You are on page 1of 2

AULA 3 PRODUO VOCAL HUMANA

Como funciona o aparelho fonador? Graas s cordas vocais, podemos falar cantar, chorar e dar aqueles berros em momentos de fria. Se tomarmos como base a dimenso pequena do nosso sistema vocal, jamais poderamos mensurar a enorme potncia que tem. Ele formado apenas pela laringe e seus componentes, entre eles as cordas vocais, faringe e cavidades orais e nasais. Se fosse colocado numa orquestra, ele certamente estaria posicionado lado a lado com os instrumentos mecanicamente mais simples. Nosso aparelho fonador, onde fica o sistema vocal, no possui rgos genunos e fez uma espcie de permuta com o sistema respiratrio e digestivo do corpo para conseguir se formar. At pouco tempo, cientistas no sabiam explicar como a voz de um cantor poderia ser to potente e verstil quanto o som de um instrumento milimetricamente construdo pelo homem. Mas, usando fibra tica, os pesquisadores conseguiram "entrar" na laringe e identificar elementos presentes no sistema vocal com funes semelhantes aos de aparelhos de som. NS E OS INSTRUMENTOS Assim como a voz humana, a maioria dos instrumentos musicais conta com trs elementos bsicos: 1Uma fonte de som que vibra no ar e cria uma freqncia fundamental e outras harmnicas relacionadas e que definem o timbre (a "cor" do som). 2Um aparelho que refora ou amplifica a freqncia fundamental e suas harmonias 3Um irradiador de som que transfere o som para um espao livre de ar e para os ouvidos

A MECNICA DAS CORDAS VOCAIS Diferentemente das cordas de um violino, as nossas tm uma estrutura formada por trs partes, que permitem a diversidade de freqncias que um cantor capaz de alcanar. Em cada corda h uma espcie de ligamento, onde esto os msculos contrativos, cobertos por uma membrana mucosa. Msculos que cobrem a cartilagem anexa s cordas alongam os ligamentos e ajudam a produzir freqncias mais altas. Quando se contrai, esse msculo aumenta a tenso da corda, o que gera uma variedade ainda maior de freqncia. Quando o ar dos pulmes passa pela membrana, ela oscila e troca energia vibracional com essa corrente, criando ondas de som.

SOM NA CAIXA O som produzido na laringe seria inaudvel se no fosse amplificado. A estratgia que o corpo usa para intensific-lo a seguinte: uma ao "empurra-puxa" do ar na laringe aumenta o balano das cordas vocais. Quando as cordas comeam a se separar, o ar dos pulmes sobe e faz presso contra o ar que est parado no vestbulo da laringe (1). A inrcia desse ar estacionrio aumenta a presso na abertura entre as cordas (a glote) e as deixa mais separadas (2). Conforme o movimento das colunas de ar, as cordas voltam a se fechar e cortam a corrente de ar que sobe dos pulmes (3). Essas aes do organismo ocorrem rapidamente e criam um vcuo na glote, que age para que as cordas vocais se batam com fora, criando ressonncia. Numa criana, o ciclo vibratrio se repete mais de 250 vezes por segundo, fazendo com que a vibrao do ar seja grande e gerando sons mais agudos. Nas mulheres, as cordas se movimentam at 220 vezes por segundo, e nos homens, cerca de 110 vezes.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG82619-7833,00PERGUNTE+QUE+A+GALILEU+RESPONDE.html

You might also like