You are on page 1of 11

A FAMLIA NA GESTO DA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE PARCERIA PARA OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM ALMEIDA, Franciele Jaqueline. USF. fran_reiki@hotmail.

com MEDEIROS, Dalva Helena (OR). FECILCAM. dalva-helena@uol.com

INTRODUO O interesse por esta pesquisa surgiu a partir de atividades do Projeto Contribuies da Pesquisa Social, da Etnomatemtica e da Modelagem Matemtica como Interveno em Projetos Escolares a partir do qual foi possvel detectar algumas deficincias encontradas na relao ensino-aprendizagem dos alunos da rede Estadual de ensino do Municpio de Iretama, como soluo buscou-se na parceria com os pais elevar o ndice de aprendizagem dos alunos. Para tanto, foi realizado atividades terico-prtico com a escola e comunidade com base na metodologia da pesquisa-ao proposta de Thiollent (2005) concretizado com a implantao da Escola de Pais em trs escolas estaduais do municpio, bem como implantao de Grmio Estudantil, palestras para os pais, alunos e professores sobre gesto democrtica, importncia da participao dos pais na vida escolar dos filhos, drogas e sexualidades, entre outras. Vale destacar que este trabalho contou com a ajuda do programa do Governo Estadual Universidade Sem Fronteiras, financiado pela SETI/Pr e com professores e acadmicos da Fecilcam. Dessa forma, acredita-se que os alunos, sentindo-se estimulados e incentivados por seus pais, reconhecendo-os como parceiros atuantes na escola, iro se esforar para elevar sua aprendizagem. Para que a escola fundamente uma discusso sobre a participao da famlia em intermdio com a escola, necessrio, primeiramente, conhecer o perfil de famlia da sociedade atual, pois ela, a primeira instituio formadora do indivduo. Neste sentido, toma-se como fundamento da anlise proposta a influencia da famlia para a formao do sujeito enquanto ser social, por estabelecer e depender desta, suas primeiras relaes humanas, afetivas e emocionais. Para tanto, preciso delinear o conceito de famlia na histria da sociedade segundo o modo de produo vigente em cada poca, ao passo que afeta a [...] estrutura dinmica familiar que compe o tecido social (ORSI, 2003, p. 68). Dessa forma, o ncleo familiar em suas variantes compe papel de destaque na formao do indivduo, por mediar as relaes que este estabelece com o mundo desde infncia at a adolescncia.

A FAMLIA EM TRANSIO Com intuito de enriquecer a referente pesquisa faz-se necessrio traar o carter histrico da instituio famlia. Lembrando que nasceu com o homem, mas se estruturou e se organizou na medida em que certas condies tipicamente culturais passaram a caracterizar a coletividade humana. Segundo a sociologia da famlia esta o local de socializao e formao da cultura e da personalidade, eixo em torno do qual se constituem os direitos e proibies, assim, compe o conjunto de normas que vo desde a gestao, ao nascimento, noivado e casamento, ambiente de sentido e significado simblico moral, de idias e valores culturais.
A famlia se modifica atravs dos tempos, mas em termos conceituais, um sistema de vnculos afetivos onde dever ocorrer o processo de humanizao. A transformao histrica do contexto scio-cultural resulta de um processo em constante evoluo ao qual a estrutura familiar vai se moldando (ORSI, 2003, p. 68).

De acordo com Marconi a famlia considerada uma unidade social bsica e universal. Bsica, porque dela depende a sociedade; universal, pois em todas as sociedades humanas encontra-se, de uma forma ou de outra, a famlia (LAKATOS, 1981, p. 154). Como se constata, a famlia uma parte de um todo maior, o sistema de parentesco, que consiste numa estrutura de papis e relaes baseadas nos laos de sangue e de afeto, que ligam homens, mulheres e crianas. Desde o incio de sua constituio os elementos principais de uma famlia o casamento e a paternidade. O casamento estabelece as regras que orientam as relaes, os direitos e os deveres recprocos dos cnjuges. Neste sentido a paternidade regulamenta o parentesco, que no se limita a laos de sangue.
Fenmeno universal possvel afirmar que a famlia uma instituio que evolui conforme as conjunturas socioculturais. No um agente social passivo. Sua histria recente revela um poder de adaptao e uma constante resistncia em face das mudanas em cada perodo (SETTON, 2002, p. 5).

Neste sentido, pode-se encontrar em cada perodo da historia um modelo de famlia fixado segundo o modo de produo vigente. Marcado pelo trabalho escravo, o BrasilColnia apresenta a famlia tradicional, sendo esta, extensa e de relao patriarcal. Neste perodo a mulher, era educada para castidade, fidelidade e a subservincia. Os filhos eram

considerados extenso do patrimnio do patriarca, desde seu nascimento, raramente experimentavam o aconchego e a proteo materna, pois, passavam a maior parte do tempo com suas amas de leite. No final do sculo XIX, a Proclamao da Repblica, o fim do trabalho escravo e o incio do processo de industrializao e de urbanizao, modificaram os modos de produo e, conseqentemente a organizao da sociedade. Tais mudanas trouxeram no bojo de suas estruturas um novo modelo de famlia. Trata-se de uma famlia constituda por pai, me e poucos filhos. O homem continua detentor da autoridade e provedor, enquanto a mulher assume uma nova posio, a de rainha do lar. Nesta poca, a mulher ainda era educada para desempenhar seu papel de me e esposa, executar seu papel de rainha do lar, cuidando das atribuies domsticas como lavar, passar, cozinhar, entre outras funes que uma casa exige, bem como educar os filhos e ser submissa ao marido. Nos ltimos anos, percebe-se que a economia capitalista vem acarretando mudanas no plano scio-poltico-econmico do Brasil, as quais, interferem na dinmica e estrutura familiar, possibilitando mudanas em seu padro tradicional de organizao. Dessa forma, a concepo de famlia contempornea surge na dcada de 1990 apontando um novo modelo de estruturao de seus membros, assim, a tradio do lar constitudo por pai, me e filhos no se enquadra na sociedade capitalista vigente. Neste sentido, no se pode deixar de considerar que o destino social e pessoal do indivduo tem grande suporte na sua convivncia familiar, pois, neste espao de convivncia emocional e afetiva que estabelece suas primeiras interaes sociais. No mbito da configurao contempornea da famlia, via de regra, vem sendo vista como desestruturada, a maioria dos lares compe-se de pai e me que trabalham fora, bem como os com a ausncia dos mesmos, o caso de crianas que so criados pelos avs, ou mes solteiras. Neste sentido, cabe acrescentar que a falta da figura materna e/ou paterna, ou a ausncia dos mesmos gera conflitos na criana que influenciam negativamente o seu rendimento escolar, fato que, segundo Orsi a (2003, p. 69) [...] justificativa do grande aumento no nmero das psicopatologias de diferentes ordens, incluindo as dificuldades no aprendizado escolar.

O modelo familiar, j h algumas dcadas, vive transformaes graduais mas extremamente profundas, dado que a insero da mulher no mercado de trabalho e o aumento dos nveis de separao de casais contribuem para a emerso de um novo padro de convivncia e referncia identitrias (SETTON, 2002, p. 5).

Embora cada momento histrico corresponda um modelo de famlia preponderante, ele no nico, sempre existiram outros, com menor expresso social. Alm disso, o surgimento de uma tendncia no elimina imediatamente a outra, prova disto que, ainda hoje, possvel identificar a presena do homem patriarca e da mulher rainha do lar. Segundo Kaloustian (2004) a famlia considerada como instituio fundamental que garante a sobrevivncia e proteo dos filhos, bem como de seus demais membros, independentemente da forma com que esta estruturada, ela a principal promotora dos aportes afetivos e materiais necessrios ao desenvolvimento e bem-estar dos seus componentes. Nelas so repassados valores ticos e culturais que, muitas vezes, permanecem por vrias geraes, conforme destaca Durkheim:

A educao a ao exercida pelas geraes adultas sobre as geraes que no se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criana, certo nmero de estados fsicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade poltica, no seu conjunto, e pelo meio moral a que a criana, particularmente, se destine (apud RODRIGUES, 2001, p. 34).

Em teoria, a famlia deveria ser o refgio para as agresses do mundo. Seria como o ninho para a ave. Infelizmente nem sempre o . Milhares de crianas, adolescentes e jovens passam a maior parte do tempo fora de casa, porque a famlia o ltimo ambiente onde gostariam de viver. Voltam para casa contrariados e arranjam algum pretexto para sair de l o mais cedo possvel. Simplesmente no amam seus pais e seus irmos, porque tambm no se sentem amados por eles. Pode-se constatar que, atualmente, h jovens protestando contra a instituio familiar como a conhecem. No obstante, sua carncia clara e latente. No conseguem negar que lhes falta um colo de pai ou me, um abrao carinhoso de algum que nada lhes cobre seno ternura e afeto. Em momentos mais abertos dizem com sinceridade que gostariam de poder dar e receber algum carinho igual ao que seus amigos recebem nas suas casas. Isso aumenta ainda mais a revolta, porque lhes parece um sonho impossvel. Enquanto isso, as alienaes do cotidiano tentam ocupar nos coraes inquietos o grande vazio que s me e pai e irmos preencheriam de verdade. At certa idade, a famlia imprescindvel. Depois impossvel descartar-se dela sem sofrer a dor do vazio.

A FAMLIA NA CONSTRUO DA IDENTIDADE DOS EDUCANDOS A identificao do educando com a famlia, passa pela preparao que os mesmos j tiveram com ela na primeira infncia. Dessa forma, pode ser encarada como o ponto crucial da identidade. Efetivamente na famlia que o educando encontra a estabilidade ou a instabilidade, a razo da sua existncia, ou a angstia permanente se o ambiente familiar no lhe for favorvel. Assim a integrao e a coerncia pessoal, que se considerava ser a principal realizao do jovem, depende em larga escala do desenvolvimento social, intelectual e emocional que fomentado pelas relaes familiares. Na realidade na famlia que se processa o amadurecimento do jovem. aqui neste ncleo da sociedade que o adolescente sofre mais influncias, por t-las j sentido ao longo do seu processo de crescimento e desde o seu nascimento, onde criou e desenvolveu vrias interaes e onde experimentou as suas transformaes primrias nvel fsico, cognitivo e social.
Portanto, na Famlia que o adolescente afirma a sua Identidade e o seu Eu, sofrendo as influncias desta no seu processo de desenvolvimento. E na Famlia que o jovem adolescente se rev, medida que afirma o seu psquico e o seu corpo, ficando mais adulto, criando uma desidealizao cada vez mais progressiva. Desidealizao esta, que no ser o afastar-se e romper os laos com a Famlia, mas ser e to s, a criao de uma independncia prpria, uma afirmao do seu Eu. Processo este que no ser tanto ou mais prolongado, quanto os pais exerceram a sua funo, leia-se autoridade, durante toda a vida e, principalmente durante a infncia, em parmetros ligados ao social e emocional (OSRIO, 1989, p. 65).

Claro que no seio familiar que o jovem educando tem a possibilidade mpar de se mostrar tal como , exprimindo livremente as suas opinies de carter, as suas emoes e vontades e porque no, criando as tais dificuldades de comunicao entre estes e os progenitores. Osrio (1989) argumenta que por ter a criana sofrido um processo de socializao especfico quanto s atitudes dos pais, vai ser refletida no seu futuro global e com uma nitidez observvel. Ser atravs dos exemplos dos pais que o jovem educando encontra a sua prpria paz, onde encontra um ambiente propcio sua auto-expresso. Chegados a este momento da reflexo, pode-se considerar que o comportamento quase patolgico de muitos jovens se dever, efetivamente, a situaes de conflito quase institucional no seio da famlia, e principalmente, desde a idade em que comeou a problematizar, onde a insatisfao ou desequilbrios conjugais constitui uma fonte de tenso,

com os quadros inerentes a esta situao, como brigas, alcoolismo, dependncia de qumicos, etc. De acordo com Osrio (1989) importante considerar que o que ficou expresso no seu passado contribui, em larga escala, para que venha a obter uma autonomia de valores, de forma que cultive a sua independncia e que v largando sucessivamente sua dependncia dos colegas e das figuras de autoridade. Demonstrando assim uma clareza percepcional e j adquirido os componentes cognitivos e emocionais. Aqui, o jovem j se libertou de todo o processo de identificao com os pais e/ou com a famlia, criando a sua prpria independncia, satisfazendo suas necessidades primrias. Assim, pode-se dizer que as transformaes profundas que o jovem sofre na fase da adolescncia, no ser, to somente, um processo lento, mas tambm perturbador, em saber criar a sua prpria identificao, libertando a identidade que tinha com os pais. Com essa reflexo, deduz-se que uma das importantes funes da Famlia consiste em ajudar a estabelecer certa continuidade entre as aprendizagens da infncia e as novas exigncias da adolescncia e da vida adulta. Ento, espera-se dos pais e da escola que, estes, compreendam todos os aspectos de transio pelos quais passa o educando. O ENVOLVIMENTO DOS PAIS NA ESCOLA De acordo com Gutierrez e Catani a escola tem seu universo prprio que somente poder ser compreendido a partir de um conhecimento prvio, ou seja, adentrando as suas especificidades e os seus problemas. O primeiro ponto a ser destacado para conhecer a realidade de uma escola pblica identificar sua relao com a comunidade, o que se reflete na prtica cotidiana de gesto da administrao, ao mesmo tempo em que, para se conhecer uma dada comunidade a fundo, necessrio conhecer a escola que a permeia, pois, ela que lida direta e indiretamente com a misria e a pobreza da comunidade em que est inserida do que outras instncias como as universidades ou as empresas (apud FERREIRA, 2000). Ao ser viabilizada a gesto democrtica da escola pblica em mbito legal, as escolas passaram a ter a possibilidade de serem amparadas pela comunidade, o que significa estabelecer parcerias com instncias que no fazem parte da equipe pedaggica da escola. fato que esta relao de parceria deve ser bem planejada e estruturada para que no ocorram distores do processo democrtico.

Isso significa dizer que quando falamos em gesto participativa no mbito da escola pblica estamos nos referindo a uma relao entre desiguais

onde vamos encontrar uma escola sabidamente desaparelhada do ponto de vista financeiro para enfrentar os crescentes desafios que se apresentam e, tambm, uma comunidade no muito preparada para a prtica da gesto participativa da escola, assim como do prprio exerccio da cidadania em sua expresso mais prosaica (FERREIRA, 2000, p. 69).

Ao analisar a realidade escolar na atualidade percebe-se que ainda h uma grande distoro do que realmente uma gesto democrtica, dessa forma, do ponto de vista da escola, o envolvimento ou participao dos pais na educao dos filhos pode significar apenas comparecimento s reunies de pais e mestres, ateno comunicao escolacasa e, sobretudo, acompanhamento dos deveres de casa e das notas. Neste sentido, cabe questionar em que circunstncias os professores necessitam da cooperao dos pais? O que se percebe na atualidade que se os professores tm condies de trabalho satisfatrio e se os estudantes aprendem, no sentem necessidade de procurar os pais. Recorrem aos pais quando se sentem frustrados e impotentes, quando os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento, com as quais no conseguem lidar. Quando h problemas em sala de aula, culpam a famlia (a ausncia dos pais) pelas dificuldades dos estudantes porque tm sido culpados pelas autoridades escolares, pela mdia e at pelos prprios pais e mes pelas deficincias do ensino e pelo fracasso escolar. Os professores buscam justificativa para o descaso na parceria com os pais nas prprias condies adversas de trabalho, pois, precisam de instrumentos tericos e prticos para desenvolver uma crtica social, institucional e pedaggica efetiva, neste caso, mais fcil avaliar os alunos seguindo o modelo da reprovao do que buscar solues estabelecendo dilogo constante com as famlias dos estudantes, na busca por solues concretas para os problemas de aprendizagem. Segundo Gutierrez e Catani:

[...] o universo da escola particularmente complexo e especfico; o dilogo s pode ser verdadeiro e frutfero a partir de um esforo de aproximao onde todos tentem perceber e conhecer o outro em seu prprio contexto e a partir da sua prpria histria constitutiva. Ou seja, ver o outro tal qual como ele se v, e no apenas como eu o vejo a partir da minha especificidade (apud FERREIRA, 2000, p. 74).]

Assim, os pais partem do pressuposto de que, tampouco necessitam participar da educao escolar dos filhos quando estes vo bem na escola, preferem confiar nos professores e deixar para eles a tarefa de ensinar o currculo escolar. Por um lado, as relaes entre pais e filhos em casa podem ser mais agradveis quando no envolvem exigncias escolares, testes e dever de casa. Por outro lado, para os pais, interessar-se pela educao dos filhos no significa cuidar apenas da parte acadmica, isto , do sucesso

escolar, pois a educao, do ponto de vista da famlia, comporta aspectos e dimenses que no esto includas no currculo escolar. Para que se efetive a participao dos pais na escola necessrio que esta esteja pronta para acolher as famlias, que demonstre a elas que a ao escolar deve tambm, expressar os anseios e desejos de toda comunidade envolvida.

Logo, na escola, os objetivos que expressaro as necessidades cientficas e ticas dos/das alunos/as, no sentido de sua formao humana de cidado e cidad, devero ser elaborados pelos professores e professoras responsveis pela rea de ensino juntamente com os profissionais da educao, e por toda a comunidade educacional, refletindo o que existe de mais avanado na contemporaneidade no mbito cientfico e tico, o que se entende por conhecimento-emancipao (FERREIRA, 2000, p.111-112).

Em suma, se h concordncia acerca do contedo, mtodo e da qualidade do ensino oferecido pela escola, isto , apoio tcito dos pais e aprendizagem satisfatria dos filhos, isto , convergncia positiva do aproveitamento individual e da eficcia escolar, tudo vai bem nas relaes famlia/escola. Mas, se os resultados so insatisfatrios ou deficientes, seja em termos individuais ou institucionais, ou se h conflitos entre o currculo escolar e a educao domstica, ento h problemas. Portanto, a relao famlia/escola basicamente depende de consenso sobre filosofia e currculo (adeso dos pais ao projeto poltico-pedaggico da escola), e de coincidncia entre, de um lado, concepes e possibilidades educacionais da famlia e, de outro, objetivos e prticas escolares. A relao famlia/escola tambm ser variavelmente afetada pela satisfao ou insatisfao de professores e de pais, e pelo sucesso ou fracasso do estudante. Neste sentido, a gesto participativa como proposta democrtica, frente realidade do cotidiano da escola, prope alternativas s consideraes emergentes que podem ser encaminhamentos na busca de acertos aos problemas relacionados ao cotidiano escolar, pois, entende-se que so as prticas coletivas realizadas na escola que daro a possibilidade para que a comunidade possa participar e questionar sobre as decises a fim de melhorar, tanto sua estrutura, como sua funo social de educar. Abrindo os portes e muros escolares como um exerccio para a efetivao da participao popular no interior da escola e desta na comunidade que vamos superar a lgica burocrtica, fragmentada e autoritria que ainda permeia o cotidiano da escola. Destaca-se para experincias inovadoras j vivenciadas que comprovam que a deciso e a iniciativa coletiva conseguem resolver problemas concretos da prtica educativa que, em primeiro momento, pareciam impossveis de ser superados. Com base nestas

experincias que o autor prope a criao de um sistema de comunicao entre os diversos nveis, bem como destacar o papel de cada seguimento na prtica do planejamento escolar. Contudo, nesta rea de referencia a participao dos pais e dos alunos pode dar-se na programao de atividades, na coordenao de eventos intra e extra-escolares e no estudo da realidade. Ainda o direito da participao dos alunos devem ser garantidos conforme prev o estatuto da criana e do adolescente, eles devem ser ouvidos em todos os assuntos que lhes dizem respeito. As associaes de bairros, entidades comunitrias e as ONGs podem tambm contribuir em parceria com a escola, integrando suas atividades. O diretor da escola ou dirigente da unidade escolar e seu vice devem criar condies favorveis para envolv-los na elaborao do projeto poltico-pedaggico da unidade. Atualmente a Gesto Democrtica vem sendo vista por muitos pedagogos como um desafio, visando oferta de um ensino de qualidade para todos, fato este, que remete educao a ampliao do carter poltico-pedaggico das metas educativas, em consonncia com a realidade social brasileira. Assim, importante destacar que a instituio escolar exera um papel democrtico e autnomo contrapondo-se s polticas de dominao. Desse modo, bom lembrar que preciso estabelecer espao e tempo para a discusso da poltica pedaggica, na escola, objetivando o amadurecimento e a interao dos profissionais, pais e alunos com vista a desenvolver um projeto poltico pedaggico e um planejamento participativo, determinado no calendrio escolar ou definido pela comunidade, democraticamente, garantindo o acesso aos seus direitos, conhecimento e exerccio de seus deveres, fazendo de todos co-participes e co-autores no processo educacional. Cabe ressaltar que a proposta de democratizar a escola vem a contribuir para a formao de cidados crticos, e atuantes em seu papel de modificar e transformar a sua realidade.

CONSIDERAES FINAIS Por fim, com base nos pressupostos tericos levantados conclui-se que a participao dos pais na escola implica em ouvir e expor a opinio prpria, sobretudo, tratase da possibilidade de uma ao coletivamente construda por todas as partes envolvidas no processo ensino-aprendizagem, ou seja, compartilhar cada etapa do processo educacional, resguardando as particularidades dos sujeitos envolvidos.

Ao invs da famlia ser chamada ou convocada na escola apenas quando as coisas no andam bem, quando as notas esto baixas, ou quando se precisa de uma ajuda pontual, ela deve ser vista de forma participativa, uma co-autora do processo educativo escolar e, conseqentemente, se envolver mais diretamente na concretizao do mesmo. Desta forma, observa-se que a relao famlia-escola de extrema importncia na construo da identidade e autonomia do aluno, a partir do momento em que o acompanhamento desta, durante o processo educacional, leva a aquisio de segurana por parte dos filhos, que se sentiro duplamente amparados, ora pelo professor ora pelos pais, o que ir incorrer no favorecimento do processo ensino-aprendizagem.

REFERNCIAS BADIOU, Althusser. Materialismo Histrico e Materialismo Dialtico. So Paulo: Global, 1979. BRANDO, Zaia (Org.). A Crise dos Paradigmas e a Educao. 2a ed. So Paulo: Cortez, 1995. (Coleo questes da nossa poca; v. 35). FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Formao Continuada e Gesto da Educao. 2 ed. So Paulo: Cortez, 2006. _____ . Gesto Democrtica da Educao: atuais tendncias, novos desafios. 2 ed. So Paulo:Cortez, 2000. GADOTTI, Moacir. Pressupostos do Projeto Pedaggico. Anais da Conferncia Nacional de Educao para Todos. MEC: Braslia 1994. GANDIN, Danilo. A Prtica do Planejamento Participativo. 2 edio; Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. KALOUSTIAN, S. M. (Org.). Famlia brasileira, a base de tudo. 6. ed. So Paulo: Cortez; UNICEF, 2004. LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1981. ORSI, Maria Julia Scicchitano. aprendizagem escolar. Maring Psicopedagogia, Novembro, 2003. Famlia: reflexos da contemporaneidade na ABPppr, Anais do I Encontro Paranaense de

OSRIO, Luiz Carlos. Adolescente hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. PARO, Vitor Henrique. Gesto Democrtica da Escola Pblica. 3 edio; So Paulo, tica, 2001. RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educao. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histrico-Crtica: primeiras aproximaes. So Paulo: Cortez, 1991 (Coleo polmicas do nosso tempo; v.40). SETTON, Maria das Graas Jacintho. Famlia, escola e mdia: um campo com novas configuraes. Educ. Pesqui. So Paulo, v. 28, n. 1, 2002. disponvel em: http://www.scielo.br Acesso em: 28 de Junho de 2008. THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ao. 14. ed. Aum. So Paulo: Cortez, 2005. VASCONCELOS, Celso dos S. Relao Escola Famlia: da acusao interao educativa. In: AEC, Revista de Educao ano 23 n 93 Outubro/Dezembro de 1994. Famlia e Escola: sentido e relaes.

You might also like