You are on page 1of 72

ndice

Interface.......................................................................................... 2 Criao, manipulao e visualizao de pgina.................................... 4 Caixa de Ferramentas.......................................................................19 Edio de texto................................................................................27 Dicionrio........................................................................................34 Editor de matria.............................................................................35 Caracteres Especiais.........................................................................36 Texto ao redor da imagem................................................................39 Notas de Rodap. .............................................................................40 Criao de ndice automtico. ............................................................42 Tabulaes e Tabelas........................................................................45 Cores e Imagens..............................................................................54 Impresso.......................................................................................63 Imposio de Pginas. ......................................................................68

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

Interface
A interface do InDesign no difere muito dos demais softwares grficos. Possui a configurao bsica com apresentao dos menus de comando, barras de rolagem de tela, caixa de ferramentas e paletas de opes. A barra de propriedade interativa permitindo vrios tipos de edio dependendo do que est sendo selecionado: objetos e ferramentas. As rguas esto dispostas na vertical (do lado esquerdo da tela) e horizontal (na parte superior da tela), sendo ligada/desligada utilizando-se o Menu View>Show/ Hide Rulers. O uso das rguas tambm est vinculado com as linhas guias, utilizadas para alinhamento de frames na pgina. Para colocar uma linha guia, basta clicar e arrastar da rgua para a tela. Isso serve tanto para vertical quanto para horizontal. O controle de zoom pode ser acionado atravs da digitao de valores na prpria tela, alm de informar qual o valor utilizado quando o zoom acionado por outros modos.
Menu de Comandos Barra de Propriedades Interativa

Caixa de Ferramentas

Rguas

Paletas

Controle de zoom

Posio de Pgina na Publicao

Barras de rolagem

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

O InDesign tambm fornece informaes do arquivo em que se est trabalhando, como tipo, tamanho, data e hora da ltima modificao e localizao. Para isso necessrio posicionar o mouse em um espao da barra inferior a esquerda da barra de rolagem.

Porm, a maior vantagem da interface do InDesign trabalhar com as paletas que esto dispostas no lado direito da tela e junto com a barra de propriedades que permite acionar todos os recursos disponibilizados para edio de uma publicao de forma rpida e interativa. Esse o segredo para no se perder na tela do programa que pode se tornar poluda com o uso de tantas paletas. Caso alguma paleta no esteja disponvel ser necessrio acion-la atravs do Menu Window.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

Criao, manipulao e visualizao de pgina


Para criao de um novo documento no InDesign necessrio utilizar o Menu File>New. Nessa opo teremos trs opes: document, document to template, library e book.

Na opo Documento from Template abre o Adobe Bridge que mostra vrios arquivos prontos (modelos), com pginas mestre, estilos de pargrafo e caracteres disponveis para uso imediato. Na opo Book aberto um gerenciador de arquivos do InDesign que permite agrupar vrios arquivos mantendo entre eles configuraes em comum como, por exemplo, seqncia de pginas. Este comando permite imprimir os documentos sequencialmente ou pode-se gerar um nico arquivo PDF resultante do agrupamento de vrios arquivos, como se cada arquivo fosse um captulo de um livro. Na opo Library gera-se uma paleta de biblioteca de elementos, que fica disponvel na tela. Quando voc fizer algum elemento na pgina e o inclui na paleta ele ficar disponvel para todos os arquivos do InDesign. Porm, a opo que mais interessa para definies de um novo projeto a Document. Nesse comando teremos todas as caractersticas do projeto grfico.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

Documents Preset: estilo de publicaes que podem ser criadas utilizando Menu File > Documents Preset > Define. Quando se utiliza a criao de estilos de publicaes as opes de configuraes de pgina que esto disponveis so iguais as do comando New. Number of Pages: nmeros de pgina da publicao. Pode ser alterado posteriormente incluindo ou excluindo pginas no momento da diagramao. Facing Pages: permite que as margens sejam tratadas como interna/externa para publicaes com acabamento na lombada (livro, revista) ou como direita/esquerda se o acabamento for refile simples (folheto, mala direta, cartaz). Master Text Frame: coloca um frame de texto na pgina mestre para permitir fluxo de texto automtico para a publicao. Page Size: possui uma lista de formatos mais comuns. A opo Custom aparece quando se coloca um formato que no est disponvel na lista. Width / Height: opo de largura / altura da pgina disponvel para formatos que no esto disponveis na opo Page Size. Orientation: posio vertical / horizontal da pgina. Columns: nmero de colunas da publicao (Number) e espao entre elas (Gutter). Durante o desenvolvimento da diagramao da publicao essas opes podem ser alteradas. Margins: determinam a rea de mancha da publicao. Dependendo da opo Facing Pages (ligada / desligada) pode-se ter como resultado Left / Right (esquerda / direita) ou Inside / Outside (interna / externa) das margens laterais da pgina. Do lado direito da tela, existe um boto intitulado More Options, que abre mais opes para o comando New.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

Bleed: determina a rea de sangria. Dependendo do tipo de acabamento necessrio colocar valores diferentes para cada lado da sangria. Se os valores forem iguais basta digit-lo em um dos campos e clicar no cone da corrente que o programa duplica o valor digitado nos demais campos. Essa opo deve ser acionada tambm no momento da impresso, atravs do Menu File > Print. Slug: determina a rea do pastboard que pode conter informaes que se queira imprimir, como logotipos ou informaes adicionais. A pgina apresentar linhas de orientao como visualizado na tela seguir.

Para edio das configuraes referentes pgina depois que a publicao j est aberta, utiliza-se o Menu File > Document Setup.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

As configuraes de margem esto disponveis no Menu Layout > Margins and Columns.

A manipulao das pginas podem ser feita atravs da paleta Page, que fica disponvel do lado direito da tela. Caso ela no esteja disponvel, clique em Menu Window > Page. Pela paleta possvel deslocar, inserir e excluir pginas visualmente.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

A paleta Page tambm possui um submenu que permite dar acesso a outros comandos relacionados com atributos de controles de pgina.

Se preferir utilizar comandos de menu, quanto a insero de pgina da publicao pode-se fazer atravs do Menu Layout. Utilizando o comando Add Page, para adicionar uma pgina depois da que se est trabalhando.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

Utilizando o comando Insert Pages pode-se escolher um nmero maior de pginas que sero inseridas na publicao, alm da localizao dessas pginas, indicando o nmero da pgina de referncia e escolha antes ou depois dessa pgina. Pode-se tambm escolher qual a pgina mestre que estar sendo vinculada s novas pginas.

Uma outra opo que est disponvel no Menu Layout Move Page, para deslocar pginas na publicao. possvel escolher as pginas que sero movidas, a pgina de referncia e a posio do deslocamento na publicao como antes ou depois e no comeo ou no fim da publicao.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

Durante boa parte do processo de diagramao se faz necessria a navegao entre as pginas ir rapidamente de uma pgina para outra. Isso pode ser feito facilmente pela paleta Page de forma visual, clicando na pgina desejada. Na parte inferior da tela existe a opo de navegao atravs da escolha da pgina em uma lista.

O InDesign tambm possui a possibilidade de deslocamento atravs do Menu Layout. No menu existem as opes First Page (primeira pgina da publicao), Previous Page (pgina anterior), Next Page (prxima pgina), Last Page (ltima pgina da publicao), Next Spread (prxima pgina dupla) e Previous Spread (pgina dupla anterior).

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

10

O software tambm permite a navegao entre as pginas utilizando as barras de rolagem. O deslocamento vertical e cada pgina ou grupo de duas pginas (se estiver usando pginas duplas) possui um pastboard individual.

Uma dos mais famosos recursos de automatizao em softwares paginadores o uso de pginas mestre. Essas pginas permitem que o usurio crie um padro utilizando elementos que so comuns a todas as pginas da publicao, como cabealhos, rodaps, nmeros de pgina. No Indesign possvel utilizar vrias pginas mestre e vincular qualquer pgina da publicao a elas, em qualquer momento. Para criar uma pgina mestre nova utilize o submenu da paleta Page > New Master.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

11

possvel nomear as novas pginas mestre conforme a necessidade de cada usurio, alm de escolher a quantidade (simples ou dupla) e se a nova pgina mestre derivada de uma outra existente.

A nova pgina mestre estar disponvel na paleta Page.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

12

Para vincular uma pgina da publicao com uma nova pgina mestre basta usar a paleta Page, clicando na pgina mestre e arrast-la at a pgina desejada. Se preferir, pode-se utilizar o submenu da paleta Page escolhendo Apply Master to Page, escolher a pgina mestre a ser aplicada e as pginas que devero ser modificadas.

Outra opo bastante importante para a automao de publicaes a numerao automtica de pgina, que deve ser colocada na pgina mestre; assim, ela ser assumida por todas as pginas da publicao. Essa numerao independe da variedade de pginas mestre da publicao. Ao criar as pginas mestre, deve-se definir que elas respeitaro a numerao automtica. Quando precisar, por exemplo, adicionar uma nova pgina publicao, dever definir a posio e qual a pgina mestre que ser utilizada e o Indesign se encarregar de alterar a numerao de todas as pginas para respeitar a sequncia numrica da publicao. Para utilizar o recurso de numerao automtica necessrio estar em uma pgina mestre, colocar uma caixa de texto, clicar com a ferramenta de texto e clicar em Menu Type > Insert Special Character > Markes > Corrent Page Number.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

13

A visualizao da numerao o prefixo utilizado para nomear a pgina mestre. Na pgina mestre, esse texto igual a um outro qualquer, por isso pode ser editado com todos os recursos disponveis para isso, como fonte, tamanho e alinhamento.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

14

A visualizao das pginas no momento da diagramao um ponto interessante no InDesign porque permite vrias formas de ver o resultado do projeto em que se est trabalhando. No Menu View > Screen Mode existem vrias opes.

A primeira a Normal onde a visualizao o padro do software. Nessa visualizao pode-se ver as linhas guias, linhas de orientao (bleed, margens) e contorno dos frames de texto e imagens.

A prxima Preview onde pode-se visualizar como a publicao ficar quando for impressa.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

15

A opo Bleed permite visualizar a publicao com as reas de sangrias determinadas no momento de criao da publicao com o Menu File > New.

A ltima opo Slug, permite visualizar a publicao impressa com informaes dispostas no pastboard. Essa rea tambm determinada no momento da criao da publicao com o Menu File > New.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

16

As opes de visualizao da pgina tambm podem ser acessadas atravs da barra de ferramentas.

Ainda descrevendo visualizao existem duas opes interessantes. Uma a opo de apagar os contornos dos frames de texto e imagens, o que torna a tela bastante limpa, tornando possvel visualizar o peso dos elementos sem as marcaes das caixas. Para tanto, utiliza-se o Menu View > Show / Hide Frame Edges.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

17

A outra opo, que bastante comum entre os softwares de editorao, mostrar ou no as linhas guias. No InDesign essa opo est em Menu View > Grids & Guides > Show / Hide Guides.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

18

Caixa de Ferramentas
No InDesign a caixa de ferramentas pode ter vrias disposies na tela. O usurio pode decidir como quer colocar as ferramentas na tela e aproveitar da melhor maneira, o espao do monitor. Para mudar a posio da caixa clique nas flechas do lado superior esquerdo da caixa de ferramentas.

Para colocar a caixa de ferramentas na tela como uma paleta flutuante necessrio clicar, segurar e arrastar a caixa para a tela.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

19

Pode-se tambm deix-la na horizontal.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

20

A caixa de ferramentas do InDesign a base da utilizao do software pois permite manipular os elementos dispostos na pgina da publicao. Caso a caixa de ferramentas no esteja disponvel na tela acione o Menu Windows > Tools.

Ferramenta de seleo: permite arrastar os frames dentro da publicao, bem como redimension-los. Ferramenta de seleo direta: responsvel pela manipulo do contedo dentro dos frames como imagens por exemplo. Alm disso, essa ferramenta utilizada para edio dos frames e das linhas atravs da edio de ns.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

21

Ferramenta caneta: utilizada para construir frames irregulares e com a manipulao da forma atravs da edio dos ns. Existem ferramentas ocultas que permitem adionar / remover ns e torn-los ns de ponta.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

22

Ferramenta texto: responsvel pela edio de textos e pargrafos atravs da seleo dos mesmos. Permite tambm criar frames de textos. No submenu existe a possibilidade de confeco de texto em um caminho pr determinado com a ferramenta caneta ou linha.

Ferramenta lpis: cria linhas atravs do desenho mo livre com possibilidade de edio atravs dos ns. Possui um submenu que permite suavizao de ns e uma ferramenta para apagar parte da linha. Ferramenta linha: permite fazer linhas retas. Quando utilizada com a tecla Shift constri as linhas com inclinao de 45 graus. Ferramenta frame: utilizada para criar frames de textos e imagens. No submenu tem-se a opo da forma: retngulo, oval e polgono. Quando utilizada com a tecla Shift as formas so criadas de forma proporcional, gerando quadrado e crculo.
Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

23

Ferramenta forma: utilizada para criar elementos. No submenu tem-se a opo da forma: retngulo, oval e polgono. Quando utilizada com a tecla Shift as formas so criadas de forma proporcional, gerando quadrado e crculo. Ferramenta rotao: quando utilizada gira o elemento em torno do ponto central. Para alterar esse ponto necessrio clicar duas vezes no local onde se deseja que o ponto central seja criado. Ferramenta escala: redimensiona elementos e frames verticalmente e horizontalmente. Ferramenta distoro: permite chanfrar o elemento. Ferramenta transformao livre: permite utilizar rotao, redimensionamento e deslocamento em uma s ferramenta. Ferramenta conta-gotas: coleta cores de frames e imagens transferindo para o elemento desejado. No submenu apresenta a ferramenta de medida, que trabalha junto com a paleta Info. Para utilizar essa ferramenta clica-se no ponto inicial do elemento que se quer medir e arrasta at o ponto final. A medida aparecer na paleta Info. Para acionar a paleta Info basta clicar no menu View > Info.

Ferramenta gradiente: aplica degrade nos elementos atravs da escolha de cor da paleta Swatches. Ferramenta boto: permite criar botes para acionamento quando o arquivo do InDesign transformado em PDF. Ferramenta tesoura: permite cortar frames e elementos. Ferramenta deslocamento: utilizada para movimentar a tela.
Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

24

Ferramenta zoom: aumenta ou diminui a tela com incrementos de 25%. Para reduo necessrio clicar a tecla ALT. Ferramenta preenchimento: pode ser utilizada na forma de preenchimento para frame ou para texto, dependendo do cone que est acionado.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

25

Ferramenta de visualizao: permite trocar a visualizao da pgina da publicao para Normal no boto da esquerda e Preview, Bleed (sangria) e Slug (pastboard) no boto da direita.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

26

Edio de texto
No InDesign possvel criar textos novos ou utilizar um que tenha sido digitado em um processador de texto. O uso de textos sempre ter como base um frame que pode ser aberto com a ferramenta de frame ou simplesmente com a ferramenta texto. Depois s comear a digitao.

Quando o texto j est digitado em um processador de texto, deve-se import-lo utilizando o Menu File > Place.

Esse comando permitir importar tambm os estilos criados no processador de texto o que facilita bastante a automao de edio em publicaes que possuem grande quantidade de texto. Para disponibilizar um quadro de dilogo com opes de configurao, necessrio clicar na opo Show Import Options no comando Place. Se o texto a ser importado for um texto sem formatao (.txt) aparecer uma tela com opes simples.
Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

27

Se o texto importado conter formatao (.doc e .rtf) a janela que aparece possui vrios itens que podem ser configurados para aproveitar a diagramao realizada no processador de texto.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

28

Dependendo do tipo de publicao, na importao de texto o ideal espalh-lo no primeiro frame e depois vincular com os prximos frames. Se a publicao necessitar de uma diagramao mais especfica em cada pgina o ideal espalhar o texto manualmente conforme se desenvolve a diagramao. Se for uma publicao de texto
Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

29

corrido como um livro, o ideal usar a tecla Shift quando for vincular o texto e o software se encarregar de espalh-lo pelos frames e criar novas pginas caso seja necessrio, at terminar todo o texto. Quando se utiliza a ferramenta de texto a barra de propriedades apresenta os comandos de edio de caracter e pargrafo. Na barra referente a caracter temos:

Tipo de fonte: permite visualizar o nome da fonte, tipo de arquivo digital atravs de cone e um exemplo do desenho da fonte. Estilo: caracterstica (negrito, itlico, normal e negrito itlico). Tamanho: permite alterar o tamanho do corpo da fonte em pontos com incrementos de 3 dgitos depois da vrgula. Entrelinha: determina o espao entre linhas tambm em pontos. O uso da entrelinha automtica pressupe o valor de 120% do tamanho do corpo. Caixa alta: deixa todas as letras do texto em maisculas. Versalete: deixa todas as letras em maisculas porm s a primeira com tamanho maior que as demais. Nesse caso o texto deve estar digitado em caixa alta e baixa. Superescrito: diminui e desloca a letra selecionada para cima. Subescrito: diminui e desloca a letra selecionada para baixo. Sublinhado: aplica um fio abaixo da palavra selecionada. Tachado: aplica um fio no meio da palavra selecionada. Kerning: ajusta o espaamento entre letras atravs do desenho da mesma de forma mtrica (desenho da letra original) ou tica (respeitando o conjunto das letras da palavra). Tracking: ajusta o espaamento entre letras atravs de valores numricos.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

30

Alterao vertical: permite editar verticalmente o desenho da letra atravs de valores numricos. Alterao pela base: permite alterar a base da letra selecionada atravs de valores numricos. Essa opo til quando se quer mudar o alinhamento na vertical de caracteres especiais relacionado com a letra. Ex: A (normal) - A (centralizado na altura). Alterao horizontal: permite editar horizontalmente o desenho da letra atravs de valores numricos. Distoro: altera a inclinao da letras selecionada. Tambm conhecido como falso itlico. Estilo de caracter: mostra os estilos de caracter (pr-definies para automao de edio de letra) disponveis. Tipo de linguagem: mostra o tipo de idioma utilizado. Caso prefira utilizar o comando atravs de menu clique no Menu Type > Character para as edies bsicas e Menu Type > Character Styles para disponibilizar os estilos.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

31

Na barra de propriedades pargrafo temos:

Alinhamento: permite escolher os alinhamentos com opes de esquerda, justificado, centralizado, justificado com referncia no centro, direita e justificado forado. Endentao esquerda: atravs de valores numricos coloca-se um espao do lado esquerdo da coluna de texto. Primeira linha: entrada de pargrafo atravs de valores numricos. Endentao direita: atravs de valores numricos coloca-se um espao do lado direito da coluna de texto. Alinhamento pelo grid: liga / desliga o alinhamento quando se utiliza a opo de uso de grid. Espao antes: aplica um espao antes do pargrafo atravs de valores numricos. Altura da capitular: Aplica capitular cuja altura determinada pelo nmero de linhas. Espao depois: aplica um espao depois do pargrafo atravs de valores numricos. Quantidades de letra da capitular: determina quantas letras sero capitulares. Estilo de pargrafo: mostra os estilos disponveis relacionados com pargrafos. Hifenizao: liga / desliga a hifenizao automtica. Colunas: determina o nmero de colunas do frame de texto. Cursor: mostra a posio do cursor do mouse com refrencia ao vrtice do frame.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

32

Caso prefira utilizar o comando atravs de menu clique no Menu Type > Paragraph para as edies bsicas e Menu Type > Paragraph Styles para disponibilizar os estilos.

Para agilizar a produo de publicaes e possibilitar uma padronizao de edio de texto utilizam-se estilos, que so configuraes pr definidas e nomeadas que aparecem em uma paleta e fica disponvel durante todo o processo de diagramao. Nesse caso utiliza-se a paleta Paragraph Styles para estilos de pargrafos e paleta Character Styles para estilos de caracter. Caso estas no estejam disponveis na tela acione atravs do Menu Window > Types & Tables > Paragraph Styles e Menu Window > Type & Tables >Character Styles.

As opes de edio de texto e pargrafo disponveis para criao do estilo so as mesmas oferecidas pelo software nas barras de propriedades de caracter e pargrafo.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

33

Dicionrio
O InDesign disponibiliza vrios dicionrios que podem ser utilizados durante a diagramao. A configurao feita pelo Menu Edit > Preferences > Dictionary.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

34

O dicionrio determina o controle de correo (spelling), que se encontra no Menu Edit > Spelling e a hifenizao automtica. Deve-se clicar no dicionrio e escolher o idioma que ser utilizado na elaborao do projeto. Pode-se tambm incluir novas palavras no dicionrio padro incluindo a separao silbica que ser referncia para a hifenizao. Para novas incluses utilize o Menu Edit > Spelling > Dictionay.

Editor de matria
Como foi mencionado anteriormente o programa permite inserir textos de vrias formas: digitando diretamente na pgina, trazendo de um software de produo de textos ou simplesmente copiando e colando no InDesign. Alm dessas opes, podese tambm escolher o Editor de Matria que se encontra no Menu Edit > Edit in Story Editor, que permite digitar e fazer algumas alteraes que sero incorporadas na diagramao.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

35

A tela que surge muito parecida com as antigas laudas que eram datilografas pelos jornalistas e escritores, quando o processo de produo de projetos grficos era analgico (convencional). As laudas serviam como original do texto que eram digitados em mquinas de fotocomposio gerando um papel fotogrfico com o texto na fonte, tamanho e entrelinha solicitados pelo arte finalista. Depois eram colados (past up) em pranchas de papel carto que resultavam nas artes finais dos projetos. Na tela fica disponvel a paleta de edio de caracter e pargrafo que permite a edio dos textos durante a digitao. Alm disso pode-se tambm utilizar os estilos de pargrafos e caracteres que foram criados anteriormente. As paletas de estilos ficam disponveis na tela do Editor e podem ser acessadas a qualquer momento. Os nomes dos estilos so visualizados do lado esquerdo da tela.

Caracteres Especiais
O uso de caracteres especiais uma condio presente em vrios projetos grficos. A aplicao de um bullet para deixar uma lista de tpicos mais objetiva, os smbolos tradicionais de copyright, trademark, marca registrada, pargrafo (jurdico) entre outros colocado de forma muito simplificada no InDesign. Atravs do Menu Type > Ghyphs possvel inserir no texto, a qualquer momento da diagramao, smbolos relacionados com tipos de fontes.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

36

Para isso necessrio colocar o cursor do mouse na forma texto, clicar no comando, escolher a fonte desejada e usar clique duplo sobre o smbolo que se deseja inserir. Wingdings, webdings, zap dingbats, carta e miscelanious so fontes de smbolos presente na maioria dos computadores. As letras gregas esto disponveis na fonte symbol. importante lembrar que a incluso desses caracteres igual a ao de colocar uma letra qualquer e substituir por uma fonte de smbolos, por isso tudo o que for digitado depois desse smbolo ir assumir essa fonte. Uma dica para no ter que fazer a substituio manual antes de usar o comando Glyphs manter um espao depois do local onde o smbolo ser inserido. Ex: digitar Fecha para Cima + espao, colocar o cursor ao lado do a e inserir o smbolo . Assim, quando continuar a digitao as caractersticas de fonte sero do espao e no do smbolo. Para smbolos comuns como marca registrada, trademark, copyryght entre outras necessrio utilizar o Menu Type > Insert Special Character > Symbols e clicar no smbolo desejado. Neste caso, esse caracter que adiconado ao texto no muda de fonte. Ser editado com a fonte que se est digitando o texto.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

37

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

38

Texto ao redor da imagem


Nos projetos mais modernos a aplicao de texto distribudo de forma iregular torna a diagramao mais dinmica. No InDesign esse processo no automtico. Para recorrer o texto necessrio selecionar o elemento que o texto deve contornar e escoher o Menu Wndows > Text Wrap.

A janela que aparece intuitiva e para que seja acionado o contorno do texto ao redor de determinado elemento basta clicar nas opes disponveis como os modos de contorno e a margem entre o texto e o elemento.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

39

Notas de Rodap
Nos projetos com grande quantidade de textos como livros e manuais, encontramos a presena de notas de rodap, ou seja, informaes que o autor acrescenta para complementar o texto e melhorar o entendimento do contedo. bastante comum diagramadores reclamarem desse tipo de item porque necessrio fazer essas notas manualmente, correndo o srio risco de haver mudanas no texto e o mesmo recorrer para outra pgina, porm a nota referente a esse trecho continuar na pgina anterior. O InDesign possui um gerenciamento de notas de rodap que permite criar esses tpicos de forma que eles acompanhem o trecho de texto, mesmo quando mudam de pgina. Para inserir uma nota de rodap necessrio colocar o cursor do mouse na forma texto ao lado da palavra que ser referncia para a nota de rodap.

Depois necessrio clicar em Menu Type > Insert footnotes. Aparecer um frame no final da pgina para que seja digitado o contedo da nota. Para que o programa mantenha referncia da palavra com a nota no se deve apagar a numerao que o InDesign coloca para numerar a nota.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

40

Caso o trecho de referncia mudar de pgina a nota tambm ir acompanhar a mudana se posicionando no final da nova pgina. A numerao das notas tambm automatizada. Quando se deleta o trecho do texto que possui uma nota ou se acrescenta um novo, a numerao refeita com a nova seqncia.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

41

Criao de ndice automtico


Boa parte das publicaes utilizam ndice para orientar os leitores em uma busca mais rpida s matrias. Fazer ndices de forma manual, porm, requer uma dose extra de pacincia e ateno. No InDesign a criao de ndice automtica, utilizando o Menu Layout > Table of Contents.

A confeco do ndice est vinculada aos estilos de pargrafo. Por exemplo, se os ttulos aparecero no ndice, ento todos os ttulos devero estar estilados. Aparecer uma tela que permite escolher quais os estilos que devem ser referncia para a confeco do ndice. Quando existem mudanas na paginao da publicao se faz necessrio atualizar o ndice. Nesse caso a opo Replace Existing Table of Contents dever ser clicada.
Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

42

O ndice criado automaticamente gera um frame de texto com os nomes dos ttulos e/ou captulos e os respectivos nmero de pgina. Esse texto pode ser editado com todas as opes disponveis relacionadas com edio de texto. Utilizando o comando Tabs que est no menu Type pode-se diagramar o ndice colocando alinhamentos para melhorar a visualizao.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

43

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

44

Tabulaes e Tabelas
Nada mais claro para sintetizar uma informao comparativa quanto uma tabela. De difcil manipulao, esse item foi alvo de reclamaes dos diagramadores durante muito tempo. Os softwares mais modernos de editorao porm, tem includo entre seus comandos a criao e manipulao de tabelas. O InDesign possui a opo de tabulao igual a outros softwares de diagramao que possibilita o uso de marcadores em posies determinadas pela rgua de tabulaes e vinculados pelo espao gerado pela tecla TAB no momento de digitao do texto.

Para o uso desses marcadores necessrio criar um frame de texto, digitar os tpicos que precisaro de tabulao separados pela tecla TAB e utilizar o Menu Type > Tabs. Caso seja necessrio trabalhar com tabelas complexas pode-se utilizar as opes de confeces de tabela que so muito mais interessantes. Para insero de uma nova tabela utiliza-se o Menu Table > Insert Table.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

45

Esse comando disponibiliza as caractersticas bsicas de criao de tabela, como nmero de linhas e colunas.

Depois de criada a tabela, se faz necessrio digitar o texto nas clulas. A edio da tabela estar disponvel no Menu Table > Table Options. A guia Table Setup responsvel pela edio das dimenses da tabela, nmero de linhas, nmero de colunas, cor da borda, espessura da linha de separao e espaos antes e depois do texto com relao a linha de separao de colunas e linhas.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

46

A guia Row Strokes e a guia Column Strokes permite fazer edies especficas de linhas e colunas.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

47

A guia Fills responsvel pela edio de preenchimento das clulas da tabela.

A guia Headers and Footers permite que se repita o cabealho da tabela quando esta muito grande e deve ser dividida. As opes que existem so: coluna, frame ou pgina.

Para a manipulao das clulas especificamente necessrio utilizar o Menu Table > Cell Options. A guia Text possibilita a edio do texto da clula com opes de espaos nas laterais da clula at o texto, alinhamento e rotao do texto dentro da clula.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

48

A guia Strokes and Fills responsvel pelas caractersticas das linhas e prenchimentos da clula.

A guia Rows and Columns permite alterao relacionadas com as linhas e colunas, como altura e largura entre outras opes.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

49

A guia Diagonal Lines est relacionada com edio de linhas diagonais dentro da clula.

Existe tambm uma interao bastante interessante quanto ao software de planilha Excell. Pode trazer uma tabela j pronta desse programa atravs do Menu File >Place.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

50

Aparecer a caixa de dilogo de importao de arquivo. No h necessidade de formatos especficos, o InDesign permite importar arquivos com extenso XLS, nativa do Excell.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

51

Aps a importao, a tabela aparece com a mesma configurao que possua quando foi criada no Excell.

Como o InDesign incorpora a tabela como elemento criado no prprio programa, pode-se editar a tabela importada do Excell com os recursos disponveis no InDesign sem precisar para isso voltar ao Excell. A partir desse momento no h mais necssidade de utilizar o Excell sendo que qualquer alterao pode ser realizada no InDesign.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

52

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

53

Cores e Imagens
Em um projeto grfico as cores so responsveis, assim como o texto, por comunicar uma mensagem. A escolha dessas cores possui um embasamento psicolgico que nos orienta sobre os efeitos de cada cor. Assim como a escolha do verde e azul para a calma ou do amarelo e vermelho para a ansiedade podemos, somente com o uso adequado das cores, transmitir diversas informaes de forma muito precisa. Mais importante, porm, manter a fidelidade de cor na reproduo grfica para garantir a tonalidade da cor do comeo ao fim do processo. Em artes grficas trabalha-se com dois espaos de cor: RGB e CMYK. O RGB so as cores derivadas da emisso de luz, utilizadas nos scanners, nas cameras digitais e nos monitores. O CMYK so as cores de pigmento, resultantes da reflexo da luz nas tintas e substratos. Este espao de cor utilizado para impresso. Ainda no sistema de impresso, a composio das cores em CMYK pode ser limitada dentro do espectro de cores que o olho humano enxerga; por isso necessria a utilizao de tintas de cores especficas, tambm conhecidas como cores especiais. Essas cores esto dispostas, por exemplo, em um catlogo chamado Pantone, que serve de referncia para denominao de determinada cor. Existem outras escalas de cor (Toyo, Daimepon, Swoop, Eurostandard). Nos softwares, essas cores de escala so denominadas Spot. No InDesign possvel trabalhar com qualquer um dos espaos de cor conceituados anteriormente. A paleta de cores contm as cores bsicas: Cyan, Magenta, Yellow, Black, Blue, Green e Red alm do Registration (preto composto por 4 cores), White e None (sem preenchimento). No Menu Window > Color existe a possibilidade de escolher a mistura das cores de forma interativa. Lembre-se que o objeto deve estar selecionado; alm disso, deve-se determinar se a cor deve ser aplicada ao preenchimento ou ao contorno do elemento, utilizando a opo disponvel para isso na parte inferior da barra de ferramentas.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

54

No submenu da paleta Color possvel escolher em qual escala ser aplicada cor a ser criada. As opes so: RGB, CMYK e LAB. Alm disso, pode-se adicionar a cor a paleta Swatches, que ficar disponvel para ser usada no processo de diagramao.

A paleta Swatches uma biblioteca que deixa disponvel as cores criadas durante o processo de diagramao do projeto. O interessante que a cor aparece com sua composio e no com um nome, o que permite visualizar exatamente a composio de cor que se est trabalhando. Esta cor pode ser aplicada em qualquer elemento, frame e texto.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

55

Para utilizar uma cor acesse o submenu da paleta Swatches, New Color Swatch; l estaro disponveis vrios tipos de escalas.

necessrio escolher uma das escalas disponveis e escolher a cor desejada. Se for utilizar cores especiais artes grficas o ideal utilizar Pantone Solid, levando em considerao o tipo de papel que ser escolhido para impresso. Se for revestido (couche) o Pantone o coated e se for sem revestimento (off-set, alto alvura, sulfite) o Pantone uncoated.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

56

A cor escolhida fica disponvel na paleta e pode-se utiliz-la a qualquer momento da diagramao em frames, elementos e textos.

O uso de degrade, tambm conhecido como gradiente, bastante interessante para deixar as formas mais coloridas e at dar volume a elas. No InDesign a criao de um degrade est disponvel na paleta Gradient. Nessa paleta necessrio escolhe as cores na paleta Swatches e arrastar at a barra de demonstrao de degrade da paleta Gradient.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

57

Para alterar o comeo e fim do degrade necessrio utilizar a ferramenta gradiente, que possibilitar a criao do mesmo a qualquer momento.

Essa combinao tambm ficar disponvel na paleta Swatches para uso em frames, elementos e textos.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

58

O InDesign trata os textos como um software vetorial. Assim, permite que se coloquem cores nos textos, tanto no preenchimento como no contorno. Para isso, deve-se escolher a opo desejada na caixa de ferramentas e clicar na cor da paleta Swatches.

As caractersticas do contorno so determinadas pela paleta Stroke, que possui opes de espessura e tipo de linha, entre outras.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

59

A incluso de imagens nas publicaes uma ao comum para o diagramador. Entendem-se como imagens fotos, grficos, figuras, ilustraes e logotipos. Essas imagens podem ser vetoriais ou bitmap. As imagens vetoriais so construdas atravs de ns e segmentos de ns cujas curvas so formadas por equaes matemticas. Na ampliao e reduo das imagens essas equaes no se alteram, substituindo-se apenas os valores conforme a mudana de tamanho desejada. Exemplos de imagens vetoriais: logotipos, grficos e desenhos de um modo geral. As imagens bitmap (mapa de bits) so formadas por pixels - pontos digitais que possuem informaes de cor. Essas imagens no devem ser ampliadas pois a mudana de tamanho da imagem se d atravs do aumento do tamanho dos pixels, que ficam visveis.A unidade de medida de imagens bitmap o DPI (dots per inch = pontos por polegada). A quantidade de dpis determina a resoluo da imagem, responsvel pela nitidez e pelo nvel de detalhamento. Para saber qual a melhor resoluo necessrio saber o papel e a lineatura (quantidade de retcula) em que o projeto ser impresso. Exemplos de imagens bitmap: fotos e ilustraes complexas, com grande quantidade de degrade e texturas. O prprio programa abre um frame e coloca a imagem dentro dele. Para edio do frame utiliza-se a ferramenta de seleo e para edio da imagem a ferramenta de seleo direta.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

60

O posicionamento da imagem dentro do frame pode ser feito manualmente, atravs da ferramenta seleo direta e da barra de propriedades que informa seu tamanho e proporo. Tambm possvel utilizar Menu Objects > Fitting, que possui opes de alinhamento automtco entre o frame e a imagem. O software trabalha com o processo de imagens vinculadas, ou seja, no se incorporam ao arquivo diagramado. Nesse caso se faz necessrio um gerenciador desses vnculos. Para acess-lo utiliza-se o Menu Window > Link. Esse gerenciador mostra o nome da imagem, a pgina onde a imagem est inserida, permite revincular e atualizar o vnculo.

Para obter informaes sobre a imagem vinculada utiliza-se a paleta Info, que permite visualizar o tamanho, a resoluo, escala de cor, perfil utilizado no software de tratamento de imagem e tipo de extenso do arquivo.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

61

Por fim, mais um efeito utilizado em projetos mais elaborados a transparncia. No InDesign essa opo est disponvel na paleta Effects que permite alterar a opacidade e o tipo de transparncia.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

62

Impresso
O momento final do projeto a impresso. Utilizando o Menu File > Print possvel enviar o projeto para uma impressora de mesa, de prova ou fechar o arquivo criando um pacote que contm todas as informaes necessrias para gerar uma impresso em sistemas PostScript para sada em fotolito, CTP (Computer to Plate) e impresso digital sob demanda. A guia General possui as opes de escolher o nmero de cpias, quais pginas sero impressas, a seqncia de impresso (todas, mpares ou pares), se sero impressas na ordem inversa (da ltima para a primeira), agrupadas, com pginas duplas e com as pginas mestre. Alm disso, pode-se ainda imprimir as pginas em branco da publicao, objetos no imprimveis, linhas guias e grids.

Na guia Setup pode-se escolher o formato do papel de impresso, a orientao, escala e miniaturas.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

63

Na guia Marks and Bleeds permite acrescentar impresso marcas necessrias para a reproduo do projeto no processo de produo grfica, como marcas de corte e registro, informaes do arquivo, escala tonal e tamanho da sangria.

Na guia Output escolhe-se o tipo de sada (composit ou separao de cores), lineatura e angulao.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

64

Na guia Graphics possvel incorporar imagens e fontes.

Na guia Colour Management pode-se escolher o sistema de gerencimento e perfis de cores para a impresso.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

65

Na guia Advanced pode-se escolher o uso do sistema OPI e o modo de impresso de transparncia.

A guia Sumary apresenta um resumo de todas as opes setadas.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

66

No caso de gerao de arquivo PDF, o InDesign possui um comando bastante til que possibilita fechar um arquivo utilizando um tipo pr definido de configurao de PDF. Para isso utiliza-se o Menu File > Adobe PDF Presets.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

67

Imposio de Pginas
A imposio de pgina no InDesign CS3 gera um arquivo pronto para impresso, sendo possvel criar um PDF ou um PS para posterior confeco de um arquivo PDF, atravs do Acrobat Distiller, por exemplo.

Um dos problemas apresentados nas verses anteriores era o fato de fazer corte de imagens espelhadas, ou seja, que ficavam posicionadas em duas pginas, mas que no momento da imposio deveriam ser cortadas pois seriam impressas separadamente. Esse problema foi resolvido na verso CS3. O comando utilizado para imposio no InDesign o Print Booklet que est disponvel no menu File.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

68

A guia Setup contm informaes importantes para a imposio como quais pginas sero imposicionadas, incluso de pginas brancas (Print Blank Printer Spreads) e qual o tipo de sequncia das pginas. As opes nesse caso so: Print Preset: disponibiliza as opes pr configuradas e salvas. Printer: mostra a impressora que est configurada e que foi escolhida no boto Print Settings. Pages: permite escolher quais pginas sero imposicionadas. Booklet Type: 2-up Saddle Stitch: cria uma imposio de pgina que determina que 2 pginas fiquem lado-a-lado (spread), utilizando a primeira e a ltima pgina do documento como referncia. Esse tipo de imposio utilizada quando os cadernos da publicao sero intercalados e o acabamento do dorso ser o grampo. 2-up Perfect Bound: como a opo anterior cria uma imposio de 2 pginas ladoa-lado mas baseada em um nmero especfico de pginas por caderno (Signature Size). A partir dessa opo gerado uma imposio em que os cadernos sero sobrepostos e a lombada ser colada ou costurada. 2-up/3-up/4-up Consecutive: cria uma imposio de 2, 3 ou 4 pginas sequencialmente. til para criao de folhetos com vrias dobras paralelas (janela ou sanfona) e no InDesign foi diagramado cada face do folheto como uma pgina. Space between pages: especifica a abertura entre as pginas posicionadas lado-alado (do lado direito da pgina da esquerda e do lado esquerdo da pgina da direita). Esse espao pode ser utilizado como compensao da fresa nas publicaes que tero lombada colada.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

69

Bleed between pages: espao reservado para sangria entre as pginas. Esse valor no pode ser maior do que o espao colocado entre as pginas (Space between pages).

Creep: especifica espao entre as pginas para acomodao da lombada. Signature Size: nmero especfico de pginas por caderno. As opes disponveis so 4, 8, 12, 16 e 32. Margins: Automatically adjust to fit marks and bleeds: determina o espao necessrio para as marcas de corte e sangria. Print Blank Printer Spreads: Imprime as pginas brancas que foram adicionadas para fazer a composio correta do caderno. Boto Print Settings: disponibiliza as opes do comando Print do InDesign permitindo escolher opes como marcas de corte, registro, sangria, resoluo de imagens, separao de cor ou composit entre outros. Boto Print: efetua a impresso da imposio. Na guia Preview possvel visualizar como ser a imposio. Na janela aparecem mensagens de alerta caso exista algum problema detectado pelo software na imposio.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

70

Na guia Summary listada todas as opes que foram escolhidas nas guias anteriores, gerando um relatrio dessas aes. A lista pode ser salva como arquivo atravs do boto Save Summary.

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

71

Anotaes

Ana Cristina Pedrozo Oliveira ideiamix@terra.com.br

72

You might also like