You are on page 1of 5

Harmonia Modal

Se voc perdeu os primeiros textos acesse: Modos Gregos Texto 1 | Texto 2 | Texto 3 | Texto 4 | Texto 5

Ol pessoal, nessa aula vamos ver como construir acordes e cadncias harmnicas que entreguem uma determinada inteno modal. Recomendo conhecer os modos da escala diatnica (maior), suas notas caractersticas e saber toc-las ao longo do brao da guitarra.

Introduo: Durante a evoluo da msica ocidental o modalismo forneceu o apoio ao que hoje chamamos de tonalidade. Foi e ainda um elo forte com a origem do nosso sistema, com a nossa afinao e dos conceitos elementares que guiam o nosso carter musical. Tocar modal conseguir controlar uma inteno para entregar uma sonoridade especfica. quase que, de forma rudimentar, uma forma de reconquistar as sensaes puras de uma msica, a sua essncia. Essa diversidade com subjetividade que define a execuo modal, ambiguidade praticamente descartada no sistema tonal com a aceitao dos opostos, o maior e o menor, e a excluso dos intermedirios. Mas a msica modal sempre coexistiu, mantendo a sua simplicidade nas roupagens tradicionais da msica regional. Parece salientar essa necessidade que temos de manter o elo com a origem, com a simplicidade. Hoje os sistemas se entrelaam, a msica modal est dentro da msica tonal e vice-versa. Uma interfere na outra criando desafios musicais, definindo as linguagens e tentando, de forma cada vez mais complexa representar as mais simples sensaes humanas.

Modos Gregos: So inverses da escala diatnica maior, cada qual com uma sonoridade especfica. A sensao criada por cada modo aparece quando comparadas as nossas referncias tonais, o maior e a sua homnima (mesmo nome) menor. Nossas referncias tonais Maior:

a escala da qual estamos acostumados conhecida como diatnica maior, marca o ponto de partida e no est invertida. A msica tonal usa essa escala para estruturar as tonalidades maiores, a principal referncia.

Menor:

a escala menor que funciona dentro do sistema tonal como o oposto a tonalidade maior. Sua origem est numa das inverses da escala maior, ou seja, a escala maior comeando na sexta nota. As escalas modais

Todas as escalas com tera maior (2 tons entre a primeira e a terceira nota), so escalas maiores. No confundir com a diatnica, que uma escala maior mas no a nica escala maior existente. Todas as escalas com tera menor ( 1 tons entre a primeira e a terceira nota), so escalas menores. Modos Maiores Jnico a mesma escala definida como maior (diatnica) pelo sistema tonal. Ldio Possui as mesmas notas da escala Jnica com a quarta alterada meio tom acima. Mixoldio Possui as mesmas notas da escala Jnica com a stima alterada meio tom abaixo.

Modos Menores Aelio a mesma escala definida como menor pelo sistema tonal. Drico Possui as mesmas notas da escala Aelia com a sexta alterada meio tom acima. Frgio Possui as mesmas notas da escala Aelia com a segunda alterada meio tom abaixo. Lcrio Possui as mesmas notas da escala Aelia com a segunda e quinta alteradas meio tom abaixo.

Abaixo a tabela comparando os modos maiores com a escala diatnica maior e os modos menores com a homnima menor: Msica Tonal Escala Maior CDEFGAB Msica Modal Modos Maiores Modo Nota Caracterstica Jnico Ldio #4 Mixoldio b7 Modos Menores Modo Nota Caracterstica Aelio Drico 6M Frgio b2 Lcrio b2 b5 Escala Menor C D Eb F G Ab Bb

Sequncia dos modos gregos: Obedecem a mesma ordem das suas inverses. Modo 1 Jnico Modo 2 Drico Modo 3 Frgio Modo 4 Ldio Modo 5 Mixoldio Modo 6 Aelio Modo 7 Lcrio

Notas Caractersticas: So as notas que definem com exatido a sonoridade de um modo. De forma geral so 3 notas:

Primeira nota: A tnica do modo, que a nota mais importante pois representa o ponto de partida. em torno dessa tnica que tudo construdo. Segunda nota: A tera do modo pois define se a escala maior ou menor. Terceira nota: A nota que difere o modo maior da escala maior ou o modo menor da escala menor.

Notas caractersticas dos modos maiores em D: C Jnico a nossa escala de referncia que imprime o ponto de partida para que os demais modos maiores sejam comparados. chamado de primeiro modo maior. Notas: C D E F G A B As notas caractersticas sero a tnica (Nota C), a tera (Nota E) e como a escala de referncia no precisa da terceira nota caracterstica.

C Ldio o segundo modo maior. Notas: C D E F# G A B As notas caractersticas sero a tnica (Nota C), a tera (Nota E) e a nota que difere da nossa referncia, a escala de C Jnico, ou seja, a nota F#.

C Mixoldio o terceiro modo maior e o ltimo derivado da escala maior. Notas: C D E F G A Bb As notas caractersticas sero a tnica (Nota C), a tera (Nota E) e a nota que difere da nossa referncia, a escala de C Jnico, ou seja, a nota Bb.

Notas caractersticas dos modos menores em D: C Aelio a nossa escala de referncia que imprime o ponto de partida para que os demais modos menores sejam comparados. Dentro da msica tonal conhecida como homnima menor (mesma tnica nome). o terceiro modo menor depois do Jnico. Notas: C D Eb F G Ab Bb As notas caractersticas sero a tnica (Nota C), a tera (Nota Eb) e como a escala de referncia no precisa da terceira nota caracterstica.

C Drico o primeiro modo menor depois do Jnico. Notas: C D Eb F G A Bb As notas caractersticas sero a tnica (Nota C), a tera (Nota Eb) e a nota que difere da nossa referncia, a escala de C Aelio, ou seja, a nota A.

C Frgio o segundo modo menor depois do Jnico. Notas: C Db Eb F G Ab Bb As notas caractersticas sero a tnica (Nota C), a tera (Nota Eb) e a nota que difere da nossa referncia, a escala de C Aelio, ou seja, a nota Db.

C Lcrio o quarto modo menor depois do Jnico. Notas: C Db Eb F Gb Ab Bb As notas caractersticas sero a tnica (Nota C), a tera (Nota Eb) e as notas que diferem da nossa referncia, a escala de C Aelio, ou seja, as notas Db e Gb. Como a nota Db tambm caracterstica do Frgio, dizemos que a principal caracterstica do Lcrio a nota Gb, ou quinta diminuta, que s existe nesse modo.

Jnico e Aelio A Terceira Nota Caracterstica: Se usarmos como referncia outro modo grego (Ldio ou Drico) conseguimos definir a terceira nota caracterstica para os modos Jnico e Aelio. Exemplo 1 : Escala de referncia C Ldio C D E F# G A B Comparando o C Jnico C D E F G A B vemos que a nota F difere, ento essa ser a terceira nota caracterstica (4).

Exemplo 2 : Escala de referncia C Drico C D Eb F G A Bb Comparando o C Aelio C D Eb F G Ab Bb vemos que a nota Lb difere, ento essa ser a terceira nota caracterstica (b6).

Abaixo a tabela com o resumo das notas caractersticas de cada modo: Notas Caractersticas 1 2 3 Modo Grego Tnica Tera Diferente C Jnico C E F (4J) C Drico C Eb A (6M) C Frgio C Eb Db (b2) C Ldio C E F# (#4) C Mixoldio C E Bb (7) C Aelio C Eb Ab (b6) C Lcrio C Eb Gb (b5) Modos Maiores Modos Menores

Harmonia Modal O que Harmonia Modal? uma forma de representar com 1, 2 ou mais acordes uma sensao modal especfica. poder dominar a arte do encadeamento harmnico e construir um trecho ou mesmo uma msica modal. Harmonia com 1 acorde: Esse acorde dever conter todas as notas caractersticas do modo, com excesso do Jnico e Aelio que so as nossas escalas de referncia. Exemplos com a tnica D (primeira nota caracterstica)

C Jnico Alm da nota D dever conter a tera maior (segunda nota caracterstica) para definir esse modo como maior. Acorde: C, C7M, C9 ou C7M(9). Notas da Formao Nota 2 Nota 3 Nota 4 E G E G B E G D E G B

Acorde C C7M C9 C7M(9)

Nota 1 C C C C

Nota 5

C Drico Alm da tnica D dever ter uma tera menor (Eb segunda nota caracterstica) e uma sexta maior (A terceira nota caracterstica). Acorde: Cm6 ou Cm7(13). Notas da Formao Nota 2 Nota 3 Nota 4 Eb G A Eb G Bb

Acorde Cm6 Cm7(13)

Nota 1 C C

Nota 5 A

C Frgio Alm da tnica D dever ter uma tera menor (Eb) e uma segunda menor (b2). Como a incluso dessa segunda soa muito dissonante comum o acorde aparecer suspenso com uma quarta justa (4). A retirada da tera que define o modo como menor cria uma ambiguidade, ideal para a aplicao de variaes do modo frgio como o Frgio 3M (tera maior), modo da menor harmnica. Acorde: C4(b9) ou C74(b9). Notas da Formao Nota 2 Nota 3 Nota 4 F G Db F G Bb

Acorde C4(b9) C74(b9)

Nota 1 C C

Nota 5 Db

C Ldio Alm da tnica D dever ter uma tera maior (E) e uma quarta aumentada (F#). Acorde: C(#11) ou C7M(#11). Notas da Formao Nota 2 Nota 3 Nota 4 E G F# E G B

Acorde C(#11) C7M(#11)

Nota 1 C C

Nota 5 F#

C Mixoldio Alm da tnica D dever ter uma tera maior (E) e uma stima menor (Bb). Acorde: C7 ou C7(9). Notas da Formao Nota 2 Nota 3 Nota 4 E G Bb E G Bb

Acorde C7 C7(9)

Nota 1 C C

Nota 5 D

C Aelio Alm da tnica D dever ter uma tera menor (Eb). Acorde: Cm, Cm7, Cm9 ou Cm7(9). Notas da Formao Nota 2 Nota 3 Nota 4 Eb G Eb G Bb Eb G D Eb G Bb

Acorde Cm Cm7 Cm9 Cm7(9)

Nota 1 C C C C

Nota 5

C Lcrio Alm da tnica D dever ter uma tera menor (Eb) e uma quinta diminuta (Gb). Acorde: Cm(b5) ou Cm7(b5). Notas da Formao Nota 1 Nota 2 Nota 3 Nota 4 C Eb Gb C Eb Gb Bb

Acorde Cm(b5) Cm7(b5)

Tabela com o resumo dos acordes de cada modo: Modo Grego Jnico Drico Frgio Ldio Mixoldio Aelio Lcrio Acorde Modal C | C7M | C9 | C7M(9) Cm6 | Cm7(13) C4(b9) | C74(b9) C(#11) | C7M(#11) C7 | C7(9) Cm | Cm7 | Cm9 | Cm7(9) Cm(b5) | Cm7(b5)

Harmonia com 2 acordes: As 3 notas caractersticas precisam estar na soma dos 2 acordes e esses acordes devero vir do campo harmnico do modo. Uma forma prtica de saber o campo harmnico de cada modo conhecer o seu campo harmnico tonal maior relativo. Como cada modo grego uma inverso de uma escala maior o seu campo ser o mesmo dessa escala. Observe na tabela abaixo as equivalncias: Escala Maior C G D A E B F# C# F Bb Eb Ab Db Gb Cb Modos Gregos Ldio Mixoldio F G C D G A D E A B E F# B C# F# G# Bb C Eb F Ab Bb Db Eb Gb Ab Cb Db Fb Gb

Jnico C G D A E B F# C# F Bb Eb Ab Db Gb Cb

Drico D A E B F# C# G# D# G C F Bb Eb Ab Db

Frgio E B F# C# G# D# A# E# A D G C F Bb Eb

Aelio A E B F# C# G# D# A# D G C F Bb Eb Ab

Lcrio B F# C# G# D# A# E# B# E A D G C F Bb

C Jnico possui as mesmas notas de D Drico, E Frgio, F Ldio, G Mixoldio, A Aelio e B Lcrio. Por consequncia os campos harmnicos so os mesmos. C Maior: C7M | Dm7 | Em7 | F7M | G7 | Am7 | Bm7(b5)

C Jnico: C7M | Dm7 | Em7 | F7M | G7 | Am7 | Bm7(b5) D Drico: Dm7 | Em7 | F7M | G7 | Am7 | Bm7(b5) | C7M E Frgio: Em7 | F7M | G7 | Am7 | Bm7(b5) | C7M | Dm7 F Ldio: F7M | G7 | Am7 | Bm7(b5) | C7M | Dm7 | Em7 G Mixoldio: G7 | Am7 | Bm7(b5) | C7M | Dm7 | Em7 | F7M A Aelio: Am7 | Bm7(b5) | C7M | Dm7 | Em7 | F7M | G7 B Lcrio: Bm7(b5) | C7M | Dm7 | Em7 | F7M | G7 | Am7

Abaixo a tabela com todos os campos harmnicos maiores e seus modos:

Grau 1 246 9 11 13 Escala Maior C G D A E B F# C# F Bb Eb Ab Db Gb Cb Jnico C7M G7M D7M A7M E7M B7M F#7M C#7M F7M Bb7M Eb7M Ab7M Db7M Gb7M Cb7M

Grau 2 246 9 11 13 Drico Dm7 Am7 Em7 Bm7 F#m7 C#m7 G#m7 D#m7 Gm7 Cm7 Fm7 Bbm7 Ebm7 Abm7 Dbm7

Campo Harmnico Maior Grau 3 Grau 4 Grau 5 Tenses disponveis por grau b2 4 b6 2 #4 6 246 b9 11 b13 9 #11 13 9 11 13 Modos Gregos Frgio Ldio Mixoldio Em7 F7M G7 Bm7 C7M D7 F#m7 G7M A7 C#m7 D7M E7 G#m7 A7M B7 D#m7 E7M F#7 A#m7 B7M C#7 E#m7 F#7M G#7 Am7 Bb7M C7 Dm7 Eb7M F7 Gm7 Ab7M Bb7 Cm7 Db7M Eb7 Fm7 Gb7M Ab7 Bbm7 Cb7M Db7 Ebm7 Fb7M Gb7

Grau 6 2 4 b6 9 11 b13 Aelio Am7 Em7 Bm7 F#m7 C#m7 G#m7 D#m7 A#m7 Dm7 Gm7 Cm7 Fm7 Bbm7 Ebm7 Abm7

Grau 7 b2 4 b6 b9 11 b13 Lcrio Bm7(b5) F#m7(b5) C#m7(b5) G#m7(b5) D#m7(b5) A#m7(b5) E#m7(b5) B#m7(b5) Em7(b5) Am7(b5) Dm7(b5) Gm7(b5) Cm7(b5) Fm7(b5) Bbm7(b5)

Estarei publicando nessa semana no Twitter textos sobre a construo das sequncias harmnicas para cada um dos modos.

Qualquer dvida sobre esse texto por favor visite: Grupo Dvidas de Guitarra e Violo no Facebook. Sesso de perguntas do meu site. Ou envie um email para denisguitar@gmail.com

No esquea de visitar o meu site: www.deniswarren.com

You might also like