You are on page 1of 13

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 2 Forma Jurdica das Empresas Comerciais


Objetivos da aula:
O Novo Cdigo Civil rmou novos conceitos de sociedades, alterando a forma jurdica das empresas e fazendo distino clara entre atividades de empresrios e no empresrios que constituem sociedade. O objetivo desta aula apresentar todas as formas legais de constituio de sociedades empresrias que se referem s empresas comerciais. Ao nal, voc dever ter um entendimento claro sobre as diversas formas de sociedade e de sua abertura. Tenha uma tima aula!

Entidades Comerciais Varejistas - so aquelas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor nal. Entidades Comerciais Atacadistas - so aquelas que compram do produtor para vender ao varejista, empresas industriais ou agrcolas, nunca vendem ao consumidor nal. Exemplos: supermercado, Loja de Veculos, Atacado de Madeiras, Loja de Peas. O novo Cdigo Civil de 10/01/2002 entrou em vigor em 11/01/03 e modicou alguns conceitos, como o conceito de empresa, a sociedade comercial foi substituda pela Sociedade Empresria, tendo seus instrumentos de constituio e alteraes registrados na Junta Comercial do Estado.
Faculdade On-Line UVB

Contabilidade Comercial

13

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

1. Introduo

Anotaes do Aluno

uvb
O novo Cdigo Civil considera empresrio quem exerce, prossionalmente, a atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens e servios e considera como no empresrio quem exerce prosso intelectual de natureza cientca, literria ou artstica, como: dentistas, advogados, mdicos, psiclogos, etc., quando exercem suas atividades sem caractersticas empresariais. Considera-se, ento, como sociedade empresria a que tem por objetivo o exerccio de atividade prpria de empresrio. As demais sociedades so consideradas Simples (prestao de servios decorrentes de atividade intelectual ou de cooperativa).

2. Nome Empresarial
O nome empresarial pode ser de dois tipos: DENOMINAO SOCIAL ou FIRMA SOCIAL. A denominao social deve designar o objeto da sociedade, de modo especco, no se admitindo expresses genricas isoladas, como: comrcio, indstria, servios. Havendo mais de uma atividade, dever ser escolhida a atividade predominante. permitido gurar na denominao social o nome de um ou mais scios.

3. Registro do Empresrio
3.1. Documentao Exigida:
Capa de Processo (preencher todos os campos, dispensada a assinatura no requerimento) via nica. Requerimento de Empresrio (1) em 4 vias. Cpia autenticada da identidade (2) via nica. Comprovantes de pagamento: (3) a) Guia de Recolhimento/Junta Comercial (4);

Faculdade On-Line UVB

14

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Contabilidade Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
b) DARF/Cadastro Nacional de Empresas (cdigo 6621) (4). Observaes: (1) Mnimo de 4 vias, podendo ser includas vias adicionais. Para cada via adicional, ser cobrado preo pela Junta Comercial, que dever ser recolhido por meio do mesmo documento de arrecadao, somado ao preo do ato. (2) Documentos admitidos: cdula de identidade, certicado de reservista, carteira de identidade prossional, Carteira de Trabalho e Previdncia Social ou Carteira Nacional de Habilitao (modelo com base na Lei no 9.503, de 23/9/97). Se o titular for estrangeiro, exigida identidade com prova de visto permanente e dentro do perodo de sua validade ou documento fornecido pelo Departamento de Polcia Federal, com indicao do nmero de registro. (3) No DF, o recolhimento referente aos itens a e b deve ser efetuado em um nico DARF sob o cdigo 6621. (4) Nmero de vias conforme denido pela Junta Comercial da UF.

As sociedades empresrias com registro na Junta Comercial podem ser constitudas nas seguintes modalidades: Sociedade Limitada; Sociedade em Nome Coletivo;

Vamos, nesta aula, aprofundar nossos estudos no tipo de sociedade mais comum entre as empresas comercial, que a Sociedade Limitada.

Faculdade On-Line UVB

Contabilidade Comercial

Sociedade em Comandita Simples; Sociedade em Comandita por Aes (Lei das S.A.); Sociedade por Aes (Lei das S.A.).

15

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

4. Tipos de Sociedade

Anotaes do Aluno

uvb
4.1. Sociedade Limitada
4.1.1. Documentao Exigida
Requerimento (Capa de Processo) com assinatura do administrador, scio, procurador, com poderes especcos, ou terceiro interessado (art.1.151 CC/2002), (vide tabela de atos e eventos para preenchimento do requerimento) em via nica. Contrato social, assinado pelos scios ou seus procuradores ou Certido de inteiro teor do contrato social, quando revestir a forma pblica (1) em trs vias. Declarao de desimpedimento para o exerccio de administrao de sociedade empresria, assinada pelo(s) administrador(es) designados no contrato, se essa no constar em clusula prpria (art. 1.011, 1 CC/2002) em via nica. Original ou cpia autenticada (2) de procurao, com poderes especcos e, se por instrumento particular, com rma reconhecida, quando o requerimento, o contrato social ou a declarao de que trata o item anterior for assinada por procurador. Se o delegante for analfabeto, a procurao dever ser passada por instrumento pblico via nica. Cpia autenticada (2) da identidade (3) dos administradores e do signatrio do requerimento via nica. Aprovao prvia de rgo governamental, quando for o caso (4) via nica. Ficha de Cadastro Nacional - FCN s. 1 e 2 via nica. Quando houver participao societria de: a) sociedade estrangeira: - prova de existncia legal da empresa e da legitimidade de sua representao (representante legal ou procurador); - inteiro teor do contrato ou do estatuto via nica; - procurao estabelecendo representante no Brasil com poderes para receber citao via nica; - traduo dos referidos atos, por tradutor matriculado em qualquer

Faculdade On-Line UVB

16

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Contabilidade Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
Junta Comercial via nica. b) pessoa fsica residente e domiciliada no exterior: - procurao estabelecendo representante no Pas, com poderes para receber citao via nica; - traduo da procurao por tradutor matriculado em qualquer Junta Comercial, caso passada em idioma estrangeiro via nica. c) empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao pblica: exemplar da folha do Dirio Ocial da Unio, do Estado, do DF ou do Municpio que contiver o ato de autorizao legislativa; ou citao, no contrato social, da natureza, nmero e data do ato de autorizao legislativa, bem como do nome, data e folha do jornal em que foi publicada. Comprovantes de pagamento: (5) a) Guia de Recolhimento/Junta Comercial (6); c) DARF/Cadastro Nacional de Empresas (6) (cdigo 6621). Observaes: (1) O ato constitutivo dever ser apresentado em trs vias, no mnimo, sendo, pelo menos uma, original. As vias adicionais, que vierem a ser apresentadas, sero cobradas de acordo com a tabela de preos de cada Junta Comercial. (2) Caso a cpia no seja autenticada por cartrio, a autenticao poder ser efetuada pelo servidor, no ato da apresentao da documentao, vista do documento original. (3) Documentos admitidos: cdula de identidade, certicado de reservista, carteira de identidade prossional, Carteira de Trabalho e Previdncia Social ou Carteira Nacional de Habilitao (modelo com base na Lei no 9.503, de 23/9/97). Se a pessoa for estrangeira, exigida identidade com a prova de visto permanente e dentro do perodo de sua validade ou documento fornecido pelo Departamento de Polcia Federal, com a indicao do nmero do registro (Vide Instruo Normativa DNRC n 76, de 28/12/1998). (4) Empresa de servios areos, corretoras de cmbio, de ttulos e valores
Faculdade On-Line UVB

17

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Contabilidade Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
mobilirios, distribuidora de valores etc. (Vide Instruo Normativa DNRC n 32, de 19/04/91). (5) No DF, o recolhimento referente aos itens a e b deve ser efetuado em um nico DARF sob o cdigo 6621. (6) Nmero de vias conforme denido pela Junta Comercial da UF.

4.1.2. Contrato Social


4.1.2.1. Contrato por Instrumento Particular
O Contrato Social no poder conter emendas, rasuras e entrelinhas, admitida, porm, nesses casos, ressalva expressa no prprio instrumento, com assinatura das partes. Nos instrumentos particulares, no dever ser utilizado o verso das folhas do contrato, cujo texto ser grafado na cor preta ou azul, obedecidos os padres de indelebilidade e nitidez para permitir sua reprograa, microlmagem e/ou digitalizao.

4.1.2.2. Prembulo do Contrato Social


Devero constar do prembulo do contrato social: a) qualicao dos scios e de seus representantes: scio pessoa fsica (brasileiro ou estrangeiro) residente e domiciliado no Pas ou no exterior: - nome civil, por extenso; - nacionalidade; - estado civil; - data de nascimento, se solteiro; - prosso; - documento de identidade, nmero e rgo expedidor/UF; - CPF; - endereo residencial (tipo e nome do logradouro, n, complemento, bairro/distrito, municpio, unidade federativa e CEP, se no Pas). scio pessoa jurdica com sede no Pas: - nome empresarial;
Faculdade On-Line UVB

18

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Contabilidade Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
- nacionalidade; - endereo da sede (tipo e nome do logradouro, n, complemento, bairro/distrito, municpio, unidade federativa e CEP); - Nmero de identicao do Registro de Empresa NIRE ou nmero de inscrio no Cartrio competente; - CNPJ.

scio pessoa jurdica com sede no exterior: - nome empresarial; - nacionalidade; - endereo da sede; - CNPJ. b) tipo jurdico da sociedade (Sociedade Limitada)

4.1.2.3. Clusulas obrigatrias do Contrato Social


O corpo do contrato social dever contemplar, obrigatoriamente, o seguinte: a) nome empresarial, que poder ser rma social ou denominao social; b) capital da sociedade, expresso em moeda corrente, a quota de cada scio, a forma e o prazo de sua integralizao; c) endereo completo da sede (tipo e nome do logradouro, nmero, complemento, bairro / distrito, municpio, unidade federativa e CEP), bem

Faculdade On-Line UVB

Contabilidade Comercial

como o endereo das liais; d) declarao precisa e detalhada do objeto social; e) prazo de durao da sociedade; f) data de encerramento do exerccio social, quando no coincidente com o ano civil; g) as pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade, e seus poderes e atribuies; h) qualicao do administrador no scio, designado no contrato; i) participao de cada scio nos lucros e nas perdas; j) foro ou clusula arbitral.

19

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Anotaes do Aluno

uvb
4.1.2.4. Clusula: pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade, seus poderes e atribuies
Sendo os administradores nomeados no contrato, obrigatria a indicao de seus poderes e atribuies. Caso no haja nomeao dos administradores no contrato, dever constar deste que os administradores sero nomeados em ato separado.

4.1.2.5. Clusulas facultativas do Contrato Social


a) regras das reunies de scios; b) previso de regncia supletiva da sociedade pelas normas da sociedade annima; c) excluso de scios por justa causa; d) autorizao de pessoa no scia ser administrador; e) instituio de conselho scal; f) outras, de interesse dos scios.

4.1.2.6. Fecho do Contrato Social


Do fecho do contrato social dever constar: a) localidade e data do contrato; b) nomes dos scios e suas respectivas assinaturas.

4.1.3.1. Capacidade para ser scio


Pode ser scio de sociedade limitada, desde que no haja impedimento legal: a) maior de 18 anos, brasileiro(a) ou estrangeiro(a), que se achar na livre administrao de sua pessoa e bens; b) menor emancipado:
Faculdade On-Line UVB

Contabilidade Comercial

4.1.3. Capacidade e Impedimento para ser scio

20

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Anotaes do Aluno

uvb
por concesso dos pais, ou de um deles na falta de outro se o menor tiver dezesseis anos completos; A outorga constar de instrumento pblico, que dever ser inscrito no Registro Civil das Pessoas Naturais e arquivado na Junta Comercial; por sentena do juiz que, tambm, dever ser inscrita no Registro Civil das Pessoas Naturais; pelo casamento; pelo exerccio de emprego pblico efetivo (servidor ocupante de cargo em rgo da administrao direta, autarquia ou fundao pblica federal, estadual ou municipal); pela colao de grau em curso de ensino superior; pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com 16 anos completos tenha economia prpria; c) desde que assistidos, como segue, uma vez que so relativamente incapazes para a prtica de atos jurdicos: por seus pais ou por tutor: - maior de 16 anos e menor de 18 anos; pelo curador: - o prdigo e aqueles que, por enfermidade ou decincia mental, no tiverem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; os decientes mentais, os brios habituais e os viciados em txicos; os excepcionais sem completo desenvolvimento mental; de acordo com a legislao especial (art.4, pargrafo nico do Cdigo Civil), o ndio; d) desde que representados, como segue, uma vez que so absolutamente incapazes de exercer, pessoalmente, os atos da vida civil: por seus pais ou por tutor: - o menor de 16 anos; pelo curador: - os que, por enfermidade ou decincia mental, no tiverem
Faculdade On-Line UVB

21

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Contabilidade Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
o necessrio discernimento para a prtica desses atos e os que, mesmo por causa transitria, no puderem exprimir sua vontade; e) pessoa jurdica nacional ou estrangeira. Menor de 18 e maior de 16 anos, emancipado A prova da emancipao do menor de 18 anos e maior de 16 anos, anteriormente averbada no registro civil, correspondente a um dos casos a seguir, dever instruir o processo ou ser arquivada em separado, simultaneamente, com o contrato: a) pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento publico,ou por sentena judicial; b) casamento; c) exerccio de emprego pblico efetivo; d) colao de grau em curso de ensino superior; e) estabelecimento civil ou comercial ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com 16 anos completos tenha adquirido economia prpria.

4.1.3.2. Impedimentos para ser scio


No pode ser scio de sociedade limitada a pessoa impedida por norma constitucional ou por lei especial (vide Instruo Normativa DNRC n 76, de 28/12/1998), observando-se, ainda, que: portugus, no gozo dos direitos e obrigaes previstos no Estatuto da Igualdade, comprovado mediante Portaria do Ministrio da Justia, pode participar de sociedade limitada, exceto na hiptese de empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens; os cnjuges casados em regime de comunho universal de bens ou de separao obrigatria no podem ser scios entre si, ou com terceiros; pessoa jurdica brasileira: - em empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens, exceto partido poltico e sociedade cujo capital pertena, exclusiva
Faculdade On-Line UVB

22

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Contabilidade Comercial

Anotaes do Aluno

uvb
e nominalmente, a brasileiros e desde que essa participao se efetue por meio de capital sem direito a voto e no exceda a 30% do capital social.

4.2. Sociedade em Nome Coletivo


Os scios somente podem ser pessoas fsicas e, entre si, podem estabelecer limites de responsabilidade de cada um, no entanto a responsabilidade dos scios para com terceiros, neste tipo de sociedade, ilimitada, ou seja, vai alm do capital social. Portanto, parece no ser um tipo de sociedade desinteressante pela responsabilidade ilimitada dos scios.

4.3. Sociedade em Comandita Simples


Neste tipo de sociedade, temos duas categorias de scios: Comanditados que so pessoas fsicas responsveis, solidria e ilimitadamente, pelas obrigaes sociais da empresa.

4.4. Sociedade por Aes (Lei das S.A.)


Este tipo de sociedade regido por lei especial, o capital dividido em aes, sendo o acionista responsvel somente pelo valor de emisso das aes subscritas ou adquiridas. Desdobra-se em dois tipos de S.A.:
Faculdade On-Line UVB

Contabilidade Comercial

Tambm um tipo de sociedade pouco interessante pelas responsabilidades dos scios comanditados.

23

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Comanditrios que so responsveis somente pelo valor de sua quota de capital, aos quais cabe participar das deliberaes da sociedade e scalizar suas operaes. No entanto, no podem praticar quaisquer atos de gesto, nem ter o nome na rma social, sob pena de ter suas responsabilidades igualadas s dos scios comanditados.

Anotaes do Aluno

uvb
Capital Aberto capta seus recursos com o pblico, por meio de emisso de aes e negociao em bolsas de valores. Capital Fechado capta seus recursos dos prprios acionistas, suas aes no so negociadas ou cotadas em bolsas de valores, cando restrita a pequenos grupos de acionistas. Sociedade de Economia Mista neste tipo de S.A. a maior parte do capital votante pertence Unio ou a entidade da Administrao Indireta do Estado. criada por lei, com nalidade de interesse pblico e gerida pelo poder pblico. Sociedade de Capital Autorizado o seu estatuto j prev o aumento do capital at certo teto, no necessitando de anuncia da Assemblia Geral nem de reforma estatutria para realizar o aumento de capital.

4.5. Sociedade em Comandita por Aes (Lei das S.A.).


Neste tipo de sociedade, o(s) acionista(s) que administra(m) responde(m), subsidiria e ilimitadamente, pelas obrigaes. regida pela Lei das S.A. e, tambm, pela responsabilidade dos acionistas, caiu em desuso.

Sntese Contabilidade Comercial


Nesta aula, estudamos o registro do empresrio e os tipos de sociedade comercial, dando nfase sociedade limitada que predomina na atividade comercial. Na prxima aula, veremos a constituio das empresas comerciais. No perca!

Faculdade On-Line UVB

24

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Anotaes do Aluno

uvb

Referncias
IUDCIBUS, Srgio de; MARION, Jos Carlos. Contabilidade Comercial. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2000. JACINTHO, Roque. Contabilidade Comercial. 2. ed. So Paulo: tica, 1987. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Empresarial. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2003.

Faculdade On-Line UVB

25

Aula 02 - Forma Jurdica das Empresas Comerciais

Contabilidade Comercial

You might also like