You are on page 1of 6

Estudo do Sistema Digestivo Pgina 43 1.

Sistema digestivo O sistema digestivo um conjunto de rgos constitudo pelo tubo digestivo e glndulas anexas. A funo do sistema digestivo transformar os alimentos em nutrientes.

1.1

Tubo digestivo

um conjunto de rgos que se inicia na boca e termina no nus. Ao longo do tubo digestivo os alimentos sofrem transformaes fsicas e qumicas at se transformarem em nutrientes. O tubo digestivo constitudo pela boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso, reto e nus. 1.2 Glndulas anexas So rgos que produzem os sucos digestivos que fazem a transformao qumica dos alimentos. As glndulas anexas so as glndulas salivares, o fgado e o pncreas.

Constituio: Glndulas Salivares

Fgado Pncreas

1.3 Sucos digestivos So lquidos (secrees) produzidos pelas glndulas digestivas que alteram quimicamente os alimentos. 1.4 Digesto o conjunto de transformaes que sofrem os alimentos at se transformarem em nutrientes. Os nutrientes passam para o sangue para serem utilizados pelas clulas. Pgina 44 Transformaes qumica um tipo de alterao dos alimentos de que resultam novas substncias, pela ao dos sucos digestivos. Transformaes fsicas um tipo de alterao dos alimentos que resultam dos movimentos dos vrios rgos, atravs dos quais so triturados, amassados, empurrados. 2. A digesto ao longo tubo digestivo A boca uma cavidade onde se encontram os dentes, a lngua e onde se abrem os canais que conduzem a saliva.

A lngua um rgo musculoso que possui as papilas gustativas que apreciam os alimentos. Mistura os alimentos mastigados com a saliva ( ensalivao ). Os dentes so rgos duros implantados nos maxilares, realizam a mastigao ( fragmentao dos alimentos), o que facilita a ensalivao ( mistura dos alimentos com a saliva.

Parte Exterior coroa ( visvel, branca e brilhante); colo ( liga a coroa raiz ); raiz (no se v, fixa o dente maxila). Parte Interior esmalte, dentina e cimento. Cavidade central polpa dentria (contm vasos sanguneos e um nervo) 2

As glndulas salivares situadas perto do ouvido, debaixo da lngua e na base da boca, produzem a saliva que atravs de canais chega boca.

2.1 Digesto na boca

Bolo alimentar pasta mole que resulta da transformao do amido ( glcido complexo) em glcidos simples (glucose), devido aco dos dentes, da lngua e da saliva. Assim, o bolo alimentar resulta das transformaes mecnicas, provocadas pelos dentes e pela lngua, e das transformaes qumicas, provocadas pela saliva sobre alguns alimentos.

Pgina 46

3. Transformao do bolo alimentar Faringe- rgo (tubo curto em forma de funil) que comum ao sistema respiratrio. No sistema digestivo liga a boca ao esfago. A epiglote evita a entrada do bolo alimentar nas vias respiratrias, obrigando-o a seguir para esfago.

Deglutio ato de engolir. O bolo alimentar empurrado atravs da faringe a passar para o esfago

Epiglote estrutura que impede a entrada do bolo alimentar na laringe.

Esfago - rgo ( tubo de paredes musculosas) que liga a faringe ao estmago. Realiza movimentos peristlticos, que conduzem o bolo alimentar ao estmago. Movimentos peristlticos movimentos de contraco e distenso dos msculos da parede do esfago.

Estmago - rgo em forma de saco de paredes musculosas e com pregas. No interior das pregas existem as glndulas gstricas. Glndulas gstricas - rgo que produzem o suco gstrico ou estomacal. Esfncteres duas estruturas musculosas em anel nas extremidades do estmago que evitam o refluxo para o esfago e regulam a passagem do quimo para o intestino delgado 3.1 Digesto no estmago

Quimo lquido espesso esbranquiado que resulta da transformao do bolo alimentar. Os movimentos peristlticos das paredes estomacais misturam o bolo alimentar com o suco gstrico, transformando-o em quimo. Assim, os alimentos sofrem transformaes mecnicas provocadas pelas paredes estomacais e transformaes qumicas pela aco do suco gstrico.

Pgina 48 4. Como transformado o quimo?

Intestino Delgado O duodeno a parte inicial do intestino delgado, tem a forma curva. Recebe os canais que trazem a blis e o suco pancretico. O quimo produzido no estmago lanado no duodeno onde vai sofrer a aco da blis produzida pelo fgado e do suco pancretico produzido pelo pncreas. O intestino delgado um rgo em forma de tubo. Nas suas paredes internas encontram pregas onde existem glndulas digestivas glndulas intestinais ou entricas que produzem o suco intestinal ou entrico. O quimo permanece durante 4 a 6 horas. 4.1 Digesto no intestino delgado Quilo Lquido branco leitoso que resulta da ao do suco pancretico, da blis e do suco intestinal. Os movimentos peristlticos do intestino misturam o quimo aos sucos digestivos que a atuam. No quilo os alimentos esto transformados em nutrientes. Assim terminou a digesto.

Pgina 49 4.2 Absoro digestiva

Aps a digesto os nutrientes da resultantes atravessam as paredes do intestino delgado para o sangue e para a linfa atravs das vilosidades intestinais. Vilosidades intestinais so pequenssimas salincias com a forma de dedos de luvas que cobrem a parede interna do intestino delgado.

4.3

Assimilao Aps a absoro digestiva o sangue transporta os nutrientes at s clulas, a este processo d-se o nome de assimilao. Resduos dos alimentos As substncias que no so absorvidas seguem para o intestino grosso onde sofrem fermentaes, por aco dos microrganismos, e perda de gua, formando-se as fezes. Pgina 50

4.4

5. Cuidados a ter com o sistema digestivo - Comer devagar mastigando bem os alimentos, facilitando o trabalho do estmago. - Comer alimentos ricos em fibra e gua, evitando a priso de ventre. - No comer em excesso, evitando a dilatao do estmago. - Fazer vrias refeies dirias, 3 em 3 horas. - Cumprir com o horrio das refeies. - No tomar banho nem realizar exerccios violentos a seguir s refeies. 6. Cuidados a ter com a higiene oral - Fazer uma alimentao rica em clcio, fluor e fibras. - Evitar os alimentos ricos em acar. - No utilizar os dentes em objectos duros. - Ir uma vez por ano ao dentista. - Escovar bem os dentes. Pgina 51 7. Como escovar os dentes? - Escovar a parte interior e exterior dos dentes. -Escovar a lngua. -Escovar os dentes com movimentos circulares, garantindo a limpeza dos sulcos da gengiva. - Escovar por cima com movimentos de vaivm. - Utilizar o fio dental. 8. Crie dentria A crie dentria uma doena provocada por bactrias que, a partir dos acares dos alimentos produzem cidos que corroem os dentes. A crie dentria deve ser logo tratada para que a infeco no destrua o dente. Uma boca com crie tem mau aspeto e mau hlito. Fim

You might also like