You are on page 1of 10

MBA 2012 FUNDAO GETULIO VARGAS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

WWW.IBS.EDU.BR
RESOLUO DO MEC: Os cursos de MBA Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resoluo CNE/CES n01, de 08/06/07.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2012

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Prezado(a) Sr.(a.) IBS/FGV, Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeioamento profissional. Voc est recebendo o programa do curso de Gerenciamento de Projetos da Fundao Getulio Vargas. Nele, voc encontrar informaes detalhadas sobre o curso, alm de: perodo de realizao, horrio, local, valor de investimento e procedimentos para efetivao de sua matrcula. Na oportunidade gostaramos de ressaltar que o processo seletivo para os cursos de Ps-Graduao Lato Sensu da FGV Management compreende uma anlise curricular. Desta forma, solicitamos o envio de seu curriculum vitae atualizado juntamente com o Formulrio de Matrcula, devidamente preenchido. Aps a anlise curricular, caso seja necessrio, ser agendada uma entrevista.

Atenciosamente.

Ncleo de Admisso e Matrculas info@ibs.edu.br

www.ibs.edu.br

2
Documento gerado em: 14/03/2012.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2012

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

FUNDAO GETULIO VARGAS


Conhea a Fundao Getulio Vargas: lder na formao de Lderes, no por acaso. Criada h cerca de 60 anos como instituio voltada ao desenvolvimento intelectual, a Fundao Getulio Vargas composta por escolas de nvel superior e centros de pesquisa e documentao. Como centro de excelncia, a FGV preocupa-se permanentemente com a inovao e direciona suas atividades para reas estratgicas. Visando imprimir mais dinamismo ao desenvolvimento e distribuio de seus servios educacionais a FGV criou o Instituto de Desenvolvimento Educacional IDE, composto pelo programa FGV Management e sua rede conveniada nacional, pelo Programa de Ensino Distncia FGV Online e pelo FGV Cursos Corporativos, consolidando assim seu modelo inovador de educao executiva.

FGV Management A misso do FGV Management formar executivos, levando aos talentos de nosso pas o instrumental necessrio para desenvolver seu potencial e agregar valor s empresas onde atuam, estimulando o desenvolvimento de sua regio, nos mais diversos segmentos. IDE - Instituto de Desenvolvimento Educacional O IDE foi criado no final de 2003 com o objetivo de coordenar e gerenciar uma rede de distribuio nica para os produtos e servios educacionais produzidos pela FGV, atravs de suas Escolas e Institutos, distribudos por meio de Instituies Conveniadas. O Instituto composto pelo FGV Management, Programa de Ps-Graduao; pelo FGV Online, Programa de Ensino a Distncia; pelo FGV Cursos Corporativos, Programa de Cursos Customizados; pela Central de Qualidade e Inteligncia de Negcios, responsvel pela manuteno da qualidade e padro de excelncia FGV, em qualquer lugar do pas onde os programas do IDE estejam sendo oferecidos; e pela Certificao de Qualidade, que compartilha a qualidade do conhecimento e do ensino produzidos na FGV. Por intermdio de parcerias com diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos, os alunos dos cursos administrados pelo IDE tm a possibilidade de participar de programas de curta, mdia ou longa durao em universidades estrangeiras.

IBS BUSINESS SCHOOL


Criada em 1993 por executivos, consultores e professores com ampla bagagem no meio empresarial mineiro e nacional, a IBS Business School de Minas Gerais, tornou-se uma grande parceira da FGV - Fundao Getulio Vargas, gerenciando e contribuindo para a formao de mais de 15 mil empresrios, executivos e profissionais liberais no estado de Minas Gerais.

A IBS, em convnio com a FGV, oferece cursos modelados para atender a diversos perfis e fases de desenvolvimento profissional de seus alunos, tais como os programas de Graduao, Ps-Graduao, MBA Executivo Internacional, Ps-MBA, Mestrado Internacional (MBA Pleno), entre outros.

A IBS responsvel por importantes programas internacionais da FGV, junto a renomada escola americana - Ohio University, viabilizando a participao de mais de trs mil de seus alunos nesses programas e possibilitando o acesso ao conhecimento global e a internacionalizao da rede de relacionamento.

Atualmente, a IBS conta com unidades em Belo Horizonte, Montes Claros e Governador Valadares. Trabalhando junto ao empresariado local, executivos, estudantes e formadores de opinio, a IBS prima pela qualidade na formao do conhecimento, da inovao e do empreendedorismo. www.ibs.edu.br 3
Documento gerado em: 14/03/2012. .

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2012

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

ASCENSO ACADMICA
A IBS Business School e a Fundao Getulio Vargas cientes de que a educao continuada uma necessidade primordial aos executivos, criou uma estrutura que visa atender aos diversos perfis de profissionais, ao mesmo tempo em que lhes permite uma Ascenso Acadmica, de concepo indita: os crditos de algumas etapas podem ser eliminados na etapa seguinte.

CERTIFICAES 4 4 4
MBA Executivo Internacional (inclui participao em um dos mdulos internacional, nos EUA, com certificado inerente ao mdulo) + +

6 6

MBA Pleno - Fase Nacional - Certificado de Extenso (Foundations Courses) emitido pelo Ohio University - EUA. +

MBA Pleno - Master of Business Administration (certificado Ohio University - EUA).

www.ibs.edu.br

4
Documento gerado em: 14/03/2012.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2012

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Objetivos
Desenvolver nos participantes o conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuarem como gerentes de projetos de qualquer natureza, porte ou complexidade, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, oramentos e riscos e implementando-os com sucesso.

Pblico Alvo
G

Profissionais, lderes, gerentes e executivos que lidem com projetos de qualquer segmento de negcio ou rea de atuao ou que tenham responsabilidade por implementao de mudanas nas organizaes; Profissionais, lderes, gerentes e executivos cujo ponto atingido em suas carreiras os obriga a atingir novos nveis de formao acadmica. Profissionais que sintam necessidade de reciclagem; Profissionais, lderes e gerentes que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem alm de experincia profissional, slidos conhecimentos de projetos.

Corpo Docente
O corpo Docente e de Coordenadores da Fundao Getulio Vargas formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas, titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Alm da formao acadmica, possuem larga experincia profissional relativa ao programa que se apresenta.

Coordenador
Prof. Andr Valle, MSc..

DISCIPLINAS
Anlise de Viabilidade de Projetos Negociao e Administrao de Conflitos Estratgia de Empresas Arquitetura Organizacional Fundamentos de Gerenciamento de Projetos Comunicao Interpessoal Gerenciamento da Qualidade em Projetos tica e Responsabilidade Profissional Gerenciamento de Aquisies em Projetos Gerenciamento da Integrao em Projetos Gerenciamento de Comunicao em Projetos Gerenciamento de Pessoas em Projetos Gesto Econmico-Financeira Metodologia Cientfica Gerenciamento de Custos em Projetos Gerenciamento de Riscos em Projetos Liderana e Trabalho em Equipe Project Office e Nvel de Maturidade Gerenciamento de Escopo em Projetos Gerenciamento de Tempo em Projetos Matemtica Financeira Preparao para certificao PMP (online) TCC - Trabalho de concluso de curso Carga horria: 432 horas/aula Mdulo Internacional - EUA - 40 Horas/Aula (Opcional) Carga Horria Total: 472 Horas/Aula

www.ibs.edu.br

5
Documento gerado em: 14/03/2012.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2012

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MDULO INTERNACIONAL
Este mdulo (opcional) composto de 40 h/a e ser desenvolvido com traduo simultnea e com o acompanhamento de um coordenador brasileiro. O Mdulo Internacional, desenvolvido na Ohio University, padro para todos os cursos de MBA ministrados pela FGV. O contedo do programa dinmico e a cada mdulo revisado, apresentando disciplinas em algumas das seguintes reas: e-commerce, thinking about the future, negotiation and conflict management skills for executives, organization change, business applications of automatic identification and data capture, corporate restructuring: a value based management approach, financial system architecture, the 18 immutable laws of corporate reputation and how marketing can help, leading high performance organization, inventory management, supply chain management, change management.

Aos alunos que conclurem o MBA Ps-Graduao Especializao (atendidos os requisitos previstos para aprovao) e o Mdulo Internacional ser concedido um certificado de MBA Executivo Internacional emitido pela Fundao Getulio Vargas e do Mdulo Internacional, pela Ohio University. Aos alunos que no optarem pelo Mdulo Internacional ser emitido um certificado de MBA Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas.

CERTIFICAO
Aos alunos que conclurem o MBA Ps-Graduao Especializao (atendidos os requisitos previstos para aprovao*) e o Mdulo Internacional ser concedido um certificado de MBA Executivo Internacional emitido pela Fundao Getulio Vargas e do Mdulo Internacional, pela Ohio University. Aos alunos que no optarem pelo Mdulo Internacional ser emitido um certificado de MBA Ps-Graduao Especializao da Fundao Getulio Vargas. *Sistema de Avaliao e Obteno do Certificado de Especializao a) frequentar, no mnimo, 75% de todas as atividades programadas; b) obter nota igual ou superior a 7 (sete), em cada uma das disciplinas; c) apresentar o TCC (Trabalho de Concluso de Curso), obtendo no mesmo, nota igual ou superior a 7 (sete).

REGULAMENTO
Os cursos de MBA Executivo Internacional da Fundao Getulio Vargas tm suas normas de funcionamento consolidadas no Regulamento Geral dos Cursos, entregue ao aluno no ato da matrcula junto com o Manual do Aluno.

INFORMAES COMPLEMENTARES
Incio: 2 Semestre de 2012 VAGAS DISPONVEIS ?

EMENTA
Anlise de Viabilidade de Projetos Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Avaliao de fluxos de caixa pelos mtodos do Valor Presente Lquido. Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Seleo de Projetos. Deciso de iniciar um projeto - Go No Go. Avaliao de projetos em condies de incerteza. Anlise de sensibilidade. Estratgia de Empresas Planejamento/Gerenciamento Estratgico: Conceitos, Processos e Escolas. Desenvolvimento de Viso Estratgica. Anlise de setor industrial e de posio competitiva. Modelo SWOT. Estratgias Competitivas Genricas. Anlise da Concorrncia. Gesto de www.ibs.edu.br 6
Documento gerado em: 14/03/2012. .

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2012

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Portflio e Alocao de Recursos. Desenvolvimento da Estratgia Corporativa, de Negcios (SBU) e Funcional. Metodologia para Desenvolvimento de Estratgia de Negcios. Fundamentos de Gerenciamento de Projetos Definio de Projeto. Contexto e Evoluo do Gerenciamento de Projetos. As reas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK: iniciais, de planejamento, de execuo, de controle e de encerramento. Ciclo de Vida dos Projetos. Estruturas Analticas de Projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Mtodo PERT/CPM. Caminho Crtico. Cronograma Fsico e Financeiro. Alocao de recursos humanos e financeiros. Planejamento, Acompanhamento e Controle do Projeto. Lies Aprendidas. Gerenciamento da Qualidade em Projetos O que qualidade em projetos. Planejamento da qualidade. Qualidade de produto. Qualidade de processo. Qualidade do projeto. Garantia da qualidade. Controle da qualidade do projeto. Processo de auditorias e inspees. Certificao. Gerenciamento de Aquisies em Projetos Planejamento de aquisies / contratao. SOW Statement of work. Solicitao de respostas de fornecedores. RFP (Request For Proposal), RFI, RFQ. Avaliao e seleo de fornecedores. Tipos de contratos e Licitaes. Administrao de contratos. Encerramento de contratos. Gerenciamento de Comunicao em Projetos Planejamento da comunicao do projeto. Gerenciamento de stakeholders. Documentao do projeto: procedimentos, padres, formulrios, especificaes. Distribuio de informaes formato e periodicidade. Relato de desempenho. Earned Value no relatrio de desempenho. Encerramento e documentao final do projeto. Gerenciamento de Custos em Projetos Plano de Contas. Custos Diretos e Indiretos. Estimativa de Custos dos Recursos. Oramento. Controle do Custo. Composies de Custos Unitrios. Custos Unitrios de Servios, Equipamentos, Materiais e Mo-de-obra. Diagrama de Pareto. Atualizao de Custos. Tcnica do Valor Agregado "Earned Value". Gerenciamento de Escopo em Projetos Iniciando o projeto. Project Charter. Planejamento de escopo. Declarao de escopo. Deliverables. Definio do escopo. WBS Work Breakdown Structure. Verificao do escopo. Controle do escopo. Escopo como um dos Fatores Crticos de Sucesso em Projetos. Gerenciamento de Pessoas em Projetos Interfaces na Empresa. Papis e Responsabilidades. Soluo de Conflitos. Teorias da Motivao. Planejamento de pessoas no projeto. Formao da equipe. Desenvolvimento da equipe. Gerenciamento da equipe do projeto. Gerenciamento de Riscos em Projetos Riscos definio e histrico. Planejamento do gerenciamento de riscos. Fontes, Identificao e Categorizao de riscos. Qualificao e Quantificao por Valor Esperado dos riscos. Simulao de Monte Carlo. Estratgias e Plano de resposta aos riscos. Planejamento de Reservas. Controle de riscos. Gerncia de Riscos como um dos Fatores Crticos de Sucesso em Projetos. Gerenciamento de Tempo em Projetos Definio de Atividades. Interdependncia de atividades. Estimativa de recursos fsicos. Estimativa de durao de atividades. Desenvolvimento do Cronograma. Milestones. Controle de cronograma. Earned Value Management no controle do cronograma. Tempo como um dos Fatores Crticos de Sucesso em Projetos. Negociao e Administrao de Conflitos Negociao como instrumento gerencial. Principais tipos e modelos de negociao. Planejamento e organizao. Estratgias e tticas de negociao. Maximizao de resultados/relacionamento com as partes. O uso da informao, do tempo e do poder. Arquitetura Organizacional Resumo das Escolas de Pensamento Organizacional: das estruturas burocrticas s organizaes em rede. Tipologias de Estruturas Organizacionais: Estruturas Funcionais, Estruturas Divisionais, Estruturas Multi-Divisionais (M), Estruturas em Holding (H), Estruturas Matriciais, Estruturas por Projetos, Estruturas Relacionais (Virtuais), Estruturas Orientadas a Processos e Estruturas Hbridas. Modelagem Estrutural, Cenrios Futuros. Comunicao Interpessoal Princpios de Comunicao. O processo da comunicao - comunicao verbal e no verbal, comunicao interpessoal e www.ibs.edu.br 7
Documento gerado em: 14/03/2012. .

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2012

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

intrapessoal. Barreiras comunicao eficaz. O processo de comunicao em grupo. A importncia da inteligncia emocional no processo da comunicao. tica e Responsabilidade Profissional tica e valores humanos. Padres de conduta. tica aplicada as relaes profissionais. Cdigo de tica e suas implicaes. Responsabilidade global. Gerenciamento da Integrao em Projetos Desenvolvimento do termo de abertura do projeto. Desenvolvimento da declarao do escopo preliminar do projeto. Desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto. Gerenciamento da execuo do projeto. Monitoramento e controle do trabalho do projeto. Controle integrado de mudanas. Encerramento do projeto. Apresentao de trabalhos dos alunos (Planos de Projeto). Gesto Econmico-Financeira Conceitos bsicos de gesto econmico-financeira. Princpios bsicos de contabilidade. Custeio e investimento. Remunerao do investimento. Anlise de Balanos. Liderana e Trabalho em Equipe Liderana versus gerncia. Liderana nas diversas fases de evoluo das equipes. Caractersticas dos lderes. Estilos de liderana. Liderana situacional. Liderana transformacional. Poder e conflito nas organizaes. Motivao e empowerment. As vantagens do trabalho em equipe. Senso de propsito. Comunicao aberta. Confiana e respeito mtuo. Liderana compartilhada. Criao a partir das diferenas. Flexibilidade e adaptabilidade. Procedimentos eficazes de trabalho. Aprendizagem contnua. Estgios de evoluo de equipes. Planejamento organizacional. Montagem da equipe. Desenvolvimento da equipe. Times de trabalho autodirigidos. Matemtica Financeira Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortizao de emprstimos. Conceitos de equivalncia e fluxo de caixa. Valor Presente Lquido, Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade). Metodologia Cientfica O mtodo cientfico. Projeto de pesquisa. Referencial terico. Definio da metodologia. Relatrio final. O TCC de gerncia de projetos. Project Office e Nvel de Maturidade Conceito de Project Office. Tipos de Project Office. Funes Associadas. Fatores de Sucesso. Revises de Qualidade. Estgios de Implantao. Mtricas de Performance. Staff Envolvido. Modelos de maturidade em gerenciamento de projetos. Preparao para certificao PMP (online) Viso geral do exame. Integrao, escopo e tempo. Custos, qualidade, RH e comunicao. Riscos, aquisio, integrao, responsabilidade social. Encerramento.

METODOLOGIA DO TCC
O trabalho de concluso de curso individual, e dever ter carter de aplicabilidade dos assuntos apresentados no curso, aplicado realidade profissional dos alunos participantes, e ter aderncia aos conceitos aprendidos no curso. O trabalho ter acompanhamento e orientao distncia, via Internet, da coordenao acadmica do curso e professores, e pessoalmente nas datas agendadas das disciplinas tcnicas de gerncia de projetos, pelo prprio professor e na disciplina de Metodologia Cientfica para TCC.

PRXIMAS TURMAS
Turma
PROJ 10

Previso de Turmas
00/00/0000

Dias de Aula
Mensais

Prova 1 Chamada
-

Prova 2 Chamada
-

www.ibs.edu.br

8
Documento gerado em: 14/03/2012.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2012

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

DOCUMENTOS E CONDIES PARA MATRCULAS


Preenchimento do Formulrio de Inscrio e Questionrio de Perfil (encontrado na ltima pgina do formulrio de inscrio) sendo necessrio preenchimento de todos os campos corretamente e legveis; Anlise do Currculo Profissional; Pagamento da taxa de inscrio no valor de R$ 200,00 (Duzentos reais) - ; Assinatura do Contrato de Prestao de Servios com a Instituio e pagamento da Matrcula do Curso - 1 mensalidade; Original e cpia de Diploma de Nvel Superior ou cpia autenticada. Caso o candidato ainda no disponha do Diploma, poder apresentar original da Declarao de Concluso de Curso emitido pela Instituio onde o curso foi realizado; Original e cpia de Identidade e CPF; Cpia do RG, CPF e Comprovante de Renda do Interveniente (quando houver); Comprovante de endereo do aluno e/ou responsvel pelo pagamento (quando houver); Cpia da Carteira de Entidade de Classe ou Comprovante da Empresa; Duas fotos coloridas 3x4 (recentes); Diplomas estrangeiros devero ser acompanhados de histrico escolar, ambos com traduo juramentada. OBS: No sero aceitas inscries de portadores de Certificado de Cursos sequenciais na modalidade Complementao de Estudos. OBS: As matrculas estaro abertas enquanto houver vagas. No h reservas de vagas. IMPORTANTE: Conforme Clusula Primeira das Condies Gerais do Contrato de Prestao de Servio Educacional, a FGV se reserva o direito de alterar a data de incio do Curso ou de cancel-lo, na hiptese de no ser atingido o nmero mnimo de alunos necessrios cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido ao () aluno (a), sem qualquer correo, a devoluo das quantias pagas. Adicionalmente, a FGV se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeioamento no Curso, podendo, para tanto, alterar seu contedo e/ou ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeioamentos preservem o objetivo acadmico do Curso e no importem em nus adicional para o (a) aluno (a) ou na reduo da carga horria total.

VALOR NORMAL DE INVESTIMENTO


Opes
1 2 3 4

Forma de pagamento
1 Parcela 1 + 11 Parcelas Mensais 1 + 17 Parcelas Mensais 1 + 24 Parcelas Mensais

Valor
R$ 17.710,00 R$ 1.558,00 R$ 1.069,00 R$ 796,00

CONDIO ESPECIAL DE INVESTIMENTO


Opes
1 2 3 4

Forma de pagamento
1 Parcela 1 + 11 Parcelas Mensais 1 + 17 Parcelas Mensais 1 + 24 Parcelas Mensais

Valor
R$ 15.054,00 R$ 1.324,00 R$ 909,00 R$ 677,00

VALOR DE INVESTIMENTO - MDULO OHIO


Opes
1 2 3 4

Forma de pagamento
1 Parcela 1 + 11 Parcelas Mensais 1 + 17 Parcelas Mensais 1 + 24 Parcelas Mensais

Valor Curso
R$ 19.738,00 R$ 1.736,00 R$ 1.192,00 R$ 887,00

Parte R$
R$ 4.980,00 R$ 438,00 R$ 301,00 R$ 224,00

Parte US$
US$ 2.490,00 US$ 219,00 US$ 150,00 US$ 112,00

www.ibs.edu.br

9
Documento gerado em: 14/03/2012.

FUNDAO GETULIO VARGAS

MBA 2012

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

CONDIO ESPECIAL DE INVESTIMENTO - MDULO OHIO


Opes
1 2 3 4

Forma de pagamento
1 Parcela 1 + 11 Parcelas Mensais 1 + 17 Parcelas Mensais 1 + 24 Parcelas Mensais

Valor Curso
R$ 18.546,00 R$ 1.631,00 R$ 1.120,00 R$ 833,00

Parte R$
R$ 4.732,00 R$ 416,00 R$ 286,00 R$ 212,00

Parte US$
US$ 2.366,00 US$ 208,00 US$ 143,00 US$ 106,00

OBS:
G

Incluso taxa de financiamento de 1%; O valor em Dlar ser convertido pela cotao de venda do Dlar Turismo, vigente na data da matrcula, no incidindo variao cambial a partir de ento; No mdulo Ohio esto inclusas despesas de hospedagem, alimentao, material didtico e traduo simultnea. No esto inclusas despesas areas, traslados, obteno de passaporte, visto americano, taxas de embarque aeroporturias e despesas particulares. O participante dever estar com todas as parcelas quitadas at 90 dias antes da data prevista para sua viagem; Para planos de financiamento de prazo superior a doze meses, o valor das parcelas ser reajustado a partir da 12 parcela, com base na variao do IGPM, de acordo com a legislao vigente; Descontos no cumulativos com outros descontos ou convnios; Consulte as condies diferenciadas para grupos; Para conselhos (CRA, CRC, CREA, OAB), desconto de 15% na tabela normal de investimento. Os valores podem sofrer alteraes sem aviso prvio.

G G G G

SEU CONTATO NA IBS/FGV

Posso ajudar?
IBS/FGV Contato | (33) 3212-3472 fgvgov@ibs.edu.br

INFORMAES
Belo Horizonte
De 9h s 18h De 9h s 18h De 9h s 18h Av. Prudente de Morais , 444 | Av. Jose Correa Machado , 1079 - Bloco D - 2 Andar - Shopping Av. Minas Gerais , 720 - 3 Andar | Centro Cidade Jardim Ibituruna Center | Ibituruna raphaelaferreira@ibs.edu.br fgv@ibs.edu.br vanessanarciso@ibs.edu.br (33) 3212-3472 | (33) 3271-6860 (31) 2122-3200 | (31) 3296-3232 (38) 3221-0112

Governador Valadares

Montes Claros

www.ibs.edu.br

10
Documento gerado em: 14/03/2012.

You might also like