You are on page 1of 12

DCTA Departamento de Cincia e Tecnologia Aeroespacial

CONcURSO PBLIcO

015. PROVA OBJETIVA

TcNIcO

TcNIcO 1 (MEcNIcA DE MANUtENO AERONUtIcA)


CD. 023

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 60 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 3 horas e 30 minutos, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorrida a metade do tempo de durao da prova, entregando ao fiscal a folha de respostas, este caderno e o rascunho do gabarito de sua carteira. Aps transcorridos 75% do tempo de durao da prova ou ao seu final, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, e poder, neste caso, levar o rascunho do gabarito localizado em sua carteira. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUARDE

A ORDEm DO FIScAL pARA ABRIR EStE cADERNO DE QUEStES.

09.06.2013 | manh

LNGUA PORTUGUESA

Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 06. Celular vira fura-trnsito em So Paulo Em uma cidade com tantos problemas no trnsito como So Paulo, a indstria de apps os aplicativos para celulares e tablets encontrou terreno frtil para se desenvolver. Aplicativos lanados recentemente ajudam o motorista a escapar de alagamentos, a desviar de congestionamentos e at a saber onde h vagas para estacionar. Um dos mais famosos o Waze. Criado em Israel, uma mistura de rede social com GPS, em que motoristas compartilham as condies do trnsito e pontos crticos de congestionamento. Uri Levine, fundador e presidente do Waze, diz que a ideia surgiu em suas frias de 2007, ao viajar com amigos. Ele foi o ltimo a sair, ligou para saber como estava o trnsito e evitou engarrafamentos. Situao semelhante ocorreu em So Paulo, na temporada de chuvas de 2010. Noel Rocha trabalhava no centro e precisava passar pelo tnel do Anhangaba famoso pelos alagamentos. Preso no trnsito, ele queria saber se o tnel estava fechado. Tentei, pelo celular, o site do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergncias), mas achei muito complicado. Foi a que teve a ideia de criar o Alaga SP, aplicativo que mostra os alagamentos ativos em So Paulo a partir de informaes da prefeitura. Alm do Waze e do Alaga SP, destacam-se o Moovit que oferece informaes sobre o transporte pblico (nibus, trens etc.) , o Maplink que mostra rotas, condies de trnsito e exibe imagens dos principais corredores atravs de um sistema de coleta de informaes prprio e o Apontador Rodovirio, que traa rotas e mostra a localizao de pedgios com seus preos.
(Andr Monteiro, Folha de S.Paulo, 10.03.2013. Adaptado)

03. Quando paro com meu carro no semforo, j olho se o caminho que vou fazer est congestionado. Se estiver, pego uma alternativa e, se tambm estiver travada, uso o aplicativo para avisar os outros motoristas. Considerando as descries dos aplicativos apresentadas no texto, pode-se concluir que esse comentrio se refere ao uso do (A) Waze. (B) Alaga SP. (C) Moovit. (D) Maplink. (E) Apontador Rodovirio. 04. Leia o primeiro pargrafo: Em uma cidade com tantos problemas no trnsito como So Paulo, a indstria de apps os aplicativos para celulares e tablets encontrou terreno frtil para se desenvolver. A expresso terreno frtil pode ser substituda, sem alterao da mensagem, por (A) necessidade restrita. (B) cenrio conturbado. (C) condies propcias. (D) ferramentas exticas. (E) momento contraditrio. 05. Observe a passagem do terceiro pargrafo: Criado em Israel, uma mistura de rede social com GPS, em que motoristas compartilham as condies do trnsito e pontos crticos de congestionamento. O termo crticos, em destaque, empregado com o sentido de (A) distintos. (B) provisrios. (C) sugestivos. (D) problemticos. (E) analticos. 06. A frase do quarto pargrafo Ele foi o ltimo a sair, ligou para saber como estava o trnsito e evitou engarrafamentos. est reescrita, sem alterao de sentido, em: Ele foi o ltimo a sair, ligou para saber como estava o trnsito e, (A) assim, evitou engarrafamentos. (B) contudo, evitou engarrafamentos. (C) embora, evitou engarrafamentos. (D) porm, evitou engarrafamentos. (E) entretanto, evitou engarrafamentos.

01. Os aplicativos mencionados no texto tm, em comum, a finalidade de (A) oferecer aos usurios opes para contornarem os problemas no trnsito. (B) substituir os rgos pblicos na fiscalizao do trfego de veculos. (C) auxiliar os pedestres e acabar com os atropelamentos nas grandes cidades. (D) orientar os motoristas que desconhecem as principais leis de trnsito. (E) reduzir o nmero de carros por habitante na cidade de So Paulo. 02. Uri Levine e Noel Rocha idealizaram os aplicativos Waze e Alaga SP, respectivamente, a partir (A) da conversa com amigos que reclamavam do trnsito. (B) de suas experincias concretas como motoristas. (C) de situaes em que se viram presos em engarrafamentos. (D) da impossibilidade de viajar devido a alagamentos. (E) da cpia de aplicativos idnticos que faziam sucesso no mercado.
CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

07. Considerando as regras de regncia verbal, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase, de acordo com a norma-padro da lngua. Noel Rocha desejava certificar-se Anhangaba no estava interditado. (A) a (B) em (C) sobre (D) com (E) de que o tnel

10. Considere a charge, em que os juros so representados pelo smbolo de porcentagem, numa ponta da gangorra, e a inflao, pelo drago, na outra ponta. Para sua interpretao, no necessrio ter conhecimento de economia, basta atentar para a alternncia entre juros e inflao sugerida pela gangorra.

AGORA MINHA VEZ DE SUBIR!

08. Assinale a alternativa em que a frase O Alaga SP mostra os alagamentos ativos a partir de informaes da prefeitura. est corretamente reescrita, no que se refere s regras de pontuao do portugus padro. (A) O Alaga SP mostra a partir de informaes da prefeitura, os alagamentos ativos. (B) O Alaga SP mostra, a partir de informaes da prefeitura os alagamentos ativos. (C) O Alaga SP a partir de informaes da prefeitura, mostra os alagamentos ativos. (D) O Alaga SP, a partir de informaes da prefeitura mostra os alagamentos ativos. (E) A partir de informaes da prefeitura, o Alaga SP mostra os alagamentos ativos.

(Alves, Folha de S.Paulo, 03.04.2013)

A charge sugere que (A) os juros baixos contribuem para deixar a inflao alta. (B) a inflao alta permite que os juros permaneam altos. (C) os juros baixos so fundamentais para deixar a inflao baixa. (D) a inflao dever permanecer alta se os juros subirem. (E) os juros devero ficar inalterados se a inflao baixar. Leia o texto para responder s questes de nmeros 11 a 13. Frias na Ilha do Nanja Meus amigos esto fazendo as malas, arrumando as malas nos seus carros, olhando o cu para verem que tempo faz, pensando nas suas estradas barreiras, pedras soltas, fissuras* sem falar em bandidos, milhes de bandidos entre as fissuras, as pedras soltas e as barreiras... Meus amigos partem para as suas frias, cansados de tanto trabalho; de tanta luta com os motoristas da contramo; enfim, cansados, cansados de serem obrigados a viver numa grande cidade, isto que j est sendo a negao da prpria vida. E eu vou para a Ilha do Nanja. Eu vou para a Ilha do Nanja para sair daqui. Passarei as frias l, onde, beira das lagoas verdes e azuis, o silncio cresce como um bosque. Nem preciso fechar os olhos: j estou vendo os pescadores com suas barcas de sardinha, e a moa janela a namorar um moo na outra janela de outra ilha.
(Ceclia Meireles, O que se diz e o que se entende. Adaptado) *fissuras: fendas, rachaduras

09. Assinale a alternativa em que a concordncia est de acordo com a norma-padro da lngua. (A) Muitos motoristas, em So Paulo, dirige falando ao celular. (B) Equipamentos como o celular devem ser evitado por muitos fatores. (C) Todos os anos, aplicado milhares de multas pelo uso do celular ao volante. (D) Motoristas em todo o pas j tiveram suas habilitaes suspensas devido ao uso do celular. (E) As multas e os pontos na habilitao so recursos que, de modo geral, reduz o nmero de infraes.

11. No primeiro pargrafo, ao descrever a maneira como se preparam para suas frias, a autora mostra que seus amigos esto (A) serenos. (B) descuidados. (C) apreensivos. (D) indiferentes. (E) relaxados.
3
CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

12. De acordo com o texto, pode-se afirmar que, assim como seus amigos, a autora viaja para (A) visitar um lugar totalmente desconhecido. (B) escapar do lugar em que est. (C) reencontrar familiares queridos. (D) praticar esportes radicais. (E) dedicar-se ao trabalho.

15. Considere a tira.


TRICHA, CANTORA DE ELECTRO ROCK. RAFA, DUBLADOR DE DESENHOS ANIMADOS.

KID, LOCUTOR DE RDIO FM.

OTTO TEM DESVIO DE SEPTO.

13. Ao descrever a Ilha do Nanja como um lugar onde, beira das lagoas verdes e azuis, o silncio cresce como um bosque (ltimo pargrafo), a autora sugere que viajar para um lugar (A) repulsivo e populoso. (B) sombrio e desabitado. (C) comercial e movimentado. (D) buclico e sossegado. (E) opressivo e agitado.
(Angeli, Folha de S.Paulo, 30.03.2013)

correto afirmar que so descritos a partir do mesmo padro lgico os personagens (A) Tricha, Kid e Otto, pois apenas esses trs so caracterizados a partir de suas preferncias musicais. (B) Tricha, Rafa e Kid, pois apenas esses trs so caracterizados a partir das atividades que realizam. (C) Tricha, Rafa e Otto, pois apenas esses trs so caracterizados a partir dos lugares que frequentam. (D) Rafa, Kid e Otto, pois apenas esses trs so caracterizados a partir da maneira como se vestem. (E) Rafa, Kid e Otto, pois apenas esses trs so caracterizados a partir de detalhes relativos s suas idades.

14. Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase est empregado corretamente. (A) Quero ir esta praia que vi no seu lbum de fotografias; onde fica? (B) Os namorados foram alguma praia do litoral norte de So Paulo. (C) Minha famlia foi uma cidadezinha no interior de Santa Catarina. (D) A moa desejava ir famosa Ilha de Itamarac, em Pernambuco. (E) Eu quero ir qualquer lugar de onde possa ver o mar.

CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

RACIOCNIO LGICO 16. Meu carro saiu do conserto hoje, quinta-feira. O mecnico pediu para voltar daqui a 90 dias para fazer uma reviso. Esse dia ser em uma (A) segunda-feira. (B) tera-feira. (C) quarta-feira. (D) quinta-feira. (E) sexta-feira. 17. Em uma loja, os vendedores estavam conversando sobre a comisso que receberam no ms anterior. Sabe-se que um dos vendedores recebeu uma comisso bem maior que os demais e que Ana vendeu menos que Pedro. Pedro e Laura venderam o mesmo valor. Lus vendeu mais que Ana. Bete vendeu menos que Laura. Pode-se dizer que quem recebeu a maior comisso foi (A) Lus. (B) Bete. (C) Pedro. (D) Laura. (E) Ana. 18. Observe a sequncia numrica. 0 1 2 2 3 5 8 12 Esta foi composta por uma regra, a partir do 4. nmero. Admitindo-se que a regra de formao permanea a mesma, pode-se afirmar que os trs nmeros que completam essa tira so (A) 21, 34 e 55. (B) 17, 24 e 32. (C) 17, 23 e 30. (D) 13, 21 e 34. (E) 13, 15 e 18. 19. Rafael mais baixo que Felipe. Andr mais alto do que Felipe. Rafael mais alto do que Ciro. Logo: (A) Rafael mais alto do que Andr. (B) Felipe mais baixo do que Ciro. (C) Andr mais baixo do que Rafael. (D) Ciro mais alto do que Andr. (E) Felipe mais alto do que Ciro.
5

RA

N H

CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

20. Uma empresa oferecia vagas de emprego nos estados de So Paulo e Rio de Janeiro. Os candidatos pr-selecionados poderiam escolher um ou os dois estados em que tivessem interesse em trabalhar. Sabe-se que 26 pessoas escolheram So Paulo, 12 optaram pelos dois estados e 20 escolheram apenas um dos dois estados. O nmero de candidatos pr-selecionados foi (A) 32. (B) 34. (C) 40. (D) 46. (E) 58. 21. Em uma universidade, os laboratrios de Fsica, Qumica, Anatomia e Cenografia so dispostos lado a lado em um nico corredor. Sabe-se que o laboratrio de Qumica fica entre os laboratrios de Fsica e Cenografia. O laboratrio de Cenografia fica entre os laboratrios de Fsica e Anatomia. Com essas informaes, pode-se afirmar que o laboratrio de (A) Anatomia fica entre os laboratrios de Fsica e Cenografia. (B) Anatomia fica no meio do corredor. (C) Cenografia fica entre os laboratrios de Qumica e Fsica. (D) Fsica o primeiro ou o ltimo do corredor. (E) Qumica o primeiro do corredor. 22. Considere a seguinte afirmao: todos os filhos de Paulo tm mais de 55 quilos. Dessa afirmao, pode-se concluir que (A) se Fernando filho de Paulo, ento seu peso inferior a 55 quilos. (B) se o peso de Laura menos que 55 quilos, ento ela no filha de Paulo. (C) se o peso de Glria mais que 55 quilos, ento ela filha de Paulo. (D) Paulo tem mais que 55 quilos. (E) o peso de Paulo menos que 55 quilos.

RA

N H

CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

23. Analise a sequncia apresentada.

RA

N H

Considerando que a regra de formao das figuras seguintes permanea a mesma, pode-se afirmar que a figura que ocuparia a 89. posio dessa sequncia (A)

(B)

(C)

(D)

(E)

24. Renata, Adriana e Virgnia so trs geraes de uma mesma famlia. Uma delas cantora, a outra filsofa, e a mais nova, a neta, professora. Adriana a mais nova. Renata a mais velha e no cantora. Logo, (A) Renata professora. (B) Virgnia av. (C) Renata cantora. (D) Adriana me. (E) Virgnia cantora. 25. Observe a sequncia de figuras.

1. figura

2. figura

3. figura

4. figura

Considere que a regra de formao das figuras seguintes permanea a mesma. Pode-se afirmar que o nmero de quadrados brancos da 10. figura ser (A) 100. (B) 109. (C) 112. (D) 121. (E) 144.
7
CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

LEgIslAO 26. Assinale a alternativa correta a respeito da posse e do exerccio do servidor pblico no regime jurdico da Lei n. 8.112/90. (A) vedada a posse por meio de procurao. (B) O servidor entra em exerccio no cargo no momento da edio do ato de provimento. (C) O ocupante de cargo em comisso ou funo de confiana submete-se a regime de parcial dedicao ao servio. (D) autoridade competente do rgo ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exerccio. (E) Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio pelo perodo de cinco anos.

29. Licurgo, servidor pblico federal efetivo, foi condenado judicialmente em obrigao de reparar dano causado Administrao Pblica por deciso da qual no mais cabe recurso. No entanto, antes de essa obrigao ser satisfeita, Licurgo veio a falecer. Nessa situao, portanto, a teor do que dispe a Lei n. 8.112/1990, correto dizer que (A) a obrigao de reparar o dano foi extinta por decorrncia da morte de Licurgo. (B) a Administrao Pblica ter a possibilidade de cobrar a quantia devida por Licurgo somente na hiptese de ele ter saldo de salrios a receber do ente pblico. (C) os herdeiros so responsveis pelo dbito de Licurgo, devendo responder com seus bens pessoais at o limite total da dvida do falecido. (D) a dvida de Licurgo ser quitada integralmente pelo seguro obrigatrio a que tem direito todo e qualquer servidor pblico regido pela Lei n. 8.112/90. (E) a obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores de Licurgo e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida.

27. Conforme dispe expressamente a Lei n. 8.112/90, o retorno atividade de servidor aposentado denomina-se (A) reverso. (B) readaptao. (C) desaposentao. (D) reintegrao. (E) reconduo. 30. Pelo que estabelece a Lei n. 8.112/90, considerando que no se operou a prescrio, a servidor j aposentado, que praticou, na atividade, falta punvel com a demisso, (A) no mais poder ser punido em razo de j estar na inatividade do servio pblico. (B) poder ter cassada sua aposentadoria. (C) sofrer a pena de reverso. (D) ser reintegrado ao servio pblico e, em seguida, ser demitido. (E) responder criminalmente por fraude na aposentadoria.

28. Em uma repartio pblica federal, servidor pblico que tenha o seu cnjuge sob sua chefia imediata, segundo o disposto na Lei n. 8.112/90, caracterizar uma relao funcional (A) proibida por lei. (B) permitida legalmente. (C) permitida legalmente apenas se os cargos de ambos forem cargos em comisso. (D) proibida por lei apenas se um dos cargos for cargo em comisso. (E) permitida legalmente apenas se os cargos de ambos forem estatutrios.

CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

COnhEcIMEnTOs EspEcFIcOs

36. Como regra geral, em uma junta de chapas metlicas, o dimetro do rebite deveria ser igual (A) espessura total das chapas da junta. (B) ao dobro da menor espessura da chapa usada na junta. (C) a trs vezes espessura da chapa mais espessa da junta. (D) a quatro vezes espessura da chapa mais fina da junta. (E) a maior espessura de chapa usada na junta. 37. O coeficiente de expanso trmica da maioria dos materiais plsticos, usados em acabamentos internos de aeronaves, (A) maior do que os coeficientes do ao e do alumnio. (B) maior do que o coeficiente do ao e menor do que o coeficiente do alumnio. (C) menor do que os coeficientes do ao e do alumnio. (D) aproximadamente o mesmo coeficiente do alumnio. (E) aproximadamente o mesmo coeficiente do ao. 38. A tenso nos cabos usados para o comando da aeronave controlada por (A) medio da frequncia de vibrao dos cabos. (B) medio do curso mximo de deslocamento do comando. (C) medio com o instrumento tensimetro. (D) medio da frequncia de flutter. (E) uso de esticador com mola e roldana intermediria. 39. Vibraes em mdias frequncias que ocorrem em helicpteros so provocadas por (A) ressonncia de solo. (B) dispositivos antivibradores localizados embaixo da cabine. (C) vibrao para frente e para trs (lead-lag) das ps do rotor principal. (D) oscilao em torno do eixo das ps do rotor principal. (E) rotao do rotor de cauda. 40. A vlvula redutora de presso hidrulica, presente na aeronave, (A) diminui a presso dos sistemas de controle secundrios a zero em caso de emergncia. (B) pode operar redirecionando parte do fluxo de fluido hidrulico de volta ao reservatrio. (C) diminui a densidade do fluido hidrulico com correspondente reduo da presso. (D) restringe o fluxo por bloqueio da linha hidrulica. (E) direciona o fluxo de uma linha hidrulica para outra linha do sistema.

31. Em uma aeronave, a superfcie de controle primria usada para aumentar ou diminuir o ngulo de ataque (A) Aileron. (B) Flap. (C) Leme. (D) Slat. (E) Profundor. 32. Qual componente estrutural est posicionado na direo da corda da asa transmitindo a presso aerodinmica aos componentes estruturais posicionados na direo de envergadura da asa? (A) Longarina. (B) Nervura. (C) Trelia. (D) Reforador. (E) Pilone. 33. Uma filosofia de projeto estrutural da aeronave que prev as falhas que iro ocorrer, e especfica o critrio de inspeo para quantificar essas falhas, (A) Safe-life. (B) Fail-safe. (C) Hard-time. (D) On-condition. (E) Fail-life. 34. A capacidade de carga suportada por um rebite de um dado material est relacionada (A) ao tipo de cabea do rebite. (B) ao dimetro do corpo do rebite. (C) ao comprimento do corpo do rebite. (D) a altura da cabea do rebite aps a conformao. (E) ao maior dimetro da cabea do rebite aps a conformao. 35. A inspeo de componentes metlicos da estrutura por ultrassom emprega (A) o eco de ondas eletromagnticas. (B) a gerao de campos magnticos. (C) a resposta ao impacto de martelo. (D) o eco de ondas sonoras emitidas. (E) as correntes de Foucault.
9

CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

41. Se um subsistema hidrulico projetado para estender e retrair um componente da aeronave, deveria ser considerado o uso de (A) servoatuador. (B) atuador com deslocamento varivel. (C) atuador de simples ao. (D) atuador de dupla ao. (E) atuador com assistncia pneumtica. 42. Vlvulas tipo Check Valve, usadas em circuitos hidrulicos de aeronaves, (A) so utilizadas para garantir que o fluido correto seja inserido no circuito. (B) multiplicam a presso do sistema quando a presso mnima alcanada. (C) permitem o fluxo do fluido em uma nica direo dentro da tubulao. (D) invertem o fluxo do fluido se a presso do sistema comea a cair. (E) atuam para limitar a presso mxima do circuito hidrulico. 43. Amortecedores hidrulicos, usados em trens de pouso, (A) possuem orifcios no mbolo interno dimensionados para a absoro de energia. (B) convertem a energia absorvida em energia eltrica para acmulo em baterias. (C) convertem a energia absorvida em energia hidrulica para uso no sistema de freio. (D) controlam o mximo deslocamento na extenso do trem de pouso. (E) travam o trem de pouso na posio estendida ou recolhida. 44. Bombas auxiliares de combustvel de aeronaves com mltiplos motores (A) fornecem presso de combustvel igual obtida com a alimentao por gravidade. (B) devem ser operadas de forma independente para a alimentao dos motores. (C) no devem aumentar a presso de combustvel acima do dobro da presso de alimentao por gravidade. (D) devem obrigatoriamente ser instaladas dentro dos tanques de combustvel. (E) mantm a presso interna dos tanques de combustvel prxima da presso ambiente.

45. Sistema de aquecimento de combustvel instalado em aeronave com propulso por turbina com objetivo de (A) melhorar a vaporizao do combustvel. (B) evaporar a gua presente no combustvel. (C) melhorar o poder calorfico do combustvel. (D) evitar a formao de cristais de gelo nos filtros de combustvel. (E) reduzir o ponto de fulgor do combustvel. 46. Na pressurizao da aeronave, o grau de pressurizao controlado por (A) vlvula de descarga que regula a taxa de extrao do ar da cabine. (B) vlvula de mistura da entrada de ar com base na demanda. (C) vlvula reguladora de presso na sangria de ar aspirado do motor. (D) posio da alavanca que regula a alimentao de ar do motor. (E) vlvula de segurana para presso de ar da cabine. 47. Considerando o sistema de pressurizao da aeronave, a altitude mxima em que a aeronave pode voar (A) encontrada nas pginas do Certificado de Tipo da aeronave. (B) est identificada na vlvula de descarga de ar da cabine. (C) est identificada na vlvula de segurana de pressurizao da cabine. (D) depende da existncia de mscaras de oxignio na cabine. (E) limitada pela presso diferencial mxima que a cabine suporta. 48. As garrafas de oxignio em alta presso, para uso dos passageiros e tripulantes da aeronave, so identificadas pela cor (A) vermelha. (B) azul. (C) amarela. (D) verde. (E) ocre.

CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

10

49. A bssola magntica da aeronave deve ser compensada periodicamente de modo a determinar (A) a preciso da linha-de-f. (B) a sua precesso. (C) os desvios do norte verdadeiro. (D) a variao da resistncia eltrica. (E) os desvios magnticos.

53. Nos painis da cabine, os instrumentos ou displays eletrnicos esto agrupados, por analogia de funo ou pelo sistema a que pertencem, tais como: (A) de preciso e de calibrao. (B) eltricos, eletrnicos digitais e mecnicos. (C) eletrnicos digitais e analgicos. (D) de voo, de navegao, de motor. (E) ajustveis e fixos.

50. O sistema pitot esttico, que mede presses dinmicas e estticas do ar, serve aos seguintes instrumentos: (A) altmetro compensado, sensor de velocidade e giro direcional. (B) sensor de velocidade, giro direcional e indicador HSI. (C) altmetro compensado, sensor de velocidade e indicador de razo de subida. (D) velocmetro, indicador rdio-magntico e presso de entrada no compressor do motor. (E) indicador de razo de subida, altmetro e indicador HSI. 54. Um suprimento de componentes eletrnicos utilizado na manuteno de instrumentos de aeronaves. Em uma primeira ordem de servio, foi consumido trs oitavos da quantidade desses componentes. Na segunda ordem de servio, foi consumido um quinto do que sobrou do suprimento. Por fim, na ltima ordem de servio, foi consumido cinco oitavos da nova quantidade restante. Qual a frao que indica a quantidade final de componentes eletrnicos restantes? (A) 1/8. (B) 5/12. 51. Para os sistemas de proteo contraincndio e respectivos circuitos eltricos, instalados em aeronaves, (A) detectores tipo Fenwal spot so ligados em paralelo entre si e, em srie, com lmpadas indicadoras de fogo. (B) diversos interruptores trmicos so ligados em srie com uma lmpada indicadora de fogo. (C) detectores de monxido de carbono so instalados nos compartimentos dos motores a jato. (D) interruptores trmicos so mais adequados para compartimentos de bagagens, nos quais materiais queimam-se vagarosamente e sem chama. (E) se houver uma abertura ou curto-circuito no circuito eltrico, os detectores acionam a lmpada indicadora de fogo. 55. Um sistema arranque-gerador funciona como (A) gerador de calor para o sistema de aquecimento. (B) turbina elica, a partir do escoamento aerodinmico. (C) atuador linear e gerador de energia eltrica. (D) servoacionamento e gerador de energia eltrica. (E) motor e gerador de energia eltrica. (C) 3/16. (D) 3/8. (E) 5/16.

52. Assinale a alternativa que indica o agente extintor de fogo considerado por ter a menor toxidade. (A) Bromotrifluorometano (Halon 1301). (B) Bromometano (Halon 1001). (C) Dibromodifluorometano (Halon 1202). (D) Bromoclorometano (Halon 1011). (E) Tetracloreto de Carbono (Halon 104).

11

CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

Leia o texto para responder s questes de nmeros 56 a 60. Airframe: predicting the unexpected Airline manufacturers have decades of experience with metal: They know how it behaves after cycles of pressurization and depressurization, what damages it and how to inspect it. But in another fuel-saving move, metal is being phased out in favor of carbon composites plastic reinforced with carbon fibers that are as strong as steel and much lighter than aluminum and titanium. But how composites will behave over the service life of a commercial aircraft is unclear. Civilian-aircraft designers are expanding the materials applications to unprecedented levels. The Airbus A380 is 25 percent composites; half of Boeings Dreamliner will be built of the material. Boeing estimates that the plane, with its composite construction and efficient engines, will use approximately 20 percent less fuel than current aircraft of the same size. The composite materials on the 787 have been used, though to a significantly lesser degree, on Boeing airplanes for more than 15 years, spokeswoman Lori Gunter says. Given that these materials are now used in critical structural components, experts contend that the existing maintenance and inspection guidelines are too vague. Current maintenance practices, which rely mainly on visual checks, may miss problems such as interior cracks that can spread unseen through composites until the part becomes unsound. To identify damage, manufacturers are developing new diagnostic tools, including ultrasonic equipment and infrared heat maps. Historically, the aviation fatality rate has dropped sharply with each new generation of aircraft. But an unsettling fact comes with technical advances: loss of control, which often involves human error, is now the single most common cause of air crashes worldwide. With air travel expected to grow sharply over the next few decades, the industry will need to be as aggressive about pilot training as it is about pursuing new technologies.
(http://www.popularmechanics.com/technology/aviation/crashes/ are-modern-airplanes-dangerously-overengineered-2\09.10.2011. Adaptado)

58. According to the text, the pursuit of technology improvements (A) is not enough to avoid accidents. (B) may rise the aviation fatality rate. (C) faces restrictions due to new regulations. (D) depends on the reduction of air crashes. (E) will reduce human error possibilities. 59. A expresso phased out no primeiro pargrafo But in another fuel-saving move, metal is being phased out in favor of carbon composites plastic reinforced with carbon fibers implica (A) indeciso. (B) ceticismo. (C) incentivo. (D) dispensa. (E) previso. 60. O termo it no ltimo pargrafo With air travel expected to grow sharply over the next few decades, the industry will need to be as aggressive about pilot training as it is about pursuing new technologies. refere-se a (A) air travel. (B) decades. (C) the industry. (D) pilot training. (E) new technologies.

56. According to the text, carbon composites (A) make projects heavier than conventional materials. (B) demand more steel to be safer. (C) have just been banned from the aircrafts. (D) are unreliable due to their hybrid structure. (E) require more accurate checks in aircraft parts. 57. According to the text, the durability of composites in aircrafts (A) relies on several studies. (B) may be easily determined. (C) is similar to steel. (D) lacks data to be established. (E) may vary in some applications.

CTAE1201/015-Tc-Tc1-MecManutAero

12

You might also like