You are on page 1of 3

Exerccios de Biologia Gentica de Populaes

1. UFPI Em 1908, os cientistas Hardy e Weinberg formularam um teorema cuja importncia est no fato dele estabelecer um modelo para o comportamento dos genes nas populaes naturais. Se os valores das freqncias gnicas de uma populao, observada ao longo de geraes, forem significativamente diferentes dos valores esperados atravs da aplicao do teorema, podese concluir corretamente que: a) a populao estudada infinitamente grande, inviabilizando a aplicao do teorema. b) no houve a atuao dos fatores evolutivos sobre a populao. c) a populao encontra-se em equilbrio gentico. d) a populao est evoluindo, uma vez que as freqncias gnicas foram alteradas. e) os cruzamentos nessa populao ocorrem ao acaso. 2. UFRJ Uma populao vegetal, que no est em equilbrio de Hardy-Weinberg, composta por 500 indivduos. Desses, 420 so de flores vermelhas (fentipo dominante) e 80 so de flores brancas (fentipo recessivo). Dos 420 indivduos de flores vermelhas, 380 so homozigticos (VV) e 40 so heterozigticos (Vv). Determine a freqncia dos genes V e a freqncia dos genes v nessa populao. 3. UFMS De acordo com a lei de Hardy-Weinberg, para que uma populao esteja em equilbrio gentico perfeito necessrio: I. Ser uma populao panmtica, ou seja, ser suficientemente grande para que os cruzamentos se dem ao acaso. II. Estar composta por indivduos de uma mesma espcie que se reproduzam sexualmente e residam dentro de limites geogrficos definidos, permitindo o intercruzamento. III. No sofrer ao (influncia) dos denominados fatores evolutivos. Considerando as proposies I, II e II, correto afirmar que: (01) todas esto incorretas. (02) somente a I e a II esto corretas. (04) somente a I e a III esto corretas. (08) todas esto corretas. D, como resposta, a soma das alternativas corretas. 4. U. E. Maring-PR Dependendo de sua constituio gnica, um indivduo pode apresentar maior ou menor adaptao ao meio, maior ou menor chance de sobreviver e de se reproduzir. Um exemplo disso foi o melanismo industrial na Inglaterra. Mariposas portadoras do gentipo para cor clara (aa) eram mais intensamente caadas pelos

pssaros do que mariposas escuras (gentipos AA ou Aa), em reas poludas. O diagrama a seguir mostra, ao longo de trs geraes, o nmero de gentipos encontrados em cada gerao. Com base no diagrama, assinale o que for correto:

01) As freqncias dos alelos A e a, na gerao 1, so, respectivamente, 0,80 e 0,20. 02) As freqncias dos alelos A e a, na gerao 2, so, respectivamente, 0,50 e 0,50. 04) As freqncias dos alelos A e a, na gerao 3, so, respectivamente, 0,25 e 0,75. 08) A freqncia de mariposas escuras aumenta com o passar das geraes. 16) A freqncia do alelo que condiciona a cor escura aumenta com o passar das geraes. 32) Em qualquer gerao, a freqncia do alelo A somada freqncia do alelo a sempre igual. D, como resposta, a soma das alternativas corretas. 5. UFR-RJ Numa determinada ilha existia uma populao animal com indivduos possuidores de uma caracterstica normal e indivduos possuidores de uma caracterstica recessiva, numa proporo de 10:1, respectivamente. Mas um desastre ambiental provocou a morte de todos os indivduos com a caracterstica recessiva, alterando de forma brusca a freqncia do gene recessivo na populao da ilha. a) Aps o desastre pode-se afirmar que a freqncia do gene recessivo ser zero? Justifique sua resposta. b) Qual o nome dado a essa alterao brusca na freqncia gnica?

1|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

6. UnB-DF Leia o texto. Um geneticista usou duas linhagens de milho, cada uma das quais reconhecvel facilmente por ser homozigota quanto a um gene recessivo. As duas populaes foram plantadas no mesmo campo, selecionando-se, para plantio, em cada gerao subseqente, as sementes resultantes do intercruzamento e que estivessem nas espigas que revelassem a menor taxa de intercruzamento. Em uma das populaes, a freqncia inicial de intercruzamento foi de 35,8% e, nas geraes subseqentes, ela baixou da seguinte forma: 24,9%, 14,0%, 10,3%, 9,2%, 4,9%. Na outra populao, os valores correspondentes foram os seguintes: 46,7%, 30,6%, 35,1%, 9,3%, 10,6% e 3,4%.
FREIRE-MAIA, N. Teoria da evoluo: de Darwin teoria sinttica . Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: EDUSP, 1988 (com adaptaes).

Nessas figuras, esto representadas sucessivas geraes de grilos. Considerando-se as mudanas que se podem observar na freqncia fenotpica dos indivduos dessa populao, possvel afirmar que: a) a estao climtica passou de seca a chuvosa. b) o processo reprodutivo dos grilos est se caracterizando por isolamento. c) os grilos esto sofrendo mutaes em resposta ao tipo de ambiente. d) os grilos verdes possuem maior potencial reprodutivo. 8. MACKENZIE-SP A sensibilidade (gosto amargo) do ser humano ao PTC (feniltiocarbamida) se deve a um gene autossmico dominante I e a insensibilidade, ao seu alelo recessivo i. Sabendo-se que, numa populao de 1200 pessoas, as freqncias dos genes I e i so, respectivamente, 0,8 e 0,2, os nmeros esperados de pessoas sensveis e insensveis nessa populao so, respectivamente: a) 1152 e 48. b) 1008 e 192. c) 960 e 240. d) 816 e 384. e) 768 e 432. 9. UFFRJ De acordo com a Teoria de Hardy-Weimberg, em uma populao em equilbrio gentico as freqncias gnicas e genotpicas permanecem constantes ao longo das geraes. Para tanto, necessrio que a) a populao seja infinitamente grande, os cruzamentos ocorram ao acaso e esteja isenta de fatores evolutivos, tais como mutao, seleo natural e migraes. b) o tamanho da populao seja reduzido, os cruzamentos ocorram ao acaso e esteja sujeita a fatores evolutivos, tais como mutao, seleo natural e migraes. c) a populao seja infinitamente grande, os cruzamentos ocorram de modo preferencial e esteja isenta de fatores evolutivos, tais como mutao, seleo natural e migraes. d) a populao seja de tamanho reduzido, os cruzamentos ocorram de modo preferencial e esteja sujeita a fatores evolutivos, tais como mutao, seleo natural e migraes. 10. MACKENZIE-SP Se numa populao humana em A B equilbrio gentico, as freqncias dos genes I , I e i que condicionam o tipo de sangue so iguais, conclumos que nessa populao existem: a) mais pessoas do tipo A. b) mais pessoas do tipo O. c) mais pessoas do tipo AB. d) igual nmero de pessoas do tipo A e do tipo B. e) igual nmero de pessoas de cada tipo (A, B, AB e O).

Com referncia s informaes e ao tema apresentados no texto, julgue os itens a seguir como certos ou errados. ( ) O trecho sementes resultantes do intercruzamento refere-se ao fato de o experimento envolver populaes de espcies diferentes de milho plantadas no mesmo campo. ( ) O experimento descrito consistia em escolher espigas que tivessem sementes formadas pelo intercruzamento das duas populaes, mas que tivessem sido polinizadas, majoritariamente, por flores de sua prpria populao. ( ) As espigas que tinham maior quantidade de intercruzamento mantinham-se facilmente reconhecveis por serem homozigotas recesivas. ( ) O experimento mostrou que a freqncia de intercruzamento estava decrescendo, pois, na primeira gerao, foi de 35,8% em uma populao e de 46,7% na outra, e, na quarta gerao, foi, respectivamente, de 10,3% e 9,3%. ( ) O procedimento descrito no texto pode levar, com o passar das geraes, ao isolamento reprodutivo das populaes. 7.UFMG Observe estas figuras.

2|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

GABARITO
01- D 02Nessa populaco temos 500 indivduos e, conseqentemente, 1000 genes (2 genes para`cada indivduo). A quantidade de genes v 80 X 2 = 160 nos indivduos vv e 40 X 1 = 40 indivduos Vv. O total de genes v , portanto, de 160 + 40 = 200. Como, no total, h 1000 genes, a freqncia de v de 20%. A freqncia de genes V , ento, de 80%. 03- 08 04- 02 + 08 + 16 + 32 = 58 05a) No, pois os genes recessivos podem estar presentes nos indivduos normais heterozigotos. b) oscilao gnica ou deriva gnica. 06- E-C-E-C-C 07- A 08- A 09- A 10- D

3|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

You might also like