You are on page 1of 3

Escola Bsica e Secundria da Calheta 2011/2012 Ficha de trabalho I - Selecione a alnea correta: 1.

Uma falcia a) Um argumento que parece cogente mas no b) Um argumento falso c) Um argumento invlido d) Um argumento que usa premissas invlidas 1. Um argumento cogente se, e s se a) For vlido b) For slido c) Ser verdadeiro d) For slido e tiver premissas mais plausveis do que a concluso 2. Um argumento de autoridade a) Uma falcia b) Um argumento baseado na opinio de especialistas c) Uma afirmao autoritria d) Um argumento baseado na opinio 3. Persuadir racionalmente algum a) Manipul-la b) Impedi-la de decidir as coisas por si c) Fazer algum aceitar ou fazer algo mostrando-lhe as razes a favor disso d) Obrig-la a aceitar as nossas razes 4. Uma forma argumentativa a) Uma estrutura comum a muitos argumentos diferentes b) Uma abstrao sem sentido c) O contrrio da matria argumentativa d) Uma proposio 5. Quando um argumento formalmente vlido a) Todos os argumentos com a sua forma lgica so vlidos b) verdadeiro c) apenas uma abstrao d) Tem concluso verdadeira II Identifique as falcias em que incorrem os seguintes argumentos: 1- O remdio cura porque tem virtudes curativas.

2- O meu adversrio na disputa pela Cmara Municipal defende a descriminalizao da droga. Se ele for eleito, a nossa cidade vai abrir as portas para os traficantes! 3- Esse senhor diz que presenciou o crime! Mas que confiana nos pode merecer um pobre bebedolas? 4- No recebemos lies de democracia de algum que militou em partidos antidemocrticos! 5- Se o universo tivesse sido criado por um ser sobrenatural, haveria ordem e organizao em todo lugar. E ns vemos ordem, e no esporadicidade; ento bvio que o universo teve um criador. 6- O que a Histria? a cincia dos factos histricos. 7- O teu ato injusto porque condenvel, o teu acto condenvel porque injusto. 8- Os alunos ou tm desejo de aprender ou no tm. Se tm desejo, ento no precisam de estmulos. Se no tm desejo, ento os estmulos so inteis. Portanto, os estmulos no servem para nada. 9- A impossibilidade em que estou de demonstrar que Deus no existe revela-me a sua existncia. 10- Ningum provou at hoje que Deus no existe. Portanto Deus existe. 11- Ou Crax me ensinou ou no me ensinou a persuadir qualquer um. Se me ensinou bem, ento eu persuado-o a no pagar nada. Se no me ensinou o suficiente para o persuadir, ento no cumpro o contrato. Logo, nada tenho a pagar. 12- Se aprovarmos leis contra as armas automticas, no demorar muito at aprovarmos leis contra todas as armas e ento comearemos a restringir todos os nossos direitos. Acabaremos por viver num estado totalitrio. Portanto no devemos banir as armas automticas. 13- O seu av foi um macaco? No. Ento a teoria da evoluo no faz sentido. 14- As pessoas que querem legalizar o aborto, querem preveno irresponsvel da gravidez. Mas ns queremos uma sexualidade responsvel. Logo, o aborto no deve ser legalizado. 15- Podemos aceitar que h fenmenos telepticos, porque at agora no se provou que no existem. 16- Permitir a todos os homens uma liberdade limitada sempre vantajoso para o Estado, pois altamente propcio aos interesses do Estado que cada indivduo desfrute de uma liberdade limitada. 17- A tua tese de que a alma imortal no tem qualquer fundamento, porque j estiveste preso e, ainda por cima, chumbaste dois anos seguidos na disciplina de Filosofia. 18- Se aprovamos leis contra as armas automticas, no demorar muito at aprovarmos leis contra todas as armas, e ento comearemos a restringir todos os nossos direitos. Acabaremos por viver num estado totalitrio. Portanto no devemos banir as armas automticas.

19- Ou me amas ou me odeias! 20- Se queres ser um bom nadador, ters de praticar muito; se praticares muito, ters de privar-te de muitas diverses; se te privares de muitas diverses, sers infeliz. Logo, se queres ser um bom nadador, sers infeliz. 21. Deves dar-lhe o emprego porque apesar de no ter habilitao suficiente, precisa dele como do po para a boca 22. No dia do acidente areo, a pista estava escorregadia, logo essa foi a causa do acidente. 23. melhor pagar pela nossa proteo, de outro modo no nos responsabilizamos pelo que possa acontecer sua mercearia.

You might also like