You are on page 1of 71

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ AULA 01

Assunto: Princpios da Administrao Pblica

1. (FCC/TRE-AM/2010) A exigncia de que o administrador pblico, no desempenho de suas atividades, deve atuar sempre com tica, honestidade e boa-f, refere-se ao dever de a) eficincia. b) moralidade. c) probidade. d) legalidade. e) discricionariedade. Comentrios: Quando relacionado ao principio da probidade, o princpio da moralidade exige dos agentes pblicos um comportamento tico, honesto, probo, no trato da coisa pblica. Ou seja, no exerccio da atividade administrativa exigida uma atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f. Portanto, a resposta desta questo a letra c.

2. (FCC/SEFAZ-SP/2009) Um ato administrativo que viesse a criar direitos, impor obrigaes ou prescrever sanes afrontaria o princpio da: a) publicidade. b) probidade administrativa. c) impessoalidade. d) moralidade. e) legalidade Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ De acordo com o princpio da legalidade, a Administrao Pblica s pode atuar quando autorizada (nas competncias discricionrias) ou determinada (nas competncias vinculadas) por lei. Deste modo, a Administrao Pblica no pode, por exemplo, conceder direitos, criar obrigaes ou impor proibies, por meio de ato administrativo. Para tanto, deve haver previso em lei. A, sim, um ato administrativo poder regulamentar essa lei. Logo, a resposta desta questo a letra e.

3. (FCC/SEFAZ-SP/2009) Determinado agente pblico, realizando fiscalizao, verifica tratar-se de caso de aplicao de multa administrativa. Tal agente, de ofcio, lavra o auto respectivo. Considerando essa situao luz de princpios que regem a Administrao Pblica, correto afirmar que, em nome do princpio da: a) autoexecutoriedade, tal multa pode ser exigida independentemente de defesa do autuado em processo administrativo. b) imperatividade, a cobrana dessa multa no depende de autorizao judicial. c) indisponibilidade do interesse pblico, o julgador no administrativo no pode dar razo s alegaes do particular. processo

d) autotutela, a Administrao pode anular a autuao, caso nela constate vcios quanto legalidade. e) presuno de legalidade, a Administrao s pode reconhecer a invalidade do auto ante prova produzida pelo particular. Comentrios: As letras a, b e e esto erradas. Os atributos do ato administrativo (autoexecutoriedade, imperatividade e presuno de legalidade) sero estudados na prxima aula. A letra c est errada. O princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado exalta a superioridade do interesse da coletividade, ao estabelecer a prevalncia do interesse pblico sobre o do particular. Esse princpio, que informa todos os ramos do Direito Pblico, estabelece que na hiptese de conflito entre o interesse pblico e o interesse particular, aquele prevalecer sobre este, sempre. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Essa posio de supremacia do Estado se expressa atravs da verticalidade (desigualdade jurdica) que caracteriza as relaes jurdicas entre a Administrao Pblica e os particulares. Diferentemente, no Direito Privado, as relaes entre particulares caracterizam-se pela horizontalidade (igualdade jurdica). Todavia, isso no impede que o julgador no processo administrativo d razo s alegaes do particular. Mesmo porque, quando a Administrao Pblica, excepcionalmente, no atuar com vistas consecuo de interesses pblicos, no lhe ser cabvel invocar o princpio da supremacia do interesse pblico. A letra d est certa. A autotutela consiste no poder-dever que a Administrao Pblica possui de rever seus prprios atos, anulando-os, quando eivado de vcios, ou revogando-os, quando inconvenientes ou inoportunos. O princpio da autotutela est consagrado na Smula n 473 do STF, cujo enunciado o seguinte:

JURISPRUDNCIAS DO STF: "A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial." (Smula n 473)

Portanto, a resposta desta questo a letra d.

4. (FCC/TJ-PI/2009) O princpio da legalidade significa que a) o administrador deve praticar o ato para o seu fim legal. b) a Administrao pode fazer o que a lei no probe. c) o administrador deve atuar de acordo com os padres ticos de probidade, decoro e boa-f. d) a Administrao Pblica s pode fazer o que a lei permite. e) a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeio e rendimento funcional.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios: O princpio da legalidade estabelece que toda atividade administrativa s poder ser exercida em conformidade absoluta com a lei. A Administrao Pblica s pode fazer aquilo que a lei permite Caso contrrio, a atividade ser ilcita. Com efeito, a resposta desta questo a letra d.

5. (FCC/TJ-PA/2009) Sobre os princpios bsicos da Administrao Pblica, considere: I. composto pelo conjunto de regras finais e disciplinares suscitadas no s pela distino entre o Bem e o Mal, mas tambm pela ideia geral de administrao e pela ideia de funo administrativa. II. Interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige. III. Objetiva aferir a compatibilidade entre os meios e os fins, de modo a evitar restries desnecessrias ou abusivas por parte da Administrao Pblica, com leso aos direitos fundamentais. Estes conceitos dizem respeito, respectivamente, aos princpios da a) razoabilidade, finalidade e moralidade. b) moralidade, finalidade e razoabilidade. c) finalidade, razoabilidade e moralidade. d) moralidade, razoabilidade e finalidade. e) finalidade, moralidade e razoabilidade. Comentrios: Item I: O princpio da moralidade exige dos agentes pblicos um comportamento tico, honesto, probo, no trato da coisa pblica. Ou seja, no exerccio da atividade administrativa exigida uma atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f. Esse princpio impe ao agente pblico, quando da aplicao da lei, o dever de buscar a concretizao dos princpios nela consagrados. Isto , para atuar em conformidade com o princpio da moralidade no basta ao agente cumprir a literalidade da lei. necessrio ir alm, buscar o verdadeiro sentimento da norma, de modo que ao lado do legal esteja o tico.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Assim, o servidor pblico no deve decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. Item II: O princpio da impessoalidade, quando relacionado com princpio da finalidade, exige que a atividade administrativa seja exercida em atendimento aos interesses da coletividade. A finalidade de toda atuao da Administrao a defesa do interesse pblico. Item III: Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade so considerados as maiores limitaes s competncias discricionrias da Administrao Pblica. Pois, exigem que os atos discricionrios praticados pela Administrao sejam necessrios, adequados e proporcionais. Segundo esses princpios, nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de adequao entre meios e fins, sendo vedado Administrao impor obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico. Assim, a resposta desta questo a letra b.

6. (FCC/TRT-15Regio/2009) O princpio da autotutela significa que a Administrao Pblica a) exerce o controle sobre seus prprios atos, com a possibilidade de anular os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judicirio. b) sujeita-se ao controle do Poder Judicirio, que pode anular ou revogar os atos administrativos que forem inconvenientes ou inoportunos. c) Direta fiscaliza as atividades das entidades da Administrao Indireta a ela vinculadas. d) Indireta fica sujeita a controle dos rgos de fiscalizao do Ministrio do Planejamento mesmo que tenham sido criadas por outro Ministrio. e) tem liberdade de atuao em matrias que lhes so atribudas por lei. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ J vimos que, segundo o princpio da autotutela, a Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade. Por isso, a resposta desta questo a letra a.

7. (FCC/TJ-PA/2009) Os princpios da Administrao Pblica que tm previso expressa na Constituio Federal so: a) autotutela, publicidade e indisponibilidade. b) legalidade, publicidade e eficincia. c) moralidade, indisponibilidade e razoabilidade. d) publicidade, eficincia e indisponibilidade. e) eficincia, razoabilidade e moralidade. Comentrios: Os princpios tanto podem ser explcitos (o seu nome est taxativamente previsto em normas jurdicas) como implcitos (a sua aplicao est prevista em normas jurdicas). Os princpios que regem a Administrao Pblica so exemplos de princpios explcitos no sistema constitucional ptrio, previstos no art. 37 da Constituio Federal de 1988, nos seguintes termos:

CF/88, ART. 37: A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:

Assim, os princpios bsicos da administrao pblica esto consubstanciados em cinco regras de observncia permanente e obrigatria para o bom administrador: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. Se voc no os conhecia, pode cham-los de LIMPE.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Princpios da Administrao Pblica (CF/88, art. 37) Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

Logo, a resposta desta questo a letra b.

8. (FCC/TJ-PA/2009) Quando se diz que a Administrao no pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, estamos diante do princpio da a) especialidade. b) legalidade ou veracidade. c) impessoalidade ou finalidade. d) supremacia do interesse pblico. e) indisponibilidade. Comentrios: O princpio da impessoalidade impede perseguies ou favorecimentos, tratamentos diferenciados benficos ou prejudiciais aos administrados. Com efeito, todo ato da Administrao deve ser praticado com o propsito de satisfazer o interesse pblico. Qualquer ato praticado em desacordo com o interesse da coletividade ser invlido por desvio da finalidade. Portanto, a resposta desta questo a letra c.

9. (FCC/TJ-PA/2009) Princpio da eficincia na Administrao Pblica

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) o dever do administrador de indicar os fundamentos de fato e de direito de suas decises. b) que se impe a todo agente pblico de realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional. c) a que se impe a Administrao de atuar segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f. d) segundo o qual a Administrao s pode agir segundo a lei, jamais contra ou alm da lei. e) pelo qual se exige do administrador atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias. Comentrios: O princpio da eficincia, que trouxe para a Administrao Pblica o dever expresso de realizar suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, possui trs interpretaes: Dirigido Administrao: exige que o modo de estruturao, organizao e disciplina seja racional, com o objetivo de alcanar os melhores resultados no desempenho da atividade administrativa. Dirigido aos agentes pblicos: exige uma atuao que resulte no melhor desempenho possvel de suas atribuies, a fim de obter os melhores resultados. Relativo ao princpio da economicidade: impe Administrao uma atuao sob uma adequada relao custo/benefcio, com vistas a obter o mximo de benefcios com o mnimo de despesas.

IMPORTANTE: So aplicaes do princpio Administrao Pblica: Descentralizao. Desconcentrao. Contrato de gesto da eficincia quando relacionado

So aplicaes do princpio da eficincia quando relacionado aos agentes pblicos: Concurso Pblico. Estgio Probatrio. Avaliao especial de desempenho para aquisio de estabilidade. www.pontodosconcursos.com.br 8

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Avaliao peridica de desempenho (possibilidade de o servidor estvel perder o cargo).

Logo, a resposta desta questo a letra b.

10. (FCC/TJ-PA/2009) Sobre os princpios constitucionais da Administrao Pblica NO correto afirmar que o princpio: a) da legalidade traduz a idia de que a Administrao Pblica somente tem possibilidade de atuar quando exista lei que a determine ou que a autorize. b) da moralidade est ligado idia da probidade administrativa, do decoro e da boa-f. c) da impessoalidade tambm conhecido como princpio da finalidade. d) da publicidade apresenta dupla acepo: exigncia de publicao dos atos administrativos em rgo oficial como requisito de eficcia e exigncia de transparncia da atuao administrativa. e) da impessoalidade tem por objetivo assegurar que os servios pblicos sejam prestados com adequao s necessidades da sociedade. Comentrios: A letra a est certa. O princpio da legalidade estabelece que toda atividade administrativa s poder ser exercida em conformidade absoluta com a lei. A Administrao Pblica s pode fazer aquilo que a lei permite Caso contrrio, a atividade ser ilcita. A letra b est certa. O princpio da moralidade exige dos agentes pblicos um comportamento tico, honesto, probo, no trato da coisa pblica. Ou seja, no exerccio da atividade administrativa exigida uma atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f. A letra c est certa. Segundo a doutrina, o princpio da finalidade est inserido no princpio da impessoalidade. A letra d est certa. O princpio da publicidade pode ser interpretado de duas maneiras. Na primeira delas, faz referncia ao princpio da

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ publicao oficial dos atos administrativos. Na segunda, refere-se ao princpio da transparncia.

PUBLICIDADE (2 interpretaes)

PUBLICAO OFICIAL (condio de eficcia) TRANSPARNCIA

A letra e est errada. O princpio que tem por objetivo assegurar que os servios pblicos sejam prestados com adequao s necessidades da sociedade o da eficincia. Logo, a resposta desta questo a letra e.

11. (FCC/PGE-RJ/2009) H dois princpios constitucionais fundamentais para o Direito Administrativo. A partir deles constroem-se todos os demais. So eles: a) prescrio de veracidade e publicidade. b) impessoalidade e legalidade. c) legalidade e supremacia do interesse pblico. d) publicidade e moralidade. e) especialidade e supremacia do interesse pblico. Comentrios:

Princpios constitucionais fundamentais para o Direito Administrativo legalidade Maria Sylvia Zanella Di Pietro

+
supremacia do interesse pblico indisponibilidade do interesse pblico

Celso Antnio Bandeira de Mello

+
supremacia do interesse pblico

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Logo, a resposta desta questo a letra c.

12. (FCC/PGE-RJ/2009) De acordo com o princpio da legalidade, em matria administrativa, a Administrao apenas pode praticar os atos que sejam expressamente permitidos pela lei. A partir deste enunciado, conclui-se que: a) a observncia de medidas provisrias, pela Administrao, ofende o princpio da legalidade porque elas no so consideradas lei formal. b) a Administrao poder praticar os atos permitidos pela lei e, em caso de omisso, estar legitimada a atuar se for habilitada a tanto por decreto do Chefe do Poder Executivo. c) a prtica de atos por razes de convenincia e oportunidade violadora do princpio da legalidade, uma vez que o mrito do ato administrativo nestes casos no definido em lei. d) o controle de legalidade interno dos atos administrativos deve ser preocupao constante da Administrao, como forma de atendimento do interesse pblico na preservao desta legalidade. e) o reconhecimento de circunstncias excepcionais, como estado de stio e estado de defesa, autoriza a Administrao a praticar atos discricionrios e arbitrrios, isentos de controle jurisdicional. Comentrios A letra a est errada. A observncia de medidas provisrias, pela Administrao Pblica, no ofende o princpio da legalidade. Ocorre justamente o contrrio. Como as medidas provisrias tm fora de lei, elas devem ser observadas em decorrncia do princpio da legalidade. A letra b est errada. Em caso de omisso legal, a Administrao no estar legitimada a atuar se for habilitada a tanto por decreto do Chefe do Poder Executivo. Em regra o Chefe do Poder Executivo s pode editar decretos para dar execuo s leis. A letra c est errada. De acordo com o princpio da legalidade, a Administrao Pblica s pode atuar quando autorizada (nas competncias discricionrias) ou determinada (nas competncias vinculadas) por lei. Logo, no h incompatibilidade entre a discricionariedade e a legalidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra d est certa. De fato, o controle de legalidade interno dos atos administrativos deve ser preocupao constante da Administrao, como forma de atendimento do interesse pblico na preservao desta legalidade. A letra e est errada. Em situaes especiais e expressamente previstas na Constituio Federal, o princpio da legalidade pode sofrer supresses provisrias e excepcionais. So exemplos, o Estado de Defesa e o Estado de Stio (artigos 136 a 141). Contudo, isso no significa que a Administrao Pblica est autorizada a praticar atos discricionrios e arbitrrios, isentos de controle jurisdicional. Logo, a resposta desta questo a letra d.

13. (FCC/MPE-SE/2009) A Constituio determina expressamente que so princpios da Administrao Pblica: a) publicidade, moralidade e eficincia. b) impessoalidade, moralidade e imperatividade. c) hierarquia, moralidade e legalidade. d) legalidade, impessoalidade e auto-executoriedade. e) impessoalidade, presuno de legitimidade e hierarquia. Comentrios:

Princpios da Administrao Pblica (CF/88, art. 37) Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

Logo, a resposta desta questo a letra a.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

14. (FCC/TRT-SP/2008) Sobre os princpios bsicos da Administrao, considere: I. Exigncia de que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeio e rendimento funcional. II. A atuao da Administrao Pblica deve sempre ser dirigida a todos os administrados em geral, sem discriminao de qualquer natureza. Essas afirmaes referem-se, respectivamente, aos princpios da: a) eficincia e impessoalidade. b) legalidade e impessoalidade. c) eficincia e legalidade. d) moralidade e eficincia. e) impessoalidade e legalidade. Comentrios:

Princpio da eficincia Exigncia de que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeio e rendimento funcional.

Princpio da impessoalidade A atuao da Administrao Pblica deve sempre ser dirigida a todos os administrados em geral, sem discriminao de qualquer natureza.

Portanto, a resposta desta questo a letra a.

15. (FCC/TCE-AM/2008) O artigo 37 da Constituio Federal estabelece que a Administrao Pblica obedecer aos princpios da "legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia". Essa enumerao: a) apresenta os princpios ordenados hierarquicamente entre si. b) no esgota os princpios constitucionais da Administrao Pblica. c) consiste em regra de observncia facultativa pela Administrao Pblica, dada a natureza peculiar dos princpios. d) apresenta princpios aplicveis apenas Administrao Direta. e) contm princpios cuja aplicabilidade depende da edio de legislao complementar. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: Os LIMPE no so os nicos princpios aplicveis Administrao Pblica. H outros princpios previstos na Constituio Federal, bem como em normas legais. Logo, a resposta desta questo a letra b.

16. (FCC/TRF-2 Regio/2007) Em razo do princpio da legalidade, correto afirmar que a: a) atividade administrativa deve ser exercida com presteza, qualidade e produtividade funcional. b) Administrao Pblica tem certa liberdade de atuao, pois pode exercer qualquer atividade, desde que a lei no proba. c) Administrao Pblica s pode fazer o que a lei determina ou autoriza. d) Administrao Pblica fica obrigada a manter uma posio imparcial em relao aos administrados. e) atividade administrativa somente poder ser vlida, se exercida no limite e intensidade necessria ao fim proposto. Comentrios: De acordo com o princpio da legalidade, a Administrao Pblica s pode atuar quando autorizada (nas competncias discricionrias) ou determinada (nas competncias vinculadas) por lei. Portanto, a resposta desta questo a letra c.

17. (FCC/Defensoria Pblica-SP/2007) Princpios do Direito Administrativo. a) O princpio da moralidade s pode ser aferido pelos critrios pessoais do administrador. b) So princpios explcitos da Administrao Pblica, entre outros, os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. c) O princpio da razoabilidade ou proporcionalidade no princpio consagrado sequer implicitamente.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) O princpio da publicidade obriga a presena do nome do administrador nos atos, obras, servios e campanhas do Poder Pblico. e) O princpio da motivao no exige a indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso administrativa. Comentrios: A letra a esta errada. O principio da moralidade fundamenta-se na moral administrativa, que se distingue da moral comum pelo fato de ser jurdica e pela possibilidade de invalidar atos administrativos praticados em desconformidade com o princpio da moralidade. A moral administrativa toma como referncia um conceito impessoal, geral, primado no grupo social, independente dos valores intrnsecos do indivduo. No obstante, esse conceito comporta valores de juzos elsticos, indeterminados. Tal fato decorre da impossibilidade de a lei prever todas as condutas morais e amorais. J a moral comum fundamenta-se em um conceito pessoal, subjetivo, individual. Contudo, tais distines no impedem que a ofensa moral comum implique, tambm, em ofensa ao princpio da moralidade administrativa. Em suma, a moralidade administrativa no se confunde com a moral comum. Porque nesta, ao contrrio daquela, o conceito sofre variaes no tempo e no espao, o que dificulta a sua aplicao segura e uniforme. Ainda assim, na realizao de seus atos, a atividade administrativa tambm se sujeita moral comum.

IMPORTANTE: O conceito de moral administrativa no coincide, necessariamente, com a noo de moral comum. Todavia, determinados comportamentos administrativos ofensivos moral comum podem ensejar a invalidao do ato, por ofender, tambm, a moral administrativa.

A letra b est certa. Os princpios que regem a Administrao Pblica so exemplos de princpios explcitos no sistema constitucional ptrio, previstos no art. 37 da Constituio Federal de 1988, nos seguintes termos: A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia....

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra c est errada. O princpio da razoabilidade ou proporcionalidade est expressamente previsto na Lei n 9.784/99, mas no est explcito no texto da Constituio Federal. No obstante, de acordo com o STF, esse princpio decorre do princpio do devido processo legal, expresso no art. 5, LIV, da CF. A letra d est errada. Em um de suas interpretaes, o princpio da impessoalidade reporta-se vedao promoo pessoal, prevista no art. 37, 1, da Constituio Federal.

CF, ART. 37, 1: A publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem a promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos.

De acordo com essa acepo do princpio da impessoalidade, os agentes pblicos, no exerccio de suas atividades, atuam em nome da Administrao. Deste modo, no podero promover-se pessoalmente. Vejam os exemplos abaixo:

Na divulgao de apreenses feitas pela Polcia Federal no pode haver meno ao nome dos policiais responsveis pela operao.

As obras pblicas sero divulgadas sem citar os nomes de agentes pblicos e autoridades por elas responsveis.

ATENO: Em provas, comum haver questo misturando o princpio da publicidade com a vedao promoo pessoal. Vejam a seguinte pegadinha: o princpio da publicidade obriga (ou impede) a presena do nome do administrador nos atos, obras, servios e campanhas do Poder Pblico. FALSO!

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ O princpio da publicidade exige a publicao oficial dos atos externos da administrao pblica.

A publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicas dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem a promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos. (CF, art. 37, 1) A letra e est errada. O princpio da motivao exige a indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso administrativa. Logo, a resposta desta questo a letra b.

18. (FCC/TCE-MG/2007) O favorecimento do administrado em razo de parentesco com a autoridade administrativa competente viola o princpio da: a) eficincia. b) impessoalidade. c) publicidade. d) indivisibilidade. e) separao de poderes. Comentrios: O princpio da impessoalidade impede perseguies favorecimentos, tratamentos diferenciados benficos ou prejudiciais administrados. Logo, a resposta desta questo a letra b. ou aos

19. (FCC/TRE-MS/2007) Entidade administrativa que presta servio pblico com excessiva burocracia e produtividade precria, retardando, assim, o interesse da coletividade, ofende o princpio da: a) impessoalidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) moralidade. c) legalidade. d) eficincia. e) publicidade. Comentrios: A prestao de servio com excessiva burocracia caracteriza ofensa ao princpio da eficncia. Pois, o referido princpio tem por objetivo assegurar que os servios pblicos sejam prestados com adequao s necessidades da sociedade.

IMPORTANTE: O princpio da eficincia est vinculado noo administrao gerencial. Por outro lado, os princpios da legalidade e da moralidade vinculam-se ao conceito de administrao burocrtica.

Assim, a resposta desta questo a letra d.

20. (FCC/MPU/2007) Os princpios da Administrao Pblica estabelecidos expressamente na Constituio Federal so: a) eficincia, razoabilidade, objetividade, indisponibilidade e finalidade. b) capacidade, pessoalidade, razoabilidade, finalidade e publicidade. c) moralidade, eficincia, razoabilidade, autotutela e disponibilidade. d) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. e) impessoalidade, capacidade, eficincia, autotutela e finalidade. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Princpios da Administrao Pblica (CF/88, art. 37) Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

Por isso, a resposta desta questo a letra d.

21. (FCC/MPU/2007) Com relao aos princpios da Administrao Pblica, considere: I. As realizaes governamentais no so do funcionrio ou autoridade, mas da entidade pblica em nome de quem as produzira. II. Todo agente pblico deve realizar suas atribuies legais com presteza, perfeio e rendimento funcional. As proposies citadas correspondem, respectivamente, aos princpios da: a) eficincia e legalidade. b) razoabilidade e moralidade. c) moralidade e razoabilidade. d) legalidade e impessoalidade. e) impessoalidade e eficincia. Comentrios:

Princpio da impessoalidade As realizaes governamentais no so do funcionrio ou autoridade, mas da entidade pblica em nome de quem as produzira.

Princpio da eficincia Todo agente pblico deve realizar suas atribuies legais com presteza, perfeio e rendimento funcional.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Portanto, a resposta desta questo a letra e.

22. (FCC/TRF-1Regio/2006) Administrao Pblica, considere:

No

que

tange

aos

princpios

da

I. Os atos e provimentos administrativos so imputveis no ao agente que os pratica, mas ao rgo ou entidade da Administrao Pblica, que o autor institucional do ato. II. A Constituio Federal exige, como condio para a aquisio da estabilidade, a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. As proposies citadas referem-se, respectivamente, aos princpios da: a) impessoalidade e eficincia. b) hierarquia e finalidade pblica. c) impessoalidade e moralidade. d) razoabilidade e eficincia. e) eficincia e impessoalidade. Comentrios:

Princpio da impessoalidade Os atos e provimentos administrativos so imputveis no ao agente que os pratica, mas ao rgo ou entidade da Administrao Pblica, que o autor institucional do ato.

Princpio da eficincia A Constituio Federal exige, como condio para a aquisio da estabilidade, a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade.

Com efeito, a resposta desta questo a letra a.

23. (FCC/TCE-PB/2006) Com relao aos princpios da administrao pblica no Brasil, considere as afirmativas abaixo. I. Na administrao pblica, diferentemente do que ocorre na esfera privada, lcito fazer tudo o que a lei no probe.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ II. O agente administrativo deve saber distinguir no apenas o ato legal do ilegal, mas, tambm o honesto do desonesto, atendendo ao princpio da moralidade. III. Em sua atividade, o administrador pblico deve ser capaz de distinguir os cidados segundo seus mritos. IV. O princpio da publicidade torna obrigatria a divulgao de todos os atos e contratos da Administrao Pblica, com algumas excees. Est correto o que afirma APENAS em: a) I. b) II. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. Comentrios: O item I est errado. O princpio da legalidade estabelece que toda atividade administrativa s poder ser exercida em conformidade absoluta com a lei. Caso contrrio, a atividade ser ilcita. Esse significado no o mesmo quando o princpio se aplica aos particulares. Pois, enquanto a Administrao Pblica s pode fazer aquilo que a lei permite, o particular pode fazer tudo aquilo que a lei no probe. Para os particulares, o princpio da legalidade est previsto no art. 5, II, da CF. Segundo o dispositivo constitucional, a eles permitido praticar quaisquer atos que no sejam expressamente proibidos por lei. Nessa acepo, o princpio da legalidade tambm chamado de princpio da autonomia da vontade.

CF, art. 5, II: Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei.

Vejam que os particulares tm liberdade para agir, exceto quando h vedao em lei. Por isso, diz-se que essa a interpretao negativa do princpio da legalidade. negativa porque a lei surge para proibir, negar a prtica de determinado ato.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Por outro lado, em relao Administrao, a nica vontade que podemos considerar a vontade da lei, independentemente da vontade pessoal do agente. Assim, para a Administrao agir, no basta inexistir norma proibitiva. Isto , a Administrao Pblica s pode atuar quando autorizada (nas competncias discricionrias) ou determinada (nas competncias vinculadas) por lei. Nas situaes em que essas normas legais no existem, a administrao est impedida de agir, j que ela integralmente subserviente a lei. Essa a interpretao positiva do principio da legalidade. Diz-se positiva porque a lei surge para permitir a prtica de determinado ato.

PARA A ADMINISTRAO PBLICA LEGALIDADE (2 interpretaes) (positiva) PARA O PARTICULAR (negativa)

H outra forma de dizer que a Administrao no poder atuar contra lei nem alm da lei, mas somente conforme a lei. Diz-se que a atividade administrativa no pode ser contra legem nem praeter legem, mas apenas secundum legem. Em relao aos particulares, vimos que estes podem fazer tudo aquilo que a lei no probe. Ou seja, os particulares no podem agir contra legem, mas podem agir secundum legem e praeter legem. Entenderam? Para facilitar, vejam a tabela abaixo:

secundum legem praeter legem contra lengem

segundo, conforme, de acordo com a lei alm da lei contra a lei

O item II est certo. O princpio da moralidade exige dos agentes pblicos um comportamento tico, honesto, probo, no trato da coisa pblica. Ou seja, no exerccio da atividade administrativa exigida uma atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f. Esse princpio impe ao agente pblico, quando da aplicao da lei, o dever de buscar a concretizao dos princpios nela consagrados. Isto , para atuar em conformidade com o princpio da moralidade no basta ao Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ agente cumprir a literalidade da lei. necessrio ir alm, buscar o verdadeiro sentimento da norma, de modo que ao lado do legal esteja o tico. Assim, o servidor pblico no deve decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. O item III est errado. Ofende o princpio da impessoalidade. O item IV est certo. O princpio da publicidade exige a publicao oficial dos atos externos da administrao pblica, estabelecendo-a como condio de eficcia (produo de efeitos jurdicos). Convm mencionar que, quanto ao alcance, os atos administrativos classificam-se em: Internos: destinam-se a produzir efeito apenas no mbito da Administrao Pblica, incidindo diretamente to-somente sobre seus rgos e agentes pblicos. Exemplo: portaria de remoo de servidor. Externos: produzem efeitos perante terceiros, externos Administrao Pblica, ou seja, atingem os administrados em geral, criando direitos, obrigaes etc. Por isso, a vigncia destes atos s se inicia com a publicao oficial do ato. Exemplos: decretos, regulamentos etc.

IMPORTANTE: Acerca dessa exigncia de publicao oficial vocs devem saber: No constitui condio de validade, e sim de eficcia. Logo, o ato no publicado vlido, porm ineficaz (no produz efeitos jurdicos). No so todos os atos que esto sujeitos exigncia de divulgao oficial, mas somente os atos gerais de efeitos externos (produzem efeitos sobre uma quantidade indeterminada de pessoas) e os que onerem (criam uma obrigao de pagamento) a Administrao. A divulgao dos atos praticados pela Unio, pelos Estados ou pelo Distrito Federal obedece mesma regra: publicao no respectivo Dirio Oficial. A divulgao dos atos praticados pelos Municpios obedece a duas regras distintas: (1) aqueles que possuem Dirio Oficial, seguem a regra dos demais entes federativos. (2) aqueles que no possuem Dirio Oficial devero afixar seus atos na sede da Prefeitura ou da

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Cmara de Vereadores. A divulgao do ato na Voz do Brasil, bem como em jornal de grande circulao no considerada publicao oficial. Logo, continua ineficaz o ato cuja divulgao ocorra apenas nesses meios.

Logo, a resposta desta questo a letra d.

24. (FCC/TRE-SP/2006) Dentre os princpios da Administrao Pblica, o que impe ao agente pblico, quando no exerccio de suas funes, objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal, e o que obriga-o a atuar segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f, denominam-se, respectivamente, a) moralidade e impessoalidade. b) eficincia e moralidade. c) impessoalidade e legalidade. d) impessoalidade e moralidade. e) legalidade e eficincia. Comentrios:

Princpio da impessoalidade

Princpio da moralidade

Impe ao agente pblico, quando no obriga-o a atuar segundo padres exerccio de suas funes, objetividade ticos de probidade, decoro e boano atendimento do interesse pblico, f. vedada a promoo pessoal.

Portanto, a resposta desta questo a letra d.

25. (FCC/Salvador-BA/2006) A aplicao do princpio da legalidade, expresso no artigo 37, caput, da Constituio Federal, traz como consequncia: a) a obrigatoriedade de edio de lei para disciplinar a organizao e funcionamento da Administrao Direta.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) a obrigatoriedade de lei para criao de cargos, mas no para a sua extino, que, quando vagos, pode ser feita por decreto. c) a no obrigatoriedade de lei para a criao de rgo pblico, quando implicar ou no aumento de despesa. d) a obrigatoriedade de lei para fixao e aumento de remunerao dos servidores pblicos, inclusive aqueles submetidos ao regime da Consolidao das Leis do Trabalho. e) a exigncia de que todos os atos praticados pelo Poder Executivo contm prvia autorizao legislativa especfica. Comentrios: Compete privativamente ao Presidente da Repblica dispor, mediante decreto, sobre extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos (CF, art. 84, VI, b). Cabe ao Congresso Nacional, com a sano do Presidente da Repblica (ou seja, mediante lei), dispor sobre criao, transformao e extino de cargos, empregos e funes pblicas (CF, art. 48, X). Logo, a resposta desta questo a letra b.

26. (FCC/TRE-SP/2006) No que se refere aos princpios administrativos, considere: I. Constitui requisito inafastvel de eficcia e moralidade da ao administrativa a divulgao oficial do ato para conhecimento pblico e incio de seus efeitos externos. II. Todo agente pblico deve realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional. As proposies citadas correspondem, respectivamente, aos princpios da: a) moralidade e finalidade. b) eficincia e impessoalidade. c) moralidade e continuidade do servio pblico. d) publicidade e imperatividade. e) publicidade e eficincia. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Princpio da publicidade Constitui requisito inafastvel de eficcia (e no de validade) e moralidade da ao administrativa a divulgao oficial do ato para conhecimento pblico e incio de seus efeitos externos. Princpio da eficincia Todo agente pblico deve realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional.

Logo, a resposta desta questo a letra e.

27. (FCC/TRT-24 Regio/2006) O princpio que exige objetividade no atendimento do interesse pblico, vedando a promoo pessoal de agentes ou autoridades; e aquele que impe a todo agente pblico a realizao de suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional denominam-se, respectivamente, a) impessoalidade e eficincia. b) publicidade e impessoalidade. c) impessoalidade e moralidade. d) eficincia e legalidade. e) publicidade e eficincia. Comentrios:

Princpio da impessoalidade Exige objetividade (e no subjetividade) no atendimento do interesse pblico, vedando a promoo pessoal de agentes ou autoridades.

Princpio da eficincia Impe a todo agente pblico a realizao de suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional.

Com efeito, a resposta desta questo a letra a.

28. (FCC/Procurador/Santos-SP/2005) Em tema de legalidade, como um dos princpios norteadores da atividade administrativa, observe o que segue:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ I. O administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei. II. Na Administrao Pblica no h liberdade nem vontade pessoal. III. Na Administrao Pblica lcito fazer tudo que a lei no probe. IV. No exerccio de sua atividade funcional, o administrador pblico est sujeito s exigncias do bem comum. V. A lei para o administrador pblico significa "pode fazer assim" e para o particular "deve fazer assim". Est INCORRETO o que se afirma APENAS em: a) I e V b) I e II c) II e IV. d) III e V e) III e IV. Comentrios: O item I est certo. O princpio da legalidade estabelece que toda atividade administrativa s poder ser exercida em conformidade absoluta com a lei. Caso contrrio, a atividade ser ilcita. O item II est certo. O princpio da legalidade tem duas interpretaes: uma relacionada Administrao e outra, aos particulares. Estes podem praticar quaisquer atos que no sejam expressamente proibidos por lei. Nessa acepo, o princpio da legalidade tambm chamado de princpio da autonomia da vontade.Em relao Administrao Pblica, a nica vontade que podemos considerar a vontade da lei, independentemente da vontade pessoal do agente. O item III est errado. Enquanto os particulares tm liberdade para agir, exceto quando h vedao em lei, para a Administrao agir, no basta inexistir norma proibitiva. Ou seja, a Administrao Pblica s pode atuar quando autorizada (nas competncias discricionrias) ou determinada (nas competncias vinculadas) por lei. O item IV est certo. O princpio da impessoalidade exige que a atividade administrativa seja exercida em atendimento aos interesses da

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ coletividade. A finalidade de toda atuao da Administrao a defesa do interesse pblico. O item V est errado. A lei para o administrador pblico significa "pode ou deve fazer assim". Essa a interpretao positiva do principio da legalidade. Diz-se positiva porque a lei surge para permitir a prtica de determinado ato. Por outro lado, para o particular, a lei significa "no pode deve fazer assim". Por isso, diz-se que essa a interpretao negativa do princpio da legalidade. negativa porque a lei surge para proibir, negar a prtica de determinado ato.

PARA A ADMINISTRAO PBLICA LEGALIDADE (2 interpretaes) (positiva) PARA O PARTICULAR (negativa)

Logo, a resposta desta questo a letra d.

29. (FCC/TRE-MG/2005) A obrigao atribuda ao Poder Pblico de manter uma posio neutra em relao aos administrados, no podendo atuar com objetivo de prejudicar ou favorecer determinadas pessoas, decorre do princpio da: a) moralidade. b) impessoalidade. c) legalidade. d) motivao. e) imperatividade. Comentrios O princpio da impessoalidade impede perseguies favorecimentos, tratamentos diferenciados benficos ou prejudiciais administrados. ou aos

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Logo, a resposta desta questo a letra b.

30. (FCC/TRT-22Regio/2004) Lus Antnio e Adelaide, servidores pblicos do Poder Judicirio do Estado do Piau, discutiam temas pertinentes Administrao Pblica daquele Estado, notadamente sobre os princpios que devem nortear as correspondentes atividades. Em determinado momento, Adelaide inquiriu Lus Antnio sobre qual desses princpios caracteriza o Estado Democrtico de Direito, devendo a resposta correta recair sobre o princpio da: a) impessoalidade. b) legalidade. c) probidade administrativa. d) presuno de legitimidade. e) indisponibilidade de interesse pblico. Comentrios: O princpio da legalidade uma exigncia que decorre do Estado de Direito, isto , da submisso do Estado ao imprio da ordem jurdica. Portanto, a resposta desta questo a letra b. 31. (FCC/TRT-22Regio/2004) Depois de ingressar nos quadros do executivo federal mediante concurso pblico, o servidor em estgio probatrio foi dispensado por no convir Administrao a sua permanncia, aps ter sido apurado, em avaliao especial de desempenho realizada por comisso instituda para essa finalidade, assegurada a ampla defesa, que realizou atos incompatveis com a funo do cargo em que se encontrava investido. Referida dispensa est embasada, precipuamente, no a) elemento da impessoalidade. b) requisito da publicidade. c) princpio da eficincia. d) princpio da imperatividade. e) requisito de presuno de veracidade. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ So aplicaes do princpio da eficincia quando relacionado aos agentes pblicos: concurso pblico, estgio probatrio, avaliao especial de desempenho para aquisio de estabilidade e avaliao peridica de desempenho (possibilidade de o servidor estvel perder o cargo). Logo, a resposta desta questo a letra c.

32. (FCC/TRT-22Regio/ 2004) Ao tomar cincia de suposta irregularidade perpetrada pela prefeitura da cidade de Campo Verde, Aristteles Neto peticionou perante quela municipalidade, objetivando ter acesso aos documentos que comprovariam referida irregularidade. Ocorre que, por ordem expressa do Prefeito, teve seu pleito indeferido. Em virtude da negativa, o executivo municipal desrespeitou o princpio da: a) imperatividade. b) impessoabilidade. c) tipicidade. d) publicidade. e) razoabilidade.

33. (FCC/TRT-9Regio/2004) Joo, objetivando adquirir determinado imvel no bairro X, fica sabendo, por meio de amigos, que, nessa regio, ser construda uma nova linha do metr e, conseqentemente, diversos imveis sero desapropriados. Tendo em vista referido fato, pede informaes Companhia do Metr, que se recusa a fornec-las. Com tal atitude, restou preterido o princpio da Administrao Pblica denominado: a) publicidade. b) imperatividade. c) supremacia do interesse pblico. d) impessoalidade. e) eficincia.

34. (FCC/TRT-9Regio/2004) Aps tomar cincia de irregularidades praticadas pela Assemblia Legislativa de seu Estado, o cidado Jos da Silva diligenciou junto ao referido rgo, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certides que esclarecessem tal fato. Com essa recusa, foi desrespeitado o princpio da: Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 30

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) eficincia. b) impessoalidade. c) tipicidade. d) motivao. e) publicidade. Comentrios: De acordo com o princpio da publicidade, a todos so assegurados, independentemente do pagamento de taxas, o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; e a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal. (CF, art. 5, XXXIV, a e b) Por isso, a resposta da questo 32 a letra d, a da questo 33 a letra a e a da questo 34 a letra e.

35. (FCC/TRT-9Regio/2004) Aps constatar a morosidade no servio de atendimento ao pblico em diversos rgos do executivo municipal, o Prefeito da cidade de Campo Largo informatizou referidos rgos e contratou a empresa DataSoftware Municipal Ltda, por meio de regular processo licitatrio, para ensinar aos servidores noes de informtica. Em virtude da iniciativa acima descrita, restou patente a melhoria no atendimento aos muncipes. O princpio da Administrao Pblica observado no caso em tela denomina-se: a) imperatividade. b) publicidade. c) tipicidade. d) eficincia. e) motivao. Comentrios: O princpio da eficincia trouxe para a Administrao Pblica o dever expresso de realizar suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento. Tem por objetivo assegurar que os servios pblicos sejam prestados com adequao s necessidades da sociedade. Com efeito, a resposta desta questo a letra d. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

36. (FCC/TRF-4Regio) No que concerne aos princpios administrativos, INCORRETO afirmar que: a) o princpio da moralidade impe ao administrador o dever de, alm de obedecer lei jurdica, regrar suas condutas funcionais de acordo com a lei tica e em consonncia com regras tiradas da disciplina interior da Administrao, posto que nem tudo o que legal honesto. b) a busca pelo aperfeioamento na prestao de servios pblicos, exigindo do administrador resultados positivos que atendam s necessidades da comunidade e seus membros, caracteriza o princpio da eficincia. c) o princpio da impessoalidade obriga a Administrao Pblica a agir de modo imparcial em relao aos administrados, bem como probe a promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos sobre suas realizaes. d) os princpios administrativos previstos constitucionalmente representam uma relao meramente exemplificativa de dogmas que devero ser obrigatoriamente observados pelo administrador pblico. e) o Poder Pblico pode criar obrigaes ou impor vedaes administrados, independentemente da existncia de lei prvia. Comentrios: A letra a est certa. O princpio da moralidade exige dos agentes pblicos um comportamento tico, honesto, probo, no trato da coisa pblica. Ou seja, no exerccio da atividade administrativa exigida uma atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f. Esse princpio impe ao agente pblico, quando da aplicao da lei, o dever de buscar a concretizao dos princpios nela consagrados. Isto , para atuar em conformidade com o princpio da moralidade no basta ao agente cumprir a literalidade da lei. necessrio ir alm, buscar o verdadeiro sentimento da norma, de modo que ao lado do legal esteja o tico. Assim, o servidor pblico no deve decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto. A letra b est certa. O princpio da eficincia, inserido no texto constitucional pela EC n 19/98, trouxe para a Administrao Pblica o dever expresso de realizar suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 32 aos

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Esse princpio visa a garantir que os servios pblicos sejam prestados com adequao s necessidades da sociedade. A letra c est certa. O princpio da impessoalidade pode ser interpretado das seguintes maneiras: relacionado ao princpio da finalidade; relacionado ao princpio da isonomia; relacionado vedao promoo pessoal; relacionado aos institutos do impedimento e suspenso; e relacionado responsabilidade objetiva da Administrao Pblica.

A letra d est certa. Os princpios administrativos so os valores, as diretrizes, as idias centrais que norteiam a atuao da Administrao Pblica, regulando a validade de todos os atos por ela praticados. So de observncia obrigatria por todos os agentes pblicos. Os LIMPE no so os nicos princpios aplicveis Administrao Pblica. H outros princpios previstos na Constituio Federal, bem como em normas legais. Por exemplo, h princpios expressos na Lei n 9.784/99, na Lei n 8.666/93 etc. A letra e est errada. Segundo o princpio da legalidade, a Administrao Pblica s pode atuar quando autorizada (nas competncias discricionrias) ou determinada (nas competncias vinculadas) por lei. Deste modo, a Administrao Pblica no pode, por exemplo, conceder direitos, criar obrigaes ou impor proibies, por meio de ato administrativo. Para tanto, deve haver previso em lei. A, sim, um ato administrativo poder regulamentar essa lei. Assim, a resposta desta questo a letra e.

37. (FCC/TRT-17Regio) Dentre os Administrao Pblica, pode-se asseverar:

princpios

constitucionais

da

I. A Administrao deve agir, de modo rpido e preciso, para produzir resultados que satisfaam as necessidades da populao. II. Os programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos dever ter carter educativo.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ III. vedado Administrao editar atos ou tomar medidas contrrias s normas do ordenamento jurdico. As afirmativas I, II e III correspondem, especfica e respectivamente, aos princpios da: a) legalidade, moralidade e eficincia. b) legalidade, publicidade e moralidade. c) impessoalidade, legalidade e finalidade. d) eficincia, impessoalidade e legalidade. e) finalidade, impessoalidade e moralidade. Comentrios:

A Administrao deve agir, de modo rpido e preciso, para produzir resultados que satisfaam as necessidades da populao.

Eficincia

Os programas, obras, servios e campanhas de rgos Impessoalidade pblicos dever ter carter educativo. vedado Administrao editar atos ou tomar medidas contrrias s normas do ordenamento jurdico. Legalidade

A resposta desta questo, portanto, a letra d.

38. (FCC/TRT-2Regio) "A atividade administrativa no deve fazer acepo de pessoas, deve tratar a todos os administrados igualmente, visto que no ajuda nem prejudica terceiros. Essa atividade imputada no ao servidor que age, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual ele age". O texto refere-se ao princpio da: a) legalidade. b) moralidade. c) eficincia. d) publicidade. e) impessoalidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Comentrios:

Princpio da impessoalidade "A atividade administrativa no deve fazer acepo de pessoas, deve tratar a todos os administrados igualmente, visto que no ajuda nem prejudica terceiros. Essa atividade imputada no ao servidor que age, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual ele age".

Logo, a resposta desta questo a letra e.

39. (FCC/TRE-PE/2004) No que tange aos princpios constitucionais em relao ao Direito Administrativo, certo que o princpio da: a) publicidade absoluto, sofrendo restries apenas quando se tratar de promoes e propaganda pessoal do agente pblico. b) legalidade incide somente sobre a atividade administrativa, ficando excludas as funes atpicas da esfera legislativa e da atividade jurisdicional. c) impessoalidade nada tem a ver com os princpios da igualdade ou da finalidade, porque os atos administrativos so sempre imputveis ao funcionrio que os pratica. d) moralidade impe expressamente Administrao Pblica a obrigao de realizar suas atribuies com perfeio, rapidez e rendimento. e) eficincia tambm boa administrao, pois deve-se sopesar a relao de custo-benefcio, buscar a otimizao de recursos, em suma, tem-se por obrigao dotar da maior eficcia possvel todas as aes do Estado. Comentrios: A letra a est errada. Nos termos do art.5, XXXIII da CF: todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. Ou seja, h exceo ao princpio da publicidade. Ademais, o princpio da publicidade no se confunde com a vedao promoo pessoal (princpio da impessoalidade). www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Anderson Luiz

35

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

A letra b est errada. Os princpios enumerados no art. 37 da CF/88 (LIMPE) so de observncia obrigatria para os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, quando no exerccio de atividades administrativas, e em todas as esferas da federao (U, E, DF e M), alcanando a Administrao Direta e a Indireta. A letra c est errada. O princpio da impessoalidade pode ser interpretado de cinco maneiras, a saber: finalidade; isonomia; vedao promoo pessoal; impedimento e suspenso; e responsabilidade objetiva da Administrao Pblica. A letra d est errada. Atuao com perfeio, rapidez e rendimento refere-se ao princpio da eficincia. A letra e est certa. De fato, eficincia tambm boa administrao, pois deve-se sopesar a relao de custo-benefcio, buscar a otimizao de recursos, em suma, tem-se por obrigao dotar da maior eficcia possvel todas as aes do Estado. Por isso, a resposta desta questo a letra e.

40. (FCC/TRE-PE/2004) A Constituio Federal no se referiu expressamente ao princpio da finalidade, mas o admitiu sob a denominao de princpio da: a) impessoalidade. b) publicidade. c) presuno de legitimidade. d) legalidade. e) moralidade. Comentrios: Segundo a doutrina, o princpio da finalidade est inserido no princpio da impessoalidade. Logo, a resposta desta questo a letra a.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

41. (FCC/TRE-BA/2003) As afirmaes abaixo esto relacionadas obrigatoriedade de obedincia dos princpios constitucionais pela administrao pblica. I. Os princpios devem ser obedecidos pela administrao de quaisquer Poderes. II. A obrigatoriedade de obedincia destina-se administrao direta, no alcanando as empresas pblicas. III. Todas as entidades estatais (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) devem obedincia queles princpios. Est correto APENAS o que se afirma em: a) II e III. b) I e III. c) I e II. d) II. e) I. Comentrios: Os itens I e III esto certos e o item II est errado. Os princpios enumerados no art. 37 da CF/88 (LIMPE) so de observncia obrigatria para os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, quando no exerccio de atividades administrativas, e em todas as esferas da federao (U, E, DF e M), alcanando a Administrao Direta e a Indireta. A resposta desta questo, portanto, a letra b.

42. (FCC/TRT-21Regio) Considere o que segue: I. A imposio ao administrador pblico de uma ao planejada e transparente, com o fito de prevenir riscos e corrigir desvios suscetveis de afetar o equilbrio das contas pblicas. II. Os atos praticados pela Administrao Pblica devem ser abstratamente genricos e isonmicos, sem consagrar privilgios ou situaes restritivas injustificadas. III. A autolimitao do Estado em face dos direitos subjetivos e a vinculao de toda atividade administrativa lei, como medida de exerccio do poder. Tais disposies dizem respeito, respectivamente, aos princpios da: Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 37

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) publicidade, legalidade e moralidade. b) eficincia, impessoalidade e legalidade. c) impessoalidade, publicidade e legalidade. d) legalidade, eficincia e impessoalidade. e) moralidade, impessoalidade e eficincia. Comentrios:

A imposio ao administrador pblico de uma ao planejada e transparente, com o fito de prevenir riscos e corrigir desvios suscetveis de afetar o equilbrio das contas pblicas. Os atos praticados pela Administrao Pblica devem ser abstratamente genricos e isonmicos, sem consagrar privilgios ou situaes restritivas injustificadas. A autolimitao do Estado em face dos direitos subjetivos e a vinculao de toda atividade administrativa lei, como medida de exerccio do poder.

Eficincia

Impessoalidade

Legalidade

Assim, a resposta desta questo a letra b.

43. (FCC/TRT-24Regio/2003) O Prefeito Municipal passou a exibir nas placas de todas as obras pblicas a indicao "GOVERNO TOTONHO FILHO". Assim agindo, o governante ofendeu o princpio da administrao pblica conhecido como: a) moralidade. b) impessoalidade. c) autotutela. d) razoabilidade. e) publicidade. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A vedao impessoalidade. promoo pessoal refere-se ao princpio da

Assim, a resposta desta questo a letra b.

44. (FCC/TRF-5Regio/2003) uma decorrncia possvel do princpio da impessoalidade aplicado Administrao Pblica: a) serem os atos praticados pelos agentes pblicos imputados entidade da Administrao em nome da qual eles agem. b) ser vedado autoridade que pratica um ato administrativo identificar-se pessoalmente. c) no serem os agentes pblicos pessoalmente responsveis pelos atos que praticam em nome da Administrao. d) no poder a Administrao praticar atos que gerem conseqncias para pessoas nominalmente identificadas. e) no possuir a Administrao responsabilidade civil pelos atos praticados por seus agentes, nas hipteses em que estejam exercendo competncia privativa. Comentrios: A letra a est certa. Em funo do princpio da impessoalidade, os atos praticados pelos agentes pblicos so imputados entidade da Administrao em nome da qual eles agem. As letras b e c esto erradas. A vedao promoo pessoal prevista no art. 37, 1, da CF/88, no probe que o agente pblico se identifique ao praticar um ato administrativo, bem como no afasta a possibilidade de sua responsabilizao, quando por dolo ou culpa, causar dano ao errio ou a terceiros. A letra d est errada. O princpio da impessoalidade no impede que a Administrao pratique atos que gerem conseqncias para pessoas nominalmente identificadas. Temos, como exemplo, as portarias de nomeao e de demisso de servidores.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ A letra e est errada. Uma das interpretaes do princpio da impessoalidade o relaciona com a responsabilidade objetiva da Administrao Pblica, regulada pelo art. 37, 6, da Constituio Federal.

CF, ART. 37, 6: As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

Segundo o regramento acima, recai sobre a Administrao a responsabilidade pelos prejuzos causados a terceiros por atos praticados por agente. Essa imputao Administrao dos atos praticados por seus agentes representa a concretizao do princpio da impessoalidade.

IMPORTANTE: Os danos a terceiros causados por agentes pblicos no exerccio de suas funes so imputados Administrao, em decorrncia da sua responsabilidade objetiva. Esse fato representa a concretizao do princpio da impessoalidade.

Com efeito, a resposta desta questo a letra a.

45. (FCC/TCE-PI/2002) Decorre do princpio da impessoalidade, ao qual est vinculada a Administrao Pblica, a: a) impossibilidade de responsabilizao pessoal de servidor pblico por ato que corresponda ao exerccio de sua funo, em relao qual tenha competncia privativa. b) vedao da identificao nominal da autoridade responsvel pela deciso de processos administrativos disciplinares, sendo a deciso atribuda ao rgo pblico ao qual pertena a autoridade. c) proibio de que constem da publicidade de atos, programas e campanhas de rgos pblicos, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. d) impossibilidade de tratamento favorecido de pessoas, pelo critrio de condies fsicas, para fins de ingresso nas carreiras pblicas. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 40

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) negao do carter intuitu personae dos contratos administrativos em geral. Comentrios: As letras a e b esto erradas.

IMPORTANTE: A vedao promoo pessoal prevista no art. 37, 1, da CF/88, no probe que o agente pblico se identifique ao praticar um ato administrativo, bem como no afasta a possibilidade de sua responsabilizao, quando por dolo ou culpa, causar dano ao errio ou a terceiros.

A letra c est certa. Em uma de suas interpretaes, o princpio da impessoalidade reporta-se vedao promoo pessoal, prevista no art. 37, 1, da Constituio Federal.

CF, ART. 37, 1: A publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem a promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos.

Conforme essa interpretao do princpio da impessoalidade, os agentes pblicos, no exerccio de suas atividades, atuam em nome da Administrao. Destarte, no podero promover-se pessoalmente. A letra d est errada. Outra maneira de interpretar o princpio da impessoalidade relaciona-se com o princpio da isonomia, ao exigir tratamento isonmico para todos os administrados, de modo que sejam tratados com base nos mesmos critrios. Essa a regra! Contudo, ela no absoluta. certo que quando h razoabilidade e previso em lei, o tratamento diferenciado admitido. Mas, o administrador no pode estabelecer tais distines por vontade prpria. O tratamento diferenciado deve estar de acordo com os critrios previstos em lei.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Assim, a reserva de vagas para candidatos portadores de deficincia no contraria o princpio da isonomia, uma vez que prevista em lei.

IMPORTANTE: A reserva de vagas em concursos pblicos para candidatos portadores de deficincia no contraria o princpio da isonomia, uma vez que prevista em lei.

A letra e est errada. Em regra, os contratos firmados com a Administrao Pblica so intuitu personae, isto , o contrato deve ser executado pela mesma pessoa (fsica ou jurdica) que se obrigou perante a Administrao. Logo, a resposta desta questo a letra c.

46. (FCC/TCE-SE/2002) O princpio da impessoalidade, prprio do Direito Administrativo, concebido pelos doutrinadores brasileiros por pontos de vista diversos, mas compatveis e complementares. Assinale a alternativa que NO apresenta uma adequada compreenso do princpio da impessoalidade. a) Os atos e provimentos administrativos so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio. b) O administrador fica impedido de buscar outro objetivo que no o atendimento do interesse pblico, ou de praticar atos no interesse prprio ou de terceiros. c) Os atos praticados culposamente por agentes administrativos, no exerccio de sua funo, geram responsabilidade Administrao, no acarretando responsabilidade pessoal do agente. d) A Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas; o princpio em causa no seno o prprio princpio da igualdade ou isonomia. e) Busca-se, desse modo, que predomine o sentido de funo, isto , a idia de que os poderes atribudos finalizam-se ao interesse de toda a coletividade, portanto a resultados desconectados de razes pessoais. Comentrios: Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 42

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

A vedao promoo pessoal prevista no art. 37, 1, da CF/88 (princpio da impessoalidade), no probe que o agente pblico se identifique ao praticar um ato administrativo, bem como no afasta a possibilidade de sua responsabilizao, quando por dolo ou culpa, causar dano ao errio ou a terceiros. Assim, a resposta desta questo a letra c.

47. (FCC/So Paulo-SP/1998) A conduta do agente pblico que se vale da publicidade oficial para realizar promoo pessoal fere o princpio da: a) Finalidade. b) Razoabilidade. c) Publicidade. d) Supremacia do interesse pblico. e) Especialidade. Comentrios: A vedao promoo impessoalidade/finalidade. pessoal refere-se ao princpio da

Logo, a resposta desta questo a letra a.

48. (FCC/So Paulo-SP/1998) A publicidade um dos princpios que deve ser observado pela Administrao Pblica. A publicao que produz efeitos jurdicos a: a) Da televiso e do rdio em horrio oficial. b) Do rdio. c) Da televiso. d) Da imprensa particular. e) Do rgo oficial. Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ O princpio da publicidade exige a publicao oficial dos atos externos da administrao pblica, estabelecendo-a como condio de eficcia (produo de efeitos jurdicos). Por isso, a resposta desta questo a letra e.

49. (CESPE/ANATEL/2009) Respeitado o princpio da publicidade, uma vez que a deciso do presidente que determinou o pagamento aos desembargadores foi publicada mediante portaria no Dirio Oficial, correto afirmar que, em consequncia, os princpios da moralidade e legalidade no foram violados.

Comentrios: Errado. Em relao Administrao, a nica vontade que podemos considerar a vontade da lei, independentemente da vontade pessoal do agente. Assim, como a lei oramentria destinou os recursos para pagamento de verbas atrasadas dos juzes de direito e desembargadores, no pode o presidente do tribunal, por vontade prpria, determinar o pagamento das verbas apenas aos desembargadores. Afinal, a Administrao Pblica no pode conceder direitos, criar obrigaes ou impor proibies, por meio de ato administrativo. Ademais, tal comportamento incondizente com a tica e a probidade administrativa, razo pela qual viola o princpio da moralidade.

50. (CESPE/AGU/2009) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 44

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Comentrios: Certo. O STF, visando extino da prtica do nepotismo, aprovou o Enunciado da Smula Vinculante 13 nestes termos: "A nomeao de cnjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, at o 3 grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica, investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana, ou, ainda, de funo gratificada na Administrao Pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal."

51. (CESPE/AGU/2009) Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, conclui-se que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF.

Comentrios: Certo. Os cargos de carter poltico, exercidos por agentes polticos (ministro de Estado, secretrio estadual e secretrio municipal), desde que respeitados os princpios da moralidade e da impessoalidade, ficaram excludos da regra estabelecida pela smula vinculante n 13.

52. (CESPE/AGU/2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa.

Comentrios:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Certo. Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa.

JURISPRUDNCIA DO STF: (...) A vedao do nepotismo no exige a edio de lei formal para coibir a prtica, uma vez que decorre diretamente dos princpios contidos no art. 37, caput, da Constituio Federal. (...). (Rcl 6.702AgR-MC, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 4-3-09, Plenrio, DJE de 30-4-09)

53. (CESPE/PC-TO/2008) O princpio da vinculao poltica ao bem comum , entre os princpios constitucionais que norteiam a administrao pblica, o mais importante.

Comentrios: Errado. Todos os princpios se equivalem juridicamente, isto , no h hierarquia entre eles. Sempre incidiro de forma conjunta e harmnica. Por exemplo, a Administrao no pode, sob alegao de uma atuao mais eficiente, praticar atos no previstos em lei. Ou seja, o princpio da eficincia no pode opor exceo ao da legalidade. Em uma determinada situao, o que pode ocorrer a incidncia de um princpio em grau maior do que os demais. Ainda assim, todos so observados, j que a aplicao de um princpio no impede a aplicao de outro.

IMPORTANTE: Os princpios administrativos se equivalem juridicamente, isto , no h hierarquia entre eles. A aplicao de um princpio no impede a aplicao de outro. Portanto, a Administrao no pode, sob alegao de uma atuao mais eficiente, praticar atos no previstos em lei.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

54. (CESPE/TCU/2007) A declarao de sigilo dos atos administrativos, sob a invocao do argumento da segurana nacional, privilgio indevido para a prtica de um ato administrativo, pois o princpio da publicidade administrativa exige a transparncia absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade.

Comentrios: Errado. Nos termos do art.5, XXXIII da CF: todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. Ou seja, h exceo ao princpio da transparncia.

55. (CESPE/TCE-PE/2004) O princpio da moralidade envolve um conceito indeterminado, que a prpria noo de moralidade, a qual no definida de modo preciso no ordenamento jurdico; por conseguinte, a ocorrncia de ofensa ao princpio deve ser elucidada em cada caso, em face do direito e com o fim de realizar a tica na administrao pblica.

Comentrios: Certo. A moral administrativa toma como referncia um conceito impessoal, geral, primado no grupo social, independente dos valores intrnsecos do indivduo. No obstante, esse conceito comporta valores de juzos elsticos, indeterminados. Tal fato decorre da impossibilidade de a lei prever todas as condutas morais e amorais.

56. (ESAF/MPOG/2010) A observncia da adequao e da exigibilidade, por parte do agente pblico, constitui fundamento do seguinte princpio da Administrao Pblica: a) Publicidade. www.pontodosconcursos.com.br 47

Prof. Anderson Luiz

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) Moralidade. c) Legalidade. d) Proporcionalidade. e) Impessoalidade. Comentrios: Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade so considerados as maiores limitaes s competncias discricionrias da Administrao Pblica. Pois, exigem que os atos discricionrios praticados pela Administrao sejam necessrios, adequados e proporcionais, a partir do critrio do homem mdio (homem ponderado, comum, racional). Assim, a inobservncia desses princpios acarreta a anulao do ato (controle de legalidade, no de mrito), seja pela prpria Administrao que o praticou, seja pelo Poder Judicirio. Com efeito, a resposta desta questo a letra d.

57. (ESAF/ATRFB/2009) Em decorrncia do princpio da continuidade do servio pblico, h a impossibilidade, para quem contrata com a Administrao, de invocar a exceptio non adimpleti contractus nos contratos que tenham por objeto a execuo de servio pblico. Comentrios: Certo. Em decorrncia do princpio da continuidade do servio pblico dever da Administrao Pblica no s prestar os servios pblicos, mas tambm disponibiliz-los aos administrados continuadamente. A aplicao desse princpio implica restrio a determinados direitos dos prestadores de servios pblicos e dos agentes envolvidos em sua prestao. So exemplos dessas restries: O direito de greve dos servidores pblicos ser exercido nos termos e limites definidos em lei especfica (CF, art. 37, VII). A impossibilidade de o particular prestador de servio pblico por delegao interromper sua prestao, mesmo que a Administrao Pblica descumpra os termos do contrato.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Essa segunda restrio, chamada de inoponibilidade da exceo do contrato no cumprido (exceptio non adimpleti contractus), est prevista na Lei n 8.987/95. Segundo a referida Lei, o contrato de concesso poder ser rescindido por iniciativa da concessionria, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, mediante ao judicial especialmente intentada para esse fim (art. 39). Nessa hiptese, os servios prestados pela concessionria no podero ser interrompidos ou paralisados, at a deciso judicial transitada em julgado (art. 39, pargrafo nico). Por fim, convm destacar que no se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando (art.6, 3 da Lei): motivada por instalaes; e, razes de do ordem tcnica ou de segurana o interesse das da

por inadimplemento coletividade.

usurio,

considerado

IMPORTANTE: Em decorrncia do princpio da continuidade do servio pblico, h a impossibilidade, para quem contrata com a Administrao, de invocar a exceptio non adimpleti contractus nos contratos que tenham por objeto a execuo de servio pblico.

58. (ESAF/ATRFB/2009) Por meio do princpio da tutela, a Administrao Pblica direta fiscaliza as atividades dos seus entes, com o objetivo de garantir a observncia de suas finalidades institucionais. Comentrios: Certo. Tutela (ou controle finalstico) o controle que os rgos centrais da Administrao Direta exercem sobre as entidades da Administrao Indireta a eles vinculadas, nos termos da lei. A tutela visa a garantir que a atuao das entidades administrativas seja sempre voltada consecuo das finalidades que nortearam sua criao. Por fim, importante mencionar que a tutela no se confunde com a autotutela. Esta consiste no poder-dever que a Administrao Pblica possui de rever seus prprios atos, anulando-os, quando eivado de vcios, ou revogando-os, quando inconvenientes ou inoportunos. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 49

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

59. (ESAF/MPOG/2005) Os princpios da Administrao Pblica esto presentes em todos os institutos do Direito Administrativo. Assinale, no rol abaixo, aquele princpio que melhor se vincula proteo do administrado no mbito de um processo administrativo, quando se refere interpretao da norma jurdica. a) Legalidade b) Proporcionalidade c) Moralidade d) Ampla defesa e) Segurana jurdica Comentrios: O princpio da segurana jurdica, tambm chamado de princpio da estabilidade das relaes jurdicas, visa a proteger o passado (relaes jurdicas j consolidadas), bem como visa a assegurar a estabilidade das situaes jurdicas futuras. Esse princpio consagrado por vrios institutos, tais como: direito adquirido, coisa julgada, ato jurdico perfeito, prescrio e decadncia. Por fora desse princpio, no mbito do processo administrativo federal, a Administrao Pblica deve interpretar a norma administrativa de forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige. Por isso, vedada a aplicao retroativa de nova interpretao, a fim de garantir ao administrado adequado grau de certeza e segurana de seus direitos. Assim, o princpio da segurana jurdica no impede que a Administrao Pblica mude sua interpretao acerca de determinadas normas. Na verdade, o princpio visa a evitar que essa mudana de orientao afete situaes jurdicas j consolidadas.

IMPORTANTE: De acordo com o princpio da segurana jurdica (ou princpio da estabilidade das relaes jurdicas), vedada Administrao a aplicao retroativa de uma nova interpretao de determinada norma legal.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Por isso, a resposta desta questo a letra e.

60. (ESAF/MPU/2004) Um dos princpios informativos do Direito Administrativo, que o distingue dos demais ramos, no disciplinamento das relaes jurdicas, sob sua incidncia, o da: a) comutatividade na soluo dos interesses em questo. b) subordinao do interesse pblico ao privado. c) supremacia do interesse pblico sobre o privado. d) predominncia da liberdade decisria. e) correlao absoluta entre direitos e obrigaes. Comentrios: O princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado exalta a superioridade do interesse da coletividade, ao estabelecer a prevalncia do interesse pblico sobre o do particular. Esse princpio, que informa todos os ramos do Direito Pblico (no s o Direito Administrativo), estabelece que na hiptese de conflito entre o interesse pblico e o interesse particular, aquele prevalecer sobre este, sempre. Todavia, quando a Administrao Pblica, excepcionalmente, no atuar com vistas consecuo de interesses pblicos, no lhe ser cabvel invocar o princpio da supremacia do interesse pblico. Por fim, saibam que essa posio de supremacia do Estado se expressa atravs da verticalidade (desigualdade jurdica) que caracteriza as relaes jurdicas entre a Administrao Pblica e os particulares. Diferentemente, no Direito Privado, as relaes entre particulares caracterizam-se pela horizontalidade (igualdade jurdica). Logo, a resposta desta questo a letra c. Amigos(as), At a prxima aula! Bons estudos, Anderson Luiz

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 1. (FCC/TRE-AM/2010) A exigncia de que o administrador pblico, no desempenho de suas atividades, deve atuar sempre com tica, honestidade e boa-f, refere-se ao dever de a) eficincia. b) moralidade. c) probidade. d) legalidade. e) discricionariedade. 2. (FCC/SEFAZ-SP/2009) Um ato administrativo que viesse a criar direitos, impor obrigaes ou prescrever sanes afrontaria o princpio da: a) publicidade. b) probidade administrativa. c) impessoalidade. d) moralidade. e) legalidade 3. (FCC/SEFAZ-SP/2009) Determinado agente pblico, realizando fiscalizao, verifica tratar-se de caso de aplicao de multa administrativa. Tal agente, de ofcio, lavra o auto respectivo. Considerando essa situao luz de princpios que regem a Administrao Pblica, correto afirmar que, em nome do princpio da: a) autoexecutoriedade, tal multa pode ser exigida independentemente de defesa do autuado em processo administrativo. b) imperatividade, a cobrana dessa multa no depende de autorizao judicial. c) indisponibilidade do interesse pblico, o julgador no administrativo no pode dar razo s alegaes do particular. processo

d) autotutela, a Administrao pode anular a autuao, caso nela constate vcios quanto legalidade. e) presuno de legalidade, a Administrao s pode reconhecer a invalidade do auto ante prova produzida pelo particular. 4. (FCC/TJ-PI/2009) O princpio da legalidade significa que

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) o administrador deve praticar o ato para o seu fim legal. b) a Administrao pode fazer o que a lei no probe. c) o administrador deve atuar de acordo com os padres ticos de probidade, decoro e boa-f. d) a Administrao Pblica s pode fazer o que a lei permite. e) a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeio e rendimento funcional. 5. (FCC/TJ-PA/2009) Sobre os princpios bsicos da Administrao Pblica, considere: I. composto pelo conjunto de regras finais e disciplinares suscitadas no s pela distino entre o Bem e o Mal, mas tambm pela ideia geral de administrao e pela ideia de funo administrativa. II. Interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige. III. Objetiva aferir a compatibilidade entre os meios e os fins, de modo a evitar restries desnecessrias ou abusivas por parte da Administrao Pblica, com leso aos direitos fundamentais. Estes conceitos dizem respeito, respectivamente, aos princpios da a) razoabilidade, finalidade e moralidade. b) moralidade, finalidade e razoabilidade. c) finalidade, razoabilidade e moralidade. d) moralidade, razoabilidade e finalidade. e) finalidade, moralidade e razoabilidade. 6. (FCC/TRT-15Regio/2009) O princpio da autotutela significa que a Administrao Pblica a) exerce o controle sobre seus prprios atos, com a possibilidade de anular os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judicirio. b) sujeita-se ao controle do Poder Judicirio, que pode anular ou revogar os atos administrativos que forem inconvenientes ou inoportunos. c) Direta fiscaliza as atividades das entidades da Administrao Indireta a ela vinculadas. d) Indireta fica sujeita a controle dos rgos de fiscalizao do Ministrio do Planejamento mesmo que tenham sido criadas por outro Ministrio.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) tem liberdade de atuao em matrias que lhes so atribudas por lei. 7. (FCC/TJ-PA/2009) Os princpios da Administrao Pblica que tm previso expressa na Constituio Federal so: a) autotutela, publicidade e indisponibilidade. b) legalidade, publicidade e eficincia. c) moralidade, indisponibilidade e razoabilidade. d) publicidade, eficincia e indisponibilidade. e) eficincia, razoabilidade e moralidade. 8. (FCC/TJ-PA/2009) Quando se diz que a Administrao no pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, estamos diante do princpio da a) especialidade. b) legalidade ou veracidade. c) impessoalidade ou finalidade. d) supremacia do interesse pblico. e) indisponibilidade. 9. (FCC/TJ-PA/2009) Princpio da eficincia na Administrao Pblica a) o dever do administrador de indicar os fundamentos de fato e de direito de suas decises. b) que se impe a todo agente pblico de realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional. c) a que se impe a Administrao de atuar segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f. d) segundo o qual a Administrao s pode agir segundo a lei, jamais contra ou alm da lei. e) pelo qual se exige do administrador atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias. 10. (FCC/TJ-PA/2009) Sobre os princpios constitucionais da Administrao Pblica NO correto afirmar que o princpio: a) da legalidade traduz a idia de que a Administrao Pblica somente tem possibilidade de atuar quando exista lei que a determine ou que a autorize.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) da moralidade est ligado idia da probidade administrativa, do decoro e da boa-f. c) da impessoalidade tambm conhecido como princpio da finalidade. d) da publicidade apresenta dupla acepo: exigncia de publicao dos atos administrativos em rgo oficial como requisito de eficcia e exigncia de transparncia da atuao administrativa. e) da impessoalidade tem por objetivo assegurar que os servios pblicos sejam prestados com adequao s necessidades da sociedade. 11. (FCC/PGE-RJ/2009) H dois princpios constitucionais fundamentais para o Direito Administrativo. A partir deles constroem-se todos os demais. So eles: a) prescrio de veracidade e publicidade. b) impessoalidade e legalidade. c) legalidade e supremacia do interesse pblico. d) publicidade e moralidade. e) especialidade e supremacia do interesse pblico. 12. (FCC/PGE-RJ/2009) De acordo com o princpio da legalidade, em matria administrativa, a Administrao apenas pode praticar os atos que sejam expressamente permitidos pela lei. A partir deste enunciado, conclui-se que: a) a observncia de medidas provisrias, pela Administrao, ofende o princpio da legalidade porque elas no so consideradas lei formal. b) a Administrao poder praticar os atos permitidos pela lei e, em caso de omisso, estar legitimada a atuar se for habilitada a tanto por decreto do Chefe do Poder Executivo. c) a prtica de atos por razes de convenincia e oportunidade violadora do princpio da legalidade, uma vez que o mrito do ato administrativo nestes casos no definido em lei. d) o controle de legalidade interno dos atos administrativos deve ser preocupao constante da Administrao, como forma de atendimento do interesse pblico na preservao desta legalidade. e) o reconhecimento de circunstncias excepcionais, como estado de stio e estado de defesa, autoriza a Administrao a praticar atos discricionrios e arbitrrios, isentos de controle jurisdicional. 13. (FCC/MPE-SE/2009) A Constituio determina expressamente que so princpios da Administrao Pblica: a) publicidade, moralidade e eficincia. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 55

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) impessoalidade, moralidade e imperatividade. c) hierarquia, moralidade e legalidade. d) legalidade, impessoalidade e auto-executoriedade. e) impessoalidade, presuno de legitimidade e hierarquia. 14. (FCC/TRT-SP/2008) Sobre os princpios bsicos da Administrao, considere: I. Exigncia de que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeio e rendimento funcional. II. A atuao da Administrao Pblica deve sempre ser dirigida a todos os administrados em geral, sem discriminao de qualquer natureza. Essas afirmaes referem-se, respectivamente, aos princpios da: a) eficincia e impessoalidade. b) legalidade e impessoalidade. c) eficincia e legalidade. d) moralidade e eficincia. e) impessoalidade e legalidade. 15. (FCC/TCE-AM/2008) O artigo 37 da Constituio Federal estabelece que a Administrao Pblica obedecer aos princpios da "legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia". Essa enumerao: a) apresenta os princpios ordenados hierarquicamente entre si. b) no esgota os princpios constitucionais da Administrao Pblica. c) consiste em regra de observncia facultativa pela Administrao Pblica, dada a natureza peculiar dos princpios. d) apresenta princpios aplicveis apenas Administrao Direta. e) contm princpios cuja aplicabilidade depende da edio de legislao complementar. 16. (FCC/TRF-2 Regio/2007) Em razo do princpio da legalidade, correto afirmar que a: a) atividade administrativa deve ser exercida com presteza, qualidade e produtividade funcional. b) Administrao Pblica tem certa liberdade de atuao, pois pode exercer qualquer atividade, desde que a lei no proba. c) Administrao Pblica s pode fazer o que a lei determina ou autoriza. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 56

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) Administrao Pblica fica obrigada a manter uma posio imparcial em relao aos administrados. e) atividade administrativa somente poder ser vlida, se exercida no limite e intensidade necessria ao fim proposto. 17. (FCC/Defensoria Pblica-SP/2007) Princpios do Direito Administrativo. a) O princpio da moralidade s pode ser aferido pelos critrios pessoais do administrador. b) So princpios explcitos da Administrao Pblica, entre outros, os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. c) O princpio da razoabilidade ou proporcionalidade no princpio consagrado sequer implicitamente. d) O princpio da publicidade obriga a presena do nome do administrador nos atos, obras, servios e campanhas do Poder Pblico. e) O princpio da motivao no exige a indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso administrativa. 18. (FCC/TCE-MG/2007) O favorecimento do administrado em razo de parentesco com a autoridade administrativa competente viola o princpio da: a) eficincia. b) impessoalidade. c) publicidade. d) indivisibilidade. e) separao de poderes. 19. (FCC/TRE-MS/2007) Entidade administrativa que presta servio pblico com excessiva burocracia e produtividade precria, retardando, assim, o interesse da coletividade, ofende o princpio da: a) impessoalidade. b) moralidade. c) legalidade. d) eficincia. e) publicidade. 20. (FCC/MPU/2007) Os princpios da Administrao Pblica estabelecidos expressamente na Constituio Federal so: Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 57

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ a) eficincia, razoabilidade, objetividade, indisponibilidade e finalidade. b) capacidade, pessoalidade, razoabilidade, finalidade e publicidade. c) moralidade, eficincia, razoabilidade, autotutela e disponibilidade. d) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. e) impessoalidade, capacidade, eficincia, autotutela e finalidade. 21. (FCC/MPU/2007) Com relao aos princpios da Administrao Pblica, considere: I. As realizaes governamentais no so do funcionrio ou autoridade, mas da entidade pblica em nome de quem as produzira. II. Todo agente pblico deve realizar suas atribuies legais com presteza, perfeio e rendimento funcional. As proposies citadas correspondem, respectivamente, aos princpios da: a) eficincia e legalidade. b) razoabilidade e moralidade. c) moralidade e razoabilidade. d) legalidade e impessoalidade. e) impessoalidade e eficincia. 22. (FCC/TRF-1Regio/2006) Administrao Pblica, considere: No que tange aos princpios da

I. Os atos e provimentos administrativos so imputveis no ao agente que os pratica, mas ao rgo ou entidade da Administrao Pblica, que o autor institucional do ato. II. A Constituio Federal exige, como condio para a aquisio da estabilidade, a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. As proposies citadas referem-se, respectivamente, aos princpios da: a) impessoalidade e eficincia. b) hierarquia e finalidade pblica. c) impessoalidade e moralidade. d) razoabilidade e eficincia. e) eficincia e impessoalidade.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 23. (FCC/TCE-PB/2006) Com relao aos princpios da administrao pblica no Brasil, considere as afirmativas abaixo. I. Na administrao pblica, diferentemente do que ocorre na esfera privada, lcito fazer tudo o que a lei no probe. II. O agente administrativo deve saber distinguir no apenas o ato legal do ilegal, mas, tambm o honesto do desonesto, atendendo ao princpio da moralidade. III. Em sua atividade, o administrador pblico deve ser capaz de distinguir os cidados segundo seus mritos. IV. O princpio da publicidade torna obrigatria a divulgao de todos os atos e contratos da Administrao Pblica, com algumas excees. Est correto o que afirma APENAS em: a) I. b) II. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. 24. (FCC/TRE-SP/2006) Dentre os princpios da Administrao Pblica, o que impe ao agente pblico, quando no exerccio de suas funes, objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal, e o que obriga-o a atuar segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f, denominam-se, respectivamente, a) moralidade e impessoalidade. b) eficincia e moralidade. c) impessoalidade e legalidade. d) impessoalidade e moralidade. e) legalidade e eficincia. 25. (FCC/Procurador/Salvador/2006) A aplicao do princpio da legalidade, expresso no artigo 37, caput, da Constituio Federal, traz como consequncia: a) a obrigatoriedade de edio de lei para disciplinar a organizao e funcionamento da Administrao Direta. b) a obrigatoriedade de lei para criao de cargos, mas no para a sua extino, que, quando vagos, pode ser feita por decreto.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ c) a no obrigatoriedade de lei para a criao de rgo pblico, quando implicar ou no aumento de despesa. d) a obrigatoriedade de lei para fixao e aumento de remunerao dos servidores pblicos, inclusive aqueles submetidos ao regime da Consolidao das Leis do Trabalho. e) a exigncia de que todos os atos praticados pelo Poder Executivo contm prvia autorizao legislativa especfica. 26. (FCC/TRE-SP/2006) No que se refere aos princpios administrativos, considere: I. Constitui requisito inafastvel de eficcia e moralidade da ao administrativa a divulgao oficial do ato para conhecimento pblico e incio de seus efeitos externos. II. Todo agente pblico deve realizar suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional. As proposies citadas correspondem, respectivamente, aos princpios da: a) moralidade e finalidade. b) eficincia e impessoalidade. c) moralidade e continuidade do servio pblico. d) publicidade e imperatividade. e) publicidade e eficincia. 27. (FCC/TRT-24 Regio/2006) O princpio que exige objetividade no atendimento do interesse pblico, vedando a promoo pessoal de agentes ou autoridades; e aquele que impe a todo agente pblico a realizao de suas atribuies com presteza, perfeio e rendimento funcional denominam-se, respectivamente, a) impessoalidade e eficincia. b) publicidade e impessoalidade. c) impessoalidade e moralidade. d) eficincia e legalidade. e) publicidade e eficincia. 28. (FCC/Procurador/Santos-SP/2005) Em tema de legalidade, como um dos princpios norteadores da atividade administrativa, observe o que segue: I. O administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 60

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ II. Na Administrao Pblica no h liberdade nem vontade pessoal. III. Na Administrao Pblica lcito fazer tudo que a lei no probe. IV. No exerccio de sua atividade funcional, o administrador pblico est sujeito s exigncias do bem comum. V. A lei para o administrador pblico significa "pode fazer assim" e para o particular "deve fazer assim". Est INCORRETO o que se afirma APENAS em: a) I e V b) I e II c) II e IV. d) III e V e) III e IV. 29. (FCC/TRE-MG/2005) A obrigao atribuda ao Poder Pblico de manter uma posio neutra em relao aos administrados, no podendo atuar com objetivo de prejudicar ou favorecer determinadas pessoas, decorre do princpio da: a) moralidade. b) impessoalidade. c) legalidade. d) motivao. e) imperatividade. 30. (FCC/TRT-22Regio/2004) Lus Antnio e Adelaide, servidores pblicos do Poder Judicirio do Estado do Piau, discutiam temas pertinentes Administrao Pblica daquele Estado, notadamente sobre os princpios que devem nortear as correspondentes atividades. Em determinado momento, Adelaide inquiriu Lus Antnio sobre qual desses princpios caracteriza o Estado Democrtico de Direito, devendo a resposta correta recair sobre o princpio da: a) impessoalidade. b) legalidade. c) probidade administrativa. d) presuno de legitimidade. e) indisponibilidade de interesse pblico.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 31. (FCC/TRT-22Regio/2004) Depois de ingressar nos quadros do executivo federal mediante concurso pblico, o servidor em estgio probatrio foi dispensado por no convir Administrao a sua permanncia, aps ter sido apurado, em avaliao especial de desempenho realizada por comisso instituda para essa finalidade, assegurada a ampla defesa, que realizou atos incompatveis com a funo do cargo em que se encontrava investido. Referida dispensa est embasada, precipuamente, no a) elemento da impessoalidade. b) requisito da publicidade. c) princpio da eficincia. d) princpio da imperatividade. e) requisito de presuno de veracidade. 32. (FCC/TRT-22Regio/ 2004) Ao tomar cincia de suposta irregularidade perpetrada pela prefeitura da cidade de Campo Verde, Aristteles Neto peticionou perante quela municipalidade, objetivando ter acesso aos documentos que comprovariam referida irregularidade. Ocorre que, por ordem expressa do Prefeito, teve seu pleito indeferido. Em virtude da negativa, o executivo municipal desrespeitou o princpio da: a) imperatividade. b) impessoabilidade. c) tipicidade. d) publicidade. e) razoabilidade. 33. (FCC/TRT-9Regio/2004) Joo, objetivando adquirir determinado imvel no bairro X, fica sabendo, por meio de amigos, que, nessa regio, ser construda uma nova linha do metr e, conseqentemente, diversos imveis sero desapropriados. Tendo em vista referido fato, pede informaes Companhia do Metr, que se recusa a fornec-las. Com tal atitude, restou preterido o princpio da Administrao Pblica denominado: a) publicidade. b) imperatividade. c) supremacia do interesse pblico. d) impessoalidade. e) eficincia.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 34. (FCC/TRT-9Regio/2004) Aps tomar cincia de irregularidades praticadas pela Assemblia Legislativa de seu Estado, o cidado Jos da Silva diligenciou junto ao referido rgo, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certides que esclarecessem tal fato. Com essa recusa, foi desrespeitado o princpio da: a) eficincia. b) impessoalidade. c) tipicidade. d) motivao. e) publicidade. 35. (FCC/TRT-9Regio/2004) Aps constatar a morosidade no servio de atendimento ao pblico em diversos rgos do executivo municipal, o Prefeito da cidade de Campo Largo informatizou referidos rgos e contratou a empresa DataSoftware Municipal Ltda, por meio de regular processo licitatrio, para ensinar aos servidores noes de informtica. Em virtude da iniciativa acima descrita, restou patente a melhoria no atendimento aos muncipes. O princpio da Administrao Pblica observado no caso em tela denomina-se: a) imperatividade. b) publicidade. c) tipicidade. d) eficincia. e) motivao. 36. (FCC/TRF-4Regio) No que concerne aos princpios administrativos, INCORRETO afirmar que: a) o princpio da moralidade impe ao administrador o dever de, alm de obedecer lei jurdica, regrar suas condutas funcionais de acordo com a lei tica e em consonncia com regras tiradas da disciplina interior da Administrao, posto que nem tudo o que legal honesto. b) a busca pelo aperfeioamento na prestao de servios pblicos, exigindo do administrador resultados positivos que atendam s necessidades da comunidade e seus membros, caracteriza o princpio da eficincia. c) o princpio da impessoalidade obriga a Administrao Pblica a agir de modo imparcial em relao aos administrados, bem como probe a promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos sobre suas realizaes.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) os princpios administrativos previstos constitucionalmente representam uma relao meramente exemplificativa de dogmas que devero ser obrigatoriamente observados pelo administrador pblico. e) o Poder Pblico pode criar obrigaes ou impor vedaes administrados, independentemente da existncia de lei prvia. 37. (FCC/TRT-17Regio) Dentre os Administrao Pblica, pode-se asseverar: princpios constitucionais aos

da

I. A Administrao deve agir, de modo rpido e preciso, para produzir resultados que satisfaam as necessidades da populao. II. Os programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos dever ter carter educativo. III. vedado Administrao editar atos ou tomar medidas contrrias s normas do ordenamento jurdico. As afirmativas I, II e III correspondem, especfica e respectivamente, aos princpios da: a) legalidade, moralidade e eficincia. b) legalidade, publicidade e moralidade. c) impessoalidade, legalidade e finalidade. d) eficincia, impessoalidade e legalidade. e) finalidade, impessoalidade e moralidade. 38. (FCC/TRT-2Regio) "A atividade administrativa no deve fazer acepo de pessoas, deve tratar a todos os administrados igualmente, visto que no ajuda nem prejudica terceiros. Essa atividade imputada no ao servidor que age, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual ele age". O texto refere-se ao princpio da: a) legalidade. b) moralidade. c) eficincia. d) publicidade. e) impessoalidade. 39. (FCC/TRE-PE/2004) No que tange aos princpios constitucionais em relao ao Direito Administrativo, certo que o princpio da: a) publicidade absoluto, sofrendo restries apenas quando se tratar de promoes e propaganda pessoal do agente pblico. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 64

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ b) legalidade incide somente sobre a atividade administrativa, ficando excludas as funes atpicas da esfera legislativa e da atividade jurisdicional. c) impessoalidade nada tem a ver com os princpios da igualdade ou da finalidade, porque os atos administrativos so sempre imputveis ao funcionrio que os pratica. d) moralidade impe expressamente Administrao Pblica a obrigao de realizar suas atribuies com perfeio, rapidez e rendimento. e) eficincia tambm boa administrao, pois deve-se sopesar a relao de custo-benefcio, buscar a otimizao de recursos, em suma, tem-se por obrigao dotar da maior eficcia possvel todas as aes do Estado. 40. (FCC/TRE-PE/2004) A Constituio Federal no se referiu expressamente ao princpio da finalidade, mas o admitiu sob a denominao de princpio da: a) impessoalidade. b) publicidade. c) presuno de legitimidade. d) legalidade. e) moralidade. 41. (FCC/TRE-BA/2003) As afirmaes abaixo esto relacionadas obrigatoriedade de obedincia dos princpios constitucionais pela administrao pblica. I. Os princpios devem ser obedecidos pela administrao de quaisquer Poderes. II. A obrigatoriedade de obedincia destina-se administrao direta, no alcanando as empresas pblicas. III. Todas as entidades estatais (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) devem obedincia queles princpios. Est correto APENAS o que se afirma em: a) II e III. b) I e III. c) I e II. d) II. e) I. 42. (FCC/TRT-21Regio) Considere o que segue:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ I. A imposio ao administrador pblico de uma ao planejada e transparente, com o fito de prevenir riscos e corrigir desvios suscetveis de afetar o equilbrio das contas pblicas. II. Os atos praticados pela Administrao Pblica devem ser abstratamente genricos e isonmicos, sem consagrar privilgios ou situaes restritivas injustificadas. III. A autolimitao do Estado em face dos direitos subjetivos e a vinculao de toda atividade administrativa lei, como medida de exerccio do poder. Tais disposies dizem respeito, respectivamente, aos princpios da: a) publicidade, legalidade e moralidade. b) eficincia, impessoalidade e legalidade. c) impessoalidade, publicidade e legalidade. d) legalidade, eficincia e impessoalidade. e) moralidade, impessoalidade e eficincia. 43. (FCC/TRT-24Regio/2003) O Prefeito Municipal passou a exibir nas placas de todas as obras pblicas a indicao "GOVERNO TOTONHO FILHO". Assim agindo, o governante ofendeu o princpio da administrao pblica conhecido como: a) moralidade. b) impessoalidade. c) autotutela. d) razoabilidade. e) publicidade. 44. (FCC/TRF-5Regio/2003) uma decorrncia possvel do princpio da impessoalidade aplicado Administrao Pblica: a) serem os atos praticados pelos agentes pblicos imputados entidade da Administrao em nome da qual eles agem. b) ser vedado autoridade que pratica um ato administrativo identificar-se pessoalmente. c) no serem os agentes pblicos pessoalmente responsveis pelos atos que praticam em nome da Administrao. d) no poder a Administrao praticar atos que gerem conseqncias para pessoas nominalmente identificadas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) no possuir a Administrao responsabilidade civil pelos atos praticados por seus agentes, nas hipteses em que estejam exercendo competncia privativa. 45. (FCC/TCE-PI/2002) Decorre do princpio da impessoalidade, ao qual est vinculada a Administrao Pblica, a: a) impossibilidade de responsabilizao pessoal de servidor pblico por ato que corresponda ao exerccio de sua funo, em relao qual tenha competncia privativa. b) vedao da identificao nominal da autoridade responsvel pela deciso de processos administrativos disciplinares, sendo a deciso atribuda ao rgo pblico ao qual pertena a autoridade. c) proibio de que constem da publicidade de atos, programas e campanhas de rgos pblicos, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. d) impossibilidade de tratamento favorecido de pessoas, pelo critrio de condies fsicas, para fins de ingresso nas carreiras pblicas. e) negao do carter intuitu personae dos contratos administrativos em geral. 46. (FCC/TCE-SE/2002) O princpio da impessoalidade, prprio do Direito Administrativo, concebido pelos doutrinadores brasileiros por pontos de vista diversos, mas compatveis e complementares. Assinale a alternativa que NO apresenta uma adequada compreenso do princpio da impessoalidade. a) Os atos e provimentos administrativos so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio. b) O administrador fica impedido de buscar outro objetivo que no o atendimento do interesse pblico, ou de praticar atos no interesse prprio ou de terceiros. c) Os atos praticados culposamente por agentes administrativos, no exerccio de sua funo, geram responsabilidade Administrao, no acarretando responsabilidade pessoal do agente. d) A Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas; o princpio em causa no seno o prprio princpio da igualdade ou isonomia. e) Busca-se, desse modo, que predomine o sentido de funo, isto , a idia de que os poderes atribudos finalizam-se ao interesse de toda a coletividade, portanto a resultados desconectados de razes pessoais. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 67

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

47. (FCC/Fiscal/So Paulo-SP/1998) A conduta do agente pblico que se vale da publicidade oficial para realizar promoo pessoal fere o princpio da: a) Finalidade. b) Razoabilidade. c) Publicidade. d) Supremacia do interesse pblico. e) Especialidade. 48. (FCC/Fiscal/So Paulo-SP/1998) A publicidade um dos princpios que deve ser observado pela Administrao Pblica. A publicao que produz efeitos jurdicos a: a) Da televiso e do rdio em horrio oficial. b) Do rdio. c) Da televiso. d) Da imprensa particular. e) Do rgo oficial. 49. (CESPE/ANATEL/2009) Respeitado o princpio da publicidade, uma vez que a deciso do presidente que determinou o pagamento aos desembargadores foi publicada mediante portaria no Dirio Oficial, correto afirmar que, em consequncia, os princpios da moralidade e legalidade no foram violados.

50. (CESPE/AGU/2009) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ 51. (CESPE/AGU/2009) Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, conclui-se que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF.

52. (CESPE/AGU/2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa.

53. (CESPE/PC-TO/2008) O princpio da vinculao poltica ao bem comum , entre os princpios constitucionais que norteiam a administrao pblica, o mais importante.

54. (CESPE/TCU/2007) A declarao de sigilo dos atos administrativos, sob a invocao do argumento da segurana nacional, privilgio indevido para a prtica de um ato administrativo, pois o princpio da publicidade administrativa exige a transparncia absoluta dos atos, para possibilitar o seu controle de legalidade.

55. (CESPE/TCE-PE/2004) O princpio da moralidade envolve um conceito indeterminado, que a prpria noo de moralidade, a qual no definida de modo preciso no ordenamento jurdico; por conseguinte, a ocorrncia de ofensa ao princpio deve ser elucidada em cada caso, em face do direito e com o fim de realizar a tica na administrao pblica.

56. (ESAF/MPOG/2010) A observncia da adequao e da exigibilidade, por parte do agente pblico, constitui fundamento do seguinte princpio da Administrao Pblica: a) Publicidade. b) Moralidade. c) Legalidade. d) Proporcionalidade. Prof. Anderson Luiz www.pontodosconcursos.com.br 69

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ e) Impessoalidade. 57. (ESAF/ATRFB/2009) Em decorrncia do princpio da continuidade do servio pblico, h a impossibilidade, para quem contrata com a Administrao, de invocar a exceptio non adimpleti contractus nos contratos que tenham por objeto a execuo de servio pblico. 58. (ESAF/ATRFB/2009) Por meio do princpio da tutela, a Administrao Pblica direta fiscaliza as atividades dos seus entes, com o objetivo de garantir a observncia de suas finalidades institucionais. 59. (ESAF/MPOG/2005) Os princpios da Administrao Pblica esto presentes em todos os institutos do Direito Administrativo. Assinale, no rol abaixo, aquele princpio que melhor se vincula proteo do administrado no mbito de um processo administrativo, quando se refere interpretao da norma jurdica. a) Legalidade b) Proporcionalidade c) Moralidade d) Ampla defesa e) Segurana jurdica 60. (ESAF/MPU/2004) Um dos princpios informativos do Direito Administrativo, que o distingue dos demais ramos, no disciplinamento das relaes jurdicas, sob sua incidncia, o da: a) comutatividade na soluo dos interesses em questo. b) subordinao do interesse pblico ao privado. c) supremacia do interesse pblico sobre o privado. d) predominncia da liberdade decisria. e) correlao absoluta entre direitos e obrigaes.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO EM EXERCCIOS - TRIBUNAIS PROFESSOR: ANDERSON LUIZ GABARITO

1-C 11-C 21-E 31-C 41-B 51-C

2-E 12-D 22-A 32-D 42-B 52-C

3-D 13-A 23-D 33-A 43-B 53-E

4-D 14-A 24-D 34-E 44-A 54-E

5-B 15-B 25-B 35-D 45-C 55-C

6-A 16-C 26-E 36-E 46-C 56-D

7-B 17-B 27-A 37-D 47-A 57-C

8-C 18-B 28-D 38-E 48-E 58-C

9-B 19-D 29-B 39-E 49-E 59-E

10-E 20-D 30-B 40-A 50-C 60-C

BIBLIOGRAFIA ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. Direito Administrativo

BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo Administrativo Federal: Comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. So Paulo: Dialtica, 2010. JUSTEN FILHO, Maral. Prego: Comentrios Legislao do Prego Comum e Eletrnico. So Paulo: Dialtica, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

71

You might also like