You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE ABERTA

Nordeste
GLOSSRIO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO Refere-se, na agricultura, ao desenvolvimento que utilizo manejos e tecnologias que levam em considerao conservao do meio ambiente e dos recursos naturais renovveis, em especial o solo e as guas. Este tipo de agricultura visa e consegue alta produtividade, mas no se limita a ter essa boa produtividade como nico objetivo. Nem da produtividade e da proteo ao solo, s guas e ao meio ambiente, o desenvolvimento sustentado viso tambm obter um produto final (para o consumidor ou para a agroindstria) de boa qualidade e sadio, isento de resduos de venenos qumicos, ou, ao menos, com reduo significativo desses venenos.

7
GLOSSRIO

EXPEDIENTE
UNIVERSIDADE ABERTA Fundao Demcrito Rocha Diretora Executiva Albaniza Lcia Dummar Pontes Diretor Osvaldo Euclides de Arajo

IMPACTO AMBIENTAL As modificaes que uma rea de produo agrcola, assentamento, cidade, vila, estrada, barragem ou qualquer outra obra feita pelo homem provocam no meio ambiente. Os RIMAS (Relatrios de Impacto Ambiental), legalmente exigidos em alguns Estados do Brasil quando bem aplicados e quando tm suas recomendaes tcnicas obedecidas, so importantes para minorar os impactos ambientais dessas obras ou reas produtivos. REA DE RESERVA - Dentro da propriedade agrcola, a rea que deve permanecer com a vegetao natural, no podendo ser tocada ou usado para fins produtivos.

TECNOLOGIA APROPRIADA No caso de desenvolvimento sustentado, a tecnologia adequada conservao do solo, guas, demais recursos renovveis e ao meio ambiente em geral.

TECNOLOGIA INTERMEDIRIA No caso do desenvolvimento sustentado, quando em alguma propriedade, regio ou microrregio no possvel utilizar somente as tecnologias adequadas, sendo necessrio a adaptao e conciliao entre as tecnologias adequadas e as tecnologias tradicionais. A pesquisa agropecuria j dispe de tecnologias de controle biolgico que dispensam totalmente os agrotxicos, para algumas culturas. um exemplo de tecnologia adequado. Mas para outras culturas ainda no possvel obter alto produtividade sem a aplicao de agrotxicos, ainda que em pequenas quantidades. A aplicao de agrotxicos em pequenas quantidades substituindo a pulverizao em grandes volumes, conseqncia da obteno de tecnologias intermedirias: exemplo disso so as novas variedades de sementes que geram plantas parcial ou totalmente resistentes a determinadas pragas e doenas.

EXTRAO NO PREDATRIA Atividades extrativas - como o ltex da seringueira, juta, babaus naturais, frutas silvestres, ervas medicinais apropriadas, no destrundo e esgotando a fonte dessas matrias-primas, como os rios, as seringais nativos, as florestas e campos naturais. Para que a extrao no seja predatria, fundamental o uso desses manejos e tecnologias apropriadas.

Reforma Agrria e Desenvolvimento Edio Carlos A. Muller e J Abreu Ilustraes Ricardo Melo Fotos Leandro Abreu

Verso Internet Alessandro Naves Resck Giovani Cordeiro Santana

EDUCAO AMBIENTAL Ensinamentos - bsicos ou mais sofisticados sobre a necessidade, importncia e benefcios de se preservar o meio ambiente, nas suas mais diversas formas, seja em relao terra, guas e ar, tanto nas cidades, nos campos produtivos ou nas reas e ar, tanto nas cidades, nos campos produtivos ou nas reas de vegetao nativa. A educao ambiental pode ser implantada nas escolas, dentro dos currculos, como j ocorre em diversos pases, ou atravs de seminrios, cursos especiais, programas de rdio e televiso, trabalhos de extenso rural, etc.

Resumo do fascculo
A maior parte dos projetos de Reforma Agrria no tm dado a devida importncia aos cuidados e proteo do meio ambiente. Neste fascculo so apontadas diversas razes para que o aspecto ambiental seja melhor considerado, no s para a proteo das guas, do solo e da vegetao nativa, mas tambm para a prpria produtividade da agricultura e qualidade dos produtos colhidos. Os aspectos ambientais devem ser analisados desde o incio de um assentamento, principalmente em relao aos recursos hdricos, aos solos e preveno ao desmatamento indiscriminado, pois se isto no for feito, os custos podem depois aumentar e a terra pode se esgotar. Tambm as tecnologias a serem usadas devem ser previamente planejadas, a fim de garantir a auto-sustentabilidade do assentamento e a continuidade da produo a longo prazo. Os aspectos ambientais devem ser levados em conta tambm no planejamento do vilarejo urbano ou dos centros sociais e de lazer, onde ficam localizadas as escolas, postos de sade, escritrios de extenso rural, etc, Finalmente, o economista Lus Carlos Guedes Pinto, da UNICAMP e presidente da Associao Brasileira de Reforma Agrria (ABRA), chama a ateno para a necessidade atual da reforma agrria, ainda que as condies agrcolas, agrrias, sociais e econmicas hoje sejam bem diferentes daquelas dos anos ou 60. Ele diz que a Reforma Agrria de hoje precisa ser diversa da que foi sugerida naquela anos, mas a sua necessidade continua atual. Cita como exemplo o insuspeito - porque ultra-conservador - economista Roberto Campos que, em seu ltimo livro, lanado este ano lamenta que o Brasil no tenha aproveitado o Estatuto da Terra para fazer uma Reforma Agrria. Roberto Campos diz ainda que a Reforma Agrria realizada em pases com Japo, Formosa e Coria foram importa para o grande crescimento econmico que essas naes alcanaram a partir dos anos 60.

Conceitos de Reforma Agrria e Meio Ambiente


Richard Domingues Dulley Engenheiro agrnomo, pesquisador cientfico do Insitituto de Economia Agrcola da Sececretaria de Agricultura do Estado de So Paulo Yara Mara C. Carvalho Economista, pesquisadora cientfica do Instituto de Economia Agrcola da Secretaria de Agricultura do Estado de So Paulo

Para falar de reforma agrria, agricultura e meio ambiente impossvel deixar de esclarecer os
conceitos que adotamos, dadas as inmeras interpretaes existentes. Consideramos que, "reforma agrria um processo muito complexo que implica transformaes substanciais no s no modo de vida das zonas rurais, na estrutura da economia. Mas alm disso na estrutura do poder e da organizao social" (CHONCHOL in DELGADO 1965). Isto implica em um processo nas geraes presentes e futuras" massivo que no ocorreu no Brasil.

Entretanto, no se nega a importncia de analisar o que aqui foi possvel realizar. Por outro lado, o desenvolvimento da atividade agrcola fundada na preservao do meio ambiente nos leva ao conceito de desenvolvimento sustentado: " A definio clssica de sustentabilidade ecolgica refere-se capacidade de um sistema manter-se estvel atravs do tempo, ou seja, atravs da constncia dos parmetros do estado ecossistemtico, tais como: volume, taxa de transformao, circulao e recirculao, ou seja, aproximando-se do valor mdio de suas flutuaes cclicas" (FAO/ONU 1988:103). Na Reunio Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1988, definiu-se desenvolvimento sustentado como "o manejo e a conservao da base dos recursos naturais e a orientao da mudana tecnolgica, de maneira tal que se assegure a satisfao contnua das necessidades humanas nas geraes presentes e futuras O rebatimento deste conceito na rbita da produo agropecuria nos leva aos princpios bsicos de agroecossistema sustentvel: a conservao dos recursos renovveis, adaptao da atividade ao meio ambiente, e a manuteno de um nvel alto, porm sustentvel, de produtividade. enfatizando preferencialmente a sustentabilidade a longo prazo e a produtividade, a curto prazo, o sistema deve: reduzir o uso de energia e recursos - empregar mtodos de produo restaurem mecanismos homeostticos que levem estabilidade comunitria otimizar a taxa de retorno e o reciclamento da matria orgnica e nutrientes maximizar a capacidade de mltiuso da terra, e garantir um fluxo ciente de energia; encorajar a produo de itens alimentares adaptados conjuntura natural e scioeconmica; reduzir os custos e aumentar a cincia e viabilidade econmica de pequenas e mdias propriedades, promovendo assim, um sistema agrcola diversificado e potencialmente resistente" (ALTIERI, 1989:79-80).

COORDENAO DO CURSO

J Abreu - Jornalista formada pela Universidade Federal do Cear em 1980, fez cursos de especializao na rea de marketing institucional (FGV e USP); de cooperativismo de crdito (Alemanha e Guatemala) e de comunicao cooperativista (OCB/OCEC). No Cear, exerceu as funes de reprter e editora de economia e de turismo no jornal O Povo; reprter e editora de economia do jornal Dirio do Nordeste e comentarista de economia e poltica da Televiso Verdes Mares. Em So Paulo, foi reprter especial dos sucursais da Folha de So Paulo, do Correio Braziliense e da Rdio Nacional . Na rea pblica; foi assessora de comunicao social substituta e assessora de imprensa do Ministrio da Agricultura, onde desenvolveu o programa Jornal da Feira. No Banco Nacional de Crdito Cooperativo, exerceu a funo de chefe do Setor de Comunicao Social e Marketing. Foi coordenadora de Comunicao Social do Instituto de Administrao e Finanas da Previdncia Social - IAPAS (hoje INSS) e da Central de Medicamentos (CEME). Coordenou tambm a rea de comunicao social do programa de modernizao da Previdncia Social no Instituto Nacional de Seguro.

Carlos Alves Muller - Natural de Porto Alegre (RS), 38 anos, 17 dos quais como jornalista profissional, graduado em Comunicao pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e psgraduado em nvel de especializao em Histria Contempornea e Cincia Poltica, atualmente cursa o mestrado em Comunicao da Universidade de Braslia. Foi professor auxiliar concursado em regime de dedicao exclusiva da Universidade de Santa Catarina de abril de 1982 a agosto de 1984 e professor pesquisador visitante da Universidade Centoamericana (Mangua, Nicargua), de agosto de 1984 a abril de 1985. Iniciou sua atividade profissional na Rdio Continental de Porto Alegre, exercendo posteriormente as funes de redator do jornal Folha da Tarde (RS), reprter da Gazeta Mercantil (sucursal de Porto Alegre), secretrio de redao e editor de opinio do Dirio do Sul (RS), secretrio substituto da Secretaria de Comunicao Social do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, editor de poltica e de nacional e editorialista do Jornal de Braslia(DF), sub-chefe de Redao da sucursal de Braslia do Dirio Popular (SP). Atualmente editor do Jornal ANJ, publicao institucional da Associao Nacional de Jornais e diretor da M1 Projetos de Comunicao.

DRPA
Diagnstico Rpido e Participativo de Agroecossistemas:
Um mtodo para conhecer a realidade pensando na ao Pablo Sidersky

Todos os que trabalham no meio rural concordam


que importante conhecer a realidade para nela intervir. De uns anos para c muitos diagnsticos tm sido feitos. O problema que, em geral, os mtodos convencionais de diagnstico, que muitas vezes produzem informaes interessantes, so pesados, demorados e caros. Alm disso, so mtodos cujo produto um conhecimento dos tcnicos e no dos agricultores, Estes ltimos participam nestes trabalhos apenas como informantes e espectadores. A nossa experincia tm mostrado que no necessrio reunir grande volume de dados quantitativos. mais relevante obter indicaes mais qualitativas que permitam construir uma boa percepo da dinmica e da lgica dos sistemas produtivos e, por conseguinte, dos prprios agricultores. Partimos do princpio de que os agricultores detm o grosso das informaes qualitativas necessrias: o segredo criar um mecanismo para recuperar e interpretar esses dados. Um processo sistemtico e crtico de levantamento de informaes, fazendo interagir constantemente vrios agricultores e os tcnicos que permite, pelo cruzamento dessas percepes, uma nova viso de cada um dos participantes e do conjunto. O objetivo chegar a construir de forma participativa uma anlise crtica das questes que so objeto do diagnstico. Para chegar a esse ponto central: qual o objeto do diagnstico? O que desejamos conhecer? O objeto do diagnstico poder envolver tanto uma questo mais geral ( a lgica e a dinmica de funcionamento dos sistemas produtivos num agroecossistema definido) quanto uma dimenso particular da realidade rural ( por exemplo, a produo leiteira numa micro-bacia). Concretamente, como que se faz ento um DRPA? O ponto de partida uma relao de parceria entre um grupo de tcnicos, normalmente ligados a uma instituio (pode ser um rgo do Estado, uma entidade privada, etc.), e uma organizao de agricultores. Em geral, temos trabalhado com de trabalhadores rurais e com associaes de pequenos agricultores. Esta parceria constituiu o principal canal da participao acima mencionado.

O primeiro passo consiste em delimitar a regio e o pblico que ser envolvido no DRPA. Isso depender, em grande medida, da abrangncia da organizao de agricultores envolvida no trabalho. Tambm depender do "flego" dos parceiros para desenvolver o trabalho. Em seguida, inicia-se um trabalho de preparao que antecede o trabalho de campo propriamente dito. Esta fase tem dois objetivos principais: levantar a maior quantidade possvel de informao j existente sobre a regio a ser estudada e mobilizar um grupo de agricultores (em geral dirigentes das entidades envolvidas e lideranas comunitrias) para as fases subseqentes do trabalho. Para o levantamento de informao, faz-se necessrio um "garimpo" bibliogrfico, consultas diversas, visitas a rgos que atuam na regio. No que diz respeito mobilizao das lideranas, ns temos utilizado o instrumento do seminrio. Nele se faz uma retrospectiva da histria agrria da regio e se discutem as aes a serem encaminhadas para enfrentar as dificuldades que sempre aparecem. Neste ponto que se discute o DRPA e se prepara a fase seguinte: o levantamento de dados de campo e sua anlise. Para realizar o levantamento de dados diretos da realidade temos usado vrios mtodos. A observao exercitada em percursos previamente planejados (tambm chamados de "transectos"). Outro instrumento muito importante a entrevista de agricultores (incluindo neste termo genrico homens, mulheres e jovens). Podem tambm ser entrevistadas outras personagens julgadas importantes na regio (comerciante, tcnico de extenso, etc.). O terceiro instrumento o seminrio. Para ser mais preciso, em geral so realizados nesta fase dois seminrios, um no incio e um no final. Nestes eventos temos juntado de 30 a 40 agricultores, entre lideranas comunitrias e dirigentes. Os seminrios servem para, ao mesmo tempo, coletar informaes, descrever os sistemas produtivos e analis-los criticamente. Podemos descrever, de maneira sinttica, os resultados que se esperam nesta altura. Atravs de um zoneamento e de uma tipologia dos pequenos agricultores, o DRPA permite uma primeira leitura da heterogeneidade da regio a ser trabalhada. O segundo produto refere-se ao inventrio dos principais problemas vividos pelos pequenos produtores. Normalmente, o seminrio final analisa esses problemas e suas causas, estabelecendo uma hierarquia entre eles. Isto permite idenficar os problemas que devero enfrentados prioritariamente. O ciclo do DRPA termina c uma "devoluo" dos resultados conjunto dos agricultores envolvidos dos no processo. Pretende-se as mostrar o trabalho feito e, sobretudo, confirmar a justeza destes resultados. Vrios mtodos tm empregados nesta "devoluo" utilizao de "slides" para apoiar discusso nas comunidades tem se mostrado muito proveitosa.

Referncias Bibliogrficas - McCRAKEN, JENNIFER A. PRETTY, Julies N., CONWAY, Gordon R. An lntroduction to Appraisai for Agricultura Deveiopment. London: IIED, 1988. 96p, iL. , tab., graf., Bibliografia. - WEID, Jean Marc Von Der. Roteiro do DRPA. Diagnstico Rpido Participativo de Agroecossistema Rio de Janeiro: AS-PTA, 1991, 3 - GASTELLU, J. M, et. ai. Analys Systemas de Production. Montpe ICRA, l 992. Bibliografia (dos Thematique, 3) - GUIJT, lrene. Curso Diagnstico Rural Participativo e os Aspecto Gnero. Laranjeiras do Sul, ASIIED, STR, Laranjeiras do Sul, i 73p., il., graf., tab. - CONWAY, Gordon R. Anlise Porticipativa para Desenvolvimento Agrcola Sustentvel. Rio de Janeiro: AS-PTA, 1993, 32p., tab., grafa Bibliografia (Agricultores na pesquisa, 4). - EI Processo de Evaluacion R Participativo. Una Propuesta Metodologica. Mexico/DC: Grupo de Estudos Ambientales, AC ; New York: World Resources lnstitute 1992. 67p., il., graf., tab. Obs.: O Centro de Documento do AS-PTA possui 157 ttulos s DRPA que esto disponveis consulta.

Poltica de Reforma Agrria Brasileira e Meio Ambiente


Richard Domingues Dulley Engenheiro agrnomo, pesquisador cientfico do Instituto de Economia Agrcola da Secretaria de Agricultura do Estado de So Paulo. Yara Mara C. Carvalho Economista, pesquisadora cientifica do Instituto de Economia Agrcola da Secretaria de Agricultura do Estado de So Paulo.

Nas ltimas dcadas, a reforma agrria brasileira, embora tenha incorporado um discurso de
preservao dos recursos naturais renovveis, no levou esta preservao ao efetiva. Por outro lado, a preocupao com a proteo da natureza evoluiu no mbito da cincia e da legislao. A partir da concepo terica de planejamento ambiental, define-se quatro aspectos fundamentais aproximao da questo: a) macrozoneamento ou ordenamento territorial, que aplicado reforma agrria, volta-se questo da escolha da rea para o assentamento, de acordo com a sua aptido para a atividade que os beneficirios planejam e tm condies tcnicas e financeiras para desenvolver. Estende-se tambm ao projeto arquitetnico da agrovila e da rea rural, isto , a demarcao dos lotes. b)A tecnologia no encarada na perspectiva da produtividade, mas privilegiada em funo do seu impacto em termos da quantidade e qualidade do emprego gerado, da viabilidade financeira, da sua utilizao pelos beneficirios, da minimizao do efeito degradante sobre os recursos naturais e da qualidade alimentar dos produtos gerados. Est associada descentralizao do poder e do planejamento, faz uso do melhor conhecimento e experincia moderna, obedece s restries ambientais e utiliza com parcimnia os recursos escassos. Tem sido identificada como apropriada ou intermediria.

c) Anlise do impacto da atividade produtiva, como vem sendo desenvolvida. Esse segmento carece de informaes e o que mais de perto deveria ser tratado neste documento, necessrio analisar, se os assentamentos respeitam as reas de reserva, se realizam uma extrao no predatria do patrimnio natural, animal e vegetal, se desenvolvem prticas agrcolas conservacionistas - plantio em nvel, terraos, diversificao de culturas, quebra-ventos, etc. - e se outras atividades so consideradas como alternativas de produo. Poderiam tambm ter sido coletados alguns indicadores de eroso e contaminao das guas superficiais. Projetos com reas irrigadas trazem a preocupao com a possvel salinizao.

d) Educao ambiental - O modelo tecnolgico predominante traz em seu bojo uma conjugao de valores que no inclui a preocupao com a preservao de recursos naturais. Alm disto, se o beneficirio se v diante de um meio natural com o qual no manteve uma experincia de vida e ou no pode usufruir de conhecimentos tradicionais acumulados por geraes, o papel educador do extensionista e dos planejadores, assim como o do ensino formal para seus filhos, fundamental na viabilizao de uma estratgia de ocupao que seja ambientalmente adequada. Este outro segmento do qual no se tem informao. Existe alguma preocupao em introduzir a realidade rural no ensino formal, em alguns estados. A primeira questo a ser observada refere-se, assim, escolha da rea a ser desapropriada, segundo a aptido ou capacidade de uso, em consonncia com o interesse demonstrado pelos beneficirios da reforma agrria. No h nenhum indicador de que este conhecimento tenha sido utilizado na definio das reas. O plano regional de So Paulo, por exemplo, fez um disgnstico considerando as questes scio-econmicas da regio e a produtividade dos imveis passveis de desapropriao, sem nenhuma considerao sobre a aptido dos recursos naturais. Uma vez selecionados os imveis desapropriveis, poder-se-ia planejar sua ocupao conforme a aptido, mas isto, na verdade, no se deu por desinteresse tcnico ou por incapacidade financeira e falta de tradio dos beneficirios. Nos Estados de So Paulo, os assentamentos esto localizados, em grande parte, nas antigas reas de pastagem. Nos projetos realizados em terras pblicas freqente encontrar antigas reas do horto florestal, da campanhia da estrada de ferro (FEPASA). Essas condies iniciais do solo, somadas ao baixo nvel tcnico e financeiro dos assentados, alm da insuficincia do apoio do Estado, praticamente inviabilizaram a recuperao e adequao do solo instalao de uma atividade economicamente sustentvel. O assentamento de gua Sumida, que representa So Paulo na pesquisa, localiza-se em rea de solo de baixa fertilidade natural, com suscetibilidade eroso e a baixa disponibilidade de gua, entretanto, segundo a pesquisa, estas se desenvolvem. Definido o imvel, a questo volta-se ao desenho do projeto: localizao, dimensionamento, traado do ncleo urbano e dos lotes de produo. bem verdade que, neste aspecto, houve alguma evoluo ao longo das ltimas dcadas. Partiu-se de uma situao em que os projetos de reforma agrria eram feitos em gabinetes de empresas privadas, resultando no que se passou a chamar de "quadrado burro". Posteriormente, os lotes passaram a ser definidos respeitando as condies de solo e topografia. Atualmente, embora no se tenha notcia de planejamento ambiental para os assentamentos, temse conhecimento de estudo de EIA-RIMA para a Fazenda Almas, Bahia. No estudo ambiental elaborado foram detectados problemas decorrentes da inadequada orientao do INCRA para levantamento dos recursos naturais, privilegiando os aspectos de solo, em detrimento dos recursos hdricos, em uma regio onde este o fator escasso. No RIMA algumas aes especficas, de forte impacto negativo, foram salientadas: subdimensionamento da faixa de preservao permanente s margens dos rios que, em muitos locais, ultrapassados pelo fogo; destruio dos carnaubais e espcies retentoras de umidade e controladoras da eroso hdrica, e de vrzea; desmatamento indiscriminado destruindo espcies de valor econmico, medicinal e ecolgico;

degradao dos recursos, aps trs meses de assentamento, em funo da escolha inapropriada da localizao de chiqueiros, entre outros.

A presso social para ampliar o nmero de beneficirios e a dimenso do lote leva ocupao de reas de preservao, trazendo luz, a contradio entre o interesse social imediato e o de longo prazo. Este o caso da Fazenda almas e tambm da Fazenda Val Formoso, localizada no Vale da Ribeira de Iguape, em So Paulo. Este projeto est situado em rea de proteo ambiental (APA) e, portanto, sujeito condies determinadas para garantir o desenvolvimento sustentado. Antigos posseiros viram-se impedidos de continuar suas tradicionais prticas agrcolas depois que o Estado passou a interferir na rea. A desarticulao da atividade econmica local e a deteriorao das condies de vida esto associadas eficincia do Estado na atuao fiscalizadora e ao vazio criado em sua ao extensionista. O projeto foi abandonado pelo rgo encarregado da implantao da Reforma Agrria em So Paulo. Outra questo relevante a ser considerada refere-se tecnologia. O governo militar, que aprovou o Estatuto da Terra, assim como os que o sucederam, se no tiraram a reforma agrria do papel, adotaram uma poltica agrria totalmente favorvel "modernizao" dos estabelecimentos agrcolas. Este sistema de produo agrcola, baseado no uso intensivo dos chamados insumos modernos (adubos qumicos, agrotxicos e sementes melhoradas), foi o que se aplicou tambm nos assentamentos de reforma agrria. O que ocorre at hoje a adoo desse modelo. Essa tecnologia, naturalmente agressiva ao meio ambiente, tem seus efeitos nocivos agravados em decorrncia dos parcelamentos malfeitos. Quando estes so bem-feitos, o impacto negativo surge das tentativas de organizao coletiva do trabalho que resultam em economias de escala, mas perdem por no terem uma maior diversificao que garantiria melhor sustentabilidade econmica, social e dos recursos naturais. Essa tecnologia moderna ou sistema de produo, embora tenha estado e esteja acima do nvel de conhecimento agronmico dos assentados e dependa fortemente do crdito e da assistncia, est entranhada na mentalidade agronmica do pas. No levam, portanto, em considerao sistemas de produo auto-sustentvel, diversificados e mais adequados a reas relativamente reduzidas e que utilizem razovel contingente de mo-deobra familiar. Ainda que a atividade de subsistncia seja naturalmente desenvolvida pela maioria dos assentados, ela pouco considerada, ou at mesmo, marginalizada pela assistncia tcnica, preocupada apenas em viabilizar as culturas de objetivo comercial. Isto pelo menos foi o que se verificou nos assentamentos de So Paulo. Apesar da importncia das aves para alimentao e como fundo de reserva, a extenso no se preocupou em garantir melhores condies sanitrias para o plantio. A avaliao ambiental dos projetos de assentamento se complementaria com a preocupao em analisar se as condies de sustentabilidade estariam garantidas. Uma estratgia poderia ser a anlise comparativa da tecnologia utilizada com a ambientalmente adequada. Outra possibilidade seria avaliar se as condies necessrias para a manuteno ou melhoria dos nveis alcanados de produtividade da terra estariam sendo garantidas atravs de indicadores como o volume de terra encontrada nos cursos dgua, seu nvel de contaminao pelo uso de agrotxicos, efeitos sobre flora e fauna na rea do projeto propriamnte dito e no seu entorno.

Na regio Norte, a alta produtividade da terra nos dois primeiros anos aps o desmatamento, associada matria orgnica incorporada terra pela destruio da floresta, transformada em renda lquida e associada ao bom desempenho dos beneficirios. A impossibilidade de continuar a demonstrar desempenho to favorvel no incorporada ao corpo modelo de anlise. As perspectivas do uso contnuo de uma mesma frao do lote ou as perspectivas econmicas de mdio e longo prazo para o assentamento no foram consideradas. Fala-se em uma tendncia a concebera floresta como uma reserva de valor, sem contudo introduzi-la dentro de uma anlise mais sistemtica. A concluso, a que chega o leitor, que a atividade agrcola, como se realiza no resto do pas, perfeitamente adaptvel regio. Assim, no h por que ser considerar a tendncia degradao qumica dos solos, assim como o alto custo de sua recuperao atravs dos produtos industriais. A heveicultura, que muitos aportam como a soluo para a regio, desconsiderada como alternativa. Na anlise dos processos determinantes do nvel de renda, a varivel desmatamento surge como relevante nas regies Norte e Centro-Oeste. A explicao dada para este fato remonta importncia da receita obtida com a venda da madeira no Centro-Oeste. Quando se considera a tabela 4, onde est indicada a contribuio percentual das diversas fontes na renda total, constata-se que a atividade tem menor peso relativo no Norte. Alm disto, ao discutir o modelo de ocupao produtiva da terra ao estabelecimento de um sistema auto-sustentado voltado a outras atividades nas rendas obtidas no provinientes de atividades produtivas. Por outros lado, dadas as caractersticas da produo agrcola na Amaznia, a rea desmatada deve estar fortemente relacionada rea de lavoura e este fator, sim, poder ser o principal fator explicativo da renda.

Bibliografia citada: FAO Principais Indicadores Scio-Econmicos dos Assentamento da Reforma Agrria. Rio de Janeiro: FAO/PNUD/MARA, 1992.

Reforma Agrria: questo superada?


Lus Carlos Guedes Pinto Presidente da Associao Brasileira de Reforma Agrria - ABRA Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas - SP - UNICAMP

Ao mesmo tempo em que se ouve discurso e nas intenes, manifestaes favorveis reforma
agrria por lderes empresariais e sindicais, por candidatos, cientistas sociais, representantes da Igreja Catlica e outras seitas mais diversos segmentos da sociedade numa aparente unanimidade, verificada tambm, a disseminao, cada vez da idia de que a reforma agrria questo superada no Brasil, no se colocando, portanto, como um projeto te para o desenvolvimento do Pas posio, contrria s mudanas, para sua fundamentao, os seguintes argumentos: o produto agrcola correspondente de atualmente a aproximadamente 10% PIB nacional: a populao rural como o emprego no campo, representam menos de um quarto do total; as e aes de produtos de origem agrcola, h quarenta anos compunham quase 100% da nossa pauta, hoje caram para um tero da mesma. Ao lado dessa queda da importncia do setor no conjunto da economia destaca-se o fato de que a agricultura brasileira tem desempenhado de modo satisfatrio as suas funes, na medida e tem abastecido satisfatoriamente o mercado nacional, ao mesmo tempo em que continua exportando de forma expressiva sendo o Brasil um dos maiores exportadores mundiais de produtos de origem pecuria. Diante do quadro que resumimos acima, onde o setor perde importncia relativa e, simultaneamente, continua crescendo em termos absolutos, cumprindo seu papel, no haveria porque falar em reformas. Esta abordagem, ainda que apresentada de forma atraente, carrega em si uma viso extremamente pobre e limitada da realidade, ignorando os imensos problemas sociais que o Pas apresenta e que o tornam uma das mais desiguais sociedades existentes no mundo contemporneo. E a origem dessa desigualdade est vinculada estrutura agrria que deu origem formao de nossa economia, cujos reflexos esto presentes na atualidade. evidente que, face s profundas transformaes na economia e na sociedade brasileiras no ltimo meio sculo, a questo agrria no se apresenta com o mesmo carter de 50 ou 100 anos atrs. Mas no se pode ignorar, tambm, que a estrutura agrria prevalecente no pas, foi e continua sendo um obstculo a construo de uma sociedade mais justa e democrtica e ao prprio desenvolvimento nacional. H inmeros estudos que demonstram que os pases considerados desenvolvidos, que resolveram seus problemas bsicos, em algum momento de sua histria democratizaram o acesso propriedade da terra. Isto se deu aps revolues sociais, como na Frana do fim do sculo XVIII; no prprio desenvolvimento nacional. H inmeros estudos que demonstram que os pases considerados desenvolvidos, que resolveram seus problemas bsicos, em alguns momento de sua histria democratizaram o acesso propriedade da terra. Isto se deu aps revolues sociais, como na Frana do fim do sculo XVIII; no prprio perodo da ocupao do territrio, como foi o caso do nordeste e centro-oeste dos Estados Unidos; depois de guerras, como a reforma agrria na Itlia e no Japo em seguida ao trmino da 2 Grande Guerra. Os casos acima so apenas ilustrativos, havendo inmeros outros similares a comprovar a estrita da terra relao entre um perfil de distribuio da terra menos concentrado e sociedades desenvolvidas.

No temos a menor dvida em afirmar que, se aps a Independncia em 1822; ou aps a libertao dos escravos em 1888; redemocratizao em 1945; ou ainda, aps a aprovao do Estatuto da Terra em 1964, tivssemos desencadeado um significativo programa de acesso propriedade da terra, o Brasil hoje seria diferente, para melhor. oportuno recordar, neste ponto, os comentrios do insuspeito senador Roberto Campos, em seu livro de memrias. "A Lanterna na Popa", onde reconhece corno uma falha, no termos realizado reforma agrria prevista no Estatuto da Terra. Cita, como exemplo, os casos de Formosa e da Coria, que realizam reformas agrrias na dcada de sessenta, a quais contriburam significativamente par alterar o perfil de distribuio da renda do poder poltico, constituindo-se em pontos fundamentais para o processo de desenvolvimento ocorrido nestes pases. A democratizao do acesso propriedade da terra tem se constitudo, em todo mundo e em vrios momentos da histria em um profundo processo de transformao social, em decorrncia dos impacto fortemente positivos de natureza econmica, poltica, social e cultural. A ttulo de exerccio, imagine a ocupao de uma rea de hum milho de hectares e seus respectivos reflexos, de duas formas diferentes: a) com 100 propriedades de dez mi hectares; b) com 10.000 propriedades de cem hectares.

Imagine o que isso significa em termos de distribuio de renda, de criao de mercado, de acesso educao, sade, habitao, de exerccio do poder poltico, etc ... E imaginar que no Brasil, temos diversos imveis rurais com mais de hum milho de hectares. Mesmo reconhecendo que a reforma agrria no se coloca nos mesmos termos de h 30, 50 ou 100 anos atrs e que ela teria tido um impacto muito maior se realizada anteriormente continuamos convencidos de que ela continua atual e se constitui num instrumento fundamental para o desencadeiamento de um verdadeiro processo de desenvolvimento nacional, com vistas construo de uma sociedade mais justa e democrtica. Para superar aquela situao reconhecida pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, ao abrir sua proposta de governo, onde diz: o Brasil no mais um pas subdesenvolvido. um pas injusto.

O papel dos organismos internacionais na questo agrria nos pases em vias de desenvolvimento
Paolo Groppo Diretor da FAO para o Servio de Reforma Agrria e Colonizao de Terras

O Prof. M. Mazoyer, do Instituto Nacional


Agronmico de Paris-Grignon (Frana), anteriormente Presidente do Comit de Programas da FAO, disse que as intervenes, as operaes de desenvolvimento, sejam projetos, programas, planos, constituem todos uma intromisso, uma ingerncia nos equilbrios internos da populao, alvo que sempre tem conseqncias pesadas." Estas intervenes refletem um caminho pessoal que, atravs de diferentes experincias em vrios pases do mundo, Chile, Costa Rica, Laos, Litunia, Albnia, Costa do Marfim, levaram-me a elaborar uma proposta metodolgica para a anlise e compreenso da questo agrria que parte do que poderamos chamar de POSTULADO DE COERNCIA CAMPESINA: os produtores agrcolas sabem PORQUE esto fazendo o que fazem; obrigao nossa, especialistas internacionais, compreender este porqu. por isso que temos que nos perguntar com qual direito e quais condies ns, os especialistas das organizaes internacionais, podemos nos permitir a intervir na vida de uma sociedade, sob o pretexto de ajudar seu desenvolvimento. de maneira sria que temos que responder a esta pergunta. Um mdico no poderia estabelecer valiosamente um diagnstico e indicar um tratamento mais adequado sem auscultar, sem visitar detidamente a pessoa enferma. Para que esta primeira visita seja proveitosa, o mdico necessita conhecer detidamente os processos biolgicos, fsicoqumicos do corpo humano. No pode improvisar e o simples voluntarismo no suficiente.

Deste diagnstico, pretendemos receber as indicaes teraputicas mais apropriadas, as indicaes para as curas e remdios necessrios obviamente adequadas, em termos de custo, s nossas condies histrico-econmicas. Para fazer isto, o mdico em que olhar o enfermo como a um ser humano, de uma dinmica histrica, social, econmica, com problemas especficos, que necessitam conhecimentos tcnicos apropriados e comparados. A tudo isto, porm falta-lhe outro elemento chave: o mdico, para estabelecer seu diagnstico, necessita da informao que s o doente pode lhe dar. Sem esta participao, sem este intercmbio, no h maneira de encontrar soluo. Semelhante a situao do setor agrrio. Usando essa similitude, os organismos internacionais deveriam desempenhar o papel de mdico e ento, contribuir pondo disposio os recursos para atender o pacote teraputico apropriado. Entretanto, qual a situao concreta, atual, das organizaes internacionais, envolvidas com o tema? Superposio e duplicao de esforos, falta de viso global, mescla de interesses tcnicos e financeiros constituem o po cotidiano dos que trabalhamos ali. Na verdade, nos ltimos meses algo est se movendo na direo de uma maior concentrao de esforos dos grandes organismos internacionais envolvidos na regio latino-americana. Porm, isto no suficiente. Tal como o mdico de antes, necessita-se de uma verdadeira capacidade de realizar diagnsticos precisos, coerentes, e isto, por sua vez, necessita partir de uma viso da questo agrria como um conjunto, um sistema, com suas lgicas, coerncias internas e gargalos especficos. Um sistema em evoluo dinmica, onde os aspectos tcnicos, sociais e econmicos interagem continuamente. Estudar, enfocar a questo agrria em termos de sistema, necessita definir os conceitos que vamos utilizar. Um sistema agrrio exprime a interao entre um sistema bio-ecolgico (meioambiente natural) e um sistema scio-cultural atravs de prticas resultantes do aprendizado tcnico. Analisar em termos de sistema significa, ento preocupar-se, conjuntamente, com toda uma srie de variveis chaves: meio ambiente (incluindo o acesso); ferramentas de produo; modo de artificializao do meio ambiente; diviso social do trabalho; exedente agrcola resultante; relaes de intercmbio inter/intra setoriais.

A resultante de um enfoque de sistema a melhor expresso, ou pretende ser, de chegar uma elaborao de programas, pianos, polticas COERENTES com a situao histrica prpria aos grupos metas. nesta direo que tem que mover-se e ali que os organismos internacionais podem reconquistar um papel de protagonista, uma liderana atualmente contestada. Mas uma viso sistmica, sem participao de baixo, no pode funcionar. Ns no podemos pretender trabalhar sobre os camponeses, seno COM eles. Isto no demagogia, nem populismo. Simplesmente, minha experincia de campo nas distintas regies do mundo me demonstra que so eles os que detm as chaves interpretativas de suas situaes e ns temos a tarefa de chegar a conhec-las. Agora, isto no significa que nossa tarefa. enquanto organismos internacionais, v ser, no futuro, simplesmente de repercutir as queixas, os problemas apresentados pelos agricultores aos governos ou outras agncias para que ponham a mo nos financiamentos pedidos. No, no isto. Nossa tarefa ser, a partir de uma viso sistmica, a partir de uma teoria e prtica de evoluo dos sistemas agrrios, de escutar, de dialogar com os agricultores de maneira CRTlCA: interpretar os problemas luz de um conhecimento tcnico detido e comparado para chegar a propor cenrios POSSVEIS aos governos. No mais sonhos, no mais revolues sem sentido, mas sim, um enfoque mais pragmtico que possa permitir ir adiante neste difcil caminho. Para fazer isto, necessita-se no somente de ferramentas metodolgicas novas, adaptadas s necessidades especficas dos distintos pases, mas tambm, um maior compromisso por parte dos governos legtimos, interessados realmente em progredir no campo do desenvolvimento rural. Isto inclui tanto os temas de formao/capacitao de seus funcionrios, estudantes, produtores, porm tambm um compromisso mais concreto por parte das elites intelectuais nacionais que, desafortunamente, no conseguem sair propostas pouco realistas e totalmente anti-histricas. Somente de uma verdadeira colaborao crtica entre estes atores ser possvel conseguir resultados mais concretos no futuro.

You might also like