You are on page 1of 5

BREVE ENSAIO ACERCA DAS PRINCIPAIS DIFERENAS ENTRE A TEORIA TRADICIONAL E A TEORIA CRTICA.

Carlos Eduardo Ramos Universidade de So Paulo Endereo eletrnico: carlostte@gmail.com

El sueo de la razn produce monstruos Francisco de Goya Dentro do quadro atual apresentado pela cincia vigente possvel fazer algumas consideraes importantes acerca de quais as questes que esta busca responder, o que considera como conhecimento incluindo sua viso de homem e de mundo e como ela se prope a responder essas questes. Horkheimer (1989) aponta alguns elementos que merecem maior ateno para esta discusso. Primeiramente, quando o autor discorre sobre teoria, afirma que a cincia preza por um conjunto de proposies gerais interligados e coerentes, de onde se podem extrair outras teorias subseqentes. Se houver alguma contradio entre elas e sua utilizao (na experincia) ela deve ser reformulada. , portanto, hipottica, e por ser uma construo humana, passvel de erro. Como afirma Guba: but all such belief systems or paradigms are human constructions, and hence subject to all errors and foibles that inevitably accompany human endeavors (1990, p. 18-19). Para a Teoria Tradicional, a cincia deve sempre generalizar os dados com o objetivo de se tornar mais til e eficaz. Destarte, sua meta seria deixar de ser particular, adquirindo um grau de generalidade capaz de abranger todos os objetos do conhecimento. O mesmo mtodo utilizado para estudar a natureza poderia ser utilizado para estudar o homem e seria bem sucedida. Embora parea que a Cincia Moderna tenha caminhado para esses objetivos, segundo Horkheimer estamos longe de tal situao (1989, p. 31). Esta representao de teoria tem seus primrdios no pensamento de Descartes, quando se prope a estender seu processo de deduo bem sucedido na matemtica a todas as outras cincias. Logo aps enumerar seus quatro simples preceitos lgicos do mtodo, Descartes afirma:
Essas longas cadeias de razes, todas simples e fceis, de que os gemetras costumam servir-se para chegar s suas mais difceis demonstraes, haviam-me dado ocasio de imaginar que todas as coisas possveis de cair sob o conhecimento dos homens seguem-se umas s outras da mesma maneira que, contanto que nos abstenhamos somente de aceitar por verdadeira qualquer que no o seja, e que guardemos sempre a ordem necessria para deduzi-las umas das outras, no pode haver quaisquer to afastadas a que no se chegue por fim, nem to ocultas que no se descubram (1987, p. 38-39).

Com esse princpio de generalizao, Descartes inaugura a viso mecanicista de homem e de mundo, onde tudo o que existe e pode ser conhecido, pode tambm ser mensurado. J os empiristas apresentam uma teoria mais pragmtica, esboada a partir da experincia prtica, elaborada de baixo para cima, ou da experincia para a Teoria, opondose ao modelo dedutivo de Descartes. Mesmo discordando nas questes de mtodo, os positivistas se firmam com um paradigma slido atravs de elementos comuns ao racionalismo cartesiano. Segundo Guba (1990), os positivistas tem a crena de que h uma realidade externa conduzida por leis naturais. A partir da compreenso e catalogao dessas leis possvel prever e controlar os fenmenos naturais, e posteriormente, o prprio homem e a sociedade, tal qual possvel observar na obra de Skinner, Cincia e comportamento humano. Um exemplo interessante apresentado por Horkheimer, que destaca a semelhana entre o trabalho do historiador, do especialista em direito penal e dos economistas:

Opera-se com proposies condicionais, aplicadas a uma situao dada. Pressupondo-se as circunstncias a, b, c, d, deve-se esperar a ocorrncia q; desaparecendo p, espera-se a ocorrncia r, advindo g, ento espera-se a ocorrncia s, e assim por diante. Esse calcular pertence ao arcabouo lgico da histria, assim como ao da cincia natural. o modo de existncia da teoria em sentido tradicional (1989, p. 35).

A simplicidade, a suposta capacidade de previso, calculabilidade e utilidade dos objetos fizeram do positivismo a teoria dominante na cincia e a cincia por sua vez, dominada pela ideologia vigente. Na realidade essa relao se deu por um carter de mo dupla, em que a elaborao do saber cientfico proporcionou revolues na base material da sociedade, e na medida em que o conceito da teoria independentizado, como que saindo da essncia interna da gnose (Erkenntnis), ou possuindo uma fundamentao a-histrica, ele se transforma em uma categoria coisificada (verdinglichte) e, por isso, ideolgica (HORKHEIMER, 1989, p. 35). Sem dvida existe uma estreita relao entre cincia e ideologia, principalmente quando nos propomos a falar das cincias do homem e da sociedade. Demo (1987), quando se ocupa em separar o que e o que no cientfico, insere a cincia entre o senso comum, que crdulo e acrtico e a ideologia como justificao poltica das posies sociais (p. 32). A ideologia relaciona-se com a cincia basicamente no que diz respeito a seus fins, geralmente com interesses relacionados ao poder, desigualdade social e manuteno da sociedade do trabalho calcada em princpios burgueses. Entretanto, no podemos almejar uma cincia isenta de ideologia, mas sim buscar uma convivncia crtica com a ideologia, seu controle relativo, seu enfrentamento sem disfarces (DEMO, 1987, p. 33). Assim, algumas pretenses do pensamento positivista podem ser vistas por esta tica, como ideolgicas, ainda mais se pensarmos nas cincias sociais, que ao se colocarem tais como as cincias naturais, apresentarem um ideal de neutralidade e capacidade de apreender a realidade em sua totalidade, convertem-se elas mesmas em ideologia, ou pelo menos a abrigam na essncia de seu pensamento. E ao converterem-se em ideologia as cincias sociais a par de expressarem a necessidade social de conhecimento so, sobretudo parte do projeto de dominao do grupo dominante. Para isso so extremamente teis e neste sentido, refletem as farsas normais de qualquer estrutura de poder, ainda que a isto no se reduzam (DEMO, 1988, p. 17). Nessas condies, conclui-se que no h autonomia no processo do pensar cientfico, j que os aparelhos sociais que regem e controlam a economia tambm interferem no investigador e nos rumos de sua trajetria de pesquisa. Nas cincias humanas, a ausncia de um processo reflexivo somada tentativa de regular o objeto de estudo aos moldes da teoria tradicional possivelmente resulta na reproduo continua do existente, na iluso de autonomia da cincia como proposto na sociedade burguesa e na diviso do trabalho estabelecida, no dualismo naturalizado proposto pela epistemologia positivista. Outro elemento importante do paradigma positivista seu carter a-histrico. J em Descartes possvel perceber que a eliminao do processo histrico traria conseqncias para as cincias e para a sociedade.
[...] se Esparta foi outrora muito florescente, no o deveu bondade de cada uma de suas leis em particular [...] mas ao fato de que, tendo sido inventadas apenas por um s, tendiam todas ao mesmo fim. E assim pensei que as cincias dos livros, ao menos aquelas cujas razes so apenas provveis e que no apresentam quaisquer demonstraes, pois se compuseram e avolumaram pouco a pouco com opinies de mui diversas pessoas, no se acham, de modo algum, to prximas da verdade quanto os simples raciocnios que um homem de bom senso pode efetuar naturalmente com respeito s coisas que se lhe apresentam. E assim ainda, pensei que, como todos ns fomos crianas antes de sermos homens, e como nos foi

preciso por muito tempo sermos governados por nossos apetites e nossos preceptores, que eram amide contrrios uns aos outros, e que, nem uns nem outros, nem sempre, talvez nos aconselhassem o melhor, quase impossvel que nossos juzos sejam to puros ou to slidos como seriam, se tivssemos o uso inteiro de nossa razo desde nosso nascimento e se no tivssemos sido guiados seno por ela (1987, p. 34-35).

Embora estivesse propondo um rompimento com a Escolstica, Descartes nega a historicidade do desenvolvimento do pensamento e culmina numa viso de mundo que cria a iluso de que a atividade cientfica independente, quando na verdade ela emparelhada com todas as demais atividades sociais [...] sem que as conexes entre as atividades individuais se tornem imediatamente transparentes (HORKHEIMER, 1989, p. 37). A teoria crtica propese ento, a desvelar os mecanismos invisveis que corroem a viso positivista, sua concepo de que a realidade pode ser apreendida na totalidade pelo mtodo e sua viso de mundo que cria a iluso de distanciamento entre objeto e investigador. De acordo com a crtica do Frankfurtiano, o modelo de razo predominante na sociedade a razo instrumental. De fato, a razo tornou-se meramente formal. Esta inverso do conceito de razo, ao propor-se neutra e eximir-se da capacidade de emitir juzos acerca da realidade social, torna-se imediatamente instrumento de dominao da natureza e em seguida, do prprio homem:
A crise atual da razo consiste basicamente no fato de que at certo ponto o pensamento ou se tornou incapaz de conceber tal objetividade em si ou comeou a neg-la como uma iluso. Esse processo ampliou-se gradativamente at incluir o contedo objetivo de todo conceito racional. No fim, nenhuma realidade particular pode ser vista como racional per se; todos os conceitos bsicos, esvaziados de seu contedo, vm a ser apenas invlucros formais. Na medida em que subjetivada, a razo se torna tambm formalizada (HORKHEIMER, 2007, p. 13).

Diferente de modelos anteriores ao de Marx, como o socialismo utpico, que apresentava alternativas ao capitalismo descoladas da realidade, ou a economia poltica, que tal como o positivismo se colocava numa posio de neutralidade, a Teoria Crtica, segundo Nobre (2008) procura a compreenso da contemporaneidade tendo em vista superar sua lgica de dominao. Dessa forma, a Teoria Crtica no se posiciona em favor da eliminao da Teoria Tradicional ou outras teorias a-histricas, mas sim procura ser uma explicao mais adequada ou mais abrangente do funcionamento do capitalismo (NOBRE, 2008, p. 17). Se apresenta, portanto, como uma contribuio crtica viso no crtica da sociedade e das cincias, visando uma orientao para a emancipao. Desse modo, um projeto de pesquisa que visa compreender elementos da formao educacional por uma orientao Crtica deve possuir certas caractersticas fundamentais de anlise, j que a prpria idia de emancipao se encontra no seio da Teoria. Alm disso, de acordo com Nobre (2008), o pesquisador deve buscar compreender as tendncias de mudana estruturais no movimento histrico, e fazer uso disso dentro da anlise, num processo incessante de renovao, ancorado no contexto histrico presente. Outrossim, aquele que faz uso dessa teoria tem o desafio de identificar e compreender as contradies presentes na sociedade, tendo em vista um pensamento voltado para a conscincia, ao invs da alienao. Lembrando do que nos apresenta Guba (1990), a ontologia que nos apresenta a Teoria Crtica a do realismo crtico, na qual a realidade existe de fato, mas no pode ser compreendida em sua totalidade. Na sociedade atual, essa compreenso se encontra ainda mais distante, visto que a alienao impede o pensamento crtico. Como afirma Horkheirmer: a histria no pode at agora ser compreendida a rigor, pois compreensveis so apenas os indivduos e grupos isolados, e mesmo esta compreenso no se d de uma forma exaustiva (1989, p. 44), e em um segundo momento, quando se refere viso de sujeito: Tampouco o sujeito pensante o ponto onde coincidem sujeito e 3

objeto, e donde se pudesse extrair por isso um saber absoluto. Esta aparncia, da qual o idealismo tem vivido desde Descartes, a ideologia em sentido rigoroso (1989, p. 46-47). Por fim, no que diz respeito ao mtodo, a Teoria Crtica no de modo algum eufemista quando pontua as falhas no pensamento positivista. Para um pensamento verdadeiramente crtico essencial no apenas um processo lgico (onde os positivistas transitam muito bem), mas tambm uma profunda compreenso processo histrico. O mtodo , portanto, de uma lgica dialtica. Como afirma Sheptulin:
Al estudiar las formas universales del ser, las leyes universales del desarollo de la realedad objetiva y del conocimiento, la dialctica cumple una funcin merodolgica: sobre la base de sus leyes y categorias se formulan las correspondientes exigencias, destinadas a orientar a los hombres en su actividad cognoscitiva y transformadora (1983, p.5).

Para este autor, a dialtica estuda questes universais, leis universais do movimento de do desenvolvimento da realidade objetiva ao cumprir trs funes principais: a cosmovisiva, acerca do mundo; a gnoseolgica, que busca compreender a essncia dos processos cognitivos; e a metodolgica, em que se elaboram os princpios e requisitos que sustentam o sujeito pensante e que elaboram sua atividade cognoscitiva. Para Konder (1982) necessrio afirmar que a dialtica possui tambm uma dimenso natural. Sem uma dimenso de dialtica na prpria natureza, uma dialtica social seria inconcebvel. A partir de um exame dessa dialtica da natureza, Konder afirma que Engels encontrou trs leis gerais: a lei da passagem da quantidade para a qualidade, em que existe um processo de transformao, mas que se d em ritmos s vezes lentos, s vezes mais acelerados; a lei da interpenetrao dos contrrios, em que as diversas esferas da realidade se entrelaam e dependem umas das outras; e a lei da negao da negao, em que o movimento da realidade faz sentido e no [...] se perde na eterna repetio do conflito entre teses e antteses, afirmaes e negaes (KONDER, 1982, p. 59). Engels, nesse caso, apenas resgata a teoria Hegeliana de dialtica e lhe confere um carter essencialmente materialista. Entretanto, essas leis so meramente ilustrativas e de maneira alguma a dialtica pode ser reduzida a elas. A dialtica, em sua essncia, presta [...] mal a qualquer codificao. Um cdigo por definio articula as leis, fixa as leis em artigos[...] Como poderiam, porm ser fixadas em artigos as leis de uma filosofia da mudana, de uma concepo do mundo segundo a qual existe sempre alguma coisa de novo sob o sol? (KONDER, 1982, p. 60). Os frankfurtianos ressaltam a importncia de que os pressupostos idealistas, presentes nas concepes epistemolgicas no-materialistas e no-dialticas, apresentam uma relao prxima com a reificao do objeto de estudo, o que conduz o pensamento cientfico no sentido contrrio quele proposto inicialmente pela Teoria Tradicional. Como afirma Wolfgang Leo Maar (2006), na obra Dialtica do Esclarecimento, Horkheimer e Adorno apontam diretamente para a relao entre sociedade administrada e razo instrumental como resultado do movimento dialtico entre a dominao da natureza e a dominao social. Esta correspondncia elaborada pelos autores conduz a Teoria Crtica busca pelo primado do objeto, no qual impossvel a elaborao de leis gerais que se amoldem a qualquer objeto, mas desenvolver um mtodo a partir do objeto em questo.
O primado ou a prioridade do objeto encontra-se numa relao dialtica com a prioridade do sujeito e no em estrita oposio mesma. Trata-se de romper, sem abandonar o conceito, a via da conceituao (Begrifflichkeit) no mbito do pensamento identitrio. A tarefa precpua do primado do objeto justamente forar o conceito a apresentar-se como antinmico (MAAR, 2006, p. 137).

A Teoria Crtica se apresenta, portanto, como um indispensvel contraponto Teoria Tradicional no que concerne a natureza da realidade externa, que reconhecida de fato, mas no pode ser apreendida em sua totalidade; a epistemologia, que, ao buscar compreender a relao dialtica entre o conhecedor e o cognoscvel, aponta para a necessidade do primado do objeto; e a metodologia que, conduzida pelo objeto, aponta caminhos para o investigador refletir sua prpria condio e proporciona elementos de crtica que permitam a superao da condio de dominao presente na cincia que a dominao do homem pelo prprio homem a partir de uma orientao material e histrica.

REFERNCIAS DEMO, P. Introduo Metodologia da Cincia. So Paulo: Atlas, 1987. DEMO, P. Cincia, Tecnologia e Poder: uma stira s cincias sociais. So Paulo: Atlas, 1988. DESCARTES, R. Discurso do Mtodo/As paixes da alma. So Paulo: Nova Cultural, 1987. GUBA, E. G. The alternative paradigm dialog. In GUBA, E. G. (org.) The paradigm dialog, Londres: Sage, 1990. HORKHEIMER, M. Teoria Tradicional e Teoria Crtica. In HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Textos Escolhidos. So Paulo: Nova Cultural, 1989. HORKHEIMER, M. Eclipse da razo. So Paulo: Centauro, 7 ed. 2007. KONDER, L. O que dialtica. So Paulo: Brasiliense, 1982. MAAR, W. L. Materialismo e primado do objeto em Adorno. Trans/Form/Ao, Marlia: v. 29, n. 2, 2006 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S0101-31732006000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15 Set. 2009 NOBRE, M. Modelos de Teoria Crtica. In NOBRE, M. (org.) Curso livre de Teoria Crtica. Campinas: Papirus, 2008. SHEPTULIN, A. P. El metodo dialectico de concocimiento. Buenos Aires: Editorial Cartago, 1983.

You might also like