You are on page 1of 30

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras Departamento de Msica

TEORIA ELEMENTAR DA MSICA


2012

Teoria e Percepo Musical Prof. Pablo Gusmo

Tpico 1 Notas musicais, pauta, clave 2 Figuras rtmicas, frmula de compasso 3 Tom e semitom, acidentes 4 Ligadura, ponto de aumento 5 Intervalos 6 Mtrica, compassos simples e compostos 7 Escalas maiores, graus da escala 8 Escalas menores, subtnica 9 Tonalidade, armadura 10 Inverso dos intervalos 11 Acentos mtricos, contratempo, sncope 12 Trades 13 Trades sobre a escala maior 14 Inverses da trade 15 Trades sobre as escalas menores 16 Quilteras, anacruse

Pgina 3 5 8 10 11 14 15 17 19 22 23 24 26 27 28 29

1 NOTAS MUSICAIS, PAUTA, CLAVES

Existem sete notas musicais: D, R, Mi, F, Sol, L e Si. Em muitos casos, se utilizam letras para se referir s notas (A=l, B=si, C=d, D=r, E=mi, F=f e G=sol). A pauta musical (ou pentagrama) consiste em cinco linhas horizontais, paralelas e eqidistantes. Elas so numeradas de baixo para cima (1 linha at 5 linha), assim como os espaos formados entre as linhas (1 ao 4 espao).

Os smbolos que representam as alturas musicais (as notas) podem ser colocados tanto sobre as linhas quanto sobre os espaos. Quanto mais para cima a posio da nota na pauta, mais agudo o som que representa. O exemplo abaixo mostra uma nota sobre o terceiro espao e uma nota sobre a segunda linha. A primeira nota se encontra em uma posio mais acima do que a segunda, portanto a altura que representa mais aguda que a da segunda nota.

Geralmente se posiciona uma clave no incio de uma pauta. A clave um smbolo que indica qual altura musical ser representada por cada linha ou espao. Existem trs claves: a clave de sol, a clave de f e a clave de d.

Cada clave se posiciona sobre uma linha especfica. O nome da clave indica a altura da nota que se encontra sobre esta linha. A clave de sol sempre colocada sobre a segunda linha e define o 1 sol acima do d central do piano; a clave de f pode ser posicionada sobre a terceira ou quarta linhas e define o 1 f abaixo do d central; a clave de d pode ser posicionada sobre qualquer linha e define a posio do d central do piano

na pauta. As claves de uso mais comuns so: a clave de sol na segunda linha, a clave de f na quarta linha, e a clave de d na terceira e quarta linhas. Estas possibilidades esto representadas no exemplo a seguir. O nome das notas em maisculas indica a nota da linha sobre a qual a clave est posicionada. Exemplos de notao nas claves mais comuns:

Quando a nota que queremos representar mais aguda ou mais grave do que permite o pentagrama, possvel utilizar linhas suplementares. As linhas suplementares funcionam como a continuao do pentagrama, e so denominadas linhas suplementares superiores ou linhas suplementares inferiores quando esto acima ou abaixo do pentagrama, respectivamente. Exemplo de linhas suplementares:

Para notas muito agudas que exigiriam uso constante de linhas suplementares, utilizamos o sinal de 8va, que modifica o registro da nota escrita como exemplificado abaixo:

2 FIGURAS RTMICAS, FRMULA DE COMPASSO

As figuras rtmicas indicam a durao proporcional dos sons e silncios. O exemplo abaixo mostra as seis figuras mais utilizadas e suas respectivas propores. A relao entre cada figura consecutiva de dobro ou metade da durao, sendo que cada figura possui a metade da durao da figura representada acima dela.

No caso deste exemplo, a soma das durao das figuras em cada linha idntica, pois uma semibreve equivale a duas mnimas, cada uma delas durando o mesmo que duas semnimas, de modo que uma semibreve dura o mesmo que quatro semnimas e assim por diante. A tabela na pgina seguinte demonstra quais so as figuras de pausas (durao do silncio) equivalentes a cada figura rtmica. Tradicionalmente, a msica medida atravs de intervalos regulares de tempo (pulsos) que so agrupados em ciclos de mesma durao. Estes grupos se chamam compassos, e os pulsos so chamados de tempos. Colocamos no incio da pauta uma frao para indicar quantos tempos formam cada compasso, e para indicar qual figura rtmica representa um tempo. Esta frao chamada de frmula de compasso. O denominador da frao demonstra qual figura equivale a um tempo, enquanto o numerador indica a quantidade de tempos por compasso. A tabela abaixo demonstra qual o denominador equivalente a cada figura rtmica.

O denominador, na verdade, representa a frao da semibreve equivalente figura do tempo. Desta forma, um compasso de numerador 2 e denominador 4 contm dois tempos por compasso e cada semnima equivale a um tempo (diz-se ento que neste caso a semnima a unidade de tempo), como por exemplo:

Neste exemplo, vemos que as duas primeiras notas (d e sol) sendo semnimas, ocupam inteiramente o primeiro compasso. Uma barra de compasso colocada para indicar o fim do mesmo. Todos os compassos neste caso precisam conter dois tempos, mas isso no significa necessariamente duas semnimas. Por exemplo, o segundo compasso contm duas colcheias (durando meio tempo cada) e uma semnima, completando dois tempos. Da mesma forma o terceiro compasso composto por uma semnima e uma pausa de semnima e o quarto compasso composto por uma nica mnima que dura os dois tempos. Eis um exemplo de compasso 3/2:

Neste caso, a mnima a unidade de tempo (denominador 2), e cada compasso contm 3 tempos (numerador 3), que podem ser compostos por combinaes de figuras de valores diferentes, como a semibreve (dois tempos), a semnima (meio tempo) ou a colcheia (quarto de tempo).

A frmula de compasso 4/4 pode ser abreviada com o smbolo C, enquanto o compasso 2/2 (tambm chamado de alla breve) pode ser indicado por .

3 TOM E SEMITOM, ACIDENTES

Duas notas musicais consecutivas no possuem sempre a mesma relao de altura entre si. A diferena de altura de algumas notas em relao s suas notas vizinhas menor do que a de outras. Se observarmos um teclado de piano, notaremos que algumas teclas brancas possuem uma tecla preta entre elas e outras no. Um dos pares de teclas brancas que no possuem outra tecla entre elas aquele composto pelas notas mi e f. As notas do outro par so si e d. A distncia (em termos de diferena entre freqncias das alturas) entre as notas de cada um destes pares (mi/f e si/d) chamada de semitom. Em um teclado de piano, um semitom a menor distncia entre duas teclas. Se existe uma tecla entre duas teclas quaisquer, ento a distncia entre estas duas notas chamada de tom, donde se conclui que um tom equivale a dois semitons. Na coleo das notas musicais, portanto, a distncia entre cada nota e sua nota vizinha se distribui da seguinte forma (T=tom, S=semitom):

Se a distncia entre d e r, por exemplo, de um tom, isso significa que existe outra altura musical entre elas. Tais alturas podem ser descritas atravs de acidentes, conforme a lista abaixo:

Os semitons podem ser classificados como cromticos ou diatnicos. Para tanto, apenas verifique se o nome das notas o mesmo ou no. Se o semitom formado por duas notas com mesmo nome, o chamamos de semitom cromtico. Se o semitom ocorre entre duas notas de nomes diferentes, ento se trata de um semitom diatnico. O exemplo abaixo mostra diferentes formas de semitons:

Observe o quarto e quinto casos do exemplo acima. Em ambos os casos, a segunda nota se refere mesma tecla do piano. Duas notas que possuem o mesmo som (neste caso, d e si sustenido), mas esto escritas de maneira diferente, so chamadas de notas enarmnicas.

4 LIGADURA, PONTO DE AUMENTO

Quando se deseja representar valores mais longos ou fracionados, pode-se utilizar a ligadura. A ligadura uma linha curva que conecta notas consecutivas e de mesma altura e indica que a altura dever soar pela durao resultante da soma de todas as figuras conectadas. Por exemplo:

No caso particular onde a durao total representa um aumento de 50% na durao de uma determinada nota, pode-se usar um ponto de aumento. A funo do ponto de aumento fazer com que a durao da nota tenha um acrscimo equivalente metade da durao original. Por exemplo:

Observe no exemplo a ocorrncia de notas que esto duplamente pontuadas. Nestes casos, o segundo ponto tem a funo de acrescentar a metade da durao que o ponto precedente aumentou. Para ilustrar, em um compasso 4/4, a semnima normalmente vale um tempo. Uma semnima duplamente pontuada, como aparece no quarto exemplo acima, recebe um aumento de meio tempo do primeiro ponto mais um acrscimo de um quarto de tempo do segundo ponto.

10

5 INTERVALOS

Um intervalo a distncia (no sentido de diferena de freqncia) entre duas alturas. Na msica ocidental tradicional, o semitom o menor intervalo entre duas notas diferentes. A nomenclatura utilizada para avaliar o tamanho de um determinado intervalo entre duas notas provm da posio relativa da segunda em relao primeira na srie das notas musicais. O exemplo abaixo mostra os intervalos simples, a partir da nota d.

Alm da nomenclatura que define o tamanho do intervalo, existe tambm uma classificao quanto sua qualidade. Os intervalos podem ser justos, maiores, menores, aumentados ou diminutos. O que define a qualidade de um determinado intervalo o numero de semitons entre suas notas. Por exemplo, se existem cinco semitons entre um intervalo de quarta, dizemos que se trata de uma quarta justa. Um quinta com sete semitons uma quinta justa. A oitava com doze semitons um intervalo justo, assim como o unssono com zero semitons (ou seja, a mesma nota). Os intervalos justos formam o que chamamos de consonncias perfeitas. Quando um destes intervalos possui um semitom a mais do que o tamanho justo, chamamos o intervalo de aumentado. Se houver um semitom a menos, o chamamos de diminuto. A tabela abaixo demonstra a relao entre o nmero de semitons e a qualidade dos intervalos.

Unssono Quarta Quinta Oitava

Diminuto 4 6 11

Justo 0 5 7 12

Aumentado 1 6 8 13

No exemplo abaixo, utilizamos os numerais para indicar o tamanho do intervalo, e as letras J, A e d para indicar intervalos justos, aumentados e diminutos, respectivamente:

11

Os intervalos de segunda, tera, sexta e stima no podem ser classificados como justos, pois no so consonncias perfeitas. Ao invs disto, eles recebem a denominao de maiores ou menores, dependendo do nmero de semitons. Assim como com os intervalos justos, o excesso ou falta de semitons em relao ao estado maior/menor tambm transforma o intervalo em aumentado ou diminuto, respectivamente. A tabela a seguir indica o nmero de semitons para cada estado destes intervalos:

Segunda Tera Sexta Stima

Diminuta 0 2 7 9

Menor 1 3 8 10

Maior 2 4 9 11

Aumentada 3 5 10 12

No exemplo abaixo, utilizamos os numerais para indicar o tamanho do intervalo, e as letras M e m para indicar intervalos maiores ou menores, respectivamente:

Os intervalos de tera e sexta, maiores e menores, so classificados como consonncias imperfeitas. Os intervalos que no so considerados consonncias, recebem a classificao de dissonncias. Intervalos podem ser harmnicos ou meldicos. Intervalos harmnicos so aquele cujas notas soam simultaneamente. Intervalos meldicos consistem em duas notas executadas sucessivamente, e podem ser classificados como ascendentes ou descendentes quando a segunda nota for mais aguda ou mais grave do que a primeira, respectivamente. Por fim, intervalos podem ser simples (quando esto contidos na extenso de uma oitava) ou compostos (quando ultrapassam uma oitava). Para fins de classificao, os intervalos compostos podem ser simplificados: por exemplo, uma nona se comporta como uma oitava mais uma segunda; uma dcima segunda se comporta como uma oitava mais uma quinta, e assim por diante.

12

O exemplo abaixo ilustra estas classificaes:

13

6 MTRICA, COMPASSOS SIMPLES E COMPOSTOS

A mtrica dos compassos pode ser classificada de acordo com o nmero de tempos que possui: Compasso binrio: dois tempos Compasso ternrio: trs tempos Compasso quaternrio: quatro tempos

Alm disso, compassos podem ser divididos entre simples e compostos, de acordo com a subdiviso natural de cada tempo. O compasso simples aquele cujos tempos se subdividem naturalmente em duas partes iguais (a unidade de tempo nunca uma figura pontuada). O exemplo abaixo ilustra diferentes possibilidades de compassos simples:

O compasso composto aquele cujos tempos se subdividem naturalmente em trs partes iguais. Portanto, a unidade de tempo sempre uma figura pontuada. A frmula de compasso no indica o nmero de tempos, mas sim o nmero de divises dos tempos. O exemplo abaixo demonstra possibilidades de compasso composto.

Para encontrar a frmula de um compasso composto cuja unidade de tempo (U.T.) seja equivalente, porm pontuada, a de um compasso simples, basta multiplicar a frao por 3/2. Por exemplo: 2/4 (binrio simples) U.T. = semnima x 3/2 = 6/8(binrio composto) U.T. = semnima pontuada

14

7 ESCALAS MAIORES, GRAUS DA ESCALA

Uma escala uma srie de notas consecutivas que fornece o material para a construo de um trecho musical ou de uma pea inteira. Embora exista uma quantidade enorme de diferentes escalas, as mais importantes para o estudo da msica tonal so as escalas maiores e menores. O que define uma escala maior a distribuio de tons e semitons entre as notas que a compe. Por exemplo, uma srie de notas que comece e termine na nota d, e que utilize somente as notas naturais (sem acidentes), forma a escala de d maior. Isto se deve seguinte distribuio de tons e semitons:

A seqncia T-T-S-T-T-T-S define, portanto, as escalas maiores. A nota inicial desta seqncia considerada a geradora da escala e, portanto, confere o nome da escala. Por exemplo, a escala de mi maior consiste na seqncia de notas de mi a mi, seguindo a configurao T-T-S-T-T-T-S. Para que tal configurao possa existir nesta escala, necessrio alterar as notas d, f, sol e r com sustenidos:

Da mesma forma, uma escala maior comeando, por exemplo, com a nota r bemol s possvel com as seguintes alteraes:

s notas que compe a escala so designados nmeros, chamados graus, correspondentes sua posio na escala. Costumamos escrever estes graus com numerais romanos:

15

Os graus da escala recebem denominaes especficas:

I Tnica II Supertnica III Mediante IV Subdominante V Dominante VI Submediante VII Sensvel

Portanto, no contexto de uma escala especfica, possvel se referir a uma nota atravs da denominao de sua posio na escala. Por exemplo: A dominante de r maior l; F sustenido a sensvel de sol maior. Tambm comum representar os graus da escala atravs de numerais arbicos sob o smbolo de acento circunflexo, para diferenciar da representao de graus harmnicos, que geralmente utiliza numerais romanos. O exemplo abaixo exemplifica a utilizao destes numerais:

16

8 ESCALAS MENORES, SUBTNICA

As escalas menores, assim como as maiores, se caracterizam por configuraes especficas de tons e semitons. Existem trs tipos de escalas menores: Escala menor natural:

A escala menor natural (tambm chamada de primitiva) possui semitons entre os graus 2/3 e 5/6. A escala menor natural de l menor no requer acidentes para ser configurada:

Observe que por estar a um tom de distncia da tnica, o stimo grau da escala chamado de subtnica, e no de sensvel. Escala menor harmnica:

A nica nota da escala menor harmnica que difere da natural o stimo grau, que alterado ascendentemente para formar um semitom de distncia tnica. Isto causa o intervalo caracterstico desta escala, uma segunda aumentada entre o sexto e stimo graus. O stimo grau neste caso chamado de sensvel.

Escala menor meldica:

A escala menor meldica a nica dentre as trs que possui uma forma ascendente diferente da forma descendente. Na sua forma ascendente, a escala menor meldica tem o sexto e stimo graus alterados ascendentemente em relao escala natural (formando semitons entre os graus 2/3 e 7/1. A forma descendente idntica forma natural, ou seja, com o sexto e stimo graus abaixados.

17

Toda escala menor est relacionada a uma escala maior e vice-versa. Estas escalas so chamadas de relativas, pois compartilham o mesmo nmero de acidentes na forma natural. Por exemplo, tanto a escala de d maior quanto a escala de l menor natural no possuem nenhum acidente, logo dizemos que d maior a relativa maior de l menor, ou que l menor a relativa menor de d maior. A distncia entre a tnica de duas escalas relativas sempre de uma tera menor. Dada uma escala maior qualquer, a tnica da relativa menor se encontra uma tera menor abaixo da tnica da escala maior. E por sua vez, para cada escala menor, pode se encontrar a tnica da relativa maior uma tera menor acima da sua tnica. Desta forma, a relativa menor sempre o sexto grau da escala maior (submediante), e a relativa maior sempre o terceiro grau da escala menor (mediante), conforme demonstrado abaixo:

Abaixo vemos um exemplo de escalas relativas contendo bemis:

18

9 TONALIDADE, ARMADURA

Obras musicais escritas no idioma tonal implicam a definio de uma tnica. Uma vez definida esta tnica, pode-se dizer qual a tonalidade da pea ou trecho musical. Por exemplo, se uma determinada obra utiliza principalmente as notas contidas na escala de l bemol maior, definindo desta e de outras formas que a tnica a nota l bemol, ento diz-se que a obra (ou trecho) est na tonalidade de l bemol maior. Uma vez que o conjunto de notas contido na escala da tnica ser utilizado prioritariamente em relao s notas que no pertencem escala, convencionou-se o uso da armadura de tonalidade. A armadura consiste em uma coleo de acidentes posicionados no incio da pauta (entre a clave e a frmula de compasso), e que indica que todas as notas correspondentes na obra devero ser alteradas de acordo. Existe uma ordem especfica para a colocao de tais sinais. Esta ordem provm da ordem em que os acidentes surgem na construo das escalas maiores. A escala de d maior no possui nenhum acidente; portanto, a armadura da tonalidade de d maior no contm nenhum sustenido ou bemol. A nica escala maior que contm um nico sustenido sol maior (pois o f sustenido); assim, a armadura de sol maior contm um f sustenido. O f sustenido , ento, sempre o primeiro sustenido a ser escrito em qualquer armadura que contenha sustenidos. A escala maior que contm dois sustenidos a de r maior (alm do f, o d tambm sustenido), O d sustenido , assim, o segundo sustenido da armadura. A ordem de colocao dos sustenidos na armadura , portanto: F D Sol R L Mi Si Da mesma forma, a primeira escala maior que contm um nico bemol f maior (o si bemol). Assim, sua armadura contm um si bemol. A escala maior que contm dois bemis si bemol maior (o si e o mi so bemis). A ordem dos bemis nas armaduras a ordem reversa dos sustenidos: Si Mi L R Sol D - F O macete para reconhecer uma tonalidade de modo maior atravs de uma armadura com sustenidos : o ltimo sustenido da armadura sempre a sensvel da tonalidade. O macete para reconhecer uma tonalidade maior atravs de uma armadura com bemis : o ltimo bemol da armadura sempre a subdominante da tonalidade e o penltimo a tnica. O quadro na prxima pgina demonstra o ciclo de quintas, e as armaduras de todas as tonalidades maiores.

19

20

As armaduras de tonalidades do modo menor se comportam de maneira similar. O importante, neste caso, conhecer os acidentes contidos na forma natural da escala. As alteraes no sexto e/ou stimo graus que se encontram nas formas meldica e harmnica das escalas menores no devem ser assinaladas na armadura. As armaduras das escalas relativas so sempre idnticas. Ou seja, se a tonalidade de mi maior tem quatro sustenidos (f, d, sol e r), ento a armadura de sua relativa menor (d sustenido menor) tem os mesmos quatro sustenidos. Isto significa que ao ler uma partitura, no suficiente olhar para a armadura para conhecer a tonalidade da msica, pois no sabemos se a msica est na tonalidade maior representada pela armadura ou na sua relativa menor. Neste caso, til observar como se comportam as notas que seriam o sexto e stimo graus da relativa menor. Se estas notas esto alteradas logo no incio da pea, isto em geral indica que se trata da relativa menor. O mesmo ciclo de quintas da pgina anterior pode ser construdo para representar as tonalidades menores, bastando substituir os nomes das tonalidades por suas relativas menores.

21

10 INVERSO DOS INTERVALOS


Inverter um intervalo significa alterar a oitava de uma das duas notas que o compe, de modo que a direo do intervalo se inverta (intervalos ascendentes transformam-se em descendentes e vice-versa).

A inverso altera o tamanho e, em alguns casos, a qualidade do intervalo. No primeiro exemplo acima uma tera menor foi invertida e tornou-se uma sexta maior. Para se calcular o tamanho de um intervalo aps a sua inverso, basta subtrair seu nmero de nove. Utilizando-se novamente do exemplo acima, uma tera (3) invertida resulta em uma sexta (9-3=6). A qualidade do intervalo no se altera no caso de intervalos justos. Uma quarta justa (4) invertida resulta em uma quinta (9-4=5) tambm justa. Intervalos maiores e menores so reciprocamente opostos na inverso. Por esta razo a tera menor, no exemplo acima, quando invertida resulta na sexta maior, enquanto a tera maior invertida uma sexta menor. Os intervalos diminutos e aumentados tambm so opostos. A tabela abaixo resume a relao entre a qualidade dos intervalos e suas inverses. Inverso Diminutos Menores Justos Maiores Aumentados Aumentados Maiores Justos Menores Diminutos

tornam-se

Esta inverso de tamanho e qualidade dos intervalos pode ser observada nos exemplo abaixo:

22

11 ACENTOS MTRICOS, CONTRATEMPO, SNCOPE

Os tempos de um compasso recebem diferentes acentos mtricos. O primeiro tempo sempre percebido como o mais acentuado (comumente chamado de tempo forte). preciso ressaltar que um acento mtrico um fator psicolgico/perceptivo e no se trata de um acento de dinmica. As notas no devem necessariamente ser executadas com mais intensidade porque coincidem com o primeiro tempo. Tradicionalmente o compasso binrio percebido como a alternncia de um tempo forte e um tempo fraco. O exemplo abaixo ilustra esta alternncia, indicando com o sinal > o acento mtrico primrio.

O compasso ternrio consiste de ciclos de um tempo forte e dois fracos:

O compasso quaternrio possui um acento primrio no primeiro tempo e um acento secundrio (menos forte) no terceiro tempo. O sinal no exemplo abaixo indica o acento mtrico secundrio:

As divises dos pulsos tambm podem ser dividas em partes fortes e fracas do tempo, seguindo a mesma lgica. Uma sncope o efeito causado pela articulao de uma nota em tempo fraco (ou parte fraca do tempo) cujo som prolongado at o tempo forte (ou parte forte do tempo), como demonstrado abaixo:

Um contratempo o efeito resultante da articulao de um som no tempo fraco (ou parte fraca do tempo), cujo som seguido de uma pausa em tempo forte (ou na parte forte do tempo):

23

12 TRADES

Uma trade um conjunto de trs notas que guardam uma relao entre si atravs do intervalo de tera. Para formar a trade sobre uma nota em particular, basta adicionar uma nota uma tera acima dela, seguido de outra nota uma tera acima desta ltima, como se estivssemos empilhando as notas a teras de distncia. A primeira e a ltima nota neste conjunto possuem entre si, portanto, um intervalo de quinta. A nota a partir da qual se construiu a trade chamada de nota fundamental, e as outras duas de tera da trade e quinta da trade, respectivamente. As trades possuem diferentes classificaes, dependendo da qualidade dos intervalos que as compem. Trade maior A trade maior tem uma tera maior de distncia entre a nota fundamental e a tera da trade, e um intervalo de tera menor entre a tera e a quinta da trade. Observe que o intervalo de quinta resultante justo:

Trade menor A trade menor inverte a disposio dos intervalos de tera em relao trade maior. A partir da fundamental, contamos uma tera menor seguida de uma tera maior. O intervalo da quinta permanece justo:

Trade aumentada formada pela composio de duas teras maiores. O intervalo de quinta aumentado, o que d nome trade:

Trade diminuta Formada pela combinao de duas teras menores. O intervalo de quinta diminuto, o que d nome trade:

24

As trades no sero, necessariamente, encontradas sempre em sua forma fechada, ou seja, quando todas suas notas esto contidas na mesma oitava. As notas que compes uma trade podem estar em qualquer registro (at mesmo em instrumentos diferentes). Portanto, para podermos analisar uma trade, necessrio rearranjar suas alturas de modo que formem uma seqncia de teras. Para tanto, basta reescrever uma das notas da trade e, em seguida, escrever a segunda altura que compem a trade o mais prximo possvel desta nota. Por final, repetimos este processo com a terceira altura. Se o resultado for uma combinao de teras, basta identificar a nota fundamental e analisar a qualidade da trade. No exemplo abaixo, as trs notas que compe a trade esto distribudas em oitavas diferentes (forma aberta). Observe como, ao reescrever a trade na forma fechada, obtemos uma trade fechada cujos intervalos entre as notas so de tera. Neste caso, basta identificar que a nota fundamental sol e o tipo de trade menor:

Se a forma fechada no resultar em uma coleo de teras, precisamos reorganizar as alturas novamente para que se obtenha a configurao desejada. No exemplo abaixo, aps rearranjar a trade na forma fechada, no obtivemos a configurao de duas teras sobrepostas, pois o intervalo entre a nota mais grave e a intermediria uma quarta justa.

25

13 TRADES SOBRE A ESCALA MAIOR

Podemos construir trades sobre todas as notas de uma escala maior. Para tanto, basta acrescentar uma nota sobre cada grau da escala, uma tera acima de cada altura, e outra nota, uma tera acima desta (sempre respeitando os acidentes da tonalidade da escala). O exemplo abaixo demonstra todas as trades construdas sobre os graus da escala de r maior (os acidentes em cada acorde esto apresentados para fim de clareza). Observe que todas as notas utilizadas para construir as trades pertencem tonalidade de r maior, isto , utilizam os mesmos acidentes da armadura.

Se analisarmos os tipos de trades construdas, percebemos que existem trs tipos diferentes representados. As trades construdas sobre a tnica, a subdominante e a dominante so trades maiores. As trades construdas sobre a supertnica, a mediante e a submediante so trades menores. Por fim, a trade construda sobre a sensvel o nico caso de trade diminuta construda sobre a escala maior. Utilizamos os numerais romanos para representar as trades construdas sobre cada grau da escala. Mantemos as letras maisculas quando a tera da trade for maior (no caso das trades maiores e aumentadas), e utilizamos letras minsculas quando a tera for menor (no caso das trades menores e diminutas). Para representar a quinta aumentada ou diminuta utilizamos os smbolos e , respectivamente, ao lado de cada numeral.

Assim, possvel analisar com numerais romanos uma seqncia de trades, como mostra o exemplo abaixo na tonalidade de si bemol maior:

26

14 INVERSES DA TRADE

Observe o exemplo abaixo:

Todos os acordes representados acima so compostos pelas mesmas trs notas: si bemol, r e f. Portanto, todas so trades de si bemol maior, pois para definir uma trade no interessa o registro das notas que a compe, apenas quais notas. Entretanto, existe uma classificao das trades que depende da nota mais grave (ou baixo): a inverso. Dizemos que uma trade est invertida quando o baixo no a nota fundamental. No exemplo acima, as trs primeiras trades no esto invertidas, pois suas notas mais graves so todas si bemol, a nota fundamental. Esto, portanto, em estado fundamental. As prximas trs trades do exemplo apresentam a tera do acorde no baixo. Identificamos este estado como a primeira inverso da trade. Por fim, as trs ltimas trades esto todas em segunda inverso, pois a quinta da trade, a nota f, que est presente no baixo. importante no confundir os conceitos de baixo e nota fundamental. O baixo a nota mais grave do acorde conforme aparece na msica; a nota fundamental a nota sobre a qual a trade teoricamente construda atravs do empilhamento de teras (e que d nome trade), independente de ser a nota mais grave ou no. Assim como utilizamos numerais romanos para representar as trades em uma tonalidade, podemos indicar a inverso de uma trade colocando, ao lado do numeral romano, o numeral 6, no caso da primeira inverso, ou o numeral 6 sobre 4, para indicar a segunda inverso:

27

15 TRADES SOBRE AS ESCALAS MENORES

A variedade de trades que podem ser construdas sobre as escalas menores muito maior do que as derivadas da escala maior. Isto uma conseqncia da variao do sexto e stimo graus da escala, que podem ser alterados ou no no modo menor. O exemplo abaixo mostra todas as trades que podem ser construdas sobre a escala de l menor, incluindo todas as possibilidades do sexto e stimo graus:

Ao contrrio da escala maior, a escala menor permite a construo de trs trades diminutas diferentes (sobre o 2, 6 e 7 graus), e de uma trade aumentada (sobre o 3 grau). Observe que o a trade sobre a sensvel (stimo grau alterado ascendentemente) uma trade diminuta, enquanto a trade sobre a subtnica (stimo grau da escala natural) uma trade maior.

28

16 QUILTERAS, ANACRUSE

Quiltera a subdiviso de alguma figura rtmica em valores diferentes dos que resultariam de sua subdiviso natural. Por exemplo, A subdiviso natural de uma semnima em colcheias acontece na razo de uma para duas, uma vez que a durao da colcheia a metade da semnima. Com a utilizao de uma quiltera, possvel subdividir a semnima em trs colcheias, fazendo com que a colcheia passe a durar, artificialmente, um tero da durao da semnima (uma quiltera que resulta na diviso em trs partes iguais se chama tercina). O exemplo abaixo demonstra diferentes usos da tercina. No ltimo tempo do primeiro compasso, observamos trs colcheias onde normalmente estariam duas. No compasso seguinte, a durao de dois tempos dividida em trs semnimas. No prximo compasso, h trs mnimas ocupando o espao de duas.

Uma quiltera pode indicar qualquer diviso artificial de uma figura, no precisando ser necessariamente uma tercina. Abaixo voc encontra exemplos de diferentes quilteras:

No caso acima, a quiltera do primeiro compasso subdivide o quarto tempo em cinco semicolcheias ao invs de quatro. A quiltera do segundo compasso subdivide o tempo em seis partes, e a tercina do ltimo compasso demonstra que quilteras no precisam necessariamente dividir o tempo em trs figuras iguais, desde que soma das duraes equivalha ao da subdiviso implicada. Em um compasso composto, onde o tempo naturalmente se subdivide em trs partes, possvel utilizar quilteras para subdividir um tempo em duas ou quatro partes:

29

No incomum que uma composio inicie com um compasso incompleto. Freqentemente o primeiro compasso pode conter somente um ou dois tempos representando os tempos finais de um compasso. Coletivamente, estes tempos precedendo o primeiro compasso completo so chamados de anacruse:

Freqentemente, o ltimo compasso de uma obra que inicia com anacruse tambm ser incompleto, com uma durao que completa a durao da anacruse.

30

You might also like