You are on page 1of 109

Formador: Eng.

Susana Marques Maio 2012

INTRODUO ERGONOMIA

AVALIAO DE RISCOS

AVALIAO DE RISCOS

A palavra Ergonomia deriva do grego.

Etimologicamente, ergonomia significa a cincia do trabalho, o que est para alm de uma perspetiva redutora da criao de leis que regem o trabalho.
AVALIAO DE RISCOS
5

Domnio cientfico e tecnolgico interdisciplinar que visa a compreenso das interaes entre o homem e os sistemas e a conceo de sistemas de trabalho, de forma a otimizar a sade e o bem estar dos trabalhadores e obter o aumento da produtividade dos sistemas de trabalho.

(IEA - Associao Internacional de Ergonomia)

Cincia que estuda a adaptao do trabalho ao homem ou o conjunto de conhecimentos sobre o homem, em cada atividade, necessrios para desenhar postos de trabalho, equipamentos ou sistemas de trabalho, que permitam trabalhar com um mximo de segurana, conforto e eficcia.

(Alain Wisner)

AVALIAO DE RISCOS

Caratersticas humanas

Ergonomia

Capacidades e limitaes do ser humano

Preveno

Distrbios de viso

Leses msculoesquelticas

Fadiga

Lombalgias

Conceo de: - Mtodos de trabalho - Equipamentos/tecnologias - Postos de trabalho - Produtos

Adaptao ao trabalhador e ao sistema produtivo


AVALIAO DE RISCOS
7

AVALIAO DE RISCOS

Contribui para : Aperfeioamento do SISTEMA HOMEM-MQUINA (conceo ou modificao de mquinas e postos de trabalho adaptando-os ao organismo humano) Organizao do trabalho (procura reduzir a fadiga e monotonia atravs da implementao da rotao, por exemplo) Melhoria das condies de trabalho (opera sobre os agentes fsicos)

AVALIAO DE RISCOS

Sistema de Trabalho centrado no prprio operador humano.

AVALIAO DE RISCOS

10

Ergonomia do produto: Aplicao de princpios ergonmicos ao design/conceo de produtos.

AVALIAO DE RISCOS

11

Ergonomia da conceo de postos de trabalho: permite agir desde a fase inicial sobre um produto ou situao de trabalho, criando condies de trabalho adaptadas e perspetivadas no sentido da segurana, conforto e eficcia (surge logo na fase de projeto). (dimenses a adotar, sistema de interface, condies ambientais, mobilirio, contedo de trabalho, exigncias fsicas e cognitivas, etc.)

AVALIAO DE RISCOS

12

Ergonomia da correo: estudo e adaptao das condies de trabalho s necessidades, caractersticas e limitaes dos trabalhadores, em termos organizacionais, fsicos e ambientais. Est associada correo de problemas que ocorrem em sistemas existentes.

AVALIAO DE RISCOS

13

AVALIAO DE RISCOS

14

Estuda as dimenses do corpo necessrias para o desenho dos espaos de trabalho, constituindo um aspeto relevante da investigao ergonmica.
Cincia das medidas do tamanho corporal. Estuda os aspetos relacionados com: As propores corporais: Antropometria estrutural comprimentos segmentares, larguras e profundidades corporais, superfcies e volumes corporais; O deslocamento dos segmentos corporais no espao: Antropometria funcional deslocamentos corporais no espao, trajetrias dos segmentos e correspondentes velocidades e aceleraes.
AVALIAO DE RISCOS
15

O que influncia as diferenas antropomtricas: Gentipo / tipo morfolgico Diversidade humana Sexo Idade Etnia

Classe social / ocupao

AVALIAO DE RISCOS

16

Atravs de estudos antropomtricos e a criao de uma base de dados antropomtricos, permite a conceo de espaos e instrumentos de trabalho adequados a uma populao especfica; A base de dados permite agrupar pessoas com caractersticas idnticas e definir percentis. Dimenses estruturais do corpo Dimenses estticas Dimenses funcionais do corpo Dimenses dinmicas

AVALIAO DE RISCOS

17

Obtm-se com o indivduo esttico: - O corpo assume posies fixas estandardizadas. Estas dimenses tm uma aplicao especfica no desenho de assentos, mesas, roupa, protetores auriculares, etc. Tm uma utilidade generalizada.

AVALIAO DE RISCOS

18

Dimenses obtidas a partir das posies do corpo resultantes do movimento. Em movimento, os membros do corpo no operam independentemente mas sim existe uma relao entre os diferentes segmentos corporais. Estas dimenses permitem determinar o alcance mximo e mnimo em determinada situao de trabalho.

AVALIAO DE RISCOS

19

AVALIAO DE RISCOS

20

AVALIAO DE RISCOS

21

AVALIAO DE RISCOS

22

As caractersticas antropomtricas distribuem-se estatisticamente segundo uma curva de distribuio normal.

A mdia da populao encontra-se ao centro (no percentil 50) para determinada medida (por exemplo a estatura). esquerda um nmero reduzido de pessoas com baixa estatura (percentil 5) e direita pessoas com estatura elevada (percentil 95).

AVALIAO DE RISCOS

23

Estudo das foras que atuam sobre as estruturas anatmicas durante o movimento do corpo, em si, ou como resultado da interao entre o homem e o meio fsico que o rodeia. A biomecnica utiliza as leis da fsica e conceitos de engenharia para descrever movimentos realizados por vrios segmentos corporais e foras que agem sobre estas partes do corpo durante atividades normais da vida diria.

(Nordin, 1980)
24

AVALIAO DE RISCOS

A fisiologia estuda o dispndio energtico do corpo humano, durante atividade muscular.

AVALIAO DE RISCOS

25

A COLUNA VERTEBRAL E AS DOENAS MSCULO-ESQUELTICAS

AVALIAO DE RISCOS

26

Suporta o peso do corpo, desde o crnio at plvis. Funciona como ponto de ancoragem para diversos msculos; Funciona como canal e proteo para a medula espinal; Consiste de 33 vrtebras (7 cervicais, 12 dorsais, 5 lombares, 5 sacrais e 4 do cccix)

AVALIAO DE RISCOS

27

A forma natural da coluna, vista lateralmente, em "S"

AVALIAO DE RISCOS

28

As vrtebras, separadas por discos intravertebrais, atuam como amortecedores de choques; Diversos ligamentos garantem a estabilidade e flexibilidade da coluna vertebral; Os nervos espinais (motores ou sensitivos) da medula passam atravs de um orifcio vertebral para ativar o corpo: orifcios de ligao.

AVALIAO DE RISCOS

29

Hernia de discal1 Lordosis2 Escoliosis3 Cifosis4

AVALIAO DE RISCOS

30

Sobrecarga sobre bainhas tendinosas, tecidos peritendinosos, inseres tendinosas ou musculares, devido ao ritmo dos movimentos, fora aplicada e posio ou atitude de trabalho.

Tendinite Tenossinovite Epicondilite

AVALIAO DE RISCOS

31

Presso sobre nervos ou plexos nervosos devida fora aplicada, posio, ritmo, atitude de trabalho ou utilizao de utenslios ou ferramentas.

Sndrome do Tnel Crpico Sndrome do Canal Guyon Sndrome do Canal Radial

AVALIAO DE RISCOS

32

CARGA DE TRABALHO

AVALIAO DE RISCOS

33

AVALIAO DE RISCOS

34

Unidade isolada, inteiramente determinada pelas suas caractersticas materiais (mquinas, ferramentas, materiais, etc. ) e pelas tarefas (os objetivos quantitativos e qualitativos, os mtodos, tempo, etc.) e pelo seu enquadramento na organizao social (nvel de qualificao do trabalhador, tipos de controlo, remunerao etc.).

(Montmollin)

AVALIAO DE RISCOS

35

A anlise do trabalho fixa-se sobre duas abordagens complementares: a da TAREFA e a da ACTIVIDADE Entendida como o quadro formal que define o trabalho prescrito para cada indivduo no sistema de trabalho e engloba os objetivos a atingir, procedimentos, meios tcnicos, condies temporais, envolvente fsica, equipamentos de trabalho, entre outros. Corresponde ao trabalho real desenvolvido pelos trabalhadores; a ao que pretende alcanar os objetivos definidos desenrolando-se num contexto estruturado por dispositivos, regras, normas, etc., que a condicionam, ao mesmo tempo que o curso das aes desenvolvidas estrutura o contexto, numa relao mtua de retroaes e regulaes.
AVALIAO DE RISCOS
36

TAREFA

ATIVIDADE

Descrio de uma sequncia de trabalhos em termos de tarefa e de atividade:

AVALIAO DE RISCOS

37

Conceito:

O conjunto das exigncias do trabalho relativo a um posto, realizado em determinadas condies. Conjunto de necessidades psquicas e fsicas aos quais est sujeito trabalhador ao longo da jornada laboral
Designa o custo psicofisiolgico de um determinado trabalho, para um dado indivduo, num dado momento e em determinadas condies.

AVALIAO DE RISCOS

38

A ergonomia estuda a carga de trabalho estudando os limites de aceitabilidade para determinadas tarefas, que ao serem ultrapassadas podem desencadear o aparecimento de degradaes de ordem vrias, tais como: Diminuio da performance Aparecimento de sintomas de fadiga Aumento do risco de acidentes e erros graves. fator de carga de trabalho tudo o que contribua para diminuir a capacidade de trabalho ou aumentar a dificuldade da tarefa

AVALIAO DE RISCOS

39

Reduo da performance (produtividade, qualidade);


Leses msculo-esquelticas relacionadas com o trabalho; Aparecimento de sintomas de fadiga fsica; Stresse; Burnout (estado de exausto total); Desmotivao, insatisfao, frustrao; Aumento do risco de acidentes ou de erros graves, etc.

AVALIAO DE RISCOS

40

A carga de trabalho pode levar a gastos energticos que podem conduzir a:


Estados de fadiga normal (recupervel com pausas ou sono descansado), Estados de fadiga crnica (dores, falta de energia para tarefas simples, no conseguir dormir) Esgotamento (exausto fsica, mental e emocional). Esta ltima pode demorar meses ou mesmo anos a recuperar.

AVALIAO DE RISCOS

41

Diminuio reversvel da capacidade funcional de um rgo ou sistema a partir do seu uso acima de certos limites.

Fadiga muscular localizada associado a posturas estticas Fadiga generalizada cansao, desmotivao, irritabilidade, ... Fadiga por monotonia cansao , sonolncia, falta de disposio, ... Fadiga psquica

AVALIAO DE RISCOS

42

POSTURAS DE TRABALHO

AVALIAO DE RISCOS

43

Muitos dos problemas de sade resultam da deficiente relao

Homem - Trabalho

AVALIAO DE RISCOS

44

A Postura a organizao dos segmentos corporais no espao


Do ponto de vista fisiolgico: A postura traduz-se pela imobilizao de partes do esqueleto em posies determinadas, solidrias umas com as outras, sob o efeito de uma atividade muscular que pode ser esttica ou dinmica.

(Paillard)

AVALIAO DE RISCOS

45

O trabalho muscular esttico exige contrao contnua de alguns msculos para se manter uma determinada posio, sem deslocamentos no espao.
Exige: Grande dispndio energtico,

Aumento da frequncia cardaca,


Contrao contnua de alguns msculos para manter determinada posio, Ausncia de deslocamentos no espao, Maior tempo de recuperao.

AVALIAO DE RISCOS

46

Dores causadas por posturas estticas:

AVALIAO DE RISCOS

47

Ocorrem em praticamente todo o tipo de trabalho. Exemplos: Trabalhos nos quais existe uma movimentao do tronco para frente ou para os lados. Trabalho esttico com os braos. Manipulao que exige braos esticados na horizontal (consertos, manuteno). Colocar o peso do corpo numa perna, enquanto a outra est acionando um pedal. Ficar de p no mesmo local por um longo perodo. Ficar sentado por um longo perodo.

AVALIAO DE RISCOS

48

O trabalho em posio esttica altamente fatigante devendo sempre que possvel ser evitado. O esforo pode ser minimizado, com a modificao da postura, atravs de apoios ou com pausas.

Para melhorar a atitude postural e a correo da postura, o que pode ser feito:
Postos de trabalho bem desenhados e adequados; Fortalecimento da musculatura abdominal e dorsal; Exerccios posturais; Instruo sobre os movimentos permitidos; Faixa elstica para conteno do abdmen flcido (s com indicao mdica).

AVALIAO DE RISCOS

49

Existe um esforo muscular decorrente da alternncia de perodos de contrao e de relaxao.

Embora este tipo de trabalho estimule a irrigao sangunea dos tecidos e, normalmente, no origine sintomas de fadiga localizada, quando no prescrito corretamente encerra em si mesmo um conjunto de riscos para a sade dos trabalhadores por dois motivos principais:
Alto dispndio energtico que pode levar exausto. Est normalmente associado a tarefas de movimentao de cargas com os riscos de LER (leses por esforo repetitivo)/DORT (Distrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) .

AVALIAO DE RISCOS

50

AVALIAO DE RISCOS

51

A variedade de posturas desencadeada por exigncias:


Visuais preciso dos pormenores a perceber que determinar a distncia olho-tarefa, espao a controlar que determinar os movimentos da cabea, etc.; Preciso gestual um movimento preciso desencadeia geralmente a imobilizao dos segmentos corporais que no participam no movimento; Fora o nvel e a direo das foras a exercer determinam a organizao dos segmentos corporais para opor uma fora resultante e manter o equilbrio postural; Espaciais orientao, dimenso dos planos de trabalho, disposio dos equipamentos e materiais, etc.; Temporais - trabalho noturno, trabalho por turnos, horrios, ritmos de trabalho.
AVALIAO DE RISCOS
52

Deitado

Sentado

De p

AVALIAO DE RISCOS

53

No h concentrao de tenso; O sangue flui livremente; Gasto energtico mnimo.

Recomendaes: Deitar de lado com as pernas semi-fletidas; Almofada fina par compensar a diferena cabea-ombro;

Colcho de preferncia ortopdico.

AVALIAO DE RISCOS

54

Os trabalhos que no requerem um grande esforo muscular e que se podem executar dentro de uma rea limitada devem ser feitos sentados.
Trabalhar sentado permite maior controle dos movimentos, porque o esforo para manter o equilbrio postural reduzido.

AVALIAO DE RISCOS

55

Principais riscos: A cabea inclinada para baixo ou para cima fora os msculos do pescoo. Observao prolongada de terminais vista desfocada e dores de cabea. Movimentos repetitivos e restries postura dores nas mo, nos braos, costas e ombros, rigidez muscular.

AVALIAO DE RISCOS

56

Quando se est com uma postura correta:


Pouca fadiga dos msculos; A respirao e funcionamento dos rgos digestivos so facilitados; As vrtebras no se deformam.

AVALIAO DE RISCOS

57

Quando se est com as costas curvadas:


Os msculos dorsais deformam-se; A respirao e o funcionamento dos rgos digestivos so dificultados.

AVALIAO DE RISCOS

58

Vantagens Baixa solicitao da musculatura dos membros inferiores, reduzindo assim a sensao de desconforto e cansao; Possibilidade de evitar posies foradas do corpo; menor consumo de energia; Facilidade da circulao sangunea pelos membros inferiores

Desvantagens Pequena atividade fsica geral (sedentarismo);

Adoo de posturas desfavorveis; Reteno sangunea nos membros inferiores, situao agravada quando h compresso da face posterior das coxas contra a cadeira, se esta estiver mal posicionada.

AVALIAO DE RISCOS

59

A rea de trabalho deve estar toda ao alcance, sem haver necessidade de fazer esforo.

AVALIAO DE RISCOS

60

Deve haver possibilidade de estar sentado direito, em frente e perto do lugar em que se realiza o trabalho.

AVALIAO DE RISCOS

61

Recomendaes:
O tronco, a cabea e os membros devem estar numa posio natural e relaxada, evitando a cifose da coluna lombar; As frequentes alteraes de posio, so importantes na preveno da fadiga; Deve haver variaes nas tarefas desenvolvidas, pois ficar sentado durante o dia todo, prejudicial ao organismo.

AVALIAO DE RISCOS

62

Recomendaes: Plano de trabalho ao nvel dos cotovelos. Corpo prximo da mesa. Costas eretas e ombros relaxados.

Espao suficiente para as pernas, permitindo mudanas de posio.


Trabalho de preciso Apoio para mo e\ou antebrao.

Cadeiras devem ter um encosto que proporcione um apoio regio lombar, permitindo um relaxamento da musculatura lombar.

AVALIAO DE RISCOS

63

A cadeira de trabalho:
Uma boa cadeira aquela que permite mudanas fceis na forma de executar o trabalho e na mobilidade das pernas. A altura do assento deve ser ajustvel. A altura mais confortvel do assento a que possibilita que toda a extenso da planta dos ps descanse no cho Como alternativa, pode ser utilizado um apoio para os ps, com largura suficiente para permitir que os ps possam ficar em vrias posies.

AVALIAO DE RISCOS

64

Desvantagens: Altamente fatigante, pois exige muito trabalho esttico da musculatura; Tendncia acumulao do sangue nas pernas o que predispe ao aparecimento de insuficincia valvular venosa dos membros inferiores, resultando em varizes e sensao de peso nas pernas; Sensaes dolorosas nas superfcies de contacto articulares que suportam o peso do corpo (ps, joelhos, quadris); A tenso muscular permanentemente desenvolvida para manter o equilbrio dificulta a execuo de tarefas de preciso;

AVALIAO DE RISCOS

65

Desvantagens:

A penosidade de posio pode ser reforada se o trabalhador tiver ainda que manter posturas inadequadas dos braos, inclinao ou toro do tronco, etc.;
A tenso muscular desenvolvida em permanncia para manuteno do equilbrio traz mais dificuldades para a execuo de trabalhos de preciso.

AVALIAO DE RISCOS

66

Altura do plano de trabalho adequada:

Um plano demasiado elevado obriga a compensar erguendo os ombros, o que provoca contraes musculares ao nvel das omoplatas, nuca e costas; Um plano demasiado baixo obriga a curvar o tronco, sobrecarregando as costas e provocando dores.

AVALIAO DE RISCOS

67

As alturas dos planos de trabalho manual em p, devem basear-se quer nas medidas antropomtricas, quer na natureza do trabalho desenvolvido:
Trabalho de preciso: recomendvel apoiar os cotovelos, aliviando os msculos do tronco altura entre 5 a 10 cm abaixo do cotovelo;
Trabalho leve: pode ser necessrio um espao em altura para colocao de materiais e ferramentas altura entre 10 a 15 cm abaixo da altura do cotovelo; Trabalho pesado: que requeira alguma fora muscular e a utilizao do peso do tronco altura entre 15 a 40 cm abaixo da altura do cotovelo.

AVALIAO DE RISCOS

68

Recomendaes: Possibilidade de a altura do plano de trabalho ser regulvel para poder ser adaptado s diferentes estaturas de cada trabalhador; Se no for possvel, recorrer a estrados ou pisos (plano de trabalho regulado tendo como base as estaturas mais altas); Deve-se poder estar parado e direito, em frente e perto da superfcie sobre a qual se trabalha e com o peso do prprio corpo, igualmente distribudo sobre os ps; Mos prximas do corpo, numa posio Natural; Deve haver espao suficiente para as pernas ou ps.

AVALIAO DE RISCOS

69

Recomendaes: Devem ser evitadas todas as inclinaes do corpo, pois a manuteno destas posturas, implica grandes esforos ao nvel dos msculos das pernas da coluna e dos ombros.

AVALIAO DE RISCOS

70

Recomendaes: necessrio adaptar a altura da posio s alavancas, materiais de trabalho e s ferramentas usadas; Os comandos e alavancas, devem estar a um nvel mais baixo do que os ombros.

AVALIAO DE RISCOS

71

AVALIAO DE RISCOS

72

AVALIAO DE RISCOS

73

Desvio ulnar e desvio radial; Extenso e flexo do punho.

AVALIAO DE RISCOS

74

Trabalhar com os braos acima da cabea; Plano de trabalho muito alto.

AVALIAO DE RISCOS

75

Levantamento de peso em superfcie baixa; Rotao do tronco.

AVALIAO DE RISCOS

76

MOVIMENTAO MANUAL DE CARGAS

AVALIAO DE RISCOS

77

Decreto-lei n 330/93,
de 25 de Setembro
Prescries mnimas de segurana e de sade na movimentao manual de cargas.

Manipulao manual de cargas Qualquer operao de transporte e sustentao de uma carga por um ou mais trabalhadores, incluindo levantar, colocar, empurrar, puxar, transportar e deslocar que, devido s suas caractersticas ou condies ergonmicas desfavorveis, comporte riscos para os mesmos, nomeadamente na regio dorso lombar

AVALIAO DE RISCOS

78

Ter em ateno as caractersticas da carga:

Dimenses

Distribuio do peso

Partes cortantes

Estabilidade do contedo

AVALIAO DE RISCOS

79

Aproximar o corpo o mais possvel da carga.


AVALIAO DE RISCOS
80

Procurar o melhor equilbrio:

Dobrar as pernas pelos joelhos para se baixar na direo da carga:

Ombros na direo dos ps; Manter as costas direitas. Ps afastados lateralmente e um mais frente do que o outro

AVALIAO DE RISCOS

81

Usar a fora das pernas para levantar a carga:

AVALIAO DE RISCOS

82

AVALIAO DE RISCOS

83

AVALIAO DE RISCOS

84

Evitar esforos em que a carga esteja acima dos ombros ou demasiado afastada.

AVALIAO DE RISCOS

85

Sempre que possvel trabalhar com os braos estendidos e com a carga junto ao corpo.

AVALIAO DE RISCOS

86

Ao levantar pesos ou ao fazer esforos, evitar tores da coluna. Se a rotao for necessria, dever ser feita atravs da movimentao dos ps.

AVALIAO DE RISCOS

87

AVALIAO DE RISCOS

88

Recomendaes: Dividir, sempre que possvel, uma carga grande em pequenas unidades e transportar uma de cada vez; Se a carga no puder ser dividida, transporta-la o mais junto ao corpo possvel; Dividir o peso da carga pelas duas mos;

Ao transportar uma carga no fazer toro do tronco;


Sempre que possvel, utilizar um meio mecnico para transportar uma carga de um local para o outro.

AVALIAO DE RISCOS

89

Limites de carga: Os valores limites recomendados pela OIT (Organizao Internacional do Trabalho) so os seguintes:

Limites legais para Carga Unitria Mxima: 30 kg em tarefas ocasionais; 20 kg em tarefas frequentes; 10 kg se for grvida purpera ou lactante 15 kg para menores (< 16 anos).

AVALIAO DE RISCOS

90

TRABALHOS COM EQUIPAMENTOS DOTADOS DE VISOR

AVALIAO DE RISCOS

91

MOVIMENTOS REPETITIVOS

POSTURA FORADA

FADIGA VISUAL

FORA DE CONTACTO

AVALIAO DE RISCOS

92

A mesma ao repetida muitas vezes durante um longo perodo de tempo. Causa traumas em tecidos afetados. Sem tempo para recuperarem, os tecidos inflamam. Mos e braos.

AVALIAO DE RISCOS

93

Toro, flexo, extenso.


Carga extra nos msculos, tendes e articulaes.

Aumento potencial de trauma.


Costas, ombros e pescoo.

AVALIAO DE RISCOS

94

Presso numa parte do corpo.


Compresso dos nervos e dos vasos sanguneos.

Dor, dormncia.
Pode restringir a circulao. Mos, punhos, parte inferior das coxas.

AVALIAO DE RISCOS

95

Carga visual considervel.


Perturbaes oculares. Dores de cabea.

AVALIAO DE RISCOS

96

Posio do monitor.
Propriedades do monitor. Luminosidade. Olhos

AVALIAO DE RISCOS

97

Adequao do posto de trabalho Adoo de uma postura correta Otimizao do monitor Pausas / Intervalos

AVALIAO DE RISCOS

98

Monitor Teclado

Cadeira

Rato

35 - 40 cm
AVALIAO DE RISCOS
99

Suporte de documentos

AVALIAO DE RISCOS

100

Posicionar a parte superior do ecr ao nvel dos olhos (ou ligeiramente abaixo).

Centrar o monitor sua frente, a uma distncia de 40 75 cm.

AVALIAO DE RISCOS

101

Cadeira com apoio da zona inferior das costas. Ajustar a altura da secretria e da cadeira. Retirar todos os objetos que se encontram debaixo da secretria. Utilizar um descanso para os ps.

AVALIAO DE RISCOS

102

Ajustar a luminosidade e o contraste do monitor.

Ajustar os tamanhos dos tipos de letra no ecr para tornar mais confortvel a visualizao.

AVALIAO DE RISCOS

103

Ajusta a frequncia de atualizao do ecr. Evitar os reflexos no monitor. Manter o ecr limpo.

AVALIAO DE RISCOS

104

Interromper regularmente a atividade e descontrair. No praticar a mesma atividade, nem utilizar a mesma parte do corpo durante longos perodos. Utilizar dispositivos de introduo de dados diferentes. Trabalhar com mais eficcia utilizando funcionalidades de software e hardware.

AVALIAO DE RISCOS

105

Topo a tela ao nvel dos olhos e distncia de um brao

Monitor e teclado diretamente sua frente

Cabea e pescoo em posio reta e ombros relaxados.

Rato prximo do teclado e no mesmo nvel

Costas apoiadas no encosto da cadeira Antebrao, punhos e mos em linha reta em relao ao teclado

ngulo a 90 para as dobras dos joelhos e do quadril Altura do assento abaixo da rtula

Cotovelos junto ao corpo

Ps apoiados no cho ou usar descanso para os ps.

Espao entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira

AVALIAO DE RISCOS

106

AVALIAO DE RISCOS

107

AVALIAO DE RISCOS

108

AVALIAO DE RISCOS

109

You might also like