You are on page 1of 24

Como Dar Aulas Interessantes para os Jovens

ndice
Prepare a Sala de Aula _______________________________ 02 Estabelecer Regras __________________________________ 03

Conhecer Cada Aluno ________________________________ 04


Desenvolver Um Esprito de Incluso ____________________ 05 Comunicar-se de Maneira Eficaz com os Alunos ___________ 06 Incentivar a Diligncia no Aprendizado __________________ 07 Incentivar a Unidade Entre os Alunos ___________________ 08 No Terminar as Discusses Precocemente _______________ 09 Ouvir _____________________________________________ 10 Reduzir os Mal-Entendidos ___________________________ 11 Pedir para os Alunos Relatarem Suas Experincias Pessoais __ 12 Manter as Aulas Centradas no Tema ____________________ 13 Demonstrar gratido por Todas as Contribuies __________ 14 Admitir que no Sabe a Resposta ______________________ 15 No Falar Demais ___________________________________ 16 Compartilhar Histrias e Exemplos _____________________ 17 No Ter Medo do Silncio ____________________________ 18 Usar Variedades nas Aulas ____________________________ 19 Levar em Considerao as Semelhanas e Diferenas ao Preparar as Aulas ___________________________________________ 20 Elaborar um Plano para Melhorar o Ensino _______________ 21
http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Preparar a Sala de Aula

Certifique-se de que o local esteja limpo. Talvez seja preciso varrer o cho, recolher papis ou apagar o quadronegro. D um toque pessoal ao ambiente, tornando-o mais aconchegante e atraente. Para isso, traga ocasionalmente algo como flores e gravuras ou objetos relacionados ao tema da aula. Arrume as cadeiras de modo que os alunos consigam ver e ouvir o professor e os colegas. Tente faz-lo de forma a poder olhar cada pessoa nos olhos. Certifique-se tambm de que a disposio das cadeiras permita que todos vejam o quadro-negro e os demais recursos visuais. Como professor, voc responsvel pelo ambiente fsico em que ensina. No entanto, isso no significa que deva cuidar de todos os preparativos sozinho. Conceda a seus alunos a oportunidade de contribuir para a melhora do ambiente de estudo. D-lhes atribuies, regular ou esporadicamente.
02 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Estabelecer regras

Estabelea regras bsicas na sala de aula pelas quais professor e alunos escutam uns aos outros e respeitam o que est sendo compartilhado. Isso vai criar um ambiente no qual todos podem compartilhar sua opinio, ensinar e testificar.
03 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Conhecer cada aluno

Embora tenham muitas caractersticas comuns, seus alunos provm de origens e circunstncias diversas. No h dois que sejam exatamente iguais. Eles tm habilidades, preferncias e gostos diferentes. Vivenciaram alegrias, oportunidades e dificuldades distintas. Ao aprender a conhecer e entender cada aluno, voc estar mais bem preparado para dar aulas que venham ao encontro de suas circunstncias individuais. Essa compreenso vai ajud-lo a descobrir meios de ajudar cada aluno. O ato de chamar os alunos pelo nome quando eles forem responder uma pergunta ou fazer um comentrio ajuda a criar um ambiente de aprendizado em que h amor e respeito.
04 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Desenvolver um esprito de incluso

Pense na ideia de comear cada aula com uma pergunta para a classe de modo que todos tenham oportunidade de responder. Isso pode ajudar a criar a expectativa de que todos devem participar no debate do dia.
05 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Comunicar-se de maneira eficaz com os alunos

Ao direcionar uma pergunta a pessoas especficas, obtenha sua ateno dizendo seu nome. Para escrituras e citaes que voc gostaria de discutir, informe os jovens sobre o que devem procurar ao lerem.
06 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Incentivar a diligncia no aprendizado

Cada participante pode receber estmulo para envolver-se ativamente no processo de aprendizado. Quando voc e seus alunos fizerem perguntas, estudarem as escrituras juntos e ouvirem uns aos outros, todos os presentes podero desenvolver tcnicas e motivao que vo auxili-los em seu estudo pessoal do evangelho.
07 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Incentivar a Unidade entre os alunos

Quando externam suas opinies e experincias e ouvem e respondem uns aos outros com respeito, eles ficam mais unidos e criam uma atmosfera propcia ao aprendizado.
08 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

No terminar as discusses precocemente

Tenha o cuidado de no terminar boas discusses precocemente na tentativa de ensinar tudo o que preparou. Embora seja importante transmitir o contedo da lio, o essencial ajudar os alunos a sentir a influncia do Esprito, esclarecer suas dvidas, aumentar sua compreenso do evangelho e seu compromisso de guardar os mandamentos.
09 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Ouvir

No apenas fale, mas oua e convide os jovens a fazerem perguntas e a descobrirem o evangelho por si mesmos. Deixe que o ensino seja uma conversa guiada pelo Esprito. Lembre-se de que o verdadeiro aprendizado do evangelho ocorre somente quando o Esprito est presente. Esforce-se ao mximo para ouvir com sinceridade os comentrios dos alunos. Seu exemplo os motivar a ouvir atenciosamente uns aos outros. Se voc no entender o comentrio de algum, faa uma pergunta do tipo: Talvez eu no tenha compreendido. Poderia explicar novamente? ou Poderia dar-me um exemplo do que est dizendo?
10 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Reduzir os mal-entendidos

Os comentrios dos alunos revelam o quanto eles esto entendendo os princpios ensinados. Isso pode ajud-lo a saber quando deve alongar-se em determinados princpios, ressalt-los ou recapitul-los. Por vezes, os alunos podem dizer algo que no seja correto. Voc pode ajud-los dizendo coisas do tipo: Nunca havia pensado dessa forma antes ou Talvez voc esteja pensando em algo diferente ou Que bom que voc tocou nesse assunto. Em alguns casos, assuma a responsabilidade pela resposta incorreta. Voc pode dizer, por exemplo: No fui muito claro, no mesmo? Sinto muito.
11 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

pedir para os alunos relatarem suas experincias pessoais

Pea aos alunos, com antecedncia, que se preparem para relatar uma experincia pessoal ou dar um exemplo que vai ajudlos a aplicar mais prontamente um princpio do evangelho em sua vida.
12 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Manter as Aulas Centradas no Tema

s vezes, os alunos fazem comentrios que no dizem respeito lio. Caso sinta que um comentrio desvie a ateno, reconduza a discusso para os pontos principais da aula dizendo algo como: Essa observao interessante, mas acho que estamos entrando em outro assunto. Poderamos deixar essa discusso para outra oportunidade e voltar pergunta original? Ou voc poderia dizer: Acho que no estou preparado para falar sobre esse assunto hoje. Talvez possamos abordlo em outra ocasio.
13 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

demonstrar gratido por todas as contribuies

Caso reaja de forma positiva a todos os comentrios sinceros, voc pode ajudar seus alunos a sentirem-se mais confiantes em sua capacidade de participar de uma discusso. Voc pode dizer, por exemplo: Obrigado por sua resposta. Uma observao muito pertinente ou Que tima ideia! Nunca havia pensado nisso antes ou Esse exemplo muito bom ou Obrigado pelo que disseram hoje. Nunca ridicularize ou critique perguntas ou comentrios, mas demonstre cortesia e amor ao acolh-los da melhor forma possvel. Quando sentem que seus comentrios so valorizados, as pessoas predispem-se a contar experincias, sentimentos e testemunhos com mais liberdade.
14 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

admitir que no sabe a resposta

Pode haver situaes em que voc no saiba a resposta de determinada pergunta. Caso isso ocorra, simplesmente diga a verdade. Pode dizer que tentar descobrir a resposta ou pedir aos alunos que a busquem, dando tempo em outra aula para relatarem o que aprenderam.
15 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

No falar demais

Tenha cuidado para no falar mais do que o necessrio ou expressar sua opinio com demasiada frequncia. Essas atitudes podem levar os alunos a perderem o interesse. Veja a si mesmo como um guia na jornada do aprendizado que ocasionalmente faz comentrios pertinentes a fim de manter os alunos no rumo certo. Sua principal preocupao deve ser ajudar as pessoas a aprenderem o evangelho e no fazer uma apresentao de impacto.
16 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Compartilhar histrias e exemplos

H grande poder nas histrias, e o Salvador, o Mestre dos mestres, costumava usar inmeras histrias para ensinar a verdade. Voc pode usar histrias ou exemplos de sua vida e histrias das escrituras que faam sentido para os jovens. Usar experincias pessoais que ilustrem os princpios ensinados pode ajudar os jovens a ver como esses princpios que esto sendo discutidos tm surtido efeito em sua prpria vida.
17 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

No ter medo do silncio

Quando voc faz uma boa pergunta, s vezes os alunos no respondem imediatamente. Esse silncio no deve perturbar-lhe, a menos que seja muito prolongado. s vezes, os alunos precisam de tempo para refletir sobre a pergunta e sobre as possveis respostas. Essa reflexo contribui para que o Esprito Santo os ensine.
18 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Usar variedades nas aulas

H formas de criar variedade nas aulas. Voc pode evitar a mesmice mudando sua inflexo, tom e volume de voz e circulando pela sala enquanto fala. Tambm possvel variar o tipo de material que apresenta, por exemplo, pode contar histrias, empregar o humor (de modo e no momento adequados), utilizar gravuras ou outros elementos da sala de aulas, ler citaes, utilizar a lousa ou recursos audiovisuais e prestar seu testemunho. Quando voc emprega a devida variedade em suas aulas elas sempre contribuem para que os alunos entendam e apliquem melhor as escrituras.
19 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Levar em considerao as semelhanas e diferenas ao preparar as aulas

Pense na prxima aula que vai dar. Tente visualizar mentalmente o ambiente e cada pessoa que vai estar l. Talvez algum que se sente no mesmo lugar todas as semanas lhe venha mente. O que voc sabe a respeito dessa pessoa que pode ajud-lo a decidir em que ponto centrar a aula? Que experincias que ela teve podem ajudar outros alunos a entenderem melhor um princpio do evangelho? O conhecimento que voc tiver sobre essas coisas influenciar suas escolhas ao preparar e apresentar as aulas. por isso que voc precisa fazer mais do que simplesmente entender o contedo da lio; necessita compreender seus alunos como filhos de Deus, como membros de seu grupo etrio e como pessoas.
20 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Elaborar um plano para melhorar o ensino

Crie um plano determinando como est seu desempenho atualmente. Algo til seria dividir essa avaliao em duas partes: seus pontos fortes e fracos como professor. Pense nas reas em que poderia melhorar. Pense nas seguintes perguntas: O que posso fazer agora para melhorar como professor? Que tcnicas preciso desenvolver? Quem pode auxiliar-me? Que materiais esto disposio? Depois de traar um plano para o aperfeioamento, estabelea uma data na qual voc espera atingir sua meta. Escreva sobre seu progresso no dirio ou em um caderno. Se, no decorrer do tempo, precisar adaptar sua meta, faa-o. Quando sentir que alcanou a melhora pretendida, comece a dedicar-se a outro aspecto didtico.
21 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

Fontes:
http://www.lds.org/ Ensino, No H Maior Chamado Ensinar e Aprender o Evangelho Manual para Professores e Lderes dos Seminrios e Institutos de Religio Ensinar o Evangelho Maneira do Salvador Um Guia para Vinde a Mim: Recursos de Aprendizado para os Jovens

http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/

You might also like