You are on page 1of 20

Ana Cristina Soares Ana Luiza Oliveira Eder Vilela Dias Hallan Tavares Campos Santana Luciana Camila

Molina Luciane Melo Karklis Vitorino Tayrine Cunha Oliveira

Brasil Colnia e o Direito Local

Centro Universitrio Luterano de Palmas CEULP/ULBRA Palmas (TO) Maio/2013

Ana Cristina Soares Ana Luiza Oliveira Eder Vilela Dias Hallan Tavares Campos Santana Luciana Camila Molina Luciane Melo Karklis Vitorino Tayrine Cunha Oliveira

Trabalho apresentado para avaliao da disciplina de Teoria do Direito, ministrada pelo professor Antnio C. Melo turma 3200.

Centro Universitrio Luterano de Palmas CEULP/ULBRA Palmas (TO) Maio/2013

Introduo
Este trabalho busca, de maneira bastante simples, mostrar como era o sistema no Brasil colnia, mostrar a herana colonial que afetou toda a histria. O Brasil colonial se consolidou como uma sociedade cujo, os meios de produo giravam em torno da agricultura ou trabalho no campo e na mo de obra escrava. Estas caractersticas definiram a organizao social daquele perodo, consistindo em duas vertentes: A elite constituda por grandes proprietrios rurais, e a outra pela grande massa ( pequenos proprietrios, ndios, mestios e negros). A estrutura poltica concretizou-se com a burocracia vinda de Portugal, sem qualquer identidade nacional, uma vez que o sistema era composto quase que exclusivamente por portugueses. Da mesma forma, o sistema judicial estava totalmente vinculado ao governo, ou seja, a administrao real, usados para solidificar a autoridade monrquica.

Brasil Colnia e o Direito Local

Brasil Pr Colonial Extrativismo


Em funo dos grandes lucros oferecidos pelo comrcio com a ndia, Portugal no se preocupou em colonizar o Brasil at 1530, embora a explorao do pau-brasil oferecesse alguns atrativos. Nesse perodo vieram duas expedies. A primeira de Gaspar de Lemos (1501) e a segunda de Gonalo Coelho (1503), essas expedies tinham como funo fazer o reconhecimento da terra, extrair o pau-brasil e proteger o litoral da colnia contra saqueadores e possveis invasores. O Brasil foi descoberto e explorado pela nao portuguesa, os colonizadores ao chegarem aqui, tomaram posse das terras dos nativos indgenas, e aqui eles viviam uma confuso entre o direito e o divino, tabus e o misticismo eram formas de resolver as questes jurdicas. Os colonizadores sentiram-se no direito de impor-lhes rumos em todos os sentidos, se achando os donos das terras.

Extrativismo
A explorao do pau-brasil constitua monoplio rgio ou por estanco, isto , apenas a coroa ou pessoas autorizadas por ela poderiam exercer essa atividade. Contudo como os valores obtidos na extrao no eram relevantes, embora fosse um produto bem requisitado no mercado europeu. Para se ter uma ideia um quintal (60 kg) de pau-brasil era vendido em Lisboa por 2,5 ducados, enquanto um quintal de pimenta valia mais de 30 ducados. Para armazenar toda essa madeira foi criada as feitorias, verdadeiras fortificaes militares, que foram caractersticas do sistema colonial no sculo XVI, sobretudo na costa africana e americana. A primeira feitoria no Brasil foi de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, em 1504. Em 1516, ela foi transferida para Itamarac, no atual estado de Pernambuco. Com a criao das capitanias hereditrias, em 1534, todas as feitorias foram desativadas.

Brasil Colnia Administrao


Em dezembro de 1530, parte de Lisboa uma esquadra que mudaria a histria das terras conquistadas pelos portugueses da Amrica. Seu comandante era Martim Afonso de Sousa, que a frente de quatrocentos homens, deu incio a ocupao efetiva do territrio brasileiro. Algum tempo depois, Portugal necessitava de mais recursos, ento Dom Joo III ordenou a Martin Afonso de Souza, o chefe dos colonizadores, do qual foi lhe dado pleno poderes, tanto judiciais, quanto policiais, para explorar o litoral e montar os primeiro povoados do Brasil.

Martim Afonso de Sousa


Martim Afonso era um nobre militar portugus. Ele foi senhor de Prado, Alcaide-mor de Bragana e governador da ndia no Brasil. Quando veio para o Brasil, recebeu do governo portugus ordens para, combater os navios franceses, explorar o rio Prata, criar ncleos de povoamento nas novas terras. E para isso ele dispunha de poderes como os de distribuir sesmarias (grandes propriedades rurais), nomear tabelies e estabelecer um sistema administrativo no novo territrio (capitanias hereditrias). Martim Afonso fundou a Vila de So Vicente, no atual estado de So Paulo em janeiro de 1532, nessa regio implantou a primeira unidade produtora de acar da colnia, o engenho do senhor Governador ou So Jorge de Erasmo (1534). No muito longe de So Vicente foram fundadas naquele mesmo perodo, duas outras vilas, Santo Andr da Borba do Campo, por Joo Ramalho, e Santos por Brs Cubas. Com esses primeiros povoados foram nomeados os primeiros administradores (donatrios), criando-se rgos judicirios e fiscais. Os mesmos poderes que Martim Afonso tinha, os donatrios das capitanias hereditrias tinham sobre a terra.

As estruturas de poder no Incio da colonizao

Com o planejamento das estruturas poltico-administrativo da colnia, a Coroa buscou viabilizar o processo de ocupao do territrio e criar condies para o desenvolvimento de atividades econmicas rentveis, de acordo com o modelo de mercantilismo europeu. Esse sistema mercantilista era um sistema prprio das monarquias nacionais da Idade Moderna, cujas caractersticas principais so o colonialismo, o metalismo (acumulo de metais preciosos) e balana comercial favorvel, tambm chamada e pretencionismo. Enfim esse sistema refletia somente aos interesses econmicos da metrpole e, em funo deles, articulou-se. O pas se edificou como uma sociedade agrria baseada no latifndio, existindo, sobretudo, em funo da metrpole, como economia complementar.

Capitanias hereditrias
As capitanias hereditrias eram enormes faixas de terra que se limitava a leste com o oceano Atlntico e a oeste com a linha de Tordesilhas. Essas terras foram doadas pelo rei, a militares, burocratas e comerciantes portugueses, que receberam o titulo de capites donatrios. Para formalizar seus direitos e deveres o governo portugus lanou mo de dois documentos: A Carta de Doao e o Foral. Com a carta de doao o capito donatrio detinha a posse da capitania, mas no a sua propriedade. Dessa forma, no poderia vend-la e nem dividi-la. O Foral dava amplos poderes aos donatrios, eles poderiam fundar vilas, conceder terras (as sesmarias), arrecadar impostos, receber tributos sobre a produo das salinas, dos moinhos de gua e os engenhos, alm de monopolizar a navegao fluvial. Cabia a eles ainda a aplicao das leis em suas possesses, bem como defesa militar das capitanias. Observa-se os primrdios de um direito essencialmente particular, cuja fonte repousava na autoridade interna dos donatrios, que administravam seus domnios como feudos particulares. O sistema de capitanias foi um fracasso na colnia portuguesa da Amrica. Apenas oito donatrios vieram para as novas terras,

destes trs morreram, dois pouco desenvolveram como empreendimento e um foi acusado de heresia e preso pela Inquisio. Restaram apenas dois Martim Afonso de Sousa com a capitania de So Vicente e Duarte Coelho, de Pernambuco. Martim chegou a obter um xito no inicio, mas sua capitania declinou. Ele desejava tornar So Vicente um centro produtor de acar, mas ela estava mais distante no mercado Europeu que a de Pernambuco, sua concorrente. Assim Pernambuco foi a nica das capitanias originais a lograr sucesso. Vrios fatores favoreceram para o insucesso das capitanias, como por exemplo, a escassez de recursos financeiros dos donatrios, ataque dos nativos, problemas de comunicao e segurana, desinteresse por parte dos capites, pelas faixas de terra entre outros fatores.

Governo-geral/Tribunais no Brasil Colnia


Com o fracasso da grande maioria das capitanias, tratou a metrpole de dar colnia outra orientao designada com o sistema de governadores-gerais. Surgiu, assim, a utilizao de certo numero de prescries decretadas em Portugal, reunindo desde cartas de Doao e Forais das capitanias at Cartas-rgias, alvars, regimentos dos governadores gerais, leis e, finalmente, as ordenaes reais. De fato, o Direito vigente no Brasil - colnia foi a transferncia da legislao portuguesa contida nas compilaes de leis e costumes conhecidos como ordenaes reais, que englobam as Ordenaes Afonsinas, Manuelinas e Filipinas. O governo-geral veio para centralizar o poder na colnia, uniformizar e fiscalizar a aplicao da justia e dos impostos, conciliando os interesses da coroa, dos donatrios e dos colonos. Para a sede do governo-geral, escolhe-se a Bahia, em virtude do bom clima e solo, dos excelentes portos naturais, rios navegveis, e uma posio estratgica que permitia atender as capitanias do norte e sul de forma rpida. Com o governo-geral veio o cargo de ouvidor da comarca, cada capitania tinha seu ouvidor, que solucionava os possveis problemas da regio. Caso algum se sentisse prejudicado com alguma deciso do ouvidor da comarca poderia recorrer ao ouvidor-geral que ficava na Bahia, sede do governo-geral.

Devido complexidade e especificidades das funes judiciais da poca (as funes judiciais confundiam-se com as funes administrativas e tambm com as funes policiais) havia outros responsveis pela efetivao das atividades jurisdicionais nas comarcas: chanceleres, contadores e vereadores, que formavam os Conselhos ou Cmaras Municipais. Na Bahia surgiram os juzes do povo, que eram eleitos pela populao. Tambm houve os almotacs, que tinham jurisdio restrita, os almotacs julgavam as causas relacionadas a obras e construes, e de suas decises cabiam recursos para os ouvidores da comarca. Em cada comarca, o corregedor passou a ser a autoridade judiciria superior sobre ouvidores e demais juzes. No entanto, esse sistema monocrtico de estruturao judiciria demonstrou seu ponto fraco no abuso de poder com que se administrava a Justia em muitas capitanias e na prpria sede do governo-geral. Para diminuir os poderes dos ouvidores no Brasil, Felipe II criou um tribunal de Relao no Brasil, porm sob presso dos governadores-gerais o Tribunal de Relaes foi extinto em 1626, voltando a ser reinstalado em 1652, desta vez como Corte Superior Brasileira. Em 1734 foi criado o Tribunal de Relaes do Rio de Janeiro, para desafogar o excesso de processos que comprometiam o bom funcionamento do Tribunal de Relaes da Bahia. Em 1758, foi criado a Junta de Justia do Par, que era um rgo recursal colegiado de nvel inferior aos Tribunais de Relaes. A partir de 1765 foram criadas outras juntas semelhantes, abrangendo reas distantes. A partir do sculo XVII, comearam a funcionar tribunais e juizados especializados: Juntas Militares e conselhos de guerra (para julgar os crimes militares e crimes conexos); juntas da Fazenda (para questes alfandegrias, tributarias e fiscais); juntas do Comrcio (para apreciar questes econmicas, envolvendo tambm a agricultura, navegao). J no fim do perodo colonial no Brasil, possua seus Tribunais e magistrados prprios, porm as instancias recursais superiores encontravam-se em Portugal.

Estrutura do Judicirio no Brasil Colnia


Com a chegada da famlia real vieram tambm os juzes, chamados de ouvidores do cvel ou crime que formavam a Casa da Justia da Corte; As formas normativas usadas eram: - Lex Romana Wisigothorum direito comum dos povos germnicos; - Privilgios direitos assegurados aos nobres pelos reis; - Forais leis particulares locais, asseguradas pelos reis; As figuras normativas eram: Juzes da Terra (ou juzes ordinrios) eleitos pela comunidade, no sendo letrados, que apreciavam as causas em que se aplicavam os forais, isto , o direito local, e cuja jurisdio era simbolizada pelo basto vermelho que empunhavam (2 por cidade); Juzes de Fora (figura criada em 1352) nomeados pelo rei dentre bacharis letrados, com a finalidade de serem o suporte de rei nas localidades, garantindo a aplicao das ordenaes gerais do Reino; Juzes de rfos com a funo de serem guardies dos rfos, para o cuidado geral dos rfos e das heranas, solucionando as questes sucessrias a eles ligados; Provedores colocados acima dos juzes dos rfos, para o cuidado geral dos rfos, instituies de caridade (hospitais e irmandades) e legitimao de testamentos (feitos verbalmente e que gerava muitos problemas); Corregedores nomeados pelo rei, com funo primordialmente investigatrias e recursal, inspecionando, em visitas s cidades e vilas que integravam sua comarca,como se dava a administrao da Justia, julgando as causas em que os prprios juzes estivessem implicados; Desembargadores magistrados de 2 instncia, que apreciavam as apelaes e os recursos de suplicao (clemncia real). Recebiam tal nome porque despachavam (desembargavam) diretamente com o rei;

A Estrutura da Justia Brasileira no fim do Perodo Colonial

1 Instncia - Juiz de Vintena Juiz de paz para lugares com mais de 20 famlias, decidindo verbalmente pequenas causas cveis, sem direito a apelao ou agravo (nomeado por um ano pela Cmara Municipal) - Juiz Ordinrio Eleito na localidade, para as causas comuns. - Juiz de Fora Nomeados pelo rei, para garantir a aplicao das leis gerais (substitua o ouvidor da comarca). 2 Instncia - Relao da Bahia ( 1609 a 1758, teve 168 Desembargadores); - Relao do Rio de Janeiro fundada em 1751, como tribunal de apelao. 3 Instncia - Casa de Suplicao Tribunal supremo de uniformizao da interpretao do direito portugus, em Lisboa. - Desembargo do Pao Originariamente fazia parte da Casa da Suplicao, para despachar as matrias reservadas ao rei, tornouse corte autnoma em 1521, como tribunal de graa para clemncia nos casos de penas de morte e outras. - Mesa da Conscincia e Ordens Para as questes relativas s ordens religiosas e de conscincia do rei (instncia nica). - Conselho Supremo Militar ( Alvar de 1 de abril de 1808) - Mesa do Desembargo do Pao e da Conscincia e Ordens ( Alvar de 22 de abril de 1808); Juiz Conservador da Nao Britnica ( Decreto de 4 de maio de 1808) foro privilegiados aos sditos ingleses residentes no Brasil, exercido por um juiz brasileiro, eleito por esses ingleses e aprovado pelo embaixador britnico(mantido aps a independncia brasileira como parte do tratado de reconhecimento da independncia pela Inglaterra sendo extinto em 7 de dezembro de 1831). Intendente Geral da Polcia ( Alvar de 10 de maio de 1808) jurisdio sobre os juzes criminais, que recorriam para ele, podendo prender e soltar presos para investigao. Real Junta do Comrcio, Agricultura, Fbricas, Navegao do Estado e Domnios Ultramarinos ( Decreto de 23 de agosto de 1808);

O Papel da Igreja na administrao colonial

A Igreja Catlica foi grande parceira da Coroa portuguesa na tarefa de administrar a colnia. Para a instituio, os principais objetivos da conquista e da colonizao das novas terras eram difundir a f crist em sua verso catlica apostlica romana, bem como promover a catequese dos ndios e administrar a vida espiritual dos colonos segundo os preceitos estabelecidos pela Santa S. Mas no restam dvidas de que o principal escopo dessa legislao era beneficiar e favorecer a metrpole, que tinha o objetivo de acalmar e amenizar a relao dos colonos com indgenas, uma que relao visava explorao da mo-de-obra indgena. Com o passar do tempo alm de cuidar de implantar uma nova religio aos indgenas, a Igreja comeou a exercer funes administrativas do Estado, como registros de nascimento, casamento e morte, contribuiu ainda na manuteno de hospitais e em conceder licenas para construo de novas Igrejas.

Economia no Brasil Colnia


A colnia cabia o papel de atender a esses interesses e, como tal, cumprir suas funes histricas: sustentar o desenvolvimento e enriquecimento de sua metrpole. Este centro do sistema, por sua vez, determinava mecanismos e normas poltico-econmicas de controle e explorao por meio do monoplio comercial, estabelecido por um conjunto de relaes de dependncia e dominao: o Pacto Colonial. Imposto pelo estado metropolitano, o pacto sustentava-se no monoplio rgio: do comrcio e da navegao; da explorao de produtos coloniais. Dessa forma, a colnia situava-se na economia perifrica, considerando que sua funo era de gerar riquezas para a economia central metropolitana.

A principal riqueza do Brasil por quase trs sculos, foi o acar que propiciou a ocupao e o desenvolvimento do territrio colonial. A economia aucareira, baseada na monocultura, na grande propriedade e na escravido de negros, e tambm na de trabalhadores livres, especializados em determinada tarefa, como era o caso do feitor, do mestre do acar e dos lavradores de contrato, bem como os temporrios, rendeiros e agregados, brancos e mestios, seguiu o modelo comercial europeu da Idade Moderna. Os fatores que influenciaram a implantao da lavoura canavieira foram: a experincia previa dos portugueses com a produo de acar nas Ilhas da costa africana, a existncia de mercados consumidores na Europa, onde o acar era considerado uma especiaria rara e valiosa, o interesse e a participao holandesa no financiamento, refino e na distribuio do produto, e o clima e solo propcios especialmente em Pernambuco, Bahia e regio litornea do nordeste. A partir do final do sculo XVII, as descobertas de grandes jazidas de ouro e as extraes de pedras preciosas alteraram profundamente a vida da colnia portuguesa na America. Sugiram ncleos urbanos e o eixo econmico mudou. Nesse momento a Coroa alcanou seu verdadeiro objetivo da colonizao portuguesa na Amrica, na regio de Minas Gerais por volta de 1693 encontraram ouro em grande quantidade. A notcia correu o reino e milhares de pessoas migraram de todas as partes do Brasil e de Portugal para a regio das minas. H

registros de navios portugueses que ficou ancorado em portos brasileiros sem poder voltar, pois os marinheiros desertavam e fugiam para Minas Gerais em busca de aventuras e, logicamente, de ouro. Ao longo do sculo XVIII, a minerao tornou-se a atividade econmica mais importante da colnia. Para evitar o contrabando de ouro e outros minrios, a Coroa portuguesa exercia um severo controle. Criou, em 1702, a Intendncia das Minas, encarregada de fiscalizar a atividade e cobrar impostos. As minas pertenciam metrpole, mas qualquer pessoa podia explor-la, desde que pagasse impostos. Um dos principais impostos cobrados, sobre a atividade mineradora era o quinto, que correspondia a um quinto de todo ouro extrado. Para facilitar a cobrana, em 1719 foi criada a Casa de Fundio, onde o ouro era fundido em barras e entregue ao minerador j reduzido e com o selo real. A circulao do ouro em p refinado foi proibida a partir de 1725. O contrabando e a sonegao, no entanto, sempre existiram no Brasil colonial. Para burlar os impostos, os mineradores escondiam o ouro em imagens de santos, que eram ocas, e percorriam a regio por trilhas secundarias. Advm da a expresso santo o pau oco. Quando as minas comearam a se esgotar, a partir da segunda metade do sculo XVIII, o recolhimento de impostos tambm diminuiu. Atribuindo a reduo ao contrabando, o Marqus de Pombal, uma espcie de primeiro-ministro do rei D. Jos I, estabeleceu em 1750 que o quinto mnimo seria de 100 arrobas anuais (1500 quilos). Sem condies de cumprir a exigncia, pela escassez de ouro, os exploradores comearam a atrasar os impostos. Em 1765, a Coroa instituiu a derrama, cobrana dos impostos atrasados. Essa era feita de modo violento, com a invaso de residncias e a priso dos que resistissem. A minerao provocou mudanas no Brasil colonial, sobretudo na regio das minas. Ocorreu um processo de urbanizao e estimulo atividade comercial, com o surgimento de novas ocupaes e o crescimento do nmero de trabalhadores livres. As atividades culturais se multiplicaram.

A sociedade mineira do sculo XVIII apresentava muitas contradies embora ela parecesse rica, por causa do ouro, as condies de vida da populao eram muito difceis. Por isso, uma parcela da populao comeou a questionar o modelo econmico e social, construindo as bases para as revoltas emancipacionistas que eclodiram no sculo XVIII.

A sociedade colonial
A organizao social define-se, de um lado, pela existncia de uma elite constituda por grandes proprietrios rurais, e de outro, por pequenos proprietrios, funcionrios pblicos, e por fim por ndios, mestios e negros, sendo que entre os ltimos pouca diferena havia, pois sua classificao social era quase a mesma.

A aliana do poder aristocrtico da Coroa com as elites agrrias locais permitiu um modelo de Estado que defenderia sempre, mesmo depois da independncia, os intentos de segmentos sociais donos da propriedade e dos meios de produo. Naturalmente, o aparecimento do Estado no foi resultante do amadurecimento histrico-poltico de uma nao unida ou de uma sociedade consciente, mas de imposio da vontade do Imprio colonizador. Instaura-se, assim, a tradio de um intervencionismo estatal no mbito das instituies sociais e na dinmica do desenvolvimento econmico. Tal referencial aproxima-se do modelo de Estado absolutista europeu, ou seja, no Brasil, o capitalismo se

desenvolveria sem capital, como produto acumulao exercida pelo prprio Estado.

recriao

da

Ao colonizar o Brasil, Portugal se distanciou do iderio renascentista, da modernidade cientifica e filosfica, do esprito critico e das novas praticas do progresso material, advindas com o capitalismo, fechando-se no dogma eclesistico da f e da revelao, no apego tradio estabelecida e na propagao de crenas religiosas pautadas na renuncia, no servilismo e na disciplina. Esses traos so essenciais para compreender o tipo de cultura que foi propagado pela metrpole no Brasil, tratava-se de uma cultura senhorial, escolstica, jesutica, catlica, absolutista, autoritria, obscurantista e acrtica. Em fins do sculo XVIII e ao longo do sculo XIX, comearam a chegar ao Brasil os ecos do ciclo de ideias representadas pelo iluminismo e pelas primeiras manifestaes do liberalismo engendrados na metrpole lusitana.

A crise do sistema colonial

Revoltas coloniais
A partir do sculo XVIII, influenciadas pela disseminao na Amrica dos ideais iluministas, houve grandes revoltas contrarias a autoridade e explorao do governo portugus sobre o Brasil. Essas revoltas buscam romper no s com o domnio econmico (pacto colonial) de Portugal sobre o Brasil, mas tambm queria o fim do domnio poltico. Duas foram as mais importantes: Inconfidncia Mineira e a Conjurao Baiana.

Inconfidncia Mineira (1798)


No sculo XVIII, a ascenso da economia mineradora trouxe um intenso processo de criao de centros urbanos pela colnia acompanhada pela formao de camadas sociais intermedirias. Os filhos das elites mineradoras, buscando concluir sua formao educacional, eram enviados para os principais centros

universitrios europeus. Nessa poca, os ideais de igualdade e liberdade do pensamento iluminista espalhavam-se nos meios intelectuais da Europa. Na segunda metade do sculo XVIII, a economia mineradora dava seus primeiros sinais claros de enfraquecimento. O problema do contrabando, da escassez das reservas aurferas e a profunda dependncia econmica fizeram com que Portugal aumentasse os impostos e a fiscalizao sobre as atividades empreendidas na colnia. Entre outras medidas, as cem arrobas de ouro anuais configuravam uma nova modalidade de cobrana que tentava garantir os lucros lusitanos. No entanto, com o progressivo desaparecimento das regies aurferas, os colonos tinham grandes dificuldades em cumprir a exigncia estabelecida. Portugal, inconformado com a diminuio dos lucros, resolveu empreender um novo imposto: a derrama. Sua cobrana serviria para complementar os valores das dvidas que os mineradores acumulavam junto Coroa. Sua arrecadao era feita pelo confisco de bens e propriedades que pudessem ser de interesse da Coroa. Esse imposto era extremamente impopular, pois muitos colonos consideravam sua prtica extremamente abusiva. Com isso, as elites intelectuais e econmicas da economia mineradora, influenciadas pelo iluminismo, comearam a se articular em oposio dominao portuguesa. No ano de 1789, um grupo de poetas, profissionais liberais, mineradores e fazendeiros tramavam tomar controle de Minas Gerais. O plano seria colocado em prtica em fevereiro de 1789, data marcada para a cobrana da derrama. Aproveitando da agitao contra a cobrana do imposto, os inconfidentes contaram com a mobilizao popular para alcanarem seus objetivos. Entre os inconfidentes estavam poetas como Claudio Manoel da Costa e Tomas Antonio Gonzaga; os padres Carlos Correia de Toledo, o coronel Joaquim Silvrio dos Reis; e o alferes Tiradentes, um dos poucos participantes de origem popular dessa rebelio. Eles iriam proclamar a independncia e a proclamao de uma repblica na regio de Minas. Com a aproximao da cobrana metropolitana, as reunies e expectativas em torno da inconfidncia tornavam-se cada vez mais intensas. Chegada data da derrama, sua cobrana fora revogada

pelas autoridades lusitanas. Nesse meio tempo, as autoridades metropolitanas estabeleceram um inqurito para apurar uma denncia sobre a insurreio na regio de Minas. Atravs da delao de Joaquim Silvrio dos Reis, que denunciou seus companheiros pelo perdo de suas dvidas, vrias pessoas foram presas pelas autoridades de Portugal. Tratando-se de um movimento composto por influentes integrantes das elites, alguns poucos denunciados foram condenados priso e ao degredo na frica. O nico a assumir as responsabilidades pela trama foi Tiradentes. Para reprimir outras possveis revoltas, Portugal decretou o enforcamento e o esquartejamento do inconfidente de origem menos abastada. Seu corpo foi exposto nas vias que davam acesso a Minas Gerais. Era o fim da Inconfidncia Mineira. Mesmo tendo carter separatista, os inconfidentes impunham limites ao seu projeto. No pretendiam dar fim escravido africana e no possuam algum tipo de ideal que lutasse pela independncia da nao brasileira. Dessa forma, podemos ver que a inconfidncia foi um movimento restrito e incapaz de articular algum tipo de mobilizao que definitivamente desse fim explorao colonial lusitana.

Conjurao Baiana ou Revolta dos Alfaiates (1798)

Quando Salvador deixou de ser a capital brasileira, acabou perdendo boa parte dos investimentos da Coroa e passou a ter papel secundrio diante da nova capital, o Rio de Janeiro. A populao baiana acabou sofrendo com a crise econmica do estado. A violncia aumentava cada vez mais com o constante saqueamento de propriedades privadas e mercadorias. A partir de ento, as ideias radicais foram surgindo. Quem se destacou na propagao da revolta foi o mdico Cipriano Barata. Ele organizou a populao mais humilde, como escravos e pequenos camponeses, para difundir mensagens e panfletos incitando mais revoltosos para aderir revoluo. Uniram-se ao levante de Barata mulato, escravos, negros livres, comerciantes, artesos, religiosos, soldados, setores populares e, especialmente, muitos alfaiates.

No movimento, destacaram-se os alfaiates Joo de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira, sob chefia militar do tenente Aguilar Pantoja, que contava com o apoio dos soldados Lus Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas Amorim Torres. Percebendo o perigo de uma organizao popular em grande escala, o rei de Portugal D. Fernando infiltrou homens de seu exrcito com os revoltosos e acabou surpreendendo-os. O rei conseguiu prender a maioria dos envolvidos e no hesitou em tortur-los. Revoltosos mais pobres, como Faustino e Nascimento, foram condenados imediatamente morte por enforcamento, enquanto que os intelectuais e mais abastados Barata e o professor Francisco Moniz foram absolvidos pela Coroa. Apesar de no ter sido concretizado em sua totalidade, a Conjurao Baiana considerada uma importante revolta popular. Muito alm da pretenso de derrubar a monarquia, a revolta ps em xeque as questes sociais do pas e deu impulso para o surgimento das primeiras campanhas abolicionistas do pas.

Concluso
As terras nacionais de fato nunca foram vistas como patriarquia pelos portugueses, mas sim como objeto de explorao e lugar onde existiria uma suposta riqueza. Desse modo, o direito no Brasil no foi institudo atravs da cidadania e nem de relaes pessoais, porm foi construdo atravs da imposio, atravs do pacto colonial. A identidade nacional, completamente desvinculada dos objetivos de sua populao de origem que foi marginalizada por suas praticas costumeiras e pelo seu direito informal, e da sociedade como um todo. Alheia manifestao e vontade deles, a Metrpole instaurou extenses de seu poder real. O modo de justia que se fazia naquela poca seguia os princpios da Coroa Portuguesa e a cada passo que era dado se revelava que os dirigentes seguiam aquilo que a elite portuguesa exigia. No Brasil encontrava-se uma elite que fazia de tudo para encontrar um caminho de realizaes dos prprios benefcios, magistrados buscavam somente privilgios. Contudo, o resto se tornava imparcial a isso, pois existia troca de favores e trfico de influncias. Os direitos do homem por mais fundamentais que seja, so direitos histricos, ou seja, nascidos em circunstancias, caracterizado por lutas em defesa de novas liberdades, contra velhos poderes, exemplo disso so os movimentos separatistas.

Bibliografia
http://www.infoescola.com/brasil-colonia/conjuracao-baiana/ http://www.brasilescola.com/historiab/inconfidencia-mineira.htm http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/camaras-municipais-do-brasil-colonia http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070616065917AA47qSf http://profgiba.blogspot.com.br/2011/09/pacto-colonial.html http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7088 http://www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/resumos/historia-do-direito/3804historia-do-direito-no-brasil-wolkmer.html http://www.brasilescola.com/historiab/igreja-catolica-no-brasil.htm WWW.enciclopediadoestudante.com.br WWW.editoradombosco.com.br

You might also like