You are on page 1of 5

Ficha de trabalho sobre funes sintticas para 7 ano- com correo

1. Observa as frases e sublinha o grupo verbal de cada uma delas (6 pontos): a. O Miguel comprou uns sapatos. b. O meu pai e o meu tio escreveram uma carta de reclamao DECO. c. Ela sorriu.

2. Agora, sublinha o grupo nominal com valor de sujeito (6 pontos): a. O co do meu vizinho ladrou toda a noite. b. Os ladres e a polcia andaram aos tiros. c. A Anabela prefere sobremesas light.

3. Reescreve as frases do exerccio 2. substituindo o sujeito por um pronome pessoal (6 pontos):

4. Numa das frases atrs apresentadas (no exerccio 2.) existe, dentro do sujeito, um grupo preposicional. Transcreve-o (3 pontos):

5. Agora repara nas frases que se seguem e sublinha o grupo nominal com funo de complemento direto (12 pontos):

a. A me da Maria leu-lhe uma bela histria infantil. b. O mdico informou o paciente do seu problema. c. Eu ouvi-o durante a noite. d. Lavei a roupa no tanque.

6. Na frase que se segue, substitui o complemento direto por um pronome (6 pontos): O mdico informou o paciente do seu problema.

7. Seguidamente, sublinha os complementos indiretos nas frases apresentadas (9 pontos): a. Contei-lhe o que me disse a Luciana. b. O Joel comprou um carro mulher. c. A Marta leu uma histria aos amigos.

8. De entre os grupos preposicionais destacados, assinala com uma cruz aqueles que no desempenham a funo de complemento indireto (6 pontos): a. A Micaela foi feira de manh. b. O Eduardo ofereceu um ramo de flores mulher. c. A minha professora s vai a casa no fim-de-semana. d. O estudante cantou uma serenata namorada.

9. Assinala com um X a funo sinttica dos grupos sublinhados em cada frase (20 pontos):

Frases Complemento direto a. Eles j chegaramdo cinema. b. Vi o filme todo. c. Concordo contigo. d. O deputado leu a sua declarao. e. A professora disse-lhes que no vinha. f. O Filipe contou a verdade me. g. O astronauta aterrou na lua. h. Eles j voltaram da caa. i. O meu pai telefonou aos primos. j. A criada serviu o jantar s 20 horas. Complemento indireto Complemento oblquo

10.Agora, completa as frases com um complemento oblquo(12 pontos): a. A Teresa foi ______________ requisitar uns livros. b. O homem veio ________________________. c. O presidente vive ____________________. d. Gostei muito ________________________.

11.Assinala os grupos nominais, preposicionais e verbaiscomo no exemplo (14 pontos): Exemplo: A Margarida leu o livro irm mais nova. A Margarida: GN leu o livro irm mais nova: GV o livro: GN irm mais nova: GP a. A Matilde passou a roupa. b. Joo ofereceu uma rosa namorada.

BOM TRABALHO!

PROPOSTA DE CORREO 1. O Miguel comprou uns sapatos. O meu pai e o meu tio escreveram uma carta de reclamao DECO. Ela sorriu.

2.O co do meu vizinho ladrou toda a noite. Os ladres e a polcia andaram aos tiros. A Anabela prefere sobremesas light.

3. Ele ladrou toda a noite. Eles andaram aos tiros. Ela prefere sobremesas light.

4. do meu vizinho

5. A me da Maria leu-lhe uma bela histria infantil. O mdico informou o paciente do seu problema. Eu ouvi-o durante a noite. Lavei a roupa no tanque.

6. O mdico informou-o do seu problema.

7. Contei-lhe o que me disse a Luciana. O Joel comprou um carro mulher. A Marta leu uma histria aos amigos.

8. A Micaela foi feira de manh.

A minha professora s vai a casa no fim-de-semana.

9. Frases a. Eles j chegaram do cinema. b. Vi o filme todo. c. Concordo contigo. d. O deputado leu a sua declarao. e. A professora disse-lhes que no vinha. f. O Filipe contou a verdade me. g. O astronauta aterrou na lua. h. Eles j voltaram da caa. i. O meu pai telefonou aos primos. j. A criada serviu o jantar s 20 horas. X X X X X X X X X CD CI CO X

10. Resposta livre

11. A Matilde- GN passou a roupa- GV a roupa- GN ---------------O Joo-GN ofereceu uma rosa namorada- GV uma rosa- GN namorada- GP

You might also like