You are on page 1of 4

ADVOCACIA-GERAL DA UNIO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL JUNTO AO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA

PARECER PF-IFPB N 18/20101


Ref. Processo n Interessado 23325.000630/2010-05 IFPB Campus Campina Grande

PESQUISAS DE PREO DE MERCADO. Pesquisas de preos atravs de sites da internet. Arts. 40, 2, II e 43, IV da Lei n 8.666/93. Decreto n 5.450/2005. Anlise da complementao das pesquisas atravs de sites de vendas da Internet. Validade.
- Quando houve inviabilidade ou no merecerem f as pesquisas de preos efetuadas diretamente aos empresrios ou em qualquer caso, a administrao poder realizar a pesquisa de preos tambm junto ao SIASG, bem como em atas de registro de preos e, ainda em websites que reproduzam, em meio virtual, a oferta real e de produtos e de servios.

1.

Trata-se de anlise jurdica relativa legalidade na complementao das

pesquisas de mercado, atravs de ofertas de sites de venda da Internet, em razo da dificuldade em conseguir oramentos para formulao de preo de mercado nos processos de aquisio de material, seja por desinteresse dos fornecedores, seja pelo envio de oramentos com valores tendenciosos a aumentar o preo estimado na tentativa de concorrer a itens com valores acima do preo de mercado. 2. Sabendo disso, a Lei n 8.666/93 Lei de Licitaes e Contratos da Administrao Pblica, em seus arts. 40, 2, II e 43, IV, estabelece a previso de exigncias de oramento estimado em planilhas de quantitativos e preos unitrios e a observncia nos procedimentos quanto ao processamento e julgamento da licitao, dentre elas, a verificao da conformidade com os preos correntes de mercado, conforme estabelecido em:

Conforme Portaria AGU n 1399/2009 (DOU 13.10.2009).

Art. 43. A licitao ser processada e julgada com a observncia dos seguintes procedimentos: (...) IV verificao da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preos correntes no mercado ou fixados por rgo oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preos, os quais devero ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificao das propostas desconformes ou incompatveis. (Redao dada pela Lei n 8.666, de 2002)

3.

Com isso, temos que a Administrao Pblica tem o dever de

instrumentalizar o seu processo de compra, com uma estimativa confivel do valor de mercado para o bem a ser adquirido, pois uma cotao de mercado bem elaborada, alm de apresentar obstculos s prticas anticoncorrenciais, na medida em que impede contratao acima dos preos de mercado, tambm permite uma comparao dos valores ofertados, prevenindo qualquer tentativa de superfaturamento por iniciativa isolada de um licitante ou por meio da prtica colusiva entre licitantes. 4. Alm da Lei de Licitaes, o Decreto n 5.450/2005, que regulamenta o Prego na forma Eletrnica, em seu art. 9, 2, tambm requer expressamente que se observe o valor estimado em planilhas de acordo com o preo de mercado. 5. Neste mesmo sentido, se pronuncia o Tribunal de Contas da Unio:
(...)9. De acordo com o art. 14 da Lei 8.666/93, nenhuma compra ser realizada sem a indicao dos recursos oramentrios para o seu pagamento. Dispe o art. 15, inciso V, da Lei 8.666/93, que as compras, sempre que possvel, devero balizar-se pelos preos praticados no mbito dos rgos e entidades da administrao pblica. Determina, ainda, o art. 43, inciso IV, dessa lei, que os preos da proposta vencedora devero estar de acordo com aqueles praticados pelo mercado. 10. Desse modo, antes da realizao de qualquer procedimento licitatrio o administrador dever realizar pesquisa de preo no mbito da administrao pblica, direta e indireta, e tambm junto a fornecedores do bem objeto da licitao, com a finalidade de elaborar oramento, o qual ser utilizado para se definir a modalidade de licitao, bem como proceder necessria adequao oramentria da despesa, consoante dispem os arts. 14 e 15, inciso V, da Lei n 8.666/93. Alm disso, aludido oramento constitui instrumento essencial e obrigatrio para que a comisso permanente de licitao, pregoeiro e a autoridade superior que homologa o procedimento licitatrio, nos termos do art. 43 dessa lei, verifiquem a pertinncia dos preos contratados com aqueles praticados pelo mercado. (TCU. Acrdo 3516/2007 - Primeira Cmara)

6.

Assim sendo, houve a previso da necessidade de pesquisas de preos de

mercado tanto na Lei de Licitaes, bem como no Decreto n 5450/2005, embora no

haja meno sobre a possibilidade de utilizao de recursos eletrnicos ou de websites para essa finalidade. 7. Por no existir disposio expressa de como se deve proceder em tais pesquisas de preos, a Administrao Pblica detm certa margem de discricionariedade, estando apta a estabelecer os critrios de pesquisa, sem com isso ferir a legalidade, sempre que buscar efetivar os valores da economicidade e eficincia, como o caso da utilizao de recursos eletrnicos para a aferio de preos praticados no mercado. 8. Deste modo, em mbito federal, o Ministrio do Planejamento estabeleceu procedimetnos em relao ao Sistema Integrado de Administrao de Servios Gerais SIASG, incluindo o Sistema de Preos Praticados SISPP, que registra os valores praticados nos processos de contratao governamental e tambm serve de auxlio para o gestor e para os servidores envolvidos na realizao da fase prlicitatria. 9. Por outro lado, obter dictum, o TCU no reprimiu a utilizao de pesquisa de preos com recurso internet, quando do julgamento Acrdo 2349/2007- Plenrio, por exemplo. 10. Em todo caso, quando houve inviabilidade ou no merecerem f as pesquisas de preos efetuadas diretamente aos empresrios ou em qualquer caso, a administrao poder realizar a pesquisa de preos tambm junto ao SIASG, bem como em atas de registro de preos e, ainda em websites que reproduzam, em meio virtual, a oferta real e de produtos e de servios. 11. O importante, sempre, efetuar a mais ampla pesquisa de mercado possvel, sempre inserindo nos autos, j na fase pr-licitatria, a metodologia utilizada pela administrao para obter os preos mdios, tal como se manifesta, continuamente, a Corte de Contas:
[ACRDO] 1.6. Determinaes: 1.6.1. EAFST/ES que faa constar dos processos de licitao, dispensa ou inexigibilidade, consulta de preos correntes no mercado, ou fixados por rgo oficial competente ou, ainda, constantes do sistema de registro de preos, em cumprimento ao disposto nos arts. 26, pargrafo nico, incisos II e III, e 43, inciso IV, da Lei n 8.666/1993, consubstanciando a pesquisa no mercado em, pelo menos, trs oramentos de fornecedores distintos, e justificando sempre que no for possvel obter nmero razovel de cotaes. (RELAO 78/2008 - Gab. do Min. GUILHERME PALMEIRA - Primeira Cmara)

12.

Com estas consideraes, em resposta a consulta formulada, pronuncio-me

no sentido de que cabvel a utilizao de recursos informatizados para a realizao da pesquisa de mercado, devendo a administrao cuidar para que a cotao seja o mais ampla possvel, levando-se em considerao consultas ao mercado real ou virtual, bem como preos j registrados em contrataes pblicas (SIASG-SISPP), atas de registro de preos, sempre comprovando nos autos a sua realizao, com no mnimo 03 (trs fornecedores) aptos contratao, salvo motivo devidamente justificado. 13. o parecer da PF-IFPB, salvo melhor juzo. Joo Pessoa/PB, 30 de novembro de 2010.

Diego Fernandes Guimares Procurador Federal Mat. 1553445

You might also like