You are on page 1of 29

Vol. 23, n.

2, agosto 2012

408

Planos Estratgicos Municipais de Turismo do Estado de Santa Catarina Roteiros Tursticos Regionais: um estudo
Strategic Plans of Municipal Tourism of the State Santa Catarina - Itineraries Regional: a study Municipal de Turismo Planes Estratgicos del Estado de Santa Catarina - Itinerarios Turstico Regional: un estudio Susana Severino1 Simone Tomasulo2 Resumo Este artigo tem como objetivo identificar quais as cidades dos Roteiros Regionais de Santa Catarina elaborou o plano estratgico do turismo municipal e avaliar o mtodo de planejamento aplicado a documentos j concludos. Na anlise, foi investigada a existncia de dois conceitos: "planejamento estratgico", segundo o autor Kotler (1998) e "O planejamento do turismo" Barretto (2005). A metodologia para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa. Os procedimentos foram pesquisa bibliogrfica, documental. Na coleta de dados utilizou-se o questionrio. Os principais resultados demonstraram que o planejamento estratgico do turismo precisa melhorar no estado. Os principais resultados foram: a dependncia de recursos federais e estaduais para os planos e projetos, problemas de alinhamento entre os setores pblico e privado, necessidade de estudos cientficos do turismo e pesquisa de mercado, pouca participao do setor privado no financiamento de projetos de turismo. Palavras-chave: turismo; planejamento estratgico; planejamento do turismo. Abstract This article aims to identify which cities of the Santa Catarina Itineraries Regional prepared the strategic plan of the municipal tourism and evaluate the planning method applied on documents already completed. Analysis in the method was in two concepts: "strategic planning" according to the author Kotler (1998) and "tourism planning" Barretto (2005). The
1

Ps-Graduao em Turismo: Consultoria Planejamento e Marketing UNIVALI. Bacharel em Turismo e Hotelaria UNIVALI. E-mail: planejatur@hotmail.com. 2 Graduao em Turismo pela Universidade Federal do Paran, Especializao em Administrao Hoteleira pela UFES/SENAC, Planejamento Estratgico do Turismo pela ECA/USP e mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itaja. Desde 1998 professora titular da Universidade do Vale do Itaja. E-mail: tomasulo@univali.br.

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

409 methodology for the development of this study was research descriptive, qualitative and quantitative. The procedures were bibliographic, documentary research. The questionnaire was the instrument data collection. The results demonstrated that the strategic planning of tourism needs to improve in state. The main results obtained was: dependence on federal and state resources for plans and projects, problems in alignment between public sector and private, need more scientific studies of tourism and market research, little private sector participation in financing of tourism projects. Keywords: tourism; strategic planning; tourism planning. Resumen Este artculo tiene como objetivo identificar las ciudades de el Santa Itinerarios Regional Catarina redact el plan estratgico del turismo municipal y evaluar el mtodo de planificacin aplicada a los documentos ya terminados. El anlisis se investig la existencia de dos conceptos: la "planificacin estratgica", segn el autor Kotler (1998) y "la planificacin del turismo" Barretto (2005). La metodologa para el desarrollo de este estudio fue la investigacin descriptiva, cualitativa y cuantitativa. Los procedimientos fueron bibliogrfico, documental, el cuestionario fue instrumento de recoleccin de datos. Los resultados muestran que la planificacin el turismo de las necesidades para mejorar en el estado. Los principales resultados, revelaron: la dependencia de recursos federales y estatales para los planes y proyectos, los problemas de alineacin entre los sectores pblico y privado, necesitamos ms estudios cientficos del turismo y la investigacin de mercado, poca participacin del sector privado en la financiacin de proyectos de turismo. Palabras clave: turismo; planificacin estratgica; turismo de planificacin.

1. Introduo O turismo de Santa Catarina permanece em destaque no cenrio turstico nacional de 2006 at 2010, ficando entre o Melhor Estado no Prmio Viagem e Turismo, segundo os leitores da Revista Vigem e Turismo, uma das principais revistas de turismo do pas. O trabalho das polticas pblicas e do marketing institucional vem atraindo ano aps anos mais turistas para regio sul do pas. Desta forma, preocupar-se com o crescimento sustentvel do setor determinante para o planejamento das localidades, buscando qualidade de vida para os moradores locais e para os turistas. A competitividade mundial do setor turstico o diferencia dos demais setores econmicos, pois so inmeras as variveis que influenciam a escolha do turista para uma determinada
ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

410 cidade, tais como clima, segurana, fatores econmicos, culturais, etc. A instabilidade destas variveis torna o planejamento estratgico, especificamente, um instrumento de vantagem competitiva, auxiliando gestores pblicos e privados no processo de tomada de deciso para o desenvolvimento do turismo. Segundo Holanda (1974, p. 36), planejamento estratgico pode ser definido como a aplicao sistemtica do conhecimento humano para prever e avaliar cursos de ao alternativos com vistas tomada de decises adequadas e racionais, que sirvam de base para a ao futura. Este artigo pretende contribuir para o estudo cientfico do turismo, pois, segundo Rejowsky (1998), por meio da investigao cientfica que se deixar da fase de improvisao e de repetitividade e se passar fase de aplicao e utilizao desses estudos. A autora tambm apresenta a necessidade de divulgar a aplicabilidade e a pertinncia dos resultados de pesquisa, mostrando os benefcios desta e da parceria pesquisador/empresrio para o desenvolvimento e planejamento estratgico do turismo no Brasil. Atualmente, no Estado de Santa Catarina, o documento de referncia para o planejamento do turismo est consolidado no Plano Estadual da Cultura, do Turismo e do Desporto do Estado de Santa Catarina (PDIL) sendo este um documento que apresenta diagnstico e diretrizes para o estado nas trs reas, ou seja, cultura, esporte e turismo. No entanto no apresenta de forma mais detalhada e especfica de como cada municpio deveria agir, para chegar a atingir metas e objetivos de um planejamento central de turismo em Santa Catarina. Considerando a relevncia do planejamento estratgico para as cidades tursticas, o presente artigo pesquisou as 10 regies tursticas consideradas mais relevantes e estas com maior fluxo turstico no Estado de Santa Catarina, de acordo com Santa Catarina Turismo S/A SANTUR, com o intuito de saber quais os municpios do estado j possuem um Plano Estratgico Municipal de Turismo e, dos planos identificados, pretende-se fazer uma avaliao qualitativa destes documentos. Assim, de cada regio foi indicado um municpio para ser estudado pela pesquisa. Foram definidas, ento, as regies: Grande Florianpolis Florianpolis, Costa Verde Mar - Balnerio Cambori, Vale Europeu Blumenau, Caminho dos Prncipes - Joinville, Encantos do Sul - Laguna, Caminho dos Cnions - Ararangu, Caminhos da Fronteira - Dionsio Cerqueira, Serra Catarinense - Lages, Vale do Contestado Fraiburgo e Grande Oeste - Chapec.
ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

411 A consequncia da ausncia de estudos do turismo e de planejamento turstico o crescimento desordenado do setor, causando, muitas vezes, srios problemas, tais como a degradao do meio ambiente, distoro de valores culturais e sociais, explorao imobiliria inadequada, inflao, aumento da marginalidade, prostituio, etc. Desta forma, os resultados desta pesquisa sobre o planejamento estratgico turstico uma oportunidade para avaliar como os municpios esto planejando e desenvolvendo a atividade turstica.

2. Fundamentao Terica 2.1. Polticas e planejamento turstico O crescimento do turismo no Brasil e no Estado de Santa Catarina requer um processo de planejamento eficaz, possibilitando que as cidades tursticas possam ter condies favorveis de infraestrutura bsica e turstica e o uso moderado do meio ambiente. O ordenamento da atividade turstica garante o desenvolvimento das cidades tursticas de uma maneira sustentvel, acarretando benefcios para todos os envolvidos. Conforme Barretto (2005), planejar significa equilibrar o atendimento s necessidades e propiciar o bem-estar de sujeitos sociais provenientes de outro lugar e, dentro de uma regio receptora e seu meio ambiente, harmonizar tambm a relao dos turistas com a populao nativa. Implica recompensar a comunidade que divide seu espao com os turistas, financiando, com dinheiro proveniente do turismo, obras pblicas requeridas para melhorar seu ndice de desenvolvimento humano. As polticas pbicas do turismo estabelecem diretrizes para o crescimento ordenado do setor, tais direcionamentos abrangem inmeros setores da sociedade: organizao dos territrios, gerao de emprego, proteo do meio ambiente, controle da inflao local, capacidade de carga, entre outros. No Brasil, foi a partir da dcada de 1990 que o turismo sofreu ajustes nas estruturas pblicas federais e estaduais, foi nesta poca que se solidificaram e, com respaldo governamental, comearam a criar e implantar programas em seus territrios (MINISTRIO DO TURISMO, 2009).

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

412 Nacionalmente, o turismo est fundamentado no Plano Nacional de Turismo elaborado pelo Ministrio do Turismo, o qual afirma que a multidisciplinaridade do setor, os impactos econmicos, sociais, ambientais, polticos e culturais gerados pelo turismo exigem um processo de planejamento e gesto que oriente, discipline e se constitua em um poderoso instrumento de acelerao do desenvolvimento nos nveis local, regional e nacional. (PNT, 2007 p. 29). Dentro deste contexto, todas as aes a serem desenvolvidas devem estar embasadas pelas diretrizes estabelecidas pelos governos federal e estadual, visando promoo de um desenvolvimento adequado do setor. Para isso, a Lei Geral do Turismo n 11.771 de 2008 traz algumas diretrizes sobre planejamento nacional do turismo, como no Captulo II DA POLTICA, DO PLANO E DO SISTEMA NACIONAL DE TURISMO - Subseo II, que estabelece em seu Artigo 5: VI promover, descentralizar e regionalizar o turismo, estimulando Estados, Distrito Federal e Municpios a planejar, em seus territrios, as atividades tursticas de forma sustentvel e segura, inclusive entre si, com o envolvimento da comunidade local. Portanto a atividade turstica catarinense segue as polticas do Ministrio do Turismo e da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. No estado a lei que ordena o planejamento a n 13.792 de 18 de julho de 2006, que determina em seu Artigo 1:
Fica institudo o Plano Estadual da Cultura, do Turismo e do Desporto do Estado de Santa Catarina - PDIL, em conformidade com os objetivos estratgicos de governo definidos no Plano Plurianual, visando estabelecer as polticas, as diretrizes e os programas para a cultura, o turismo e o desporto do Estado de Santa Catarina.

Esta mesma lei, em seu Art. 5, estabelece que os projetos devero ser formatados segundo regulamentao da Lei n 13.336, de 8 de maro de 2005, que instituiu o Sistema Estadual de Incentivo Cultura, ao Turismo e ao Esporte - SEITEC, na qual em seu Art. 1 menciona que este Sistema tem como objetivo,
[] estimular o financiamento de projetos culturais, tursticos e esportivos especialmente por parte de contribuintes do Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao - ICMS, na ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

413
forma e nos limites estabelecidos nesta Lei.

Os requerentes para os recursos estaduais esto descritos no Art. 2:


O SEITEC tem por objetivo prestar apoio financeiro e financiamento de projetos voltados infra-estrutura necessria s prticas da Cultura, Turismo e Esporte, mediante a administrao autnoma e gesto prpria dos respectivos recursos, alm de projetos especficos relativos a cada setor apresentados por agentes que se caracterizam como pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, rgos pblicos de turismo, esporte e cultura das administraes municipal e estadual.

Conforme o Art. 3, fica institudo, no mbito do SEITEC, o Fundo Estadual de Incentivo Cultura (FUNCULTURAL); o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (FUNDESPORTE).; e o Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (FUNTURISMO), de natureza financeira, constitudo com recursos provenientes das seguintes fontes, segundo o Art. 5: I - recursos oriundos do FUNDOSOCIAL; II - receitas decorrentes da aplicao de seus recursos; III - contribuies, doaes, financiamentos e recursos oriundos de entidades pblicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras; e IV - outros recursos que lhe venham a ser destinados. Diante disto, o Estado de Santa Catarina e os seus municpios tm a oportunidade de criar projetos financiados para o desenvolvimento do setor turstico. Esta condio no estado favorece o setor, que deve de maneira poltica e articulada tentar captar estes recursos e investir tambm no planejamento do turismo. Ressalta-se, portanto, que a gesto do turismo precisa de um pensamento lgico, formalizado num plano estratgico, baseado em: diagnstico, objetivos, aes e controles cautelosos para a no degradao dos atrativos culturais e ambientais. Conforme Goeldner et al. (2002), o turismo mal planejado e desenvolvido desordenadamente poder criar problemas nas localidades tursticas, gerando conflitos entre as necessidades e desejos dos turistas e dos residentes locais. Alm disso, o desenvolvimento inadequado ou aleatrio podem danificar o meio ambiente matria-prima do turismo. Considerando este aspecto, deve-se avaliar que nos ltimos anos houve um aumento da demanda turstica de Santa Catarina, conforme divulgado pela SANTUR, na qual se pode
ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

414 perceber que o total de turistas (nacional e estrangeiro) no ano de 2007 foi 4.008.152 (milhes), em 2008 correspondeu a 4.303.423 e, em 2009, a 4.354.612. Tal crescimento do turismo solicita dos municpios produtos tursticos de qualidade para oferecer aos turistas. Atualmente no estado existe uma escassez de cidades preparadas para atender aos visitantes, principalmente no que se refere a problemas de acesso, infraestrutura bsica e de apoio (principalmente de saneamento) e de infraestrutura turstica, no oferecendo servios adequados, bem como grande parte dos equipamentos tursticos, muitas vezes, esto ultrapassados e desgastados. Para mudar esta realidade de maneira positiva, os municpios tursticos precisam realizar seu planejamento estratgico, priorizando seus maiores problemas e colocando em prtica as aes correspondentes para desenvolver o setor turstico catarinense, oferecendo melhor qualidade do produto turstico. 2.2. Plano e planejamento estratgico em Santa Catarina A evoluo do turismo catarinense est sujeita ao planejamento e s aes estratgicas da gesto pblica municipal, que de acordo com Cooper et al. (1993, p. 137), o planejamento e o gerenciamento so a chave para a garantia que as destinaes tursticas e os recursos existentes sejam mais eficazes no atendimento da demanda. No Estado de Santa Catarina a atividade turstica j est consolidada. No entanto a prtica do planejamento turstico inconsistente. O estado e o ministrio do turismo exercem suas responsabilidades com a elaborao de leis, programas e aes para o processo de planejamento que, na esfera municipal, o planejamento ainda necessita de maior ateno e otimizao. Conforme o World Travel and Tourism Council (WTTC, 2009), o turismo em Santa Catarina est concentrado no espao e no tempo. Os locais de veraneio costeiros atraem a grande massa de visitantes no vero. O crescimento excessivo sem planejamento apresentaria o risco de criar desequilbrios ainda maiores, que resultariam em uma presso indevida sobre os ambientes costeiros e urbanos e seus respectivos sistemas de transporte. O crescimento planejado, por sua vez, pode ajudar a assegurar que todas as comunidades locais partilhem os benefcios, com uma melhor distribuio dos fluxos tursticos pelas diferentes localidades existentes e com potencial, estimulando o desenvolvimento econmico rural e fomentando as pequenas empresas.
ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

415 O planejamento uma ao utilizada por todos os mercados, no turismo a concorrncia entre as destinaes constante, portanto planejar pode ser fator decisivo para o sucesso. De acordo com Woiler (1996), o planejamento num mbito geral pode ser definido como o desenvolvimento de processos, tcnicas e atitudes administrativas, as quais podero resultar numa situao vivel para avaliar as implicaes futuras de decises presentes em funo dos objetivos empresariais que facilitaro a tomada de deciso no futuro, de modo mais rpido, coerente, eficiente e eficaz. Para efetuar o planejamento adequado, o Ministrio do Turismo indica a realizao do planejamento estratgico o desenvolvimento do turismo regional depende inteiramente do Plano Estratgico de Desenvolvimento Regional do Turismo, para ordenar, sistematizar e integrar as aes que determinaro benefcios futuros socioeconmicos e ambientais. (MINISTRIO DO TURISMO, 2008, p. 49). As funes do plano estratgico so imprescindveis para o turismo, indicando direcionamentos para a atividade. O plano fornece informaes aos gestores para criarem estratgias, qualificarem seus produtos tursticos e, consequentemente, ser mais competitivo em relao aos outros destinos. Ainda, os secretrios e os empresrios de uma cidade turstica podem utilizar os planos estratgicos para otimizarem os recursos e executarem controles, minimizando os possveis problemas resultantes da atividade turstica. O plano estratgico pode nortear todo o processo de desenvolvimento ou reordenamento do turismo numa localidade, sendo uma atividade sistemtica, assim, fica claro a importncia do plano oferecendo objetivos comuns aos envolvidos e, quando bem planejado, benefcios a todos. Como descreve Thompson & Strickland (2004, p. 33), o plano estratgico uma declarao que delineia a misso de uma organizao e seu rumo futuro, suas metas de desempenho de curto prazo e de longo prazo e sua estratgia. Atualmente, existe outro processo de planejamento no estado que est em fase de aprovao no legislativo, so os Planos Regionais de Turismo, tal ao faz parte do Programa de Regionalizao do Ministrio do Turismo, que prope a estruturao, o ordenamento e a diversificao da oferta turstica no pas (MINISTRIO DO TURISMO, 2010).

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

416 O PDIL e os Planos Regionais de Turismo do estado so documentos de referncia para as prefeituras elaborarem seu plano estratgico de turismo. Tambm de suma importncia criar um plano estratgico com fundamentos cientficos, que, segundo Barretto (2005), devem fazer parte a criatividade e a intuio, pois estes elementos so essenciais ao planejamento, pois, para a autora, basear-se somente na intuio ou criar a partir do nada so contrrios ao planejamento cientfico. Para Kotler (1998, p. 101), as etapas do planejamento estratgico so compostas dos seguintes itens:
a) Anlise de Ambiente Externo: econmico-social, poltico-legal, tecnolgico, demogrfico, ecolgico, cultural, foras da indstria e mercadolgico-concorrencial; b) Anlise do Ambiente Interno: recursos naturais, recursos artificiais e temticos, recursos patrimoniais e culturais, recursos disponveis no local, estgio do ciclo de vida e competncias essenciais; c) Anlise das Tendncias, Oportunidades e Ameaas, Pontos Fortes e Fracos; d) Definio das Estratgias, Objetivos, Posicionamento, Programas e Aes; e) Acompanhamento, Controle e Reviso.

Na atividade turstica no existe um modelo especfico de planejamento. Portanto utilizar o planejamento estratgico, considerando as variveis e o contexto do turismo um mtodo adequado. A instabilidade do setor turstico e suas constantes mudanas exigem dos gestores incontveis solues de problemas, sendo assim, a criao de estratgias fundamental. Conforme Tavares (1991, p. 71), o planejamento estratgico funciona como um instrumento para tomada de decises e suas principais funes so:

Proporcionar maior interao entre a organizao e seu meio ambiente; Determinar instncias e dar coerncia ao processo decisrio; Definir a direo os objetivos e as linhas de ao mais oportuna e adequada; Viabilizar o desenvolvimento de modelos organizacionais mais adequados s demandas ambientais; Coordenar e otimizar a alocao de recursos;

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

417
Estabelecer mecanismos de avaliao e controles voltados para a eficcia, a eficincia e a efetividade da organizao.

Outra definio conceitual para a concluso deste trabalho entender o planejamento sobre o ponto de vista do turismo, no Quadro 1 esto detalhadas as etapas, a descrio e os documentos utilizados no planejamento turstico. O quadro foi utilizado para duas fases na elaborao deste artigo, a primeira na elaborao do questionrio encaminhado para os secretrios de turismo das cidades pesquisadas e a segunda na avaliao qualitativa dos planos. De acordo com Barretto (2005), o planejamento a necessidade de adequao entre o fluxo turstico e o ncleo receptor. No quadro a autora descreve as etapas do planejamento:

DESCRIO DOCUMENTO Estudo dos fatores fsicos (solo, clima, etc.); Aerofotogramas Informaes scio-demogrficas, administrativos, Climgramas custo de mo-de-obra local. Maquetes Informaes sobre infraestrutura preexistente, (luz, Relatrio gua, esgoto), sobre estgio de tecnologia, dos transportes das dependncias externas. ESTUDO Inventrio da infra-estrutura turstica Relatrio DIAGNSTICO Estudo da economia da Regio. Diagnostico Estudos das leis e normas de Urbanizao. Estudos das leis ambientais. Estudos das leis trabalhistas. Estudo da evoluo das correntes tursticas. Estudo Socioeconmico dos turistas. (se houver) Estudos de outras propostas concorrentes. Inventrio dos recursos humanos DEFINIO Estudo de variveis intervenientes. Determinao Proposta Preliminar ou DE OBJETIVOS METAS dos setores prioritrios de interveno. Anteprojeto. Priorizao de objetivos. Determinao de Prazos. Determinao de capacidade de atendimento em instalaes tursticas e infra-estrutura. ESCOLHAS DE Estudo de viabilidade econmica. Projeto ALTERNATIVAS DE Estudo de relao custo/benefcio. INTERVENO Anlise das repercusses sociais. IMPLEMENTAO Zoneamento. Cronogramas Hierarquizao. Plantas e Construes de equipamentos e acessos. Planilhas. Adequao dos equipamentos preexistentes. Adequao da legislao. EXECUO, Comercializao. Relatrio ISSN 1984-4867

ETAPAS ESCOLHA E DELIMITAO

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

418
CONTROLE E AVALIAO Verificao da concorrncia entre o planejado e executado.

Quadro 1 - Etapas do planejamento turstico


Fonte: Barretto (2005. p. 71).

Os destinos tursticos de Santa Catarina, se planejados estrategicamente, alcanariam um diferencial competitivo, adequando da melhor maneira seu produto turstico com as mudanas do mercado mundial e necessidades dos turistas. Como descreve Thompson Jr. & Strickland (2004), as estratgias das empresas correspondem a como satisfazer os clientes e estar frente da concorrncia e responder s condies variveis do mercado. O planejamento estratgico foi o instrumento selecionado para o tema da atual pesquisa, mas no a nica forma de planejar, administrar e praticar a gesto do turismo. Porm, considerando sua abrangncia, torna-se um processo extremamente facilitador no desenvolvimento do turismo sustentvel de uma localidade. Com uma abordagem global e sistmica para gerir o turismo, o plano estratgico de turismo municipal serve para orientar o desenvolvimento do turismo. O documento deve ser produzido com a metodologia adequada e com a participao de todos os envolvidos: rgos pblicos, entidades de classe do setor comunidade e turista.

3. Metodologia Para o delineamento da pesquisa, selecionou-se a pesquisa descritiva que, segundo Rudio (1986), aquela em que o pesquisador procura conhecer e interpretar a realidade, sem nela interferir para modific-la. A pesquisa descritiva est interessada em descobrir e observar fenmenos, buscando descrev-los, classific-los e interpret-los. O objetivo geral inicial desta investigao era identificar quais so os municpios do Estado de Santa Catarina que j elaboraram o seu Plano Estratgico Municipal de Turismo e dos planos identificados e finalizados, descrever quais so as metas que foram alcanadas e quais metas devero ser atingidas. Entretanto o resultado da pesquisa no obteve dados suficientes para atingir seu propsito original, pois das dez cidades pesquisadas apenas duas cidades enviaram seus

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

419 planos. Desta forma, optou-se por uma avaliao metodolgica do planejamento dos planos estratgicos de turismo recebidos. A pesquisa bibliogrfica foi utilizada para a construo da fundamentao terica, questionrio e avaliao dos planos estratgicos de turismo que, segundo Gil (2002), a pesquisa bibliogrfica desenvolvida com base em material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. Os dados do planejamento do turismo de Santa Catarina foram pesquisados em documentos oficiais do governo, caracterizando tambm como pesquisa documental, que conforme o autor citado so estudos feitos em materiais que no receberam ainda um tratamento analtico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. Selecionou-se a pesquisa quantitativa para a elaborao e a aplicao do questionrio, fazendo o levantamento de dados do planejamento estratgico nas secretarias de turismo. Conforme Oliveira (2001), o mtodo quantitativo significa quantificar opinies, dados, nas formas de coleta de informaes, assim como com o emprego de recursos e tcnicas estatsticas. Quanto avaliao metodolgica dos planos de turismo, pode ser caracterizada como pesquisa qualitativa. Conforme Neves (1996), a pesquisa qualitativa so tcnicas interpretativas que tendem a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. A amostra da pesquisa no aleatria que, conforme Barbetta (2001, p. 55), em geral, as tcnicas de amostragem no aleatrias procuram gerar amostra, que de alguma forma, representem razoavelmente bem a populao de onde foram extradas. Assim, o turismo de Santa Catarina divide-se em 10 roteiros tursticos regionais pelo rgo oficial do governo, a SANTUR (2010) e, para este estudo, foi selecionado um municpio de cada roteiro turstico pertencente s regies tursticas do estado. A pesquisa do Estudo dos Planos Estratgicos Municipais de Turismo dos Roteiros Tursticos Regionais de Santa Catarina foi realizada de julho a novembro de 2010. Os municpios e Roteiros Tursticos Regionais de Santa Catarina, respectivamente, foram: Grande Florianpolis Florianpolis, Costa Verde Mar - Balnerio Comburiu, Vale Europeu Blumenau, Caminho dos Prncipes - Joinville, Encantos do Sul - Laguna, Caminho dos
ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

420 Cnions - Ararangu, Caminhos da Fronteira - Dionsio Cerqueira, Serra Catarinense - Lages, Vale do Contestado - Fraiburgo e Grande Oeste - Chapec. Na primeira etapa da pesquisa, o instrumento de coleta de dados pr-estabelecido foi o questionrio, elaborado com perguntas semiabertas, contendo os seguintes temas: Organizao do turismo no municpio; Impactos positivos do turismo mais evidentes no municpio; Impactos negativos do turismo mais evidentes no municpio; Tcnica ou processo utilizado para planejar o turismo; Legislaes utilizadas no planejamento turstico do municpio; Parceiros na administrao municipal do turismo; Captao de recursos e rgos financiadores. Foi encaminhado por e-mail um questionrio para cada secretaria de turismo das cidades pesquisadas para que os gestores ou os secretrios de turismo respondessem. Por meio de contato telefnico, solicitou-se a colaborao das secretarias de turismo para responderem a pesquisa, para posterior tabulao e anlise. Na segunda etapa, elaborou-se uma avaliao metodolgica dos planos estratgicos de turismo recebidos das secretarias de turismo, os documentos foram solicitados ao final do questionrio para fase complementar da pesquisa. Os planos recebidos foram nomeados de Plano de Turismo - A e Plano de Turismo - B, para resguardar eticamente o trabalho das secretarias. A avaliao dos planos foi executada da seguinte forma. Foram adotados dois conceitos, um sobre as etapas do planejamento estratgico do autor Kotler (1998), com as variveis; Anlise de Ambiente Externo, Anlise do Ambiente Interno, Definio das EstratgiasObjetivos, Posicionamento - Programas e Aes; Acompanhamento, Controle e Reviso. O segundo conceito foi as etapas do planejamento do turismo da autora Barreto (2005), tendo as variveis a Escolha e a Delimitao do estudo, Diagnstico, Definio de objetivos metas, Escolhas de alternativas de interveno, Implementao, Execuo - Controle e avaliao. Para realizar a anlise dos planos, Plano de Turismo - A e Plano de Turismo - B, verificou-se a existncia das variveis citadas nos documentos, classificando-as como: Atende (A) 2 pontos, Atende Parcialmente (AP) 1 ponto, No Atende (NA) 0 ponto e Inexistente (I). Aps esta reviso, feito o somatrio da pontuao das variveis veja no (Quadro 3). Por fim, foi estabelecida uma escala de classificao dos pontos obtidos sendo:

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

421

De 0 - 8 (Inadequado), concluindo que o plano estratgico - PE de turismo

inadequado e deve ser revisto, no apresentando coincidentes com as variveis de Kotler e Barretto.

De 9 - 16 (Parcialmente adequado), concluindo que o PE de turismo parcialmente

adequado e foi elaborado com os conceitos do turismo e do plano estratgico, referenciados na metodologia, porm o documento apresenta itens que devem ser corrigido para melhor aproveitamento do trabalho elaborado.

De 17 - 24 (Adequado), significando que o PE de turismo adequado e est

metodologicamente correto de acordo com os conceitos recomendados por Kotler e Barretto. Quanto s limitaes da pesquisa, pde-se observar a dificuldade de comunicao das secretarias de turismo, tendo que reencaminhar a solicitao da resposta da pesquisa, pois acusavam o no recebimento do documento ou problemas com e-mails. Tambm a escassez dos planos estratgicos de turismo na populao pesquisada restringiu os resultados do trabalho, sendo apenas duas amostras para avaliao metodolgica de planejamento.

4. Anlises dos Resultados Neste item ser apresentada a anlise dos resultados obtidos por meio do questionrio aplicado nas secretarias de turismo dos municpios que pertencem aos Roteiros Tursticos Regionais de Santa Catarina. Notou-se no Grfico 1 que as aes e os documentos administrativos so utilizados pela maioria das secretarias pesquisadas, facilitando a gesto das secretarias. No entanto, a alternativa Estudos foi citada por apenas 30% dos entrevistados, fator este que deve ser observado pelas secretarias, uma vez que o planejamento do turismo procede do levantamento de informaes do municpio, tais como: inventrio, diagnstico, estudos econmicos do turismo, pesquisa de satisfao dos turistas, etc.

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

422

Grfico 1 Organizao do turismo no municpio


Fonte: Pesquisa aplicada por Severino (Jul./2010).

O tema Impactos do Turismo foi abordado nos grficos 2 e 3 da pesquisa. De acordo com Ruschmann (1997), os impactos do turismo referem-se gama de modificaes ou sequncia de eventos produzidos pelo processo do desenvolvimento turstico nas localidades receptoras. Observou-se que 90% dos entrevistados indicaram impactos econmicos positivos do turismo. A atividade turstica gera movimentao econmica com a insero de dinheiro deixado por turistas na economia local, alm da gerao de emprego e renda nos locais tursticos.

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

423

Grfico 2 Impactos positivos do turismo mais evidentes no municpio


Fonte: Pesquisa aplicada por Severino (Jul./2010).

No Grfico 3 os impactos negativos do turismo so menos indicados, pde-se verificar a porcentagem mxima de 30% para cada rea apresentada. A metade dos municpios, 50%, assinalou a opo Nenhum, tal fato pode ser ocasionado pela falta de pesquisas a respeito dos impactos negativos do turismo nas cidades tursticas de Santa Catarina. Um dos aspectos mencionados, caracterizado como problema ambiental causado pelo turismo, foi apresentado por um dos respondentes: Durante a temporada de vero a capacidade de carga levada ao limite e ocorrncia de Invases e construes em reas de preservao. Diante disto, verificamos que os resultados esto de acordo com Cooper et al. (1993, p. 183), como o turista tm que visitar o local de produo para que possam consumir o produto, inevitvel que a atividade turstica esteja associada a impactos ambientais. O processo do desenvolvimento do turismo est vinculado a uma srie de cuidados para as localidades. O planejamento estratgico do turismo, nestas cidades, pode organizar os impactos da atividade turstica: maximizando os benefcios e minimizando os problemas.

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

424

Grfico 3 Impactos negativos do turismo mais evidentes no municpio


Fonte: Pesquisa aplicada por Severino (Jul./2010).

Conforme os dados obtidos no Grfico 4, pde-se observar que todas as etapas citadas por Barretto (2005) e Kotler (2008) do planejamento foram mencionadas pelos gestores municipais pesquisados. Nota-se tambm uma significativa variao dos percentuais para cada fase do item especificado, deixando claro que o Plano Estratgico na maioria das secretarias de turismo estudadas tem, principalmente, cinco fases (considerando os valores de 60% e 70%) oramento, programas, aes, estratgias, implementao de aes e objetivos. Verificaram-se tambm, os itens do planejamento menos mencionados: anlise situacional, apenas 40%, controle 20% e implementao das aes 20%. Apesar de as cidades apontarem na pesquisa as etapas do planejamento e somente duas cidades cederem seus planos de turismo para anlise, observou-se que nenhuma das dez cidades pesquisadas possui um planejamento estratgico de turismo completo, isto , fazendo uma abordagem que se pressupe como a ideal, focando tanto no turismo como no planejamento estratgico, conforme os conceitos dos autores referenciados nesta pesquisa.

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

425

Grfico 4 Tcnica ou processo utilizado para planejar o turismo


Fonte: Pesquisa aplicada por Severino (Jul./2010).

As polticas pblicas, por intermdio das leis, regularizam e norteiam a atividade turstica. Observou-se que mais de 60% dos municpios possuem leis que auxiliam maior organizao e monitoramento do desenvolvimento turstico, conforme informado pelos respondentes. As legislaes apontadas nesta pesquisa so fatores positivos e facilitadores para elaborao do planejamento estratgico do turismo nestas localidades, pois como afirma o Ministrio do Turismo (2009), o desenvolvimento econmico positivo, cultural, ambiental e poltico do Brasil depende de uma poltica pblica responsvel, que se articule com as polticas do setor privado ou institucionais, ou seja, de grupos tambm interessados no desenvolvimento sustentvel e tico do pas.

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

426

Grfico 5 Legislaes utilizadas no planejamento turstico do municpio


Fonte: Pesquisa aplicada por Severino (Jul./2010).

No Grfico 6, o item participao dos moradores no turismo local atingiu 50%, a porcentagem confirma que o planejamento participativo e integrado pode ser uma realidade nos destinos tursticos. Ainda no Estado de Santa Catarina est sendo executada a poltica de regionalizao alinhada com o Ministrio do Turismo. Porm apenas 40% dos pesquisados apontaram parcerias com outros municpios. Observou-se tambm que somente 20% das cidades tm como parceiros agentes financiadores. Percebe-se, ento, que esta condio atual precisa ser revista, pois o financiamento de planos e projetos essencial para do desenvolvimento do turismo. Na administrao do turismo municipal, o setor privado participa integralmente, notou-se que 100% das prefeituras apontaram que os empresrios locais tm interesse na atividade. No entanto, quando se trata de patrocinar projetos e planos, a realidade bem diferente, conforme demonstrado no Grfico 7.

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

427

Grfico 6 Parceiros na administrao municipal do turismo


Fonte: Pesquisa aplicada por Severino (Julho/2010).

Atravs do Grfico 7, constatou-se a dependncia de recursos que as secretarias municipais de turismo tm com o governo federal e estadual para fomentar o turismo, ao observar que 80% dos pesquisados citam o Ministrio e 60% a Secretaria Estadual, como provedores de recursos, considerando que era uma questo de mltipla escolha. Outro fator a ser discutido so as parcerias pblico-privadas, pois caracterizam como uma nova forma para desenvolvimento do turismo local. Verificou-se que apenas 20% dos gestores apontaram as empresas privadas como financiadoras de projetos da atividade turstica municipal. A captao de recursos de outros ministrios: cultura, cidades e agricultura abaixo indicados, evidencia a interdependncia do turismo com os demais setores da sociedade. Sendo assim, pde-se concluir que a atividade turstica pode ser financiada por vrias fontes, indicando novos caminhos para captao de recursos.

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

428

Grfico 7 Captao de recursos e rgos financiadores


Fonte: Pesquisa aplicada por Severino (Julho/2010).

Percebeu-se que as secretarias de turismo j praticam de maneira informal, mas ainda no em sua totalidade o planejamento, aplicando cinco fases do processo: oramento, programas, aes, estratgias, implementao de aes e objetivos. Outro fator constatado que 60% dos municpios possuem leis que auxiliam maior organizao e monitoramento do desenvolvimento turstico, fato fundamental para o crescimento do turismo sustentvel. Nos impactos positivos do turismo, 90% das cidades pesquisadas apontam impactos econmicos benficos para as cidades revelao. Os fatores conflitantes so a insuficincia de estudos sobre o turismo, escassez de levantamento de informaes do setor turstico, a degradao ambiental causada pelo turismo, poucos parceiros e agentes financiadores privados para planos e projetos, dependncia dos governos federal e estadual para captao de recursos. Mas a ausncia de planos estratgicos do turismo no estado o fator de maior relevncia para este estudo, pois das 10 (dez) cidades pesquisadas, 8 (oito) destas ainda no possuem um documento que norteia a atividade turstica de sua cidade, considerando o fato de se classificarem cidades tursticas importantes de Santa Catarina, destaques dos Roteiros

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

429 Tursticos Regionais e, muitas vezes, consideradas exemplo para outras que desejam desenvolver o turismo. 4.1. Anlise dos planos Para complementao e interpretao dos dados da pesquisa dos Planos Estratgicos dos Roteiros Turstico Regionais de Santa Catarina, solicitou-se no final do questionrio documentos relacionados com a pesquisa datados de 2003 a 2010. Foram recebidos dois planos estratgicos de turismo, que a seguir tero uma avaliao do mtodo de planejamento empregado nos documentos. Os planos sero chamados nesta anlise de Plano de TurismoA que est sendo elaborado e em fase aprovao, e Plano de Turismo-B. O plano estratgico de turismo para ser desenvolvido de maneira adequada tem como caractersticas principais: a necessidade da participao de todos os envolvidos com o turismo local e a aplicao de uma metodologia cientfica. Diante disto, para avaliar de maneira racional os planos, Plano de Turismo - A e Plano de Turismo - B, adotamos dois conceitos cientficos, com metodologias apropriadas para executar um plano estratgico de turismo: o primeiro planejamento estratgico do autor Kotler (1998), com as variveis: Anlise de Ambiente Externo, Anlise do Ambiente Interno, Definio das Estratgias Objetivos Posicionamento - Programas e Aes; Acompanhamento, Controle e Reviso. O segundo, de Barretto (2005), com as variveis: Escolha e delimitao do estudo, Diagnstico, Definio de objetivos metas, Escolhas de alternativas de interveno, Implementao, Execuo - Controle e avaliao. No Quadro 3 elaborou-se uma avaliao qualitativa dos planos estratgicos de dois municpios (A e B) sendo considerada nos documentos a existncia de cada varivel de Kotler e Barretto, estabelecendo critrios para anlise como: Atende (A) 2 pontos, Atende Parcialmente (AP) 1 ponto, No Atende (NA) 0 pontos e Inexistente (I). Estabeleceu-se como um plano adequado o total de 24 pontos.

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

430
FATORES DE AVALIAO Planejamento Turstico - Barreto (2005) Plano de Turismo A 1- ESCOLHA E DELIMITAO: Estudo dos fatores fsicos AP -1 (solo, clima, etc); Informaes sociodemogrfcios, administrativos, custo de mo-de-obra local. Informaes sobre infra-estrutura preexistente, (luz, gua, esgoto), sobre estgio de tecnologia, dos transportes das dependncias externas. 2-ESTUDO DIAGNSTICO: Inventrio da infra-estrutura turstica; Estudo da economia da Regio; Estudos das leis e normas de Urbanizao; Estudos das leis ambientais; Estudos das leis trabalhistas; Estudo da evoluo das correntes tursticas; Estudo Socioeconmico dos turistas (se houver); Estudos de outras propostas concorrentes; Inventrio dos recursos humanos. 3-DEFINIO DE OBJEITIVOS METAS: Estudo variveis intervenientes; Determinao dos setores prioritrios de interveno; Priorizao de objetivos; Determinao de Prazos; Determinao de capacidade de atendimento em instalaes tursticas e infra-estrutura. 4-ALTERNATIVAS DE INTERVENO: Estudo de viabilidade econmica; Estudo de relao custo/benefcio; Anlise das repercusses sociais. 5-IMPLEMENTAO: Zoneamento; Hierarquizao; Construes de equipamentos e acessos; Adequao dos equipamentos preexistentes; Adequao da legislao. 6-EXECUO, CONTROLE E AVALIAO: Comercializao. Verificao da concorrncia entre o planejado e executado. FATORES DE AVALIAO Planejamento Estratgico - Kotler (1998) Plano de Turismo A AP - 1 A-2 AP - 1 A-2 I I 09 AP -1 Planos Plano de Turismo - B AP -1

AP -1

AP -1

AP -1

AP -1

AP -1

I Planos

Plano de Turismo - B AP - 1 AP - 1 AP - 1 AP - 1 AP - 1 I 10

7 - Anlise de Ambiente Externo 8 - Anlise do Ambiente Interno 9 - Anlise das Tendncias 10 - Definio das Estratgias-Objetivos 11- Posicionamento, Programas e Aes 12 - Acompanhamento, Controle e Reviso TOTAL

Quadro 2 Avaliao qualitativa dos planos estratgicos segundo Kotler (1998) e Barreto (2005)
Fonte: Pesquisa aplicada por Severino (Jul./ 2010).

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

431 Para a classificao, temos como escala as pontuaes totais obtidas:

De 0 8 - concluindo que o plano estratgico - PE de turismo no atende aos critrios

estabelecidos pelas metodologias e deve ser revisto, no apresentando as variveis de Kotler e Barretto.

De 9 - 16 - concluindo que o PE de turismo parcialmente atende aos critrios

estabelecidos e foi elaborado com os conceitos do turismo e do plano estratgico, referenciados na metodologia, porm o documento apresenta itens que devem ser corrigidos para melhor aproveitamento do trabalho elaborado.

De 17 24 - significando que o PE de turismo est metodologicamente correto, de

acordo com os conceitos recomendados por Kotler e Barretto. O plano estratgico - Plano de Turismo - A foi classificado com 09 pontos, avaliado na escala de pontuao parcialmente atende aos critrios estabelecidos. Apesar de o documento no estar completo, ainda na fase de elaborao, isto , contendo apenas diagnstico e aes estratgicas, o trabalho apresentou aspectos do planejamento turstico e planejamento estratgico. No entanto, quando comparado aos conceitos de Kotler e Barreto no atendiam totalmente a cada varivel avaliada, alguns fatores no foram considerados, um exemplo: na Etapa - 2 - Estudo Diagnstico de Barretto - Quadro 2, o plano no continha estudos das leis ambientais e os estudos das leis trabalhistas. Realizado pela secretaria de turismo municipal em junho de 2010, o Plano de Turismo - A fez o diagnstico da atividade turstica de maneira adequada atravs da metodologia Strengths (Foras), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), Threats (Ameaas) SWOT. Quanto s aes estratgicas, avaliou-se como apropriadas para solucionar os problemas levantados no diagnstico. Os principais pontos apresentados foram: parcerias pblico-privadas, melhorar oramento, melhora dos postos de informao turstica, criao de roteiros, manuteno e modernizao dos espaos tursticos, melhorias no acesso em especial ao aeroporto, buscar capacitao, divulgar de maneira mais eficiente a cidade nas operadoras, agncias de viagens e comunidade local e melhor, entre outras.

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

432 O plano estratgico - Plano de Turismo - B foi classificado com 10 pontos, avaliado na escala de pontuao, como atendendo parcialmente aos critrios estabelecidos. O documento mesmo estando completo, apresentou uma baixa pontuao, comparado ao Plano de Turismo - A que no est completo, contendo apenas as fases de diagnstico, estratgia e objetivos e que, certamente se o documento estivesse completo, teria realizado uma pontuao muito maior. No Quadro 2, pode-se notar que o plano analisado no pontuou, em nenhuma varivel, a escala Atende (A) 2 pontos, pontuao que significa que o PE de turismo est metodologicamente adequado. Assim, pode-se concluir que o mtodo utilizado neste documento precisa de uma reavaliao O Planejamento Turstico do Plano de Turismo - B foi elaborado em 2007. No documento, as seguintes fases metodolgicas do planejamento estratgico esto apresentadas: anlise de cenrio, objetivo geral, foco estratgico, eixos estratgicos, estratgia de implantao descrio das aes, cronograma. Na etapa anlise de cenrio, os autores do Plano de Turismo - B avaliaram nove itens: atrativos, compras, hospedagem, alimentao, acessibilidade, sinalizao, apoio ao turista, servios de transporte, valor real, valor potencial, classificando o produto turstico como razovel. As necessidades levantadas nesta fase foram: a conscientizao geral na cidade do trabalho que est sendo realizado e da importncia do turismo para a economia do municpio; Conscientizao turstica; Reorganizao e estruturao dos atrativos; Sinalizao rodoviria e turstica; Capacitao gerencial e operacional; Divulgao geral do municpio, focando seus principais produtos; Plano de marketing; Resgate da cultura e de eventos; Explorao de esportes nuticos; Criao de calendrio completo integrado; Segurana pblica, principalmente nos eventos e/ou horrios diferenciados; Reorganizao dos guias de turismo; Incentivo e criao de novos produtos; Transportes alternativos .

As aes sugeridas foram: Gesto e Articulao; Promoo do Projeto; Conscientizao; Capacitao em Gesto; Capacitao Operacional; Material Promocional; Participao em feiras e eventos; Eventos; Programa de Qualidade Turstica; Empreendedores Tursticos; Diagnstico Empresarial. O Plano de Turismo - B pode contribuir para o diagnstico do turismo municipal, no sentido de apresentar algumas deficincias no desenvolvimento da atividade.
ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

433 Conforme descreve Tomio (2000), apesar da importncia do turismo na economia global e brasileira, os operadores tursticos, o setor pblico e as organizaes tursticas pouco tm realizado em termos de planejamento de suas atividades, sendo o turismo um setor em que as decises so intuitivas e improvisadas. Verificou-se que a realidade do planejamento turstico nos municpios de Santa Catarina, aps pesquisa e anlise dos planos, corresponde afirmao do autor. A pesquisa resultou num cenrio atual desfavorvel para o planejamento estratgico de turismo nos municpios pertencentes aos roteiros tursticos regionais de Santa Catarina, podendo ser considerado deficiente, pois dos 10 (dez) roteiros tursticos regionais pesquisados, apenas dois (dois) municpios apresentaram seus planos estratgicos. Analisando os dados obtidos na pesquisa, observa-se que os fatores negativos so maiores que os positivos, no entanto salientamos que a existncia de legislaes do turismo e os impactos econmicos positivos do turismo, aliados ao planejamento no qual o setor pblico, a iniciativa privada e a comunidade participem de forma ativa, pode mudar esta situao, criando o turismo sustentvel apropriado a todos: turista e populao local. Quanto anlise dos planos, ficou evidente que o processo metodolgico cientfico do planejamento estratgico do turismo fundamental para bons resultados. Vimos que o Plano de Turismo A aplicou metodologia SWOT, e a partir desta fase, seguindo todos os processos conforme os mtodos sugerem podero obter grande xito no final do plano. J no Plano de Turismo - B no estava explcito qual a metodologia utilizada. Os resultados no foram satisfatrios, tendo problemas de foco dos objetivos, e ainda no atendia a todos os problemas levantados no diagnstico com aes que, aparentemente, so insuficientes para melhorar a qualidade do turismo naquela cidade.

5. Consideraes Finais O resultado da pesquisa atingiu o seu objetivo, o estudo verificou que o planejamento estratgico do turismo nos roteiros tursticos regionais de Santa Catarina necessita de direcionamentos. Dos documentos avaliados, um precisa de pequenas adequaes metodolgicas de planejamento estratgico e turstico, e o segundo necessita de uma reviso

ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

434 geral de objetivo e determinao de um mtodo cientfico de planejamento para melhores resultados, porm relevante a iniciativa j colocada em prtica. A concluso geral da pesquisa que existem alguns fatores que precisam ser melhorados, tais como: ausncia de metodologia para o planejamento, necessidade de articulao entre a secretaria de turismo, o setor privado e a comunidade para elaborao de planos tursticos, bem como aumentar a execuo de pesquisas e estudos tursticos para obteno de dados fidedignos para a realizao do planejamento estratgico, diminuir a dependncia de recursos federais para planos e projetos, motivar a participao do setor privado no financiamento do setor turstico. A soluo para os problemas apresentados em curto prazo seria melhorar o alinhamento entre o planejamento estadual com o planejamento municipal. Outra ao seria que as secretarias de turismo contratassem, por meio de concurso pblico, profissionais da rea, isto , tcnico de turismo e turismlogos, aptos para exercer o planejamento estratgico do turismo e o desenvolvimento do turismo sustentvel. Outra iniciativa seria a articulao do governo federal e estadual dentro dos roteiros tursticos regionais, delegando pessoas para um processo de conscientizao e sensibilizao turstica e, por fim, a mudana de postura poltica, priorizando os interesses coletivos. Este estudo no objetiva esgotar a abordagem sobre planejamento. Novas investigaes devem ser realizadas, no que diz respeito aos impactos gerados pela atividade turstica, monitoramento e controle do turismo, investimentos para o setor, metodologias de planejamento turstico e estudo de casos de sucesso de planejamento estratgico do turismo.

Referncias
BARRETTO, M. Planejamento responsvel do turismo. Campinas: Papirus, 2005. BARBETTA, P. A. Estatstica aplicada s cincias sociais. Florianpolis: UFSC, 2001. MINISTRIO DO TURISMO. Secretaria de Polticas de Turismo. Programa de Qualificao a Distncia para o Desenvolvimento do Turismo: formao de gestores das polticas pblicas do turismo/autoria do contedo tcnico-cientfico Alexandre Panosso Netto, Francisco Jos Pereira da Silva, Luiz Gonzaga Godoi Trigo Florianpolis: SEAD/FAPEU/UFSC, 2009. 312 p. _______. Secretaria de Polticas de Turismo. Programa de Qualificao a Distncia para o Desenvolvimento do Turismo: turismo e sustentabilidade: formao de redes e ao municipal para ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

435
regionalizao do turismo/Ministrio do Turismo, coordenao Tnia Brizolla, Ana Clvia Guerreiro Lima. [Braslia]: o Ministrio: Florianpolis: SEaD/UFSC, 2008. 192 p. _______. Disponvel em: <www.mtur.gov.br>. Acesso em: 25 de jun. 2010. BRASIL. Congresso Nacional. Decreto n. 11.771, de 17 de Setembro de 2008. Lei Geral do turismo. Braslia, 2008. COOPER, C. et al. Tourism principles and practice. Melbourne, Austrlia: Longman, 1993. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. GOELDNER, C. R.; RITCHIE, J. R. B.; MCINTOSH, R. W. Turismo: princpios, prticas e filosofias. So Paulo: Bookman, 2002. HOLANDA, N. Planejamento e projetos. Braslia: Instituto Nacional do Livro, 1974. KOTLER, P. Administrao de marketing: anlise, planejamento, implementao e controle. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1998. OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de metodologia cientfica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertaes e teses. 2.ed. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. 320 p. NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: caractersticas, usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administrao. FEA-USP. So Paulo, v. 1. n. 3. 2 sem, 1996. PLANO NACIONAL DE TURISMO. Disponvel em:<http://institucional.turismo.gov.br.pdf> Acesso em: 15 jul. 2010. SOL. Disponvel em: <www.sol.sc.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2010. SANTUR. Disponvel em: <www.santur.sc.gov.br>. Acesso em: 15 d jul. 2010. SANTA CATARINA. Decreto N 13.792 de 18 de julho de 2006. _______. Plano Catarina 2020. Plano de marketing do Estado de Santa Catarina. Chias Marketing, 2009 THOMPSON JR., A. A. & STRICKLAND III, A. J. Planejamento estratgico: elaborao, implementao e execuo. So Paulo: Pioneira, 2004. TAVARES, M. C. Planejamento estratgico: a opo entre sucesso e fracasso empresarial . So Paulo: Harba, 1991. REJOWSKI, M. Realidade versus necessidade da pesquisa turstica no Brasil. Turismo em Anlise. So Paulo: ECA/USP, v.9, n.1, 1998. RUSCHMANN, D. et. al. A proteo ambiental como instrumento de estratgia empresarial o caso da Ilha Joo da Cunha - SC. In: Anais do IV Encontro Nacional Sobre Gesto Empresarial e Meio Ambiente. So Paulo: USP/FGV, 1997, p. 92-106. TOMIO, Dilson. Estrutura do Planejamento Estratgico do Turismo. Revisa de Negcios, v.. 5, n 3 (2000). Disponvel em: <http://proxy.furb.br/> Acesso em: 07 jan. 2011. REVISTA. Disponvel em: <Viagem e Turismo. http://viajeaqui.abril.com.br>. Acesso em: 10 jul. 2010. ROTEIROS. Tursticos Regionais. Brasil Santa Catariana. Editora Letras Brasileiras: Florianpolis, RUDIO, F. V. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. 23. ed. Petrpolis: Vozes, 1986. WOILER, Sanso. Projetos: planejamento, elaborao e anlise. So Paulo: Atlas, 1996. ISSN 1984-4867

Vol. 23, n. 2, agosto 2012

436
WORLD TRAVEL & TOURISM COUNCIL. Viagens e turismo: impacto econmico Santa Catarina. Disponvel em: <http//: www.wttc.org>. Acesso em: 21 dez. 2010.

Recebido em: 05/05/2011 Aprovado em: 29/11/2011 (1 verso) 23/12/2012 (2 verso)

ISSN 1984-4867

You might also like