You are on page 1of 8

Faculdade Mauricio de Nassau Macei Unidade Farol Coordenadoria de Farmcia Disciplina: Administrao Farmacutica

Organizao de Empresas Farmacuticas

Conceitos Gerais:

Empresas farmacuticas: Drogaria, Farmcia (Manipulao, Homeopatia, Hospitalar), Indstria (Farmacutica, Cosmticos, Alimentos, Biotecnologia), Distribuidoras, Transportadoras, Laboratrios (Anlises clnicas ou qumicas).

Organizao

o agrupamento de atividades necessrias para atingir os objetivos da empresa. Envolve a definio dos recursos, alocao dos recursos em rgos e pessoas, estruturao dos rgos e, atribuio de autoridade e responsabilidade. (CHIAVENATO, 2010):

A ORGANIZAO PODE SER VISUALIZADA SOB DOIS ASPECTOS :

a) Organizao formal: a organizao baseada em uma diviso de trabalho racional que especializa rgos e pessoas em determinadas atividades. a organizao planejada definida no organograma, sacramentada pela direo e comunicada a todos por meio dos manuais de organizao. a organizao formalizada oficialmente.

b) Organizao informal: a organizao que emerge espontnea e naturalmente entre os ocupantes de posies na organizao formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relaes de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que no aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal.

c) Organizao como funo administrativa e parte integrante do processo administrativo: Nesse sentido, organizao significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os rgos incumbidos de sua administrao e estabelecer suas atribuies e as relaes entre eles.

Abrangncia da Organizao:

1- Organizao em nvel global: a organizao que abrange a empresa como uma totalidade. o desenho organizacional que pode assumir trs tipos: a organizao linear, a organizao funcional e a organizao do tipo linha/staff.

2- Organizao em nvel departamental: a organizao que abrange cada departamento da empresa. o chamado desenho departamental ou departamentalizao.

3- Organizao em nvel das operaes: a organizao que focaliza cada tarefa, atividade ou operao. o chamado desenho dos cargos ou tarefas. feito por meio da descrio e anlise dos cargos.

Direo:

A direo constitui a terceira funo administrativa e vem depois do planejamento e da organizao. Definido o planejamento e estabelecida a organizao, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este o papel da direo: acionar e dinamizar a empresa. A direo est relacionada ao e tem a ver com as pessoas. Ela est diretamente relacionada atuao sobre as pessoas. As pessoas precisam ser dinamizadas em seus cargos e funes, treinadas, guiadas e motivadas para alcanarem os resultados que delas se esperam. A funo de direo se relaciona maneira pela qual os objetivos devem ser alcanados por meio da atividade das pessoas que compem a organizao. A direo a funo administrativa que se refere s relaes interpessoais dos administradores e seus subordinados. Para que o planejamento e a organizao sejam eficazes, eles precisam ser dinamizados pela orientao a ser dada s pessoas por meio de uma adequada comunicao e habilidade de liderana e de motivao.

Abrangncias da Direo:

Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instrues sobre como execut-los em direo aos objetivos a atingir. Os diretores dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores, e os supervisores dirigem os funcionrios ou operrios. A direo pode se dar em trs nveis distintos:

1- Direo em nvel global: Abrange a organizao como uma totalidade. a direo propriamente dita. Cabe ao presidente da empresa e a cada diretor em sua respectiva rea. Corresponde ao nvel estratgico da organizao.

2- Direo em nvel departamental: Abrange cada departamento ou unidade da organizao. a chamada gerncia. Envolve o pessoal do meio do campo, isto , do meio do organograma. Corresponde ao nvel ttico.

3- Direo em nvel operacional: Abrange cada grupo de pessoas ou de tarefas. a chamada superviso. Envolve o pessoal da base do organograma. Corresponde ao nvel operacional da organizao.

Estruturas Organizacionais:

Deve ser delineado de acordo com os objetivos e estratgias estabelecidos pela empresa (TEIXEIRA, 2011). uma ferramenta bsica para alcanar as situaes almejadas pela empresa. Conceito de estrutura organizacional: Organizao da empresa so a ordenao e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.

Benefcios de Uma Estrutura Adequada:

- Identificao das tarefas necessrias; - Organizao das funes e responsabilidades; - Informaes, recursos, e feedback aos empregados; - Medidas de desempenho compatveis com os objetivos; - Condies motivadoras (TEIXEIRA, 2011).

Estrutura Formal:

Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma (TEIXEIRA, 2011). - nfase a posies em termos de autoridades e responsabilidades. - estvel. - Est sujeita a controle. - Est na estrutura. - Lder formal.

Organograma Formal de uma Empresa Farmacutica:

Estrutura Informal:

Surge da interao social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se renem. Representa relaes que usualmente no aparecem no organograma (TEIXEIRA, 2011). So relacionamentos no documentados e no reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organizao que surgem inevitavelmente em decorrncia das necessidades pessoais e grupais dos empregados: - Est nas pessoas. - Sempre existiro. - A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal. - instvel. - No est sujeita a controle. - Est sujeita aos sentimentos. - Lder informal. - Desenvolve sistemas e canais de comunicao. Vantagens da estrutura informal: - Proporciona maior rapidez no processo. - Complementa e estrutura formal.

- Reduz a carga de comunicao dos chefes. - Motiva e integra as pessoas na empresa. Desvantagens: - Desconhecimento das chefias. - Dificuldade de controle. - Possibilidade de atritos entre pessoas.

Componentes da Estrutura Organizacional:

Sistema de responsabilidade, constitudo por (TEIXEIRA, 2011): - Departamentalizao; - Linha e assessoria; e - Especializao do trabalho. Sistema de autoridade, constitudo por: - Amplitude administrativa ou de controle; - Nveis hierrquicos; - Delegao; - Centralizao/descentralizao. Sistema de comunicaes (Resultado da interao das unidades organizacionais), constituda por: - O que, - Como, - Quando, - De quem, - Para quem.

Condicionantes da Estrutura Organizacional:

So Quatro (TEIXEIRA, 2011): - Objetivos e estratgias, - Ambiente, - Tecnologia, - Recursos humanos. Nveis de Abrangncia da Estrutura Organizacional:

Trs nveis podem ser considerados quando do desenvolvimento e implantao da estrutura organizacional (TEIXEIRA, 2011): - Nvel da empresa, - Nvel da UEN Unidade Estratgica de Negcio; - Nvel da Corporao.

FIM

Faculdade Mauricio de Nassau Macei Unidade Farol Coordenadoria de Farmcia Disciplina: Administrao Farmacutica

Organizao de Empresas Farmacuticas

Introduo

Para que uma empresa possa conseguir uma vantagem competitiva e duradoura em setores turbulentos, onde o grau de complexidade e a velocidade das mudanas so muito elevados, preciso definir o tipo de gesto que ir adotar, dentre eles a ESTRATGICA, PARTICIPATIVA, HOLSTICA OU EMPREENDEDORA. O tipo de gesto estar associado aos objetivos da empresa. As chamadas novas tecnologias, bem como as novas formas de organizao do trabalho, tm colocado os mtodos tradicionais de gesto das empresas no banco dos rus. A evoluo das organizaes em termos de modelos estruturais e tecnolgicos, tendo as mudanas e o conhecimento como novos paradigmas, tem exigido uma nova postura nos estilos pessoais e gerenciais voltados para uma realidade diferenciada e emergente. No ambiente de negcios, praticamente em qualquer lugar do mundo, as pessoas esto sentindo o reflexo dessas transformaes. Essa realidade tem sido amplificada por inovaes tecnolgicas, transformaes nas bases da concorrncia, surgimento de novos modelos de gesto e mudanas significativas no perfil dos clientes e nas suas relaes com as empresas fornecedoras de produtos e servios. Este enfoque tem gerado reflexos diretos sobre a gesto das empresas.

Referncia Bibliogrfica:
CHIAVENATO, I. Administrao nos novos tempos. 2 edio, Rio de janeiro: Elsevier, 2010.

http://gestaofarmaceutica.webnode.com.br

Faculdade Mauricio de Nassau Macei Unidade Farol Coordenadoria de Farmcia Disciplina: Administrao Farmacutica

Tema: Organizao de Empresas Farmacuticas

Aluna: Genecy Nazrio da Costa Matrcula: 07011113

Atividade apresentada para composio de nota, referente 2 Avaliao 4 Perodo- 2013.2.

Macei 05 de fevereiro de 2014

You might also like