deteno, de trs a seis meses, ou multa. Apologia de crime ou criminoso Art. 287. Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime: Pena - deteno, de trs a seis meses, ou multa. Associao Criminosa Art. 288. Associarem-se 3 (trs) ou mais pessoas, para o fim especfico de cometer crimes: Pena - recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos. Pargrafo nico. A pena aumenta-se at a metade se a associao armada ou se houver a participao de criana ou adolescente. (Artigo com redao dada pela Lei n 12.850, de 2/8/2013, publicado do DOU Edio Extra de 5/8/2013, em vigor 45 dias aps a publicao) Constituio de milcia privada Art. 288-A. Constituir, organizar, integrar, manter ou custear organizao paramilitar, milcia particular, grupo ou esquadro com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos neste Cdigo: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos. (Artigo acrescido pela Lei n 12.720, de 27/9/2012) TTULO X DOS CRIMES CONTRA A F PBLICA CAPTULO I DA MOEDA FALSA Moeda falsa Art. 289. Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metlica ou papelmoeda de curso legal no pas ou no estrangeiro: Pena - recluso, de trs a doze anos, e multa. 1 Nas mesmas penas incorre quem, por conta prpria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulao moeda falsa. 2 Quem, tendo recebido de boa f, como verdadeira, moeda falsa ou alterada, a restitui circulao, depois de conhecer a falsidade, punido com deteno, de seis meses a dois anos, e multa.

3 punido com recluso, de trs a quinze anos, e multa, o funcionrio pblico ou diretor, gerente, ou fiscal de banco de emisso que fabrica, emite ou autoriza a fabricao ou emisso: I - de moeda com ttulo ou peso inferior ao determinado em lei; II - de papel-moeda em quantidade superior autorizada. 4 Nas mesmas penas incorre quem desvia e faz circular moeda, cuja circulao no estava ainda autorizada. Crimes assimilados ao de moeda falsa Art. 290. Formar cdula, nota ou bilhete representativo de moeda com fragmentos de cdulas, notas ou bilhetes verdadeiros; suprimir em nota, cdula ou bilhete recolhidos, para o fim de restitu-los circulao, sinal indicativo de sua inutilizao; restituir circulao cdula, nota ou bilhete em tais condies, ou j recolhidos para o fim de inutilizao: Pena - recluso de dois a oito anos, e multa. Pargrafo nico. O mximo da recluso elevado a doze anos e o da multa, se o crime cometido por funcionrio que trabalha na repartio onde o dinheiro se achava recolhido, ou nela tem fcil ingresso, em razo do cargo. Petrechos para falsificao de moeda Art. 291. Fabricar, adquirir, fornecer, a ttulo oneroso ou gratuito, possuir ou guardar maquinismo, aparelho, instrumento ou qualquer objeto especialmente destinado falsificao de moeda: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. Emisso de ttulo ao portador sem permisso legal Art. 292. Emitir, sem permisso legal, nota, bilhete, ficha, vale ou ttulo que contenha promessa de pagamento em dinheiro ao portador ou a que falte indicao do nome da pessoa a quem deva ser pago: Pena - deteno de um a seis meses, ou multa. Pargrafo nico. Quem recebe ou utiliza como dinheiro qualquer dos documentos referidos neste artigo, incorre na pena de deteno, de quinze dias a trs meses, ou multa. CAPTULO II DA FALSIDADE DE TTULOS E OUTROS PAPIS PBLICOS Falsificao de papis pblicos Art. 293. Falsificar, fabricando-os ou alterando-os: I - selo destinado a controle tributrio, papel selado ou qualquer papel de emisso legal destinado arrecadao de tributo; (Inciso com redao dada pela Lei n 11.035, de 22/12/2004) II - papel de crdito pblico que no seja moeda de curso legal; III - vale postal; IV - cautela de penhor, caderneta de depsito de caixa econmica ou de outro estabelecimento mantido por entidade de direito pblico;

V - talo, recibo, guia, alvar ou qualquer outro documento relativo a arrecadao de rendas pblicas ou a depsito ou cauo por que o poder pblico seja responsvel; VI - bilhete, passe ou conhecimento de empresa de transporte administrada pela Unio, por Estado ou por Municpio: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. 1 Incorre na mesma pena quem: I - usa, guarda, possui ou detm qualquer dos papis falsificados a que se refere este artigo; II - importa, exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda, fornece ou restitui circulao selo falsificado destinado a controle tributrio; III - importa, exporta, adquire, vende, expe venda, mantm em depsito, guarda, troca, cede, empresta, fornece, porta ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, produto ou mercadoria: a) em que tenha sido aplicado selo que se destine a controle tributrio, falsificado; b) sem selo oficial, nos casos em que a legislao tributria determina a obrigatoriedade de sua aplicao. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 11.035, de 22/12/2004) 2 Suprimir, em qualquer desses papis, quando legtimos, com o fim de torn-los novamente utilizveis, carimbo ou sinal indicativo de sua inutilizao: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 3 Incorre na mesma pena quem usa, depois de alterado, qualquer dos papeis a que se refere o pargrafo anterior. 4 Quem usa ou restitui circulao, embora recebido de boa f, qualquer dos papeis falsificados ou alterados, a que se referem este artigo e o seu 2, depois de conhecer a falsidade ou alterao, incorre na pena de deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. 5 Equipara-se a atividade comercial, para os fins do inciso III do 1, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino, inclusive o exercido em vias, praas ou outros logradouros pblicos e em residncias. (Pargrafo acrescido pela Lei n 11.035, de 22/12/2004) Petrechos de falsificao Art. 294. Fabricar, adquirir, fornecer, possuir ou guardar objeto especialmente destinado falsificao de qualquer dos papeis referidos no artigo anterior: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. Art. 295. Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte. CAPTULO III DA FALSIDADE DOCUMENTAL Falsificao do selo ou sinal pblico Art. 296. Falsificar, fabricando-os ou alterando-os:

I - selo pblico destinado a autenticar atos oficiais da Unio, de Estado ou de Municpio; II - selo ou sinal atribudo por lei a entidade de direito pblico, ou a autoridade, ou sinal pblico de tabelio: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. 1 Incorre nas mesmas penas: I - quem faz uso do selo ou sinal falsificado; II - quem utiliza indevidamente o selo ou sinal verdadeiro em prejuzo de outrem ou em proveito prprio ou alheio. III - quem altera, falsifica ou faz uso indevido de marcas, logotipos, siglas ou quaisquer outros smbolos utilizados ou identificadores de rgos ou entidades da Administrao Pblica. (Inciso acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) 2 Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte. Falsificao de documento pblico Art. 297. Falsificar, no todo ou em parte, documento pblico, ou alterar documento pblico verdadeiro: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. 1 Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, aumenta-se a pena de sexta parte. 2 Para os efeitos penais, equiparam-se a documento pblico o emanado de entidade paraestatal, o ttulo ao portador ou transmissvel por endosso, as aes de sociedade comercial, os livros mercantis e o testamento particular. 3 Nas mesmas penas incorre quem insere ou faz inserir: I - na folha de pagamento ou em documento de informaes que seja destinado a fazer prova perante a previdncia social, pessoa que no possua a qualidade de segurado obrigatrio; II - na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita; III - em documento contbil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigaes da empresa perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter constado. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) 4 Nas mesmas penas incorre quem omite, nos documentos mencionados no 3, nome do segurado e seus dados pessoais, a remunerao, a vigncia do contrato de trabalho ou de prestao de servios. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) Falsificao de documento particular Art. 298. Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa.

Falsificao de carto Pargrafo nico. Para fins do disposto no caput, equipara-se a documento particular o carto de crdito ou dbito. (Pargrafo nico acrescido pela Lei n 12.737, de 30/11/2012, publicada no DOU de 03/12/2012, em vigor 120 dias aps a publicao) Falsidade ideolgica Art. 299. Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar, obrigao ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento pblico, e recluso, de um a trs anos, e multa, se o documento particular. Pargrafo nico. Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificao ou alterao de assentamento de registo civil, aumenta-se a pena de sexta parte. Falso reconhecimento de firma ou letra Art. 300. Reconhecer, como verdadeira, no exerccio de funo pblica, firma ou letra que o no seja: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento pblico; e de um a trs anos, e multa, se o documento particular. Certido ou atestado ideologicamente falso Art. 301 Atestar ou certificar falsamente, em razo de funo pblica, fato ou circunstncia que habilite algum a obter cargo pblico, iseno de nus ou de servio de carter pblico, ou qualquer outra vantagem: Pena - deteno, de dois meses a um ano. Falsidade material de atestado ou certido 1 Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certido, ou alterar o teor de certido ou de atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstncia que habilite algum a obter cargo pblico, iseno de nus ou de servio de carter pblico, ou qualquer outra vantagem: Pena - deteno, de trs meses a dois anos. 2 Se o crime praticado com o fim de lucro, aplica-se, alm da pena privativa de liberdade, a multa. Falsidade de atestado mdico Art. 302. Dar o mdico, no exerccio da sua profisso, atestado falso: Pena - deteno, de um ms a um ano. Pargrafo nico. Se o crime cometido com o fim de lucro, aplica-se tambm multa. Reproduo ou adulterao de selo ou pea filatlica Art. 303. Reproduzir ou alterar selo ou pea filatlica que tenha valor para coleo, salvo quando a reproduo ou a alterao est visivelmente anotada na face ou no verso do selo ou pea:

Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. Pargrafo nico. Na mesma pena incorre quem, para fins de comrcio, faz uso do selo ou pea filatlica. Uso de documento falso Art. 304. Fazer uso de qualquer dos papis falsificados ou alterados, a que se referem os artigos 297 a 302: Pena - a cominada falsificao ou alterao. Supresso de documento Art. 305. Destruir, suprimir ou ocultar, em benefcio prprio ou de outrem, ou em prejuzo alheio, documento pblico ou particular verdadeiro, de que no podia dispor: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa, se o documento pblico, e recluso, de um a cinco anos, e multa, se o documento particular. CAPTULO IV DE OUTRAS FALSIDADES Falsificao do sinal empregado no contraste de metal preciosa ou na fiscalizao alfandegria, ou para outros fins Art. 306. Falsificar, fabricando-o ou alterando-o, marca ou sinal empregado pelo poder pblico no contraste de metal precioso ou na fiscalizao alfandegria, ou usar marca ou sinal dessa natureza, falsificado por outrem: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa. Pargrafo nico. Se a marca ou sinal falsificado o que usa a autoridade pblica para o fim de fiscalizao sanitria, ou para autenticar ou encerrar determinados objetos, ou comprovar o cumprimento de formalidade legal: Pena - recluso ou deteno, de um a trs anos, e multa. Falsa identidade Art. 307. Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito prprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa, se o fato no constitui elementos de crime mais grave. Art. 308. Usar, como prprio, passaporte, ttulo de eleitor, caderneta de reservista ou qualquer documento de identidade alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize, documento dessa natureza, prprio ou de terceiro: Pena - deteno, de quatro meses a dois anos, e multa, se o fato no constitui elemento de crime mais grave. Fraude de lei sobre estrangeiro Art. 309. Usar o estrangeiro, para entrar ou permanecer no territrio nacional, nome que no o seu: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa. Pargrafo nico. Atribuir a estrangeiro falsa qualidade para promover-lhe a entrada em territrio nacional:

Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (Pargrafo nico acrescido pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) Art. 310. Prestar-se a figurar como proprietrio ou possuidor de ao, ttulo ou valor pertencente a estrangeiro, nos casos em que a este vedada por lei a propriedade ou a posse de tais bens: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa. (Artigo com redao dada pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) Adulterao de sinal identificador de veculo automotor Art. 311. Adulterar ou remarcar nmero de chassi ou qualquer sinal identificador de veculo automotor, de seu componente ou equipamento: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) 1 Se o agente comete o crime no exerccio da funo pblica ou em razo dela, a pena aumentada de um tero. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) 2 Incorre nas mesmas penas o funcionrio pblico que contribui para o licenciamento ou registro do veculo remarcado ou adulterado, fornecendo indevidamente material ou informao oficial. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.426, de 24/12/1996) CAPTULO V DAS FRAUDES EM CERTAMES DE INTERESSE PBLICO (Captulo acrescido pela Lei n 12.550, de 15/12/2011) Fraudes em certames de interesse pblico Art. 311-A. Utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a credibilidade do certame, contedo sigiloso de: I - concurso pblico; II - avaliao ou exame pblicos; III - processo seletivo para ingresso no ensino superior; ou IV - exame ou processo seletivo previstos em lei: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. 1 Nas mesmas penas incorre quem permite ou facilita, por qualquer meio, o acesso de pessoas no autorizadas s informaes mencionadas no caput. 2 Se da ao ou omisso resulta dano administrao pblica: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. 3 Aumenta-se a pena de 1/3 (um tero) se o fato cometido por funcionrio pblico. (Artigo acrescido pela Lei n 12.550, de 15/12/2011) TTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA CAPTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONRIO PBLICO CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL

Peculato Art. 312. Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvilo, em proveito prprio ou alheio: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. 1 Aplica-se a mesma pena, se o funcionrio pblico, embora no tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtrado, em proveito prprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionrio. Peculato culposo 2 Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano. 3 No caso do pargrafo anterior, a reparao do dano, se precede a sentena irrecorrvel, extingue a punibilidade; se lhe posterior, reduz de metade a pena imposta. Peculato mediante erro de outrem Art. 313. Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Insero de dados falsos em sistema de informaes Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano; Pena - recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Artigo acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) Modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes Art. 313-B. Modificar ou alterar, o funcionrio, sistema de informaes ou programa de informtica sem autorizao ou solicitao de autoridade competente: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos, e multa. Pargrafo nico. As penas so aumentadas de um tero at a metade se da modificao ou alterao resulta dano para a Administrao Pblica ou para o administrado. (Artigo acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) Extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento Art. 314. Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razo do cargo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente: Pena - recluso, de um a quatro anos, se o fato no constitui crime mais grave. Emprego irregular de verbas ou rendas pblicas Art. 315. Dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei: Pena - deteno, de um a trs meses, ou multa.

Concusso Art. 316. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. Excesso de exao 1 Se o funcionrio exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza; Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 8.137, de 27/12/1990) 2 Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos: Pena - recluso, de dois a doze anos, e multa. Corrupo passiva Art. 317. Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assum-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 10.763, de 12/11/2003) 1 A pena aumentada de um tero, se, em conseqncia da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofcio ou o pratica infringindo dever funcional. 2 Se o funcionrio pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofcio, com infrao de dever funcional, cedendo a pedido ou influncia de outrem: Pena - deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Facilitao de contrabando ou descaminho Art. 318. Facilitar, com infrao de dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho (art. 334): Pena - recluso, de 3 (trs) a 8 (oito) anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 8.137, de 27/12/1990) Prevaricao Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. Art. 319-A. Deixar o Diretor de Penitenciria e/ou agente pblico, de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo: Pena: deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. (Artigo acrescido pela Lei n 11.466, de 28/3/2007)

Condescendncia criminosa Art. 320. Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. Advocacia administrativa Art. 321. Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio: Pena - deteno de um a trs mses, ou multa. Pargrafo nico. Se o interesse ilegtimo: Pena - deteno de trs meses a um ano, alm da multa. Violncia arbitrria Art. 322. Praticar violncia no exerccio de funo ou a pretexto de exerc-la: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, alm da pena correspondente violncia. Abandono de funo Art. 323. Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. 1 Se do fato resulta prejuzo pblico: Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa. 2 Se o fato ocorre em lugar compreendido na faixa de fronteira: Pena - deteno de um a trs anos, e multa. Exerccio funcional ilegalmente antecipado ou prolongado Art. 324. Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais, ou continuar a exerc-la, sem autorizao, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substitudo ou suspenso: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. Violao de sigilo funcional Art. 325. Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato no constitui crime mais grave. 1 Nas mesmas penas deste artigo incorre quem: I - permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; II - se utiliza, indevidamente, do acesso restrito. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) 2 Se da ao ou omisso resulta dano Administrao Pblica ou a outrem: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. (Pargrafo acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000)

Violao do sigilo de proposta de concorrncia Art. 326. Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo: Pena - deteno, de trs meses um ano, e multa. Funcionrio pblico Art. 327. Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. (Pargrafo nico transformado em 1 pela Lei n 6.799, de 23/6/1980 e com nova redao dada pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) 2 A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. (Pargrafo acrescido pela Lei n 6.799, de 23/6/1980) CAPTULO II DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAO EM GERAL Usurpao de funo pblica Art. 328. Usurpar o exerccio de funo pblica: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, e multa. Pargrafo nico. Se do fato o agente aufere vantagem: Pena - recluso, de dois a cinco anos, e multa. Resistncia Art. 329. Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio: Pena - deteno, de dois meses a dois anos. 1 Se o ato, em razo da resistncia, no se executa: Pena - recluso, de um a trs anos. 2 As penas deste artigo so aplicveis sem prejuzo das correspondentes violncia. Desobedincia Art. 330. Desobedecer a ordem legal de funcionrio pblico: Pena - deteno, de quinze dias a seis meses, e multa. Desacato Art. 331. Desacatar funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela:

Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. Trfico de influncia Art. 332. Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo. Pena - Recluso, de dois a cinco anos, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada ao funcionrio. (Artigo com redao dada pela Lei n 9.127, de 16/11/1995) Corrupo ativa Art. 333. Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionrio pblico, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio: Pena - recluso, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 10.763, de 12/11/2003) Pargrafo nico. A pena aumentada de um tero, se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio retarda ou omite ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional. Contrabando ou descaminho Art. 334. Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela sada ou pelo consumo de mercadoria: Pena - recluso, de um a quatro anos. 1 Incorre na mesma pena quem: a) pratica navegao de cabotagem, fora dos casos permitidos em lei; b) pratica fato assimilado, em lei especial, a contrabando ou descaminho; c) vende, expe venda, mantm em depsito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira que introduziu clandestinamente no Pas ou importou fraudulentamente ou que sabe ser produto de introduo clandestina no territrio nacional ou de importao fraudulenta por parte de outrem; d) adquire, recebe ou oculta, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedncia estrangeira, desacompanhada de documentao legal, ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 4.729, de 14/7/1965) 2 Equipara-se s atividades comerciais, para os efeitos deste artigo, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residncias. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 4.729, de 14/7/1965) 3 A pena aplica-se em dobro, se o crime de contrabando ou descaminho praticado em transporte areo. (Pargrafo acrescido pela Lei n 4.729, de 14/7/1965) Impedimento, perturbao ou fraude de concorrncia Art. 335. Impedir, perturbar ou fraudar concorrncia pblica ou venda em hasta pblica, promovida pela administrao federal, estadual ou municipal, ou por entidade

paraestatal; afastar ou procurar afastar concorrente ou licitante, por meio de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem se abstm de concorrer ou licitar, em razo da vantagem oferecida. Inutilizao de edital ou de sinal Art. 336. Rasgar ou, de qualquer forma inutilizar ou conspurcar edital afixado por ordem de funcionrio pblico; violar ou inutilizar selo ou sinal empregado, por determinao legal ou por ordem de funcionrio pblico, para identificar ou cerrar qualquer objeto: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Subtrao ou inutilizao de livro ou documento Art. 337. Subtrair, ou inutilizar, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado custdia de funcionrio, em razo de ofcio ou de particular em servio pblico: Pena - recluso, de dois a cinco anos, se o fato no constitue crime grave. Sonegao de contribuio previdenciria Art. 337-A. Suprimir ou reduzir contribuio social previdenciria e qualquer acessrio, mediante as seguintes condutas: I - omitir de folha de pagamento da empresa ou de documento de informaes previsto pela legislao previdenciria segurados empregado, empresrio, trabalhador avulso ou trabalhador autnomo ou a este equiparado que lhe prestem servios; II - deixar de lanar mensalmente nos ttulos prprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de servios; III - omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remuneraes pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuies sociais previdencirias: Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. 1 extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara e confessa as contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. 2 facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: I - (VETADO) II - o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais. 3 Se o empregador no pessoa jurdica e sua folha de pagamento mensal no ultrapassa R$ 1.510,00 (um mil, quinhentos e dez reais), o juiz poder reduzir a pena de um tero at a metade ou aplicar apenas a de multa.

4 O valor a que se refere o pargrafo anterior ser reajustado nas mesmas datas e nos mesmos ndices do reajuste dos benefcios da previdncia social. (Artigo acrescido pela Lei n 9.983, de 14/7/2000) CAPTULO II-A DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA ESTRANGEIRA (Captulo acrescido pela Lei n 10.467, de 11/6/2002) Corrupo ativa em transao comercial internacional Art. 337-B. Prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida a funcionrio pblico estrangeiro, ou a terceira pessoa, para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio relacionado transao comercial internacional: Pena - recluso, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada de 1/3 (um tero), se, em razo da vantagem ou promessa, o funcionrio pblico estrangeiro retarda ou omite o ato de ofcio, ou o pratica infringindo dever funcional. (Artigo acrescido pela Lei n 10.467, de 11/6/2002) Trfico de influncia em transao comercial internacional Art. 337-C. Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem ou promessa de vantagem a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico estrangeiro no exerccio de suas funes, relacionado a transao comercial internacional: Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada da metade, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm destinada a funcionrio estrangeiro. (Artigo acrescido pela Lei n 10.467, de 11/6/2002) Funcionrio pblico estrangeiro Art. 337-D. Considera-se funcionrio pblico estrangeiro, para os efeitos penais, quem, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica em entidades estatais ou em representaes diplomticas de pas estrangeiro. Pargrafo nico. Equipara-se a funcionrio pblico estrangeiro quem exerce cargo, emprego ou funo em empresas controladas, diretamente ou indiretamente, pelo Poder Pblico de pas estrangeiro ou em organizaes pblicas internacionais. (Artigo acrescido pela Lei n 10.467, de 11/6/2002) CAPTULO III DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO DA JUSTIA Reingresso de estrangeiro expulso Art. 338. Reingressar no territrio nacional o estrangeiro que dele foi expulso: Pena - recluso, de um a quatro anos, sem prejuzo de nova expulso aps o cumprimento da pena. Denunciao caluniosa

Art. 339. Dar causa instaurao de investigao policial, de processo judicial, instaurao de investigao administrativa, inqurito civil ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente: Pena - recluso, de dois a oito anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 10.028, de 19/10/2000) 1 A pena aumentada de sexta parte, se o agente se serve de anonimato ou de nome suposto. 2 A pena diminuda de metade, se a imputao de prtica de contraveno. Comunicao falsa de crime ou de contraveno Art. 340. Provocar a ao de autoridade, comunicando-lhe a ocorrncia de crime ou de contraveno que sabe no se ter verificado: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Auto-acusao falsa Art. 341. Acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, ou multa. Falso testemunho ou falsa percia Art. 342. Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade, como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Caput do artigo com redao dada pela Lei n 10.268, de 28/8/2001, e pena com redao dada pela Lei n 12.850, de 2/8/2013, publicada no DOU Edio Extra de 5/8/2013, em vigor 45 dias aps a publicao) 1 As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 10.268, de 28/8/2001) 2 O fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade. (Pargrafo com redao dada pela Lei n 10.268, de 28/8/2001) Art. 343. Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete, para fazer afirmao falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, percia, clculos, traduo ou interpretao: Pena - recluso, de trs a quatro anos, e multa. Pargrafo nico. As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta. (Artigo com redao dada pela Lei n 10.268, de 28/8/2001)

Coao no curso do processo Art. 344. Usar de violncia ou grave ameaa, com o fim de favorecer interesse prprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juzo arbitral: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. Exerccio arbitrrio das prprias razes Art. 345. Fazer justia pelas prprias mos, para satisfazer pretenso, embora legtima, salvo quando a lei o permite: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa, alm da pena correspondente violncia. Pargrafo nico. Se no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa. Art. 346. Tirar, suprimir, destruir ou danificar coisa prpria, que se acha em poder de terceiro por determinao judicial ou conveno: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. Fraude processual Art. 347. Inovar artificiosamente, na pendncia de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, e multa. Pargrafo nico. Se a inovao se destina a produzir efeito em processo penal, ainda que no iniciado, as penas aplicam-se em dobro. Favorecimento pessoal Art. 348. Auxiliar a subtrair-se ao de autoridade pblica autor de crime a que cominada pena de recluso: Pena - deteno, de um a seis meses, e multa. 1 Se ao crime no cominada pena de recluso: Pena - deteno, de quinze dias a trs meses, e multa. 2 Se quem presta o auxlio ascendente, descendente, cnjuge ou irmo do criminoso, fica isento de pena.

Favorecimento real Art. 349. Prestar a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptao, auxlio destinado a tornar seguro o proveito do crime: Pena - deteno, de um a seis meses, e multa. Art. 349-A. Ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefnico de comunicao mvel, de rdio ou similar, sem autorizao legal, em estabelecimento prisional. Pena: deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano. (Artigo acrescido pela Lei n 12.012, de 6/8/2009)

Exerccio arbitrrio ou abuso de poder Art. 350. Ordenar ou executar medida privativa de liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder: Pena - deteno, de um ms a um ano. Pargrafo nico. Na mesma pena incorre o funcionrio que: I - ilegalmente recebe e recolhe algum a priso, ou a estabelecimento destinado a execuo de pena privativa de liberdade ou de medida de segurana; II - prolonga a execuo de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de executar imediatamente a ordem de liberdade; III - submete pessoa que est sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei; IV - efetua, com abuso de poder, qualquer diligncia. Fuga de pessoa presa ou submetida a medida de segurana Art. 351. Promover ou facilitar a fuga de pessoa legalmente presa ou submetida a medida de segurana detentiva: Pena - deteno, de seis meses a dois anos. 1 Se o crime praticado mo armada, ou por mais de uma pessoa, ou mediante arrombamento, a pena de recluso, de dois a seis anos. 2 Se h emprego de violncia contra pessoa, aplica-se tambm a pena correspondente violncia. 3 A pena de recluso, de um a quatro anos, se o crime praticado por pessoa sob cuja custdia ou guarda est o preso ou o internado. 4 No caso de culpa do funcionrio incumbido da custdia ou guarda, aplicase a pena de deteno, de trs meses a um ano, ou multa. Evaso mediante violncia contra a pessoa Art. 352. Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou o indivduo submetido a medida de segurana detentiva, usando de violncia contra a pessoa: Pena - deteno de trs meses a um ano, alm da pena correspondente violncia. Arrebatamento de preso Art. 353. Arrebatar preso, afim de maltrat-lo, do poder de quem o tenha sob custdia ou guarda: Pena - recluso, de um a quatro anos, alm da pena correspondente violncia. Motim de preso Art. 354. Amotinarem-se presos, perturbando a ordem ou disciplina da priso: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, alm da pena correspondente violncia. Patrocnio infiel Art. 355. Trair, na qualidade de advogado ou procurador, o dever profissional, prejudicando interesse, cujo patrocnio, em juzo, lhe confiado:

Pena - deteno, de seis meses a trs anos e multa. Patrocnio simultneo ou tergiversao Pargrafo nico. Incorre na pena deste artigo o advogado ou procurador judicial que defende na mesma causa, simultnea ou sucessivamente, partes contrrias. Sonegao de papel ou objeto de valor probatrio Art. 356. Inutilizar, total ou parcialmente, ou deixar de restituir autos, documento ou objeto de valor probatrio, que recebeu na qualidade de advogado ou procurador: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa. Explorao de prestgio Art. 357. Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, rgo do ministrio pblico, funcionrio de justia, perito, tradutor, intrprete ou testemunha: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. Pargrafo nico. As penas aumentam-se de um tero, se o agente alega ou insinua que o dinheiro ou utilidade tambm se destina a qualquer das pessoas referidas neste artigo. Violncia ou fraude em arrematao judicial Art. 358. Impedir, perturbar ou fraudar arrematao judicial; afastar ou procurar afastar concorrente ou licitante, por meio de violncia, grave ameaa, fraude ou oferecimento de vantagem: Pena - deteno de dois meses a um ano, ou multa, alm da pena correspondente violncia. Desobedincia a deciso judicial sobre perda ou suspenso de direito Art. 359. Exercer funo, atividade, direito, autoridade ou mnus, de que foi suspenso ou privado por deciso judicial: Pena - deteno, de trs meses a dois anos, ou multa. CAPTULO IV DOS CRIMES CONTRA AS FINANAS PBLICAS (Captulo acrescido pela Lei n 10.028, de 19/10/2000) Contratao de operao de crdito Art. 359-A. Ordenar, autorizar ou realizar operao de crdito, interno ou externo, sem prvia autorizao legislativa: Pena - recluso, de 1 (um) a 2 (dois) anos. Pargrafo nico. Incide na mesma pena quem ordena, autoriza ou realiza operao de crdito, interno ou externo: I - com inobservncia de limite, condio ou montante estabelecido em lei ou em resoluo do Senado Federal; II - quando o montante da dvida consolidada ultrapassa o limite mximo autorizado por lei. (Artigo acrescido pela Lei n 10.028, de 19/10/2000)

Inscrio de despesas no empenhadas em restos a pagar. Art. 359-B. Ordenar ou autorizar a inscrio em restos a pagar, de despesa que no tenha sido previamente empenhada ou que exceda limite estabelecido em lei: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos. (Artigo acrescido pela Lei n 10.028, de 19/10/2000) Assuno de obrigao no ltimo ano do mandato ou legislatura Art. 359-C. Ordenar ou autorizar a assuno de obrigao, nos dois ltimos quadrimestres do ltimo ano do mandato ou legislatura, cuja despesa no possa ser paga no mesmo exerccio financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no exerccio seguinte, que no tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. (Artigo acrescido pela Lei n 10.028, de 19/10/2000) Ordenao de despesa no autorizada Art. 359-D. Ordenar despesa no autorizada por lei: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. (Artigo acrescido pela Lei n 10.028, de 19/10/2000) Prestao de garantia graciosa Art. 359-E. Prestar garantia em operao de crdito sem que tenha sido constituda contragarantia em valor igual ou superior ao valor da garantia prestada, na forma da lei: Pena - deteno, de 3(trs) meses a 1 (um) ano. (Artigo acrescido pela Lei n 10.028, de 19/10/2000) No cancelamento de restos a pagar Art. 359-F. Deixar de ordenar, de autorizar ou de promover o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito em valor superior ao permitido em lei: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos. (Artigo acrescido pela Lei n 10.028, de 19/10/2000) Aumento de despesa total com pessoal no ltimo ano do mandato ou legislatura Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. (Artigo acrescido pela Lei n 10.028, de 19/10/2000) Oferta pblica ou colocao de ttulos no mercado Art. 359-H. Ordenar, autorizar ou promover a oferta pblica ou a colocao no mercado financeiro de ttulos da dvida pblica sem que tenham sido criados por lei ou sem que estejam registrados em sistema centralizado de liquidao e de custdia: Pena - recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos. (Artigo acrescido pela Lei n 10.028, de 19/10/2000) DISPOSIES FINAIS

Art. 360. Ressalvada a legislao especial sobre os crimes contra a existncia, a segurana e a integridade do Estado e contra a guarda e o emprego da economia popular, os crimes de imprensa e os de falncia, os de responsabilidade do Presidente da Repblica e dos Governadores ou Interventores, e os crimes militares, revogam-se as disposies em contrrio. Art. 361. Este Cdigo entrar em vigor no dia 1 de janeiro de 1942.

Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 1940; 119 da Independncia e 52 da Repblica. GETLIO VARGAS Francisco Campos

You might also like