You are on page 1of 8

Professor Alexandre Pinto Atualidades

Unidade I - Mundo Globalizado


01- (CESGRANRIO PETROBRAS - 2006) O governo brasileiro tem recorrido Organizao Mundial do Comrcio, a fim de solucionar enfrentamentos com o governo norte-americano. A discrdia entre os dois governos em foco ocorre recorrentemente em funo de: (A) subsdios agrcolas aos produtores de algodo. (B) subsdios industriais ao setor petroqumico. (C) crticas norte-americanas poltica interna brasileira. (D) crticas brasileiras formao da rea de Livre Comrcio das Amricas. (E) concorrncia do Mercosul face s exportaes do NAFTA. 02 - (CESGRANRIO - Caixa - 7/2008) A PESSOA COMO EXISTNCIA POTENCIAL Qual o estatuto humano do embrio? Que tipo de ser o embrio humano? pessoa? coisa? material biolgico? O embrio pessoa potencial, um ser pertencente nossa espcie. Mas este fato biolgico significa que ele j pessoa humana com iguais direitos de uma criana, de um adulto ou de um ancio? (...) Centralizando a questo: quando comea a pessoa humana?
Pegoraro, O. in Arajo, L. e Barbosa, R. (orgs). Filosofia prtica e modernidade. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003:83.

04 - (CESGRANRIO - BNDES 7/2008) POBRE MODERNO A modernidade criou um tipo de pobre que j passou pela escola, tem educao e formao tcnica, j teve bons empregos, mas foi jogado no desemprego e no conseguiu reorganizar-se e inserir-se outra vez na modernidade. Ficou pobre, apesar de ter as ferramentas necessrias para participar da modernidade, se ela no fosse excludente, apenas para poucos.
BUARQUE, C. Admirvel mundo atual. S. Paulo: Gerao, 2001.

O aumento progressivo do contingente de indivduos do tipo acima provoca um impacto negativo direto no sistema (A) tcnico-cientfico. (B) poltico-eleitoral. (C) poltico-partidrio. (D) econmico-produtivo. (E) escolar-educacional. 05 - (CESGRANRIO - BNDES/2009) Hoje, 4 bilhes de pessoas tm celular, mas apenas 1,5 bilho acessam a Internet. Em alguns anos, qualquer pessoa, no importa onde viva, participar de redes sociais e usar ferramentas como o Twitter.
STONE, Biz. Veja, 21 mar. 2009.

Em maio de 2008, as questes acima freqentaram o debate pblico brasileiro, devido ao julgamento da constitucionalidade das pesquisas com clulas-tronco embrionrias, no Pas, realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Quanto ao problema julgado, a posio final do STF foi (A) suspender esse tipo de pesquisa laboratorial, temporariamente. (B) restringir as pesquisas manipulao de embries no humanos. (C) aprovar a continuidade dessa categoria de pesquisa laboratorial. (D) impedir definitivamente o uso de embries humanos congelados. (E) definir a equivalncia entre embrio, criana, adulto e ancio. 03 (CESGRANRIO - IBGE 4/2009)

A declarao enfoca o sistema que permite a publicao, em tempo real, de mensagens curtas, chamado Twitter. Alm da conectividade entre os seus usurios, o recurso tecnolgico descrito apoia-se, principalmente, no aspecto da (A) espontaneidade. (B) solidariedade. (C) reversibilidade. (D) impessoalidade. (E) instantaneidade. 06 - (CESGRANRIO - IBGE-2/2006) Crises peridicas podem afetar os setores produtivos, como nos exemplos da doena da vaca louca, da gripe aviria e do vrus da febre aftosa. No caso do ltimo exemplo, a pecuria brasileira foi recentemente afetada, tendo como consequncia direta o(a): (A) sacrifcio de milhares de cabeas de gado em todas as regies do Pas. (B) reequilbrio dos rebanhos bovinos entre as regies brasileiras. (C) colapso dos rgos de segurana sanitria em todo o Brasil. (D) interrupo das importaes de carne de origem argentina. (E) suspenso da compra de carne bovina brasileira no exterior.

CRISE MUNDIAL
H um paradoxo de difcil equacionamento para a superao da crise global. A maioria est de acordo que um passo indispensvel a recuperao americana (...).
ASSIS, Jos Carlos de. Jornal do Brasil. 13 fev. 2009.

07 - (CESGRANRIO - BACEN/2010)
A atual crise da economia mundial se tornou evidente a partir do segundo semestre de 2008, nos Estados Unidos. O episdio mais marcante dessa evidncia foi o momento em que o governo federal dos Estados Unidos ofereceu. (A) apoio aos soldados americanos no Iraque. (B) ajuda financeira aos bancos norte-americanos. (C) doao internacional aos refugiados da fome. (D) solidariedade aos presos polticos em Cuba. (E) oportunidade aos que buscam o primeiro emprego. UM ESTRANHO NO BLOCO? O Senado brasileiro aprovou, por 35 votos a favor contra 27, a entrada de novo membro latino-americano no bloco regional MERCOSUL. Se o Paraguai liberar o ingresso do novo membro Argentina e Uruguai j deram seu aval o recm-chegado ter direito a votos nas decises do grupo e poder vetar eventuais acordos com outros pases.
Revista poca, 21 dez. 2009, p. 124. (Adaptado)

O pas latino-americano que recebeu o aval dos trs membros do MERCOSUL o(a) (A) Chile. (B) Equador. (C) Bolvia. (D) Colmbia. (E) Venezuela.

Professor Alexandre Pinto Atualidades


10 - (CESGRANRIO - Caixa 1/2012)

08 - (CESGRANRIO - BACEN/2010)

EM PROTESTO em Genebra, manifestantes antiglobalizao seguram velas com os dizeres abaixo a OMC O Globo, 1 dez. 2009.

Os manifestantes da foto tm como foco de protesto a atuao da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), que conduz as negociaes da Rodada de Doha. Dentre os alvos dos protestos, destaca-se a seguinte diretriz da Rodada de Doha: (A) fragilizao do comrcio multilateral. (B) consolidao do protecionismo econmico. (C) liberalizao do comrcio mundial. (D) aprofundamento da estatizao do comrcio. (E) expanso dos subsdios econmicos domsticos . 07 - (CESGRANRIO - BNDES/2007)

O comentrio acima faz referncia interpretao de um jornal europeu acerca da atual crise dos pases centrais e de seus possveis desdobramentos. No contexto especfico dessa interpretao, que se refere a pases europeus, o complemento que d sentido frase Deve ser terrvel viver num pas onde... o seguinte: (A) os processos de integrao so recentes. (B) as disparidades regionais so histricas. (C) as diferenas culturais so irrelevantes. (D) as desigualdades sociais so crescentes. (E) os recursos diplomticos so inoperantes.
11 - (CESGRANRIO - BNDES 11/2011)

Trs anos depois da crise financeira internacional, os que estavam no comando continuam controlando o sistema. A relao entre Estados e mercado mais do que nunca desfavorvel aos primeiros. O governo de George W. Bush, ainda mais prximo de Wall Street, destruiu o que tinha sobrado dos mecanismos de controle. Quando os profissionais de finanas tentam se situar na linha de Adam Smith, eles violam despreocupadamente os princpios por eles enunciados.
WARDE, I. Crise, os mesmos fatores de sempre. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 50, set. 2011, p. 12.

A Frana vem enfrentando problemas sociais internos que repercutem na imagem do Pas no exterior. Ainda que no interfiram diretamente nas relaes internacionais francesas, episdios de violncia ocorridos na periferia de Paris, como aquele registrado na foto acima, colocam o Pas em evidncia. Esses episdios de conflitos violentos esto fortemente vinculados aos protestos e reivindicaes do segmento social dos(as):

A anlise apresentada destaca que, no sistema financeiro internacional, persiste a predominncia do (A) protecionismo comercial (B) policentrismo institucional (C) unilateralismo governamental (D) neoliberalismo econmico (E) associativismo mercantil

(A) imigrantes trabalhadores. (B) refugiados polticos. (C) ex-combatentes de guerra. (D) fundamentalistas religiosos. (E) tribos urbanas neonazistas.

Professor Alexandre Pinto Atualidades Unidade II - Meio Ambiente e 16 - (CESGRANRIO - Caixa 7/2008) Sustentabilidade Analise a definio de sustentabilidade ambiental e as situaes
de ameaa Amaznia Brasileira. 12 - (CESGRANRIO - INEA/2008) O CO2 tido como o principal vilo no efeito estufa. Porm, os gases abaixo tambm podem contribuir para esse fenmeno global, EXCETO (A) Neon (Ne) (B) Metano (CH4) (C) Vapor dgua (H2O) (D) xido nitroso (NO2) (E) Clorofluocarbonetos (CFCs) 13 - (CESGRANRIO - INEA/2008) A temperatura da atmosfera terrestre tem aumentado, conforme tem sido divulgado na mdia. A esse respeito pode-se afirmar que, I - a elevao da temperatura da atmosfera terrestre pode ser justificada pelo simples aumento da populao mundial; II - o aumento da emisso de gs carbnico na atmosfera terrestre contribuiu para a elevao da temperatura; III - a atividade humana com a queima de combustveis fsseis aumentou a taxa de CO2 na atmosfera. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I (B) II (C) III (D) I e III (E) II e III 14 - (CESGRANRIO - INEA/2008) Uma pesquisa inovadora promete consolidar a posio estratgica do Brasil como um grande produtor mundial de biocombustveis. Pesquisadores da Petrobras e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram uma tecnologia para a obteno de etanol a partir do bagao da cana-de-acar, o que poder aumentar em 40% a produo nacional desse biocombustvel e incrementar a participao das fontes renovveis na matriz energtica do pas.
Disponvel em: http://cinciahoje.uol.com.br Acesso em 12 dez. 2007.

Definio Sustentabilidade ambiental est relacionada capacidade da natureza para absorver e recuperar-se das agresses do homem.
Guimares, R. in Becker, B. e Miranda, M. (orgs). A geografia poltica do desenvolvimento sustentvel. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 1995:33).

Situaes I - ndios - a alta concentrao de terras indgenas e as unidades de conservao em certos estados da regio restringem espao para se alavancar a economia II - Madeireiras - o crescimento da indstria ilegal madeireira est destruindo rapidamente a fauna e a flora. III - Arrozeiro - o agrotxico da agricultura vai para os rios e parte da floresta derrubada para a agricultura. IV - ONG - estima-se que existam 100 mil ONG operando na regio e que muitas se envolvem com biopirataria e lavagem de dinheiro. V - Pasto - pecuaristas compram terrenos na regio e utilizamnos para pastagem at que se tornem infrteis.
Revista Isto, 28 maio 2008.

O tipo de sustentabilidade definido est diretamente comprometido com as ameaas descritas nas situaes numeradas de I a V, com EXCEO da ameaa (A) I (B) II (C) III (D) IV 17 - (CESGRANRIO - IBGE 4/2009) O cuidado com o planeta em que vivemos vem recebendo mais ateno, nas ltimas dcadas, devido ao ritmo de degradao do ambiente natural. Um exemplo dessa ateno foi a assinatura do Protocolo de Kyoto, por vrios pases, com o objetivo de preservar a Terra. O Protocolo de Kyoto tem como tema principal a(o) (A) vegetao. (B) hidrografia. (C) solo. (D) relevo. (E) clima. 18 - (CESGRANRIO - BNDES 11/2009) A matriz energtica brasileira vem passando por significativas mudanas, sobretudo em funo da busca de fontes alternativas derivadas dos chamados agrocombustveis. A produo desses combustveis provoca alteraes tanto nas reas cultivadas quanto nas relaes sociais do campo brasileiro, especialmente pela expanso de alguns cultivos agrcolas. O principal cultivo, ligado aos agrocombustveis, responsvel por essas alteraes a(o) (A) soja. (B) mamona. (C) cana de acar. (D) milho. (E) algodo.

A vantagem ecolgica de melhorar a produo de lcool, a partir do produto vegetal que j obtido, (A) diminuir a mortandade de aves dos leitos fluviais adjacentes refinaria. (B) reduzir a emisso de CO2 pela combusto do lcool. (C) aumentar a produo de lcool, sem haver necessidade de expandir a rea cultivada. (D) incrementar a eficincia do lcool como combustvel, comparado gasolina. (E) facilitar o trabalho dos cortadores de cana-de-acar.

15 - (CESGRANRIO - Caixa 7/2008) As energias elica e solar so consideradas fontes alternativas por serem renovveis, contrapondo-se aos tipos de energia produzidos a partir da queima de combustveis fsseis. No Brasil atual, o uso dos tipos de energia alternativa indicados pode ser, adequadamente, classificado como (A) restritivo, em funo das condies naturais gerais do Pas. (B) predominante, quanto s unidades produtivas atendidas. (C) inexistente, tendo em vista os obstculos jurdicos. (D) invivel, haja vista os histricos impasses tecnolgicos. (E) incipiente, quanto a sua efetividade produtiva.

Professor Alexandre Pinto Atualidades


19 - (CESGRANRIO - BACEN 01/2010) Qual a diferena entre o assassinato de milhares de civis em um ataque no Afeganisto e a matana de milhares de pessoas por contaminao da gua? Ou entre a fome causada pelos conflitos tribais na frica e a fome causada pela destruio do solo e uso indevido da terra? A definio de transgresses aos direitos humanos no se limita mais ao que fizeram as ditaduras sequestro, desaparecimento e tortura.
Adolfo Prez Esquivel, a convite da ONG Servio, Paz e Justia. Revista Veja, 25 nov. 2009, p. 21 e 24.

22 - (CESGRANRIO - BNDES 11/2011)

A perspectiva do autor remete ampliao dos direitos humanos, incorporando-se novo conjunto de direitos queles j tradicionalmente defendidos. Esse novo conjunto corresponde, especificamente, aos direitos (A) civis. (B) ambientais. (C) polticos. (D) econmicos. (E) culturais. 20 - (CESGRANRIO - Caixa 1/2012)

No Japo, depois do acidente na usina de Fukushima, em 11 de maro de 2011, o consenso nacional sobre essas usinas foi abalado quando a populao viu sua segurana ameaada pela radiao que contaminou o ambiente num vasto territrio no leste do pas. Em decorrncia desse acidente, tanto no debate pblico nacional quanto no internacional, crticas recorrentes contrrias gerao de energia nuclear em pases como o Japo se fortaleceram. Nesse contexto, uma crtica recorrente gerao de energia nuclear no Japo refere-se (A) composio tnica da populao, que dificulta a preveno contra acidentes. (B) geografia fsica insular do territrio, que fragmenta a localizao das usinas. (C) s condies de instabilidade geolgica a que se expem as instalaes das usinas. (D) ao desempenho econmico regional recente, que apresenta queda constante. (E) aos tipos de clima predominantes no pas, que contm localmente a radiao.
21 - (CESGRANRIO - BNDES 11/2011)

No mbito das iniciativas ecolgicas que visam ao desenvolvimento sustentvel do Brasil, inmeros esforos tm sido empreendidos, nas ltimas dcadas, tanto por parte dos governos quanto da sociedade civil, ainda que algumas contradies possam ser identificadas nessas mesmas iniciativas. Nos ltimos dez anos, uma contradio relacionada a essas iniciativas e que desfavorece o equilbrio ecolgico evidenciada pela (A) restrio dos debates sobre educao ambiental ao sistema escolar (B) autorizao legal de ecoturismo em unidades de proteo ambiental (C) comercializao de bens artesanais indgenas em terras demarcadas (D) acelerao do ritmo de desmatamento em unidades de conservao (E) desativao oficial do Sistema Nacional de Unidades de Conservao

A magnitude da usina hidreltrica de Belo Monte levou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) a inclu-la em um programa de mbito nacional que discute polticas para amenizar os efeitos colaterais provocados pelas grandes indstrias no entorno das regies onde se instalam.
Revista Carta Capital. So Paulo: Confiana Ltda. Ano XVII n: 662, 07 set. 2011, p.49.

A incluso da usina de Belo Monte nesse programa do BNDES atende ao objetivo de (A) regulamentar a produo de energia eltrica gerada pela usina. (B) efetivar a demarcao de terras indgenas no entorno da usina. (C) inserir a economia local no processo mais amplo de crescimento. (D) expandir a ao dos sindicatos rurais dos municpios vizinhos. (E) garantir a atuao local de ONG ambientalistas internacionais.

Professor Alexandre Pinto Atualidades Unidade III - Relaes Internacionais (A) representar a vitria da Resoluo no 242, da ONU, de
23 - (CESGRANRIO - IBGE 4/2009) No segundo semestre de 2008 houve problemas internacionais envolvendo a Rssia, a Gergia e a Osstia do Sul, na sia. poca, o embaixador da Rssia junto OTAN fez a seguinte declarao: Ucrnia e Rssia so partes de uma mesma famlia. No podem estar em diferentes blocos. Ou ingressamos ambos na OTAN, ou nenhum dos dois entra. Temos uma base naval em Sebastopol. tambm uma cidade russa.
RAGOZIN. Dimitri. Revista Veja, 24 set. 2008.

trocar terra por paz. (B) seguir os fundamentos de Yasser Arafat, fundador desse partido poltico. (C) tender a reproduzir, em geral, as estratgias polticas praticadas pelo aliado Fatah. (D) influir no reconhecimento internacional do Protocolo de Oslo, de 1993. (E) atuar mais consistentemente contra a existncia do Estado de Israel. 26 - (CESGRANRIO - BNDES 7/2008) No primeiro trimestre de 2008, a poltica interna dos Estados Unidos chamou a ateno da opinio pblica internacional devido s acirradas campanhas de pr-candidatos Presidncia da Repblica, tais como B. Obama, H. Clinton e J.McCain. Esses candidatos disputam a vaga presidencial num regime eleitoral (A) apartidrio. (B) unipartidrio. (C) bipartidrio. (D) pluripartidrio. (E) anti-partidrio. 27 - (CESGRANRIO BNDES 7/2008) EVOLUO DA EXPORTAO BRASILEIRA DE BOIS VIVOS (em nmero de cabeas)

Os problemas internacionais explicitamente, de natureza (A) militar. (B) cultural. (C) religiosa. (D) ecolgica. (E) popular.

referidos

acima

so,

24 - (CESGRANRIO - Caixa 5/2008) Fidel Castro, como figura poltica latino-americana, chamou a ateno da opinio pblica internacional, no incio de 2008, por ter tomado a deciso de: (A) comandar a resistncia dos guerrilheiros colombianos. (B) deixar o posto de chefe de Estado da Repblica de Cuba. (C) pressionar o governo equatoriano a ceder espao s FARC. (D) negociar com os governos da Venezuela e da Colmbia contra as FARC. (E) anistiar os dissidentes da Revoluo Cubana residentes no exterior. 25 - (CESGRANRIO - BNDES/2006) Grupo islmico vence eleies.

Fontes: Ministrio da Agricultura, Frigorfico Minerva, WSPA e Instituto Brasileiro de Estudos Islmicos

Revista Veja. 12 mar. 2008, p. 35 (adaptado)

Os pecuaristas brasileiros descobriram um novo filo nos negcios: a exportao de bois vivos, conforme registrado no grfico acima. Mais de 40% dos bois vendidos pelo Brasil vo para o Lbano, de onde so distribudos por todo o Oriente Mdio. Essa expressiva importao de bois vivos por pases muulmanos explicada principalmente por motivos: (A) religiosos (B) ecolgicos (C) polticos (D) militares (E) estatsticos

O Grupo Hamas foi o grande vencedor nas ltimas eleies legislativas palestinas. Tendo em vista o perfil poltico do Hamas e o resultado eleitoral, pode-se afirmar que esse grupo:

Professor Alexandre Pinto Atualidades


28 - (CESGRANRIO - BNDES 11/2011) Vamos construir pontes de dilogo em vez de checkpoints e muros de separao. (Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, em discurso na ONU) Revista Veja, So Paulo: Abril, Edio 2236, ano 44, n. 39, 28 set. 2011, p. 65. No contexto da instabilidade poltica da regio do Oriente Mdio, a declarao do presidente contm uma crtica explcita situao de (A) desocupao de colonos israelenses da Faixa de Gaza (B) explorao produtiva das reservas petrolferas da regio (C) intermediao diplomtica norte-americana para a regio (D) utilizao econmica das guas do rio Jordo por Israel (E) controle israelense do acesso de palestinos Cisjordnia

Unidade IV Brasil Contemporneo


29 - (CESGRANRIO BNDES/2006) No Brasil, os mecanismos polticos para a eleio do chefe supremo do executivo federal sofreram uma mudana notria, a partir de 1989, pois o voto passou a ser: (A) secreto. (B) universal. (C) obrigatrio. (D) direto. (E) distrital. 30 - (CESGRANRIO Caixa 5/2008) Observe a tabela. PARTICIPAO NOS GASTOS SOCIAIS DO GOVERNO SETOR \ ANO 1995 2005 Previdncia Social 44% 51% Assistncia Social 1% 6% Os gastos sociais do governo brasileiro cresceram, nos setores acima indicados. Uma explicao para esse crescimento vincula-se, explicitamente, ao seguinte fator demogrfico: (A) aumento da expectativa de vida. (B) estabilizao da taxa de natalidade. (C) reduo da taxa de mortalidade infantil. (D) diminuio da populao adulta. (E) incremento do ndice de fecundidade. 31 - (CESGRANRIO Caixa 5/2008) A poltica brasileira nas reas rurais caracterizada por enfrentamentos que se expressam, dentre outros, por organizaes da sociedade civil, em associaes, sindicatos, movimentos sociais etc. O par de entidades da sociedade civil que representam distintas classes sociais e interesses conflitantes quanto questo da terra : (A) Liga Camponesa/Via Campesina. (B) Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/Via Campesina. (C) Movimento dos Atingidos por Barragens/Liga Camponesa. (D) Unio Democrtica Ruralista/Sindicato dos Proprietrios Rurais. (E) Unio Democrtica Ruralista/Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 32 - (CESGRANRIO IBGE 4/2009) De acordo com o IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou nos ltimos anos. Isso implica uma ateno maior com o funcionamento da previdncia social e com a expanso de uma faixa etria especfica da populao, exigindo-se uma legislao adequada. Na rea da legislao brasileira, a faixa etria em questo foi especificamente contemplada com o Estatuto do(da) (A) Desarmamento. (B) Idoso. (C) Adolescente. (D) Criana. (E) Cidade. 33 - (CESGRANRIO IBGE 4/2009) No campo das relaes internacionais, o governo brasileiro incrementou negociaes diplomticas com o governo boliviano, em funo do fornecimento de um recurso natural estratgico importado, daquele pas, pelo Brasil. O recurso natural estratgico em pauta, importado da Bolvia pelo Brasil, o(a)

Professor Alexandre Pinto Atualidades


(A) petrleo. (B) carvo mineral. (C) xisto betuminoso. (D) gs natural. (E) biomassa. 34 - (CESGRANRIO IBGE 4/2009) 36 - (CESGRANRIO BNDES - 11/2009) Num pas com passado escravista como o Brasil, a situao social dos negros exige enfoques especficos. Nos ltimos anos, a sociedade brasileira vem assistindo multiplicao de iniciativas de indivduos ou de grupos sociais voltadas para a reparao ou a garantia plena de direitos sociais dos negros. Em seu conjunto, essas iniciativas constituem (A) atos legislativos. (B) aes afirmativas. (C) coalizes institucionais. (D) reformas administrativas. (E) polticas assistencialistas. 37 - (CESGRANRIO BNDES - 11/2009 ) UM NOVO ESTADO? No Brasil dos anos 1950, 1960 e 1970 havia sinergia como em qualquer outro pas entre o investimento pblico, comandado pelas estatais, e o privado. (...) O neoliberalismo brasileira dos anos 1990 deixou escapar a oportunidade oferecida pelas privatizaes para criar grupos nacionais privados e pblicos dotados de poder financeiro, com capacidade de competio nos mercados mundiais, comprometidos com as metas de desenvolvimento do pas e com a gerao de moeda forte. Evaporou a sinergia virtuosa (...).
BELUZZO, L.G. Le Monde Diplomatique Brasil, out. 2009.

A rua 25 de maro, no centro de So Paulo, um dos principais pontos de redistribuio de mercadorias do Pas Le Monde Diplomatique Brasil. mar. 2009, p. 8.

A fotografia acima registra o movimento cotidiano da economia de uma metrpole como So Paulo. O movimento registrado tem como foco uma parte da economia nacional vinculada diretamente ao setor (A) financeiro global. (B) industrial moderno. (C) bancrio nacional. (D) informal popular. (E) institucional local. 35 - (CESGRANRIO BNDES 7/2008) O socilogo Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE, afirmou que as pesquisas feitas nas universidades brasileiras no contribuem para o desenvolvimento do Pas, como deveriam. Diz o ex-presidente: Em geral, elas ficam restritas ao mbito acadmico e no se transformam em produtos ou servios teis sociedade. No h transferncia de conhecimento, nem mesmo quando se trata de uma pesquisa aplicada.
Revista Veja, 07 maio 2008.

No texto, o economista resgata, para o debate atual acerca do Estado brasileiro, uma caracterstica da gesto poltica e econmica que marcou os governos de Getlio Vargas e de Juscelino Kubitschek. Com relao conduo do Estado no perodo dos governos citados, a principal caracterstica era o (A) imperialismo. (B) universalismo. (C) protecionismo. (D) desenvolvimentismo. (E) ps-neoliberalismo. 38- (CESGRANRIO BACEN - 01/2010) De acordo com o Censo Escolar da Educao Bsica 2009, o nmero de matrculas, na educao bsica, caiu 1,2%, passando de 53,3 milhes para 52,5 milhes de alunos, entre 2008 e 2009. O ensino bsico vai da creche ao ltimo ano do ensino mdio e inclui a educao profissional, especial e de jovens e adultos. O resultado da pesquisa reflete a atuao de qual fator especfico? (A) Reduo de classes extracurriculares (B) Melhora do fluxo escolar (C) Restrio ao ensino profissionalizante (D) Fim da evaso escolar de jovens e adultos (E) Elevao da expectativa de vida no pas 39 - (CESGRANRIO - Caixa 1/2012)

Um fator que justifica a afirmao especfica do socilogo est relacionado seguinte caracterstica geral das universidades pblicas brasileiras: (A) falta de professores academicamente qualificados para a pesquisa. (B) falta de estmulo integrao com as demandas das indstrias. (C) excesso de alunos e de funcionrios precariamente preparados. (D) ausncia de investimentos governamentais nesse tipo de universidade. (E) dificuldade de acesso da populao carente a essas universidades.

O Brasil conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014, os Jogos Olmpicos de 2016 e um clima de otimismo e euforia cerca o pas. Esse clima, no entanto, esconde um processo que ocorre internamente, desde pelo menos o incio da dcada de 1990, a chamada desindustrializao.
ZINET, C. Por que a poltica econmica ameaa a indstria brasileira. Caros Amigos, ano 15, n. 175, p.10, out. 2011.

No Brasil, o atual processo de desindustrializao caracteriza-se, especificamente, pela

Professor Alexandre Pinto Atualidades


(A) retrao da flexibilizao das relaes trabalhistas nas ltimas duas dcadas. (B) entrada de indstrias multinacionais, concorrentes das empresas brasileiras. (C) desvalorizao atual do real, face alta generalizada de moedas estrangeiras. (D) persistncia de taxas de juros baixas, vinculada alta rotatividade no emprego. (E) diminuio da proporo de empregados no setor industrial, frente aos demais setores.
40 - (CESGRANRIO - Caixa 1/2012)

(A) incremento dos gastos pblicos (B) recuo do consumo das famlias (C) entraves diplomticos com a China (D) estabilizao poltica na Zona do Euro (E) elevao geral do preo das commodities
42 - (CESGRANRIO - BNDES 11/2011)

No Brasil, no segundo semestre de 2011, a Cmara dos Deputados aprovou um instrumento para a ao poltica, cujo objetivo investigar violaes de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988. Esse instrumento de ao poltica refere-se Comisso (A) Nacional da Verdade (B) de Constituio e Justia (C) Mista Brasil - Estados Unidos (D) Brasileira de Justia e Paz (E) Nacional de tica em Pesquisa
43 - (CESGRANRIO - BNDES 11/2011)

Estados e municpios produtores de petrleo lanaram mo de um novo argumento para convencer os outros entes da federao a manter a distribuio de royalties do petrleo do ps-sal como est e desistir da ideia de derrubar o veto do ento presidente Lula ao projeto aprovado pelo Congresso no ano passado.
OSWALD, V. Estados e municpios produtores de petrleo apelam para risco futuro. O Globo, Rio de Janeiro, 20 maio 2011. Economia, p. 26.

O Globo, 08 nov. 2011, p. 1. Adaptado.

O protesto noticiado refere-se demanda de polticos e de segmentos da sociedade fluminense em relao atual proposta de redistribuio dos royalties da produo de petrleo entre os estados federativos. Alm do Rio de Janeiro, a unidade da federao que, de fato, se v ameaada de perdas significativas face a essa atual proposta o estado do (A) Piau (B) Par (C) Paran (D) Minas Gerais (E) Esprito Santo
41 - (CESGRANRIO - Caixa 1/2012)

Os representantes dos estados e municpios mencionados argumentam a favor da manuteno da atual diviso de royalties de petrleo a fim de evitar a (A) limitao de novas receitas provindas de campos a serem descobertos (B) competitividade entre entidades da federao e empresas estrangeiras (C) austeridade fiscal imposta pela esfera federal de arrecadao tributria (D) interveno partidria do Congresso sobre os estados e os municpios (E) diminuio dos investimentos federais na explorao de novos campos

Desacelerao anti-inflao. Para quem acompanha o noticirio econmico no chegou a ser surpresa. Os nmeros oficiais indicam que a economia parou de crescer no terceiro trimestre de 2011.
Carta Capital. Poltica, Economia e Cultura, ano 17, n. 676, 14 dez. 2011, p. 23.

No perodo indicado, a situao da economia brasileira decorre, diretamente, do seguinte fator:

GABARITO 1-A; 2-C; 3-B; 4-D; 5-E; 6-E; 7-E; 8-C; 9-A; 10-D; 11-D; 12-A; 13-E; 14-C; 15-E; 16-A; 17-E; 18-C; 19-B; 20-C; 21-C; 22-D; 23-E; 24-A; 25-B; 26-C; 27-C; 28-E; 29-D; 30-A; 31-E; 32-B; 33-D; 34-D; 35-B; 36-B; 37-D; 38-B; 39-E; 40-E; 41-B; 42-A; 43-E

You might also like