You are on page 1of 5

Curso de Especializao em Extenso Universitria UFSJ. Disciplina: Docentes: etodolo!ias da Extenso Universitria.

. ic"el Jean# arie $"iollent e rcio Simeone %enri&ues.

Discente: Eduardo Freitas. 'roposta: (ic"amento.

)*$* +, 'aulo Silvio. Extenso universitria: - necessrio superar e&u.vocos, identi(icar exi!/ncias, de(inir prioridades e ampliar perspectivas para a Universidade. 0n: Anais do XI Encontro Nacional de Extenso e Ao Comunitria. Florian1polis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2332. [A extenso deve] maximizar a comunicao com a sociedade e otimizar a integrao da pesquisa com o ensino no trabalho de produo de conhecimento. 4)*$* +, 2332, p. 5356. Se no or assim! a universidade ser" qualquer coisa # sem identidade e sem re er$ncia #! perigosamente ao l%u de demandas! oportunismos e conveni$ncias circunstanciais. )*$* +, 2332, p. 77 5. Ideias centrais apresentadas no texto Primeiras consideraes: * pro(essor 'aulo Silvio )*$* + 42332, p. 856, da Universidade Federal de Santa Catarina, inicia suas coloca9es remetendo#se aos discursos de pr1#reitores, de diversas universidades do pa.s, e en(atiza neles a inteno de &ue se esta:elea re(lexo de alto n.vel, so:re o &ue tem sido (eito e o &ue se pode vir a (azer a respeito das atividades de extenso universitria. Ele prop9e, nesse .nterim, um en(o&ue cr.tico &ue avalie conceitos, e processos. 'ara )*$* + 42332, p. 8;6 seria imprescind.vel, neste .nterim, avaliar como a extenso vem sendo compreendida e empreendida, ao lon!o dos anos, em nossas universidades e pela populao atendida. $al avaliao "ist1rica visaria considerar pro:lemas &ue se repetem, realiza9es &ue se revelam pro(.cuas, camin"os a serem tril"ados, prticas a serem superadas.

Configurao da extenso uni ersitria no seu desen ol imento inicial:

Con(orme )*$* +, < em meados dos anos 57=3 o pro(essor 'aulo Freire denunciava si!ni(icados ocultos da expresso >extenso universitria? em nosso pa.s. Dizia ele &ue a palavra pressupun"a certa superioridade dos pro(essores e cientistas de nossas institui9es de ensino e pes&uisa so:re as comunidades, a respeito de demandas no desses pro(essores e cientistas, mas das comunidades. 'ara ele, tratava#se de >presuno? <ul!ar &ue o sa:er letrado deveria curvar#se, a:aixar#se, ir al-m de suas (un9es, estender#se, num &uase >!enerosamente?, @s camadas menos (avorecidas. Ao lu!ar do termo lar!amente empre!ado, ele propun"a, a(inal, &ue utilizssemos >comunicao?B num sentido de aprendiza!em mCtua, troca. De tal perspectiva, sur!em, se!undo )*$* + 42332, p. 8D6 al!umas &uest9es (undamentais: 456 a pes&uisa universitria no deve (ec"ar#se em prop1sitos deslocados da realidade concreta, assim como das necessidades coletivaB 426 a pes&uisa universitria no deve ter essa realidade e essas necessidades como meta, mas como ponto de partidaB 4;6 a pes&uisa universitria deve considerar interesses e especi(icidades latino#americanosB 4D6 o ensino universitrio deveria se estruturar no apenas visando a realidade social, mas partir de >aptid9es? e >condi9es? nela o:servveis.

!egundo momento: * con(erencista passa, ento, a a:ordar o processo atrav-s do &ual se desviou o (oco de ateno da noo de >prxis? para a de >ocupao dos espaos? 4)*$* +, 2332, p. 8E6. Ao primeiro caso, na&uele primeiro momento, pensava#se a extenso universitria como (undamental na medida em &ue trazia em si, e em :ene(.cio da (ormao dos estudantes universitrios, o dilo!o entre o a!ir e o pensar, &ue resultaria em um pensamento cr.tico a respeito das prticas, e de uma prtica repensada. Ao se!undo caso, &uer dizer, num momento em &ue se valora a ideia de >ocupao dos espaos?, a extenso passa a ser entendida, pela :urocracia estatal e pelos (uncionrios e pro(essores por ela empoados nas universidades, como uma (orma de exercer controle so:re a sociedade. Disso teria resultado, de acordo com )*$* + 42332, p. 8=6, notvel deteriorao do ol"ar cr.tico acerca da extenso, assim como o esvaziamento da importFncia social e pol.tica dos servios

prestados pela universidade a !rupos menos (avorecidos. "ases e transformaes da concepo de extenso e uni ersitria:

* con(erencista a:orda o contexto de expanso do sistema universitrio em nosso pa.s, ao lon!o da se!unda metade do s-culo GG, e passa a avaliar o lu!ar con(erido, ento, @s atividades de extenso, <unto @s de pes&uisa e ensino )*$* + 42332, p. 886. Ele volta, pois, a empre!ar as no9es de >depresso?, >desamparo?, >descaracterizao?, >en(ra&uecimento?, >crise?,

>deteriorao da concepo de seu papel?, >posio reativa? 4)*$* +, 2332, p. 8H e H56. E, se (ala em >pes&uisa alienada?, >ensino alienante?, atri:ui @ extenso, deste per.odo, os conceitos de >redeno? e >via de mo dupla? 4)*$* +, 2332, p. H36. Io &ue tudo indica, para o pro(essor, nessa con<untura, a atividade de extenso se desloca das atividades de pes&uisa e ensino, e, mesmo esvaziada de sentido social trans(ormador, !an"a /n(ase nos discursos pol.tico#ideol1!icos !overnamentais. Aum vi-s >c.nico?, a :urocracia estatal passou a propor a extenso como atividade &ue aproximaria universitrios 4pro(essores, (uncionrios e alunos6 das comunidades carentes: em :airros po:res nas cidades, em zonas rurais precrias, etc. $ratava#se, ao ver de )*$* + 42332, p. H36, de uma ima!em vazia, marJetin! deslocado de :ase concreta e(etiva, pois a relao era impositiva, e as decis9es partiam dos idealizadoresKautoridades dos pro!ramas de extenso. )*$* + 42332, p. H5#HD6 critica desta con<untura o (ato de a extenso se prestar a a9es: 456 >assistencialistas? e >paternalistas?B 426 >compensat1rias? e >promocionais 4;6 a descontinuidade das atividades de extenso.

#eferenciais para ela$orar um poss% el papel para a extenso uni ersitria:

Io ver de )*$* + 42332, p. H=6, ainda em sua a:orda!em da >extenso? e da "ist1ria das institui9es universitrias :rasileiras, prop9e &ue uma sa.da seria reposicionar o ol"ar acerca da (uno das universidades. 'ara ele, ao inv-s de (ocarmos as inalidadesKatividades &ue essas institui9es atendemKoperam 4a pes&uisa, o ensino e a extenso6, dever.amos (ocar os princ.pios &ie as movem 4produzir con"ecimento de alto n.vel, (azer esse con"ecimento circular, esta:elecer esse

con"ecimento em (uno de interesses pC:licos, e para o pC:lico al-m dos muros da Icademia6. Aote &ue tais princ&pios atendem sempre a &uest9es sociais amplas. Elas so a causa de a universidade existir, e no um desdo:ramento da universidade, e (undamentalmente por isso &ue a extenso !an"a lu!ar de desta&ue 4)*$* +, 2332, p. H86. Da. &ue ele re!istre duas cr.ticas (undamentais: *s crit-rios &uantitativos, os &uais as institui9es se arvoram em cumprir, e &ue so esta:elecidos de maneira centralizada, pelo Estado, no deveriam ser tomados como to importantes. Em !eral, os processos avaliativos t/m considerado nCmerosKindicadores do &uanto se pes&uisa e ensina nas universidades do )rasil, sem levar muito em conta o aspecto &ualitativo (undamental, &uer dizer, o &uanto eles atendem @ sociedade :rasileira 4)*$* +, 2332, p. HH6. Uma se!unda cr.tica de )*$* + diri!e#se ao a:ismo entre a realidade dos estudantes na universidade e a atuao pro(issional, ap1s (ormados. $ra:al"ando a extenso atrelada ao ensino, diz o con(erencista, !arantir.amos uma (ormao :astante mais interessante a nossos <ovens e adultos de n.vel superior, e (ornecer.amos ao mercado de tra:al"o pro(issionais no apenas mais inte!rados @s necessidades, mas tam:-m com uma viso cr.tica e realista acerca do &ue e como mudar 4)*$* +, 2332, p. H86.

&ma poss% el concepo ' e uma definio ' de extenso uni ersitria:

Aeste momento da con(er/ncia, o autor se prop9e, a(inal, a de(inir um conceito de >extenso? B a esta:elecer al!uns crit-rios de avaliao de uma atividade de extensoB e a Como >extenso? ele de(ine >todas a&uelas atividades &ue promovem o aumento do acesso ao con"ecimento? 4)*$* +, 2332, p. 7D6B as &uais teriam como (inalidade >potencializar 4otimizar os e(eitos6 de todas essas atividades na sociedade em relao ao compromisso :sico da universidade? 4)*$* +, 2332, p. 7E6. I partir disso, os crit-rios de avaliao seriam: 456 a dimenso peda!1!ica da atividade de extenso 4implicando entre estudantes e tam:-m nas comunidades com as &uais se dialo!a6 4)*$* +, 2332, p. 7E6B 426 em &ue medida necessidades sociais complexas mo:ilizam a pes&uisa e o ensino, &uer dizer, todo o >processo de produo de con"ecimento e de acesso a ele? 4)*$* +, 2332, p. 786.

4;6 o &uanto os pro(essoresKpes&uisadores, (uncionrios e estudantes investem a apreender e aprender so:re essas necessidades sociais (undamentais 4)*$* +, 2332, pp. 786.

4D6 o &uanto os pro(essoresKpes&uisadores, (uncionrios e estudantes produzes de con"ecimento a partir de uma atividade de extenso 4)*$* +, 2332, p. 776B 4E6 o &uanto inovam, &uer dizer, so pioneiras, e no se rendem a mera reproduo de pro<etos consolidados, reproduzindo rotinas :urocrticas 4)*$* +, 2332, p. 5356.

2.

(in)as consideraes cr%ticas:

'ara este Curso de Especializao em Extenso Universitria a leitura do re(erido texto do pro(essor 'aulo Silvio )otom- apresenta uma interessante re(lexo so:re a importFncia das atividades de extenso central de toda a estrutura universitria, articulando e <usti(icando pes&uisa e ensino. 'ondera, pois, de (orma consistente e cr.tica, so:re o si!ni(icado peda!1!ico das atividades de extenso: as vanta!ens de o aprendizado universitrio ocorrer tendo em mente a realidade socialB e apresenta a extenso como um dever, como o cumprimento de uma (uno 4social6 &ue no deve ser menosprezada e deslocada por pro(essores, (uncionrios e estudantes de nossas institui9es de ensino superior.

You might also like