You are on page 1of 22

O flor na gua leva ao surgimento de vrios problemas orgnicos e mentais nos seres humanos.

O argumento que se usa para adicionar o veneno chamado flor na gua usada para beber pelos seres humanos que o flor contribui para proteger os dentes, algo que nunca foi provado conclusivamente. Abaixo est um artigo que saiu hoje no Jornal Folha de So Paulo, sobre essa conspirao mundial. De acordo com Carlos Souza-PL/AM, a utilizao do flor na gua uma grande erro e prope a revogao da Lei n6.050/1974 que torna obrigatrio o tratamento da gua com a adio de flor. Segundo o deputado estudos cientficos aprofundados e de inmeros fatos verificados entre as populaes que consomem gua fluoretada, constatou-se que, ao contrrio do que se supunha, a fluoretao provoca muito mais males que benefcios sade pblica, ao promover a ingesto excessiva e indiscriminada de flor A gua fluoretada um problema tambm quando utilizada no preparo caseiro de alimentos e na indstria alimentcia. Isto porque a maior parte da gua empregada no cozimento de alimentos e em processos industriais evaporada, deixando os sais de flor como resduo. Esse fato ocorre com inmeros produtos utilizados na alimentao infantil, como achocolatados, cereais matinais e vrios tipos de bolachas, nos quais tm-se encontrado teores de flor bem acima dos limites considerados aceitveis para a sade humana. O mesmo ocorre, claro, com os alimentos preparados em casa, cozidos em gua fluoretada A fluorose a principal doena causada pela ingesto excessiva de flor. Alm dos problemas dentrios que j citamos, ela provoca perda de clcio dos ossos e envelhecimento precoce das pessoas. Tais efeitos foram amplamente comprovados no Estado de Rajasthan, na ndia, onde guas de poos utilizados para o abastecimento de vrios povoados contm elevados teores de flor. Nas populaes desses povoados, segundo o Centro de Pesquisa sobre Fluorose e Desenvolvimento Rural de Nova Dlhi, vem-se claramente os efeitos nocivos do flor, consistindo a fluorose em um srio problema de sade pblica. Nos Estados Unidos, o Dr. William Marcus, toxicologista da Environmental Protection Agency EPA a agncia ambiental federal daquele pas, detectou estreita correlao entre o crescimento dos casos de um tipo de cncer sseo, oosteossarcoma, e a ingesto de flor. Outro estudo, realizado no estado de Nova Jersey, comparou a incidncia desse tipo de cncer em vrios municpios, concluindo que era maior onde era feita a fluoretao. Esse tipo de cncer atinge, principalmente, rapazes com menos de vinte anos de idade. Alm deste projeto de Lei, uma matria pblicada na Revista de Odontologia da Universidade de So Paulo em 1998 Prevalncia de fluorose dentria em escolares de Braslia Distrito Federal, descreve com minuncias a pesquisa levada pelos seus autores que comprova que a fluoretao da gua tem aumentado em muito os ndices de fluorose dentria, devido a ingesto de pasta de dentes por crianas em tenra idade.

Infelizmente o lobby dos fabricantes de FLOR conseguiu arquivar este projeto de Lei em 2004. Existem diversos pases que j suspenderam a fluoretao das aguas, dentre eles a Finlndia, a antiga Alemanha Oriental, Cuba e Canad, entre outros. Nestes pases, segundo Dr. Paul Connett, os problemas dentais nestes lugares no cresceram, mas diminuram. A material a respeito diverso e indico principalmente o site do grupo Fluride Action Network que ja conseguiu derrubar a obrigatoriedade na Fluoretao em mais de 50 cidades americanas. E tm mais, nem adianta tentar filtrar a agua, nem deixa-la parada, o flor no sai nem por filtros normais, nem evapora como o cloro. Para se separar a agua do flor e necessrio um filtro especial chamado Filtro Osmtico Reverso que custam algo em torno de 300 a 400 dolares. Qual possibilidade devemos tomar ento? Passar a comprar agua mineral de garrafa que tambm contm flor, Comprar um filtro osmtico reverso ou cobrar dos polticos que parem de colocar este veneno em nossas aguas?

Histrico sobre a Fluoretao na gua

Neste tpico vc encontrar um resumo sobre a Fluoretao nas guas. Foi retirado quase em sua totalidade http://www.enxaqueca.com.br/enxaqueca/enx_fluor1.html FLUOR REMDIO OU VENENO? Parte 1

O flor um gs amarelo, venenoso e altamente corrosivo. utilizado industrialmente para matar micrbio reativo, por isso nunca se encontra puro na natureza, mas sempre combinado com outros elementos. Ele t alumnio. Juntamente com o mercrio, o flor encontra-se na lista das substncias mais venenosas do plane

O flor, quando combinado a certos elementos qumicos, utilizado em vrias reas da atividade humana. na indstria. J o fluoreto de sdio encontra-se, em alta concentrao, em venenos de rato e pesticidas; ao p pasta de dente. Outro composto de flor, denominado hexafluorosilicato de sdio adicionado nossa gu substncia no apenas segura, mas tambm previne cries e melhora a sade dos dentes. Por isso, a sua a legislao no menu ao lado).

Os especialistas mencionam estudos comparando os ndices de cries em reas fluoretadas versus no-fluo cries em crianas, com diferenas de at 60%.

Se isso fosse verdadeiro e se o flor fosse, de fato, um composto seguro, estaramos diante de uma substn acrescent-la compulsoriamente gua que bebemos. Ns estamos todos sendo medicados, sem o menor d o flor na gua realmente diminui as cries no so to confiveis. Alm disso, diversos estudos demonstra em regies fluoretadas.

No incio do sculo 20, constatou-se, nos Estados Unidos, que crianas que habitavam certas regies possu esmalte dos dentes, que mais tarde passou a se chamar fluorose dentria. Estudos posteriores revelaram qu flor que ocorriam naturalmente em alguns sistemas hdricos. Tais descobertas fizeram com que, em 1930,

Society) e o Departamento de Sade Pblica dos Estados Unidos, na pessoa do epidemiologista e dentista sentido de retirar o flor daquelas guas.

Naquela mesma dcada, um outro personagem, o qumico Gerald Cox, que trabalhava no Instituto Mellon America, ALCOA), empunhou a bandeira de que uma pequena dose de flor poderia no apenas evitar a fl afirmaes sem o embasamento de nenhum estudo srio - nem sequer em animais - e sugeriu que o suplem

Coincidentemente, um dos maiores dejetos da indstria de alumnio o flor. Devido sua caracterstica e poca, uma atividade perigosa e controversa, que custava milhes de dlares.

Coincidentemente - mais uma vez - o fundador da ALCOA, Andrew Mellon, era tambm o Secretrio do T E na poca, o Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos era controlado pela Secretaria do Tesouro.

Na segunda metade da mesma dcada de 1930, o Dr. Trendley Dean, aquele que retirou o flor das guas c milho de flor gua, como sendo um mtodo eficaz de reduo de cries.

Em 1o. de outubro de 1944, o Journal of the American Dental Association tambm advertiu que "os potenc Naquele mesmo artigo, a Associao Odontolgica Americana reconheceu que at mesmo concentraes d associadas a "distrbios do desenvolvimento dos ossos, como osteoesclerose, espondilose e osteoporose".

Apesar de todas essas advertncias, o Dr. Gerald Cox convenceu um dentista do estado de Wisconsin, Dr. potvel, chegando a escrever um livro intitulado "A Luta Pela Fluoretao". Segundo os historiadores, o de transformando a questo em uma cruzada poltica.

Segundo os registros das Audincias do Comit Norte-Americano de Comrcio Interestadual e Estrangeiro contratou, em 1944, um grande advogado, Oscar Ewing, por um mega-salrio anual de 750 mil dlares, ap processos judiciais. Em 1947, por mais uma dessas coincidncias, o advogado deixou empresa para aceitar Norte-Americana. Uma das subsidirias dessa agncia era o Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos, de Andrew Mellon da ALCOA. O advogado fez grande alarde sobre sua sada altrusta de um emprego to lanou, ao mesmo tempo, uma campanha nacional vigorosa no sentido de promover a fluoretao de todo o

A campanha de fluoretao era um desafio gigantesco, de modo que Oscar Ewing contratou o maior mestr Bernays . Ele conhecido, at hoje, como o "Pai das Relaes Pblicas". Viveu 104 anos, de 1891 a 1995. sobrinho de Sigmund Freud, o pai da psicanlise. No seu mais importante livro, intitulado "Propaganda", B opinio e dos hbitos das massas um elemento importante na sociedade democrtica. Seus manipuladore de comando sobre o pas. Ns somos governados, nossas mentes so moldadas, nossos gostos so formado pessoas que nunca ouvimos falar. (...) Em quase todos os momentos da nossa vida, quer na poltica, quer n pensamento tico, ns somos dominados pelo nmero relativamente pequeno de pessoas (...) que compreen So essas pessoas quem manipulam os botes que controlam a mente pblica." Alm de seu trabalho na ca Estados Unidos, ele trabalhou para um presidente dos Estados Unidos, para a Procter & Gamble, a CBS, a outros. A rota que ele visualizou para o sucesso da campanha de fluoretao envolvia, necessariamente, a a conquistada tal aprovao, a opinio pblica se tornaria favorvel.

Utilizando todo o seu poder e influncia, a equipe de fluoretao do Servio de Sade Pblica dos Estados em Michigan, a permitir que se fluoretasse o seu suprimento de gua. Uma outra cidade, chamada Muskeg experimento. O projeto teve incio s 4 horas da tarde do dia 25 de janeiro de 1945 (apenas 3 meses aps a Dental Association) e assim, Grand Rapids seria a primeira cidade da histria a adicionar flor gua pot ausncia de quaisquer estudos publicados sobre a segurana em se adicionar flor ao suprimento hdrico da

involuntrias.

Os opositores da fluoretao foram rapidamente rotulados pelos mestres em relaes pblicas como sendo Dental Association e o Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos comearam a apoiar a fluoretao ind experimento de Michigan haver sido completado, demonstrando a segurana do procedimento ou a redu razo para no se esperar pelos resultados finais: os resultados iniciais j demonstravam claramente que a i quanto a de Grand Rapids (fluoretada). Alis, as estatsticas mundiais demonstram que as cries j estavam da fluoretao, devido s melhores condies de nutrio e higiene.

As contradies acima foram reconhecidas e documentadas em 1952 por um Deputado Federal do estado d do Comit Especial de Substncias Qumicas nos Alimentos. Ele registrou a estranheza pelo amplo apoio d Unidos fluoretao, apenas 3 meses aps a publicao de advertncias recomendando extrema cautela. E Oscar Ewing como Administrador da Segurana Federal e advogado da ALCOA, empresa ansiosa por se l

No livro que escreveu sobre esse assunto (Fluoride: The Aging Factor), o Dr. John Yiamouyannis (Ph.D. e Research, ex-membro do corpo editorial da revista Fluoride e descobridor da relao entre flor e cncer) c chegavam a perder o seu registro pela Associao Americana de Odontologia. Conta tambm que os cienti Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos, e todos aqueles que criticavam a fluoretao viam suas verb utilizada em muitas outras reas da cincia totalmente politizada dos dias de hoje.

Na dcada de 1960, o Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos contratou um especialista em fluoreta toda e qualquer crtica com relao fluoretao, nem que para isso precisasse perturbar a vida, intimidar e falasse publicamente sobre os perigos da fluoretao. O prprio Dr. John Yamouyannis, poca editor do Abstracts Service, conta em seu livro que, aps escrever revises cientficas contendo crticas fluoretao que por sua vez o advertiu que estaria ameaada uma verba federal de 1 milho e cem mil dlares, caso ele advertncias, e no tendo diminudo a divulgao da verdade sobre os perigos da fluoretao, o Dr. Yamou testemunhos perante os tribunais do estado da Pensilvnia convenceram o juiz a proibir a fluoretao de to

Imediatamente em seguida, em 1979, a Associao Americana de Odontologia publicou um artigo, conhec bblia que estabeleceu os parmetros sobre como lidar com inimigos da fluoretao dali por diante. Os opo para opinar sobre o assunto. Diz o artigo: "Os dentistas, individualmente, devem se convencer de que no p para que se tornem participantes ativos da mesma; sendo que a no-participao configura flagrante neglig cincia e faa como ns mandamos. O artigo sugere aos dentistas que convenam seus pacientes que atuam eficcia da fluoretao.

E sugere que a Agncia de Proteo Ambiental, o Centro de Controle de Doenas, os Centros Nacionais de Odontolgicas e as sociedades odontolgicas estaduais americanas trabalhem em conjunto na implementa

O mesmo artigo contm at uma sugesto de como traar o perfil de comportamento dos opositores, de mo segurana da fluoretao deveriam ficar a cargo do Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos e dos dep pblico que no existem estudos indicando problemas com a adio de pequenas quantidades de flor g h estudos cientficos mostrando que a substncia pode ser txica at mesmo dentro das baixas concentra

Em 1974, a Agncia de Proteo Ambiental dos Estados Unidos estipulou a concentrao mxima permiss mais quente e 2,4 ppm para regies mais frias. A razo da disparidade se deve ao acmulo da substncia t ingesto. No caso do flor, a preocupao com acmulos nos ossos. Pessoas que moram em regies mais quantidades maiores de flor, em comparao aos habitantes de regies mais frias.

A Associao Odontolgica Americana (American Dental Association) no se conformou com o fato da A

txicos os nveis de flor adicionados gua potvel, e pediu a ela que elevasse os critrios de concentra com relao ao programa de fluoretao. Em resposta, a Agncia de Proteo Ambiental instaurou uma co Associao Odontolgica para depor.

Durante as audincias, foi exibida a foto de uma criana com os dentes horrivelmente quebrados e repletos de flor proveniente de uma fonte natural. A representante da Associao Odontolgica, Dra. Lisa Watson um problema de sade significativo, mas apenas de um problema meramente cosmtico. O inqurito colhe que a fluorose dentria jamais ocorria com nveis de flor abaixo de 2 ppm - o que no verdade.

Ao final do inqurito, a Agncia de Proteo ambiental no se convenceu e recusou-se, por 10 votos a 2, a 1,4 a 2,4. Porm, mais tarde, graas a influncias da indstria e do governo, e sem o conhecimento nem o c o limite de toxicidade para 4 ppm.

FLUOR REMDIO OU VENENO? Parte 2

Conforme explicado na primeira parte, iniciou-se, cerca de 60 anos atrs, um grande movimento, por parte flor gua potvel de toda a populao. O Brasil acabou aderindo a esse movimento. Hoje, a adio do fl

No entanto, uma srie de documentos que foram mantidos em sigilo por mais de 50 anos pelo governo dos foram liberados, descobertos e levados ao conhecimento pblico em 1998 pelos jornalistas norte-american radicado em Nova York, autor de trabalhos sobre os primeiros experimentos com radiao em seres human reprter independente para uma srie de emissoras, como o canal pblico de televiso de Nova York, a AB documentos trazem um novo enfoque s origens das medidas at hoje controversas, no sentido de fluoretar revelam a conexo entre a fluoretao e o incio da era nuclear. As alegaes de que a fluoretao segura revistas em funo de documentos do Projeto Manhattan - programa militar ultra-secreto dos Estados Unid fabricao da primeira bomba atmica. Segundo essa documentao, cientistas envolvidos no programa nu experimentos de fluoretao.

De acordo com tais documentos, o flor era, um componente-chave para a produo da Bomba. Quantidad eram e continuaram sendo necessrias para a fabricao de urnio e plutnio, durante todo o perodo da gu

O flor, substncia entre as mais txicas conhecidas pelo homem, acabou despontando, na poca, como sen programa da bomba atmica, tanto para as pessoas envolvidas em sua fabricao, quanto para as populae

Coincidentemente, os documentos revelam que a maioria das "provas" de que o flor seria seguro em baix Manhattan, e que receberam, secretamente, ordens para providenciar "evidncias teis em caso de litgio" d atmosfera. Por incrvel que parea, segundo tais documentos, os primeiros processos judiciais contra o pro mas sim do flor!

Era preciso que se realizassem estudos em seres humanos. Os pesquisadores do programa nuclear lideraram os efeitos da fluoretao da gua potvel, na cidade de Newburgh, estado de Nova York, entre 1945 e 1955 "Programa F", eles analizaram, secretamente, o sangue dos habitantes, com a cooperao da Secretaria Est mantida sigilosa por 50 anos) de um estudo realizado por esses cientistas e publicado na edio de agosto d 37, no. 2, pgs. 131-140), revela que a divulgao dos efeitos adversos do flor foi censurados pela Comis "segurana nacional".

Os estudos da segurana do flor foram conduzidos na Faculdade de Medicina da Universidade de Roches experimentos de radiao do perodo da Guerra Fria, no qual pacientes receberam, sem seu conhecimento, ticos, em que prevalecia a "segurana nacional".

O conflito de interesses do governo dos Estados Unidos, bem como a sua motivao no sentido de compro assunto, iniciado na dcada de 1950, somente veio tona h pouco tempo. O contedo dos documentos, lib profissionais de sade, pela mdia e pela populao mundial, gerando grandes dvidas a respeito dos efeito

A ingesto do flor vem aumentando nas ltimas dcadas, no apenas por causa da gua e das pastas de de impacto pode ser visto nos sorrisos das pessoas. De acordo com dados do Conselho Nacional de Pesquisa d visvel so manchas ou listras esbranquiadas nos dentes da frente, chega a atingir 80% das crianas em alg tambm se acumula nos ossos. Ortopedistas peditricos vm manifestando preocupao quanto ao aumento nos Estados Unidos. Fraturas de stress so aquelas que os ossos se quebram expontaneamente, pelo simple

A Dra. Phyllis Mullenix, ex-chefe de toxicologia do Forsyth Dental Center em Boston, realizou pesquisas flor poderia possuir um efeito muito txico para o sistema nervoso central e interferir na funo do crebr estudo, intitulado "Neurotoxicidade do Fluoreto de Sdio em Ratos, foi publicado em uma revista cientfic 177). Espantada com a incrvel escassez de estudos cientficos sobre esse assunto, a pesquisadora solicitou of Health) no sentido de dar continuidade s suas pesquisas.

Qual foi a surpresa dela, quando seu pedido foi recusado, sob a alegao de que "o flor no possui efeitos

Os documentos desarquivados do Projeto Manhattan mostram o contrrio. L-se, em um memorando carim 1944: "Evidncias clnicas sugerem que o hexafluoreto de urnio pode ter um efeito marcante no sistema n de tais efeitos seja o componente F [smbolo do flor]". O memorando foi escrito por um capito do corpo Coronel Stafford Warren.

L-se, tambm, no memorando, um pedido para que seja aprovada uma certa proposta, em anexo, para pes feita pelo chefe dos estudos de toxicologia do flor da universidade de Rochester, Dr. Harold C. Hodge. A portanto deve estar sendo mantida em sigilo at hoje. Diz o memorando, referindo-se a ela: "Sendo essenci necessrio conhecer, de antemo, os possveis efeitos mentais aps a exposio (...) Isso se aplica no apen que um operrio com sintomas de confuso mental venha a causar danos a outros, graas ao cumprimento

No mesmo dia, a proposta foi aprovada. O ano era 1944. A 2a. Guerra Mundial estava no auge e os esforo fossem aprovadas, naquele momento, pesquisas sobre os efeitos do flor no sistema nervoso, o que quer qu convincente. Porm, apenas o memorando, e no a proposta, se tornou pblico.

Interessante observar que a Dra. Mullenix teve sua proposta de pesquisa recusada em 1995 por um rgo g assim alegou a ausncia de efeitos do flor no sistema nervoso central.

Meio sculo aps o memorando, a Dra. Mullenix foi apresentada a um cientista que serviria de consultor p Hodge. Declara a Dra. Mullenix em sua entrevista aos jornalistas Joel Griffiths e Cris Bryson: "Embora de realizada por ele mesmo para o Projeto Manhattan".

Em 1944, uma emisso particularmente severa de vapores de flor ocorreu prximo a uma indstria qumi toneladas da substncia para o projeto Manhattan, na cidade de Deepwater, em Nova Jersey. As fazendas d produtos, comearam a ter srios problemas: seus pssegos e tomates queimaram. Seus frangos morreram enrijecidos. Suas vacas no tinham foras sequer para se levantar.

Um memorando datado de 27 de agosto de 1945, assinado pelo chefe do Projeto Manhattan, o general Lesl no Pentgono, trata sobre a investigao de danos s plantaes em uma cidade de Nova Jersey, e diz: "Me de Agricultura [equivalente ao nosso Ministrio da Agricultura] concordou em cooperar na investigao de

emitidos por uma fbrica que opera em conexo com o Projeto Manhattan".

Aps o fim da guerra, o Dr. Harold Hodge, chefe das pesquisas de toxicologia do flor do Projeto Manhatt conhecimento pblico na metade da dcada de 1990), datado de 1o. de maro de 1946, para seu superior, o associados questo da contaminao da atmosfera pelo flor, em uma certa regio de Nova Jersey". "Pare entre si: 1. A questo dos danos safra de pssegos de 1944; 2. Um relato de concentraes extraordinaria Um relato de altas concentraes de flor no sangue de seres humanos residentes dessa regio; 4. Um relat regio."

Os fazendeiros de Nova Jersey, por sua vez, comearam a processar a DuPont e o Projeto Manhattan, aps pelo flor. Estes so, documentadamente, os primeiros processos contra o programa nuclear dos Estados U

Embora aparentemente triviais, estes processos causaram grande preocupao na esfera governamental - p permaneceram secretos at os anos 1990: uma srie de reunies secretas aconteceram em Washington entr cientistas, representantes do Departamento de Guerra dos Estados Unidos, do Projeto Manhattan, do FDA alimentos e remdios), dos ministrios da Agricultura e da Justia, do Servio de Guerras Qumicas, do Ar memorandos dessas reuniess, revelam uma mobilizao ampla e secreta de toda uma fora governamenta de Nova Jersey.

Em um memorando datado de 2 de maio de 1946, l-se que as agncias governamentais "esto realizando i ser utilizados para proteger os interesses do governo no julgamento dos processos gerados pelos proprietr

No tocante aos mesmos processos, o general Leslie R. Groves escreveu um memorando datado de 28 de m Senado dos Estados Unidos, declarando que "o Ministrio da Justia est cooperando na defesa desses proc

Qual a causa de tamanho rebulio sobre alguns poucos processos abertos por meia dzia de fazendeiros de

Em 1946, os Estados Unidos iniciaram a produo em larga escala de bombas atmicas, e os processos env estratgia. De acordo com o livro Day of Trinity, sobre a histria do Projeto Manhattan, escrito por Lansin pairava como uma assombrao sobre o exrcito". Em outras palavras, se os fazendeiros ganhassem, o cam poderiam acabar por impedir a utilizao do flor pelo programa de energia nuclear. Alm das enormes ind Nesse aspecto, de acordo com um memorando de 1o. de maro de 1946, a DuPont encontrava-se particular incidente de Nova Jersey: temendo um embargo do FDA (Food and Drug Administration, rgo regulador daquela regio devido ao "alto contedo de flor", a DuPont enviou seu advogado aos escritrios do FDA

De acordo com um memorando datado do dia seguinte (2 de maro), o advogado da DuPont argumentou q parte do FDA (...) poderia acarretar srios efeitos sobre a DuPont e criar uma situao ruim de relaes pb Manhattan, abordou o chefe da diviso de alimentos do FDA e comunicou o "substancial interesse que o g resultado de uma possvel ao por parte do FDA".

No houve embargo. Ao invs disso, de acordo com um memorando de 27 de agosto de 1946 assinado pel com o flor na regio de Nova Jersey, no pelo Departamento de Agricultura, mas pelo Servio de Guerra Warfare Service), pois "o trabalho realizado pelo CWS traria provas de maior peso, caso (...) processos fos

No entanto, o problema de relaes pblicas permanecia, pelo menos com relao aos fazendeiros e cidad

O portador da soluo mais ampla para esse problema foi o toxicologista-chefe do Projeto Manhattan, Dr. mdico, Coronel Stafford Warren, datado de 1o. de maio de 1946, ele escreve: "Haveria alguma utilidade e moradores de Salem e Gloucester, atravs de palestras sobre a toxicologia do flor, e quem sabe a utilidade

Tais palestras de fato ocorreram, no apenas em Nova Jersey, mas em todos os Estados Unidos, durante to processos foram bloqueados pela recusa do governo em revelar a informao-chave, de quanto flor teria s Guerra.

De acordo com um memorando datado de 24 de setembro de 1945 e escrito pelo Major C. A. Taney Jr., do segurana militar dos Estados Unidos". Os fazendeiros acabaram concordando em fazer acordos financeiro

Um memorando de 2 de maio de 1946, do General Leslie R. Groves, diz: "Devido s queixas de danos cau humanos e animais na regio de Nova Jersey, (...) a Universidade de Rochester est conduzindo experimen "comprovaes" alegando a segurana do flor em baixas doses, saram dos experimentos realizados pela U

O envolvimento de universidades particulares em pesquisas de larga escala patrocinadas pelo governo fede poca, o New York College abrigou uma diviso do Projeto Manhattan, que estudou os efeitos de "materia utilizados na fabricao da bomba atmica. Essas pesquisas continuaram no ps-Guerra, sob os auspcios d Manhattan. De acordo com o livro The Cold War and the University, de Noam Chomsky, entre o final da d verbas federais para pesquisas em universidades partiram ou do Departamento de Defesa, ou da Comisso

A Faculdade de Medicina da Universidade de Rochester passou, durante essa poca, a ser freqentada por parte do corpo docente o Dr. Stafford Warren, principal oficial mdico do Projeto Manhattan, e o Dr. Haro do programa da bomba atmica.

Os estudos secretos do flor realizados pela Universidade de Rochester, que receberam o nome-cdigo de o incio dos anos 1950. Esses experimentos foram conduzidos no mesmo local (Strong Memorial Hospital) radiao em seres humanos de toda a Guerra Fria. Naquele insuspeito hospital, pacientes receberam, sem s revelao desses experimentos em uma srie de matrias publicadas em um minsculo jornal do Colorado Welsome o Prmio Pulitzer em 1994, alm de uma indenizao multimilionria s famlias das vtimas.

O objetivo do Programa F no era a sade dos dentes das crianas, mas sim fornecer munio cientfica pa programa nuclear, em casos de processos relacionados ao flor. Tal objetivo encontra-se explcito em um r litgios gerados pelos alegados danos a plantaes de frutas h vrios anos, deixou uma srie de problemas relatados em seres humanos, moradores da mesma regio, nosso principal esforo tem sido de descrever a efeitos txicos". O problema que as pesquisas estavam sendo realizadas por uma parte envolvida: os acus

Infelizmente, muitos dos estudos comprovando a segurana do flor resultaram de pesquisas realizadas po prprio diretor do Programa F era ningum menos que o Dr. Harold C. Hodge, aquele mesmo que havia le toxicidade do flor na regio de Nova Jersey.

A Universidade de Rochester emergiu, no perodo ps-Guerra, como a instituio acadmica lder na pesqu as cries. O Dr. Harold C. Hodge tornou-se, ao mesmo tempo, um dos principais proponentes da fluoreta

Da mesma forma que o programa da bomba atmica requereu experincias com plutnio em seres humano substncia gua potvel forneceria justamente uma oportunidade neste sentido.

Os cientistas do programa nuclear exerceram um papel fundamental no primeiro experimento de fluoreta York. O assim chamado Projeto-Demonstrao de Newburgh considerado o estudo mais abrangente sobr provas originais da segurana da utilizao de baixas doses da substncia, para os ossos, assim como sua e 1943, com a nomeao de um Comit Especial da Secretaria da Sade do Estado de Nova York, cuja miss gua potvel daquela cidade. Detalhe: o chefe do comit era ele - de novo - o Dr. Harold C. Hodge. Entre o

Henry L. Barnett, da diviso mdica do Projeto Manhattan, e John W. Fertig, que em 1944 pertenceu ao O 1940 e precursor do Projeto Manhattan. As ligaes destes indivduos com as foras armadas foram mantid o Dr. Henry L. Barnett, "pediatra". Por fim, o Comit - como seria de se esperar - recomendou que a gua d de estudos mdicos que seriam realizados, e forneceu a "orientao de peritos no assunto" durante toda a d

O chefe do Projeto-Demonstrao de Newburgh era o Dr. David B. Ast, dentista-chefe da Secretaria de Sa deixaram de ser secretos aps 50 anos, o Dr. Ast participou de uma conferncia secreta do Projeto Manhatt lado a lado com o Dr. Harold C. Hodge nas investigaes do incidente de Nova Jersey.

A questo principal a ser respondida pelo Projeto-Demonstrao de Newburgh era: "Existem quaisquer efe no os dentes, advindos da exposio continuada e a longo prazo ao flor em baixas concentraes?" Essa programa de energia nuclear, uma vez que a fabricao da bomba atmica requeria uma exposio longa e comunidades prximas a locais de emisso de flor, durante toda a Guerra Fria.

Em maio de 1945 a gua de Newburgh foi fluoretada, e durante os 10 anos seguintes, seus habitantes foram York, e tambm - secretamente - pelo Programa F. Os estudos enfocavam a quantidade de flor retida no s coletadas pelo Dr. David B. Overton, e enviados pela equipe do Programa F Universidade de Rochester.

O relatrio final do Projeto-Demonstrao de Newburgh foi publicado em maro do ano de 1956, no Journ HC: Fluoride metabolism: its significance in water fluoridation, em Newburgh-Kingston caries-fluorine stu flor seguro populao. A comprovao biolgica, "baseada nos trabalhos realizados (...) na Universida

Teriam os estudos de Newburgh, assim como outros estudos de larga escala que se sucederam, com a parti todo o perodo da Guerra Fria, suprimido resultados de efeitos adversos sade?

Todos os estudos patrocinados pela Comisso de Energia Atmica tiveram de receber verses liberadas do civis. Onde se encontram as verses originais sigilosas?

Os anais de uma das mais secretas conferncias cientficas do perodo da 2a Grande Guerra, sobre o "meta Arquivos Nacionais dos Estados Unidos. Alguns dos participantes desta conferncia, datada de janeiro de 1 fluoretao da gua e da segurana do uso do flor: Harold C. Hodge, David B. Ast, e o dentista Trendley

Encontra-se indisponvel, tambm, um relatrio sobre fluoretao do Projeto Manhattan, datado de 25 de ju consecutivos a este tambm se encontram ausentes, de acordo com a pesquisa dos jornalistas Joel Griffiths programa da bomba atmica dos Estados Unidos. Sete pginas foram suprimidas de um livro de anotaes do programa nuclear, em Rochester, denominado

Os jornalistas acima descobriram a verso original, sigilosa, de um artigo que fora publicado em agosto de comparao dessa verso com a verso publicada indicou que a Comisso de Energia Atmica dos Estados causados pelo fluor, de um modo que seria cmico se no fosse trgico. O estudo era sobre a sade geral e programa da bomba atmica, e a concluso da verso publicada foi que tais indivduos apresentaram meno perdido os dentes. Menos dentes, menos cries! A verso sigilosa diz que os trabalhadores tinham de utiliz tinham as unhas de seus ps desintegradas pelo vapor do flor. A verso publicada no menciona tal fato. A semelhante sobre os dentes, contribuindo para que esses trabalhadores se tornassem desdentados. A verso encontravam excepcionalmente saudveis, a julgar pelo ponto de vista mdico e dentrio". Nenhum estudo sobre efeitos colaterais foi realizado pela AMA

Vinte longos anos do inicio da fluoretao das guas potveis americanas, a Associao Mdica American se havia possveis efeitos colaterais do Flor no ser humano. E mesmo assim o programa da fluoretizao d Mais uma vez sob o pretexto de combater cries em dentes de crianas!!!

Carta resposta do Assistente Diretor do Departamento de Sade Ambiental da AMA, Joseph E. Flanagan J

FLUOR: REMDIO OU VENENO? Parte um

O fluor um gs amarelo, venenoso e altamente corrosivo. utilizado industrialmente para matar micrbios, mas tambm mata nossas clulas. O fluor altamente reativo, por isso nunca se encontra puro na natureza, mas sempre combinado com outros elementos. Ele to reativo que pode corroer at o vidro, ao, ferro e alumnio. Juntamente com o mercrio, o fluorencontra-se na lista das substncias mais venenosas do planeta.

O fluor, quando combinado a certos elementos qumicos, utilizado em vrias reas da atividade humana. O cido fluordrico (fluor e hidrognio em gua) utilizado na indstria. J o fluoreto de sdio encontra-se, em alta concentrao, em venenos de rato e pesticidas; ao passo que em concentrao mais baixa, ele adicionado sua pasta de dente. Outro composto de fluor, denominado hexafluorosilicato de sdio adicionado nossa gua potvel. Os especialistas afirmam, categoricamente, que a substncia no apenas segura, mas tambm previne cries e melhora a sade dos dentes. Por isso, a sua adio gua se tornou compulsria no Brasil! Os especialistas mencionam estudos comparando os ndices de cries em reas fluoretadas versus nofluoretadas, e que alegam demonstrar redues dramticas nas cries em crianas, com diferenas de at 60%. Se isso fosse verdadeiro e se o fluor fosse, de fato, um composto seguro, estaramos diante de uma substncia milagrosa. Mas ainda assim, no se justificaria acrescent-la compulsoriamente gua que bebemos. Ns estamos todos sendo medicados, sem o menor direito de opo. E como veremos a seguir, os indcios de que o fluorna gua realmente diminui as cries no so to confiveis. Alm disso, diversos estudos demonstram, convincentemente, que a incidncia de cries mais alta em regies fluoretadas. No incio do sculo 20, constatou-se, nos Estados Unidos, que crianas que habitavam certas regies possuam ndices mais elevados de problema de manchas no esmalte dos dentes, que mais tarde

passou a se chamar fluorose dentria. Estudos posteriores revelaram que a fluorose dentria era causada por altas concentraes de fluorque ocorriam naturalmente em alguns sistemas hdricos. Tais descobertas fizeram com que, em 1930, a Sociedade Odontolgica Americana (American Dental Society) e o Departamento de Sade Pblica dos Estados Unidos, na pessoa do epidemiologista e dentista responsvel, Dr. Trendley Dean, agissem em conjunto no sentido de retirar o fluordaquelas guas. Naquela mesma dcada, um outro personagem, o qumico Gerald Cox, que trabalhava no Instituto Mellon (a famlia Mellon era proprietria da Aluminum Company of America, ALCOA), empunhou a bandeira de que uma pequena dose de fluorpoderia no apenas evitar a fluorose dentria, mas tambm as cries. Ele fez essas afirmaes sem o embasamento de nenhum estudo srio - nem sequer em animais - e sugeriu que o suplemento de fluorpoderia ser seguro e eficaz. Coincidentemente, um dos maiores dejetos da indstria de alumnio o fluor. Devido sua caracterstica extremamente corrosiva e txica, a destinao do fluorera, na poca, uma atividade perigosa e controversa, que custava milhes de dlares. Coincidentemente - mais uma vez - o fundador da ALCOA, Andrew Mellon, era tambm o Secretrio do Tesouro dos Estados Unidos (equivalente a algo como ministro da fazenda no Brasil) no incio da dcada de 1930. E na poca, o Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos era controlado pela Secretaria do Tesouro.

Na segunda metade da mesma dcada de 1930, o Dr. Trendley Dean, aquele que retirou o fluordas guas contaminadas, acabou apoiando a adio de uma parte por milho de fluor gua, como sendo um mtodo eficaz de reduo de cries. Em 18 de setembro de 1943, a Associao Mdica Americana (American Medical Association) advertiu que o fluorera um veneno poderoso, e que seu acmulo na natureza poderia gerar conseqncias txicas, caso a gua viesse a ser fluoretada. Em 1o. de outubro de 1944, o Journal of the American Dental Association tambm advertiu que "os potenciais danos pesavam mais que os potenciais benefcios". Naquele mesmo artigo, a Associao Odontolgica Americana reconheceu que at mesmo concentraes de 1,2 a 3 ppm de fluorna gua potvel, poderiam estar associadas a "distrbios do desenvolvimento dos ossos, como osteoesclerose, espondilose e osteoporose". Apesar de todas essas advertncias, o Dr. Gerald Cox convenceu um dentista do estado de Wisconsin, Dr. J. J. Frisch, a promover ativamente a fluoretao da gua potvel, chegando a escrever um livro intitulado "A Luta Pela Fluoretao". Segundo os historiadores, o dentista levou a bandeira adiante com um fanatismo religioso, transformando a questo em uma cruzada poltica. Segundo os registros das Audincias do Comit Norte-Americano de Comrcio Interestadual e Estrangeiro ocorridas entre 25 e 27 de maio de 1954, a ALCOA contratou, em 1944, um grande advogado, Oscar Ewing, por um mega-salrio anual de 750 mil dlares, apesar da empresa no estar enfrentando, poca, grandes processos judiciais. Em 1947, por

mais uma dessas coincidncias, o advogado deixou empresa para aceitar o cargo de Administrador da Agncia Federal de Segurana Norte-Americana. Uma das subsidirias dessa agncia era o Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos, que na dcada de 1930 se encontrara sob o controle direto de Andrew Mellon da ALCOA. O advogado fez grande alarde sobre sua sada altrusta de um emprego to bem pago, para servir o povo em um cargo pblico. E lanou, ao mesmo tempo, uma campanha nacional vigorosa no sentido de promover a fluoretao de todo o fornecimento de gua dos Estados Unidos. A campanha de fluoretao era um desafio gigantesco, de modo que Oscar Ewing contratou o maior mestre em relaes pblicas dos Estados Unidos: Edward L. Bernays. Ele conhecido, at hoje, como o "Pai das Relaes Pblicas". Viveu 104 anos, de 1891 a 1995. Austraco de nascimento, ele era, entre outras coisas, sobrinho de Sigmund Freud, o pai da psicanlise. No seu mais importante livro, intitulado "Propaganda", Bernays afirma: "A manipulao consciente e inteligente da opinio e dos hbitos das massas um elemento importante na sociedade democrtica. Seus manipuladores constituem um governo invisvel dono do verdadeiro poder de comando sobre o pas. Ns somos governados, nossas mentes so moldadas, nossos gostos so formados, nossas idias so sugeridas, na maioria das vezes, por pessoas que nunca ouvimos falar. (...) Em quase todos os momentos da nossa vida, quer na poltica, quer nos negcios, quer no nosso comportamento social ou pensamento tico, ns somos dominados pelo nmero relativamente pequeno de pessoas (...) que compreendem os processos mentais e padres sociais das massas. So essas pessoas quem manipulam os botes que

controlam a mente pblica." Alm de seu trabalho na campanha da fluoretao para o Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos, ele trabalhou para um presidente dos Estados Unidos, para a Procter & Gamble, a CBS, a General Electric e a Companhia Americana de Tabaco, entre outros. A rota que ele visualizou para o sucesso da campanha de fluoretao envolvia, necessariamente, a aprovao da rea mdica e odontolgica. Uma vez conquistada tal aprovao, a opinio pblica se tornaria favorvel. Utilizando todo o seu poder e influncia, a equipe de fluoretao do Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos convenceu a prefeitura da cidade de Grand Rapids, em Michigan, a permitir que se fluoretasse o seu suprimento de gua. Uma outra cidade, chamada Muskegon, no fluoretada, serviria de controle para comparar o experimento. O projeto teve incio s 4 horas da tarde do dia 25 de janeiro de 1945 (apenas 3 meses aps a publicao das advertncias no Journal of the American Dental Association) e assim, Grand Rapids seria a primeira cidade da histria a adicionar fluor gua potvel. importante observar que o projeto foi levado a cabo na ausncia de quaisquer estudos publicados sobre a segurana em se adicionar fluorao suprimento hdrico daquela cidade. Os seus habitantes se tornaram cobaias involuntrias. Os opositores da fluoretao foram rapidamente rotulados pelos mestres em relaes pblicas como sendo radicais, extremistas e paranicos. De repente, a American Dental Association e o Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos comearam a apoiar a fluoretao indiscriminada, at mesmo antes de um nico estudo do experimento de Michigan haver sido completado, demonstrando a segurana do

procedimento ou a reduo da incidncia de cries. Certamente que havia uma tima razo para no se esperar pelos resultados finais: os resultados iniciais j demonstravam claramente que a incidncia de cries de Muskegon (no fluoretada) caira tanto quanto a de Grand Rapids (fluoretada). Alis, as estatsticas mundiais demonstram que as cries j estavam diminuindo em todos os pases industrializados, muito antes da fluoretao, devido s melhores condies de nutrio e higiene. As contradies acima foram reconhecidas e documentadas em 1952 por um Deputado Federal do estado de Nebraska, Arthur Lewis Miller, que tambm era presidente do Comit Especial de Substncias Qumicas nos Alimentos. Ele registrou a estranheza pelo amplo apoio da alta hierarquia do Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos fluoretao, apenas 3 meses aps a publicao de advertncias recomendando extrema cautela. Ele tambm comentou a posio extremamente conveniente de Oscar Ewing como Administrador da Segurana Federal e advogado da ALCOA, empresa ansiosa por se livrar do lixo txico que o fluor. No livro que escreveu sobre esse assunto (Fluoride: The Aging Factor), o Dr. John Yiamouyannis (Ph.D. em bioqumica, membro da International Society of Fluoride Research, ex-membro do corpo editorial da revista Fluoride e descobridor da relao entre fluore cncer) conta que os dentistas dissidentes recebiam censuras ou at chegavam a perder o seu registro pela Associao Americana de Odontologia. Conta tambm que os cientistas da rea eram controlados pelas verbas de pesquisa do Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos, e todos aqueles que criticavam a fluoretao viam suas verbas secarem. Essa ttica,

por sinal muito eficiente, ainda utilizada em muitas outras reas da cincia totalmente politizada dos dias de hoje. Na dcada de 1960, o Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos contratou um especialista em fluoretao chamado John Small, cujo trabalho era cortar pela raz toda e qualquer crtica com relao fluoretao, nem que para isso precisasse perturbar a vida, intimidar e at destruir a carreira profissional de qualquer um que falasse publicamente sobre os perigos da fluoretao. O prprio Dr. John Yamouyannis, poca editor do maior servio mundial de informaes qumicas, o Chemical Abstracts Service, conta em seu livro que, aps escrever revises cientficas contendo crticas fluoretao, o Dr. John Small entrou em contato com o seu superior, que por sua vez o advertiu que estaria ameaada uma verba federal de 1 milho e cem mil dlares, caso ele no cessasse suas crticas fluoretao. Aps diversas advertncias, e no tendo diminudo a divulgao da verdade sobre os perigos da fluoretao, o Dr. Yamouyannis foi forado a pedir demisso. Em 1978, seus testemunhos perante os tribunais do estado da Pensilvnia convenceram o juiz a proibir a fluoretao de todo o suprimento de gua da regio. Imediatamente em seguida, em 1979, a Associao Americana de Odontologia publicou um artigo, conhecido como "White Paper on Fluoridation", uma espcie de bblia que estabeleceu os parmetros sobre como lidar com inimigos da fluoretao dali por diante. Os opositores seriam oficialmente rotulados como no qualificados para opinar sobre o assunto. Diz o artigo: "Os dentistas, individualmente, devem se convencer de que no precisam estar a par dos

relatos cientficos sobre fluoretao, para que se tornem participantes ativos da mesma; sendo que a no-participao configura flagrante negligncia". Em outras palavras, feche os olhos para o que diz a cincia e faa como ns mandamos. O artigo sugere aos dentistas que convenam seus pacientes que atuam na poltica, durante as consultas, a respeito das virtudes e eficcia da fluoretao. E sugere que a Agncia de Proteo Ambiental, o Centro de Controle de Doenas, os Centros Nacionais de Estatsticas de Sade, o Instituto Nacional de Pesquisas Odontolgicas e as sociedades odontolgicas estaduais americanas trabalhem em conjunto na implementao da fluoretao. O mesmo artigo contm at uma sugesto de como traar o perfil de comportamento dos opositores, de modo a lidar melhor com eles. Os debates pblicos sobre a segurana da fluoretao deveriam ficar a cargo do Servio de Sade Pblica dos Estados Unidos e dos departamentos de sade dos estados, os quais assegurariam ao pblico que no existem estudos indicando problemas com a adio de pequenas quantidades de fluor gua. Obviamente, isso no verdade. Desde a dcada de 1960, h estudos cientficos mostrando que a substncia pode ser txica at mesmo dentro das baixas concentraes propostas. Em 1974, a Agncia de Proteo Ambiental dos Estados Unidos estipulou a concentrao mxima permissvel de fluor como sendo de 1,4 ppm para regies de clima mais quente e 2,4 ppm para regies mais frias. A razo da disparidade se deve ao acmulo da substncia txica, a qual permanece no organismo por muito tempo aps a ingesto. No caso do fluor, a preocupao com acmulos nos ossos.

Pessoas que moram em regies mais quentes bebem mais gua e, portanto, ingerem e armazenam quantidades maiores de fluor, em comparao aos habitantes de regies mais frias. A Associao Odontolgica Americana (American Dental Association) no se conformou com o fato da Agncia de Proteo Ambiental considerar como sendo quase txicos os nveis de fluor adicionados gua potvel, e pediu a ela que elevasse os critrios de concentrao txica para 8 ppm, a fim de diminuir eventuais temores com relao ao programa de fluoretao. Em resposta, a Agncia de Proteo Ambiental instaurou uma comisso de inqurito, convidando representantes da Associao Odontolgica para depor. Durante as audincias, foi exibida a foto de uma criana com os dentes horrivelmente quebrados e repletos de eroses causadas pela fluorose, aps exposio a 4 ppm de fluorproveniente de uma fonte natural. A representante da Associao Odontolgica, Dra. Lisa Watson, em seu depoimento, declarou que tal caso no se tratava de um problema de sade significativo, mas apenas de um problema meramente cosmtico. O inqurito colheu, tambm, um relatrio do governo americano afirmando que a fluorose dentria jamais ocorria com nveis de fluor abaixo de 2 ppm - o que no verdade. Ao final do inqurito, a Agncia de Proteo ambiental no se convenceu e recusou-se, por 10 votos a 2, a elevar os limites txicos para 8 ppm, mantendo os limites em 1,4 a 2,4. Porm, mais tarde, graas a influncias da indstria e do governo, e sem o conhecimento nem o consentimento da comisso de inqurito, acabou-se por elevar o limite de toxicidade para 4 ppm.

Na segunda parte deste artigo, voc conhecer outro aspecto surpreendente da histria da fluoretao - a conexo do fluor com o programa nuclear dos Estados Unidos. Um aspecto que ilustra muito bem a maneira pela qual interesses industriais e governamentais podem manipular a verdade. Uma verdade que somente emergiu no ano de 1997, aps ter sido mantida em sigilo absoluto por 50 anos. Conforme explicado na primeira parte, iniciou-se, cerca de 60 anos atrs, um grande movimento, por parte das autoridades americanas, no sentido de se adicionar o fluor gua potvel de toda a populao. O Brasil acabou aderindo a esse movimento. Hoje, a adio do fluor gua obrigatria. No entanto, uma srie de documentos que foram mantidos em sigilo por mais de 50 anos pelo governo dos Estados Unidos, sob a alegao de "segurana nacional", foram liberados, descobertos e levados ao conhecimento publico em 1998 pelos jornalistas norte-americanos Joel Griffiths (especializado em assuntos mdicos, radicado em Nova York, autor de trabalhos sobre os primeiros experimentos com radiao em seres humanos) e Chris Brighton (detentor de mestrado em jornalismo e reprter independente para uma srie de emissoras, como o canal publico de televiso de Nova York, a ABC-TV e a rdio BBC). Como veremos abaixo, tais documentos trazem um novo enfoque s origens das medidas at hoje controversas, no sentido de fluoretar compulsoriamente a gua da populao. Ao mesmo tempo, revelam a conexo entre a fluoretao e o incio da era nuclear. As alegaes de que a fluoretao segura e, principalmente, a obrigatoriedade da mesma, precisam ser revistas em

funo de documentos do Projeto Manhattan programa militar ultra-secreto dos Estados Unidos, da poca da 2a Guerra Mundial, e que resultou na fabricao da primeira bomba atmica. Segundo essa documentao, cientistas envolvidos no programa nuclear dirigiram e moldaram, secretamente, os primeiros experimentos de fluoretao. De acordo com tais documentos, o fluor era um componente-chave para a produo da Bomba. Quantidades imensas da substncia, da ordem de milhes de toneladas, eram e continuaram sendo necessrias para a fabricao de urnio e plutnio, durante todo o perodo da guerra fria. O fluor, substncia entre as mais txicas conhecidas pelo homem, acabou despontando, na poca, como sendo a principal ameaa saude em consequncia do programa da bomba atmica, tanto para as pessoas envolvidas em sua fabricao, quanto para as populaes vizinhas. Coincidentemente, os documentos revelam que a maioria das "provas" de que o fluor seria seguro em baixas doses, foi gerada por cientistas envolvidos no Projeto Manhattan, e que receberam, secretamente, ordens para providenciar "evidncias teis em caso de litgio" da populao contra empresas emissoras de fluor na atmosfera. Por incrvel que parea, segundo tais documentos, os primeiros processos judiciais contra o programa nuclear americano no foram por causa da radiao, mas sim do fluor! Era preciso que se realizassem estudos em seres humanos. Os pesquisadores do programa nuclear lideraram a implementao do mais extenso de todos os estudos sobre os efeitos da fluoretao da gua potvel, na cidade de Newburgh, estado de Nova

York, entre 1945 e 1955. Em uma operao ultrasecreta que recebeu o codinome "Programa F", eles analizaram, secretamente, o sangue dos habitantes, com a cooperao da Secretaria Estadual da Saude de Nova York. A verso original (e que foi mantida sigilosa por 50 anos) de um estudo realizado por esses cientistas e publicado na edio de agosto de 1948 do Journal of the American Dental Association (vol. 37, no. 2, pgs. 131-140), revela que a divulgao dos efeitos adversos do fluor foi censurados pela Comisso de Energia Atmica dos Estados Unidos por razes de "segurana nacional". Os estudos da segurana do fluor foram conduzidos na Faculdade de Medicina da Universidade de Rochester - a mesma onde ocorreu um dos mais notrios experimentos de radiao do perodo da Guerra Fria, no qual pacientes receberam, sem seu conhecimento, injees de plutnio radioativo - com os mesmos padres ticos, em que prevalecia a "segurana nacional". O conflito de interesses do governo dos Estados Unidos, bem como a sua motivao no sentido de comprovar a segurana do fluor em meio ao furioso debate sobre o assunto, iniciado na dcada de 1950, somente veio tona h pouco tempo. O conteudo dos documentos, liberados do sigilo, comea a se tornar conhecido por profissionais de saude, pela mdia e pela populao mundial, gerando grandes duvidas a respeit

You might also like