You are on page 1of 16

Ansio Teixeira. Pequena Introduo Filosofia da Educao.

SP: Companhia

Editora Nacional, 1975 (p. 106-132)


CAPTULO V A conduta humana
A) Moral cientfica e moral tradicional. Separao da moral das atualidades presentes da vida. Moral convencional. Moral dos homens de ao". Moral "natural". Moral "espiritual". Identidade das premissas fundamentais dsses diferentes aspectos da "Moral Tradicional". B) Anlise das trs premissas basilares e de suas conseqncias. I) A natureza humana corrompida ou brbara. Concepo religiosa da natureza humana. Concepo da filosofia do sculo XVIII. Determinismo spenceriano do sculo XIX. A funo do conhecimento, segundo Dewey. Concepo atual da natureza humana. Indeterminismo do progresso social ou moral. lI) A atividade humana um simples meio para se atingir o bem, que um fim estranho ou superior a atividade. Vida preparao. Diferentes aspectos dessa concepo. rro de fato e rro de compreenso. rro de fato: o homem , por sua natureza, passivo; a atividade um dever. Origem geral dsse rro: a imperfeita organizao social. rro de compreenso: concepo inadequada do funcionamento de meios e fins na vida humana. Desenvolvimento da teoria de John Dewey a respeito do seu verdadeiro funcionamento. Ilustrao demonstrativa da inverso que se opera, com a explicao da moral tradicional, na ordem real dos fatos. Espiritualismo e materialismo, vtimas do mesmo equvoco. A organizao atual da vida justifica sse rro. Excees: vida infantil, vida de alguns homens. Identidade da atividade com o prprio fim da vida. III) As regras da conduta humana fluem de princpios eternos e estranhos experincia positiva dos homens. Princpios extra-humanos ou, puramente, ideais. Necessidade de fundamentos experimentais para os "princpios" ou hipoteses" diretores da moral. C) Concluso. O bem ou a felicidade est na atividade presente, dirigida inteligentemente.

A) Moral cientfica e moral tradicional

UMA CINCIA da moral e da conduta humana. E tambm ela est a passar por uma transformao sensvel, baseada no estudo objetivo da natureza humana. Essa transformao deve impregnar tda a vida da escola, se que lhe cabe, conforme vimos, o papel predominante na formao do homem.

At os dias de hoje a conduta humana no se pde guiar por conceitos positivos e experimentais similares aos que caracterizam as demais cincias. E isso por qu? Porque, como em relao s cincias naturais quando eram tratadas pelo mtodo da magia, o problema tem sido fundado em pressupostos falsos. Que era a magia? A sua concepo bsica era a mesma da cincia - causalidade dos fenmenos. Reputavam-se, porm, misteriosas as causas que governavam sses fenmenos e misteriosos os meios de control-las. Ainda encontramos, nas religies, vestgios dessa concepo. Para o indiano, a malria que lhe mina o organismo, no causada pelos germes com que o infetam os mosquitos, mas pela necessidade, em que se acha, de purgar nesta vida os pecados de vidas pregressas. No h, pois, outro meio de tratar-se, seno pela orao e penitncia. A essncia da magia est a: o tratamento dos fenmenos naturais como efeitos originrios de causas misteriosas. Est claro que, enquanto assim pensar, no podero progredir, com aqule indiano, a biologia ou a patologia. Para todo o sempre, le continuar a rezar, a fazer penitncia ... e a ter malria. Tem sucedido com a Moral uma coisa semelhante. Os moralistas - ao traarem a cincia do Bem - tm partido do pressuposto de que a natureza humana essencialmente m e que o ideal seria se a pudssemos substituir por qualquer outra coisa. Da decorre que o reinado da moral ou do bem, como os moralistas o concebem, estranho natureza humana. Qualquer coisa acima ou fora dela, a que temos de conform-la ou que temos de conquistar com o sacrifcio dessa pobre natureza. E como uma e outra coisa so mais ou menos impossveis, estamos como estvamos em relao cincia, no tempo da magia - absolutamente incapazes de progresso. Hoje, como ontem, como h vinte e h trinta sculos, ns continuamos a pregar, em moral, uma coisa e a fazer outra. E a moral que nos devia fazer felizes, apenas nos faz mais infelizes. o estudo recente da natureza biolgica e social do homem, em bases positivas e cientficas, que nos dever dar, afinal, uma cincia da sade, da eficincia e da felicidade do homem. Longe de ns a suposio ingnua de que se iro suprimir da vida as suas perplexidades, as suas incertezas e os seus fracassos. No se iro suprimir, mas chegaremos a explic-los. E tornando-os, dsse modo, compreensveis, torn-los-emos aproveitveis para uma crescente reorganizao do futuro. A grande transformao estar em fazer da conduta moral do homem uma conseqncia dos conhecimentos positivos a que o homem vai chegando em fisiologia e em psicologia. Quando chegarmos a conceber o mal como um simples funcionamento anormal dos rgos bio-sociais do homem - digamos assim -, e tivermos para com le a mesma atitude experimental que temos para com os males fsicos, teremos dado o primeiro passo para uma cincia moral.

Em vez da moral "espiritual", isto , prsa a preconceitos imutveis e eternos, uma moral experimental baseada nas concluses de uma cincia do homem. Parece muito radical tal modo de ver? Mas no haver outro meio de progredir, como no houve outro meio de progredir na medicina ou nas cincias. Imaginemos a medicina jungida a uma srie de princpios eternos alheios aos resultados da experincia. Imaginemos a medicina governada pelos princpios morais daquele indiano citado atrs ou do prprio Joseph de Maistre que tambm considera a doena um castigo sobrenatural ao pecado original! Onde estaria a medicina, ainda nos dias de hoje, se tivesse de obedecer a sses princpios? Estaria onde est ainda, para a grande maioria, a Moral. A separao da Moral das atualidades presentes da vida e da natureza humana, termina por codific-la em uma srie de prescries proibitivas. No fazer, torna-se a essncia da moralidade. Na prtica, vem, entretanto, a resumir-se em um conjunto de costumes e praxes mais ou menos puros e mais ou menos cmodos, a que se d o nome respeitvel de moralidade convencional. O seu dogma fundamental o da conformidade com o rebanho. Nem ser muito bom, nem ser muito mau. Mas, ser neutro. Evitar os extremos. Evitar a excentricidade. O crime maior o de quebrar as normas dsse quadro incolor de convenes a que se apelida de boa educao. Nem todos os homens, entretanto, se fecham dentro dsse convencionalismo. H, pelo menos, trs grupos que fogem classificao niveladora. O primeiro, o dos homens de ao. Para sses a moralidade convencional uma capa em que urge revestir os atos, para a necessria aprovao social. Frios e calculados, reivindicam o papel da inteligncia na vida. Importa, acima de tudo, fazer as coisas do modo mais eficiente possvel, resguardando-se depois as aparncias. No comrcio, na indstria e na poltica essa a moralidade que prevalece. Ser bom ser sentimental - o que quer dizer ineficiente. Nada, pois, mais natural do que a espcie de desprzo intelectual que prevalece neste grupo pelos bons. Os bons esbandalhariam a mquina montada com tanto saber e sagacidade. Entretanto, como os bons que, no final de contas, do s frmulas convencionais da moral a sua pequena substncia, e como tais frmulas que os amparam no conceito pblico, em nenhuma classe se encontra maior respeito aparente e maior desejo de prestigiar os bons. E nada to amargamente irnico como a "proteo" que sses homens de ao e de dinheiro costumam dispensar s obras de certas abnegadas associaes humanas, destinadas exclusivamente ao bem e ao sacrifcio. As regras que governam a vida dsses homens de ao so, talvez, as mesmas que espalham pelo mundo 50% dos sofrimentos que nos atormentam. E tudo isso s possvel porque um falso conceito das instituies humanas e uma falsa moral os defendem e amparam.

No h, portanto, o que admirar na sua freqncia s casas de caridade para compensar, ali, com a esmola do fariseu, os males que provocam as suas instituies. E assim seria, com efeito, se tudo se passasse com tamanha lucidez. Mas, a ironia est em que les so os primeiros iludidos. No percebem nem de longe a hipocrisia do seu procedimento. So antes de uma candura mental invejvel. O homem que, com um golpe hbil, conseguiu arruinar um concorrente, causando males de que le mesmo no sabe calcular o alcance, capaz, nesse dia, dos gestos mais extraordinrios de humanitarismo. No comrcio, as regras so umas. Aqui, na festa de caridade, outras. E a conscincia se acomoda a umas e outras com invejvel satisfao. O segundo grupo o dos que, no se conformando com a moralidade convencional, atiram-se romnticamente nos braos do que les chamam a natureza. No tendo a fra de vontade e de ao que permite ao primeiro grupo utilizar-se da moralidade convencional para a realizao dos seus prprios fins, sse segundo grupo condena a moralidade convencional como um obstculo ao desenvolvimento natural da personalidade humana. E constroem, ento, um conceito de personalidade que a negao de todo bom senso e de tda elevao humana. Na sua glorificao da natureza, o que realmente glorificam so os impulsos, os apetites e os desejos - tudo que mais vulgar e menos pessoal na natureza humana. Submeter-se s paixes, tornando-se delas miserveis ou elegantes escravos, a frmula suprema da liberdade. Escandalizar os burgueses o dstico romntico que insculpem em seus escudos de Dom Quixotes do prazer. Nunca uma concepo de individualidade ininteligente. foi to limitada e, sobretudo, to

Os grandes burgueses so, pelos menos, inteligentes. Na vida les querem alguma coisa e o querem com fra e lucidez, e manipulam devidamente os meios, inclusive a moral, para consegui-la. Aqules romnticos, vencidos no que desejam, o que, bem possvelmente, seria o mesmo que os burgueses, refugiam-se num amor tolo e indiscriminado natureza e aos seus impulsos. H, porm, um terceiro grupo. o dos que tomam a srio a moral como qualquer coisa estranha s atualidades da vida e natureza do organismo humano. sses se preocupam com o progresso espiritual de suas almas. Com a perfeio interior. Com a anlise inquieta dos seus motivos de ao. Vivem a perscrutar a natureza ntima de suas aes. A "vida quotidiana" para sses homens uma coisa atroz. A vida de ao, de negcios, de poltica - a inconscincia organizada.

A vida daqueles apaixonados da "natureza", uma degradao sem limites. Vivem fora do mundo. Mas, pelo menos, dir-se-ia, sses so perfeitos e felizes, sses vingam a maldade e a corrupo dos outros. No verdade. Primeiro, sse grupo confirma os outros dois. uma razo, s avessas, em favor dos outros. Se a vida moral exige que desprezemos a prpria vida, exige que a renunciemos - de que mais se precisa para provar que ela est errada, est afastada de seu objetivo? Segundo, esto longe da pureza imaginada os componentes dsse terceiro grupo. O isolamento mental em que se comprazem, o desprzo que alimentam pela vida material, a convico em que se mantm de que so os ltimos homens de esprito em um mundo srdido de materialistas, fazem brotar em seus coraes uma qualidade de orgulho de que no tm sequer conhecimento os homens comuns, os que viajam na plancie. sse orgulho gera uma inumanidade caracterstica. As frmulas doces do amor dos homens no so percebidas por sses cavalheiros do esprito. Foi tal inumanidade que, em outros tempos, permitiu todos os suplcios e que hoje continua a permiti-los sob formas mais sutis e mais encobertas. Bem certo, por isso que sse grupo est hoje, na vida moderna, desprovido de possibilidades de ao, a sua inofensibilidade aparente parece no justificar to rude sentena. A sua ao continua, porm, viva e sutil no mundo mental. sse grupo ainda forma muitas inteligncias. E o desprzo pela humanidade com que les infeccionam essas inteligncias, tal qual ela , d-nos direito a condenar a sua influncia. Est a o panorama moral do mundo. O grande rebanho humano servido por uma moral convencional que se resume em aparncias e em preconceitos. O grupo dos homens de ao que se utiliza de tudo isso para a realizao dos seus propsitos e que defende, por essa causa, a moral cmoda que lhes permite os triunfos. Os "rebeldes" que buscam numa forma inferior de libertao a revelao de suas "individualidades". E, por ltimo, os idealistas inumanos, que desprezam a natureza", desprezam a "ao" e se fecham em um egosmo espiritual, fantico e ardente. Todos sofrem do mesmo rro de considerar a moral como um domnio estranho natureza, e governado por princpios, em essncia, inadaptveis s nossas condies de vida. Que admirar, pois, que a vida nos parea sem sentido e a felicidade um nome vo e irrisrio? a isso que se prende a diviso arbitrria da existncia em dois perodos: o dos sonhos e o da realidade.

A mocidade, como ainda no assumiu certas responsabilidades concretas na vida, pode dar-se ao luxo de certos idealismos irrealizveis, e deixar transcorrer a vida entre as iluses e as obrigaes amenas e suaves que os homens lhe distribuem nessa poca da existncia. Mas to falso sse estado de coisas que todos o sabem precrio e passageiro. Amanh h de se escolher entre o rebanho e os grupos rebeldes e, ento, com a dissociao a que se submete o esprito, viro os desgostos, as decepes, a irreconciliabilidade dos diferentes aspectos da vida e, com tudo isso, a intranqilidade e a infelicidade. Segundo essa concepo - e a se trai o seu verdadeiro conceito da vida - quanto menos se vive melhor a vida. A infncia melhor do que a idade madura, por isso que medida que se alargam as nossas responsabilidades, medida que se enche de sentido a vida, a vida vai-se tornando pior. O ideal, segundo idia to esdrxula, mas to comum, seria a permanncia da infncia. Analisemos as premissas em que se funda essa moral que faz da vida de cada um a tragdia ou a comdia que todos conhecemos e, do mesmo passo, indiquemos o que nos pareceria a correo dos seus erros. So trs as premissas fundamentais da moral tradicional, como foi entendida at os comeos dste sculo.
1) Considerar a natureza humana como qualquer coisa impura e corrompida ou brbara, incapaz de chegar naturalmente a um desenvolvimento feliz. 2) Considerar a atividade humana em si, no como o bem, mas como simples meio de atingir o bem, que era estranho ou superior a essa atividade. 3) Considerar que as regras da conduta humana fluem de princpios morais preconcebidos e estranhos experincia racional ou positiva. sses princpios se prendem a uma ordem espiritual sagrada, que se no pode modificar sem graves prejuzos para os homens.

Essas trs premissas fizeram da vida humana a trama obscura e contraditria onde no h lugar para a felicidade, entendida como resultado de um desenvolvimento normal e progressivo da individualidade. B) Anlise das trs premissas basilares e de suas conseqncias A idia de que a natureza humana corrompida e indigna de nossa confiana vem dos tempos mais remotos. Os moralistas encontraram, nessa frmula, o modo de justificar a ineficincia das suas teorias. Desaparelhados de quaisquer meios de estudar a natureza humana e imbudos de estranhos princpios morais, buscados j em uma revelao extraterrena ou em uma lgica puramente dedutiva, no havia como explicar o desajustamento entre os homens e os dogmas morais, seno afirmando a corrupo intrnseca da natureza humana.

As tendncias humanas foram divididas em boas e ms, estas, porm, quase sempre prevalecendo sbre aquelas, como resultado da degradao original. Nem essa concepo foi puramente a concepo religiosa da natureza humana. A prpria concepo cientfica do sculo XIX ainda participa, embora sob outro esprito, dessa enormidade. Por certo o desmo filosfico do sculo XVIII, como primeira reao, foi exatamente para o outro extremo. Os teoristas do sculo XVIII transferiram para a natureza, como obra de um deus benevolente, todos os elogios lricos e sentimentais com que se costumava agraciar a lei divina. Seguir a natureza era ser perfeito. Descubra-se a lei natural, conformem-se os homens com as suas determinaes e renovar-se-, na terra, o velho paraso lendrio para sempre perdido. Depressa, porm, sse naturismo sentimental foi sendo mitigado. A teoria da evoluo e a filosofia social determinista do sculo XIX vieram logo, de algum modo, renovar a descrena antiga na natureza humana. No era, por certo, a suspeio fundamental das velhas supersties religiosas, mas a idia de que a natureza humana vinha, lentamente, evoluindo de formas primitivas e brbaras para um progresso social que seria demorado, mas constante. Estamos, na verdade, longe da teoria da corrupao original. Mas , ainda, uma noo de primitividade e rudeza a explicar, errneamente, as falhas humanas de que o homem s se poderia emancipar por um lento processo evolucional de aperfeioamento. SPENCER com a sua doutrina evolucionista o grande sacerdote dessa poca. Os males morais do mundo, a inaptido do homem para fazer a sua felicidade, voltam a ser imputados natureza humana que j no corrompida, talvez, mas atrasada e m. A evoluo, operando, entretanto, como uma fra benevolente e progressiva, gui-la- de estgio a estgio at a harmonia universal. a teoria do sculo XVIII, de uma ordem benevolente da Natureza, vista luz da concepo evolucionista. Por sse conceito da necessidade do progresso social, os endeusadores da Natureza, no sculo XVIII, haviam apenas errado quanto data. A harmonia universal ainda no havia chegado, mas chegaria ... Era questo de tempo. Que diria SPENCER se tivesse vivido at os nossos dias? Se tivesse assistido Guerra? Se conhecesse a perturbao do Aps-Guerra? O seu engano estve, segundo DEWEY, em no ver tda a importncia do conhecimento, pelo homem, do jgo das leis naturais. Para SPENCER, o homem devia conhec-las para se conformar a elas. Mas, h mais do que isso. Conhecendo-as, o homem pode, por meio de engenhosas combinaes, modificar-lhes os resultados.

Conhecer as leis naturais no importa em aquiescncia a elas. Importa em poder control-las, em poder us-las nesse ou naquele sentido. E tudo depende, ento, do uso que iremos dar a essas leis. A descoberta, por exemplo, das leis que regulam a inferioridade e a superioridade humanas, pode levar os homens a querer fortalecer a capacidade de alguns em prejuzo de outros. A teoria de que o conhecimento das leis naturais leva, to smente, conformidade com elas, resultaria, como diz DEWEY, em fazer multiplicar os mosquitos porque descobrimos serem les a causa do impaludismo. O fato uma vez conhecido torna-se diferente, realmente diferente, do fato ignorado. Conjuga-se com o homem, com os seus propsitos, os seus desejos, as suas antipatias e transforma-se em um fator nvo, a que se aliaram novos elementos, que vo modificar a prpria estrutura das coisas. E isso que inabilita a teoria do progresso necessrio, que SPENCER vaticinava para a sociedade humana. A perfeita harmonia do seu evolucionismo social to utpica quanto o milnio de seus antepassados. Poderemos l chegar por uma obra de inteligncia, mas no chegaremos por nenhum fatalismo evolucionista ou histrico. Qual, pois, a nossa concepo da natureza humana? No estamos com os que a supem corrompida ou depravada, no estamos com os que a supuseram anglica e desviada to smente de suas verdadeiras vias, e no estamos com os que a supem animada de uma fra evolutiva ascensional que a levar perfeio. Estamos, simplesmente, com a concepo mais experimental de nossos dias. O homem simplesmente um animal em que a obra de ajustamento ao seu meio, longe de se fazer por processos fixos e estticos, pode assumir as formas mais diversas. Todos os demais animais se ajustam ao meio com uma considervel fixidez - que no entretanto absoluta - e esbarram em uma perfeio, que s o , porque a mudana se tornou, virtualmente, impossvel. O homem, dotado em grau mais alto do poder de observar, recordar o passado e prever, assim, por analogia, as conseqncias do seu ato, - cria e recria o seu ambiente. Os seus instintos tm mil modos de expresso. Quase nada fixo, assim, nem em sua natureza, nem em seu ambiente, que le torna, dia a dia, mais formidvelmente complexo. No h, pois, leis inflexveis para o seu progresso. Houve-as, por certo, para a evoluo de sua natureza biolgica, que talvez ainda esteja a sofr-las. Mas, para a sua natureza social, no houve leis. Houve, at hoje, o acaso, o acidente, criando hbitos, e o prprio homem buscando consolid-los e tentando, pelas diversas armas do autoritarismo e do tradicionalismo, eterniz-los nessa e naquela forma social. No h nada que justifique, hoje, afirmar-se que uma lei imanente qualquer governa o progresso social, ou, mais exatamente, as mudanas sociais. Com o conhecimento progressivo que vamos tendo das causas e efeitos nas cincias sociais, que nos ir sendo possvel traar certas leis experimentais ou, talvez, simples hipteses que se podero aplicar na reconstruo social, nesse ou naquele sentido.

A natureza humana no mais que a matria-prima, nem boa nem m, que fornece as condies e os limites para a ordem social. A ordem social um produto humano que dever ser julgado pela maior ou menor amplitude com que permite ao homem a plena expanso dos seus valres. Dentro do quadro dos flexibilssimos instintos humanos, tudo poder ser tentado, como tudo tem sido tentado. O bom ou o mau ser o que expande ou o que comprime as tendncias humanas. Tdas elas so suscetveis de direo social, importando smente acharlhes o caminho adequado. Em resumo, reputamos a natureza humana essencialmente mutvel e essencialmente mutvel como um corolrio disso, a ordem social. Depender da sabedoria dos homens conduzir essas mudanas para a sua felicidade ou para a sua infelicidade. Mas, dir-se-, no isso o que vemos. O que vemos a natureza humana sempre a mesma, aqui e em tda a parte, sempre se organizando sob os mesmos moldes e sempre caindo nos mesmos crimes, sob o impulso dos mesmos instintos. Tal viso no inteiramente exata. A realidade bem outra. A realidade o homem, na civilizao do ocidente, matando o homem que o ofendeu porque uma desonra esquecer ou perdoar a ofensa. E na China, o mesmo homem rasgando o seu prprio ventre, sob os olhos do ofensor, para vingar idntica afronta. o mesmo instinto, talvez, mas a se exprimir em formas violentamente antagnicas. Os instintos so, em sua generalidade, os mesmos, mas as formas sociais por que se exprimem, as mais variadas e as mais diversas. E de tal modo o homem muda e mudam as instituies, que no h dois momentos inteiramente idnticos na histria, nem dois momentos inteiramente idnticos entre povos diferentes. * * * A segunda premissa da moral, como foi entendida pelos moralistas, e que nos parece errnea, a que considera a atividade humana, em si, como simples meio de atingir o bem. Nenhuma idia , mais do que essa, corrutora do verdadeiro critrio para julgar-se a vida. Dentre as muitas formas que assume, a mais popular a que faz da vida presente uma simples preparao para a vida futura perfeita. O conceito do homem degradado, por uma falta original obscura, revive nessa idia, que define a vida como um exlio ou uma priso, onde o homem, no trabalho e na dor, repara as suas faltas milenares.

Fora dessa forma, cujo radicalismo ainda prevalece, mas simplesmente em funo do sofrimento que aflige a humanidade, h outros aspectos que assume a mesma idia e cuja discusso tem maior importncia. No nos interessa uma teoria que ponha a felicidade humana fora desta vida. Mas, dentro das que a pem aqui, neste nosso pequenino planta, tambm se insinua o rro sutil de divorciar o bem, a felicidade, da atividade prpriamente dita, considerando aqule bem e aquela felicidade como qualquer coisa futura ou exterior atividade. Pretendem essas teorias que o fim, sse fim externo a alcanar, seja o prazer ou vantagens utilitrias, ou a virtude, ou a perfeio, ou mesmo a salvao futura, - o que as torna errneas o simples fato de considerarem a atividade presente como um simples meio para atingir aqule fim futuro. A vida presente, explcita ou implcitamente, transforma-se, em tdas essas teorias, em um fardo, em uma tarefa dura e rdua, que sem um regime de penas e recompensas o homem no poderia conduzir at o fim. Sob o aspecto lgico, andam mais acertados os que transportam essas penas e recompensas para uma outra vida, do que os que esperam que sse jogo de castigos e prmios venha dar, aqui mesmo, os resultados prometidos. O presente mau, o futuro sempre uma decepo e, portanto, tambm mau; que resta, pois, seno dormir na iluso de um outro mundo, onde afinal as penas humanas se aliviam definitivamente? A est a razo por que a idia de uma outra vida ainda embala a conscincia popular com maior prestgio do que a idia de um bem a conquistar dentro dessa vida terrena, seja o prazer, seja a virtude ou seja a realizao da personalidade. A fidelidade moral nesses dois ltimos aspectos, nunca se registrou seno em uma pequena elite de grande cultura. O homem comum e simples prefere logo o cu futuro. Mas, na raiz de tdas essas doutrinas esto, ao que nos parece, um rro de fato e um rro de compreenso. O rro de fato consiste em supor o homem um animal inativo, criado para no sei que estado de xtase perptuo. Tdas as teorias tradicionais de moral baseiam-se, de fato, no pressuposto implcito de que o homem , por sua natureza, passivo, e que a atividade o dever a que o devemos compelir. Precisamos descobrir vantagens, mostrar-lhe que das diferentes penas, a menor a que vem do trabalho, para faz-lo agir. No fundo de tdas essas filosofias morais reponta sempre essa idia espantosa: um estado de preguia ilimitado e eterno seria o estado de felicidade, por excelncia. No difcil mostrar de onde decorre tal concepo. A vida social organizou-se em condies to anormais, o trabalho humano sofreu tais deformaes, no correr dos tempos, que se tornou realmente contrrio natureza do homem. Trabalhar vem a ser, ento, uma verdadeira pena.

Dsses erros de nossa organizao social retirou a moral o seu julgamento absurdo do homem. Por isso que a atividade estpida ou desajustada s molas ntimas que movem o homem, o moralista conclui que aquela atividade o fim moral do homem, mas como sse , por natureza, preguioso e imoral, precisa de estmulos, de penas e recompensas para no jazer em uma nirvnica indolncia. Muito ao contrrio, o homem , por sua natureza, ativo. A preguia ... um vcio ou uma virtude, mas virtude e vcio adquiridos. E o que dirige a atividade humana? A virtude, a perfeio universal, o prazer, a bem-aventurana futura? Nada disso. Os prprios impulsos e desejos de seu organismo. sses que so os agentes estruturais de sua atividade. A atividade tem, entretanto, conseqncias, e o homem tem a capacidade de observlas e record-las. Na prxima vez, revendo em imaginao o que se deu, o homem pode reorganizar tda a atividade primitiva, tornando-a mais significativa para a sua prpria vida. Pelo conceito moral que vimos discutindo, tudo isso se inverte. Aquelas conseqncias atingidas pelo homem tornam-se os fins da atividade humana, que passa a existir smente como meio de atingir aqules fins. Se, por qualquer processo, os fins pudessem ser obtidos diretamente, sem esfro, estaria obtido o cu. O homem entraria afinal no gzo eterno. E a est, depois do rro de fato que apontamos, o rro de compreenso com relao ao modo por que funciona em nossa vida o que chamamos de fins e meios. As coisas se passam realmente de modo oposto ao que supem os moralistas. No princpio a atividade. No princpio a ao. Mas, a srie de atividades em que a vida humana transcorre contnuamente salteada de obstculos. A cada obstculo a atividade pra e opera-se no homem um fenmeno de desequilbrio moral ou orgnico. Urge reconstruir a atividade interrompida. Diferentes desejos lhe nascem no organismo. Recordaes passadas e a observao do presente luz dsses conhecimentos anteriores, vm em seu auxlio. Em imaginao, le dramatiza as diferentes solues. o perodo da deliberao. Dentre aquelas solues, no momento, lhe parece mais capaz de reatar o curso de sua atividade, escolhida. O seu fim era reconstruir a atividade interrrompida. Tal curso de ao lhe apareceu como suscetvel de operar a reconstruo de sua atividade. De modo que o fim em vista que resolveu escolher dentre todos aqules que lhe surgiram em sua anlise da situao, , no fundo, o meio pelo qual vai reorganizar a sua atividade. No qualquer coisa estranha que busque atingir por meio da atividade. antes o prprio meio, repetimos, de sua atividade prosseguir. O fim real do homem, o nico fim substancial, o de viver, o que quer dizer: exercer atividades significativas para si prprio. Os fins, pois, dos moralistas, longe de serem coisas remotas que temos de conquistar por meio de alguma atividade compulsria, devem ser os prprios meios de direo e reconstruo da atividade. E isso no nenhuma sutileza verbal, mas antes de uma importncia inacreditvel para a inteligncia da vida.

Se se quisesse fazer funcionar coerentemente a moral tradicional na explicao de nossa conduta, ter-se-ia a seguinte extravagncia: Imagine-se, para empregar o prprio exemplo a que alude JOHN DEWEY, a atividade de atirar ao alvo. Por que os homens atiram ao alvo? A resposta conseqente dos moralistas a de que os homens atiram ao alvo porque existem alvos. Se no existissem alvos, tal atividade no seria possvel. Os fins existem antes da ao humana e, porque les existem, os homens agem. E se, geraes aps geraes, os homens encontrassem alvos, feitos sem a sua interveno, e, por qualquer necessidade social, houvesse presso para que se atirasse ao alvo - a interpretao explcita ou implcita daqueles moralistas deveria ser a seguinte: atirar sempre fra contrrio natureza; o homem, pela sua essncia, tendia ao repouso; para evitar a sua completa degradao, haviam sido criados por algum grande poder protetor alvos e arcos, impondo-se ao homem a atividade de atirar ao alvo, a fim de que o dever de atirar e a virtude de acertar pudessem ser desenvolvidos. O cumprimento forado dsse dever seria impsto ao homem para glria do seu grande Protetor e para a sua felicidade futura. A atividade de atirar ao alvo seria o dever moral e penoso dos homens, preo de sua felicidade. O exemplo expressivo do modo por que se arma o feitio sagrado e compulsrio do mandamento moral. O que nos interessa aqui, porm, o modo por que o moralista dissocia e inverte o sentido do fato real. Voltemos ao exemplo. Todos sabemos como os fatos se devem ter passado. O ato de lanar qualquer coisa inteiramente instintivo. O homem notou, porm, as conseqncias dsse ato e, pouco a pouco, em vez da mo nua, utilizou-se de um arco e imaginou o alvo, para tornar mais significativa a sua ao de atirar. A atividade primitiva foi reconstruda, redirigida para maior eficincia e melhores resultados. O moralista toma os instrumentos organizados pelo homem nessa reconstruo ocasional de sua atividade e os coloca em um trono. De meios que eram passam a ser fins e fins intangveis, para atingir os quais existe a atividade. Tal dissociao e inverso da ordem real dos fennemos, existe mesmo na concepo chamada materialista dos que consideram o prazer o fim da atividade humana. O prazer, ou a virtude, ou a perfeio, ou a salvao da alma, no so o fim supremo da vida humana porque tal fim no existe. A atividade humana se justifica por si mesma e tem em si mesma o seu prprio fim. Prazer, virtude, felicidade so resultados da atividade, o que diferente de um fim externo que se buscasse alcanar. Tomemos a concepo utilitria, em que se considera que o mvel ou fim da ao humana o prazer, entendido como um alvo externo que se busca atravs de uma atividade, em si, penosa e difcil. Ser que o beb que procura o seio materno, o faz depois de balancear as diferentes possibilidades de prazer que lhe podia oferecer essa ou aquela atividade e se resolve afinal pela que lhe parece lev-lo mais diretamente ao prazer aspirado?

Est claro que no. O seu organismo, movido pelo impulso da fome, arrastou-o ao. O prazer vem depois, o prazer , no caso, um subproduto, uma coisa secundria na ordem de sua resoluo. O adulto no age de outra forma. Os seus desejos no so mais do que tendncias de ao. No incio est uma perturbao da sua atividade vital. Se essa atividade no perturbada, se o homem est completamente satisfeito, no pode haver desejos. Quando, porm, a satisfao, o estado de complacncia, como o chamou RAUP, se interrompe - o que no mundo em que vivemos e sendo ns as criaturas que somos constante - surgem os desejos, cuja funo a de sugerir meios de restaurar a atividade interrompida. Entra, ento, o organismo no perodo de deliberao. Trata-se de resolver, entre as diversas solues que apontam os nossos desejos, a mais suscetvel de unificar, novamente, a atividade partida. A melhor soluo a que melhor harmonizar as diferentes tendncias de nossa personalidade. Decorrer da prazer, o prazer de ter satisfeito aquela necessidade de expresso; decorrer da um estado de felicidade, mas tudo isso, repetimos, o resultado e no prpriamente o fim externo que nos empenhssemos em atingir. As vises de prazer que, pela imaginao, podem ter atuado no perodo de deliberao, provocando a preferncia por aqule determinado curso de ao, agiram como meios atuais e presentes para orientar a atividade. Essa anlise da conduta humana vai-nos deixar perceber o segrdo da estranha concepo da vida que os moralistas, em geral, alimentam. A vida para les um constante penar, e o mais que nos pode dar a sabedoria humana uma diminuio dsses males por meio de sbios esforos e avisadas renncias. De fato, se a atividade em si no d prazer, no agradvel, se agrado e prazer so coisas alheias que vamos comprar com essa atividade - viver um sacrifcio pontilhado, aqui e ali, de raro em raro, de um gzo e uma alegria. E como sse prprio gozo e essa prpria alegria em que se pe o prmio da vida, so, no fundo, incompletos e decepcionantes - o que nos resta seno julgar a vida realmente insuportvel, e buscar, no mundo religioso ou no mundo intelectual, os sonhos que nos compensem da mgoa de viver? A vida, efetivamente, est, em grande parte, assim organizada. Aqule prprio divrcio que apontava, anteriormente, entre as delcias do perodo de mocidade e as tristes inclemncias da realidade da vida madura, no mais do que uma ilustrao dsse estado de coisas. Apenas, quem assim pensa engana-se com a organizao da vida dos moos. Tambm a os conflitos entre o que e o que devia ser, so enormes. Pelo menos, logo que se inicia o perodo escolar. At sse momento a vida feliz. As crianas, salvo condies domsticas indesejveis, vem transcorrer a sua vida infantil sem grandes exigncias desconformes natureza humana. So, como nunca, ativas. Assumem, porm, a responsabilidade de suas atividades que no lhes so impostas. Dificuldades, necessidade de esfro e pertincia, tudo isso existe e quanto mais existir mais feliz a infncia. No existe, porm, a obrigao pela obrigao, a atividade sem nenhum valor em si mesma, a atividade cujo valor vem de um suposto bem futuro a atingir. E isso que torna a vida, em si, pesada e inaturvel.

Mas, logo que a escola comea, comeam geralmente essas torturas e, ento, evaporam-se de seus coraes a harmonia e a felicidade de viver. Passam a ser felizes, como os adultos, em momentos raros a que se no devem habituar com muita complacncia, porque a realidade de tda hora trabalhar, lidar, conformar-se e sofrer. H, porm um grupo de homens para quem o trabalho a sua prpria alegria. Sobretudo os artistas e os que do sua prpria vida a natureza de uma obra de arte, conseguem sse resultado surpreendente. E o que faz dsse trabalho ou dessas vidas urna realizao harmoniosa de prazer e de alegria? que o trabalho vale por si mesmo, e no uma simples atividade que se perfaz pelo resultado externo que dela poder advir. O quadro, a escultura ou o livro podero ser vendidos e da retirar o autor o prmio externo de seu esfro. Uma remunerao mais alta, porm, a do prazer, da paixo e do amor do prprio trabalho, j lhe deu a compensao essencial. A atividade do artista, como a atividade da criana, a atividade em que se resumem as suas prprias vidas. O seu trabalho, o seu prazer e a sua misso, tudo se funde em um s esfro integrado e harmonioso. Todo trabalho humano devia participar dessas qualidades. Nesse dia, o prprio trabalho daria a felicidade. Nesse dia, a teoria moral que defendemos estaria implantada na terra e muitos dos sofrimentos, dos descontentamentos e das tragdias da vida teriam desaparecido. Para isso seria preciso que o homem compreendesse o seu trabalho, partilhasse dos planos que o governam, e que lhe no dssemos smente uma tarefa a cumprir, cujos fins le no aceitou e nem mesmo chega sequer a perceber, Agindo, ento, smente por obrigao, a sua atividade se dissocia entre o que le quer e o que le faz, e, com essa dissociao lhe foge a sadia alegria de viver e de trabalhar. O perodo de labor torna-se, ento, um perodo de desconfrto e opresso. Apenas liberto dessa obrigao montona e fatigante, procura as excitaes do prazer superficial e grosseiro. Assim est organizada quase tda a vida moderna. Os moralistas conservadores teriam razo, se as coisas no pudessem mudar. Se o que hoje, tivesse que o ser para sempre. O seu rro maior est exatamente a. As duas doutrinas alimentam-se da convico de que as coisas so assim e no podem ser de outro modo. Da o esfro de tda moral para criar compensaes. E com isso, desencorajam as mudanas e as transformaes, negam valor s experincias novas e buscam emprestar, no sei por que receio, uma significao supersticiosamente sagrada s instituies de nossa poca. Tdas elas, seja o salrio, seja a diviso entre a produo e o consumo, seja o regime de competio individual, so instituies como a do tiro ao alvo, que podem mudar e que devem mudar, assim que o homem compreenda e veja que elas no lhe facilitam a felicidade.

* * * O terceiro rro das teorias tradicionais de moral est em dar os seus princpios um carter extra-humano ou, pelos menos, puramente espiritual ou ideal. A ordem moral inacessvel fertilizao da experincia humana. Os valres morais no podem ser encontrados nessas experincias. O homem vai busc-los em concepes absolutas que foram, direta ou indiretamente, reveladas ao corao humano. Sabemos como em reao a essa moral sobrenatural ou espiritual, em um momento de transio, os homens se voltaram para a natureza como a norma suprema. Tudo que era natural era bom e era santo. O assunto, entretanto, j foi longamente discutido, para ser preciso voltar aos argumentos j aduzidos. A moral para ser eficiente e progressiva tem que se fundar, como qualquer outra cincia, na experincia humana. Que seria a medicina, ainda hoje, repetimos, se fsse governada pelo conhecimento revelado ou por princpios imutveis? Do mesmo modo, a moral, que a cincia humana por excelncia, no poder progredir se no compreendermos que a devemos reconstruir, aproveitando tudo que a fisiologia, a antropologia, a psicologia, a psiquiatria e a sociologia nos vierem ensinando. Nada estranho conduta humana e no sentido de dirigi-Ia e orient-la que trabalha todo o esfro do homem. C) Concluso Enquanto a moral rev as suas velhas frmulas valetudinrias, que devemos propor como hipteses atuais para a direo da conduta humana? Visamos, aqui, sobretudo, fazer a crtica das doutrinas mais responsveis por uma concepo falsa da moral e da vida, mas dsse longo arrazoado decorre uma conseqncia geral que vale a pena comentar, em forma de concluso. Essa conseqncia a de que a vida ser boa ou m, conforme a vontade humana. A vida ser boa se a nossa atividade, em si mesma, e por si mesma, fr agradvel e satisfatria. A atividade no ser, dste modo, uma preparao para um bem futuro e remoto, mas, ela mesma, sse bem. No vamos ser felizes no futuro. Ou seremos felizes agora ou no o seremos nunca. Vivemos no presente e s no presente podemos governar a vida. O futuro imprevisto e imprevisvel. No mundo em movimento e em transformao em que vivemos, a atividade sempre uma aventura no desconhecido. Os que esperam um mundo em que tudo seja seguro e certo para ser felizes, esto a acalentar a mais v de tdas as esperanas.

medida que o homem mais conhece e mais se instrui, mais complexo se torna o seu ambiente, de mais incerteza se semeia a sua vida, e mais difcil se torna viver em segurana e em harmonia. Perca le, porm, o seu terrvel hbito de segurana e certeza. Ganhe, em troca, o sentido dinmico da nova ordem em que vive. Esteja altura de suas prprias criaes. A vida mais vasta, mais complexa, mais rpida, mais intensa e mais trepidante, mas, por isso mesmo, pode ser mais rica, mais cheia, mais acidentada e mais vigorosa. Os princpios que regulam a conduta tm de ser refeitos luz dessa nova realidade. Tenhamos a coragem de refaz-los, fundando a moral nas mesmas bases experimentais que permitiram o progresso de tdas as demais cincias. Nem por timidez, nem por amor autoridade, nem pelo desejo secreto de defender os intersses da atual ordem de coisas, criese embarao indispensvel reconstruo moral de nossos tempos. Busque-se, antes de tudo, nessa reconstruo, dar atividade sentido e significao, no desprezando nada que a possa enriquecer com elementos e conhecimentos novos: faa-se uso delicado e- constante da inteligncia e se tenham sempre em vista os limites da natureza e os laos que a prendem ao mundo e aos demais homens. O procedmento do homem ser tanto mais moral, quanto fr assim largo, integrado e harmonioso o seu ponto de vista. E tranqilize-se quanto felicidade. Ela lhe ser dada de acrscimo, se conseguir dar atividade essa feio compreensiva e unificada. A ansiedade e a dor no desaparecero da Terra. Nem uma, nem outra, podem, entretato, impedir a felicidade desde que sejam compreendidas como partes intrnsecas da vida. Deve-se partir para a vida como para uma aventura. Se se tivesse de aconselhar uma atitude nica, aconselharamos a atitude esportiva. Cada um dos momentos da vida um jgo com o futuro. Quanto mais armado para a luta, melhor. Vitria e derrota, tdas tm, porm, a sua parte de prazer. Mais do que isso. O verdadeiro prazer est na luta. Se bem sucedida, a luta de amanh ser mais interessante. Se a sorte no fr favorvel, a experincia valeu os momentos vividos, ensinou coisas novas e a expectativa de melhor xito estar sempre acesa no corao dos homens. O insucesso no os abate, porque contam com le entre as possibilidades esperadas. Se no existisse, as vitrias perderiam o melhor do seu sabor. O sofrimento no seno uma forma de insucesso. Desde que certas condies essenciais de sade e de confrto possam ser obtidas, o que j , de certo modo, possvel no atual estado da civilizao, o irremedivel est virtualmente desaparecido da existncia. Os demais sofrimentos devem ser recebidos com uma saudvel coragem. Contribuem para dar uma querida nota herica vida. So as sombras que pem em relvo as luzes e as cres da existncia...

You might also like