You are on page 1of 196

.

DAFA

Um Poderoso Sistema Para Ouvir A Voz Do Criador.

T ran sc r ito po r Aw o If k o ya, se gund o o s e nsi na me nto s r ec eb id os do B alo gun Aw o l a lu O ni seg un If as e d e O d e Re mo - Nig ri a.

Lio 1 O Ciclo De Orao


O fundamento da divinao em If a habilidade em interpretar os Od (o texto sagrado da divinao em If) sob a direo e influncia de El, o Esprito de Luz ou o Esprito de Pureza. A palavra El uma eliso do pronome pessoal 'e' com 'al' que significa "luz". A sabedoria de If est baseada nos ensinamentos do profeta histrico Ornml que recebeu inspirao do

Dafa - A Voz do Criador


Esprito de El. Todos os awo (Babalwos) que so iniciados em If so considerados descendentes de Ornml e portais para o Esprito de El como resultado da transformao que acontece durante iniciao em If. Na Dispora h algum debate sobre a questo se os Babalawos de If no entram em possesso. Este pode ser um problema semntico baseado nas palavras limitadas em ingls que se aplicam a este tipo de fenmeno. No h nenhuma dvida em minha mente que o Babalwos com quem eu estudei na frica entram em um estado alterado de conscincia durante divinao. Eles se referem a este estado como "eu retorno ao tempo em que Ornml

caminhou sobre a terra". Em um nvel subjetivo um lugar de saber profundamente e de se


lembrar profundamente. A fim de que o divino esteja apto, a cabea e o corao devem estar em alinhamento perfeito. Deste lugar de alinhamento possvel se conectar com formas de conscincia no reino invisvel. Neste lugar os problemas e solues aparecerem simultaneamente ao Babalwo. quase como um reflexo condicionado que d ao Babalwo uma certeza interna eles esto caminhando para a resoluo de um problema particular. O estado alterado de If diferente que as formas de possesso comuns entre os cultuadores de rs (Foras da Natureza) em rituais pblicos. A Possesso dos rs tende a ser mais exttica e dinmica, enquanto ser tocado por El mais introspectivo e quieto. Aps a conexo entre o iniciado e El que feita durante iniciao, o iniciado tem uma responsabilidade em manter e nutrir esta conexo, caso contrrio ela se tornar fraca, inacessvel e eventualmente desaparecer. Esta conexo nutrida pelo ciclo de orao If. A disciplina de manuteno do ciclo de orao If tambm tem o efeito de tornar o Egbe If mais coeso.

Ciclo De Orao Diria


Uma esteira deveria ser disposto na frente do santurio de If. Toque sua cabea no tapete como um sinal de gratido para com Esprito da Terra (Onle), e bata palmas trs vezes para anunciar sua presena no santurio. Alguns awo pingam uma gota de gua no cho, e vrias gotas de gua em seus s e em If dizendo, "Ile tutu, s tutu, ire Ornml" significando,

"Espritos da Terra, o Mensageiro Divino e o Esprito do Destino estejam frescos e tragam boa sorte". Em Yoruba estar "fresco" significa que esto claros e calmos para facilitar a
comunicao. tradio em I f comear o dia agradecendo Oldmar (O Criador) pela bno da existncia. Isto seguido por um ork (exaltao) s (O Mensageiro Divino) e um
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 2

Dafa - A Voz do Criador


ork Ornml (O Esprito do Destino). Se o awo tem outros Espritos no santurio que eles tambm sejam saudados com um ork e terminando o ciclo de orao matut ino tradicional por Ornml . Os exemplos seguintes esto entre muitos ork que pode ser usado como parte da disciplina diria de If.

Oldmar

1 . Oldmar, mo ji loni. Mo wo'gun merin ay e. 2. Igun'kini, igun'keji, igun'ke ta, igun'kerin Olojo oni. 3. Gbogbo ire gbaa tioba wa nile ay e. Wa fun mi ni temi. T'aya - t'omo t'egbe t'ogba, 4. wa fi yiye wa. Ki o f'ona han wa. Wa f'eni - eleni se temi. 5. Alaye o alaye o. Afuyegegege meseegbe. Alujonu eniyan ti nf'owo ko le. 6. A ni kosi igi M j ninu igbo bi obi. Eyiti o ba ya'ko a ya abidun -dun-dun-dun. Alaye o, alaye o.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 3

Dafa - A Voz do Criador


7. se.

Traduo 1. Criador, eu sado o novo dia. Eu sado as quatro direes que criam o mundo. 2. O primeiro canto, o segundo canto, o terceiro canto, o quarto canto so os donos do dia. 3. Eles troux eram a boa sort e que nos sustenta na terra. Eles trazem todas as coisas qu e sustentam meu esprito, 4. Com voc no h nenhum fracasso, ns louvamos a estrada que voc criou, nada pode bloquear o poder do Esprito. 5. Ns louvamos a Luz da Terra; ela sustenta a abundncia da Criao. 6. Traz a comida da florest a para ns. Nos traz as doces coisas em vida. Ns louvamos a Luz da Terra; ns louvamos a Luz da Terra. 7. Assim seja.

s
1. s, s dr, s, llu kiri k. knrin or ita, a jo langa langa llu. 2. A rin langa langa llu. Od e ibi ija de mole. Ija ni otar u ba d'el e ife. 3. To fi d e omo won. Oro s, to to to akoni. A o fi ida r e lale. 4. s m se m o. s m se m o. s m se m o. 5. Omo elomiran ni k o se. Pa ado asubi da. N o ado asure si wa. 6. se.

Traduo

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 4

Dafa - A Voz do Criador


1. Mensageiro Divino, Mensageiro Divino da Transformao, o Mensageiro Divino fala com poder. Homem das encruzilhadas, dance ao som do tambor. 2. Divirta -se ao p do Tambor. Mova alm de discusso. Discusso cont rria aos Espritos do Reino Invisvel. 3. Apoie o caminhar instvel dos infantes. A palavra do Mensageiro Divino sempre respeitada. Ns usaremos sua espada para tocar a terra. 4. Mensageiro Divino no me manipule. Mensageiro Divino no me manipule. Mensageiro Divino no me manipule. 5. Que outra pessoa seja manipulada. Afaste de mim o sofrimento. Me d a bno da cabaa. 6. Assim seja.

O rnml
1. Ornml, ajomisanra, gb onnrgn, ibkj Oldmar, 2. Elr pn, Omo ope kan ti nsoro dogi dogi, 3. ara Ado, ara Ewi, ara Igbaj o ara Ir esi, ara Ikole, ara get, ara oke Ita se, 4. ara iwonran ibi ojum o ti nmo waiy e akoko Olokun, oro ajo epo ma pon, 5. olago lagi okunrin ti nmu ara ogidan le, o ba iku ja gba omo e si le, 6. Odudu ti ndu or emere, o tun or ti ko sunwon se, 7. Ornml ajiki, Ornml ajike, Ornml aji fi oro re re lo. 8. se.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 5

Dafa - A Voz do Criador

Traduo 1. Esprito do Destino, orvalho et erno e fonte de vida, a palavra e fora ressonante prxima ao Criador, 2. Testemunha da Criao, descendncia da eterna rvore de palma que reluz fora, 3. nativo de Ado, nativo de Ewi, nativo de Igbajo, nativo de Iresi, nativo de Ikole, nativo de Igeti, nativo da colina de Itase, 4. nativo do Lest e, gerador do mar, mstico imaculado, 5. O mui poderoso que d vitalidade juvenil, Ele que salva as crianas da ira de morte, 6. o Grande Salvador que salva a mocidade, ele que revindica os que esto perdidos, 7. Esprito do Dest ino, merecedor de splicas matutinas, Esprito do Destino, merecedor de elogio mat utino, Esprito do Destino, merecedor de oraes para as coisas boas da vida. 8. Assim seja.

Alguns Babalawos gostam de consultar/lanar If todas as manhs para obt er uma prvia do dia. No prt ico fazer oferecimentos todos os dias quando se faz divinao para si mesmo. Para divinao diria possvel pe dir para ser isentado da obrigao de fazer ebo (oferecimentos prescritos pelo orculo) recitando um Oriki Daraji. Daraji em Yoruba significa "perdo".

Daraji
1. Ornml mo p, Ornml mo p, Ornml mo p. 2. If mo p, If mo p, If mo p. 3. Oduduwa mo p, Oduduwa mo p, Oduduwa mo p. 4. Igi nla subu wonakankan d'etu, Ornml ni o di adariji. 5. Mo ni o di adariji. 6. se.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 6

Dafa - A Voz do Criador

Traduo 1. Esprito de Destino eu vos sado, Esprito de Destino eu vos sado, Esprito de Dest ino eu vos sado, 2. Sabedoria da Nat ureza eu vos sado, Sabedoria da Natureza eu vos sado, Sabedoria da Natureza eu vos sado, 3. Pai de nosso povo eu vos sado, Pai de nosso povo eu vos sado, Pai de nosso povo eu vos sado. 4. A luz que precede apaziguamento, Esprito de D estino me alivia de minha obrigao 5. Eu peo que me isent e de minha obrigao. 6. Assim seja

Se a divinao diria indicar um problema potencialmente srio, o awo pode decidir fazer o ebo para evit ar dificuldades.

O Ciclo Orao De Quatro Dias


O ciclo de quatro dias um tempo para enfocar o desenvolvimento pessoal e oraes para direo pessoal e elevao. A divinao feita em um ciclo de quatro dias deve incluir oferecimentos de adimu diretamente no assentamento de If. Antes da divinao borr ife um pouco de gim diretamente no ikin. Aps a divinao coloque milho mist urado com gua e mel que so torrados rapidamente em um biscoito plano em cima do ikin. O ciclo de quatro dias pode incluir oraes para todo o se (poderes Espirit uais) em seu santurio. Se o Od para o ciclo de quatro dias marca favorvel marque isto no Opon. Usando o dedo mdio de ambas as mos empurre o iyerosun (p de divinao) para o centro da bandeja, ent o usando seus dedos polegares aperte o iyerosun do fundo para cima. Ento leve seus dedos mdios e empurre o iyerosun da borda para o centro.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 7

Dafa - A Voz do Criador


Aperte o pequeno montculo de iyerosun no meio do Opon com seu dedo mdio direito e diga ire t . Salpique uma quant ia pequena do iyerosun sobre o ikin dizendo "ire, ire, ire t" . A palavra ire significa "boa sorte", a palavra t (pronuncia -se "tou") significa "feito" indicando que sua orao t erminou. Enquanto recita o oriki para El role o ikin em suas mos como uma maneira de se conectar com o ase de El . Quando o oriki for comp letado, reze para sua prpria boa sorte enquanto cont inua rolando o ikin em suas mos. Se voc comear a falar muit o depressa e as palavras no parecerem ser suas prprias palavras, voc est fazendo uma conexo a Esprit o. As oraes durante o ciclo de quatro dias podem incluir a seguinte:

Egn
1. E g n g n ki ki e g ng n, 2. E g n ik ra nr an f e aw o k u op i pi. 3. O da s o b o f un l e wo . E g n i k b a ta b an go e g n d e. 4. B i a b a f'a t or i n a l e e g n a s e d e. 5. s e.

Traduo 1. Saudao aos mdiuns dos Antepassados, 2. Antepassados que preservaram o mistrio das vestimentas esvoaantes.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 8

Dafa - A Voz do Criador


3. Vocs criaram as palavras de reverncia e de poder. Os tambores dos Antepassados anunciam a chegada dos Ant epassados. 4. Na forte esteira voc espalhou seu poder que o s Antepassados esto aqui. 5. Assim seja.

Or
Or , p e l A t t n ra n A t t g b e n i k s . K s s t d 'n g b l yi n o r en i. se .

Minha Cabea, eu a chamo, voc que sempre rapidamente abenoa a si prpria. Voc que abenoa uma pessoa ant es de qualquer E sprito, nenhum Esprito abenoa uma pessoa sem a permisso da cabea. Assim seja.

s
1. s , s O dr , s, ll u ok ir i o ko . Ok un ri n or i ta, a jo lan ga la ng a lal u . 2. A r in lan ga la ng a lal u. Od e i b i i ja d e m ol e. Ija ni o ta ru b a d' el e i f e . 3. T o fi de e m o w on . O ro s , t o t o t o ak on i. A o f i i da r e la l e . 4. s ma s e m i o . s m a se m i o. s ma s e m i o . 5. O m o e lo m ira n ni ko lo s e. P a ad o as u bi da . N o ad o as u re si wa . 6. s e.

Traduo 1. Mensageiro Divino, Divino Mensageiro da Transformao, Mensageiro Divino fale com poder. Homem das encruzilhadas, dance para o tambor.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 9

Dafa - A Voz do Criador


2. Divirta -se ao p do Tambor. Mova alm de discusso. Discusso cont rria aos Espritos do Reino Invisvel. 3. Apoie o caminhar instvel dos infantes. A palavra do Mensagei ro Divino sempre respeitada. Ns usaremos sua espada para tocar a terra. 4. Mensageiro Divino no me manipule. Mensageiro Divino no me manipule. Mensageiro Divino no me manipule. 5. Que outra pessoa seja manipulada. Afaste de mim o sofrimento. Me d a bno da cabaa. 6. Assim seja.

O rnml
1. O r n m l, B b g b on r g n , 2. a de se o mi l es e a- m o-k u- I kuf o ri ji O li j en i O ba -O lo fa As u nl ola n in i- o mo -O lo n i O lu b esa n, 3. E ri n t un d e E du Ab 'i ku j ig b o a la jo gu n i gb o -O ba -i g ed e par a petu p t n - el uf e

am ora n m ow e da ara r e O r n m l . Iw o l i o k o o yi n b o l' o na o d ud u pasa . 4. A k i i g b' o gu n l' aj ul e O r n da ar a Or nm l . A k i if 'a g ba M r n d nl g n s il e k 'a si na . 5. M a ja, ma r o El r p n i b k j E d um ar e. F' on ah an 'n i Or n m l. 6. b or , b oy , b os s e. 7. A s e.

Traduo 1. Esprito do Dest ino, a palavra e fora repercutida,

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 0

Dafa - A Voz do Criador


2. Ns o chamamos por seus nomes de poder. 3. O Poder renascido para defender contra os poderes da morte e destruio, o poder de Transformao est com o Esprito do Destino, no h nenhum estranho na est rada do Mistrio. 4. Ns louvamos o medicamento da Floresta que vem do Reino Invisvel dos Imortais pelo Esprito do Dest ino. Ns louvamos os dezesseis princpios sagrados do Criador. 5. Eu clamo pela T estemunha da Criao, segundo ao Criador. Minh a estrada para a salvao o Esprito do Dest ino 6. Leve meu fardo da terra e oferece -o ao Cu. 7. Assim seja.

E l
1. If l l' n , I f l l ' Ola , If l l o t o un la p el e . 2. O r n m l l o n ij m r e e ri n s d 'y . 3. If r o w o. E l r o w o o . Bi n b e l p k un . 4. K r o m o o b o . Bi n b e n w n rn o oj m . 5. If ji o O r n m l, b o l o l' o ko , k i o w l o, b o l o l' o d o, d o w l o. 6. B i o l o l 'o d e k o w l o . M o j b o. M o j b o . M o j b o. 7. s e.

Traduo 1. If o mest re de hoje, If o me stre de amanh e o mestre de depois de amanh. 2. O Esprito de Dest ino o mestre dos quatro dias criados.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 1

Dafa - A Voz do Criador


3. If por favor desa. Esprito de pura paz esteja presente. Se voc est no oceano, por favor venha. 4. Se voc est em meio a laguna, por favor venha. At mesmo se voc estiver em

wanran no leste, por favor venha.


5. If desperte. Esprito do Destino se voc vai a fazenda, voc deveria passar em minha casa, se voc vai ao rio, voc deveria passar em minha casa. 6. Se voc vai a caa, voc deveria passar em minha casa, eu presto homenagem a t i, eu presto homenagem a ti, eu presto homenagem a ti. 7. Assim seja. O ciclo de quat ro dias pode incluir novamente a orao de daraji e se assunt os importantes aparecerem na divinao, o awo pode decidir fazer eb completo.

O Ciclo De Orao De Desesseis Dias


As oraes usadas no ciclo de quatro dias so usadas com os outros membros do Egbe If. Podem ser adicionadas canes e oraes que louvam Or nm l . A divinao feita deve ser dirigida neste momento a todo o Egbe e a comunidade servida por est e. O culto a Or nm l pode incluir o cntico dos vrios eptetos utilizados para descrever
Or n ml chamados de Or nm l A ja na

O rnml jn
1. If 0l ku n, A s o r o d ay o El r - p n , I b k j O l d mar . 2. Or n m l n i Ba ba wa o e , wa k n i Ob a m j , If to O b a o , O r n m l n i Ba ba wa , If t o O ba o. 3. K a m o k a l, K a m o k a m t t k , A m ol If ow dy . 4. O k nr i n d d k g e t , O l w m i m - i m o - t n , Ol m ma m i k t b r . Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 2

Dafa - A Voz do Criador


5. A j pa o j i k d , a k m o tn i ba s e, a b m o t n I b a s e. 6. O n l ga n ga n -a j k , yn -aw o- i n -i b g , A m iy g n. 7. Bar a P e t u, Ba ba k k er k g e t, r s t fi g bo g b o ay fi oj or r s p t p t . 8. A bi a ra l u b a j er e, r s t n g b nk an o l e g n,' F g n w , o ko Oy ek . 9. O l m nl , a b' n i m r , Ba ba s Od r, r s t ng b a' ni l 'w en i t n k n n . 10. B a ba ak r -fi -i n -s e- o g b n, p t n I f e a f n ni d. 11. d d t du or l m r k or l m r m b a f . 12. A t n or e n i t k su n w o n s e, f n r n w ka n s os o, a j j u o g n , 13. A r w or n n i b i t o j re r e t i m w , Ba ba el p o p p o k g b d o j e d n . 14. A y tr g b 'ra s n' l e m f i ara pa, a s' or o d'a y o . 15. K a m o k a l , O ba Al d O l d M r n d nl g n . 16. O r un l mo e ni ti y l. 17. O n l o r k t nr f p i n ey e s' ay s'o ru n b n . 18. A j pa oj o i k d , B b mi g b on n r g n , a t f i ara t b k . 19. O g g a g b ay g n, a g r Il l g b n, m oi mo t n. 20. O m o d b b t w ' ew o g n , j n e t t m or e k n s ' bo s u ur u s uu ru . 21. r s o k o j Ol j o m b a r a p e ra n s o g u n, a s e y t s r o s e. 22. Ed O l j O r b o j o, O b a a t u n o m o d b ew u, Ok in ki n a t e y n e ri n n fi f o n. 23. Ik o A jl iy i k o Aj or u n. 24. k t b r , a - pa- o j- ik u- d . 25. Ir j Ol o d u mar e. 26. A l t un se a iy . 27. Ik uf or ij i 28. O b a Ol of a as n l ' Ola . 30. Eri n t un d e. 31. O w . 32. O l u be sa n Ol u - li- ib i- esa n . 33. El o mo Oy g y g O ta O mi El . Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 3

Dafa - A Voz do Criador


34. El o mo Oy g y g O ta ai k u El . 35. O t o t o- n y n . 36. O l wa mi a g r -i l g b n. 37. O m o ti a b i l k t a se . 38. O m o ej o m j . 39. A k r f in S og b n . 40. A k n i l r n - b ye ka n - en i. 41. O k uk ur u k g e t . 42. B ara g b o nn n g n . 43. A f e d ef ey o. 44. G b l j k . 45. O l wa mi m oi m o t n. 46. Ik d d a t w , Or o j e' p o m p on , O ro a b i k j' g b . 47. O r un l m o e ni t y l . 48. A -s eay -s e o ru n. 49. D n d nk , o b in r in o - f id i- ha n- ni- ks o. 50. El r p n, a j - j u- g n. 51. O r n m il ! If O l k u n, a s' o ro d'a y o . 52. O l r r - i k , j e- jo g n . 53. Iw o la lw y o. 54. B m i w o o m o t mi y e o. 55. A ji pa o j ik u d .

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 4

Dafa - A Voz do Criador

Traduo 1. O Babalawo do Mar, aquele que faz os negcios prosperarem, Testemunha da Criao, o Segundo para com o Criador. 2. O Esprito do Destino nosso P ai, ns no temos nenhum outro Rei, If suficient e bom para ser nosso rei. O Esprit o do Destino nosso Pai. If b astante competent e para ser o rei. 3. Quem conhece ser salvo, Quem conhece viver uma vida longa. O Salvador de If dos dias antigos. 4. O Homem Negro da Colina de Igeti, o Chefe que no pode ser temido completamente, O Chefe que afast a. 5. O carregador d o dia de morte, no ter total conhecimento de si falhar; ter tot al conhecimento si ter xito. 6. O primeiro de muitas casas que ns louvamos, Chefe divinador do corao da floresta, poderoso remdio da terra. 7. Pai de Ipetu, o pequeno homem de Igeti, Esprito que tem influncia no mundo inteiro. 8. Ele, cujo corpo pode ser mudado em vrias formas, o Esprito que d fora ao fraco, o marido de O ye k . 9. O grande homem enfrentado que alimenta todas as pessoas sem perder peso, o Pai do Divino Mensageiro d a Transformao, o Esprito que nos salva da destruio. 10. Pai de estatura pequena que repleto de sabedoria, o Grande Historiador de Ife, ele que torna a recreao possvel. 11. Salvador da criana Emere. 12. Ele que muda m sort e em boa sorte, a Grand e Linha Mstica da Criao, Ele que mais eficaz que feit ios.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 5

Dafa - A Voz do Criador


13. O homem original provenient e do lugar onde o crepsculo rompe, Pai e dono do azeite de dend e que no tem nenhuma necessidade em comer din. 14. O jovem que cai sem sofrer danos, Ele que transforma preocupao em felicidade. 15. Conhece -Lo encont rarr a salvao, Rei dos Dezesseis Princpios da Criao. 16. Somente o Cu sabe quem ser salvo. 17. Dono de uma casa grande que alta o bastante para se observar o limite do vo dos pssaros, habit ant e do Cu e da terra. 18. Ele que desvia a mort e iminent e, meu Pai, aquele que ns podemos nos apoiar para sempre pois Ele t o forte quanto uma rocha, Ele a melhor pessoa com quem podemos passar o t empo. 19. Luz que estabelece vida, Chefe da cid ade da Sabedoria, Ele no pode ser

completamente definido. 20. Pai que usa um traje repleto de feitios, Ajana aquele que sacrificou uma cabea de leo. 21. Marido das Mes, o Chefe que conquista com o medicamento de uma cabra, Ele que pode ex ecutar a tare fa mais difcil. 22. O Rei Negro mais respeitado, o Rei que cria sem esforo, o homem poderoso que cria msica na presa de um elefante. 23. Mensageiro principal, o vnculo entre o Rei da Terra e o Rei do Reino dos Antepassados. 24. O Grande Alt erador que m uda o dia da morte. 25. O primeiro -ministro do Criador. 26. Aquele cuja funo mant er o mundo coreto. 27. O Ser a quem a Morte honra. 29. O regente que deita bnos e prosperidade e que repousa em meio a honra. 30. Alegrement e ret orna ao mundo vindo do Reino dos Antepassados. 31. O Ser que enche a humanidade com alegria. 32. O Chefe Vingador dos Males.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 6

Dafa - A Voz do Criador


33. Filho de uma Pedra muito dura que no afetado por um fluxo frio de gua. 34. Filho de uma pedra sumamente imvel que nunca morrer. 35. Aquele que perfeito. 36. O Senhor da Sabedoria perfeit a. 37. A criana que nasceu na montanha de of Itase. 38. Filho de duas serpent es. 39. Pessoa pequena com uma mente repleta de sabedoria. 40. Aquele que d conselhos sbios e fraternos tal qual seus parentes. 41. O pequeno homem da montanha Igeti. 42. Dono dos cocos sagrados de palma. 43. Falante em todos os idiomas. 44. Ele que se senta em honra. 45. Rei que tudo sabe. 46. Morte negra da palma, o Mstico que come muito azeite de dend e no fica vermelho, o Mst ico que luta com a morte. 47. Apenas o Cu conhece quem ser salvo. 48. Aquele que vive na Terra e vive no Cu. 49. O robusto, aquele que viril e que no recusa os avanos de uma mulher. 50. Aquele que a t estemunha de todo o destino, aquele que mais ef icaz que remdio. 51. Esprito do Dest ino, dono do mar, que transmuta infortnio em alegria. 52. Aquele que salva as pessoas da morte, aquele que mais eficaz que remdio. 53. voc que pode viver para as pessoas. 54. Esprito que me d filhos. 55. Aquel e que desperta e muda o dia da morte.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 7

Dafa - A Voz do Criador


Muitas das canes utilizadas durante o ciclo de orao de dezesseis dias so verses cantadas dos Od. Alm de orao, este uma poca para ensinamento e aprendizado de novos versos dos Od.

O Ciclo De Orao De Noventa Um Dias


Este um rit ual coletivo para trazer boa sorte pela mudana de estaes. O Egbe If inteiro reunem -se do nascer do sol at o por do sol e recitam ork a O r n m l , E l e os quatro pontos cardeais. Este ritual inclui o uso de padres ma rcados na sujeira. O objetivo do ritual invocar o Esprito de E l para que o Mesmo aparea ao ritual sem a necessidade de um mdium. (Os detalhes deste processo so awo, significando isto, que disponvel apenas a iniciados).

Festival Anual De If
Este um ritual de set e dias que envolve fazer oferendas aos assentament os individuais de If, ao Igba Od comunitrio e para a rvore que produz o ikin que sagrado a If. Nesta poca do ano Eg b e O su n (Sociedade que cultua a Deusa do rio da Abundncia) aliment a os t abuleiros de divinao. Durante o festival o corpo de If inteiro recitado. Isto normalment e leva quatro dias de sol -a-sol.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 8

Dafa - A Voz do Criador

Lio 2 Identificando as Marcas Dos Od


Os versos dos Od If so simbolizados atravs de variaes em oito marcas posicionadas em duas colunas de quatro marcas. Cada coluna chamada de perna de If. As quatro posies em uma perna de If so formadas por uma nica linha ou uma linha dupla. Ist o cria dezesseis possveis combinaes em cada coluna (2x2x2x2=16). Quando so combinadas duas pernas de If, h duzentos e cinqenta e seis combinaes possveis (16x16=256). Aprender estes padres e seus nomes no difcil se os elementos esto separados em seus componentes fundamentais. As marcas de uma nica perna de If s o como segue: I I I I Ogb I I I I I I rosn I I I I I gnd I I I I I tr I I I I I I I I I I I I I I wr I I I I I I I Obr I I I I I I I k I I I I I I Ose I I I I I I d I I I I I I I Oknrn I I I I I I I trp on I I I I I I fn

Oyek I I I I I I Ownrn I I I I I Os I I I I I ret e

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 9

Dafa - A Voz do Criador


Quando eu est ava aprendendo estas marcas eu confeccionei dezesseis cartes de referncia com o desenho do Od em um lado e o nome do Od na parte de trs. Com isso eu pude memorizar os smbo los em um nico dia. Cada pessoa tem diferent es mtodos de memorizao. Alguns estudantes gostam de colocar um nico carto de referncia em seu santurio e olhar este todas as manhs at a marca do Od se tornar familiar, ento substituir por out ro carto . Outros estudantes gostam de ter t odas as dezesseis pernas em um nico pedao de papel. A metodologia para a memorizao sem importncia. O que absolutamente essencial que est as marcas se tornem to familiar quanto as letras do alfabeto. If um sist ema muito complexo como um todo. Se o assunto abordado pela compreenso das partes que o compem o sistema e atravs da compreenso de sua lgica interna, fica mais fcil se lembrar. Alm disso, alguns dos elementos de If que parecem requerer tempo e esforo para se memorizar, podem de fato ser calculados rapidamente sem ter que memorizar as partes como um todo. Por exemplo, combinando os nomes de cada perna de If formamos os nomes dos demais duzentos e quarent a Od. A chave se lembrar que cada Od If lido da direit a para a esquerda. Por exemplo o Od Ogb Oy e k aparece como segue: I I I I I I I I Se ns invertermos o par obteremos: I I I I I I I I I I I I I I I I

O segundo exemplo chamado de O y ek O g b . Na frica o p rocesso de aprendizagem das combinaes das marcas facilitado pelo uso de um opele de prtica. O opele uma corrente de adivinhao com oito sementes. A pessoa segura a corrente pelo seu meio de maneira a formar um padro em
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 2 0

Dafa - A Voz do Criador


forma de ferradura com uma p erna de If em cada lado da corrente. As sement es podem cair com a face exterior ou com a face interior para cima. A face exterior representa duas linhas. A face interna representa uma linha. Um op e le de prtica normalment e feito cortando pedaos peque nos de uma cabaa do tamanho de um dlar de prata que so amarrados com um fio. O estudante deve praticar lanando o opele at que ele alcance um estgio onde pode nomear o Od assim que ele v a queda. Isto pode ser feito sem ter que se sent ar e memorizar todas as duzentos e cinqenta e seis marcas. Conhecendo como os Od so montados a partir de duas pernas de If permite ao estudante reconhecer as marcas e nomea -las simplesment e identificando as partes que a compem .

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 2 1

Dafa - A Voz do Criador

Lio 3 Aprendendo a Ordem de Senioridade Dos Od


A questo sobre a aprendizagem da ordem de senioridade dos Od reside em diferenas regionais no estilo que podem se tornar confusas e problemticas ao estudant e iniciante. William Bascom escreveu uma pesquisa antropolgica das diferenas n a ordem de senioridade dos Od na Cultura Yoruba e identificou meia dzia variaes significantes. No deixe que isto seja uma fonte de preocupao. Divinao a manipulao de smbolos pelos Espritos para se comunicar com os humanos. O Esprito far uso efetivo de qualquer sistema em jogo, contanto que o Babalawo verdadeirament e esteja conectado a ele. A quest o importante reside em selecionar uma ordem de senioridade e trabalhar com ela. No entre na armadilha de selecionar uma ordem particular, e muda -la ent o durante a divinao no esforo de obter uma respost a melhor. Mudar os element os do orculo no esforo de obter uma resposta melhor no Divinao, se auto -iluso. Eu estou usando a ordem de senioridade como usada em Ode -Remo. Esta seqncia no " A maneira correta", mas sim, "Uma maneira". O estudante encorajado determinar e usar a seqncia de sua prpria linhagem. Em qualquer seqncia utilizada, os passos para aprender a senioridade dos Od If so mais ou menos os mesmos. Comece apre ndendo a ordem de senioridade dentro das dezesseis pernas simples dos Od If.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 2 2

Dafa - A Voz do Criador


Em Ode-Remo a ordem de senioridade para as pernas simples dos Od If a seguinte: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Quando est a Ogb Oyek wr d rosn Ownrn Obr Oknrn seqncia 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. memorizada, a gnd Os k trp on tr ret e Ose fn informao pode ser usada para

determinar a ordem de senioridade para todos o duzentos e cinqenta seis Od como uma frmula que no requer aprender todos o duzentos e cinqenta e seis Od em seqncia. Quando voc memoriza a ordem dos primeiros dezesseis, e quando voc entende a frmula que gera a seqncia dos Od restantes, voc pode recitar a ordem inteira de senioridade para todo s os Od aplicando a mesma. H duas frmulas que so mais comuns de serem usadas nest e elemento do orculo. Eu apresentarei ambas as frmulas. Cabe ao estudant e determinar a frmula que representa a metodologia de sua linhagem.O modo mais fcil para entend er a frmula imaginar que o corpo inteiro do Od If um livro com dezesseis capt ulos. Em ambos sistemas apresentados aqui o primeiro livro composto por Od Mj t ambm chamado Olodu. A palavra Od Mj quer dizer Od repetido, e uma referncia ao fato que os primeiros dezesseis Od em ordem de senioridade, as pernas direitas coincidem com as pernas esquerdas. Estes Od so identificados pelo nome de uma nica perna de If somada a palavra Mj. Por exemplo quando voc v um Od onde ambas pernas de If so compostas por marcas nicas, e ns j sabemos que a nica perna chamada de Ogb, combinando duas pernas de Ogb criamos Ogb Mj.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 2 3

Dafa - A Voz do Criador


Um nome alt ernativo seria j Ogb. E m Yoruba o palavra eji significa 'primeiro'. Esta uma referncia ao fato que Ogb Mj a primeira apario de Ogb nos Od If, s vezes chamado j Ogb. Lingisticamente Ogb Mj mais comumente chamado de Eji Ogbe e os restantes quinze Od duplos so tipicamente chamado de Mj. Os rest ant es quinze Ods duplos, tambm p odem ser identificados colocando o palavra eji na frent e do nome da nica perna. A ordem de senioridade para o primeiro livro dos Od como ensinado em Ode Remo como segue: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. j Ogb Oyek Mj wr Mj d Mj rosn Mj Owonrn Mj Obr Mj Oknrn Mj 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. gnd Mj Os Mj k Mj trp on Mj tr Mj ret e Mj Ose Mj fn Mj

Se o estudante memorizou a sucesso de pernas If simples, ento ele j conhece a ordem de senioridade do primeiro livro dos Od. Isto correto para ambos os sistemas de determinao de senioridade que comumente utilizado na divinao em If. O ponto de divergncia nos dois sist emas entra na formao dos quinze livros restantes. Em Ode-Remo o segundo livro de If formado por todos Od que que possuem Ogb posicionado na perna direit a ou na perna esquerda. H dezesseis Od com Ogb na perna direita e tambm h dezesseis Od com Ogb na perna esquerda. Se voc eliminar Eji Ogb que j aparece no livro um, haver quinze pernas de If que podem ser combinados com Ogb colocado na posio direita ou na posio esquerda. Isto cria trinta (15x2=30) segmentos ou captulos em livro dois dos Od If usando este sistema.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 2 4

Dafa - A Voz do Criador


A seqncia de capt ulo s no livro dois dos Od If como utilizado em Ode -Remo como segue: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Ogb Oyek Oyek Ogb Ogb wr wr Ogb Ogb d d Ogb Ogb rosn rosn Ogb Ogb Ownrn Ownrn Ogb Ogb Obr Obr Ogb Ogb Oknrn Oknrn Ogb Ogb - gnd gnd - Ogb 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. Ogb - Os Os - Ogb Ogb - k k - Ogb Ogb - trpon trp on - Ogb Ogb - tr tr - Ogb Ogb - rete ret e - Ogb Ogb - Ose Ose - Ogb Ogb - fn fn - Ogb

Perceba que quando duas pernas de If em sequncias diferentes, o captulo com Ogb na posio direita snior ao captulo com Ogb na esquerda. Por exemplo Ogb Oyek snior a Oyek Ogb. Se o estudante memorizou a seqncia das pernas simples de If e compreendeu esta frmula, ele est apto a recit ar a seqncia do segundo livro de Od If aplicando esta frmula. Deste ponto voc aplica a mesma frmula para os quatorze livros restante dos Od If. A coisa import ante a ser lembrado : cada livro tem dois captulos a menos que o livro anterior. A razo para ist o que algumas das combinaes de duas pernas

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 2 5

Dafa - A Voz do Criador


apareceram em livros anteriores. Por exem plo o primeiro captulo do terceiro livro Oyek wr. O primeiro capt ulo no Oyek Ogb porque este j apareceu no livro dois e Oy ek Mj aparece no livro um. Seguindo esta progresso, o ltimo livro dos Od If Ose e o livro de Ose tem apenas do is captulos que so: 1. 2. Ose fn fn Ose

No h nenhum livro para fn porque at que voc alcance os dezesseis capt ulos, fn j apareceu em todas as possveis combinaes. Novamente o segundo livro tem trinta captulos; cada livro t em dois captulo a menos (14 x 2 = 28, 30 - 28 = 2). Outro modo para ver isto assim:
Li vr o um Li vr o do is Li vr o tr s Li vr o q ua tr o Li vr o c in c o Li vr o se i s Li vr o se te Li vr o oi to Li vr o n o ve Li vr o de z Li vr o o nze Li vr o do ze Li vr o tre z e Li vr o q ua to rze Li vr o q ui nze L i vro de ze sse is - M j Od tem 16 ca pt ul os . - Ogb te m 3 0 ca p t ul os . - O ye k tem 2 8 ca p t ul os . - w r tem 26 ca p tu l os . - d te m 2 4 ca p t ul o s. - r os n t em 2 2 ca pt ul os . - Owo n r n t em 2 0 ca p tu lo s. - Ob r te m 1 8 ca p t u los . - O k n r n te m 1 6 ca p tu lo s. - g nd tem 1 4 c a p tul o s. - Os tem 12 ca p tu lo s. - k te m 1 0 ca pt ul o s. - t r p o n te m 8 ca p tu lo s. - t r tem 6 ca p tu l os . - re te te m 4 ca p t ul os . - Ose te m 2 ca p t ul os .

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 2 6

Dafa - A Voz do Criador


Se o estudante capta a mecnica e lgica interna desta frmula, possvel recitar a ordem de senioridade para todos o duzentos e cinqenta e seis Od sem ter memorizado qualquer coisa alm dos primeiras dezesseis pernas de If. A outra frmula comum para determinar a ordem dos Od organizar o conju nto de Od inteiros em dezessete livros. O primeiro livro composto pelos Mj Od. O livro dois so todos o quinze Od com Ogb aparecendo na perna direita. O livro trs so todo o quinze Od que Oyek que aparece na perna direita. Neste sistema os ltim os dezesseis livros dos Od t m quinze capt ulos identificados pelo nome da perna direita do Od. Em ambos os sistemas a ordem de senioridade pode ser aprendida at ravs da compreenso e aplicao da frmula, baseado na memorizao das dezesseis pernas simples de If. A compreenso da senioridade do Od torna -se importante porque a seqncia de

arremesso do Od a base para a determinao da orientao do Od (se ele se manifesta de maneira positiva ou negativa). No sistema usado em Ode - Remo h duas excees a regra previamente descrita. Quando fn Mj e Eji Ogb aparecerem juntos, fn Mj considerado o snior. Isto est baseado na convico que fn Mj foi o primeiro Od criado no reino invisvel e o ltimo Od a aparecer no reino fsico. N a tradio Yoruba a primeira criana gmea a nascer a mais jovem e a segunda nascido a mais velha, baseado na idia que a criana mais jovem vem em primeiro lugar ver se o mundo um lugar seguro. Sempre que o Od Ose tr aparece snior a todo os O d com excesso aos Mj. Os Mj Od so considerados os pais dos Od restantes. Ose tr o principio da fecundidade no universo ou a idia que Foram na Natureza podem procriar, manifestando assim algo novo. A invocao dos Mj Od seguida pela invoc ao de Ose tr induz os Mj Od copularem, dando nascimento aos demais duzentos e quarenta Omo Od (as crianas dos Princpios Criativos Primais). por isto Ose tr reconhecido como o dcimo stimo Od. Este material deve ser int eriorizado e torna r-se familiar antes que o estudante possa consultar dos If de forma efetiva. Estas da frmulas e so o fundamento a para a de identificao versos, determinao orientao para confirmao

informaes pelo uso de perguntas que possam ser respondidas por um simples sim/no. Eu pessoalmente acredito que o sistema usado em Ode -Remo representa o mais velho das duas frmulas. Se voc escreve o Od em um pedao de papel na seqncia
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 2 7

Dafa - A Voz do Criador


utilizada em Ode -Remo usando uma linha para cada livro, o padro resultante s er uma estrutura piramidal com as mesmas dimenses da pirmide em Giza. Eu acredito que este padro uma representao simblica do modo pelo qual os Od se desdobram no processo de Criao.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 2 8

Dafa - A Voz do Criador

Lio 4 Os Princpios Metafisicos de Od

Cada perna de Od r epresenta um princpio metafsico muito especfico que forma e guia o mundo em que ns vivemos. Eu acredito que quando o orculo de If primeiramente veio exist ncia, estes princpios foram ensinados como um mtodo de organizao de dados. Assim que a in formao foi reunida por inspirao divina ou por tentativa e erro, esta informao foi associada ao Od apropriado baseado em um profndo conhecimento dos princpios metafsicos que encarnaram uma polaridade problema/soluo particular. Assim que os recip ientes da bno receberam este corpo de sabedoria, a chave para entender um Od especfico a compreenso do princpio metafsico que serve como base para colocar informao em uma seo part icular do conjunto dos Od. Como um art igo de f, lf ensina a idia que quando Od interpretado por um Babalwo que est em alinhamento com o Esprito de El ns estamos ouvindo voz do profeta Ornml . Esta a razo de que ser parte de uma linhagem com direo de ancies to import ante ao processo de aprendiza gem. Confirmao de que ns estamos em alinhamento com o Esprito de El s pode vir de algum que sofreu alinhamento com El. Em um Egbe If o processo de confirmao realizado pela invocao dos nomes de todos os ancies awo, traando a linhagem at Akod e Ased, os primeiros dois estudantes do profeta Ornml . Um componente essencial no processo de alinhament o com o Esprito de El a habilidade em reconhecer o Od assim que se torna manifesto no mundo. O primeiro passo no desenvolvimento desta hab ilidade aprender os princpios metafsicos associados com cada perna de If. O material que eu estou apresentando aqui minha compreenso do Od baseado em meu prprio nvel pessoal de desenvolvimento. Eu sei que minha compreenso dos Od mudou durant e os ltimos dez anos e eu espero que continue a crescer e se transformar at o fim de minha vida. As idias nesta lio devem ser consideradas como pensamentos para considerao e contemplao. Estas idias necessitam ser comparadas com a prpria experin cia do Babalwo sobre cada Od afim de formar um banco de dados pessoal que pode ser usado para ajudar iluminar o idioma simblico de If. Este
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 2 9

Dafa - A Voz do Criador


processo amadurece com idade, porque voc no pode explicar nada verdadeirament e o que voc no experimentou dir et amente. Ao trmino de cada seo eu inclu uma frase chave. Estas chaves so apresent adas aqui para serem utilizadas como gat ilhos de lembrana dos princpios associados mais fundos. Em minha Experincia o uso destas chaves foi uma ferrament a essencial n o processo para destrancar o significado ocult o de cada Od.

OGB
OGB a manifestao de pura luz. a expanso da luz proveniente de uma fonte externa. Em termos prticos o movimento sem oposio ou um caminho abert o. Ogb como expresso de crescimen t o espiritual, representa um alinhamento perfeit o com o destino. If ensina que toda pessoa escolhe um destino antes de retornar terra pelo ciclo de reencarnao (atunwa). If ensina que se uma pessoa vive em harmonia com o seu destino, a Nat ureza abeno ar com vida longa, abundncia e famlia. Fracasso em viver em harmonia com destino gera enfermidade, pobreza e

isolamento. If ensina que se uma pessoa est insegura sobre seu destino, ela deveria viver em concordncia com os princpios do bom carter porque acredita -se que todo mundo intrincicament e boa. Quando uma pessoa est em alinhamento perfeito com seu destino, o problema mais iminente est na possibilidade de mudana de alinhamento. Quando Ogb aparece traz uma advertncia para que permanea v igilante no processo de manifestao do bom cart er. A manifestao negativa de Ogb em termos pessoais a arrogncia.

FRASE CHAVE: Ogb cria uma caminho aberto.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 3 0

Dafa - A Voz do Criador

OYEK
OYEK uma eliso da frase O yeye iku significando, Esprito da Me da Mort e. Em termos simples Oyek escurido, a completa contrao da matria no que a Fsica chama de buraco negro. Em termos humanas isto pode significar morte fsica. Mais comumente se refere ao fim de um ciclo. Quando um beb nasce h um fim do ciclo de viver no tero. Quando um adolescente se torna um adulto h um fim do ciclo de dependncia nos pais. Em If o fim de vida em terra marca o comeo de vida no reino dos Ancestrais (Orun). A palavra yoruba para negro dudu e associado com Oyek como um smbolo para a dimenso invisvel, a Fonte da Criao. Oyek como o fim de um ciclo pode trazer uma bno de paz. Em sua manifestao negativa, Oyek representa um fim prematuro de um ciclo que pode no resultar em total maturidade ou benefcio.

FRASE CHAVE: Oyek cria e termina a um ciclo.

WR
WR um eliso de iwa ori significando o carter de conscincia, ou a essncia interna de conscincia. If ensina que todas as coisas no universo tm alguma forma de conscincia. A palavra wr implica uma associa o com o processo de conscincia formando sua prpria ident idade nica. Em termos psicolgicos isto chamado de individualizao. Em If o conceito de wr associado com o processo de transformao espiritual simbolizado pelo elemento fogo. Em termos prticos wr o fogo da paixo. Paixo pode freqentemente levar ao conflito. Em termos positivos, conflito pode conduzir resoluo e ao crescimento. Em termos negativos, pode conduzir a mais conflitos e derrot a. Paixo tambm associada com o mov imento em direo procriao.

FRASE CHAVE: wr cria t ransformao.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 3 1

Dafa - A Voz do Criador

D
D a palavra yoruba para rgo reprodutor feminino e ao processo de dar luz. Na cosmologia em If todo o nascimento, depois do momento inicial de Criao, renasciment o. Em t ermos humanos renascimento se refere a reencarnao (atunwa), em termos prticos a criao de uma nova forma a partir de estruturas inadequadas ou obsoletas. Em sua manifestao negativa d uma tentativa desesperada em se agarrar ao passado. FRASE CHAVE: d cria renascimento.

ROSN
ROSN a palavra yoruba para sangue menstrual. uma referncia a Linhagem ancestral. If ensina que reencarnao (atunwa) freqentemente acontece dentro da prpria famlia da criana. rosn em sua manifesta o positiva, representa o uso efetivo de herana gent ica e orientao famliar (realizao de potencial). A manifest ao negativa de rosn qualquer resistncia ao apoio ancestral, ou se auto -denegrir (resistncia ao desenvolviment o potencial). FRASE CHAVE: rosn cria realizao de potencial.

OWONRIN
OWONRIN uma referncia ao princpio de caos no universo. Fsicos ensinam que todos os eventos aparentemente ordenados aparecem caticos quando visto de perto. Fsicos tambm ensinam que aparentemente efe itos aleatrios mostram sinais de ordem quando vistos de longe. O aspecto negativo de Owonrn o rompimento inesperado que destri uma fundao fraca. O aspecto positivo de Owonrn a habilidade em lidar com mudanas e ver coisas de uma perspectiva nova. FRASE CHAVE: Owonrin cria mudana inesperada.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 3 2

Dafa - A Voz do Criador

OBR
OBR quer dizer fora, ou esprito da fora. A manifestao negativa da fora o desejo em forar a vontade pessoal nas outras pessoas. If ensina que manifestao imprpria da vontade pessoal a ba se do egosmo. Como uma regra de conscincia, egosmo est baseado em uma sensao de Ego inflada. o oposto da humildade, que est baseado na vontade de considerar as opinies de outros. Todo o egosmo deve, em algum ponto, encarar a realidade (o indivd uo no o centro do universo). Esta confrontao pode conduzir ao crescimento ou a autodestruio. O Ser Humano nunca pode ficar mais forte que as Foras de Natureza que criou a conscincia humana. Entender este princpio a fundamento do conceito de If de bom carter. FRASE CHAVE: Obr cria a t ransformao interna.

OKNRN
OKNRN quer dizer 'vindo do corao'. If ensina que crescimento espirit ual acontece como resultado do equilbrio entre a cabea e o corao conhecido como or tutu (harmonia en t re pensamento e emoo). O antdoto do egosmo que pode acont ecer em Obr a humildade que pode ser criada em Oknrn. Quando a experincia nos ensina que nossa percepo do mundo est errada, a conscincia inicia uma procura pela verdade. Este o cicl o de mort e e renascimento que o fundamento de toda iniciao. Em termos sociais, este ciclo representado freqentemente pela voz do profeta. Em termos negativos, Oknrn representa mudana constante baseado em respostas emocionais que no so fundament adas em reflexo consciente. FRASE CHAVE: Oknrn cria novas direes e novas possibilidades.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 3 3

Dafa - A Voz do Criador

GND
GND um elisio de Ogun da, que significa o Esprito do Ferro cria. gnd simbolizado pela idia de clareamento de um caminho ou abertura de uma estrada. Historicamente associado com o processo de organizao de estruturas sociais em cidades. E m nvel pessoal associado ao progresso para realizao do destino. A manifestao negativa de gnd destruio sem propsito. FRASE CHAVE: gnd cria a remoo de obstculos.

OS
OS a manifest ao de mudana sbita e inesperada. Owonrin os caos construindo estrutura de uma forma i.e. idade avanada, e doena oculta. Os a influncia exterior de fatores que rompem ou destroem uma forma p articular. Simbolicamente, Os associado com temporais, furaces, vulces e foras dest rutivas da Natureza que t ransformam t udo em seu caminho. Como uma Fora da Natureza Os tem um efeito purificador. Em t ermos pessoais Os pode representar uma mudana drstica que conduz a abundncia. Em termos negativos Os pode representar algum que constantement e foge das responsabilidades, o que pode conduzir a vrias formas de enfermidade mental. FRASE CHAVE: Os cria mudana radical nas circunstncias .

K
K quer dizer 'atraindo' ou 'reunindo'. Em termos espirituais ele se refere a uma acumulao de poder pessoal (ase). Poder pessoal manifesta -se pelo uso de invocaes ou pelo uso do poder da palavra. k uma manifestao positiva pode ser a font e de poder pessoal usada para proteo, cura, transformao e a criao de abundncia. o elemento fundament al no processo de auto -afirmao. A manifestao negativa de k a fonte de auto iluso, fofoca e depreciao do prximo. FRASE CHAVE: k cria desenvo lvimento do poder da palavra.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 3 4

Dafa - A Voz do Criador

TRPON
TRPON a manifest ao de doena infecciosa. O sistema imunolgico humano utiliza doenas como processo de purificao. Se o sistema imunolgico est fraco, a doena pode conduzir a inaptido e a morte. As doen a infecciosas tambm podem ser um sintoma de uma relao insalubre com Natureza e ao ambiente imediato. Conhecer a fonte da doena o primeiro passo para determinar uma cura. A manifestao positiva de trp on oferece a informao manuteno da sade do sistema imunolgico. A manifestao negativa de t rpon espalhar doenas passado sua funo saudvel de purificao do corpo. FRASE CHAVE: trpon cria a manuteno de sade.

TR
TR a fonte de viso mstica. Viso mstica coloca o Or (c onscincia) em alinhamento formal com a Font e (Oldumare). tr o fundamento de um senso de destino individual e propsito no mundo. Em sua manifestao negativa, ele pode ser a fonte de uma sensao inflada de auto importncia. tr tambm pode se man ifestar como uma ident ificao com algo diferente da Fonte. As formas mais comuns de identificao errnea so cobia, nacionalismo, racismo e superioridade moral. FRASE CHAVE: tr cria viso mstica.

RETE
RETE uma eliso de ire te significan do apertar ou criar boa sorte. Em termos pessoais ret e a determinao teimosa em criar abundncia e mover em direo a auto transformao. Quando esta teimosia dirigida para metas imprprias se torna a base para resistncia mudar. FRASE CHAVE: ret e cria determinao.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 3 5

Dafa - A Voz do Criador

OSE
OSE a fonte de abundncia e fertilidade no mundo. Simbolicament e Ose associado com a gua fresca. Historicamente a cultura se desenvolveu ao redor de font es de gua fresca. If ensina que abundncia e fertilidade a conseq ncia do uso formal do poder da palavra em orao (aladura). Em sua manifestao negativa a conduta para abundncia pode substituir o Esprito como uma fonte de motivao. Porque If ensina a crena de que as crianas so uma forma de abundncia, Ose inclu i o fascnio pelo ertico como uma ex presso do desejo de procriar. FRASE CHAVE: Ose cria abundncia atravs da orao.

FN

FN literalmente significa 'o Esprito do Branco'. A referncia a luz branca como a Fonte de toda a manifestao mat erial. T udo o que ns vemos no mundo fsico criado literalmente atravs de luz. fn a fonte de fenmeno ou manifestao no universo. o tipo de manifest ao que freqentemente percebida como um milagre ou como a resposta para aquelas oraes oferecidas em Ose. Em sua manifestao negativa, fn a criao de fenmeno at ravs de invocaes que ao contrria s idias de harmonia e equilbrio que sustenta o crescimento espiritual.

FRASE CHAVE: fn cria a respost a para oraes manifestando -a como um mil agre.

As pernas duplas dos Od manifestam -se na Natureza na forma de uma cadeia espiral que o bloco do edifcio fundamental da Evoluo. Esta cadeia simbolizada por uma concha de caracol que um padro geomtrico preciso (Seo urea) que ocorre ao longo de Natureza. A progresso pelo Od pode ser tambm usada para mapear o desenvolvimento de lies de vida essenciais, simbolizadas pela sagrada rvore de Palma (A rvore da vida).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 3 6

Dafa - A Voz do Criador


Os primeiros quatro Od (Eji Ogb, Oyek Mj, wr Mj e d Mj ) criam as dimenses de t empo e espao. Em termos metafsicas Eji Ogb e Oyek Mj represent am a polaridade entre luz e mat ria, criando forma no universo. wr Mj e d Mj representam a polaridade entre a transformao do fogo e o renascimento da g ua. Esta polaridade a fonte de dinmica no universo ou o mecanismo de mudana. Sem forma e dinmica no h tempo e espao. Quando o tabuleiro de divinao [Opon -If, N. do. T.] marcado com uma cruz, os quatro quadrantes resultantes so considerados assentamentos para estes quatro Od. E m termos humanos este quatro Od represent am o ciclo da vida (Eji Ogb), mort e ( Oyek Mj), esprito (wr Mj), e renascimento (d Mj), em termos mais universais, este quatro Od so associados com as quatro dire es como segue: 1. Eji Ogb - Leste 2. Oyek Mj - Oest e 3. wr Mj - Norte 4. d Mj - Sul

Em If o leste sempre sit uado ao topo do tabuleiro, a posio mais afast ada do Babalawo de forma que o Babalawo simbolicamente sempre est voltado para o lest e, a direo da qual Eji Ogb adentrou ao mundo pela primeira vez. Os prximos doze Od representam o ciclo evolutivo de desenvolviment o que acontece dentro de Criao em toda fase de expanso. Isto simbolizado dividindo cada um dos quadrant es no tabuleiro em trs segmentos. Em termos humanos rosn Mj a manifestao de uma herana ancestral especfica que chega existir no momento da concepo. Owonrn Mj o elemento casual que efet ua o desenvolvimento de potencial provido por ro sn Mj. Em Obr Mj a conscincia humana expande seus limites em um esforo em tornar -se autoconscient e. Conhecimento do E u coloca uma pessoa no seu caminho de destino em Oknrn Mj. A percepo do destino conduz para o desejo em retirar obstculos d o caminho em um esforo para manifestar a viso. O impulso para manifestao de viso aparece em gnd Mj. Todo o destino humano desafiado periodcamente atravs de ocorrncias naturais inesperadas em Os. O desejo em superar os efeitos destrutivos de Os
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 3 7

Dafa - A Voz do Criador


encontrado no poder da palavra manifesto em k. Quando a vontade humana no est em alinhamento com os princpios de harmonia e equilibrio, o corpo experimenta t enso e fica vulnervel a enfermidade em Oturupon. Inspirao para superar adversidade acontece como resultado de uma sensao renovada de conexo com a Font e (viso mstica); isso acont ece em tr. A viso renovada do destino que emerge de tr pode conduzir det erminao expressa em ret e. Determinao apoiada por orao em Ose conduz a uma bno do Esprito que vem de fn. Neste ponto do ciclo a pessoa retorna a rosn com uma compreenso maior do potencial pessoal e o processo recomea em um nvel mais complexo de desenvolvimento.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 3 8

Dafa - A Voz do Criador

LIO 5 EXPLORANDO OS PRINCPIOS METAFSICOS EXPRESSOS NOS OMO OD

A relao entre os dezesseis Od Mj a base para a disciplina espiritual em If e considerada um mapa de crescimento espiritual semelhante a rvore da Vida encontrada na Kabala. As marcas dos Ods so representaes bidimensionais d e um padro de energia tridimensional. A energia na Natureza toma uma forma esfrica. A polaridade entre as foras de expanso e contrao em uma esfera simbolizada pela polaridade entre a perna direita e a perna esquerda dos Od If. De acordo com as te orias das hiperdimenses fsicas, h oito portais em qualquer esfera determinada que vincula a quarta dimenso (tempo e espao) com a quinta dimenso (reino invisvel da Criao). Trs destes portais so localizados aproximadamente a meio caminho entre o e quador (centro meridiano) e o plo superior, e trs so localizados a meio caminho entre o equador (centro meridiano) e o plo inferior; e dois nas capas polares. Se voc desenhar uma linha entre cada um dest es portais que voc obter duas pirmides inters ectas com uma base de trs lados. Em uma representao bidimensional deste padro simblico se torna a Estrela de David proeminente em tradies religiosas judias. Baseado em variveis matemticas h duzentos e cinqenta e seis modos pelos quais a energia pode passar das dimenses invisveis para as dimenses visveis, visto que est as duas dimenses se cruzam em qualquer padro de energia esfrico (tomo - terra - estrelas). Od If um mapa completo da int erao entre estas dimenses como postulado atra vs da fsica hiperdimensional. Os lugares no planeta onde estas dimenses se cruzam so geralmente apreciados em cult uras tradicionais como centros de poder ou lugares de energia espiritual ex altada (ase). Quando estes lugares so identificados em If ele s so chamados Igbodu (floresta sagrada). O fato que a maioria dos aspectos sagrados na frica apenas acessa o poder em certos momentos do ano indica uma compreenso dos funcionamentos internos nesta dinmica. Postulados da fsica hiperdimensional afirmam que os portais so abert os e fechados na terra como resultado da interao de outros planetas, do sol e da lua. Esta a base para a correlao entre aspectos sagrados e as
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 3 9

Dafa - A Voz do Criador


datas dos seus fest ivais. No Ocidente esta cincia conhecida como astrologia, em If chamado gede. Usando as frases chaves dadas no captulo anterior, ns podemos comear a traar o efeito da influncia do reino invisvel no reino visvel em termos simples. Na divinao em If os Quadragramas individuais so lidos da direita para a esquerda. Quanto aos Mj Od (onde ambas as pernas de If so idnticas) os princpios metafsicos discutidos no captulo anterior so considerados estveis. Quando os Quadragrams so formados com pernas diferent es de If, os princpios tornam -se interrelacionados e interdependent es. Em geral a perna de If do lado direito representa os fatores em manifestao e a perna de If do lado esquerdo representa fatores ocultos potenciais. Se a perna de If do lado direito representa melhor sorte para a pessoa qu e a perna de If no lado esquerdo, a tarefa do Babalawo inibir ou bloquear a influncia menos favorvel. Se a perna esquerda de If mais favorvel, a tarefa do Babalawo aumentar a influncia da desta boa sorte. Baseado em minha experincia em inter pretar os Od o significado do verso revelado mais claramente se eu considerar primeiro os princpios metafsicos. Esta anlise est baseada em minhas prprias observaes pessoais, apresentadas de uma forma que relativamente fcil memorizar. Voc pode simplesmente combinar as frases chaves do captulo anterior e pode formul -las em suas prprias palavras. Voc deve fazer isto para cada Od sem ter que memorizar o material de cada Od por sua vez. Simplesment e aplique a frmula. Nem todo verso em cada O d reflete claramente os princpios metafsicos apresent ados aqui. Por isto o seu material no deveria ser usado como uma substituio para apresent ao dos versos atuais de Od, o que apresentado aqui um auxlio no processo de int erpret ao. Na seo seguint e as frases chaves so apresentadas em negrito seguido por uma interpretao mais diret a das mensagens especficas (em tipo regular) encontrado dentro do Od. Em alguns exemplos h uma divergncia leve entre o princpio metafsico e a mensagem exat a do verso. Eu acredito que a integrao de ambos os componentes pode ser uma ferrament a efetiva desmembrando o significado do orculo.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 4 0

Dafa - A Voz do Criador

OGB

Ogb-Oyek:

Ire: Um caminho aberto conduz a um Fim produtivo. (Este Od expressa a idia de equilbrio perfe ito entre esforo relacionado a progresso e a capacidade para desfrutar o momento presente. conhecido o momento de t rabalhar, descansar, jogar e quando se retirar). Ibi: Um caminho aberto conduz a um Fim prematuro. (Este Od advert e que uma falha em encontrar equilbrio pode levar a um rompiment o por espritos elementares).

Oyek-Ogb

Ire: Trmino de ciclo conduz a um Caminho aberto. (Este Od se refere ao termino das vrias fases de desenvolvimento pessoal em ant ecipao a prxima fase. Termino da infncia leva a transformao em um adulto). Ibi: Concluso de ciclo conduz Instabilidade enraizada na arrogncia. (Este Od advert e que falha em avaliar as responsabilidades da prxima fase de desenvolvimento, pode conduzir a problemas i.e. doena sexualment e transmissvel).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 4 1

Dafa - A Voz do Criador

Ogb-wr:

Ire: Um caminho aberto conduz re soluo de conflito e transformao espiritual. (Este Od fala de virilidade a e fertilidade de e a necessidade Tor nar-se de se t er tem

responsabilidade

para

concepo

crianas.

pai

responsabilidades inerentes que surgem ocasio). Ibi: Conflito conduz a arrogncia. (Este Od fala das conseqncias negativas que vm como resultado do fracasso levar responsabilidade por desenvolvimento pessoal).

wr-Ogb:

Ire: Um Conflito resolvido conduz a um Caminho aberto. (Este Od fala da necessidade em ser honesto na resoluo de uma disputa). Ibi: Conflito conduz a arrogncia e Instabilidade. (Este Od fala da possibilidade de um conflito levar a um desgaste e enfermidade). Ogb-d:

Ire: Caminho aberto que conduz a um Renascimento produtivo. (Este Od fala da pobreza sendo transformada em abundncia atravs de trabalho rduo e otimismo, acarretando aumento de amigos e da comunidade). Ibi: Caminho abertos a m udanas insensatas. (Este Od fala da possibilidade de rompimento com estranhos que sentem cimes do potencial da pessoa para o progresso).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 4 2

Dafa - A Voz do Criador


Od-Ogb: Ire: Um Renascimento conduz a um c aminho aberto. (Este Od um fala da possibilidade de se sobrepujar uma ameaa inimigas). Ibi: Um Renascimento conduz a arrogncia. (Este Od fala da possibilidade de enfermidade sria se uma ameaa for ignorada).

Ogb-rosn:

Ire: Caminho aberto baseado em Apoio ancestral. (Este Od fala da necessidade em fazer pro gresso lento e fixo para a realizao do destino). Ibi: Caminho aberto conduz a instabilidade Baseado em resistncia de um ancestral. (Este Od fala do possibilidade de uma vida oprimida e progresso no conseguido por falta de esforo em cumprir o dest ino pessoal).

rosn-Ogb :

Ire:

Seguir a orientao dos Ante passados conduzir realizao do

Destino. (Este Od fala sobre a necessidade de seguir o tabu pessoal e familiar). Ibi: Seguir a orientao dos Antepassados conduzem a arrogncia. (Este Od aponta as conseqncias do fracasso em honrar os tabus).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 4 3

Dafa - A Voz do Criador


Ogb-Owonrin:

Ire:

Um

caminho

aberto

encontrar

Caos

inesperados,

espere

Inesperado. (Este Od fala da possibilidade de m sorte se transformar em boa sort e). Ibi: Um caminho abe rto bloqueado pelo Caos ine sperado. (Este Od fala da possibilidade de um acidente srio e a necessidade ser cauteloso quando em viajem).

Owonrin-Ogb:

Ire: Caos Ine sperado conduz boa sorte. (Este Od fala da necessidade de acalmar a mente e eliminar a confuso para poder criar melhores circunstncias). Ibi: Caos Inesperado conduz Arrogncia. (Este Od fala da possibilidade de acidentes se uma confuso no for solucionada).

Ogb-Obr:

Ire: Caminho aberto autotransformao e autodescoberta. (Este Od fala da necessidade de cuidar da sade para assegurar a realizao do destino). Ibi: Caminho aberto autodecepo . (Este Od fala de possvel enfermidade sria para aqueles que no cuidarem da sade).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 4 4

Dafa - A Voz do Criador


Obr-Ogb:

Ire: Autotransformao conduz a um caminho aberto. (Este Od fala da habilidade em ficar famoso baseado no poder de fala e a habilidade em solucionar conflitos). Ibi: Autotransformao conduz Arrogncia extrema. (Este Od fala da possibilidade de que a autodecepo pod eria conduzir a pessoa a um srio acidente).

Ogb-Oknrn:

Ire: Caminho aberto conduz a uma nova Direo. (Este Od fala da necessidade de mudar procedimentos, a pessoa est fazendo coisas muit o difceis, uma mudana no mtodo trr um progresso mais fcil). Ibi: Caminho aberto conduz a Direo errada. (Este Od fala das conseqncias negativas do fracasso para ter

responsabilidade).

Oknrn-Ogb :

Ire: Tomar uma direo nova conduz a um Caminho abe rto. (Este Od fala da possibilidade de assu mir responsabilidades novas e da boa sorte que vem com isto). Ibi: Tomar uma direo errada Arrogncia. (Este Od fala do fracasso em assumir responsabilidades novas e as

conseqncias negat ivas de tal resistncia).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 4 5

Dafa - A Voz do Criador


Ogb-gnd: Ire: Um caminho aberto requer a Re moo de obstculos. (Este Od fala da possibilidade de recebimento de riqueza de esforos anteriores). Ibi: Um caminho aberto encontra conflito. (Este Od fala dos problemas que poderiam se desenvolver como resultado de um fracasso em ser generoso).

gnd-Ogb: Ire: Remover obstculos leva a um Caminho aberto. (Este Od fala da necessidade de sobrepujar o cime e mentiras dizendo sempre a verdade). Ibi: Um Conflito conduz a arrogncia. (Este Od fala dos perigos da decepo).

Ogb-Os: Ire: Caminho abertos leva a abundncia. (Este Od fala da viagem ao encontro de boa sorte e abundncia). Ibi: Caminho abertos leva a autodecepo. (Este Od fala do perigo de decepo com amigos).

Os-Ogb: Ire: Abundncia cria um caminho aber to. (Este Od fala da necessidade de uma elevao e uma possvel iniciao como a base para realizao do destino). Ibi: Autodecepo conduz arrognc ia. (Este Od fala da necessidade em aplacar Esprito da Travessura [s], que pode bloquear a boa sort e atravs da r autodecepo).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 4 6

Dafa - A Voz do Criador


Ogb-k: Ire: Caminho aberto leva a uma perodo de Contemplao. (Este Od fala da necessidade em seguir o conselho do Esprito e sequir os t abus do Esprito como a base para considerar novas possibilidades). Ibi: A arrogncia c onduz ao Comportamento imprprio. (Este Od fala da necessidade de ser cauteloso ou correr o risco de amigos alienados).

k-Ogb: Ire: A contemplao conduz a um caminho aberto. (Este Od fala da necessidade de ter pacincia como base de boa sorte). Ibi: O comportamento Imprprio conduz a Arrogncia. (Este Od fala de um possvel desapontamento devido a infertilidade).

Ogb-trpon: Ire: Um caminho aberto conduz boa Sade. (Este Od fala da necessidade em desenvolver bom carter como base de cresciment o espiritual e de vida longa). Ibi: O Caminho abe rto bloqueado por uma enfermidade. (Este Od fala da necessidade em se proteger contra a possibilidade de planos

deteriorados ou sade det eriorada).

trpon-Ogb Ire: Uma Enfermidade conduz a boa sade. (Este Od fala da necessidade mant er fsica e emocionalmente saudvel uma relao). Ibi: Enfermidade conduz a uma falsa sensao de Recuperao. (Este Od um fala da decepo em relaes que poderiam causar confuso).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 4 7

Dafa - A Voz do Criador


Ogb-tr: Ire: Caminho aberto para viso mstica. (Este Od fala da pureza e especialmente sobre evitar a possibilidade de comportamento autodestrutivo). Ibi: Caminho aberto autoiluso. (Este Od fala da possibilidade de complacncia que gera perdas).

tr-Ogb: Ire: Viso Mstica que conduz a um claro Senso de destino. (Este Od fala da necessidade em sobrepujar problemas passados). Ibi: A viso Mstica conduz a arrogncia. (Este Od fala do perigo de se enfurecer as mes [ymi, N.do T.]).

Ogb-rete: Ire: Um caminho aberto requer Determinao. (Este Od fala da necessidade em se evitar viagem desnecessria). Ibi: Um caminho aberto leva a teimosia. (Este Od fala de uma possvel perda por acidente ou enfermidade).

rete-Ogb: Ire: Determinao conduz a um Caminho aberto. (Este Od fala da necessidade em cultuar Olokun como a base de criao de abundncia). Ibi: Teimosia conduz a arrogncia. (Este Od fala da necessidade em se manter boa sade e humildade para evitar enfermid ade sria).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 4 8

Dafa - A Voz do Criador


Ogb-Ose: Ire: Caminho aberto conduz a boa sorte. (Este Od fala em honrar Osun para criar paz mental e abundncia). Ibi: Caminho aberto que conduz cobia. (Este Od fala em evitar a cobia atravs do respeito a Ogun). Ose-Ogb: Ire: A Abundncia conduz a um caminho aberto. (Este Od fala da necessidade para cobrar dvidas passadas, e a necessidade em ser pago completamente pelo seu t rabalho). Ibi: Dirija para abundncia conduz cobia. (Este Od fala da possibilidade de nenhum pagamento para trabalho completado).

Ogb-fn: Ire: Caminhos abertos conduzem para a realizao de D estino. (Este Od fala da doena que supera uma doena potencialmente fatal). Ibi: Caminhos abertos conduz para falsa Sensao de re alizao. (Este Od fala do perigo de comer cogumelos).

fn-Ogb: Ire: Renovao de f. (Este Od fala da necessidade de proteo junto com crescimento espiritual). Ibi: Sensao Inflada de destino. (Este Od fala da necessidade em seguir orientao espiritual q uando envolvido em confrontaes ou risco de perda em briga). A referncia a um caminho aberto um smbolo para o conceito de estar em alinhamento com o destino pessoal. If ensina que viver em alinhamento com destino pessoal traz bnos.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 4 9

Dafa - A Voz do Criador

OYEK

Oyek-wr: Ire: Fim de ciclo conduz a uma Transformao. (Este Od fala da necessidade em responsabilizar -se pelo bem-estar de outra pessoa). Ibi: Fim de ciclo conduz a conflitos. (Este Od fala da possibilidade de impotncia ou infertilidade).

wr-Oyek: Ire: Transformao leva Contemplao e paz. (Este Od fala de um conflito fatal potencial que evitado). Ibi: Um Conflito conduz a um fim prematuro do Ciclos. (Este Od fala de um possvel conflito perigoso).

Oyek-d: Ire: Fim de conduz de ciclo para renascimento. (Este Od fala de uma pessoa que est na pobreza que gradualmente cria abundncia). Ibi: Fim Prematuro de ciclo leva a leatoridade. (Este Od fala da possibilidade da pobreza levar a falta de sade).

d-Oyek: Ire: Renascimento conduz a concluso. (Este Od fala de uma pessoa que lentamente constri seu caminho o para sucesso). Ibi: Renascimento conduz a um trmino prematuro de um ciclo. (Este Od fala daquelas pessoas que so inclinadas a discusses gerando uma possvel enfermidade fat al).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 5 0

Dafa - A Voz do Criador


Oyek-rosn: Ire: Fim de ciclo que conduz realizao do destino. (Este Od fala da necessidade de alguma forma de iniciao espiritual para assegurar o destino mais alto da pessoa). Ibi: Fim prematuro de ciclo que condu z perda de Oportunidade. (Este Od fala da conseqncia negativa da decepo).

rosn-Oyek: Ire: Alinhamento com o destino conduz Concluso. (Este Od fala do da necessidade em se adorar Sango, para evitar uma doena e adorar Olokun e If para t er abundncia). Ibi: Resistncia ao destino conduz a perda. (Este Od fala de possveis problemas legais se a pessoa se ocupa com at ividades ilegais).

Oyek-Owonrin: Ire: Fim de ciclo conduz preparao para uma mudan a inesperada. (Este Od fala que disputas familiares devem ser solucionadas antes que elas rachem a mesma). Ibi: Concluso Pre matura de ciclos gera caos. (Este Od fala dos problemas ancestrais que so potencialmente capazes de gerar tendncias suicidas). Owonrn-Oyek: Ire: Caos conduz concluso. (Este Od fala em evitar um srio conflito). Ibi: Caos conduz a perda. (Este Od fala da possibilidade de infidelidade em uma relao).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 5 1

Dafa - A Voz do Criador


Oyek-Obr: Ire: Fim de ciclo conduz a Transformao. (Este Od fala da necessidade em reemb olsar uma dvida com integridade). Ibi: Fim de ciclo conduz ao egotismo. (Este Od fala de problemas associados com o fracasso para manter espiritual

disciplina).

Obr-Oyek: Ire: Uma Transformao conduz a Concluso. (Este Od fala da necessidad e em honrar tradies). Ibi: Uma Transformao conduz a perda. (Este Od fala das conseqncias de no escutar aos ancies).

Oyek-Oknrn: Ire: Fim de ciclo leva a nova Oportunidade. (Este Od fala da necessidade em fazer ebo para ter vida longa e boa sade). Ibi: Fim de ciclo conduz a um Isolame nto desnecessrio. (Este Od fala de possveis queimaduras e o possibilidade de perda financeira).

Oknrn-Oyek: Ire: Nova direo conduz a concluso. (Este Od fala da necessidade em evitar conflito). Ibi: Nova direo c onduz a perda. (Este Od fala que possvel conflito pode conduzir a violncia).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 5 2

Dafa - A Voz do Criador


Oyek-gnd: Ire: Fim de ciclo conduz a remoo de Obstculos. (Este Od fala que se deve evitar conflito para assegurar boa sorte). Ibi: Fim de ciclo conduz a Conflito. (Este Od fala de um conflito que conduz a dano srio).

gnd-Oyek: Ire: Retirar obstc ulos conduz a Concluso. (Este Od fala do adorar 0lokun para assegurar abundncia). Ibi: Agresso conduz a perda . (Este Od fala das disputas familiares solucionando para evitar perda de amizade e famlia).

Oyek-Os: Ire: Fim de ciclo conduz a abundncia. (Este Od fala do honrar os antepassados para assegurar abundncia). Ibi: Fim de ciclo conduz a Instabilidade mental. (Este Od fala do fracasso em honrar os antepassados conduzindo a pobreza).

Os-Oyek: Ire: Mudana Sbita conduz ao termino de um Ciclo. (Este Od fala da necessidade em manter disciplina espiritual para assegurar vida longa). Ibi: Mudana Sbita conduz a perda. (Este Od fala da ameaa de no ter vida longa se a disciplina espiritual for

negligenciada).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 5 3

Dafa - A Voz do Criador

Oyek-k: Ire: Fim de ciclo conduz a auto -afirmao. (Este Od fala da necessidade em buscar orientao espiritual dos antep assados para evitar conflito). Ibi: Fim de ciclo conduz a se sube stimar. (Este Od fala da possibilidade de rompimento devido a falta de proteo espiritual).

k-Oye k: Ire: Delineao leva a concluso de um ciclo. (Este Od fala da necessidade em se evitar conflito, o valor positivo da retirada). Ibi: Delineao conduz a Atraindo conduz a se auto sube stimar. (Este Od fala da necessidade em se proteger de fofocas).

Oyek-trpon: Ire: Fim de ciclo leva a preveno de enfermidade. (Este Od um fala da necessidade de perdoar evitando tenso e enfermidade). Ibi: Fim de ciclo leva a Enfermidade prolongada. (Este Od fala dos perigos de acordos secretos).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 5 4

Dafa - A Voz do Criador

trpon-Oyek: Ire: Enfermidade leva fim de Inaptido repetida. (Este Od fala do prazer e diverso na vida da pessoa). Ibi: Enfermidade conduz a uma permanente Inaptido. (Este Od fala da falta de diverso como uma ameaa potencial a boa sade).

Oyek-tr: Ire: Fim de ciclo conduz a Viso mstica. (Este Od fala da necessidade em recorrer a orientao do Esprito para melhorar relaes). Ibi: Fim de ciclo leva ao egosmo. (Este Od fala da possibilidade de litgio).

tr-Oyek: Ire: A Viso Mstica conduz a concluso. (Este Od fala da possibilidade de mat rimnio). Ibi: Egosmo conduz a perda. (Este Od fala da possibilidade de perder a oportunidade de ter uma longa relao).

Oyek-rete :
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 5 5

Dafa - A Voz do Criador


Ire: Fim de ciclo conduz a Determina o. (Este Od fala da necessidade de cuidar da sade da pessoa e de sua famlia). Ibi: Fim de ciclo conduz a Teimosia. (Este Od fala de possvel enfermidade sria que poderia se estender por boa parte da vida).

rete-Oyek: Ire: Determinao conduz a uma Concluso. (Este Od fala da necessidade em se adorar If par a assegurar uma bno de vida longa). Ibi: Teimosia conduz a perda.

(Este Od fala da possvel pobreza para aqueles que no honram os tabus de If - o t abu contra mentira, roubo).

Oyek-Os: Ire: Fim de ciclo conduz a abundncia. (Este Od fala da necessidade para alcanar compreenso relacionada a idia da morte). Ibi: Fim de ciclo conduz a cobia. (Este Od fala do possvel falecimento de um amigo).

Os-Oyek: Ire: Abundncia conduz ao termino de ciclo. (Este Od fala do desejo em comea r uma disciplina espiritual). Ibi: Cobia conduz a perda. (Este Od fala das conseqncias do fracasso em se iniciar uma disciplina espirit ual).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 5 6

Dafa - A Voz do Criador


Oyeku-fn: Ire: Fim de ciclo conduz a milagre s. (Este Od fala da cura de uma enfermidade inesperad a). Ibi: Fim de ciclo conduz a deficincia orgnica. (Este Od fala das conseqncias de se evitar o processo curativo).

fn-Oyek: Ire: Milagres conduzem a concluso. (Este Od fala da boa sort e que vem como resultado de ser amvel e generoso). Ibi: Deficincia orgnica conduz a perda. (Este Od fala das conseqncias negativas para aqueles que no so amveis e generoso).

O fim de ciclo expressado em Oyek pode ser o fim de uma fase de desenvolvimento pessoal, pode ser a concluso de um pro jeto e pode ser o fim do processo de aprendizagem de uma lio de vida particular. Oyek tambm pode se referir ao fim do ciclo de vida e associado lit eralmente a a morte fsica. Quando Oyek se refere possibilidade de morte prematura, inclui instrue s especficas de como evitar est a situao. Oyek em sua manifest ao negativa o fracasso em completar uma t arefa, ou o fim prematuro para um ciclo.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 5 7

Dafa - A Voz do Criador

WR

wr-d: Ire: Uma Transformao conduz ao renascimento. (Este Od fala da sobriedade que conduz abundncia). Ibi: Conflito conduz a dissipao. (Este Od fala do medo da perda que conduz a perda).

d-wr: Ire: Renascimento conduz a transformao. (Este Od fala da bno de seguir a sabedoria de If). Ibi: Dissipao cond uz a conflito. (Este Od fala das conseqncias da preguia e da ignorncia).

wr-rosn: Ire: Transformao conduz Realizao de potencial. (Este Od fala do valor de deixar de sentir e de se envergonhar dos enganos passados). Ibi: Conflito condu z a re sistncia a Realizao de potencial. (Este Od fala das conseqncias negativas da falta de pacincia). rosn- wr: Ire: Realizao de potencial conduz a Transformao. (Este Od fala de o poder de pessoa usou em uns conduz de modo responsveis a fortuna boa). Ibi: Resistncia a realizao conduz ao Conflito.

(Este Od fala da necessidade em se aceitar o bom com o ruim, idias irreais conduzem ao desastre).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 5 8

Dafa - A Voz do Criador


wr-Owonrn: Ire: Transformao conduz a Preparao para o inesperado. (Este Od fala da necessidade de se fazer oferendas para assegurar uma viagem segura). Ibi: Conflito conduz a uma perda inesperada. (Este Od fala das conseqncias do fracasso em se tomar preucaues espirituais).

Owonrn-wr: Ire: O ine sperado leva a uma Transformao. (Este Od fala da necessidade de t rabalho duro e da necessidade em se preparar para inesperadas dificuldades). Ibi: O inesperado c onduz a conflitos. (Este Od fala do fracasso em se olhar diante).

wr-Obr: Ire: A Transforma o conduz a eleva o. (Este Od fala da necessidade em ser honrado a fim de assegurar o crescimento espiritual). Ibi: Resistir a transformao Conduz a repetio de enganos.

(Este Od fala das conseqncias negativas do comportamento criminal).

Obr-wr: Ire: Elevao conduz a paixo. (Este Od fala da necessidade em se considerar a possibilidade que bom carter mais importante que riqueza). Ibi: Resistncia conduz para um conflito. (Este Od fala das conseqncias negativas de cobia ).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 5 9

Dafa - A Voz do Criador


wr-Oknrn: Ire: Transformao conduz a novas Oportunidades. (Este Od fala da necessidade em se avanar passo a passo, sem passar a carroa na frente dos bois). Ibi: A Resistncia a transformao Conduz a oportunidades perdidas. (Este Od diz a pessoa que veio para consulta, no seguir a orientao dada).

Oknrn- wr: Ire: Nova Direo conduz a realizao. (Este Od fala da necessidade em se identificar a fonte de um problema e a necessidade de se pedir ajuda para resolver problemas). Ibi: Nova Direo conduz a conflitos. (Este Od fala dos efeitos negat ivos do fracasso em se comunicar).

wr-gnd: Ire: Transformao conduz remoo de obstculos. (Este Od fala do t ransformao da m sorte em boa sorte e em um fim para conflit os). Ibi: Conflito cria mais conflito. (Esteo Od fala das conseqncias negativas do fracasso em deixar a raiva de lado).

gnd-wr: Ire: A retirada de obstculos conduz a uma Transforma o. (Este Od fala da necessidade de se viajar para encontra r boa sorte). Ibi: Conflito cria mais conflito. (Este Od fala da possibilidade de encontrar uma pessoa perigosa).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 6 0

Dafa - A Voz do Criador


wr-Os: Ire: Uma Transformao conduz Abundncia. (Este Od fala da necessidade em trabalhar em meio a resistncia e seguir a sab edoria de If) . Ibi: Um Conflito conduz a enfermidade mental. (Este Od fala das conseqncias negativas de fugir de suas responsabelidades).

Os-wr: Ire: Uma mudana sbita conduz a uma Transformao. (Este Od fala de riqueza inesperada, espe cialmente abundncia que vem como resultado de alguma forma de auto empreendimento ou criatividade). Ibi: Uma mudana Sbita conduz a conflitos. (Este Od fala das conseqncias negativas do fracasso para seguir tabu).

wr-k: Transformao conduz aumentou Poder

(Este Od fala do valor de fidelidade). Ibi: Transformao conduz para imprprio Comportamento (Este Od diz se est a pessoa um ladro que eles sero pegados).

k- wr: Ire: Aumento de poder conduz a uma Transformao. (Este Od fala da habilidade de afirmao para curar enfermidade fsica). Ibi: Aumentou de poder conduz a conflitos. (Este Od fala das conseqncias negativas do comportamento disruptivo).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 6 1

Dafa - A Voz do Criador


wr-trpon: Ire: Transformao conduz Preveno de enfermidad e. (Este Od fala da necessidade em se fazer ebo para assegurar a sade de uma criana que est por nascer). Ibi: Uma transformao conduz a enfermidade.

(Este Od fala das conseqncias negativas do fracasso em se seguir a orientao de If).

trpon-wr: Ire: Enfermidade conduz a transformao. (Este Od fala da necessidade em proteger a sade de crianas). Ibi: Enfermidade conduz para um conflito. (Este Od fala de doenas causando vises desacertadas).

wr-tr: Ire: Uma transformao conduz a Viso Mstica. (Este Odu fala do valor de iniciao). Ibi: Uma transformao conduz a auto -iluso. (Este Odu fala das conseqncias do fracasso em apreciar bondade e beleza e a possibilidade de comportamento autodestrutivo).

tr-wr: Ire: A Viso Mstica conduz t ransformao. (Este odu fala da necessidade em se fazer algum tipo de trabalho voluntrio para at rair boa sorte). Ibi: Auto-iluso leva a conflitos. (Este odu fala das conseqncias negativas da impacincia).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 6 2

Dafa - A Voz do Criador


wr-rete : Ire: Transformao conduz a Determinao. (Este Od fala da necessidade para transformar todo o comportamento de negativo). Ibi: Conflito conduz a teimosia. leis do efeito em ego de comport amento negativo).

rete - wr: Ire: Determinao conduz a transformao. (Este Odu fala da necessidade em se preparar para srios conflitos e a necessidade em seguir a orientao de If). Ibi: Teimosia conduz a conflitos. (Este Od diz que um srio conflito deteriorar a vida desta pessoa).

wr-Ose: Ire: Transformao conduz Abundncia. (Este Od fala sobre recuperar a esperana como base de movimento em direo a abundncia). Ibi: Conflito conduz a cobia. (Este odu fala das conseqncias negativas de no saber orar recursos).

Ose-wr: Ire: Abundncia conduz Transforma o. (Este odu fala da necessidade de seguir orientao dos antepassados para fortuna). Ibi: Cobia conduz a conflitos. (Este odu fala das conseqncias negativas do fracasso em seguir a orient a o dos antepassados. Fala t ambm da possibilidade de ser conquistado por inimigos).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 6 3

ter fama e

Dafa - A Voz do Criador


wr-fn: Ire: Transformao conduz a milagres. (Este odu fala da possibilidade de uma nova relao). Ibi: Conflito conduz a deficincia orgnica. (Este odu fala das conseqncias do fracasso em criar uma relao saudvel).

fn-wr: Ire: Milagres criam transformao. (Este odu fala da habilidade em criar respeito no mundo). Ibi: Deficincia orgnica cria conflito. (Este odu fala das conseqncias negativas d o fracasso em apreciar suas bnos).

WR o princpio do fogo da paixo. Transformao ocorre como um resultado da paixo porque requer coragem em quebrar velhos padres de comport amento. Transformao nos leva mais perto de nosso verdadeiro Eu, r evelando assuntos de profunda importncia. O smbolo do fogo utilizado porque fogo transforma todas a s coisas na Natureza. Em sua manifestao negativa wr a paixo em um conflito sem sentido, a necessidade de livrar a cara e a necessidade de ter seu prprio caminho, mesmo que isso signifique usar da fora ou da violncia.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 6 4

Dafa - A Voz do Criador

D
d-rosn: Ire: Renascimento conduz a realizao do Potencial. (Este odu fala do crescimento espiritual que conduz a honra e fama) Ibi: mudana Arbitrria conduz Re sistncia (Este odu um fala da possibilidade de contrair uma doena sexualmente transmitida).

rosn-d: Ire:Realizao de potencial que conduz potenciais a um Renascimento. (Este odu fala do t rabalho duro que conduz a abundncia). Ibi: Resistncia ao potencial que conduz a Mudana arbitrria. (Este odu fala da conseqncia do fracasso curar corretamente para uma ferida ou uma enfermidade).

d-Ownrn: Ire:Renascimento conduz a uma preparao para O ine sperado. (Este odu fala da avaliao inespera da de trabalho criativo). Ibi: Mudana arbitrria conduz a caos.

(Este odu fala da possibilidade de depresso extrema).

Owonrin-d: Ire:mudana Inesperada conduz a Re nascimento. (Este odu fala da necessidade de ser generoso como proteo contra inesperados). Ibi: mudana Inesperada conduz a Mudana arbitrria. (Este odu fala do perigo de no devolver algo que pertence a outra pessoa).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 6 5

problemas

Dafa - A Voz do Criador


d-O'bara: Ire: Renascimento conduz a elevao. (Este odu fala da necessidade de uma base firm e de disciplina espiritual). Ibi: Renascimento conduz ao egoismo. (Este odu fala da possibilidade da perda de uma amizade devido a um mal entendido).

O'bara-d: Ire: Elevao que conduz a um renascimento. (Este odu fala da necessidade de se aumentar a proteo ao redor da famlia e da comunidade). Ibi: Egotismo conduz a iluso. (Este odu fala das conseqncias negativas de aceitar dinheiro por sexo).

d-Oknrn: Ire: Renascimento conduz a novos caminhos. (Este odu fala da necessidade de curar os efeitos de disfuno ancestral). Ibi: mudana Arbitrria conduz a Direes arbitrrias e sem objetivos. (Este odu fala das conseqncias negativas de ser um ladro).

Oknrn-d: Ire: Novo caminho que conduz a um renascimento. (Este odu fala d a necessidade de se controlar a raiva). Ibi: Isolamento conduz a mudana arbitrria. (Este odu fala das conseqncias negativas do fracasso em amadurecer e agir de acordo com sua idade).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 6 6

Dafa - A Voz do Criador


d-gnd: Ire: Renascimento que conduz a remoo de Obstcul os. (Este odu fala da necessidade de ser mais socivel). Ibi: Renascimento que conduz a conflito. (Este odu fala das consequncias negativas da conduta anti -social).

gnd-d: Ire: Remoo de obstculos que conduz a um renascimento. (Este odu fala da boa sort e proveniente de uma jornada segura). Ibi: Conflito que c onduz a mudana arbitrria. (Este odu advert e sobre a possibilidade de enfermidade no estmago).

d-Os: Ire: Renascimento que conduz a abundncia. (Este odu fala em se evitar comport amento vergonhoso). Ibi: mudana Arbitrria que conduz a instabilidade mental. (Este odu fala da necessidade de usar alguma forma de controle da natalidade).

Os-d: Ire: mudana Sbita conduz a renasc imento. (Este odu fala da necessidade de escuta r a orientao de um estranho). Ibi: mudana Sbita conduz a deciso arbitrria. (Este odu fala da possibilidade de perder -se de um caminho espiritual).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 6 7

Dafa - A Voz do Criador


d-k: Ire: Renascimento conduz a aumento de Poder pessoal. (Este odu fala da necessidad e de perdoar). Ibi: mudana Arbitrria conduz a um Comportamento imprprio. (Este odu fala da conseqncia negativa de enfeitiar os outros).

k-d: Ire: Aumento de poder pessoal que c onduz a Renascimento. (Este odu fala da necessidade de ser mais sofisticado nos negcios). Ibi: comportamento Imprprio que conduz a Mudana sem objetivo. (Este odu fala da possibilidade de ser enganado nos negcios).

d-trpon: Ire: Renascimento que conduz a melhoria de sade. (Este odu fala da necessid ade de se prevenir contra doena dos oorgos reproductivos). Ibi: mudana Arbitrria que conduz a enfermidade. (Este odu fala da possibilidade de doena sexualmente transmitida).

trpon-d: Ire: Enfermidade que conduz a renascimento. (Este od u fala da necessidade de assumir uma responsabilidade publica para evitar depresso e enfermidade). Ibi: Enfermidade cria resistncia a Mudana. (Este odu fala das conseqncias negativas do fracasso em assumir responsabilidade publica).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 6 8

Dafa - A Voz do Criador


d-tr: Ire: Renascimento que conduz a viso mstica. (Este odu fala da necessidade de se manter fortes laos de famlia). Ibi: Mudana arbitrria que conduz a auto -Iluso

(Este odu fala das conseqncias negativas da disperso familiar).

tr-d: Ire: viso Mstica que conduz a renascimento. (Este odu fala da possibilidade de uma herana familiar). Ibi: Auto -iluso que conduz a mudana arbitrria. (Este odu fala da possibilidade de problemas srios de relacionamento).

d-rete: Ire: Renascime nto que conduz a dete rminao. (Este odu fala de uma limpeza de cabea que conduz a fama). Ibi: Mudana arbitrria que conduz a Resistncia teim Os ao renascimento. (Este odu fala das conseqncias negativas de ser preguioso). rete-d: Ire: Determinao que conduz a renascimento. (Este odu fala de boa sort e que chega pela ajuda de pessoas de fora). Ibi: Teimosia cria resistncia ao renascimento. (Este odu fala da possibilidade de problemas srios de relacionamento).

d-Ose: Ire: Renascimento que conduz a abundncia. (Este odu fala do sucesso em um conflito contnuo).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 6 9

Dafa - A Voz do Criador


Ibi: Resistncia a um renascimento cria Cobia. (Este odu fala da possibilidade de encontrar uma pessoa perig Os, conduzindo a um srio conflito).

Ose-d: Ire: Abundncia que conduz a renascimento. (Este odu fala da necessidade de compaixo em medida apropriada). Ibi: Cobia que conduz a re sistncia. (Este odu fala das conseqncias negativas por falta de preparao para um conflito).

d-fn: Ire: Renascim ento que conduz a milagres. (Este odu fala da boa sort e proveniente de uma jornada inesperada). Ibi: Resistncia que conduz a deficincia orgnica. (Este odu fala da conseqncia do fracasso em se antecipar a um conflito).

fn-d: Ire: Milagres que c onduzem a renascimento. (Este odu fala da necessidade em se ver bondade em outros). Ibi: Disfuno que cria resistncia. (Este odu fala das conseqncias negativas da cobia).

D como renascimento se refere mudana total de mente, corpo e esprito que ocorre a pontos significant es ao longo do caminho de disciplina espiritual. Renascimento ocorre no ritual de iniciao e nesses momentos de iniciao em nossa vida diria que transforma nossa percepo do ego e do mundo. If ensina que depois do momento original de Criao t odo nascimento renascimento, luz renasce como estrelas, estrelas
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 7 0

Dafa - A Voz do Criador


Renascem como planet as, gua renasce como terra e um apego imprprio ao passado. assim por diante. Em sua

manifestao negativa d mudana arbitrria em resistncia a transformao real ou

ROSN

rosn-Owonrn: Ire: Realizao de potencial que conduz a preparao para o inesperado. (Este odu fala da necessidade de se evitar conflito e promete abundncia). Ibi: Resistncia ao destino conduz ao Ca os. (Este odu fala de instabilidade mental devido a uma falha em evitar conflito).

Oworin-rosn: Ire: mudana Inesperada que conduz a realizao de potencial. (Este odu fala da necessidade de se desenvolver bom carter e ouvido para mensagens onricas). Ibi: Caos que conduz a re sistncia ao Destino. (Este odu fala da possibilidade de mau carter levar a vergonha pblica).

rosn-O'bara: Ire: Realizao de potencial que conduz a Transformao. (Este odu fala da boa sort e proveniente de viajem e compartilhando conhecimento). Ibi: Resistncia ao destino conduz ao Egotismo. (Este odu fala da necessidade de se investir sabiamente).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 7 1

Dafa - A Voz do Criador


Obara - rosn: Ire: Transformao que conduz a realizao de potencial. (Este odu fala da necessidade de es tudar e aceitar If). Ibi: Egosmo que conduz a resistncia ao destino. (Este odu fala de possveis conseqncias negativas do fracasso em aceitar uma disciplina espiritual).

rosn-Oknrn: Ire: Realizao de potencial que conduz a novos comeos. (Este odu fala da necessidade de se elevar acima dos inimigos e no se deixando levar por seus insultos). Ibi: Resistncia ao Destino que conduz ao isolamento. (Este odu fala das conseqncias negativas do no reconhecimento daqueles que desejam sua m sorte).

Oknrn- rosn: Ire: Nova direo que conduz a realizao do destino. (Este odu fala da necessidade de perdoar). Ibi: Isolamento que conduz a resiste ncia ao Destino. (Este odu fala das conseqncias da m conduta).

rosn-gnd: Ire: Realizao de potenci al que conduz a remoo de obstculos. (Este odu fala de se auxiliar os menos afortunados). Ibi: Resistncia ao Destino gerando c onflito. (Este odu fala das conseqncias negativas da arrogncia).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 7 2

Dafa - A Voz do Criador


gnd-rosn: Ire: Remoo de obstculos conduz a realiza o do potencial. (Este odu fala da transformao da m sorte em boa sorte). Ibi: Conflito que c onduz a resistncia ao Destino. (Este odu fala da conseqncia negativa de uma falha em abraar um ponto de vist a otimista).

rosn-Os: Ire: Realizao de pote ncial que conduz a abundncia. (Este odu fala da abundancia proveniente de aes passadas). Ibi: Resistncia ao Destino gera instabilidade mental. (Este odu fala de possveis conseqncias negativas proveniente de espritos elementais).

Os-rosn: Ire: Mudana inesperada que conduz a realizao do destino. (Este odu fala sobre a necessidade de descanar e curtir a vida). Ibi: Mudana ine sperada que conduz a resistencia ao destino. (Este odu fala das conseqncias negativas do trabalho austero).

rosn- k: Ire: Realizao do potencial que conduz a aumento de poder pessoal. (Este odu fala de uma promessa de fama). Ibi: Resistncia ao destino que conduz a conduta imprpria. (Este odu fala de decises pobres que conduz a falta de sade).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 7 3

Dafa - A Voz do Criador


k- rosn: Ire: Aumento de poder pessoal que c onduz a realizao de potencial. (Este odu fala da necessidade de auto -apreciao). Ibi: Conduta imprpria que conduz a resistncia ao destino. (Este odu fala das conseqncias negativas do medo do futuro).

rosn-trpon: Ire: Realizao do potencial que leva a melhoria de sade. (Este odu fala da necessidade de se agir de maneira correta em pblico). Ibi: Resistncia ao Destino que conduz a doena. (Este odu fala de possvel doena em uma criana no nascida).

trpon-rosn: Ire: Preveno de doenas que conduz a realizao de potencial. (Este odu fala da fama conduzindo a relacionamentos melhores). Ibi: Doena que leva a re sistncia ao destino. (Este odu fala das conseqncias do fracasso em manter a sade).

rosn-tr: Ire: Realizao de potencial que conduz a Viso Mstica. (Este odu fala da necessidade em se cultivar um bom carter). Ibi: Resistncia ao Destino que conduz a autodesiluso. (Este odu fala do t ratamento imprprio de uma doena tornando -a fatal).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 7 4

Dafa - A Voz do Criador


tr-rosn: Ire: Viso Mstica que conduz a realizao do potencial. (Este odu fala da necessidade de absoluta honestidade). Ibi: Autodesiluso que conduz a resistncia ao destino. (Este odu fala das conseqncias negativas de ser um ladro).

rosn- rete: Ire: Realizao do potencial que conduz a determinao. (Este odu fala de boa sort e proveniente de liderana sonora). Ibi: Resistncia ao Destino gera teimosia. (Este odu das conseqncias negativas da resistncia a disciplina espiritual).

rete-rosn: Ire: Determinao conduz a realizao do potencial. (Este odu fala da necessidade em se tornar uma pessoa de autoridade bem treinada). Ibi: Teimosia gera resistncia ao destino. (Este odu fala da possibilidade de dificuldades inesperadas).

rosn-Ose : Ire: Realizao de potencial que conduz a abundancia. (Este odu fala da necessidade de seguir orientao espiritual). Ibi: Resistncia ao Destino gera inve ja. (Este odu fala da possibilidade de problemas menstruais).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 7 5

Dafa - A Voz do Criador


Ose-rosn: Ire: Abundancia conduz a realizao de potencial. (Este odu fala de boa sort e inesperada). Ibi: Inveja gera re sistncia ao Destino. (Este odu fala das conseqncias negativas de uma atitude negativa).

rosn-fn: Ire: Realizao de o potencial conduz a milagras. (Esse odu fala da boa sort e proveniente da elevao da cabea). Ibi: Resistncia ao Destino gera Disfuno. (Este odu fala da possibilidade da arrogncia conduzir a doena e vulnerabilidade).

fn-rosn: Ire: Milagres que c onduzem a realizao do potencial. (Este odu fal a da possibilidade de uma viso clara do destino). Ibi: Disfuno gera resistncia ao D estino. (Este odu fala das conseqncias negativas da ignorncia das mensagens provenient es do Esprito).

ROSN o pot encial latente do nosso destino mais alto dando a ns lembranas ou ligao com nossos ancest rais. If ensina que nosso destino mais alto existe em forma de esprito no reino invisvel e referido por Iponri uma referencia a ligao ent re conscincia pessoal e a conscincia coletiva de nossos ancestra is. A palavra rosn significa sangue menstrual e usada para representar hereditariedade ancest ral fsica (DNA) e espiritual (sabedoria cult ural). E m sua manifestao negativa rosn e o fracasso em efetivar habilidades latentes.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 7 6

Dafa - A Voz do Criador

OWONRIN

Owonrin-O'bara : Ire: Mudana inesperada que conduz a Transformao. (Este odu fala da procimidade da fama baseado em esforos passados. The blessing chega de forma inesperada). Ibi: Mudana inesperada que conduz ao Egoismo.

(Este odu fala das consequencias negativas da falha em apreciar uma beno quando ela veio).

O'bara-Owonrin: Ire: Transformao gera Proteo vindade uma mudana inesperada. (Este odu fala da necessidade de proteo contra inveja que conduz a boa sorte). Ibi: Egoismo que conduz ao Caos. (Este odu fal a das consequencias negaticas da inveja).

Owonrin Oknrn: Ire: Mudana inesperada que conduz a novos comeos.

(Este odu fala da necessidade em deixar a tristesa para trs). Ibi: Mudana inesperada que conduz ao isolamento.

(Este odu fala das consequenc ias negativas da inabilidade de deixar as tristezas para trs).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 7 7

Dafa - A Voz do Criador


Oknrn-Owonrin: Ire: Novo comeo gera proteo contra mudanas inesperadas.

(Este odu fal da ajuda aos pobres e em levar questes pessoais com menos seriedade). Ibi: Isolamento gera Caos.

(Este odu fala das consequncias da falha em apreciar as coisas que voc possui).

Owonrn-gnd: Ire: Mudana inesperada que conduz a re moo de obstculos.

(Este odu fala da necessidade de proteo contra feitios). Ibi: Mudana inesperada que conduz a Conflito.

(Este odu fala da inabilidade em reconhecer inimigos trazendo consequencias negativas).

gnd-Oworin: Ire: Remoo de obstculos gera proteo contra mudanas inesperadas. (Este odu fala da necesidade de se deixar de lado inveja e cobia). Ibi : Conflito que conduz ao Caos.

(Este odu fala das consequencias negativas de se abraar a inveja e a cobia).

Oworin-Os: Ire: Mudana inesperada que conduz a abundncia. (Este odu fala da necessidade de fora e coragem em um conflito e da possibilidade d e reatar um velho relacionamento). Ibi: Mudana inesperada que conduz a instabilidade mental.

(Este odu fala da possibilidade de conflito extremo que conduz a depresso).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 7 8

Dafa - A Voz do Criador


Os-Owonrin: Ire: Abundancia que conduz a proteo contra mudana inex perada.

(ste odu fala da necessidade de se rir diante de um problema). Ibi: Instabilidade conduz ao caos.

(Este odu fala da necessidade de desfazer -se do desejo de controle).

Owonrin-k: Ire: Mudana inesperada que conduz a um almento no poder pessoal.

(Este odu fala da possibilidade da abundancia chegar pouco a pouco).. Ibi: Mudana inesperada que conduz a c onduta impropria.

(Este odu fala da necessidade em se ter paciencia em ralo a saude).

k-Owonrin Ire: Aumento no poder pessoa gera proteo contra mudan a i nesperada.

(Este odu fala da necessidade de desfazer -se de remorsos e se concentrar em fazer o bem). Ibi: Conduta impropria que conduz ao caos.

(Este odu fala da possibilidade da pessoa ser sobrepujada pelos inimigos).

Oworin-trpon Ire: Mudana inesper ada que conduz a necessidade de proteo contra doenas. (Este odu fala da proteo cont ra doena em uma criana no nascida e promet e ambundancia). Ibi: Mudana ine sperada que conduz a doena. (Este odu fala de possvel doena em uma criana no nascida) .

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 7 9

Dafa - A Voz do Criador


trpon Owonrin: Ire: Boa saude gera proteo contra mudanas inesperadas.

(Este odu fala do colhimento dos frutos de seu trabalho). Ibi: Doena gera caos.

(Este odu fala da necessidade de se evitar a desonra e saude precria).

Owonrin tr: Ire: Mudana inesperada que conduz a viso mistica.

(Este odu fala sobre a necessidade de ser seguro e promete vitria sobre forte oposio). Ibi: Mudana inesperada que conduz a decepo.

(Este odu fala das consequencias negativas do fracasso em ser fide digno).

tr - Owonrin : Ire: Viso Mstica prov proteo contra mudana inesperada. (Este odu fala sobre coragem e da necessidade em mudar). Ibi: Decepa gera caos. (Este odu fala de consequencias negativas em consequencia ao fracasso em atua baseado no medo de fazer coisas erradas).

Owonrin rete: Ire: Mudana inesoerada que conduz a D eterminao.

(Este odu sobre evit ar um sentimento de desespero pois no h problema que no possa ser solucionado). Ibi: Mudana inesperada que conduz a Subordinao .

(Este odu fala de consequencias negativas em consequncia de insistir no sentimento de desespero).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 8 0

Dafa - A Voz do Criador


rete Owonrin: Ire: Determinao gera proteo contra mudana inesperada.

(Este odu fala de vit ria sobre conspiraes). Ibi: Subordinao gera o caos.

(Este odu fala de consequencias negativas em consequencia do medo de injuria).

Owonrn Ose: Ire: mudana inesperada que coduz a abundncia

(Este odu fala de trmino de falas acusaes). Ibi: Mudanas inesperadas que conduz a avareza.

(Este odu fala de c onsequencias negativas do pesar prolongado).

Ose Owonrin: Ire: Abundancia gera proteo contra mudana inesperada.

(Este odu fala da necessidade de se cumprir com uma obrigao para curar algum). Ibi: (Este Cobia conduz ao caos. odu fala da possibilid adede [selfishness] em resultado da falta de

responsabilidade).

Owonrn fn Ire: Mudanas inesperadas que conduze m a milagres.

(Este odu fala da necessidade de preparao para um desastre natural). Ibi: Mudana inesperada que conduz a Disfuna.

(Este odu fala de consequencias provenientes de uma falta de preparao).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 8 1

Dafa - A Voz do Criador


fn Owonrn: Ire: Milagres criam proteo conta mudanas inesperadas.

(Este odu fala sobre cont eno que no apreciada pelos outros e proteo espiritual contra inimigos). Ibi: Disfuno gera caos.

(Este odu fala sobre consequencias negativas em consequencia de falha em apreciar bnos).

OWONRIN a fora caotica no universo. Caos pode ser prevenido atravs de um profundo conhecimento dos ciclos e padres csmicos. Mudana pode se r a base tanto para boa sorte quanto para uma t ragdia, dependendo da vontade da pessoa sujeita a mesma. A existncia de caos gera divercidade no universo. Caos em sua manifestao negativa destrutivo sem transformao e crescimento. Caos pode tanto libe rar ou restringir a autopercepo de um indivduo.

O'BARA
O'bara Oknrn: Ire: Transformao interior que conduz a novas oportunidades

(Este odu fala da necessidade de coragem para a pessoa ser ouvida pelo mundo). Ibi: Egoismo que conduz ao isolamento.

(Este odu fala da possibilidade de se enraivecer as mes).

Oknrn - O'bara: Ire: Novas direes que conduzem a transformao interior.

(Este odu fala sobre proteo cont ra alegaes injustas). Ibi: Isolamento que conduz ao egoismo.

(Este odu fala da am argura como resultado de falsas alegaes).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 8 2

Dafa - A Voz do Criador


O'bara gnd: Ire: Transformao interna que conduz a remoo de obstc ulos.

(Este odu fala da necessidade de proteo contra mexericos). Ibi: Egoismo que conduz a conflito.

(Este odu fala das consequencias n egativas de mexericos).

gnd - O'bara: Ire: Clearing obstacles leads to inner Transformation

(This od ci speaks of the need to prepare for conflict). Ibi: Conflito que conduz a egoismo.

(Este odu fala sobre consequencias negativas da falta de preparao para um conflito, a crena ilusria em esta pronto para lidar com um dado problema).

O'bara Os: Ire: Transformao interior que conduz a abundncia.

(Este odu fala da necessidade em cuidar do dinheiro que tenha sido emprestado a outros). Ibi: Egoismo que conduz a instabilidade mental.

(Este odu fala da possibilidade de furto).

Os - O'bara: Ire: Abundancia que conduz a ransforma o interna.

(Este odu fala sobre a necessidade de auxiliar todos aqueles que o auxiliaram no passado). Ibi: Instabilidade m ental que conduz ao Egoismo.

(Este odu fala da possibilidade da arrogancia causar perda de amigos).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 8 3

Dafa - A Voz do Criador


O'bara k: Ire: Transformao interna que conduz ao aumento de poder pessoal.

(Este odu fala da necessidade de proteo contra perdas). Ibi: Egoismo que conduz a condutas imprprias.

(Este odu fala das consequencias negativas de se ignorar as oposies).

k - O'bara: Ire: Aumento de poder que conduz a transformao interna.

(Este odu fala da habilidade em conseguir relacinamentos amorosos). Ibi: Conduta imprpria que conduz ao Egoismo.

(Este odu fala da possibilidade da perda de afeio por falta deapreciao).

O'bara trpon: Ire: transformao interior que conduz a Proteo contra doenas.

(Este odu fala da necessidade em proteger a fertilidade). Ibi: Egoismo que conduz a doena.

(Este odu fala da possibilidade da perda da fertilidade).

trpon - O'bara: Ire: Proteo contra infemidade que conduz a transformao interior.

(Este odu fala da necessidade de se cuidar da saude de si e da familia). Ibi : Infermidade que c onduz ao egoismo.

(Este odu fala da possibilidade de doena afetando toda a familia).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 8 4

Dafa - A Voz do Criador


O'bara tr: Ire: Transformao interior que conduz a Viso Mstica.

(Este odu fala da necessidade de tomar cuidado contra mexericos das pessoa s qu e trabalham ao seu redor ou para voc). Ibi: Egoismo que conduz a auto decepo.

(Este odu fala da possibilidade de ataque por algum que no foi percebido como um inimigo).

tr - O'bara: Ire: Viso mistica que conduz a transformao interior. (Este odu fala de avisos contra mex ericos e acusaes falsas). Ibi: Auto decepo que conduz ao egoismo.

(Este odu fala de possveis consequencias negativas de indulgncia em mex ericos).

O'bara rete : Ire: transformao interna que conduz a Determinao.

(Este odu fala da aproximao de boa sorte). Ibi: Egoismo que conduz a subordinao.

(Este odu fala fala da necessidade de se evitar problemas baseados em sua aut o decepo).

lrete- O'bara: Ire: Determinao que conduz a transformao interior. (Este odu fala da necessidade de se manter fiel aos seus ideais enquanto rodeado por inimigos). Ibi: Subordinao que conduz ao egoismo.

(Este odu fala sobre consequencias negativas do abandono de seus ideais).


Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 8 5

Dafa - A Voz do Criador


O'bara Ose: Ire: Transformao interna que conduz a a bundncia.

(Este odu fala da boa sort e chegando como resultado da cura de problemas familiares). Ibi: Egoismo que conduz a avareza.

(Este odu fala de efeitos negativos da baixa estima gerando falso orgulho).

Ose - O'bara: Ire: Abundancia que conduz a Tra nsformao interna

(Este odu fala da necessidade de se cancelar uma viagem). Ibi: Cobia que conduz ao egoismo.

(Este odu fala das consequencias negativas da falha em seguir as instrues provenient es de If).

O'bara fn: lre: Transformao interna qu e conduz a Milagres.

(Este odu fala da resoluo de muitos problemas devido a Abundncia inexpereda). Ibi: Egoismo que conduz a uma disfuno.

(Este odu fala da possibilidade de ser sobrepujado pelo desespero).

fn-Obr: Ire: Milagre que conduz a Trans formao interna. (Este odu fala do aumento nos negcios pessoais levando a abundncia). Ibi: Disfuno que gera o egoismo.

(Este odu fala da possibilidade de problemas no -resolvidos levarem a decepo ou ao roubo).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 8 6

Dafa - A Voz do Criador


OBR a transformao int erna que o corre em consequncia do ego que temperado pela humildade. Egoismo doentio est frequentemente enraizado na emoo incontrolada centrada na autogratificao. Em Obr o equilbrio entre a cabea e o corao ocorre como um ato de vontade e intelecto guian do a pessoa a transceder a repet io de padres ineficazes antigos da autodefesa e da conduta autodestrutiva. Alguns destes padres possuem bases ancestrais (disfuno familiar) e toca a forma de maldio. Desta maneira o indivduo ident ifica o Eu com a co nduta destrutiva. Este padro de condut a usualmente requer uma int erveno da comunidade.

OKNRN
Oknrn gnd: Ire: Novo caminho que conduz a remoo de obstculos.

(Este odu fala de uama criana que incomodada pela capacidade de ver os espritos. Esta pessoa deve ser iniciada como parte da purificao e processo de cura. Ibi: Isolamento que conduz a um conflito.

(Este odu fala da possibilidade de males mentais se o problema da viso de espritos no for resolvida de maneira posit iva).

gnd Oknrn: Ire: Remoo de obstculos que conduz a Novas oportunidades.

(Este odu fala da necessidade em fazer uma oferenda aos ancestrais para remover obstculos e trazer boa sort e. Ibi: Conflito que gera isolamento.

(Este odu fala da possibilidade da perda da boa sorte se a pessoa no viajar pelo mundo).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 8 7

Dafa - A Voz do Criador


Oknrn Os: Ire: Novo caminho que conduz a abundncia.

(Este odu fala da necessidade de se aprender como se retirar frente a posio esmagadora). Ibi: Isolamento que conduz a uma isolamento mental.

(Este odu fala de possveis consequncias negativas de um planejamento mal feit o e falta de clareza).

Os Oknrn: Ire: Abundncia que conduz a Oportunidades novas.

(Este odu fala da necessidade de honestidade, servio e coragem em receber uma bno de longevidade). Ibi: Cobia que conduz ao isolamento.

(Este odu fala das consequncias negativas da crena de que a pessoa no pode ser tocada pela morte ou dest ruio). Oknrn- k: Ire: Novo caminho que conduz ao aumento de poder pessoal. (Este odu fala da necessidade de se aceitar o bem com o mal). Ibi: Isolamento que conduz a condutas imprprias.

(Este odu fala dos problemas associados com a perspectiva unidirecional).

k Oknrn: Ire: Aumento de poder pessoal que conduz a novas oportunidades.

(Este odu fala da necessidade de se mudar m conduta passada para atrai bno e longevidade). Ibi: Conduta imprpria que conduz ao isolamento.

(Este odu fala da possibilidade da m conduta levar a uma morte prematura).


Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 8 8

Dafa - A Voz do Criador


Oknrn trp on: Ire: Novo caminho q ue conduz a proteo contra males.

(Este odu fala em aceitao das circunstncias de maneira a por um fim a tristeza). Ibi: Isolamento que conduz a doenas.

(Este odu fala da possibilidade do rancor levar a doena).

trpon Oknrn: Ire: Proteo contra doena que conduz a Novas oportunidades.

(Este odu fala da necessidade de se proteger contra feitios). Ibi: Doenas que conduzem ao isolamento.

(Este odu fala da possibilidade de grande mal se a necessidade de proteo no for levada a srio).

Oknrn tr: Ire: Novos caminhos que levam a Viso Mstica.

(Este odu fala do valor de se resolver disputas familiares). Ibi: Isolamento que conduz a autodecepo.

(Este odu fala da possibilidade de destruio de uma famlia baseada no conflito enraizado na autodecepo).

tr Oknrn: Ire: Viso Mstica que conduz a oportunidades.

(Este odu fala da necessidade de proteo contra litigios). Ibi: Autodecepo que conduz ao isolame nto.

(Este odu fala da possibilidade de argumentos inuteis levarem a um liti gio).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 8 9

Dafa - A Voz do Criador


Oknrn rete: Ire: Novo caminho que conduz a Determinao.

(Este odu fala da necessidade de alimentar os ancestrais e pedir por humildade). Ibi: Isolamento que conduz subordina o.

(Este odu fala da possibilidade da falta de sorte baseada na cr ena que uma pessoa pode lidar com todos os seus problemas sozinho).

rete Oknrn: Ire: Determinao que conduz a novas oportunidades.

(Este odu fala da necessidada de proteo contra intrigas). Ibi: Subordinao que conduz ao isolame nto.

(Este odu fal a de possveis males devido ao fracasso em se determinar quem amigo ou no).

Oknrn Ose: Ire: Novo caminho que conduz a abundncia.

(Este odu fala da necessidade de se colocar acima da tristeza e do remorso afim de garantir a boa sort e) Ibi: Isolamento que conduz a cobia.

(Este odu fala de possvel t rist eza e pesar levando a tomar decises ruins baseadas na cobia enraizada no medo da perda.

Ose Oknrn: Ire: Abundancia que conduz a novas oportunidades.

(Este odu fala da necessidade de se abraa r uma disciplina espiritual para transformar m sorte em boa sort e). Ibi: Cobia que conduz ao isolamento.
P g . : 9 0

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

Dafa - A Voz do Criador


(Este odu fala da possibilidade de se ofender inimigos e tornar pior a m sorte).

Oknrn fn: Ire: Novo caminho que conduz a milagrea.

(Este odu fala da necessidade de otimismo para mudar a m sorte). Ibi: Isolamento que conduz a uma disfuno.

(Este odu fala da possibilidade da depresso sustentar a m sorte).

fn - Okaran: Ire: Milagres que conduzem a novas oportunidades.

(Este odu fala de nov idade que tornam fisico, emocional e espiritual limpos). Ibi: Disfuno que conduz ao isolamento.

(Este odu fala da possibilidade de injustia social direcionada a essa pessoa e a possibilidade de difamao).

OKNRN represent a o primeiro pao que ocorre como resultado de um novo nvel de auto -entendimento. Qualquer mudana na percepo do Eu e do mundo altera a viso da pessoa do futuro e como ele est at uando no mundo. Qualquer um que se recuse a dar o primeiro passo corre o risco de isolamento e fecha a porta para um crescimento mais adiate.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 9 1

Dafa - A Voz do Criador

GND
gnd Os Ire: Remoo de obstculos conduz a abundancia. (Esse odu fala da necessidade de se manter concentrado, como base para o

desenvolvimento em direo da fama e da fortuna). Ibi: Conflito que c onduz instabilidade mental. (Esse odu fala da necessidade de se manter concentrado de maneira a evitar a depresso e a raiva).

Os gnd Ire: Abundncia que condua remoo de obstculos. (Este odu fala da necessidade de preparar -se pra um grande conflito de maneira a proteger a boa sorte j manifest ada anteriormente). Ibi: Instabilidade mental conduz a c onflito. (Este odu fala dapossibilidade da raiva e depresso conduzir a pessoa violncia).

gnd k Ire: Remoo de obstculos conduz ao au mento de poder pessoal. (Este odu fala da necessidade de ser honesto de todas as formas). Ibi: Conflito leva a condutas imprprias. (Este odu fala da possibilidade de desonestidade ser descoberta).

k gnd Ire: Aumento de poder pessoal leva remoo de obstculos. (Este odu fala da necessidade de se ter coragem no caminho de seu destino). Ibi: Conduta imprpria gera um conflito.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 9 2

Dafa - A Voz do Criador


(Este odu fala das possveis consequencias negativas da incapacidade de controlar a raiva).

gnd - trpo n Ire: Remoo de obstculos leva a proteo contra doena. (Este odu fala da necessidade de manter a paz na comunidade afim de assegurar a boa sorte). Ibi: Conflito gera doena. (Este odu fala da possibilidade de dores geradas pela recusa de se desenvolver um bom carter).

trpon - gnd Ire: Proteo contra doena evita a criao de obstculos. (Este odu fala da necessidade de assegurar a fertilidade). Ibi: Doena gera conflito. (Este odu fala de possvel infertilidade).

gnd tr Ire: A remoo de obstculos conduz Viso Mstica. (Este odu fala da possibilidade de transformar m sorte em boa sorte pela mudana em direo a oport unidade). Ibi: conflito que c onduz auto -decepo. (Este odu fala sobre a possibilidade de que o medo de doenas leve doena).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 9 3

Dafa - A Voz do Criador


tr gnd Ire: Viso Mstica que conduz remoo de obstculos. (Este odu fala da necessidade de purificar a cabea a fim de remover os efeit os de m conduta passada). Ibi: Auto -decepo que gera conflito. (Este odu fala de possvel perda de auxl io como resultado do fracasso em mudar a m conduta passada).

gnd rete Ire: Remoo de obstculo que conduz determinao. (Este odu fala da necessidade absoluta de ser honesto e trz um tab contra a decepo). Ibi: Conflito que c onduz teimosia. (Este odu fala das consequencias negativas da decepo).

rete gnd Ire: Determinao que conduz remoo de obstculos. (Este odu fala da necessidade de abraar uma disciplina espiritual com o objetivo de garantir a boa sort e). Ibi: Teimosia que ge ra conflito. (Este odu fala da perda de respeito manifestada como resultado da recusa em seguir uma disciplina espiritual).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 9 4

Dafa - A Voz do Criador


gnd Ose Ire: Remoo de obstculos que conduz abundncia. (Este odu fala da necessidade de se portar de maneira horada a fim de garantir a boa sorte). Ibi: Conflito que c onduz a avareza. (Este odu fala de possveis dificuldades que chegam como resultado de confuso e falt a de honra).

Ose gnd Ire: Abundncia que conduz remoo de obstculos. (Este odu fala da necessid ade de alguma forma de elevao espiritual que garant e a boa sorte). Ibi: Avare za que c onduz a conflito. (Este odu fala da possvel consequncia negativa do fracao em procurar orient ao espiritual).

gnd fn Ire: Remoo de obstculos que conduz a milagras. (Este odu fala da necessidade para poder resolve -lo). Ibi: Conflito que c onduz a disfuno. (Este odu fala da possibilidade de grande desrupo para si e para a comunidade como resultado de mant er um conflito em segredo).

fn gnd Ire: Milagras removem obstculos. (Este odu fala da necessidade de se tomar cuidado no trabalho com algum que no t em bom carter).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 9 5

Dafa - A Voz do Criador


Ibi: Disfuno gera conflito. (Este odu fala da possibilidade de conflito baseado no relacionamento com pessoa de mal carter).

GND a remoo dos obstculos que bloqueiam uma pessoa em seu movimento em direo ao seu dest ino e o cumprimento de seu potencial mais elevado. Os obstculos podem tanto ser int ernos quanto externos e importante identifica -los corretamente. Um problema nunca pode ser resolvido se a raiz do problema desconhecida. A negatividade de gnd ocorre quando uma pessoa acredita que os obstculos no podem ser removidos. Isso gera a raiva e conflito desnecessrio.

OS
Os k Ire: Abundncia que conduz a um aumento no poder pessoal. (Este odu fala da necessidade de ser honrado em assuntos realcionados ao esprit o). Ibi: Instabilidade mental leva a conduta impropria. (Este odu fala de possvel vergonha proveniente de conduta desonr Os em assunto relacionado aos espritos).

k Os Ire: Aumento de poder pessoal que c onduz abundncia. (Este odu fala da necessidade de ter coragem para mudar m conduta passada). Ibi: Conduta imprpria gera instabilidade mental. (Este odu fala de possvel instabilidade interna para aqueles que no transformam mal carter em bom carter).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 9 6

Dafa - A Voz do Criador


Os trpon Ire: Abundncia que conduz prote o contra doena. (Este odu fala da necessidade de ignorar o efeito de mexericos e da inveja). Ibi: Instabilidade mental que gera doena. (Este odu fala de possvel doena e infertilidade para aqueles que internalizam mexericos e a inveja).

trpon Os Ire: Boa sade gera abundncia. (Este odu fala da necessidade de se desenvolver uma disposio calma). Ibi: Doena fsica gera coena mental . (Este odu fala da possibilidade de conflito e confuso para aqueles que no desenvolvem uma disposio calma).

Os tr Ire: Abundncia que conduz viso espiritual. (Esse odu fala da necessidade absoluta de ser honesto em todas as coisas. Honestida de trz conhecimento, honra e boa sort e). Ibi: Instabilidade mental que conduz a auto -decepo. (Este odu fala das consequencias negativas da raiva ex cessiva e decpo).

tr Os Ire: Viso Mstica conduz abundncia. (Este odu fala da habilidade de v er problemas potncias como resultado da habilidade de se manter calmo diante da advercidade). Ibi: Auto -ecepo que conduz instabilidade mental.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 9 7

Dafa - A Voz do Criador


(Este odu fala da possibilidade de roubo como resultado da incapacidade de se manter calmo diante da adverci dade).

Os re te Ire: Abundncia que conduz determinao. (Este odu fala da necessidade de manter os conflitos fora de casa). Ibi: Instabilidade mental que leva a teimosia. (Este odu fala da possibilidade de ser esmagado se a orientao dos espritos for ignorada).

rete Os Ire: Determinao que conduz a abundncia. (Este odu fala da necessidade d planejamento contra alguma forma de disputa pblica). Ibi: Teimosia que conduz a instabilidade mental. (Este odu fala de possvel frustrao de algum qu e reluta em se preparar contra conflito pblico).

Os Ose Ire: A abundncia gera mais abundncia. (Este odu fala da abundncia result ante de esforos passados). Ibi: Instabilidade mental gera cobia. (Este odu fala da necessidade de se proteger contra i nveja pelo cultivo do bom carat er).

Ose Os Ire: Abundncia gera mais abundncia. (Este odu fala da necessidade de proteger a boa sorte pela boa sade e coragem diant e de conflitos).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 9 8

Dafa - A Voz do Criador


Ibi: Cobia gera instabilidade mental. (Este odu fala de possveis con sequncias negativs pelo uso de linguagem baixa).

Os fn Ire: Abundncia que conduz a milagres. (Este odu fala da necessidade de se manter firme diante do desejo de fugir de um problema de maneira a proteger a boa sorte). Ibi: Instabilidade mental que gera uma disfuno. (Este odu fala que no possvel fugir dos problemas e evitando um problema apenas o tornar maior).

fn Os Ire: Milagres levam abundncia. (Este odu fala da chegada de abundncia inesperada). Ibi: Disfuno que gera instabilid ade mental. (Este odu fala da possibilidade de consequncias negativas devido a falha em desenvolver bom carter e em resolver o que foi estragado no passado).

OS uma mudana extrema inesperada proveniente de fonte externa. Uma pessoa pode mudar gerand o abundncia ou no mudar gerando confuso e depresso levando instabilidade mental e emocional. Quando esse odu aparece a pessoa deve ser prevenida contra instabilidade ment al, porque dependncia torna -se uma forma de invocao ou auto -feitio.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 9 9

Dafa - A Voz do Criador

K
k trpon Ire: Aumento de poder pessoal que gera boa saude. (Este odu fala da disciplina espirit ual protegendo a fertilidade na forma de nascimento de uma criana ou na forma de criat ividade). Ibi: Conduta imprria que leva dpena. (Este odu fala da possibilidade da falta de disciplina espiritual gerar infertilidade).

trpon k Ire: Boa sade conduz ao aumento de poder pessoal. (Este odu fala da necessidade de manter a sade atravs da gravidez). Ibi: Doena conduz conduta imprpria. (Este od u fala de problemas associados uma gravidez insalubre).

k tr Ire:Aumento de poder pessoal que conduz Viso Mstica. (Este odu fala da habilidade em agrupar e dirigir pessoas em um esforo coletivo para aumentar a boa sort e). Ibi: Conduta imprp ria que conduz auto -decepo. (Este odu fala de possivel resist ncia ao ensinamentos de If).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 0 0

Dafa - A Voz do Criador


tr k Ire: Viso Mstica que conduz a um aumento de poder pessoal. (Este odu fala da necessidade de autoproteo contra inveja e feitios como prepa rao a um aumento na abundncia). Ibi: Auto -decepo que conduz a condutas imprprias. (Este odu fala da possibilidade da pessoa ser acusada de roubo).

k rete Ire: Aumento de poder pessoal que c onduz a determinao. (Este odu fala da boasort e proven iente do prprio esforo pessoal). Ibi: Conduta imprpria que conduz teimosia. (Este odu fala de desapont amento e perda como resultado de um investimento coletivo).

rete k Ire: Determinao que conduz a um aumento de poder pessoal. (Este odu fala d e possvel promoo e aumento de carga de trabalho). Ibi: Teimosia que conduz conduta imprpria. (Este odu fala de possveis efeitos negativos de uma liderana fraca).

k Ose Ire: Aumento de poder pessoal que c onduz abundncia. (Este odu fala da co rreo de falss alegaes). Ibi: Conduta imprpria que conduz ganncia. (Este odu fala das consequncias da falha em corrigir falas alegaes). Ose k Ire: Abundncia que conduz a um aumento de poder pessoal.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 0 1

Dafa - A Voz do Criador


(Este odu fala da necessidade de se preven ir contra falsas acusaes por meio do cult ivo do bom carter). Ibi: Cobia que conduz a conduta imprpria. (Este odu fala da possibilidade de ser atingido por inimigos).

k fn Ire: Aumento de poder pessoal que c onduz a milagres. (Este odu fala da ne cessidade de ter perspectivas realistas). Ibi: Conduta imprpria que gera disfuno. (Este odu fala de possvel despontamento gerando amargura).

fn k Ire: milagre s pode m conduzir a um aumento de poder pessoal. (Este odu fala de possvel aumento de r esponsabilidade pessoal levando boa sorte). Ibi: Disfuno que gera conduta imprpria. (Este odu fala de possvel pobreza resultante do fracasso emarcar com o aumento de responsabilidade).

K significa atrair. Uma pessoa atrai seus recursos toda vez qu e abenoa ou enfeitia alguma coisa. A atrao parte do processo de acesso do poder da palavra ( ofo ase). If ensina que palavras tem a habilidade de transformar a realidade fsica. Em sua manifestao negat iva a condut a imprpria em K o uso antitic o do poder da palavra para feitios, cobia e expresses de denegrimento.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 0 2

Dafa - A Voz do Criador

TRPON
trpon tr Ire: Boa Sade conduz a viso mstica. (Esse Odu fala da necessidade de fazer coisas no tempo certo para assegurar Boa Sorte). Ibi: Doena leva a autode struio. (Este odu fala de posveis efeitos negativos da falsa necessidade de avaliao).

tr trpon Ire: Viso Mistica prov proteo contra doena. (Esse odu fala do tab contra bebida) Ibi: Autodecepo gera doena. (Este odu fala sobre a possv el conseqencia negativa sobre fracasso em honrar o tab contra bebida e out ras formas de conduta vici Oss).

trpon rete Ire: Boa sade que conduz a determinao. (Este odu fala da necessidade de estar preparado fsicamente, mentalment e e

espiritualm ente para conflito). Ibi: Doena que conduz a teimosia. (Esse odu fala sobre possvel doena entre crianas e a consequencia da falha em trata -la devidamente).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 0 3

Dafa - A Voz do Criador


rete trpon Ire: Gera boa sade. (Esse odu fala da necessidade de ser justo de todas a s maneiras para manter estabilidade interna e boa sade). Ibi: Teimosia gera doena. (Este odu fala de possvel consequencia de tratar outras pessoas injustamente).

trpon Ose Ire: Boa sade que conduz a abundancia. (Este odu fala da necessidade de to mar responsabilidades para si e outros nos arecifes da negatividade no mundo). Ibi: Doena que conduz a cobia. (Esse odu fala da possibilidadede pobreza como resultado do fracasso em agir de maneira responsvel, principalment e com crianas).

Ose trpon Ire: Abundancia que conduz a boa saude. (Esse odu fala da necessidade de se elevar de maneira correta crianas e evitar conflitos desnecessrios em auxlio a boa sade e sorte). Ibi: Cobia que conduz a doena. (Este odu fala de possveis efeitos negati vos por falha em agir de maneira responsvel).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 0 4

Dafa - A Voz do Criador


trpon fn Ire: Boa sade que conduz a milagres. (Este odu fala das necessidades bsicas que sero providas). Ibi: Doena conduz a disfuno. (Este odu fala de consequencias negativas da tristeza ex cessiva).

fn trpon Ire: Milagres geram boa sade. (Este odu fala de boa sort e que chega atravs do estudo e pratica de disciplina espiritual). Ibi: Disfuno gera doena. (Este odu fala da possibilidade de adentrar a um relacionamento potencialment e violento que pode levar a injria fsica).

TRPON a necessidade de males como meios naturais de correo de desequilibrios. If ensina que a preveno de males chega como viver uma vida de bom carter, em alinhamento com o destino pessoal e o concei to de vida em harmonia com o mundo. Em sua manifestao negativa, t rp on mal prolongado que periga tornar -se fatal.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 0 5

Dafa - A Voz do Criador

TR
tr re te Ire: Viso mstica que conduz a dete rminao (Este odu fala da necessidade de compreenso do relacionamento entre criao e o Criador como base de entendimento de si e do mundo). Ibi: Autodecepo que conduz a teimosia. (Este odu fala das consequencias negativas do fracasso em entender materias

espirituais).

rete tr Ire: Determinao leva a viso mistic a . (Este odu fala da necessidade de proteo espiritual contra espritos elementais). Ibi: Teimosia leva a autodecepo. (Este odu mundo). fala da dificuldade extrema se houver resistencia a compreeno do eu e do

tr Ose Ire: Viso mstica leva a abu ndancia. (Este odu fala da necessidade de autoproteo para preservar boa sorte). Ibi: Autodecepo leva a avareza. (Esse odu fala da possvel perda devido a falha em tentar resolver os problemas de auto proteo).

Ose tr Ire: Abundancia que leva a v iso mistica. (Esse odu fala da fut ilidade da mente, corpo e esprito).

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 0 6

Dafa - A Voz do Criador


Ibi: Cobia leve para autodecepo. (Esse odu fala da possibilidade de auto destruio devido autodecepo).

tr fn Ire: Viso mstica leva a milagres. (Esse odu fala da necessi dade de ser honesto para garantir boa sorte). Ibi: Autodecepo leva a disfuno. (Esse odu fala de consequencias negativas da falta de fidelidade).

fn tr Ire: Milagres levam a viso mstica. (Este odu fala da habilidade em criar alegria no mundo). Ibi: Disfuno le va a auto decepo. (Este odu fala de possvel consequencia negativa do rancor).

TR a experincia da conexo com a raiz. Qualquer pessoa que comete um erro de identificao dos desejos pessoais com a Raiz sofre com autodecepo. A m anifestao negativa de tr a crena que desejo pessoal o mesmo que desejo divino.

RETE

rete Ose Ire: Determinao leva a abundancia. (Este odu fala da necessidade de proteo contra negatividade no caminho da boa sorte). Ibi: Teimosia que cond uza avare sa.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 0 7

Dafa - A Voz do Criador


(Este odu fala das consequencias negativas da falha em estabelecer independencia pessoal). Ose rete Ire: Abundancia le va a determinao. (Este odu fala da abundancia inesperada criando necessidade de ser generoso). Ibi: Cobia que conduz a teimosia. (Este odu fala da possibilidade de perda de abundancia devido avareza).

rete Ofu Ire: Determinao que conduz a milagres. (Este odu fala da necessidade de ser generoso para criar abundancia pessoal). Ibi: Teimosia que conduz a disfuno (Este odu fala das consequencias negativas da perda de generosidade).

fn rete Ire: Milagres que c onduzem a determinao. (Este odu fala da necessidade de crescimento espiritual diario e auto reflexo). Ibi: Disfuno que conduz a teimosia. (Este odu fala da possvel consequencia negativa da estagnao espiritual).

RETE reoresent a movimento firme em direo a meta. Determinao como se manifest a em r ete e o desejo de concretizar o Destino e desenvolver bom carater. Em sua manifestao negativa, det ermina o se transforma em resistencia ao crescimento.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 0 8

Dafa - A Voz do Criador

OSE

Ose fn Ire: Abundancia que conduz a milagres. (Este odu fala da necessidade de se preparar para dificuldades extremas provenient es de fontes externas). Ibi: Cobia leva a disfuno. (Este odu fala da possibilidade de ser soterrado pela falha em se preparar contra dificuldades ext ernas).

fn Ose Ire: Milagres levam a abundancia. (Este odu fala sobre a necessidade de dar embora o que no se usa mais ou necessita para garantir boasorte). Ibi: Disfuno le va a avare za. (Esse odu fala sobre possvel consequencia negativa dedestratar os outros).

OSE beno de vida longa, abundancia e filhos que Ifa diz chegar para aqueles que cultivam bom carter. Resist encia ao cultivo de bom carter egocentr ismo e fonte d e cobia.

FN descrito como a manifestao de milagres. fn apenas visto como miraculoso por aqueles que no compreendem o relacionamento entre os reinos visveis/invisveis. Milagre algo normal para aqueles que compreendem o Awo. A interao entre os reinos visveis/invisveis inclui a possiblidade de invocao de fenmeno criativo e dest rutivo. A

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 0 9

Dafa - A Voz do Criador


invocao de fenmenos destrutivos no tem finalidade porque est em oposio ao verdadeiro Eu, a nat ureza interna do Eu.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 1 0

Dafa - A Voz do Criador

LIO 6 O PROCEDIMENTO PARA A CONSULTA DE IF (DAF)

Existem tantas maneiras de se consultar If quanto existem Awo. Isto no significa que o sistema seja aleatrio ou arbitrrio. H elementos especficos envolvidos no processo de consulta a If com uma faixa de variao dependente da maneira com a qual esses elementos so colocados na operao. Na frica eu tenho observado que todos os Awo realizam a divinao sobre um tabuleiro. O tabuleiro em If o smbolo da unidade e interconexo no universo e designa um espao sagrado. As ferramentas sagradas mnimas incluem um s, um Opele (corrente divinatria), Opon (tabuleiro divinatrio), Iyerosun (esterco de cupim proveniente da palmeira), Ikin (nozes sagradas da palmeira), Iroke (sineta de madeira), Igbo (pequenos implementos utilizados para determinar a orientao do odu), omi tutu (gua fresca), oti (gim), epo pupa (azeite de dend) e ataare (pimenta da costa). H duas maneiras de consulta a If; uma utiliza o opele e a outra utilizando o ikin. H uma crena neste pas que os ikin so utilizados apenas em ocasies importantes e o opele utilizado para assuntos corriqueiros. Eu no acredito que esta distino seja real. Meu professor em Ode-Remo utiliza o ikin para qualquer uma de suas divinaes. Eu nunca o vi utilizar o opele. Eu penso que a escolha particularmente uma questo de preferncia. Eu creio que o ikin deva ser utilizado em questes como rituais de elevao e iniciao. If ensina que o uso do ikin a expresso definitiva da sabedoria de If. Na cultura tradicional yoruba apenas uma questo endereada e pelo uso do ikin a matria considerada resolvida e no sujeita a uma divinao posterior. Eu apresento aqui o mtodo de divinao que eu utilizo e o estudante pode examinar os vrios elementos usados no processo de divinao. Eu reintegro que este no o nico mtodo de consulta ao orculo, mas simplesmente um mtodo de consultar o orculo. Durante cada passo eu darei uma explicao sobre o significado simblico do passo baseada no meu entendimento do processo. Eu creio que cada passo est aberto a uma gama de variaes to grande quanto os elementos importantes so includos em alguma forma.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 1 1

Dafa - A Voz do Criador

CONSULTANDO O OPELE
J foi dito nesse estudo que todo ritual em If segue uma seqncia que eu descrevo como lave-o, consagre-o, invoque-o, alimente-o e interprete-o. Este um simples e curto guia para lembrar os elementos importantes inclusos no processo de divinao, feitura de ebo e todos os ritos significantes de passagem. O primeiro passo de limpeza purificar o espao sagrado. Borrife gua no cho, no s e no opele dizendo Ile tutu, s tutu, ire lona iponri atiwo Orun, significando refresque a Terra, refresque o Mensageiro Divino, traga a boa sorte de seu destino mais alto proveniente do reino invisvel. O segundo passo a consagrao. No processo de consagrao divinatria segue a lngua do Awo. If considera a boca e a lngua de um Awo como sendo um espao sagrado. a fonte da habilidade do Awo encaminhar o se (poder espiritual) proveniente do reino invisvel para o reino visvel e usar o se para transformar problemas existenciais nesse mundo. H diferentes mtodos para alimentar a lngua durante o processo da divinao. Os mtodos mais comuns so beber um pouco de epo (azeite de dend) ou mascar onze ou vinte e uma ataare (pimenta da costa). O mtodo de alimentao da lngua para invocar ire determinado pelo odu, o qual ser comentado na prxima lio. O terceiro passo a invocao. Coloque o opele nas mos em concha da pessoa que est recebendo o odu. Recite o oriki s e o orki Ornml . Este ponto no processo o elemento mais pessoal e em minha experincia o passo onde uma faixa maior de variaes ocorre. O propsito da invocao coloca o Awo em um estado alterado de conscincia atribudo ao Retorno ao tempo em que Ornml caminhava sobre a Terra. Apenas o Awo sabe quando ele deve alcanar este estado. Alguns Awo falam, cantam e recitam oriki. Alguns Awo podem alcanar este estado rapidamente e as oraes de abertura so relativamente curtas. Outros demoram a se conectar com os Espritos e seus oriki podem ser maantes. O que eu apresento aqui, eu considero como o mnimo oriki necessrio para consultar o orculo. O oriki dito durante a divinao seria similar s oraes recitadas no cilclo de quatro dias de oraes. A familiaridade e freqncia do uso dessas oraes so desenhadas de maneira a facilitar a elevao da conscincia necessria a interpretao efetiva do orculo.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 1 2

Dafa - A Voz do Criador

ORIKI DAF (OPELE)


Ornml elrn-pin, Aje ju gn, Ibi keji 0lo dumare akoko Olkun, Esprito do Dest ino, Testemunha da Criao, provedor da forte medicina, prximo jia do Oceano, ajao ikoto ara Ado, ara Ewi, ara oke Ita se, ara ojumo, Saudaes ao nativo de Ado, nativo de E wi, nativo da montanha, nativo do alvorecer , ibiti ojo ti nmo, waiy e ara oke l'geti okeje oje. O lugar onde o alvorecer chega, o lugar aonde o nativo do Cu chega a Terra. Erin fon olagilagi okunrin, ti nmu ara ogidan le, alaket e pennepe, O elefante nos prot ege contra as doenas do homem, conhecime nto torna-se fora, ele forma uma cabaa de luz branca, pari ipin, oloto kan to ku l'aiy e, Oba iku ja gba omo re sile, pequena matria revelada, um homem honesto que pode perecer a qualquer momento, o Chefe que defender as crianas contra as mandbulas da morte, odudu ti ndu ro e mer e, ma ba fo otun or ti, ko sun won s e. O poder que prot eger a cabea contra espritos elementares, nunca se tornando menos que a prpria cabea, porque a fonte do poder. Ase. Assim seja.

Tome o opele das mos da pessoa e se gure o perto de sua boca respirando em cada uma das sementes da corrente. Segurando a corrente pelo seu meio com o dedo e o dedo mdio da mo direita, deixe que a corrente toque o tabuleiro e ento mova -a em um movimento circular anti -horrio dispondo -a em formato circular no tabuleiro. O gest o simblico indica que voc esta pedindo a If que pare o tempo durante a divinao de maneira que as questes endereadas permaneam estveis durante a examinao. Levante a corrente em um movimento horrio, toque -a nos quatro pontos cardeais diretamente em frente de onde voc est sentado. Eu toco o leste, oeste, norte e sul com
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 1 3

Dafa - A Voz do Criador


o leste localizado no topo do t abuleiro como lugar simblico onde a luz primeirament e encontra o mundo. Assim que voc fizer contato com cad a um dos pontos diga: bs il Orn significando Eu respeito os poderes do leste, bs iw Orn significando Eu respeito os poderes do oest e, bs Ar w significando Eu respeito os poderes do nort e bs Gs significando Eu respeito os po deres do sul. Ento toque o cho a sua direita fora do tabuleiro. Tocando o opele em um ponto fora do tabuleiro e pedindo que o Esprito de Ornml frente ao opon. Muitos opele possuem um nmero par de bzios conectados na ponta do lado direito e um nmero impar de bzios conect ados ao lado esquerdo da corrente. Arremesse a corrente com o lado par volt ado para a sua direita. Se a corrente virar enquanto voc estiver lanando a corrente, voc pr ecisa cuidadosmente colocar o lado direito em sua posio correta. Alguns Awo usam o lado impar do opele direita, tome um sistema e use -o consistentement e. O quarto passo a aliment ao. Ponha uma pequena quantidade de oti (gim) na tampa da garrafa e b orrife em cada semente do opele. O quinto passo interpreta -lo, ou apresentar os versos dos odu junto com sua interpretao e inst rues em qualquer trabalho subseqente que seja necessrio. A sesso de leitura fechada por alguma forma de oriki de Boa S orte, seguido pela palavra junt e -se a voc no tabuleiro. Estenda o op ele diretament e em

to , significando que a divinao est completa.

DAFA (IKIN)
Tanto o Ikin quanto o opele seguem os mesmos passos. O Awo senta -se na esteira com o opon (tabuleiro divinatrio) ent re suas pernas, e uma tigela tabuleiro e a pessoa que esta pedindo orientao. O primeiro passo de limpeza purificar o local. Borrife gua no cho, no s e nos Ikin dizendo Ile tutu, s tutu ire lona iponri atiwo run significando Refresque a Terra, refresque o Mensagei ro Divino, traga boa sorte de seu destino mais alto proveniente do reino invisvel. O segundo passo a consagrao. No processo divinatrio, a consagrao realizada na lngua do Awo. Novamente h diferentes metodos de alimentar a lngua durante esse
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 1 4

com os ikin dentro ent re o

Dafa - A Voz do Criador


processo. O mtodo mais comum tragar uma pequena quantidade de epo (azeit e de dend) ou mascar onze ou vinte e uma sementes de ataare (pimenta da costa). O terceiro passo a invocao. Esvazie a tigela de Ikin nas mos da pessoa que est pedindo orienta o. Quando eu uso o Ikin eu gosto de utilizar um Iba ampliado (dando respeito) ao espect ro completo de rs representados na comunidade com a qual eu estou trabalhando.

BSE
Op ni fn Olrun. Gratido ao Senhor do Reino dos Ancestrais. b Oldmar , Oba jiki. Eu sado ao Criador, o Rei que ns primeiramente louvamos. M j ln. Eu hoje desperto. Mo wo'gun m rin ay. Eu contemplo os quatro cantos da Terra. b lwr. gbgi lr, l'fin e wu l'd, nt Oldmar k pj e d, m Olworiogb. Eu sado o Esprito da Pureza, Ele que entalha a roupa em Ado na forma de uma escultura, aquele cuja data da morte no foi mudada oelo filho do Sumo Sacerdote que fez todas as cabeas existentes na Criao. b'se il Orn. Eu sado o poder do Leste. Ib'se iw Orun,

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 1 5

Dafa - A Voz do Criador


Eu sado o poder do Oest e. b'se Arw. Eu sado o poder do Nort e. b'se Gs. Eu sado o poder do Sul. b Oba gbalye. Eu sado o Rei das E staes da Terra.

b run k. Eu sado o Reino Invisvel das Montanhas. Ib Atw run. Eu sado a todas as coisas vivent es no Reino Invisvel. b Olkun - sr-day Eu sado o Esprit o dos Oceanos, aquele que torna as coisas prsperas. Ib aff lglg awo isl-ay. Eu saudo o poder do vento, o Segredo do Mundo Misterioso. b gg, Oba. Eu sado a Me Terra, aquela que sustenta o alinhamento Universal de todas as coisas na Natureza. b tt aiy l gb r. Eu sado a perpet ualidade do Mundo na eternidade. b Oba awon Oba. Eu sado o Rei dos Reis. b kt br, Oba t np' j ik d. Eu sado o Desvior dos dias finais, O Rei que pode mudar o dia da Morte. b t-k eni Oldmar.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 1 6

Dafa - A Voz do Criador


Eu sado a esteira que no pode ser enrolada uma vez que estendida. b dmu dmu kete a lnu m fohun. Eu sado o poder que retira Dondade do Reino dos Invisveis. b'se awn ik e mes run. Eu saudo os Espritos da Mort e, os mensageiros do Reino Invisvel. b Or, Eu saudo o Esprit o da Conscincia. b Or in. Eu saudo o Esprit o do Eu int erior. b ponr ti wa' l'run. Eu saudo o Eprito do Eu Maior que viv e no Reino Invisvel dos Ancestrais. b Kr. Eu saudo o Criador da Cabaa que contm o Eu Interior. Ib jl - Mpn, Eu saudo o Guardio de todos Espritos Interiores que so selecionados no Reino Invisvel dos Ancestrais. b d-Ar, ati d -Ej, Eu saudo o Esprit o do Guardio de todos Espritos Interiores que so selecionados no Reino Invisvel dos Ancestrais. run Or nil, e jyn, e jb oun t e r. O Reino Invisvel dos Ancest rais o lar permanente do Eu Interior, ele o Eu Interior, la onde o Eu Int erior prest a conta de tudo aquilo que fez durante sua jornada na Terra. b s dr, kunrin or it, r k ta se, o fi id r e ll. Eu saudo o Divino Mensageiro da T ransformao, o homem das Encruzilhadas, natural da Montanha da Criao, ns ut ilizaremos sua espada para tocar a Terra. b ss ode mt. Eu saudo o Esprit o do Trilheiro, Senhor do Mistrio da Pintura Medicinal.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 1 7

Dafa - A Voz do Criador


b gn awo, Onle kngu -kngu run. Eu saudo o Mist rio do Espirito do Ferro, o senhor de incontveis casa s no Reino dos Ancestrais. b Obtl, r s sr Igb. Oni ktkt awo wr Ik ik, Oba pt-pt t won gb'od ranj. Eu saudo o Espirito do Rei das Vestes Brancas o qual louvado na Caverna Sagrada. Senhor do Antigo Misterio da Vest e Branca, o es pirito que louvado no dia sagrado da Floresta, Guadio dos portadores de deficiencia fsica. Rei das geraes futuras. b Yemoja Olgb -rere. Eu saudo a Me do P eixes, a que doa Coisas Boas. b sun oloriya ign arwa obirin. Eu saudo o Espirit o do Rio , senhora do pente para a beleza feminina. b luks aira, bmb omo arigb segn Eu saudo o Rei que no morreu, o filho da pedra de raio. b jliy jl run Oya Olwk. Eu saudo os Ventos da Terra, os Ventos do Reino Invisvel dos Ancestrais, o Espi rito dos Ventos q aquele que guia os mediuns dos Ancestrais. b be j or. Eu saudo o poder Transformador do Epirito dos Gmeos. b Aj-gngls Olmbo yeye aiy. Eu saudo os Espiritos da Abundncia e da Sorte, Honra esta vindo para as Mes da Terra. Kkn mase, (List elders) Eu pesso auxilido de (Listar os Seniores). b Ojubo nmf. Eu saudo o santurio das seis direes. Ase. Assim seja.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 1 8

Dafa - A Voz do Criador


O prximo passo saudar o tabuleiro de divinao (opon) primeiramente tocando -o com o Iroke (sineta) e ento r ecit ando o Oriki Opon.

ALAFIA OPON
Iwaju opon o gbo o. Eyin opon o gbo . Que a cabea do tabuleiro oua. Que o circulo do tabuleiro oua. Olumu otun, OlOknrn osi, aarin opo n ita Orun. Espiritos do conhecimento da direita, Espiritos da profecia da esquerd a. O meio do tabuleiro a encruzilhado Cu. Ase. Assim seja.

Agora saude os Ikin recitando o Oriki Ikin com ambas as mos cobrindo o recipiente onde est os Ikin.

ORK IKIN
Ornml o gbo o. rnmil iwo'awo. Espirito do Dest ino oua. Espirito do Desti no revele os Misterios. Oun awo. Owo yi awo. Ilumine os mist rios. Abenoa -nos com o misterio da Abundncia. Emi nknsoso l'Ogbri. A ki'fa agba Merindinlogun sile k'a sina. Espirito que cria a harmonia perfeita. Mostre -nos a sabedoria dos dezessei princip ios que moldam a Terra. Eleri Ipin f'ona han mi. Testemunha da Criao revele -se a mim. Ase.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 1 9

Dafa - A Voz do Criador


Assim seja.

Comece tocando o t abuleiro com o Iroke e invoque Ornml recitando o Oriki If.

ORK IF
Ornml Eleri-ipin ibikeji Olodumare. Espirito do destin o, Testemunha da Criao, segundo para o Criador. A-je-je- ogun obiriti -a-p'ijo-ihu sa. Possuidor da medicina que sobrepuja a Morte. Oluwa mi amoimotan -a ko mo o tan ko se. O Criador que conhece todas as coisas que conhecemos. A ba mo o tan iba se ke. Se conhecessemos t odas as coisas daqu no seria o suficiente Oluwa mi Olowa aiyer e omo Elesin Ile-Oyin. O Criador das Coisas Boas na Terra. Filho do Senhor da Casa feita de mel. Omo ol'ope kan t'o s'an an dogi -dogi. Filho do senhor da arvore que sempre est firme. Oluwa mi opoki a - mu-ide-s'oju ekan ko je k'ehun hora asaka-saka akun. O Criador Opoki que passa uma corrente de ouro de proteo em seus olhos de maneira que as garras do leo no dilacerem. Omo Oso-ginni tapa ti ni -ewu nini. Filho de Oso-ginni da Tibo Tapa onde todos se vestem em finos tecidos, o Senhor do Egun que caminha com pernas -de-pau. Omo Oso pa'de mo wo pa'de mese o mbere ati epa oje. Filho de Oso que coloca cont as em seus pulsos e tornozelos, a corrente dourada de Oje. Oluwa mi igbo omo iyan birikiti inu odo.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 2 0

Dafa - A Voz do Criador


O Criador, Espirito do bosque, Filho do Do inhame Pulverizado no Pilo. Omo igba ti n s'ope jiajia. Filho da Cabaa criador de vrios Dendezeiros. Iku dudu ati ewo Oro aj'epo ma p on. Ancestral esperient e que come azeit e -de-dend no enve lhecido. Agiri ile -ilobon a-b'Olowu diw ere ma ran. Agiri da Casa da Sabedoria abundante de sementes de algodo que nunca se espalham. Oluwa mi a-to-iba- jaiye Oro a-b'iku- j'igbo. O Criador que vive bem mesmo com o Espirito da Morte se esgueirando pelo bosqu e. Oluwa mi Ajiki og ege a-gb'aiye-gun. Creator we go to greet you in the morning with Ogege who lives to make Peace on Earth. Odudu ti idu ori e mere o tun ori ti ko sain se. A pessoa cujo Esprit o defende aqueles que morrem ao nascer, remolda caeas ruins. Omo el'ejo ti nrin mirin -mirin lori ewe. Filho da serpent e, a que se move serenamente por cima das folhas. Omo arin ti irin ode -owo saka-saka. Filho do Moedor, aquele que rege com as mos limpas. Ornml aboru, Ornml aboye, Ornml abosi se. Eu rogo ao Espirito do Dest ino para alivia -lo de seu fardo terreno e oferece -lo aos Cus. Ase. Assim seja.

Aps a invocao de If pea pelo suporte dos membros de sue Egbe e de seus ancestrais.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 2 1

Dafa - A Voz do Criador

ADURA ATI IJUBA


b Oluwo, Eu saudo o Awo mais antigo (significando Ornml ) b Akoda, Eu saudo Akoda (o primeiro aluno de Ornml ) b Aseda, Eu saudo Aseda (o segundo aluno de Ornml ) b Araba Ade sanya Awoyade Egbe If gn ti Ode Remo.(mudar) E saudo (nome de seu ancio) b jugbona. Eu saudo meu professor (ge ralment e o segundo Awo mais velho no Egbe) b baba, b yeye, b yeye b baba. (Cantico) Eu saudo ao Pais e as Mes. A juba enkn kode enkn ku. Meus respeitos a todos aqueles que tem me instruido. Ase. Assim seja. Tendo a pessoa que esta pedindo or ientao dito uma orao sobre os Ikin, dever recolocar ento os Ikins no recipiente. O prximo passo apresentar os Ikins ao tabuleiro.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 2 2

Dafa - A Voz do Criador

FIFO IKIN
Coloque a quantidade de Ikin listados na mo esquerda.

Erun Osi. Cinco Ikin (Apresent e ao lado esque rdo do Opon) Erun Ora. Cinco Ikin (Apresent e ao lado direit o do Opon) Eta Egutan. Trs Ikin (Apresent e ao topo do Opon) Eji Ereye. Dois Ikin (Apresent e base do Opon) Eniti o ba fin idan. Um ikin (Apresente ao meio do Opon)

Recoloque os Ikin no recipient e e ento os remova um a um chamando em cada moment o um odu em ordem de senioridade. A frase completa Iba se (nome do odu) mo ko ki to , significando Eu respeito (nome do odu), nos d instruo completa. Assim que voc diz o nome do odu, segure o Ikin d iretamente acima do recipiente, ento o toque na face no topo do tabuleiro, toque o centro do tabuleiro e ento coloque -o defronte sua boca no momento de falar a palavra to. Coloque cada Ikin em sua vez nasua mo esquerda at obt er dezesseis. Coloque qua lquer Ikin extra no tabuleiro como testemunha da divinao. Voc agora est pronto para consultar o odu. O processo dar um tapa com as mos juntas e tentar pegar tantos Ikin quanto possvel deixando apenas um ou dois Ikin na mo esquerda. Se voc tiver u m Ikin na mo esquerda voc far duas marcas no tabuleiro; se voc t iver dois Ikin na mo esquerda voc far apenas uma marca no tabuleiro. Se voc no tiver nenhum Ikin ou se tiver trs ou mais Ikin na mo esquerda,

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 2 3

Dafa - A Voz do Criador


voc no far marca nenhuma no tabuleir o. Em Ode -Remo a seqncia de marcas a seguinte: 2 4 6 8 1 3 5 7

Enquanto estiver bat endo uma mo contra a outra para formar o odu voc pode cantar a If. utilizo o seguinte Orin que possui chamadas e respostas caso mais que um Awo esteja presente durante a divinao.

ORIN IKIN
Chamada: Eji Ogb a buru a boye akala o. Resposta: A akala, a akala o. Chamada: Oyek Mj (chame cada odu em cada novo verso) a buru a boye akala o. Resposta: A akala, a akala o.

(Chame cada odu em seqncia at todas oito marcas estiverem feitas no tabuleiro).

A traduo dos versos : Eu levanto meu fardo e d - o luz.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 2 4

Dafa - A Voz do Criador

LIO 7 DETERMINANDO A ORIENTAO DO ODU

No processo de Divinao em If todo odu possui um nmero de modficadores que obscurece a maneira que o odu se manifesta. A distino fundamental entre Ire e Ibi. Ire significa que o problema em considerao est no processo de mudana em direo ao efetivo e transformando resoluo. Ibi geralmente significa que a pessoa que est tentando resolver um problema est resistindo a uma resoluo efetiva. A resistncia pode ser interna proveniente do Or (conscincia pessoal), ou externa (foras da injustia e influncias). Para ajudar o Awo na resoluo do problema freqentemente iluminando identificar o modo no qual o odu se manifesta. A determinao da orientao no absolutamente necessria para solucionar todas as questes envolvendo a divinao. As vezes a polaridade problema/soluo est to clara que a explorao das dimenses no necessria. Isto um chamado subjetivo por parte do Awo. No h um conjunto de receitas de bolo que indicam quando ou no necessrio determinar a orientao do odu. Esta no minha experincia na observao da Divinao em frica. O estudante encorajado a seguir as inclinaes de sua linhagem familiar neste assunto. A orientao determinada atravs da utilizao de Igbo. Os Awo possuem vrios implementos chamados de igbo, usados para representar vrias formas de ire e ibi. Dois bzios atados usualmente representam ire. Ibi usualmente representado pelo osso de um cabrito. Vrios outros implementos so utilizados para tipos especficos de ire e ibi. O Awo pega o igbo de ire e segura-o perto da boca dizendo: Iba se (chama-se o nome do odu) fun ire lowo osi to, significando Eu sado (nome do odu); que a boa sorte venha da esquerda. O lado esquerdo o primeiro lanamento de maneira que esta afirmao solicita que a boa sorte se manifeste rpida e claramente. Lembre-se que o lado esquerdo da pessoa a quem se faz a divinao o lado direito do Awo. A referencia a boa sorte chegando do lado esquerdo uma referencia a mo da pessoa que formulou a questo. A concha de ire tocada em cada uma das sementes do Opele ou tocada no recipiente dos Ikin quando colocado na esteira. O igbo de ibi segurado perto da boca e o Awo diz o ti o significando a outra
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 2 5

Dafa - A Voz do Criador


possibilidade. Nesse momento o Awo est sendo vago de modo que o poder da palavra no usado para invocar m sorte. O osso tocado em cada semente do Opele ou tocado no recipiente dos Ikin. Neste ponto o Awo tem duas opes. O igbo pode ser dado a pessoa que esta em busca de orientao ou pode ser colocado no tabuleiro. Se o igbo for seguro na mo da pessoa, ela deve separar os implementos um em cada mo. Ela manter a mo fechada at o Awo pedir para que ela seja aberta. Utilizando o Opele ou os Ikin, o Awo lanar mais duas vezes afim de obter mais dois odu. Se o primeiro odu for snior ao segundo odu, a pessoa abrir a mo esquerda. Se o segundo odu for snior do primeiro a pessoa abrir a mo direita. Se o igbo for colocado no tabuleiro, o implemento de ire colocado a direita do tabuleiro (defronte do tabuleiro) e o implemento de ibi colocado a esquerda do tabuleiro, Utilizando o mtodo no qual o primeiro odu snior ao segundo, a divinao chega com ire. Se o segundo odu for snior ao primeiro odu, a divinao chega com ibi.

EXPLORANDO O IRE
Na dispora h a tendncia entre os Awo em explorar ire pela determinao da fonte da boa sorte, i. e. Egun, Orisa. Na frica a tendncia explorar a manifestao do ire, i. e. dinheiro, vida longa. Em Ode-Remo a expresso proeminente de ire so Agbo ato (Vida longa), Owo (Abundncia), Omo (Filhos) e Alafia (Paz e boa sade). Estas opes so conjugadas com a escolha entre Agbo ato (Vida longa) e Owo (Dinheiro) caracterizados como a sorte maior (boa sorte) ou ire tobi. Omo (filhos) e alafia (Paz e boa sade) so caracterizados como sorte menor ou ire die. Em Ode-Remo, os Awo usualmente pedem por sorte maior ou menor. A sorte menor de filhos pode se referir a netos.se a pessoa que chega para a divinao est em uma situao onde ter filhos ou netos improvvel, a orientao relaciona-se a determinao da sorte maior. Lembre-se que o propsito da orientao dar ao Awo maior clareza em como interpretar os versos do odu manifesto na resposta a uma questo particular. s vezes o ire implica na prpria questo. Por exemplo, se algum deseja saber se seus empreendimentos t ero sucesso e a divinao d uma resposta afirmativa no primeiro odu ento claro que o ire chega em abundncia. Se o Awo tiver certeza acerca de como interpretar o verso no ser necessrio pedir orientao.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 2 6

Dafa - A Voz do Criador


A metodologia para explorar as vrias manifestaes do ire a mesma maneira de fazer a distino inicial entre ire e ibi com o Opele. Os vrios igbo utilizados para representar as diferentes manifestaes de ire so dados a pessoa que est recebendo o odu dois por vez com a sorte maior identificado primeiro a sorte menor identificado com o segundo. A metodologia para explorao destas manifestaes de ire com o Ikin envolve a colocao do igbo de ire dentro dos quatro quadrantes do tabuleiro da seguinte maneira:

2 Owo

1 Agbo ato

4 Omo

3 Alafia

Alguns Awo utilizam uma configurao similar porm com uma nfase ligeirament e diferente, optando por agbo at o (Vida longa), aje (abundancia), owo (fama) e omo (filhos). A posio no tabuleiro fica:

2 Aje

1 Agbo ato

4 Omo

3 Owo

Nos dois sistemas quatro odu so consultados com o Ikin. Se o primeiro odu snior ao segundo odu, agbo ato a sorte maior; se o segundo odu snior ao primeiro odu, owo a sorte maior; se o terceiro odu snior ao quarto odu, alafia a sorte menor; se o quarto odu snior ao terceiro odu ento Omo a sorte menor. Se a pessoa que est

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 2 7

Dafa - A Voz do Criador


recebendo o odu no tem probabilidade de ter filhos ou netos no futuro, a explorao do ire finda no nvel de sorte maior. O Awo toma a deciso acerca de qual tipo de ire procurar baseado nas necessidades e nas circunstancias da pessoa que veio para divina o. A sorte maior o ire mais provvel de se manifestar primeiro. A sorte menor a boa sorte que chega como conseqncia da sorte maior. Por exemplo, finanas abundantes podem levar a boa sade ou pode levar a oportunidade de engravidar. Vida longa pode se tornar base de uma boa sade ou a possibilidade de t er mais filhos ou netos. O propsito da explorao do ire determinar as conseqncias de um padro particular de comportamento. Ire representa provveis conseqncias, no necessariament e conseqncias inevit veis. O componente de livre arbtrio significa que uma pessoa pode jogar pela janela sua sorte em qualquer ponto ao longo do caminho do destino. Quando um odu chega com a orient ao em ire, a prxima tarefa do Awo cert ificar -se que a pessoa que pede orient ao compreendeu o objetivo para o qual ela est sendo direcionada pelo Esprito. Isso geralmente chega como na forma de interpretao do odu original e esclarece as dvidas discutidas nos versos mostrando como um problema em particular pode l evar a um resultado positivo e por avisar a pessoa em agir de maneir a que assegure a manifest ao do resultado positivo. A pessoa que est em posio de receber a beno pode resistir a beno, caso este em que a possibilidade de resoluo e elevao perdida. H dois caminhos que o Awo pode corroborar o movimento em direo de ire. O primeiro atravs da invocao e orao. O segundo combina invocao e orao com adimu (oferendas preparadas) ou eje (sangue). Invocaes por ire devem ser feitas no fim da sesso de divinao independent e da orientao do odu. Isto feito marcando o odu original no tabuleiro (mesmo que a divinao for feit a com o Opele) e ento recitando o verso descrevendo a sorte desejada. Ao final da recitao do verso, o Awo deve pedir especialmente pela manifestao de ire como indicado nos exemplos seguint es:

AGBO ATO
Ini (seu nome) omo (nome de seus pais espirituais).
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 2 8

Dafa - A Voz do Criador


Eu sou (seu nome) filho de (nome de seus pais espirituais). Mo be yin , Eu rogo a ti, Ki nle'ke d. Que se eleve aci ma da disfortuna em seu tempo de vida. Ki o maa gbe'mi n'ija kiemaa gbe mi leke isoro lojo gbogbo ni gbogbo ojo aye mi. Para sempre se eleve acima da disfortuna que possa cruzar o seu caminho. Ki o maa gbe ire ko mi nigbabogbo tabi kiemaagbe fun mi. Sempre traga boa sorte. Bi 'ku ba sunmo itosi ki e bami ye ojo iku fun. SE a Morte vindoura, ajude -nos a afasta-la. Odun tiatibi mi sinu aye ki o bami y e ojo iku fun ara mi ati aw on omo mi ti mo bi. Kiamaku ni kekere, kiamaku iku ina, kiamaku iku oro, kiamaku iku ejo , Kiamaku sinu omi. Afaste a Morte de todos os meus filhos e afaste a Morte de todos aqueles que incluimos em nossas preces. Que eles no faleam jovens, que eles no morram pelo fogo, que eles no morram tragicament e, que eles no morram em desonra que eles no morram pela gua. Ni nri'di joko p e nile aye. Ki ema jeki nba won ku - Iku ajoku. Permita -nos est ar em paz no mundo. No nos deixe morrer na epidemia. Ki o bami ka'w o Iku. Arun ejo ofo o fo efun edi apeta o so. Afaste a Morte, doena, litgio, p rejuizo e feitio. Que todos queles que fazem feitios no possam nos fazer mal. Ki o jeki ngbo ki nto ki npa ewu sehin. Que a vida seja longa e possamos ver os cabelos tornarem -se brancos. Ase

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 2 9

Dafa - A Voz do Criador


Assim seja.

OWO
Ini (seu nome) omo (nome de seus pais espirit uais). Eu sou (seu nome) filho de (nome de seus pais espirituais) Mo be yin , Eu rogo a ti, Ki nle 'ke d. Eleve-se acima de toda disfortuna no seu tempo de vida. Ki o bami di ona ofo, ki o bami di odo ofo, ki o bami di ona ejo, ki o bami di ona ibi, ki o bami di ona Esu. Feche o caminho dos prejuizos, feche o caminho dos prejuizos de seus filhos, conjugue e sua familia, feche o caminho do litigio, feche o caminho da negatividade, feche o caminho da destruio do Esprito das Travessuras. Ki o jeki awon om o - araye gburo, mi pe mo l'owo l owo. Pe mo niyi, pe mo n' ola, pe mo bimo rere ati b eebee. Que o mundo int eiro oua a ti com riqueza, honra, prestigio e bons filhos. Ki eso ibi de rere fun mi ni gbogbo ojo aye mi, ki emi - re s'owo ki emi mi gun ki ara mi kiole, ki nma ri ayipada di buburu l ojo aye mi ati beebee. Transforme o mal em bem em todos seus dias na terra, que tu possas enriquecer, que tua vida seja estenda -se e que tua sade seja sempre boa, e se tornando em bem para que o mal no encont re a t i em todos os dias de minha vida no mundo. Ki esi 'na aje fun me, ki aw on omo araye wa maa bami, ra oja ti mo ba niita warawara, ipeku Orun e pehinda l odo mi. Abra o caminho da sade, que todo o mundo queira o fruto de seu trabalho e que a mort e prematura passe longe de ti. Ki eso mi di pupo gun rere, ki'mi r' o wo san owo ori, kimi r'owo san awin Orun mi ati beebee.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 3 0

Dafa - A Voz do Criador


Seja eu abenoado, que eu sempre tenha dinheiro para pagar meus dbtos, que eu possa sempre fazer coisas boas no mundo. Ki e ka ibi kuro l ona fun mi lode aye. Remova todos os empecilhos que eu possa ter no mundo.

ALAFIA
Ini (seu nome) omo (nome de seus pais espirituais). Eu sou (seu nome) filho de (nome de seus pais espirituais). Mo be yin , Eu rogo a ti, Ki nle 'ke d. Eleve-se acima de toda disfort una no seu tempo de vida. Ki gbogbo eniyan kaakiri agbaye gbaraj o kiwon maa gbe 'mi n'ija, kiegbe mi leke ota. Que todos aqueles no mundo reunam -se para auxilia-lo atravs de suas dificuldades, defender -lo de seus inimigos. Ki a f 'foju re wo mi, ki aw on omo araye lee maa fi oju rere wo mi. Seja visto com bons olhos de maneira que o mundo seja favorvel a ti e que est eja livre da inveja. Ki o ma je ki nsaisan ki n segun d ki nr ehin ota. Supere seus inimigos. Aje at awon oloogun buburu gbogbo. Afaste todas a s formas de feitio. Omi kiiba 'l e kiomani'pa, ki 'mi ni 'pa re laye ati b eebee. Assim como a gua, nunca toque a terra e se mova sem ter um caminho, que voc sempre tenha um bom caminho no mundo.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 3 1

Dafa - A Voz do Criador


Ase. Assim seja.

OMO
Ini (seu nome) omo (nome de seus pai s espirituais). Eu sou (seu nome) filho de (nome de seus pais espirituais). Mo be yin , Eu rogo a ti, Ki nle 'ke d. Eleve-se acima da disfort una em seu tempo de vida. Ki o ma je ki awon iyawo mi ya'gan, tak otabo ope kiiyaagan. Seja frtil, assim como os de ndezeiros machos e fmeos nunca secam. Ki o da mi ni abiyam o tiyoo bimo rere ti won, yoo gb ' ehin si - sinu aye ati beebee. Seja conhecido como progenitor de boas crianas, que estaro por trs de ti seguindo seus paos e sepult aro a t i no fim de sua vida . Ki ejeki Iyawo mi r'omo gbe pon. Seja abenoado com filhos. Mole tagbaratagbara won ki e ma jeki nr 'ibi abiku omo. No sofra a mort e de seus filhos. Ase. Assim seja.

Aps as invocaes por Ire o Awo leva o opon at perto da boca e diz Ire lona iponri

atiwo Orun to , significando Boa sorte do seu destino mais alto no Reino invisvel,

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 3 2

Dafa - A Voz do Criador


orao est completa. O Awo ento empurra o iyerosun em direo ao centro do tabuleiro e o pressiona com o dedo medio dizendo, to. O iyerosun contendo o odu e a orao passado na testa do consulente das sobrancelhas em direo a parte de trs do pescoo, formando uma linha. Uma pequena quantidade de iyerosun deve ser borrifada na lngua de maneira que o ire seja ingerido. Neste ponto o Awo pode perguntar ao Opele se o ire slido. Isto pode ser feit o utilizando o mesmo mtodo de determinao do ire designando os bzios como uma resposta afirmativa e o osso como uma resposta negativa. Se a resposta for negativa, o Awo pode querer pergunt ar se um adimu ao Esprito qu e est falando no odu ir garantir o ire. Se a respost a for positiva o consulente far uma oferenda e o Awo repetira a invocao por ire quando a comida for apresentada ao Esprito. A oferenda para qulaquer odu pode sempre ser dada tant o a Esu quanto a If . O Awo pode determinar que o consulente necessit a do auxlio de um determinado Orisa. Na maioria dos casos os Orisa que auxiliam o ire em um determinado odu aparecer no verso do odu. Freqentement e os Orisas so referidos tambm por nomes de ex altao e imagens simblicas de maneira que nem sempre est claro qual Orisa est envolvido na soluo de dado problema. Novamente est a informao pode ser confirmada pelo uso do Op ele para responder sim/no. Como ponto inicial para est a linha de questionamento, tom e a perna snior de If em um odu particular e pergunte onde a oferenda deve ser despachada.

1. Ogb 2. Oyek 3. wr 4. d 5. rosn 6. Owonrin 7. O'bara 8. Oknrn

Obatala, Ori Egun Sango, Aganju Yemoja Egun Esu Sango Ossosi

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 3 3

Dafa - A Voz do Criador


9. gnd 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Os k trp on tr ret e Ose fn Ogun Oya Ori, Oro Onile, Nana Buruku Obatala, Ornml Ori,Onile, Obaluwaye Osun Yemoja

O Awo deve optar por enviar a pessoa que necessita fazer a oferenda ao santurio de um dos Orisa, na casa do Awo ou a casa de um membro da comunidade do A wo. O propsito de levar a oferenda at o sant urio dar a pessoa que est fazendo a oferenda uma oportunidade em utilizar seu tempo com o ase das foras E spirituais mais provveis em auxiliar a jornada em direo a boa sorte. Um odu que chega com ire que est procedendo com sugesto de vida potencial alterando circunstancias, i. e. problemas srios de sade, o nascimento de um beb, casamento e o incio de um negcio requerem ebo de maneira a assegurar a manifestao de boa sort e. Se a pessoa que necessit a ebo um adorador de If, tanto com uma mo ou duas de ikin, o ire deve ser sempre confirmado pelo oferecimento de um pombo, uma galinha ou uma cabra ao If da pessoa. Isto feito pela marcao do odu no tabuleiro e colocando If em um prato grande. O o du marcado junto com oraes por ire. A pessoa ento recita oraes sobre os quatro bzios que so esfregados no tabuleiro com o odu e ento esfregados na cabea da pessoa que faz o ebo. As oraes so repetidas no or da cabra. Lembre-se que quando faze r a oferenda, o ase (poder para transformar) da oferenda chega pela diviso da comida com a comunidade. A orao recitada no or da cabra e aqueles que comem a carne esto internalizando a orao em uma expresso comunitria de suporte para a boa sort e e elevao prometida pelo odu.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 3 4

Dafa - A Voz do Criador

EXPLORAO DO IBI
Ibi a palavra yoruba para preas 1. Quando a palavra utilizada no cont exto da divinao em If, refere -se a uma pessoa se agarrando a algo que deve ser descart ado. As preas so essenciais para a vida den tro do tero e fatal a vida no mundo. Quando a pessoa atinge certa idade, agindo como criana, converte -se em ibi. Agarrar -se ao ibi pode tomar a forma de confuso, fanatismo, viso distorcida de si mesmo ou do mundo, formas variadas de conduta, auto -estima baix a, e conceitos morais pobres. t arefa do Awo identificar a fonte de ibi e t ransforma -la em ire. H uma regra importante na divinao em If que tem sido negligenciada fora da frica. A regra : Divinao que inicialmente chega com ibi no est compl eta at o Awo

identificar o caminho para ire. Toda divinao deve finalizar em ire, pois de outra maneira o Awo est simplesmente invocando m sorte. Finalizando a divinao em ire requer vrios estgios. Se a orientao inicial ibi, o Awo deve determinar como limpar os efeitos de ibi e determinar como se resguardar contra a manifestao de ibi no futuro. Uma vez que estas questes esto claras o Awo deve determinar que tipo de boa sort e se manifestar como resultado da transformao do ibi. Nesta situa o a identificao do ire tanto um indicador do progresso para o Awo quanto uma viso de esperana para o consulente. A primeira explorao da orient ao e distinguir entre ire e ibi. Na seso anterior, a linha de desenvolvimento para assegurar ire foi di scutido. Nesta sesso a explorao da font e de ibi d ao Awo informao que pode ser utilizada para remover o efeito de ibi e abrir o caminho para ire. Uma vez que o ibi foi identificado e neutralizado, o Awo ainda tem a tarefa de oferecer orient ao adequ ada e instruo para manifestar ire. Quando a orientao do odu ibi o desafio para o Awo determinar qual o verso do odu se aplica diretament e font e de ibi. s vezes, o indicador de ibi vem junto com o odu que confirma ibi, no o odu inicial. O proces so de determinao da fonte de ibi facilitado pelo uso de ibo, dois por vez at a fonte de ibi ser identificada. A fonte de ibi no necessariamente o rs que est falando em um verso particular. Por exemplo, um

P re a s, s. f. pl. ( l. pa r ere) . A na t.. Tu do o qu e se el i mi na d o ter o a p s a exp ul s o d o f et o : pla c en ta , me m bra na s e co rd o u m bi l ica l ; s ec un di na s [ N. d o T.].


1

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 3 5

Dafa - A Voz do Criador


odu no qual Sng esta claramente falan do pode encontrar resistncia provenient e da prpria conscincia da pessoa (ibi or), resistncia dos efeitos de uma disfuno familiar (ibi egun), fracasso do consulente em viver em harmonia com seu rs pessoal (ibi proveniente de um rs diferent e de Sng), hbitos de sade pobres (ibi Omolu), ou o problema pode ser resultado deliberado ou inconsciente de uma forma de feit io (ibi igede). O ibi que est trazendo o problema nem sempre identificado claramente pelo odu. A verdadeira art e da Divinao a habilidade em localizar e transformar a font e de resistncia. Est e o aspecto de cura de If. Ao contrrio da metodologia de auxilio do ire, no h frmulas simples para t ransformar ibi em ire. O aspecto de cura de If requer instruo da por professor e anos de treinamento. Qualquer um que cr que possa aprender a Art e de Cura de If por si mesmo ou pela leitura de um livro est absolutamente equivocado. A primeira regra de cura : Os nicos problemas que voc pode realmente determinar na vida de outra pessoa so os problemas que voc determinou na sua prpria vida. Esta a razo pela qual a Divinao em If auxiliada por um egbe. Um Awo no t em e nem espera ter o remdio para curar todas as feridas. A tarefa do Awo ter t odas as solues para todas as pessoas. A tarefa do Awo saber quem na comunidade bem como o ase para determinar um problema particular e encaminhar a pessoa com problemas para a pessoa que possui a soluo. Por exemplo, ridculo imaginar que um Awo masculino pode dar conselho e m problemas associados com as preas. Uma fonte melhor de informao obviamente uma mulher que j pariu. O mesmo caso acontece se o Awo uma mulher. SE a divinao mostra que seu carro quebrou, no faz do Awo automaticamente um bom mecnico. Eu tenho visto que a maldio do egosmo causa muitos problemas nesta rea e tenho visto tambm dvidas que poderiam ser facilmente resolvidas ficarem sem soluo simplesmente por que o Awo tinha uma falsa noo que ele era a nica fonte de ire. Um ponto importante n isto o Awo carece de encontrar uma via que conduza a cura . O

Awo no necessita ser a via que leva a cura . O Awo simplesmente necessit a saber
como colocar a pessoa que necessita de cura no caminho de elevao efetiva e transformao.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 3 6

Dafa - A Voz do Criador

LIO 8 UMA EXPLORAO MAIS PROFUNDA ACERCA DA ORIENTAO

A identificao do ibi uma ferramenta essencial para dar ao Awo uma viso mais clara do ponto inicial de cura e elevao da pessoa que vem em busca de orientao. A Arte da Cura envolve uma longa vivncia do processo de cura e eu no creio que algum possa efetivamente aprender qualquer tcnica de cura sem a orientao direta de um professor experiente. A informao encontrada nesta lio apenas um ponto inicial para o estudante iniciante. Este tem apenas a inteno de fornecer ao iniciante uma viso da totalidade do campo de estudo. O primeiro passo no aprendizado antes de qualquer coisa ter em mente o que o estudante sabe ou no sabe. O propsito desta lio prover uma base para a estrutura ou referncia.

IBI ORI
Na Cultura tradicional yorb, o homem e a mulher que esto comprometidos com a disciplina espiritual em If, passam por uma srie de rituais que colocam a conscincia pessoal em alinhamento com as responsabilidades de sua faixa etria. Por exemplo, uma cerimnia de imposio de nome (Esentaiye) determina o destino da criana nos prximos anos e d a comunidade linhas guias claras em como desenvolver o treinamento e preparao da criana para a vida adulta. O rito de puberdade prepara a criana para as responsabilidades de formao de famlia e paternidade. Vrias iniciaes aos rs preparam o adulto para assumir uma posio de responsabilidade dentro da comunidade. A cultura ocidental tende a ignorar a importncia dos ritos de passagem como uma ferramenta de auxilio ao desenvolvimento pessoal. Quando a divinao chega em ibi or para uma pessoa que vive fora da cultura tradicional yorb, o processo de ire pode envolver levar o consulente a passar por um ou mais ritos de passagem at o seu desenvolvimento da maturidade mental coincidir com a idade fsica. Nesse momento o processo de fazer Ebo para resolver um problema pode requerer meses ou at anos de preparao antes que o Ebo tenha impacto real na conscincia da pessoa. O Ebo foi originalmente criado como um tratamento em uma
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 3 7

Dafa - A Voz do Criador


comunidade onde disciplina espiritual foi e uma norma. A preparao para fazer um Ebo fora desse contexto pode requerer levar a pessoa atravs da cerimnia de imposio de nome, rito de puberdade e vrias iniciaes. Nesse momento ao invs de consultar constantemente um novo odu para resolver um problema que j ficou evidente, o Awo pode checar o progresso do cliente marcando periodcamente o odu original no tabuleiro de If para questionar o progresso da pessoa. Isso pode ser feito pedindo a If um odu que clareie a questo do progresso acerca da transformao do ibi em ire. Por exemplo, se a pessoa experimentou um trauma srio quando criana, esta freqentemente bloqueia o trauma provocando uma experincia fora do corpo que desassocia a conscincia da fonte de dor. Adultos que no esto cientes deste mecanismo de fuga tratam da mesma maneira da mesma maneira que dificuldades correntes. Para uma criana esta pode ser a nica defesa, mas para um adulto no tem efeito causando literalmente perda de memria, acidentes e uma profnda sensao de confuso. O processo de cura envolve manter a pessoa em seu corpo enquanto ele relembra e limpa o efeito de dificuldades mais recentes. Isso pode levar vrios anos. No h a necessidade de voltar constantemente ao orculo e questiona-lo sobre o problema, por que esta j ter sido identificada durante a primeira divinao. A pessoa que passa pelo processo de cura pode precisar consultar o orculo periodcamente para monitorar o progresso. Isso pode ser feito marcando o odu que identificou o problema e ento e ento utilizando o Opele, joga-se para o odu afim de comentrios. Se o problema chegou originalmente em k wr h elementos de auto-sugesto baseados em falta de auto-estima. No processo de transformao esta situao necessita ter perodos de trabalho intensos seguidos por perodos de descanso. Utilizando o Opele para consultar o odu original uma maneira de fazer um julgamento sobre quando forar e quando no forar. possvel consultar um novo odu cada vez que voc ver a pessoa em tratamento, mas na minha experincia isso se torna repetitivo. Uma regra bsica da Divinao que no se faz uma pergunta a If se realmente sabemos a resposta. Ibi Or geralmente pede um Ibor (dar de comer a cabea) para limpar os efeitos negativos do desenvolvimento restrito. H uma regra muito importante a respeito desse problema:

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 3 8

Dafa - A Voz do Criador


O problema de elevao espiritual atravs de ritos de passagem no pode ser efetivamente endereado, at o trauma da disfuno ser sanado. Qualquer outro caso voc est simplesmente aumentando a ferida e no curando a raiz do trauma.
Inicialmente em algum sem cura o ncleo do problema aumenta a disfuno. Isto significa que os problemas solidificam -se e no so percebi dos como problemas. E u chamo a isso, deificar a disfuno. Deificar a disfuno resulta no pensamento que coisas como pedofilia, drogas e abuso nupcial so desejos do rs. Como uma comunidade o aumento de ibi torna -se epidmico nesse pas. No contribua para esse problema. Se a pessoa no entende a importncia ou o valor dos rituais de passagem, eu recomendo a leitura do livro Book Homecoming de John Bradshaw e faa todos os exerccios do final de cada captulo. Divinao uma responsabilidade sria. Nem todos os problemas se resolvero com uma soluo rpida.

Se voc no est desejando ou no est apto a tomar as responsabilidades por problemas que podem requerer anos de trabalho para resolver, voc no est pronto para a Divinao.
A idia de que todo problema pode ser solucionado por um ritual mgico errada. Se o Or da pessoa problemtica no for transformado, fazer um ritual mgico para a pessoa simplesmente torn-lo dependente da pessoa que faz o ritual. Esse tipo de dependncia chamado de feitiaria no odu If. Este livro sobre a Divinao em If. A qualquer pessoa que recebe uma orientao de Ibi Or deve ser dada um tabu contra qualquer forma de auto-sugesto. O poder da palavra transforma a conscincia. Se voc se levanta todas as manhs e comea o dia dizendo Eu sou uma pessoa boa e abenoada voc carregar essa convico como fundamento de sua identidade. Se voc levantar todas as manhs dizendo Eu sou infeliz, assim voc ser. O primeiro princpio de cura que voc no pode imaginar e se voc no pode imaginar, voc no pode invocar. No h autocura sem uma auto-imagem positiva. O odu If nem sempre tem respostas para essa questo por que o foco espiritual da disciplina espiritual de If prevenir a manifestao deste problema. Os homens e mulheres que crescem dentro da Cultura tradicional yorb, praticando a disciplina espiritual de If, sabem que eles so bons e abenoados. Eles sabem disto e humildemente vivem com esse propsito. Est no contexto do problema da fixao da
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 3 9

Dafa - A Voz do Criador


baixa estima que ns podemos ouvir as revelaes do Esprito de Ela. Ns no podemos ouvir estas revelaes se ns no abraarmos os rigores da disciplina espiritual de If.

IBI EGUN
O ibi proveniente dos Ancestrais algumas vezes referido como uma maldio ancestral. Uma maldio raramente o resultado direto de alguma forma de feitio realizado por membros de uma linhagem familiar particular. O ibi dos ancestrais usualmente o resultado de disfuno ou comportamento dependente passada de uma gerao a outra. Esta conduta pode tomar a forma de autodestruio causada por vcio ou baixa auto-estima causada por abuso verbal, fsico ou sexual. Qualquer um que diz que Ibi Egun significa uma pessoa que tem ancestrais maus no entende os fundamentos teolgicos da Divinao em If. If ensina que qualquer pessoa nasce boa e abenoada. Algum de nossos Ancestrais pode ter feito coisas ruins. Isto o torna mal orientado, nunca mal. A idia de que os Ancestrais podem ser maus , creio eu, a gnesis do racismo e do fascismo. If no apia essas duas perspectivas. Se uma pessoa se sacia em conduta viciOs, esta conduta pode atrair Ancestrais que se saciam em conduta similar e compe o problema de sade. If trata da conduta individual enquanto limpa a influncia autodestrutiva da disfuno familiar e disfuno ancestral. Em minha experincia Ibi Egun no pode ser curado nesse pas pelo uso exclusivo de Ebo. necessrio que o Ebo seja marcado juntamente sesses de cura que trata mais diretamente com o problema em questo. Isso pode ser acompanhado por grupos de ajuda ou interveno um a um. Comunidades If/rs que forem grandes o bastante devem considerar a formao de grupos de ajuda (Egbe) para lidar com problemas especficos. Estes grupos no carecem de serem liderados por iniciados. A regra a seguinte: Qualquer problema que voc resolveu em sua prpria vida remdio para outras pessoas. Por exemplo, beber pode ser uma forma de vcio. Eu venho de uma famlia de abstmios. Eu no tenho experincia relacionada ao problema de sobriedade e qualquer sugesto quanto a esse tema, eu darei sem autoridade moral. A AA foi fundada com o princpio de que a voz de autoridade na sobriedade qualquer pessoa provem poder ficar sbria. Este princpio consistente com os ensinamentos e prtica em If. Eu recomendo que as comunidades de If/rs nesse pas ponham esse princpio em prtica e obtenha maior noo que os iniciados mais antigos no precisam ter todas as respostas para todas as perguntas. Lembre-se que um problema no est resolvido, at que esteja realmente resolvido. If est baseado na idia do
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 4 0

Dafa - A Voz do Criador


encontro daquele que trabalha. Eu tenho visto alguns Awo usarem o que eles pensam ser mtodos tradicionais de cura, ento culpam a pessoa que procura por orientao quando a cura no acontece. Uma cura que no se concretiza responsabilidade co curador e no do paciente. O Awo pode auxiliar o trabalho do grupo de cura providenciando vrias limpezas para remover os efeitos negativos da disfuno do corpo, mente e esprito da pessoa que est em busca de transformao. Esta limpeza deve ser feita de frente a um santurio gn e deve envolver o uso de frutas, ervas defumao e gua. Em minha experincia uma pessoa que passa por esse tipo de limpeza pode entrar em um estado alterado da conscincia que parece traumtico. Este estado alterado geralmente mal rotulado como possesso por um ancestral maligno. A verdade que as vtimas infantis da disfuno freqentemente saem de seus corpos para evitar o trauma do abuso. Uma limpeza pode provocar uma regresso que no a mesma coisa que possesso. A regresso um retorno da conscincia da pessoa para a idade em que o trauma ocorreu. Uma regresso pode ser descrita como possesso por um fragmento da prpria conscincia da pessoa. A regresso ocorre em um esforo para liberar a emoo no expressada causada pelo trauma. Quando ocorre uma regresso a pessoa pode ser encorajada a permanecer em corpo fsico, segurando seus ps. O valor de permanecer em seu corpo que isso cria a oportunidade de descarregar a emoo que est armazenada no corpo. Emoo no descarregada a causa maior de doenas fsicas e mentais. Esta uma limpeza mui poderOs e perigOs. Ela um processo onde a orientao de uma pessoa mais experiente necessria. Eu vi regresses que se estenderam por dois a trs dias. Uma vez que ela teve incio no h outra maneira de parar seno deixa-la fluir. Se voc no quer realizar este tipo de trabalho, pare-o no momento conveniente. Se a regresso de uma mulher liberar trauma sexual infantil causado por um homem, essencial ter outra mulher realizando a limpeza, a fim de evitar o problema de transferncia. Em um estado regressivo qualquer homem pode tomar potencialmente a forma do ofensor original.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 4 1

Dafa - A Voz do Criador

IBI RS
O conceito de Ibi rs pode ser enganador. Eu j vi descries do tipo o rs odeia voc; Tal descrio errnea. O rs no acaba com a boa sorte de algum como expresso de sua ira. Vingana divina um conceito cristo e no considerado dentro da viso global de If. O efeito negativo de um rs sobre a boa sorte igualmente a falha pessoal em viver em harmonia com um rs em particular. O Ibi proveniente de um rs em particular mais bem compreendido como um aviso para que se viva em harmonia com os atributos de um rs. O rs que fala em um determinado odu pode ser ou no a fonte definitiva de Ire em qualquer situao. Por exemplo, Sng pode indicar que uma pessoa est sofrendo uma ijustia social. A fonte de injustia pode ser a relutncia da pessoa em falar a verdade. Nesse exemplo a fonte de Ibi pode ser uma falha em viver em harmonia com os atributos espirituais (Ase) de Sng. Usando outro exemplo, viver em harmonia incluiria uma advertncia contra roubo. Se a pessoa continuar a roubar, a conseqncia negativa o resultado da opo de tal pessoa. Se voc faz fogo, o fogo pode ser utilizado para esquentar e cozinhar. Se voc sentar no fogo e se queimar, no podemos falar que ele mal, mas sim que a sua escolha foi tola. Existe uma infinidade de maneira que o Ibi rs pode se manifestar. O Awo pode utilizar tanto o igbo ou quatro bzios para esclarecer essa matria. Uma vez determinada a raiz da resistncia, o Awo deve explicar que viver em harmonia com o rs assemelha-se em viver no meundo. Eu tambm recomendo tempo de esteira, significando meditao defronte ao santurio do rs que traz ire a pessoa em determinada questo.

IBI AJOGUN
If ensina que falta de alinhamento com o Or, Egun ou rs torna a pessoa vulnervel s foras destrutivas de Ajogun que so foras da Natureza que causam destruio material, doenas fsicas, desordem mental e morte. Elas so tipicamente causadas por influncias do meio ambiente que no necessariamente resultam de falta de percepo ou alinhamento por parte da pessoa que sofre suas influncias. Ajogun so expresses da realidade que coisas ruins acontecem a pessoas boas. Contudo, qualquer um que deixa as condies de Ibi sem acompanhamento por perodos extensos torna-se vulnervel a esse tipo de influncia negativa. Por exemplo, If ensina que ns nascemos com uma idade mxima predestinada. Alm desse
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 4 2

Dafa - A Voz do Criador


ponto, nada pode ser feito para estender a expectativa de vida. Ik (Esprito da Morte) no mal, vingativo ou irado. A Morte parte natural do ciclo de nascimento, vida, morte e renascimento. Iku pode vir antes do fim natural do ciclo de vida como resultado da falta de higiene, condutas auto destrutivas ou coliso com desastres naturais. If pode oferecer antdoto para a intruso no desejada da morte prematura, incluindo precaver-nos sobre desastres naturais a porvir. Quando as foras de Ajogun chegam a um ponto onde causam doenas fsicas, o Awo tem por obrigao determinar o melhor modo de cura e carece de recomendar a pessoa o mdico que pode melhor transformar a causa fundamental da doena. Em frica, isso geralmente feito atravs de um relacionamento trabalhista espreito entre os iniciados em If e os iniciados em sanyin (Esprito das ervas). No ocidente tal relacionamento no existe. O Awo no ocidente deve conhecer as formas de cura fsica disponveis na comunidade (tanto convencional quanto alternativa) e tomar as medidas necessrias. A presena de Ajogun pode requerer o uso de Awure (feitios protetores). O primeiro passo em fazer Awure determinar a fora espiritual (rs-Egun) que melhor guarda contra a fora destrutiva particular. Uma vez que isso feito necessrio determinar se a proteo deve ser carregada pela pessoa (patu ou fio de contas), colocados na casa (Ase de um Esprito em particular), colocado fora de casa (geralmente enterrados, i. e. Sigidi) ou no automvel. A melhor fonte de informao nesse processo o livro de ervas do VERGER.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 4 3

Dafa - A Voz do Criador

LIO 9 EBO TRANSFORMANDO IBI EM IRE

Todo ritual em If realizado em um tabuleiro. O tabuleiro um smbolo de unidade no mundo. Todos os rituais em If so realizados diante do assentamento do Esprito que est recebendo uma oferenda ou defronte a If com o odu marcado no tabuleiro. Se voc est trabalhando com um odu que traz um ibi srio como doena e morte, voc no deve querer invocar o odu original quando for fazer o Ebo. Ao invs disso voc pode marcar o odu do esprito que esta afetando a transformao ou desequilibrando o odu. Esse processo se desenvolve com a experincia e no h uma receita de bolo para determinar qual odu utilizar para transformar ibi em ire. Se o verso fala em influncia positiva de um rs em particular, eficaz usar o odu que encarna tal rs. Aqui temos um ponto de referncia para a explorao dessas opes: 1) 2) Ori - fn Mj, fn Ogb, Eji Ogb Egun - Oyek Mj (marcado duas vezes como um portal para dentro e para fora do reino dos Ancest rais). 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) s - Ose t r Ossosi - Oknrn Mj Ogun - gnd Mj Obatala - Ogb Mj, fn Mj Yemo - fn Mj, Ogb Mj Olokun - rete Ogb Yemoja - d Mj Sango - wr Mj, O'bara Mj, Oknrn Mj, rosn Mj Oya - Os Mj Osun - Ose Mj
P g . : 1 4 4

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

Dafa - A Voz do Criador


13) 14) 15) 16) Osnyin - Oknrn trp on Onile, Obaluwaye - ret e Mj Nana Buruku - trpon Mj Ornml (coloque o ikin do t abuleiro em um a vasilha)

Se houver dvida sobre qual odu utilizar, um Ebo pode sempre ser feito marcando Eji Ogb e Ose-tr. Eji Ogb encarna alinhamento com a cabea e corao que o fundamento para o alinhamento com o destino. Ose-tr encarna s como o filho de sun. Esse odu tem o ase para auxiliar nossa habilidade em ter as preces ouvidas o Reino Invisvel.

ELEMENTOS DO EBO
Todo Ebo inclui alguma forma de limpeza, consagrao, invocao, dar de comer e divinao. Estes so os elementos fundamentais inclusos em todos os rituais em If, do processo divinatrio em si at a iniciao mais elevada. Esta seqncia sempre a mesma, ocorrendo sempre na mesma ordem e raramente ex clui algum desses elementos. Se voc compreender essa estrutura voc pode lembrar facilment e do prximo passo em qualquer ritual em particular. Voc deve utilizar a divinao para guia -lo em como fazer os elementos individuais do ritual. Quando eu utilizei este mtodo nos anos de iniciante como Awo, freqentement e vi alguns Awo mais experientes procederem da mesma maneira que eu calculei sozinho pela compreenso da lgica interna da estrutura do ritual. Isto no significa que voc no possa crescer e aprender a fazer as coisas de modo mais tradicional e eficient e. A meta sempre est em resolver o problema com todos os recursos disponveis a qualquer momento.

LIMPEZA
A limpeza para todas as formas de Ebo inclui purificar o local do ritual. Isto no significa a recolocao peridica do tabuleiro que utilizado em If no espao sagrado designado. Limpeza pode significar tambm a defumao do espao ritualstico e usar gua para consagrar o mesmo para uma determinada tarefa (recitando uma reza especfica sobre a gua e borrifando-a no local). Uma vez que o espao estabelecido o Awo deve marcar Ebo a partir do tabuleiro de divinao em If, junto com Os tr e Eji Ogb. Lembre-se, odu negativo
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 4 5

Dafa - A Voz do Criador


pode e deve ser omitido desse processo. Poe exemplo, k-wr invoca confrontao e conflito que algumas vezes necessria a vida. Se a inteno acalmar a violncia, ento voc no marcar esse odu e sim uma alternativa. Uma maneira de encontrar um antdoto para k-wr transformar as linhas simples em linhas duplas e as linhas duplas em linhas simples. If ensina que todas as coisas margeam dentro e fora das polaridades opostas. Transformando k-wr dessa maneira, cria trd, que fala sobre viso mstica que conduz a renascimento da conscincia em um nvel elevado. Uma vez que o odu marcado, o Awo deve fazer o b para todas as foras espirituais que so chamadas a assistir o processo de transformao do ibi em ire.

CONSAGRAO
Consagrao o uso de uma subst ncia que atrai o Ase das foras espirituais para um objeto em part icular ou para uma pessoa. Quando fizer Ebo o processo fundamental de consagrao e ter a pessoa vestida de branco no dia do ritual. E tambm necessrio determinar por divinao se a pessoa necessita continuar vestindo branco por um perodo determinado de t empo a fim de segurar o efeito do ritual de transformao. A cor branc a reflete as influencias fsicas. A cor preta absorve as influncias fsicas. O objetivo da reflex o reter a conexo emocional para a elevao que ocorre durante o Ebo. Quando trabalhar com Egun a consagrao pode incluir marcar o centro da testa da pess oa com Efun. Quando t rabalhar com um rs especfico, o odu que encarna tal rs pode ser marcado no tabuleiro; O Oriki recitado sobre ele e o Iyerosun passado na cabea da pessoado meio das sobrancelhas em direo a parte de traz do pescoo. Quando for necessrio impregnar Awure em Ase, os seguintes materiais de consagrao podem ser includos:

Ori Egun Esu Ossosi Ogun

Banha de Ori Azeit e de Dend Azeit e de Dend Azeit e de Dend e cinzas Azeit e de Dend e rosn

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 4 6

Dafa - A Voz do Criador


Obatala Yemo Olokun Yemoja Sango Oya Osun Nana runmila Banha de Ori e efun (gi z) Cinza Efun (giz) Melao Azeit e de Dend Azeit e de Dend Mel gua Azeit e de Dend e mel

INVOCAO
Em adio ao b e ao Ork recitados pelo Awo, a pessoa que est recebendo a transformao deve d izer oraes de seu interesse pedindo a mudana do ibi em ire. O procedimento da reza deve incluir dar de comer a lngua, tanto do Awo quanto da pessoa que faz os pedidos. Para determinar o que se deve dar para a lngua comer, verifique qual odu aparece na perda direita de If e oferea o seguinte: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) Ogb Efun e gua

Oyek Azeite de Dend wr d rosn Azeite de Dend Efun e gua Azeite de Dend

Oworin Azeite de Dend Obr Oknrn gnd Os Azeite de Dend Azeite de Dend Azeite de Dend

Azeite de Dend
P g . : 1 4 7

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

Dafa - A Voz do Criador


11) 12) 13) 14) 15) trpon gim e ataare (pimenta da costa) tr Efun e gua

rete gim e ataare (pimenta da costa) Os Mel fn Efun e gua

H flexibilidade na escolha do material dependendo da preferncia pessoal do Awo e do rs do Awo. Por exemplo, alguns filhos de Obatala tm tabu contra beber Azeite de Dend.

DAR DE COMER
Todos os rituais em If incluem algum tipo de oferenda para evitar o hbito de perguntar por perguntar. A maioria dos materiais impressos sobre odu que esto disponveis, listam os itens necessrios para fazer Ebo. Antes de marcar Ebo, o Awo que no esteja familiarizado com o mecanismo de um ritual relacionado a transformao do ibi em ire necessita confirmar seus conhecimentos do ritual pelo uso da divinao. Como regra geral, melhor fazer os pedidos mais simples e partir deste ponto. Faa o pedido dizendo b se (nome do odu) ire (nome da oferenda)?; a pergunta que o Awo est fazendo utilizar (nome da oferenda) adequado invocao e auxilio da manifestao de ire?. s vezes a resistncia da pessoa to forte que cura complementar solicitada antes do Ebo trazer benefcio. Por exemplo, uma pessoa que no entende a importncia de um rito particular de passagem necessita ter alguma compreenso da meta do ritual antes que o ritual possa funcionar. Em uma oferenda, o poder de transformao est na orao levada pelo animal para o reino invisvel e a orao dita sobre a comida antes do consumo. No h nenhuma relao entre quantidade de sangue e a efetividade do ritual. A idia de que se um pouco de sangue bom, uma quantidade maior melhor ainda errnea e reflete uma falta de compreenso dos segredos internos do processo de Ebo.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 4 8

Dafa - A Voz do Criador

INTERPRETAO DO EBO
Quando um Ebo completado, divinao necessria a fim de determinar se o trabalho realizado teve o efeito desejado. Se a oferenda comida seca ou um pssaro, quatro bzios ou Ob Abata deve ser utilizado a fim de confirmar a eficcia do trabalho. Quando se utiliza um quadrpede o problema geralmente requer a ajuda de uma comunidade inteira para resolver. A menos que o animal utilizado para curar doena, a comida deve alimentar a famlia inteira e divinao com o Opele ou Ikin deve ser feita para confirmar a eficcia da elevao.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 4 9

Dafa - A Voz do Criador

j Ogb Mj No - h - lugar - na - Terra - que - eu - no possa - ir - que - eu - no - encont re felicidade; foi feito um jogo divinatrio para dnkn (Batata Doce) no dia em que ele foi fazer uma jornada terra de Isu (Inhame) e Agbd (milho). If aconselhou dnkn para a fazer eb para que sua vida fosse mais doce que Isu e Agbd .

Isu e Agbd

foram provados pelas pessoas da terra e eles no eram to doce quanto

dnkn . Estava naquele dia dnkn danado e cantou de alegria pois ele iria repetir o eb inmeras vezes. If avisou que no havia nenhum valor em repetir o eb . dnkn
cantou e danou em louvor ao Awo , enquanto o Awo louvou a If , enquanto If louvou

Oldnmar . Quando dnkn comeou a cantar s ps uma cano na boca de dnkn . dnkn comeou a cant ar;

Ay Snren ti dun, o dun ju oyin l. Ay Snren ti dun, o dun ju oyin l. rs je ay mi o dum, Alyun Gblyun. rs je ay mi o dum, Alyun Gblyun.

Vida de Bat ata Doce, mais doce que mel. Vida de Bat ata Doce, mais doce q ue mel.

rs , que minha vida seja doce, Alyun Gblyun . rs , que minha vida seja doce, Alyun Gblyun .

Comentrio:

If diz que esta pessoa est a ponto de ir em uma jornada. If diz que haver uma
bno de vida longa, abundncia e filhos. If diz que a estrela desta pessoa brilhar

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 5 0

Dafa - A Voz do Criador


acima de todas out ras que conhecer na jornada. If diz que esta pessoa deveria comer batatas doces como medicamento para boa sorte.

tt (oferenda); 4 eiyel (pombo), 4 akuk (galo), 1 epo (garrafa de azeit e d e


dend), 1prato branco, 4 e k (bolos de milho), dn (farinha de milho misturada com leo), bastante coisas doces (mel, acar, doces) e 25 oferecidos a btl e gn .

nira (dinheiro nigeriano),

Akogi-l'apa - se - amarrou - com - uma - corda; foi f eito um jogo divinatrio para o
caluniador de dent ro da casa, e para o caluniador da rua e rml no dia que todos eles contaram que iriam fazer eb dentro da casa e fora na rua. O caluniador de dentro da casa e o caluniador da rua se recusaram em fazer eb . rml fez eb e obteve vitoria sobre os seus inimigos de dent ro e de fora de sua casa. rml estava muito cont ent e, ele comeou a cantar e danar em louvor ao Awo , enquanto o Awo louvou If , enquanto

If louvou Oldnmar . Quando rml comeou a cantar, s ps uma cano em sua


boca. rml cantou;

Elnn Il, Elnn de o. Elnn Il, Elnn de o. Kini mo ra l'w yin. Kini mo ra l'w yin.

Caluniador de dentro de casa, Caluniador da rua. Caluniador de dentro de casa, Cal uniador da rua. O que eu comprei de voc? Caluniador de dentro de casa, Caluniador da rua.

Comentrio:

If diz que os rs insistem na justia. If diz que esta pessoa vai receber uma bno
de abundncia. If diz h muitas pessoas que difamam es ta pessoa tanto em casa quanto
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 5 1

Dafa - A Voz do Criador


no trabalho. If diz que esta pessoa sobrepujar seus inimigos. If deveria cultuar If . diz que est a pessoa

tt (oferenda); 3 e iyel (pombos), 1 epo (garrafa de azeite de dend), 3 e k


(bolos de milho) 16 nira (dinheiro nigeriano), oferecidos a btl e gn .

w (tabu): sement es do cho, cogumelos e panos pretos.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 5 2

Dafa - A Voz do Criador

yk Mj Alegria - recebida - em - casa - no - - to - forte - quanto - alegria - recebida - na fazenda; foi feito um jogo divinat rio para Onkbidun no dia em que ele quis aumentar sua alegria. If aconselhou Onkbidun a receber cinco enxadas tratadas com os seus medicamentos. Onkbidun levou as enxadas para sua casa. As pessoas de sua casa levaram as enxadas para a fazenda, enquanto as p essoas da fazenda trouxeram suas enxadas para sua Casa. Ambos os grupos de pessoas se encontraram na estrada entre a casa e a fazenda. As pessoas da fazenda disseram que as suas enxadas eram usadas para desenterrar riqueza. As pessoas da casa disseram que as suas enxadas foram usadas para enterrar placent as. Onkbidun est ava muito contente, ele comeou a cantar e danar em louvor ao Awo , enquanto o Awo louvou If , enquanto If louvou Oldnmar . Quando

Onkbidun comeou a cantar s ps palavras em sua bo ca. Onkbidun cantou;

yy ke wa y fn mi o. yy ke wa y fn mi o. A mi y nil, a mi y lj. yy Aye e, yy.

Jbilo, que as pessoas venham a mim com alegria. Jbilo, que as pessoas venham a mim com alegria. Alegria em casa, a legria na fazenda. Jbilo, que as pessoas venham a mim com alegria.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 5 3

Dafa - A Voz do Criador


Comentrio:

If diz que esta pessoa receber uma bno de alegria. If diz qualquer alegria na vida
desta pessoa ser dobrado. If diz que a bno de alegria inclui abundncia e f ilhos. If diz que as coisas no tm corrido bem para esta pessoa antes de fazer eb . If diz que a vida desta pessoa t em ido em zig -zag variando em boa e m sorte. If diz que est a pessoa tem dificuldades em aceitar a alegria em sua vida e esta atitude te m que mudar.

tt (oferendas); 4 eiyel (pombo), 4 Abo ad e (galinha), 1 Eku (rato), 1 Eja aro


(bagre), 1 epo (garrafa de azeit e de dend), 1 prato branco, certa quantia em dinheiro determinada pelo Awo , que ser oferecida a bej . O Awo marcar este Od com iyerosun em cinco enxadas a serem guardadas na casa, e cinco enx adas serem mantidas fora da casa.

Minha - mo - direita - Oye - minha - mo - esquerda - Oye - as -duas - Oye - se tornam - verdadeiras - em - frent e - da - bacia; foi feito um j ogo divinatrio para o Macaco com a cabea de epo e Alagoro Opero no dia em que Macaco no queira perder tudo que ele tinha. If aconselhou ao Macaco fazer eb . O Macaco fez eb no dia em que ele manteve as coisas que pertenciam a ele. A partir daquele dia , quando o Macaco balanava pelas rvores com seu filho nas costas, o filhote no caia. O Macaco era muit o feliz, ele comeou a cantar e danar em louvor ao Awo , enquanto o Awo louvou If , enquanto If louvou Oldnmar . Quando o Macaco comeou a cantar, s ps palavras em sua boca. O Macaco cantou;

Mo ru yn, Mo ru yn o. Il edun pa pj. Il edun pa pj Mo ru yn, Mo ru yn o. Il edun pa pj.

Eu ofereci inhame pilado. A casa no t em nenhum infort nio.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 5 4

Dafa - A Voz do Criador


Eu ofereci inhame pilado. A casa no t em nenhum infort nio.

Comentrio:

If diz que esta pessoa tem que fazer eb para assegurar que ela no perca as coisas que
j ganhou em sua vida. If diz que um dm feito com de inhame pilado deveria ser oferecido ao ris dest a pessoa. If diz que l deveria ser colocada ao redor do assentamento do ris dist a pessoa. If diz que devem ser feitas oraes para evit ar morte inesperada e infortnio. If receber uma bno de paz. diz que esta pessoa lutou muito no passado e

tt (oferendas); 5 eiyel (pombo), 4 Abo ade (galinha), 1 prato branco, 1 epo


(garrafa de azeit e de dend), iyn (inhame pilado), uma quantia em dinheiro est abelecida pelo Awo , que ser oferecida a bej .

w (tabu): rato cinzento; no cobrir a cabea com folh as quando chover.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 5 5

Dafa - A Voz do Criador


wr Mj O - que - ns - usamos - para - pilar - inhame - no - - usado - para - perfurar - elu mas - sim - uma - velha - panela - cobrindo - a - boca - foi feito um jogo divinatrio para

Olu no dia ele quis ir a Il Olkun (casa do Esprito do Oceano) e a 116 Olsa (casa do
Esprito da Laguna). If aconselhou a Olu que fizesse eb para que assim a jornada fosse abenoado com bondade. Olu fez o eb . Olu chegou casa de Olkun e bateu trs vezes jogando ayo (um t ipo de jogo). Olkun prometeu que ele daria a metade de sua propriedade a qualquer um que pudesse venc -lo jogando ayo . Olu foi a para a casa de

Olsa e bateu t rs vezes jogando ayo . Olsa prometeu ele que daria a metade de sua
propriedade a qualquer um que pudesse venc -lo jogango ayo . Isto aconteceu naquele dia em que Olu recebeu a bno de abundncia. Olu estava cantando e danando em louvor ao Awo , enquanto o Awo louvou If , enquanto If louvou Oldnmar . Quando Olu comeou a cantar, s colocou uma cano em sua b oca. Olu cantou:

Mo bolu t 'ayo mo kan re o. Mo bolu t 'ayo mo kan re o. Mo bolu t 'ayo lynb o. Mo bolu t 'ayo mo kan re o, o, o, o. Eu joguei ayo com Olu , eu recebi uma bno. Eu joguei ayo com Olu , eu recebi uma bno. Eu joguei ayo com Olu , na casa de um estrangeiro. Eu joguei ayo com Olu , eu recebi uma bno.

Comentrio:

If diz que esta pessoa deveria fazer eb e pedir as bnos que ela busca. If diz que esta pessoa deveria t entar jogos de sorte. If diz que esta pessoa deveria
oferecer uma ovelha a Eleda . If diz que esta pessoa encontrar a boa sorte boa vinda de um estranho.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 5 6

Dafa - A Voz do Criador


tt (Oferecendo): 1 eiyel (pombo), 1 Abo ade (galinha), 1 prato branco, ek
(bolo de milho) e uma quant ia em dinheiro ser determinada pelo Awo , que ser oferecida a btl .

O - que - voc - gosta - eu - no - gosto - daquele - que - deveria - estar - junto - a ns; foi feito um jogo divinatrio para Onimuti wr filhos daqueles que andam a cavalo com arrogncia de frent e a Olu no dia em que eles se preocuparam por serem tratados como se eles estivessem mortos. If os aconselhou a fazer eb . Eles fizeram eb . O Awo disse que a imagem de uma pessoa morta nunca vista cavando o solo. A partir daquele dia os filhos ficaram conhecidos por estare m entre os vivos.

If diz que esta pessoa deve fazer eb para evitar morte e doena. If

diz que esta

pessoa deve fazer eb de forma que o mundo no a trate como se ela estivesse mort a.

If diz que esta pessoa deveria receber dois conjuntos de bej , um conjunto de bej
feminino e out ro masculino, como parte do seu santurio pessoal. If diz que o bej provero proteo contra inimigos, morte e doena.

tt (oferendas); 4 eiyele (pombo), 4 Abo adie (galinha), 1 prato branco, 4 ek


(feitos de inhame cozido), Eku (rato pequeno), 1 epo (garrafa de azeite de dend) e 50

nira (dinheiro nigeriano), oferecidos a bej e btl . w (tabu): cachorro e frut a ri .

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 5 7

Dafa - A Voz do Criador

d Mj Duas - bases - que - eu - uso - para - me - sentar - em - d - me - conforto; foi feito um jogo divinatrio para Onibode Ejiejiemogun no dia em que Onibode Ejiejiemogun quis encontra a bondade duas vezes ao dia. If aconselhou Onibode Ejiejiemogun a fizer eb, assim a bondade no iria passaria longe dele. Onibode Ejiejiemogun fez eb . A part ir daquele dia Onibode Ejiejiemogun encontrou a bondade duas vezes ao dia.

Comentrio:

If diz que est a pessoa receber bnos se eb for feito. If diz que est a pessoa
acredita que a boa sorte passou longe dela. If diz que quando a bo a sorte veio a esta pessoa no passado, deslizou por entre seus dedos. If diz que esta pessoa continu a otimista sobre o futuro e ela deveria oferecer oraes aos rs pedindo apoio para manifestar seus sonhos. If diz que a orao constante trar para a r ealidade os sonhos desta pessoa.

tt (oferendas); 4 eiyele (pombo), todas as coisas comestveis (oferendas de


uma variedade de comidas), 4 ek (bolos de milho), 1 epo (garrafa de azeite de dend), 1 prato branco e 40 nira (dinheiro nireriano), ofere cidos a s. - o0o -

Eetalewa - e - gbagbegbada - olhos; foi feito um jogo divinatrio para


pato que ns chamamos de e sojiji e lagede encontro da mort e. If

rnml no dia

em que ele estava levando lagede para os trs lugares de encontro da morte. Ele um quem estava lev ando trs lugares de aconselhou Orunmila a fazer eb , assim a morte, doena e as

dificuldades no o encontrasse nos trs lugares de encontro da morte. Orunmila fez eb e passou pelo trs lugares de encontro da morte com lagede . Ambos fizeram uma jornada inclume.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 5 8

Dafa - A Voz do Criador


Orunmila comeou a cant ar e danar em louvor ao Awo , enquanto o Awo louvou If,
enquanto If louvou Oldnmar .

Comentrio:

If diz que esta pessoa tem que fazer eb de maneira que as pedras lanadas pela
morte e a doena no o localize.

tt (Oferecendo): 3 Ako kta (pedras duras), 3 eiyele (pombo), 1 ek (bolo de


milho), 1 gb (carneiro), 1 prato branco e certa quantidade de dinheiro determinada pelo Awo , a ser oferecida a s.

w (tabu): Se um inham e quebra enquanto est sendo removido de seu


recipeiente no deve ser comido. No cave buracos perto da entrada da ciade.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 5 9

Dafa - A Voz do Criador

rosn Mj Suas - bocas - suas - bocas; foi feito um jogo divinatrio para Apeni no dia em que ele estava sendo ameaado pela bo ca das pessoas do mundo. If aconselhou Apeni a fazer

eb afim de evitar a morte e a destruio da boca das pessoas do mundo. Apeni foi
protegido da mort e e destruio causada pelas pessoas do mundo. Apeni estava cantando e danando e louvando o Awo , enquanto o Awo louvou If , enquanto If louvou

Oldnmar . Quando Apeni comeou a cantar s ps uma cano em sua


boca. Apeni cant ou;

Enu w, enu wn le pa Apni. Enu w, enu wn le pa Apni.

Suas bocas, suas bocas no podem matar Apeni . Suas bocas, suas bocas no podem matar Apeni .

Comentrio:

If diz que esta pessoa tem que fazer eb de proteo contra seus inimigos. If diz que
deve ser feito oferendas ao Egngn familiar.

tt (oferendas); 4 eiyele (pombo), 4 Abo adie (galinh a), 1 epo (garrafa de azeite
de dend), akara (bolinho de feijo), l (bolas de goma de amido) e 16 nira (dinheiro nigeriano), oferecidos ao Or e a Egngn . -o0o-

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 6 0

Dafa - A Voz do Criador


Porogun - de - igbodu - com - um - fundo - acionrio; foi feito um jogo divinatrio
para Okaitsusu Irosu no dia em que ele fez a jornada da casa dos antepassados para a casa das pessoas na terra. If aconselhou Okaitsusu Irosu a fazer eb de maneira que quando ele pilasse inhame, veria uma criana comer isto, quando Okaitsusu Irosu preparasse sopa, ele veria uma criana comer isto. Okaitsusu Irosu fez eb e viu crianas que comendo tudo que ele cozinhou. Okaitsusu Irosu comeou a cantar e danar em louvor ao Awo , enquant o o Awo louvou If , enquanto If louvou Oldnmar . Assim que Okaitsusu Irosu comeou a cant ar, s ps um cano em sua boca. Okaitsusu Irosu cantou;

Baba ma je nkn j e, iyn ti mo gn. Baba ma je nkn j e, Ob ti mo se. Baba ma je nkn j e,

Pai, que eu no coma sozinho os inhames que eu preparei. Pai, que eu no coma sozinho a soupa que eu preparei. Pai que eu no coma sozinho.

Comentrio:

If diz que esta pessoa ou algum perto dela est procurando Ter filhos. If diz que se
ela fizer eb , trar uma bno de filhos.

tt (oferendas); iyn (inhame pilado), b (mandioca), coisas doces, 1 eiyele , 1 Abo adie (galinha), 1 prato branco, 1 epo (garrafa de azeite de dend) e 35 nira
(dinheiro nigeriano), oferecidos ao Or e a Egngn .

w (tabu): cobra, roupa vermelha.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 6 1

Dafa - A Voz do Criador

wonrn Mj Ladro - mas - no - um - ladro - que - fez - o - Awo - levar - nossas - coisas - em nossa - presena; foi feito um jogo divinatrio para a Folhagem wn no dia que ela queria trazer o poder de um chefe do mar. If aconselhou a Folhagem wn a fazer eb de forma que ela receberia a bno de fama. A Folhagem wn fez eb e se tornou chefe. A Folhagem wn comeou a cantar e danar em louvor ao Awo , enquanto o Awo estava louvando If , enquanto If estavam louvando Oldnmar . Quando Folhagem wn comeou a cantar, s ps uma cano em sua boca. A folhagem

wn cantou;

wn m j, wn m y. wn ti m ot a oye b'od. wn m j, wn m y.

Dia de dana de wn, Dia de canto de wn.

wn trouxe o poder do chefe do mar.


Dia de dana de wn, Dia de canto de wn.

Comentrio:

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 6 2

Dafa - A Voz do Criador


If diz que esta pessoa t em que fazer eb de maneira que ela possa receber um ttulo
importante ou uma posio. If diz que esta pessoa tem a cabea de um lder. If diz que esta pessoa tem que assumir uma posio de responsabilidade dentro de sua famlia.

If diz que esta pessoa pode ajudar sua famlia a resolver um problema. tt (oferendas); 6 eiyele (pombo), 6 Abo adie (galinha), 6 Eku (rato pequeno), 6 Eja aro (bagre), 1 prato branco e 25 nira (dinheiro nigeriano), oferecidos a btl e a s .

-o0oEsta - - uma - grande - rvore - que - leva - um - sino - de - metal - que - a - Boca da - pequena - palmeira - insultou - por - de - atrs - dizendo - que - ningum deve deixar - a - cabaa - de - lado; foi feito um jogo divinatrio para Ologbo Jigl (gato lento) no dia em que ele se encontrou sob ataque daqueles que lanam feitios. If aconselhou Ologbo Jigl a fazer eb . Ologbo Jigl fez eb . A partir daquele dia Ologbo

Jigl viajou sem ser max ucado. Ologbo Jigl comeou a danar e cantar em louvor ao Awo , enquanto o Awo louvava If , enquanto If louvava Oldnmar . Quando Ologbo Jigl comeou cant ar, s ps um cano em sua boca. Ologbo Jigl cantou;

lgb dd ese, gl ma se l, gl ma se b.

Gato peto, lent amente eu irei, lentamente eu voltarei.

Comentrio:

If diz que est a pessoa est planejando fazer uma viagem e ela deveria fazer eb de
maneira a evitar ser abalada por feitios. If diz que aps o eb for feito, esta pessoa dever usar ervas de Eyonu para trazer coisas boas durante a jornada.

tt (oferendas); 10 kete (rato grande), 1 epo (garrafa de azeite de dend), 1


prato br anco e 50 nira (dinheiro nigeriano), oferecidos btl e a s .

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 6 3

Dafa - A Voz do Criador

br Mj Lavando - a mo - direita - com - a - mo - esquerda - e - lavando - a - mo -

esquerda - com - a - mo - direita; foi feito um jogo divinatrio para Awun (madeira branca) no dia em que ele quis t er a sua cabea lavada. If aconselhou a Awun que ele fizesse eb . Isso foi no dia em que Awun recebeu uma cabea boa. Awun cantou e danou em louvor ao

Awo , enquanto o Awo

louvou

If , enquanto If

louvou

Oldnmar . Quando Awun comeou a cantar, s ps uma cano em sua boca.

Awn de na, Awn dr. Or ire l'Awn nwe. Awn de na, Awn dr. Or ire l'Awn nwe.

Awn veio, Awn facilidade. em boa sorte que Awn toma banho. Awn veio, Awn facilidade. em boa sorte que Awn toma banho.

Comentrio:

If diz que esta pessoa deveria ter a sua cabea lavada, de maneira que a mo do Awo
alivie o seu fardo. If diz que esta pessoa deveria cultuar If possa continuar a ser erguido. de maneira que seu fardo

tt (oferendas); 4 eiyele (pombo), 4 Abo adie (galinha), 1 epo (garrafa de azeite


de dend), 6 iyn funfun (inhame branco), 6 ek nigeriano), oferecidos a s . (bolos de milho) e 50 nira (dinheiro

-o0o-

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 6 4

Dafa - A Voz do Criador

Abarere Awo dn consultou If no dia em que ele estava preparando para s e


rest abelecer. If aconselhou dn a fizer eb de maneira que a rea tivesse sombra.

dn fez o eb . A rea comeou a ter sombra. dn comeou a cantar e danar em


louvor ao Awo , enquanto o Awo louvou If , enquanto If louvou Oldnmar . Quando

dn comeou a cantar, s ps uma cano em sua boca. E dn cantou;

dn nbi, dn nre. dn ti ml lbd o. dn nbi, dn nre. dn ti ml lbd o.

dn nasceu, dn sobreviveu. dn se estabel eceu. dn nasceu, dn sobreviveu. dn se estabeleceu.

Comentrio:

If diz que uma poca boa para esta pessoa comear um projeto novo. If diz que se
esta pessoa deseja se mudar, o momento certo. If diz que se esta pessoa iniciou um relacionamento, esta relao ser boa. If diz que esta pessoa vai receber uma bno de abundncia e uma bno de um bom relacionamento.

tt (oferendas); 4 eiyele (pombo), 4 Abo adie (galinha), 1 epo (garrafa de azeite


de dend), 1 prato branco, 4 ek oferecidos a s. (bolos de milho) e 100 nira (dinheiro nigeriano)

w (tabu): caar passarinhos.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 6 5

Dafa - A Voz do Criador

knrn M j A madeira - dura - da florest a - usada - para - fazer - Osunsun - no - d suco -

enquanto a - rvore - usada - para - fazer - Atori - dar - sumo; foi feito um jogo divinatrio para Sakoto no dia que ele estava fazendo uma jornada cidade de Owa . If aconselhou Sakoto a fazer eb . Sakoto fez eb . No momento em que Sakoto estava viajando a Owa ele encont rou s e deu a ele um bolinho de feijo. s pegou o bolinho e se transformou em uma mulher. s transformado em mulher pediu a Sakoto qualquer coisa que ele pudesse lhe dar. Sakoto deu a mulher um bolinho de feijo. s pegou o bolinhoo e se transformou em uma pequena criana. s transformado em uma criana pediu a Sakoto qualquer coisa que ele pudesse lhe dar. Sakoto deu a criana um bolinho de feijo. Na jornada Sakoto deu t rs bolinhos de feijo. s perguntou a Sakoto onde ele ia. Sakoto disse ele estava fazendo uma jornada a Owa . s disse a Sakoto que as pessoas de Owa est avam sofrendo a muito tempo por falta de chuva. s apont ou para um ado (pequena cabaa usada para levar medicamentos) e disse a Sakoto para ir e ntre os ado . s disse que alguns dos

ado iriam dizer, "me arranque", e os out ros

permaneceriam calados. Sakoto foi instruido a pegar um dos ado que permanecesse em silncio e a cort ar o seu topo. s disse que assim que Sakoto se aproximasse da ent rada de Owa, ele deveria erguer o ado acima de sua cabea e deveria anunciar que ele est ava trazendo chuva. Sakoto fez como ele foi instrudo e foi entrado na cidade dizendo; "povo de Owa eu trago chuva". Imediat amente comeou a chover. O dia seguinte o ba de Owa instruiu o pregoeiro pblico a falar para as pessoas de Owa que ele queria conhecer o estranho que disse que trouxe a chuva. Sakoto foi levado ao ba e este dividiu todas as suas propriedades e pert ences dando metade para Sakoto . Isto aconteceu naquele d ia em que Sakoto recebeu as bnos que ele procurou. Sakoto comeou a cantar e danar em louvor ao Awo , enquanto o Awo louvou If , enquanto If louvou Oldnmar . Quando

Sakoto comeou a cantar, s ps uma cano em sua boca. Sakoto cantou:

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 6 6

Dafa - A Voz do Criador


Skt mo lw, awo ire dun n'if e. Skt mo lw, awo ire dun n'if e.

Sakoto bonit o, boa adivinhao boa doce de se louvar. Sakoto bonit o, boa adivinhao boa doce de se louvar.

Comentrio:

If diz que esta pessoa est a ponto de embarcar em uma jornada. If diz que esta
pessoa deve fazer eb afim de que a jornada lhe traga fama e abundncia. If diz diz que quando est a pessoa chegar ao seu destino ser capaze de resolver um problema que lhe trar boa sorte. If diz que esta pessoa deveri a oferecer bolinhos de feijo a s antes de iniciar a jornada. If diz quando esta pessoa chegar ao seu destino ter muitos benfeitores.

tt (oferendas); 4 eiyele (pombo), 4 adye (ave), 1 epo (garrafa de zeit e de


dend), 1 prato branco, 4 ek (bolos de milho) e 20 nira (dinheiro nigeriano) oferecidos a

gn e a s .

-o0o-

H - diferentes - caminhos - para - a - terra - dos - Ancestrais; foi feito um jogo divinatrio para Igbegbe no dia ele estava indo vender rato no mercado. If aconselhou a

Igbegbe a fazer eb de maneira a ver as coisas claramente. Igbegbe fez eb e ele pode
ver as coisas clarament e. Igbegbe fez eb e teve viso clara.

Comentrio:

If diz que esta pessoa no est vendo as coisas claramente. If diz que est a pessoa
deve fazer eb para clarear um caminho confuso. faa eb para tirar confuso.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 6 7

Dafa - A Voz do Criador


tt (oferendas); 2 eiyele (pombo), 3 ade (ave), 1 epo (garrafa azeite de dend), mariwo (folhas secas de palmeira), 1 prato branco e 25 nira (dinheiro nig eriano),
oferecidos a gn e a s .

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 6 8

Dafa - A Voz do Criador

gnd Mj Folhas - secas - de - palmeira; foi feito um jogo divinatrio para o tigre no dia em que ele foi caar. If o aconselhou a fazer eb de maneira que ele recolhesse o fruto de seus esforos. O tigre reluto u a fazer eb . O tigre foi caa e capturou um cervo que ele colocou debaixo de uma palmeira. Assim que ela estava a ponto de comer o cervo, folhas secas da palmeira caram da rvore sacralizando -o. O tigre continuou a caa e capt urou um antlope que ele colocou prximo a um formigueiro. Assim que ele estava a ponto de comer o antlope, este ficou coberto com formigas. O tigre retornou ao Awo e perguntou o que deveria ser feito para que ele pudesse recolher o fruto dos esforos. If o aconselhou a fazer eb . O tigre fez eb . A partir daquele dia o tigre come tudo o que ele captura na caa.

Comentrio:

If diz que esta pessoa tem que fazer eb para consseguir manter o fruto de seut rabalho. tt (oferendas); 4 eiyele (pigeon), 4 adye (ave), 1 pedao de couro, 1 epo
(garrafa de azeite ded dend), 1 prato branco e 55 nira (dinheiro nigeriano), oferecidos a

gn e If .

-o0o-

Eluku -

no - faz - Oro - enquanto - Oro - no - faz - um - sino; foi feito um jogo

divinatrio para as pessoas de Idena-Magbon no dia em que a cidade int eira esta lamentando por sua boa sort e. If aconselhou as pessoas de Idena-Magbon a fazerem eb de maneira a receber a boa sorte que poria um fim s suas lamentaes. As pessoas de

Idena-Magbon fizeram eb . E naquele dia as pessoas de Idena-Magbon receberam a


bno de boa sort e.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 6 9

Dafa - A Voz do Criador


Comentrio:

If diz que esta pessoa deveria fazer eb para assegurar que a boa sorte venha para seu
caminho. If diz que muit as bnos esto perto, mas h um risco de que elas sejo perdidas se no for feito eb .

tt (oferendas); 2 agogo (sino de metal), 2 eiyele (pigeon), 2 adye (ave), 2 Osunsun (vara de madeira dura usada para tocar o sino) e uma quantidade de dinheiro
determinada pelo Awo . Ambos os sinos sero marcados com iyerosun . Um sino para o

Awo e o outro sino para o pessoa que recebeu o Od . w (tabu): carregar dinheiro abenoado para proteo em uma bolsa ou cart eira.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 7 0

Dafa - A Voz do Criador

s Mj A - roda - da - frente - carrega - dinheiro - enquanto - que - a - roda - de t rs -

carrega - contas - enquanto gdgd - mantm - brilhando - o - topo - do - rio; foi feito um jogo divinatrio para rnml no dia que ele estava se preparando para ir a lugares distant es. If aconselhou rnml a fazer eb antes de iniciar a jornada .

rnml fez eb . rnml ofereceu gim a aqueles que estavam viajando com ele.
Quando eles terminaram de beber, eles olharam um pra cara do outro e disseram que o homem que eles queriam prejudicar fereceu -lhes gim. Eles disseram que j no desejavam mais prejudicar rnml e. A partir daquele dia rnml estava inclume.

Comentrio:

If diz que esta pessoa vai t rabalhar com um estranho e ela deveo ir em frente e aceitar
o trabalho. If diz que est a pessoa viajar a uma laguna onde haver uma bris a. (Esta uma referncia a algum tipo de rompimento e a uma iniciao). If diz que est a pessoa tem muitos inimigos. If diz que se ela fizer eb , seus inimigos tero uma mudana de sentimento quato a esta pessoa. If diz esta pessoa deve presentear garra fas de gim, a pessoa deve dar uma s pessoas inimigas e o outra deveria ser dada ao Awo . If diz que antes que o gim seja dado aos inimigos desta pessoa, esta deve tomar um pouco da bebida da garrafa em presensa dos seus inimigos.

tt (oferendas); 4 eiyele (pigeon), 4 adye (ave), 1 epo (garrafa de azeit e de


dend), 4 pacotes de milho, 1 prato branco, 2 oti (garrafas de gim seco), e 100 nira (dinheiro nigeriano) oferecido a ymi . -o0oEnquanto - ns - estamos - fazendo - coisas - boas - ningum - diz - qualquer - coisa mas - quando - ns - cometemos - um - erro - pessoas - ms - comeam - a - falar;
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 7 1

foi

Dafa - A Voz do Criador


feito um jogo divinatrio para Ejipabilsigi no dia que ele estava procura de fama e fortuna. If o aconselhou a fazer eb . Ejipabileseigi fez eb . A partir daquele dia

Ejipabileseigi ficou conhecido como um grande homem.

Comentrio:

If diz que esta pessoa deveria fazer eb em nome dos Antepassados. If diz que se esta
pessoa fizer eb ela no perder o que ela j tem. If diz esta pessoa ajudou muitas pessoas e alguns delas no apreciaram a ajuda. If que o bom trabalho logo lhe trar boa sorte. diz que esta pessoa deveria ignorar aqueles que no apreciam seu trabalho e continuar fazendo coisas boas no mundo. If diz

tt (oferendas); 4 eiyele (pombo), 4 adye (ave), ob (noz de Cola), orgb (Cola


amarga), 1 prato branco, 1 epo (garrafa de azeite de dend) e 25 nira (dinheiro nigeriano).

w (tabu): sopa comida da panela.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 7 2

Dafa - A Voz do Criador

k Mj O - pssaro - voa - no - cu - enquanto - o - o estranho - viaja - por - mar - enquanto - o - cachorro - vem - para - levar - um - nome; foi feito um jogo divinatrio para Erelu do Mar, o filho do navio, o santurio acima do mar, no dia para o que ele estava procurando por abundncia. If aconselhou Erelu do Mar a fazer eb . Erelu do Mar fez eb . Naquele dia em que Erelu do Mar recebeu todas as bnos que ele pediu. Erelu do Mar comeou a cantar e a danar em louvor ao Awo , enquanto o Awo louvou If , enquanto If louvou

Oldnmar .
Quando Erelu do Mar comeou a cantar, s ps uma cano em sua boca. Erelu do Mar cantou:

Ok mi s, ok mi gb. Ok mi s, ok mi gb. but ire l'k mi l. but ire l'k mi l.

Barco de mar venha, tremor do barco do mar. Barco de mar venha, tremor do barc o do mar. Em guas boas onde o barco est velejando. Em guas boas onde o barco est velejando. Comentrio:

If diz que est a pessoa deveria fazer eb , se se estiver indo viajar. If


pessoa vai ficar rica se ela trabalhar com um estranho.

diz que

esta pessoa deveria fazer eb se o seu ganha po com um bar co. If diz que esta

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 7 3

Dafa - A Voz do Criador


tt (oferendas); barco pequeno de madeira (a ser colocado no prato branco), ged were (banana), ein (ovo), 1 epo (garrafa de azeite de dend), 1 adye (ave) e
uma quantidad e de dinheiro det erminado pelo Awo , oferecido a s . -o0o-

Voc - est - fraco - eu - est ou - fraco; foi feito um jogo divinatrio para Agbadu (serpente) que estava descanando ao sol no dia em que ela seria feita chefe. If aconselhou Agbadu a fazer eb . Agbadu se recusou fazer eb . A partir daquele dia sempre que algum via Agbadu saia correndo.

Comentrio:

If diz que esta pessoa est passando por um momento difcil em um relacionament o
pessoal. If diz que se esta pessoa est casada, ela esta tendo problemas no seu matrimnio. If diz que esta pessoa est por demais ansios e que esta condio est tornando seus problemas piores. If diz que h pessoas que querem ajuda -la, mas est a pessoa os est mant endo longe. If diz que esta pessoa necessit a de coragem.

tt (oferendas); 1 or agbadu (cabea de serpente), 1 eiyele (pombo), 1 adye


(ave), 1 epo (garrafa de azeite de dend) e uma quantidade de dinheiro a ser determinada pelo Awo , oferecidos s .

w (tabu): macaco cinza.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 7 4

Dafa - A Voz do Criador

trpn Mj Cabea - da - palmeira - nova; foi feito um jogo divinatrio para Ikusigbade (A morte me esqueceu) no dia morte o estava procurando. If aconselhou a Ikusigbade que fizesse

eb . Ikusigbade fez eb e recebeu uma bno de vida longa.

Comentrio:

If diz se esta pessoa est esperando um beb que ela tm que fazer eb para se
prevenir contra abiku . If diz que o beb prometeu aos imortais que retornaria a t erra dos antepassados logo. If diz que devem ser feitos eb de maneira que o beb mude sua promessa em retornar aos antepassados antes de se tornar adulto.

tt (oferendas); Mariwo (folhagens de palma), 1 eiyele (pombo), 1 adye (ave),


1 epo (garrafa de azeit e de dend), 1 prato branco e 50 nira (dinheiro nigeriano), oferecidos a bej .

-o0o-

Couro - fino - que - cobriu - o - face - de - Egngn ; foi feito um jogo divinatrio para

Yaya

e Yy no dia em que ambos quiseram construir uma casa. If aconselhou Yaya e A casa construda por

Yy a fazer eb . Yaya se recusou a fazer eb . Yy fez eb . A casa feita por Yaya veio
abaixo.

Yy

durou

resto

de

sua

vida

ele

viveu

confortavelmente daquele dia em diante.

Comentrio:

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 7 5

Dafa - A Voz do Criador


If diz que est a pessoa est procurando um lugar novo para viver. If diz que esta
pessoa deve fazer eb para achar um lugar confortvel para viver.

tt (oferendas); dm para os antepassados, oferecida a Egngn e bej . w (tabu): Ob de trs gomos.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 7 6

Dafa - A Voz do Criador

tr Mj Assim - como - a - gua - flue - por - cima - do - caminho - o - caminho - flue - pelo - rio - Eri; foi feito um jogo divinat rio para o religioso com longas roupas no dia em que ele tentou seguir o caminho dos Imort ais. If aconselhou o religioso com longas roupas a fazer eb . O religioso com longas roupas fez eb . A partir daquele dia coisas fluiram suavemente para o religioso com longas roupas.

Comentrio:

If diz que esta pessoa deve seguir uma vida devocional a fim de receber bnos. tt (oferendas); 4 eiyele (pombo), 4 adye (ave), 2 Sgi (fio de contas) , 1 epo
(garrafa de azei t e de dend), 1 prato branco e certa quantidade de dinheiro determinada pelo Awo , oferecidos a btl .

-o0o-

- o - ovo - que - rejeita - o - esprito - da criana - - o - sperma - que - rejeitou - o esprito - da - criana; foi feito um jogo divinatrio para a Terra e para os poderes destrutivos resident es na t erra, no dia em que a Terra quis vender no mercado. If aconselhou a Terra a fazer eb de maneira que a Terra no seria prejudicada pelos poderes destrutivos residentes na terra. A Terr a fez eb . A partir daquele dia todo o lucro ficou com Terra.

Comentrio:

If diz que esta pessoa deve fazer eb de maneira que os antepassados destrutivos em
sua famlia no roubem a sua abundncia. If diz que esta pessoa deveria fazer uma
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 7 7

Dafa - A Voz do Criador


oferta de generosidade para os seus colegas de maneira que estes no fiquem ciumentos e destrutivos.

tt (oferendas); 1 eiyele (pombo), 1 adye (ave), 1 prato branco, 1 epo , (garrafa


de azeite de dend) e 100 nira (dinheiro nigeriano), oferecidos a btl .

w (tabu): leo cru.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 7 8

Dafa - A Voz do Criador

Irete Mj

mukkt consultou If para as pessoas de Ipere Amuyo no dia que eles estavam indo
usar gim para cuidar de seus filhos. If aconselhou as pessoas de Ipere Amuyo a fazerem

eb . As pessoas de Ipere Amuyo fizeram eb . A partir daquele dia os filhos de de Ipere Amuyo desenvolveram bom carter.

Comentrio:

If diz que esta pessoa ter muitos filhos. If diz para esta pessoa deve fazer eb de
maneira que tenha abundancia e bom carter.

tt (oferendas); 1 adye (ave), 1 eiyele (pombo), 1 epo (garrafa de azeite de


dend), 1 prato branco, ek e 40 nira (dinheiro nigeriano), oferecidos a sun e If .

-o0oO - fundo - da - conta - a - esquerda - e - o - fundo - conta - a - direita - nunca discutiram - entre - elas; foi feit o um jogo divinatrio para Im Im no dia em que ela ia ter filhos na t erra. If aconselhou Im omi a fazer eb . Im omi fez eb . Im omi recebeu uma bno de filhos. Im omi cantou e danou em louvor ao Awo , enquanto o

Awo louvou If , enquanto If louvou Oldnmar . Quando Im omi comeou a cant ar, s ps uma cano em sua boca. Im omi cantou:

Ko de m lt e, wun mi ju il eke. Ko de m lt e, wun mi ju il eke.

No h nenhuma criana venda, eu amo as crianas mais que contas.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 7 9

Dafa - A Voz do Criador


No h nen huma criana venda, eu amo as crianas mais que contas.

Comentrio:

If diz que se uma mulher quer Ter filhos, deve fazer eb com suas jias e pedir para os
antepassados uma bno de filhos.

tt (oferendas); 1 eiyele (pombo), 1 adye (ave), contas, ek (bolos de milho), 1 epo (garrafa de azeite de dend), 1 prato branco e 45 nira (dinheiro nigeriano),
oferecidos a sun e If .

w (tabu): galo, espinafre.

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 8 0

Dafa - A Voz do Criador

se Mj

Prmsol consultou If para t no dia em que t estava fazendo uma jo rnada a Ijebu . If
aconselhou t a fazer eb . t fez eb . A partir daquele dia t era uma pessoa importante.

Comentrio:

If diz que esta pessoa deve fazer eb de maneira que elas seja considerada uma pessoa
importante.

tt (oferendas); 1 eiyele (pombo), 1 adye (ave), bolos de feijo, 1 epo (garrafa


de azeite de dend), ek (bolos de milho) e 40 nira (dinheiro nigeriano), oferecidos ao

Or .

-o0o-

Quando - a - noite - chega - as - folhas - da - floresta - se - transformam - enquanto - as - folhas - Gbdgi - se - transformam - em - uma - pessoa; foi feito um jogo divinatrio para Twase Ihuloko no dia em que Twase Ihuloko desejou que a o bondade da terra dos Imortais o encontrasse na terra. If aconselhou Twase Ihuloko a fazer eb . Twase

Ihuloko fez eb . A partir daquele dia a bondade da terra do Imortais fez a jornada para
terra.

Comentrio:

If diz que a boa sorte desta pessoa dividida entre o reino dos Espritos e o reino
dos humanos. If diz que esta pessoa tem que fazer eb para receber as bnos do Esprito em terra.
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 8 1

Dafa - A Voz do Criador


tt (oferendas); 4 eiyele (pombo), 4 adye (ave), 1 epo (garrafa de azeite de
dend), l prato branco e 30 nira (dinheiro nigeriano), oferecidos ao Or .

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 8 2

Dafa - A Voz do Criador

fn Mj

Ogb - o - estranho; foi feito um jogo divinatrio para rsnl no dia em que ele estava
procurando por abundncia. If aconselhou rsnl a fazer eb . rsnl fez eb . Dest e dia em diante rsnl obteve todas as bnos que ele necessitava.

Kini ire (Orao para boa sort e);


Ogb funfun kenewen o difa fn rsnl wn ni ko rb, pe gbogbo nkan to n'to ko ni w, o rub j ti gbogbo nkan to n'to ko wo mo niyen. se.

Ogb o estrangeiro, consultou If para rsnl ao qual disse para fazer eb de


maneira que ele fosse sancionado; ele fez o eb e este foi o dia em que ele recebeu todas as bnos que ele necessitava. Assim seja.

Comentrio:

If disse que essa pessoa um devoto de btl e que deveria fazer eb a btl para
abundncia. If diz que a oferenda deve ser feita junto com a recitao desse Od .

tt (oferendas); dm btl.
-o0oTodas - as - coisas - aparecem - como - espinhos - que - afetam - os - ps - das pessoas; foi feito um jogo divinatrio para Eljrngn no dia em que ele estava em meio seus inimigos. If o aconselhou a fazer eb . Eljrngn fez eb . A part ir daquele dia Eljrngn derrotou os seus inimigos.

Comentrio:
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 8 3

Dafa - A Voz do Criador


If diz que esta pessoa deve fazer eb a Oro . If diz que Oro vai auxiliar esta pessoa a
derrotar o seus inimigos.

tt (oferendas); 4 eiyele (pombo), 4 adye (ave), 1 epo (garrafa de azeite de


dend), 1 prato branco, ek (bolos de milho) e certa quantia em dinheiro det erminada pelo Awo , oferecidos a Oro .

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 8 4

Dafa - A Voz do Criador

LIO 11 ORDEM DE SENIORIDADE DOS OMO ODU (COM OS NOMES DE EXALTAO)

MJ
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. Ogb Mj Oyek Mj wr Mj d Mj rosn Mj Owrin Mj O'bara Mj Oknrn M j gnd Mj Os Mj k Mj trpon Mj tr Mj rete Mj Ose Mj fn Mj EjiOgb EjiOyek Ejwr Ejid Idi Mj Ejidi

Ejrosn Ejioworin Ohenren Mj Ejio 'bara EjiOknrn Ejignd EjiOs Ejk Ejitrpon Ejitr Ejrete EjiOse Ejifn Oragun Mj Ejioragun Etura Mj Ejietura Ejiohenren

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 8 5

Dafa - A Voz do Criador

OGB
17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. Ogb - Oyek Qyeku - Ogb Ogb - wr wr - Ogb Ogb - d d - Ogb Ogb - rosn rosn - Ogb Ogb Owrin Owrin - Ogb Ogb - Obr O'bara - Ogb Ogb 'Yeku Oyek l'Ogb Ogb'wori Ogbwehin wr'gbe WoribOgb Ogb 'di Ogbdi Kaka Qgbe alamulu

Idigbe Idin Ekute Ogb'rosu Ogb Dosunmu Irosu Ogb Ogbworin OwonrinsOgb Ogb'bara Ogb Gbarada O'barabOgb Ogbkran rosn Agbe Ogb Wunle

Ogb - Oknrn Ogb'kanran Oknrn - Ogb Ogb - gnd gnd - Ogb Ogb Os

Oknrn sode Ogb'gunda gnd'gbe Ogb'sa Ogbdunga Odundabede

Ogbsa

Os - Ogb Os'gbe Ogb - k Ogb'ka k - Ogb k'gbe Ogb - trpon trpon - Ogb Ogb - tr tr - Ogb Ogb - rete Ogb'turupn trpon'gbe Ogb Tomopon

Ogb'tura Ogb Alara tr'gbe tr Oriko Ogb'rete Ogb Ate


P g . : 1 8 6

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

Dafa - A Voz do Criador


42. 43. 44. 45. 46. rete - Ogb rete'gbe rete - Agbe

Ogb - Ose Ogb'se Ose - Ogb Ose'gbe Ogb - fn fn - Ogb

Ogb Segun Osomina Ose OrOgb Ogb Fohun Folohun fn nOgb

Ogb'fun fn'gbe

OYEK 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. Oyek - wr wr - Qyeku Oyek - d d - Oyek Oyek Wori wr 'ye ku Qyeku'di Idi'ye ku Oyek Sidin Idin gelede Ogosun Oyek bwr

Oyek - rosn Oyek'rousu

rosn - Oye k Irosu'yeku Arosun Takeleku Oyek - Owwrin Oyek Wnrin Oyewonrinmi

Owrin - Oyek Ownrn'yeku Qyeku - Obr Obr - Oyek Oyek Bara Obr'ye ku Oyek lekan Okonron'yeku Oyek Eguntan gnd'aiku Oyek Gasa Os'ye ku Oyekbeka k'yeku Oyekbatutu
P g . : 1 8 7

Oyek - Oknr n Oknrn - Oye k Oyek - gnd gnd - Oyek Oyek - Os Os - Oyek Oyek - k k - Oyek

Oyek - trpon

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

Dafa - A Voz do Criador


66. 67. 68. 69. 70. 71. 72. 73. 74. Otutupn - Oyek Oyek - tr tr - Oyek Oyek - re te rete_ - Oyek Oyek - Ose Ose - Oyek Oyek - fn Ojiiil -- Ovckrl trpon'yeku Oyekbatuye tr - aiku Oyek'rete rete'ye ku Oyekse Osesaiku Oyek'fun Oveku ya fokun Oyek pOse Opoku re te

WR
75. 76. 77. 78. 79. 80. 81. 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89. wr - d d - wr wr - rosn rosn - wr wr'di Idwr wr'rosun wr Wosu

Irosu Wori rosn Awoye wr Wonrin wr Owari

wr - _Owonrin

Owonrin - wr Owonrin Wori wr - Obr Obr - wr wr - Oknrn wr Bara wr Obere Obr Wori Obanikosi

wr nknran Oknrn Awoye

Oknrn - wr Oknrn Wori

wr - gnd Iworwgnd wr Awede gnd - wr gnd Wori wr - Os Os - wr wrwOs Os Wori Os Woo wr Woo gnd Lawori

wr - k wrwoka wr Ayoka
P g . : 1 8 8

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

Dafa - A Voz do Criador


90. 91. 92. 93. 94. 95. 96. 97. 98. 99. k - wr k Wori wr - trpon trpon - wr wr - tr tr - wr wr - rete rete - wr wr - Ose Ose - wr wr - fn wr'turupn trpon Wori trpon Lawi

Iworwtr tr Wori wr - ate rete Wori

wr Wotu

Atepa wr

wrwase wr Wowo Ose Wori wrwfn fn Wori fn Gondo

100. fn - wr

D (IDI)
101. d - bosun 102. bosun - d 103. d - Owonrin 104. Owonrin - d 105. d - Obr 106. Obr - d 107. d - Oknrn 108. Oknrn - d 109. d - gnd 110. gnd - d 111. d - Os 112. Os - d 113. d - k Idi'osu Irosu'di Idin aisun Olosun din

d'wonrin Idin aarin Owonrin'di Owonrin Sidin d'bara Obr'di d'kanran Oknrn di d'gunda gnd'di gnd Gedi Igbin O'bara Obd

d'sa Os'di dka Idinka


P g . : 1 8 9

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

Dafa - A Voz do Criador


114. k - d k di Nkala nkadi

115. d - trpon 116. trp on - d

d Turupn trpon di Idin atago tr Aladin In Idin Amileke

117. d - tr d'tura 118. tr - d tr di 119. d - rete d'rete 120. rete - d rete di 121. d - Ose 122. Ose - d d'se Ose di

Idin See

123. d - fn d'fun 124. fn - d fn di fn Untedi

ROSN
125. bosun Owo_nrin Irosu Wonrin 126. Owonrin - bosun Owonrin'rosu 127. bosun - _O'bara Irosu _O'bara 128. O'bara- bosun O'bara'rosu bosun Elerin Owonrin Onitude bosun Ega O'bara Lasun

129. bosun - Oknrn Irosu Oknrn 130. Oknrn - bosun Oknrn'rosu 131. bosun - gnd Irosu gnd 132. gnd - bosun gnd'rosu 133. Irosuia - Os 134. Os - rosn 135. rosn - k 136. k - rosn bosun Gebamoyan gnd Eje Ta Soro

Irosu Os rosn Saara Os Rosu Irosu _Oka k'rosu Irosu Turupn rosn E tutu
P g . : 1 9 0

Os Leesun Ero Ma Sun Ka

137. rosn - trpon


Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

Dafa - A Voz do Criador


138. trp on - rosn 139. rosn - tr 140. tr - rosn 141. rosn - re te 142. rete - rosn 143. rosn - Ose 144. Ose - rosn 145. rosn - fn trpon Rosu trpon Sokun

Irosu Tura rosn Ateere tr Rosu tr Amosun

Irosu Rete rosn Openme rete Rosu rete Nsun Irosu Ose rosn Oso Ose 'rOse Ose Olosun Irosu fn rosn Afin

146. fn rosn fnrosu fn Untendi

OWONRIN
147. Owo_nrin - Obr Owonrin'bara Owonrin Palaba

148. Obr - Ownrn Obr wnrin 149. Ownrn - Oknrn 150. Oknrn - Owonrin 151. Owo_nrin - gnd 152. gnd - Ownrn 153. Ownrn - Os 154. Os - _Ownrn 155. Ownrn - k 156. k - Ownrn Ownrnkanran Oknrn Won Oknrn Ajagbule

Ownrngunda Ownrn In Dagbon gndw_onrin Ogunderin Sile

Ownrn'sa Owonrin W Os Os Wnrin Os Onilesun

Ownrn'ka Ownrn Woka k Wonrin k Alakan Ownrn Baturupon

157. Ow_onrin - trpon Owo_nrin Turupon 158. trp on - Ownrn

Turupn Wnrin trpon Obalufon Ownrn Elejigbo tr Alaketu

159. Ownrn - tr Ownrn tr 160. tr - Ownrn tr Wonrin 161. Owonrin - rete_


Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

Owonrin'rete
P g . : 1 9 1

Dafa - A Voz do Criador


162. rete - Ownrn 163. Ownrn - Ose 164. Ose - Ownrn 165. Ownrn - fn rete Wonrin Ire_te Olofa

Ownrn'se Ownrn We se Ose wnrin Ose Oloogun

Ownrn'fu Ownrn Wfn fn Meyin

166. fn - Owonrira fn wonrin

OBR
167. O'bara - Oknrn 168. Oknrn - _O'bara O'bara Ko_nran Oknrn'bara

169. O'bara - gnd O'bara'gunda 170. gnd - O'bara gnd'bara 171. O'bara - Os 172. Os - O'bara 173. O'bara - k 174. k - Obr O'bara 'sa Os'bara O'bara 'ka O'bara'nla k'bara O'bara Turupn trpon'bara trpon Dara

175. O'bara - trpon 176. trp on - O'bara 177. O'bara - tr 178. tr - O'bara 179. O'bara - rete 180. rete - O'bara 181. O'bara - Ose 182. Ose - O'bara 183. O'bara - fn 184. fn - O'bara

O'bara 'tura O'bara Kerebete tr'bara Outra Alaraba O'bara 're te rete'bara rete Alao O'bara'se Ose'bara O'bara 'fu fn'bara fn Balaba O'bara Alase Ose Oluwo

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 9 2

Dafa - A Voz do Criador

OKNRN
185. _Obaltrair - gnd 186. gnd - Oknrn 187. Oknrn - Os 188. Os - Oknrn 189. Oknrn - k 190. k - Oknrn Okaran - Eguntan gnd'kanran Oknrn Adisa

Oknrn'sa Os 'kanran Oknrn'ka lka 'kanran

191. Oknrn - trpon 192. trp on - Oknrn

Oknrn Tutu Oknrn Turupn

193. Oknrn - tr Oknrn 'tura 194. tr - Oknrn tr 'kanran 195. Oknrn - re te 196. Ire_te_ - O_kanran 197. Oknrn - Ose 198. Ose - Oknrn Outra Tikun

Oknrn - ate Ire_te_'kanran

Oknrn'se Ose 'kanran Oknrn Funfun 0finraw ekun

199. Oknrn - fn Oknrn'fu 200. fn - Oknrn fn'kanran

150 GND 201. gnd Os 202. Os - gnd 203. gnd k 204. k - gnd Qgunda'sa gnd Masa Os'gunda Osgun-un Leja Qgunda 'ka gnd Kaa

k'gunda k Olooka gnd'turupn gnd Baturup on trpon'gunda


P g . : 1 9 3

205. gnd - trpon 206. trp on -gnd


Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

Dafa - A Voz do Criador


207. gnd - tr gnd Tura 208. tr - gnd trgunda 209. gnd - rete 210. rete - gnd 211. gnd - Ose 212. Ose - gnd 213. gnd - fn 214. fn - gnd gnd'rete rete 'gunda gndse Ose'gunda Ise - Eguntan Ose omolu gnd'fu fn - Eguntan fn Fonda gnd Tasia Outra Rera gnd Kete rete Aaya

OS
215. Os - k 216. k - Os Os'ka k 'sa Os'turupn trpon'sa Os'tura tr'sa Os Ala Wore tr - Gasa

217. Os - trp on 218. trp on - Os 219. Os - tr 220. tr - Os

221. Os - rete Os're te 222. rete - Os rete 'sa 223. Os - Ose 224. Ose - Os Os'se Ose'sa

Os Oloyan-an Arotesa

225. Os - fn Os'fu 226. fn - Os fn'sa

Qsafun-un fn Salosun

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 9 4

Dafa - A Voz do Criador

IK
227. k - trpo n 228. trp on - k 229. k - tr 230. tr k 231. k - rete k Turupn trpon'ka k Alakan tr'ka k'rete tr Finka k Eleja k - trpon tuuru

232. rete - k (rete'ka) rete Suka 233. k - Ose (k Ose) 234. Ose - k (Ose'ka) Os Olofa 235. k - fn (k fn) k fun 236. fn - k (fn'ka) fn Malaaka

TRPON
237. trpon - tr (trpon'tura) 238. tr - trpon (tr Turupon) tr Etutu 239. trpon - rete (trpon'rete) trpon ntete 240. rete - trpon (rete Turupon) rete Etutu 241. trpon - Ose (trpon'se) 242. Ose - trpon (Ose'turupon) Ose ba lefon 243. trpon - fn (trpon'fun) 244. fn - trpon (fn Turupon)

TR
245. tr - rete (tr'rete ) 246. rete - tr (rete 'tura) Esekan Ola
Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya P g . : 1 9 5

Dafa - A Voz do Criador


247. tr - Ose (tr'se) tr Toun TOse 248. Ose - tr (Os'tura) Ose Awurela 249. tr - fn (tr'fu) tr Elefun 250. fn - tr (fn'tura) fn Topola

RETE
251. rete - Ose (rete -se) rete Alaje 252. Ose - rete (Osb'rete ) Osebrete Sile Aje 253. rete - fn (rete 'fu) 254. fn - rete (fn'rete ) fn Brete

OSE
255. Os - fn (Os'fu) Osofu 256. fn - Os (fn'se) fnonilese

Tra n s cri to po r Aw o I f ko ya

P g . : 1 9 6

You might also like