You are on page 1of 12

LUPa

laboratrio urbano pela arte

Claudia Silva . Setembro 2013

Um servio educativo para a cidade de Castelo Branco

!"

LUPa o que
Ao projeto que se apresenta chamou-se LUPA Laboratrio Urbano Pela Arte, denominao que se considera refletir a essncia do mesmo. O LUPA um projeto de servio educativo de natureza experimental, no formal, de ndole voluntria e sem oramento, dirigido essencialmente comunidade da cidade de Castelo Branco. Pretende atravs da educao pela arte refletir sobre a relao entre a cidade enquanto espao fsico e a comunidade enquanto espao social, com a premissa de que a cidade o ponto de partida para a promoo, explorao e construo de identidade urbana, reforando a empatia com a cultura e com as artes e construindo espaos - laboratrios de partilha, experimentao e criao.

#"

LUPa como funciona


O LUPA um projeto probatrio durante o primeiro ano e organiza-se em 12 atividades/laboratrios de periocidade mensal. Estes laboratrios pretendem (re)conhecer/(re)valorizar o patrimnio material e imaterial albicastrense, atravs das vrias expresses artsticas, nomeadamente, a fotografia, o vdeo, o desenho, as artes plsticas, a arquitetura, o design grfico e multimdia, a escrita, entre outros, utilizando ferramentas multimdia, de que so exemplo o software para edio de imagem, vdeo e som, infografia, modelao 3d ou ferramentas para as artes grficas e plsticas, de uma forma geral. Todos os laboratrios tm dois pontos em comum. O primeiro, mais importante, tem como ponto de partida e fonte de inspirao a cidade de Castelo Branco sobre as suas mais variadas perspetivas: a histria; as gentes; os jardins; as rvores; os canteiros; a paisagem; o urbanismo; a arquitetura; a calada; a escultura e arte pblica; os artistas visuais albicastrenses; o artesanato; o folclore; os cantares; as romarias; as feiras; as festas; a literatura; a tradio oral; no fundo - o patrimnio e a cultura da comunidade albicastrense. O segundo a utilizao das artes como condutoras para a concepo dos laboratrios, da o contexto da educao pela arte. Para a operacionalizao do projeto importante ter em conta trs dimenses, nomeadamente: a identificao do pblico-alvo, a formalizao de parcerias e/ou redes de contactos enquanto fontes de informao/formao/impulso e criao de novos projetos, e a avaliao do projeto a fazer-se no final do ano probatrio.
$"

LUPa pblico-alvo
Numa primeira abordagem a este projeto, podemos considerar que o pblico-alvo toda a comunidade albicastrense, pois o objetivo do LUPA dotar a comunidade de novos conhecimentos e competncias relacionadas diretamente com o patrimnio material e imaterial da cidade. Mas dizer que um servio para toda a comunidade muito lato. Na verdade, prev-se o pblico-alvo, de acordo com os laboratrios programados, fazendo-se a, a distino do pblico ao qual se adequaria melhor a programao e com o qual se gostaria de trabalhar e, evidentemente, como. Tendo em conta que o objetivo fidelizar este pblico ao projeto para se obterem as mais-valias esperadas, o que verdadeiramente interessa que a programao se faa direcionada a segmentos de pblico em funo de interesses comuns que podem, ou no, residir entre faixas etrias ou outros grupos especficos se assim se sentir a necessidade disso.

%"

LUPa parcerias e redes de contatos


As parcerias so pontes entre instituies culturais e a realidade exterior, fortalecem a amplitude do trabalho que a instituio desenvolve, ao mesmo tempo que incrementam o contacto com parceiros cujos objetivos, interesses e perspetivas so comuns, disponibilizando-se, deste modo, a partilhar recursos e/ou estratgias. No s, de acordo com estes princpios que o LUPA se rege, ou seja, as parcerias que este projeto ambiciona concretizar, passam no s por parcerias com outras instituies mas tambm com indivduos, pessoas que pelas suas competncias so elementos que trazem mais-valias para o projeto. Daqui podemos retirar que a programao e planificao est diretamente relacionada com as parceiras que este projeto concretiza. At data esto consolidadas as parcerias com: ! ! ! ! ! ! Associao de Informtica de Castelo Branco (AICB). Biblioteca Municipal de Castelo Branco; Cybercentro de Castelo Branco; Cultura Vibra agenda cultural; Espao Mam; Instituto Portugus da Juventude (IPJ).
&"

LUPa programao
A programao do LUPA concebida no seguimento de propostas elaboradas por parte da comunidade albicastrense. Desta forma ela faz-se de forma trimestral para melhor gerir as atividades seja com a comunicao das mesmas seja na sua produo. At data programaram-se dois trimestres. O primeiro trimestre inaugurou com dois laboratrios, o Peddy Paper LUPA, dia 11 de Maio e o Upa LUPA no Dia da Criana no dia 1 de Junho. O segundo trimestre e ainda a decorrer iniciou-se com o Collage de Memrias no dia 6 de Julho, seguiu-se o LUPA PinHole I no dia 7 de Setembro e ainda por acontecer o LUPA PinHole II no dia 28 de Setembro. Est neste momento a ser programado o terceiro trimestre.

'"

LUPA 1 laboratrio: Peddy Paper LUPA sbado, 11 de Maio


Descrio da atividade: Esta atividade consiste na elaborao de um percursos pela cidade de Castelo Branco com o objectivo de documentar entre 10 a 15 pontos chave e de interesse artstico, histrico e/ou arquitectnico, escolhidos por cada grupo. No final os grupos tero que elaborar um breve relatrio sobre estes locais. Este relatrio pode ser fotogrfico, desenhado e/ou descritivo e entregue organizao. Pr-requisitos: Gosto por atividades ao ar livre, pela arte, pela cidade de Castelo Branco, relacionamento interpessoal, pelo esprito de equipa... Desafio: Traga o seu almoo para um mega piquenique. E aproveite este momento para a partilha e a troca de experincias de entre os participantes. Pblico alvo: famlias e grupos informais. Colaborador: Cybercentro de Castelo Branco. pelo desafio, pelo

"

("

LUPA 2 laboratrio: Upa LUPA no Dia da Criana sbado, 01 de Junho


Descrio da atividade: A partir da reutilizao de vrios materiais, nomeadamente o carto canelado, desafiamos as crianas que quiserem juntar-se a ns a a replicar a cidade de Castelo Branco em miniatura, com todos os elementos que a constituem: o castelo, os edifcios, os carros, as, ruas, os cadeeiros, as rvores e os bancos de jardim, os veculos motorizados ou no, ... Para os mais pequenos teremos tarefas mais simples. Pblico alvo: Crianas dos 2 aos 13 anos. Colaborador: Da barriga ao colinho - Espao Mam."

)"

LUPA 3 laboratrio: Collage de Memrias sbado, 06 de Julho


Descrio da atividade: A expresso collage deriva do francs "coller" que significa "cola". Esta expresso foi concebida no incio do Sc. XX, pelos artistas plsticos Georges Braque e Pablo Picasso, altura em que esta arte se tornou peculiar no mago da arte moderna. Assim, o laboratrio Collage de Memrias tem por objetivo elaborar um cartaz, com base nesta tcnica e nas memrias pessoais de cada participante, acerca de um acontecimento importante do passado albicastrense. Formador: Anabela Silva. Pblico-Alvo: interessados e curiosos desta tcnica plstica. Colaborador: Instituto Portugus da Juventude (IPJ).

Kurt Schwitters, Das Undbild, 1919, Staatsgalerie Stuttgart

"

*"

LUPA 4 e 5 laboratrio: LUPA Pinhole I e II sbado, 07 e 28 de Setembro


Descrio da actividade: O LUPA PinHole pretende dar a conhecer um processo de fotografia que permite a autonomia em relao aos meios digitais e tecnolgicos, desde o momento da construo de "mquinas fotogrficas" at ao momento da revelao manual das fotografias obtidas. Deste modo, esta actividade divide-se em dois laboratrios distintos mas articulados entre si, nomeadamente, o laboratrio da construo da "mquina"- LUPA PinHole I e o laboratrio de fotografia e revelao - LUPA PinHole II. Formador: Alexandre Ferreira Associao de Informtica de Castelo Branco (AICB). Pblico alvo: Curiosos e amantes da fotografia experimental analgica. Colaborador: Instituto Portugus da Juventude (IPJ).

Fotografia de Joo Grou com o mtodo pinhole.

!+"

LUPA reflexo
As instituies culturais so elementos fundamentais para a construo das representaes e identidades das comunidades e marcas importantes desta vitalidade criativa, uma vez que tm a capacidade de gerar, promover e reflectir a diversidade, o potencial criativo, o dinamismo e a transformao permanentes que caracterizam o crescimento e evoluo das sociedades. Em termos de paradigma de referncia, nas ltimas dcadas, temos vindo a caminhar da Sociedade da Informao para a Sociedade do Conhecimento e da Aprendizagem, e, mais recentemente, da Criatividade. A crescente associao da criatividade ao conhecimento refora a importncia e a transversalidade do pensamento criativo. (Silva 2008, 15).

Os servios educativos, enquanto espaos de negociao e discusso participada, consideram-se, assim, essenciais na promoo da conscincia de que o conhecimento, a aprendizagem e a criatividade desenham o caminho para a construo de identidade das comunidades e da captao e fixao de pblicos. Elaborar um projeto como o LUPA, que pretende ser um projeto fundamentado no conceito de servio educativo, tem os seus espinhos. um projeto inovador, porque no aplicado a uma instituio cultural mas sim a toda uma cidade, com tudo aquilo que a cidade pode oferecer. No tem um espao fsico de residncia pois a mesma a cidade. um projeto voluntrio sem oramento. uma experincia que tem como objetivo analisar o feedback do pblico e tem uma programao trimestral que depende da anlise de propostas elaboradas, pela equipa organizadora e pela comunidade, para novos laboratrios. Todos estes fatores no so fatores de segurana para um projeto mas, laboratrio a laboratrio, o projeto constri-se e toma forma. Neste momento, ainda difcil entender o seu rumo, mas esse o desafio ao qual a equipa do LUPA se props. At ao momento, o sucesso imperou
!!"

LUPA referncias bibliogrficas


Barriga, S., Silva, S. G. (2007). Servios Educativos na Cultura. Coleco Pblicos n2. Sete-Ps . Retirado de http://www.scribd.com/doc/27108437/Coleccao-Publicos-Servicos-Educativos

Gomes, R. T., Loureno V. (2009). Democratizao Cultural e Formao de Pblicos: Inqurito aos Servios Educativos em Portugal. Observatrio das Actividades Culturais. Retirado de http://www.oac.pt/pdfs/ OBS_Pesquisas15_impressao.pdf

!#"

You might also like