You are on page 1of 9

INTERPRETAO NBR ISO 14001 (1996), JULHO 2001 CB-38/SC-01/GRUPO DE INTERPRETAO

INTRODUO O CB-38, Comit Brasileiro de Gesto Ambiental, da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, decidiu criar um grupo para elaborar a interpretao oficial brasileira de pontos polmicos de entendimento da norma NBR ISO 14001 (1996), conforme resoluo ABNT/CB38/CG/77/00. Esta deciso atende orientao do TC207 Comit Tcnico em Gesto Ambiental da ISO Organizao Internacional de Normalizao, de acordo com documento ISO/TC207/SC1/N161. Nesta primeira edio foram abordados 30 pontos. Novos pontos sero includos medida que surjam novas solicitaes pelas partes interessadas. A seguir os pontos escolhidos so apresentados em forma de perguntas e a resposta dada define a interpretao oficial do Brasil para o respectivo ponto. Vale ressaltar que estas interpretaes foram aprovadas pelo TC 207 da ISO na reunio de Kuala Lumpur em Julho de 2001, resoluo ISO/TC207/SC1/16/2001.

INTERPRETAES

INTRODUO P 1: Como limitar o escopo do SGA, especialmente nas condies particulares: mltiplos sites, sites compartilhados ? R 1: A limitao do escopo do SGA, especialmente em condies particulares tais como mltiplos sites, sites compartilhados, etc... j est oficialmente interpretada no documento IAF Guidance on Application of ISO/IEC Guide 62/1996.

Interpretao NBR ISO 14001, Reviso 0b, Abril 2002, Pgina 1/9

3 DEFINIES, 3.2 MEIO AMBIENTE P 2: Quais os limites entre aspectos relativos ao meio ambiente e segurana ? R 2: Com relao delimitao das fronteiras dos aspectos relativos ao Meio Ambiente e Segurana, aqueles normalmente restritos ao limite da propriedade e regidos pela legislao especfica de SSO podem no ser considerados no mbito do SGA.

4.2 POLTICA AMBIENTAL P 3: De que forma pode ser explicitada a adequao natureza, escala e impactos ambientais das atividades, produtos e servios da organizao ? R 3: A generalidade da poltica ambiental, bem como omisses quanto natureza, escala e impactos, devem ser evitadas. O balano entre o texto da poltica e a verificao do seu desdobramento em objetivos e metas a maneira de verificar a conformidade deste requisito normativo. Neste contexto entende-se que a verificao do termo apropriada deve de alguma forma considerar: Natureza: tipo de atividades, produtos ou servios. Escala: porte e abrangncia geogrfica das atividades, produtos e servios da organizao, entre outros. Impactos ambientais: reconhecimento dos principais tipos de impacto.

P 4: Ao avaliar o item Melhoria Contnua da Poltica, deve ser cobrada a melhoria do desempenho ? (Este item tem correlao com a definio de melhoria contnua) R 4: Entende-se que o requisito de melhoria contnua da poltica ambiental deve ser demonstrado atravs da melhoria do desempenho ambiental, em linha com os objetivos e metas estabelecidos. Justificativas sobre eventuais problemas de desempenho devem estar abordadas nas anlises crticas da alta administrao. P 5: O compromisso do atendimento da legislao implica em que a empresa deve estar atendendo todos os requisitos legais aplicveis ? R 5: O compromisso do atendimento legislao implica em que a empresa deva
Interpretao NBR ISO 14001, Reviso 0b, Abril 2002, Pgina 2/9

estar atendendo todos os requisitos legais aplicveis. Este atendimento pode estar sendo realizado via compromisso formal firmado com a autoridade competente (normalmente o rgo ambiental).

4.3.1 ASPECTOS AMBIENTAIS P 6: A empresa deve apresentar procedimento documentado e a listagem de todos os aspectos ambientais identificados ? Que documentos devem existir ? Como um procedimento de identificao de aspectos ambientais pode no estar documentado ? R 6: No requerido que a empresa apresente um procedimento documentado sobre a identificao dos aspectos ambientais, todavia esta uma prtica regular e consagrada no pas. Uma sistemtica consistente de identificao de aspectos ambientais, no documentada, mas verificada quanto sua eficcia pode ser aceita. Listagens, registros em software e/ou mdia especfica so os meios mais comuns de evidenciar a atualizao de informaes no contexto dos aspectos ambientais, porm outra maneira pode ser aceita, se ela estiver consistente com o modelo do SGA implantado. P 7: Se o requisito legal deve ser considerado como critrio de significncia, sua simples existncia suficiente para elevar um aspecto a significativo ou pode ser avaliada a real possibilidade dele no vir a ser atendido ? R 7: A norma no obriga a considerar a existncia de requisitos legais aplicveis como filtro de significncia para os impactos, contudo esta uma prtica comum nos SGAs implementados no Brasil. P 8: At onde vai o limite da abrangncia dos aspectos ambientais sobre os quais presume-se que a organizao tenha influncia ? R 8: Quanto ao limite da abrangncia dos aspectos ambientais sobre os quais presume-se que a organizao tenha influncia, entende-se como mnimo desejvel: Empresas fornecedoras com contrato; Empresas com atuao no mesmo site da organizao; Clientes com relao aos aspectos relacionados ao uso do produto/servio.

Interpretao NBR ISO 14001, Reviso 0b, Abril 2002, Pgina 3/9

4.3.2 REQUISITOS LEGAIS E OUTROS REQUISITOS P 9: O que uma legislao aplicvel aos aspectos ambientais de suas atividades, produtos e servios ? A constituio federal se encaixa neste conceito ? e a poltica nacional de meio ambiente ? e a licena de operao ? Apenas requisitos legais ambienteis devem ser cobrados ou aqueles que aplicveis a aspectos ambientais (i.e. NR 13) ? R 9: Todos os requisitos legais (no est restrito aos requisitos originados pelos rgos do SISNAMA) que influenciem a operao e/ou levam a controles/monitoramento de aspectos e impactos ambientais so considerados aplicveis aos aspectos ambientais das atividades, produtos e servios da organizao. So tambm considerados aplicveis os requisitos legais que definem aes administrativas, tais como obteno/publicao de licenas, outorgas, cadastros e autorizaes. Licenas ambientais, quando exigidas, so documentos bsicos e aplicveis. Nos casos de dvida quanto exigibilidade, a consulta ao rgo ambiental competente, por parte da organizao que est implementando seu SGA, condicionante. necessrio a obteno da Licena, para obter uma certificao ambiental, o protocolo de entrada no rgo ambiental s ser vlido em renovaes. Acordos com Ministrio Pblico so tambm requisitos legais. P 10: Compromissos com terceiros (clientes, financiadores) se encaixam na categoria e outros requisitos por ela subscritos ? R 10: Requisitos subscritos so entendidos tradicionalmente como Atuao Responsvel, Carta CCI, contratos com Fundos de Financiamento (BNDES, IFC), contratos com clientes (ex.: retorno de embalagens).

4.3.3 OBJETIVOS E METAS P 11: Quais as relaes dos objetivos de ordem legal e a conformidade legal ? R 11: No que tange a relao entre os objeti vos de ordem legal e a conformidade legal vale o que est descrito no item 4.2 (resposta R 5), contudo objetivos e metas de carter legal podem ser aceitos quando: Existir Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinados com o rgo de Controle Ambiental. Minimizam no conformidades legais eventuais e pontuais em situaes anormais ou emergenciais.

Interpretao NBR ISO 14001, Reviso 0b, Abril 2002, Pgina 4/9

P 12: Como encarar as limitaes de oramento em relao a objetivos e metas ? R 12: Limitaes oramentrias conjunturais em relao aos objetivos e metas devem ser objeto de uma anlise crtica pela alta administrao com as respectivas justificativas e aes mitigadoras.

4.3.4 PROGRAMA(S) DE GESTO AMBIENTAL P 13: Quais so os requisitos mnimos para descrever os meios e prazos dentro do qual eles devem ser atingidos ? R 13: No programa de gesto ambiental, entende-se por meios e o prazo dentro do qual os objetivos e metas devem ser atingidos, o como o objetivo vai ser atingido, ou seja, as aes, atividades e tarefas que devero ser implantadas. Quanto aos recursos, sugere-se observar a correlao deste requisito com o item 4.4.1 Estrutura e responsabilidade.

4.4.2 TREINAMENTO, CONSCIENTIZAO E COMPETNCIA P 14: Os critrios de educao, experincia e/ou treinamento podem ser estabelecidos apenas para as funes chaves do sistema (operador da estao de tratamento de efluente, operador de caldeira, responsvel pelo depsito de resduos, membros de brigada, representante da administrao, por exemplo) ? R 14: No que se refere ao requisito de treinamento, como a norma no menciona funes chave, entende-se que todas as funes, independente de seu aspecto hierrquico funcional, que desempenham tarefas com possibilidade de causar impacto significativo, devem ser competentes com base em educao, treinamento e/ou experincia apropriados. P 15: Qual o nvel de aplicao dos requisitos de treinamento, conscientizao e competncia a pessoal contratado ? Lembrar que muito deles tem baixssima escolaridade. R 15: Com relao ao nvel de aplicao dos requisitos de treinamento, conscientizao e competncia a pessoal contratado, considera-se como requisito mnimo que todas as pessoas, incluindo os contratados, que atuam dentro do site esto sujeitas ao requisito pleno do item 4.4.2.

Interpretao NBR ISO 14001, Reviso 0b, Abril 2002, Pgina 5/9

4.4.3 COMUNICAO P 16: O que se quer dizer com a organizao deve considerar os processos de comunicao externa sobre seus aspectos ambientais significativos e registrar sua deciso ? R 16: Com relao ao requisito de que a organizao deve considerar os processos de comunicao externa sobre seus aspectos ambientais significativos e registrar sua deciso , entende-se que a empresa deve definir o nvel de comunicao prativa (ou seja sem demanda) externa que deseja (o que comunicar e a quem). Esta deciso deve estar formalmente registrada.

4.4.4 DOCUMENTAO DO SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL P 17: Como interpretar procedimento x procedimento documentado ? R 17: Com relao exigncia de procedimento documentado, quando na norma no for especificado o termo documentado aceita uma sistemtica implantada e mantida, ainda que no documentada, verificada quanto sua disseminao e consistncia. Entretanto, a documentao de procedimentos uma prtica que a organizao deve considerar.

4.4.5 CONTROLE DE DOCUMENTOS P 18: A anlise crtica peridica tem uma freqncia mnima ? R 18: A anlise crtica peridica requerida no tem uma freqncia mnima exigida na norma.

4.4.6 CONTROLE OPERACIONAL P 19: Qual a abrangncia do controle sobre as exigncias comunicadas aos fornecedores ? R 19: Com relao abrangncia do controle operacional sobre as exigncias comunicadas aos fornecedores, a norma no exige controle sobre as exigncias ambientais aos fornecedores, mas sim a comunicao dos procedimentos pertinentes. A pesar disso, ressalta-se que o processo no se resume comunicao, necessria a gesto sobre as exigncias comunicadas.

Interpretao NBR ISO 14001, Reviso 0b, Abril 2002, Pgina 6/9

P 20: Todo aspecto significativo deve estar sob controle ? Este controle deve estar definido em documento (pode ser suficiente um parmetro de controle operacional) ? E se o aspecto est vinculado a uma atividade de terceiro (dentro ou fora do local da organizao) ? R 20: Toda operao relacionada com aspectos ambientais significativos deve estar no escopo do controle operacional. A forma deste controle ser efetuado, quando aplicvel, se d pelo estabelecimento de procedimentos documentados (nos termos descritos pela norma), critrios operacionais e comunicao aos fornecedores.

4.4.7 PREPARAO E ATENDIMENTO A EMERGNCIAS P 21: Cada situao de emergncia identificada deve ter definido um plano para seu atendimento ? ou somente as situaes significativas ? (pequenos vazamentos ou derrames) R 21: Todos os potenciais acidentes ou situaes de emergncia devem estar cobertos por uma sistemtica de preparao e atendimento. Isto inclui pequenos vazamentos desde que tenham sido identificados como potencialmente impactantes ao meio ambiente. Devem ser includas aes para mitigar os impactos ambientais associados emergncia. P 22: Todos os planos de emergncia devem ser testados ? Ou pode ser aceito teste por tipo de situao ? Como encarar os testes Simulados x Treinamentos de brigadas ? R 22: Todas as situaes identificadas devem ser testadas na extenso do possvel. Testes devem ser executados. Caso no tenha sido possvel testar todas as situaes, um planejamento dos mesmos aceito (este planejamento deve ser monitorado). So aceitveis testes por tipos de acidentes ou situaes de emergncia, desde que envolvam os mesmos procedimentos, recursos e impactos ambientais decorrentes do acidente e do respectivo atendimento. Treinamentos podem ser aceitos como testes, desde que explicitamente incluam tais testes.

4.5.1 MONITORAMENTO E MEDIO P 23: O que entendemos por monitoramento e por controle ? R 23: Monitorar entendido como medir ou avaliar, ao longo do tempo (regido pelo item 4.5.1 da ISO 14001:1996). Controlar entendido como tomar aes para manter as operaes e atividades de acordo com um padro estabelecido e ajustar
Interpretao NBR ISO 14001, Reviso 0b, Abril 2002, Pgina 7/9

quando necessrio, a partir da comparao com o padro (regido pelo item 4.4.6 da ISO 14001:1996). P 24: Para o atendimento de requisito legal operacional (tipo limite de emisso) suficiente implementar os procedimentos de controle operacional que garantam seu atendimento ? Ou ainda necessrio um procedimento complementar para monitoramento ? R 24: Para o atendimento de requisito legal operacional (tipo limite de emisso) somente implantar procedimentos de controle operacional no suficiente. necessrio a medio, avaliao e monitoramento conforme 4.5.1. (requer procedimento documentado). P 25: Para comprovao de existncia de outorga para utilizao de gua de bacias hidrogrficas vale o protocolo de entrada no processo de sua obteno junto ao rgo competente ? (Lei Federal n. 9433 08/01/1997 Poltica Nacional de Recursos Hdricos) . R 25: Com relao validade do protocolo de entrada no processo para obteno de outorga para utilizao de guas de bacias hidrogrficas (Lei Federal n. 9433 08/01/1997 Poltica Nacional de Recursos Hdricos), utilizado o mesmo critrio definido para o caso de Licena Operacional definido no item 4.3.2. (Resposta R 9). Excepcionalmente, para unidades j em funcionamento, com licena ambiental regularizada, poder ser aceito o protocolo de entrada no processo para obteno de outorga, caso tenha sido dada entrada a mais de 120 dias (baseado no que definido na resoluo CONAMA 237/97, para o caso de licenciamento ambiental). P 26: Para o atendimento de requisito legal no operacional (obteno de alguma autorizao) suficiente considerar o monitoramento realizado em auditorias ? Ou necessrio um processo especfico a ser aplicado periodicamente ? R 26: O aproveitamento dos recursos de uma auditoria interna pode ser utilizado para a avaliao requerida no item 4.5.1, referente ao atendimento de requisito legal no operacional (obteno de alguma autorizao). Esta avaliao entretanto deve cobrir todos os requisitos legais aplicveis e deve estar estabelecida em procedimento documentado. P 27: O que deve ser feito no caso de ter sido identificado o no atendimento de determinado requisito legal ? suficiente o registro e o tratamento de no conformidade interna ? O rgo ambiental deve ser obrigatoriamente comunicado ? R 27: Requisitos legais no atendidos devem ser tratados de acordo com a sistemtica de ao corretiva. A comunicao de no atendimentos legais autoridade competente condicionada existncia de exigncia legal. Alm disso,
Interpretao NBR ISO 14001, Reviso 0b, Abril 2002, Pgina 8/9

ela deve estar conforme a deciso tomada pela empresa quanto comunicao externa (vide comentrio do item 4.4.3, Resposta R 16). P 28: A calibrao dos equipamentos envolvidos no processo de monitoramento deve ser de acordo com as prticas da ISO 9001 (rastreabilidade, adequao incerteza) ? R 28: A norma ISO 14001 requer que a organizao estabelea os seus procedimentos para calibrao. Como patamar mnimo o equipamento de medio deve estar adequado para execuo das medies (resoluo e incertezas compatveis com os requisitos de medio).

4.5.2 NO-CONFORMIDADE E AES CORRETIVA E PREVENTIVA P 29: Abrangncia de ao corretiva pode ser aceita como ao preventiva ? Deve o processo de tratamento de no conformidades incluir a anlise de eficcia das aes tomadas ? R 29: A anlise de abrangncia de uma ao corretiva considerada parte integrante da prpria ao corretiva. O processo de tratamento de no conformidades deve incluir a anlise de eficcia.

4.5.4 AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL P 30: As auditorias externas (feitas pelas OCCs) valem como atendimento a este item ? E as auditorias legais ? R 30: A norma no especifica que a auditoria seja interna. Entretanto, os Guias ISO 62 e 66 impedem um OCC de executar servios para obter ou manter a certificao (o que entende-se incluir tambm, as auditorias exigidas pelo texto da ISO 14001). De forma similar, auditorias legais tambm no podem ser aceitas para comprovao do atendimento dos requisitos do item 4.5.4, exceto quando estas auditorias abrangem todo o Sistema de Gesto Ambiental com base na ISO 14001.

Interpretao NBR ISO 14001, Reviso 0b, Abril 2002, Pgina 9/9

You might also like