You are on page 1of 3

Sistema Esqueltico: Conceitue osso e cartilagem. Cite 3 funes do sistema esqueltico. Como se divide o esqueleto?

O que encontramos em cada parte? Defina osso pneumtico. D um e emplo. Defina osso plano. D um e emplo. Defina osso curto. D um e emplo. Defina osso longo. D um e emplo. O que s!o ossos sesam"ides? # plique a estrutura dos ossos longos. Cite $ salincias "sseas articulares e $ depresses "sseas n!o articulares. Conceitue peri"steo e end"steo. Cite os ossos pares do cr%nio e &mpares da face. Cite os ossos &mpares do cr%nio e pares da face. Cite trs acidentes "sseos de cada um dos seguintes ossos: occipital' temporal' mand&(ula e esfen"ide. Cite um forame de cada um dos seguintes ossos: temporal' occipital' etm"ide e esfen"ide. Cite trs ossos que se articulam com: a ma ila' o frontal' o )igomtico e o esfen"ide. Cite 3 estruturas encontradas na face medial da mand&(ula. Cite 3 estruturas encontradas no ramo da mand&(ula. Cite 3 forames do osso esfen"ide. Cite $ estruturas da parte petrosa do temporal. *ual o +nico osso m"vel da ca(ea? Cite os ossos que formam' respectivamente' o (regma e o lam(da. *ual sutura formada pela uni!o dos ossos perietais? Cite os ossos que formam a sutura coronal. Cite as $ forames de cada fossa craniana. Cite os ossos que formam a fossa craniana posterior. Cite os ossos que formam a fossa craniana mdia. Como o osso esterno su(dividido? Cite duas estruturas do man+(rio. Com quais ossos o esterno se articula? *uantos ossos encontramos no t"ra ,umano? # plique como classificamos as costelas. *ual o n+mero de costelas em cada parte? Cite as divises da coluna verte(ral e quantas vrte(ras encontramos em cada uma delas. *ual estrutura une o processo espin,oso ao processo transverso? *ual estrutura une o processo transverso ao corpo verte(ral? Como ocorre a articula!o entre as costelas e a coluna verte(ral? Cite 3 funes da coluna verte(ral. *uais as caracter&sticas gerais das vrte(ras? # plique como diferenciamos as vrte(ras por regi!o. Cite quais ossos se articulam com a primeira vrte(ra torcica -./0. Cite 1 acidentes "sseos do sacro. *uais ossos se articulam com o sacro? # plique a anatomia do disco interverte(ral. Cite 1 acidentes da escpula e com quais ossos se articula. Cite 3 acidentes do %ngulo lateral da escpula.

*ual estrutura divide a face posterior da escpula em duas fossas? # plique anatomicamente a clav&cula e cite com quais ossos ela se articula. # plique como colocar a clav&cula na posi!o anat2mica. Cite 3 acidentes "sseos da ep&fise pro imal do +mero. Cite 3 acidentes "sseos da ep&fise distal do +mero. Cite com quais ossos o +mero se articula. 4 qual osso pertence o olcrano? Cite com quais ossos esse osso se articula. Cite duas estruturas da ep&fise pro imal da ulna e do rdio. Cite 3 acidentes da ep&fise pro imal do osso medial do ante(rao. Cite os ossos da fileira distal do carpo. *uantos ossos temos nas m!os? # nos ps? *uantos ossos encontramos no mem(ro superior? # no inferior? # plique como colocar o osso il&aco na posi!o anat2mica. Como o il&aco su(dividido? Cite um acidente "sseo de cada uma de suas su(divises. Com quantos ossos o il&aco se articula? Cite5os. Cite 1 acidentes "sseos do osso do quadril. Cite 3 acidentes "sseos da face e terna do osso do quadril. Cite 3 acidentes "sseos da (orda posterior do osso do quadril. *ual o nome do grande forame do osso do quadril? *ual a regi!o do osso il&aco articula5se com a ca(ea do fmur? Cite com quais ossos o fmur se articula. Cite dois acidentes "sseos da ep&fise pro imal e dois da ep&fise distal do fmur. Cite as trs lin,as que se originam da lin,a spera. Cite 3 acidentes da ep&fise pro imal do osso medial da perna. # plique como colocar a f&(ula na posi!o anat2mica. Cite duas estruturas da ep&fise distal da f&(ula e da t&(ia. *ual osso do p se articula com a perna? Cite as articulaes do osso medial da perna e do osso lateral do ante(rao. Cite os ossos do tarso.

Sistema Muscular: Conceitue m+sculos. *ual a fun!o dos m+sculos? Defina m+sculos superficiais. Deferencie m+sculos longos' curtos e largos. Caracteri)e m+sculos estriados quanto 6 situa!o. Caracteri)e m+sculos estriados quanto 6 disposi!o da fi(ra. Cite e caracteri)e os tipos de m+sculos. *ual a diferena emtre ventre muscular e tend!o? O que aponeurose? # plique: contra!o concntrica e e cntrica. *ual a principal diferena' desses dois tipos de contraes' da isomtrica? Cite dois m+sculos do couro ca(eludo. Cite os 3 m+sculos do nari). Cite os 3 m+sculos da orel,a. Cite 1 m+sculos da (oca. Cite dois componentes do tecido con7untivo. Cite os m+sculos mastigat"rios. Cite $ m+sculos que reali)am oclus!o da mand&(ula. *ual dos m+sculos supra5,i"ideos se insere no processo mast"ide? Cite 3 m+sculos que elevam o osso ,i"ide. Cite os 3 m+sculos infra5,i"ideos. Cite 3 m+sculos que se inserem no osso temporal. *ual a fun!o completa do esternocleidomast"ideo? Cite 3 m+sculos que reali)am a e tens!o da coluna cervical. Cite trs m+sculos fle ores de pescoo. Cite 3 m+sculos que se inserem no osso occipital. Cite os m+sculos da regi!o %ntero5lateral do pescoo. Cite 3 m+sculos que inclinam lateralmente a coluna cervical. Cite os m+sculos da regi!o pr5verte(ral. Cite 1 m+sculo que elevam as costelas. Cite os m+sculos da regi!o %ntero5lateral do t"ra . Cite 3 m+sculos inspirat"rios. Cite 3 m+sculos e pirat"rios. Cite dois m+sculos que se inserem na primeira costela. Cite trs m+sculos que se inserem na clav&cula. *ual a origem e inser!o do m+sculo peitoral maior? *ual a fun!o do serrtil anterior? Cite 3 m+sculos que se inserem no processo corac"ide. Cite 3 m+sculos que aumentam a press!o intra5 a(dominal. Cite os m+sculos da regi!o antero5lateral do a(dome. Onde encontramos o m+sculo digstrico? Cite 3 m+sculos que se inserem na lin,a al(a. *uais m+sculos a(dominais tem inser!o na aponeurose a(dominal? *ual m+sculo a(dominal tem papel fundamental na esta(ili)a!o da coluna lom(ar? *ual a principal fun!o do iliopsoas? D sua origem e inser!o completa.

*ual nervo inerva o diafragma? *ual seu n&vel medular? Cite 3 estruturas que cru)am pelo diafragma. *ual a fun!o dos m+sculos trap)io e lat&ssimo do dorso? Cite dois m+sculos inervados pelo nervo acess"rio. Cite $ m+sculos que se inserem na (orda medial da escpula. Cite 3 m+sculos e tensores da coluna verte(ral. 8elacione as funes dos m+sculos esternocleidomast"ide e trap)io em rela!o ao agonismo e antagonismo dos mesmos. Cite os m+sculos do tri%ngulo su(occipital. Cite um agonista e um antagonista dos seguintes m+sculos: rom("ide e peitoral maior. Cite 9 m+sculos que se inserem na escpula. Cite 3 m+sculos que se inserem no processo corac"ide da escpula. Cite $ m+sculos adutores de escpula. Cite dois m+sculos inervados pelo nervo a ilar. Cite dos m+sculos do om(ro: $ a(dutores' $ adutores e $ rotadores laterais. Cite $ m+sculos elevadores e / depressor do om(ro. Cite os m+sculos do manguito rotador e d suas aes. Cite os m+sculos da regi!o anterior do (rao. Cite 3 m+sculos que se inserem no +mero. Cite dois m+sculos que se inserem no tu(rculo maior do +mero. Cite $ rotadores mediais do (rao. Cite os m+sculos que se inserem no tu(rculo maior do +mero. Cite dois m+sculos inervados pelo nervo musculocut%neo. Cite os m+sculos da regi!o anterior do (rao que fa)em fle !o de cotovelo. Cite 3 m+sculos que se inserem no epic2ndilo lateral e 3 que se inserem no epic2ndilo medial. Cite o principal e tensor do cotovelo. Cite o m+sculo do (rao que n!o apresenta nen,uma inser!o no +mero. Cite os m+sculos da regi!o lateral do ante(rao. Cite os 3 m+sculos profundos da regi!o posterior do ante(rao. Cite $ fle ores do cotovelo. Cite dois m+sculos supinadores e dois pronadores de ante(rao. Cite 3 fle ores de pun,o. Cite 3 e tensores de pun,o. Cite 3 m+sculos que se inserem nos ossos do carpo. Cite 3 fle ores e 3 e tensores do pun,o respectivamente. Cite $ m+sculos que reali)am adu!o e a(du!o da m!o. Cite 1 m+sculos inervados pelo nervo ulnar. Cite $ m+sculos que fa)em fle !o da m!o e dos dedos ao mesmo tempo. *uais m+sculos da regi!o anterior do ante(rao n!o s!o inervados pelo nervo mediano? Cite $ m+sculos que se inserem no osso pisiforme. Cite $ m+sculos que se inserem no osso ,amato. Cite os m+sculos da regi!o ,ipotenar.

Cite os m+sculos da regi!o tenar. Cite 3 m+sculos que se inserem na crista il&aca. Cite $ m+sculos que se inserem na espin,a il&aca %ntero5superior. Cite $ m+sculos que se inserem na tu(erosidade isquitica. Cite $ m+sculos que fa)em fle !o de quadril. Cite $ m+sculos que reali)am a(du!o de quadril. Cite $ m+sculos que reali)am rota!o medial de quadril. Cite o principal fle or do quadril. Cite 3 m+sculos inervados pelo nervo gl+teo superior. Cite 1 m+sculos rotadores laterais do quadril. Cite o principal e tensor do quadril. Cite trs e tensores de quadril. Cite $ m+sculos que se inserem no troc%nter maior do fmur. Cite 1 m+sculos que se inserem na difise do fmur. Cite 3 m+sculos inseridos no c2ndilo lateral do fmur. Cite 3 adutores da co a. Cite o principal e tensor do 7oel,o. Cite 3 fle ores do 7oel,o. *uais m+sculos formam o tr&ceps sural? Cite dois m+sculos inervados pelo nervo fi(ular profundo. Cite os m+sculos da regi!o anterior da perna. Cite os m+sculos profundos da regi!o posterior da perna. Cite 3 dorsi5fle ores e 3 planti5fle ores do torno)elo. Cite $ m+sculos resposnveis pelo movimento de invers!o do torno)elo. Cite os m+sculos da regi!o plantar lateral e medial do p. Sistema Articular: Como as articulaes podem ser divididas? # plique as articulaes fi(rosas do cr%nio. Cite $ e emplos de sindesmoses. O que s!o gonfoses? Diferencie sincondroses e s&nfises. Cite $ e emplos de cada. Como se classificam funcionalmente as articulaes sinoviais? Conceitue ligamentos e cpsula articular. *ual a fun!o essas duas estruturas tem em comum? O que mem(rana sinovial? *ual sua principal fun!o. *ual a diferena entre (ain,a e (olsa sinovial? Cite $ ligamentos da 4.: com suas respectivas inseres. *uais s!o os ligamentos presentes nas articulaes dos corpos verte(rais? *ual-is0 ligamento-s0 que limita-m0 a ,ipere tens!o da coluna verte(ral? # a ,iperfle !o? # plique suscintamente a anatomia do disco interverte(ral. Onde se insere o ligamento amarelo? *ual a rela!o entre os ligamentos nucal e supra5 espin,al?

Cite $ ligamentos occipito5a iais -C; 5 C$0. *uais ligamentos formam o ligamento cruciforme? Cite $ ligamentos das articulaes costoverte(rais e dois das costotransversais. Cite $ ligamentos das articulaes esternocostais. *uais suas inseres? # plique a anatomia do ligamento iliolom(ar. Cite os ligamentos da articula!o sacrococc&gea. *uais as 3 principais articulaes do om(ro? Cite dois ligamentos que se inserem no processo corac"ide. Cite dois ligamentos que se inserem no processo corac"ide. *ual a fun!o dos ligamento coracoacromial. Cite $ ligamentos da articula!o acromioclavicular e $ da articula!o esternoclavicular com suas respectivas locali)aes. Cite as su(divises do ligamento glenoumeral. *ual a import%ncia do l(io -la(rum0 glenoidal para a articula!o do om(ro? Cite os ligamentos da articula!o do cotovelo. Caracteri)e a articula!o do quadril. *uais ossos formamessa articula!o? Descreva os ligamentos isquiofemoral e iliofemoral. *ual a fun!o dos ligamentos cru)ados do 7oel,o? Cite suas funes. *ual a import%ncia dos meniscos para a articula!o do 7oel,o? # plique a anatomia do menisco. Cite os ligamentos da articula!o ti(io5fi(ular. Descreva o ligamento delt"ide. *ual sua fun!o principal? Cite os ligamentos que formam o ligamento colateral lateral. *uais os mais comumente lesados?

You might also like