You are on page 1of 40

Histria da Arte A histria da arte est relacionada cultura dos mais variados povos existentes.

. Ela atravessa os tempos, criando e contando o passado e recriando o presente. A arte est presente a nossa volta e com ela compomos a histria de uma sociedade. Cada objeto artstico apresenta uma finalidade. Desde a pr-histria, o homem sempre criou elementos que o ajudassem a superar as suas necessidades e a vencer desafios. Existem objetos do homem que representam os seus sentimentos, algo que a utilidade pblica muitas vezes no consegue questionar, somente considera a sua beleza. Eles so conhecidos como obra de arte. Elas fazem parte da cultura do povo e so capazes de ilustrar situaes sociais ou no.

A arte pode ser definida como fruto da criao do homem e de seus valores junto a sociedade. Dentro dela existem vrios procedimentos e tcnicas utilizadas para compor uma obra. Podemos identific-las de todas as formas: arquitetura, msica, cinema, teatro, dana, etc. Ela uma necessidade que faz o homem se comunicar e refletir sobre as questes sociais e culturais dentro da sociedade. Mas, ser preciso estudar a histria da arte, se ela est em tudo que existe? Por que ela importante? Para responder a tais questes, preciso estar disposto a aprender, a conhecer o mundo. Nela, aprendemos a refletir sobre as principais filosofias e os principais crticos da arte, assim como o estudo dos objetos artsticos e os diferentes contextos sociais. A partir da, voc estar apto para criar, criticar e entender os movimentos artsticos que surgem no decorrer dos anos. Saiba que um artista no s aquele que criativo, mas aquele que cria objetos capazes de atender as necessidades e divulgar os seus pensamentos, assim como estimular outras pessoas e descobrir novas formas de fazer arte. Nesse site, voc descobrir um pouco sobre o contexto histrico de cada movimento artstico que existiu, assim como a arquitetura, a escultura, a pintura e artes menores. Interaja nesse mundo artstico, navegue pela linha do tempo e descubra as manifestaes artsticas que ocorreram ao longo da histria.

Arte na Pr-Histria

A Pr-Histria uma poca anterior escrita, iniciada pelo aparecimento dos primeiros homindeos, entre 1.000.000 at 4000 a.C. No h nenhum documento escrito revelando algo sobre esse perodo. Pesquisadores, antroplogos e historiadores, por meio da arqueolgia, fizeram estudos para desvendar os povos que viviam nessa poca. Nos primrdios da humanidade, a formao da Terra, de acordo com os cientistas, de cinco bilhes de anos. J o incio da vida na Terra comeou a se formar depois de um bilho de anos. E foi se evoluindo. A Pr-Histria, conhecida tambm como Idade da Pedra ou Paleoltico Superior, foi o perodo mais longo da poca, dividada em trs perodos: Paleoltico Inferior at 500000 a.C. (caa e e coleta, instrumentos feitos de pedra, madeira, ossos, controle do fogo e surgimento dos primeiros homindeos);

Paleoltico Superior aproximadamente 30 000 a. C (pinturas e esculturas, objetos feito de marfim, ossos, pedra e madeira); Neoltico por volta do ano 10 000 a.C. (objetos feitos de pedra polida, incio da agricultura, artesanato, construo de pedra e a primeira arquitetura), de 5000 at 3500 C surge a idade dos metais, o final desse perodo, quando acontece o desenvolvimento da metalurgia, surgimento de cidades, inveno da roda, da escrita e do arado de bois.

As primeiras manifestaes artsticas foram encontradas no Paleoltico Superior ou Idade da

Pedra Lascada. Idade da Pedra Lascada O naturalismo era a forma dos primeiros artistas da Pr-Histria registrarem aquilo que viam. Muitos dos desenhos se assemelhavam aos desenhos infantis, mas as tcnicas reproduzidas por eles no devem ser encaradas dessa forma. Como principal caracterstica da arte, temos o naturalismo. Naquele tempo o artista desenhava aquilo que ele estava vendo, e isso notado, atravs das pinturas deixadas nas cavernas, ou pinturas rupestres. Os animais, a natureza e tudo que eles podiam captar, eles reproduziam. Uma das explicaes sobre isso que as pinturas eram feitas por caadores que acreditavam em princpios mgicos: se fizessem a pintura de um animal na parede, poderiam captur-lo no dia seguinte. Tcnicas utilizadas

Mos em negativo feitas com argila no interior das cavernas, comearam a desenhar e pintar animais. O motivo era que atravs da pintura de animais, feita por caadores, eles poderiam captur-lo no momento de sua caa. Interpretao da natureza suas imagens produzidas nas cavernas revelam traos de fora e movimentos para figuras de animais selvagens, como os bisontes e traos mais leves e frgeis, como cavalos. Escultura as mulheres eram as mais reproduzidas nas esculturas. Nelas, encontramos uma mulher com ventre e quadris volumosos, seios grandes e a cabea se juntava ao corpo. Instrumentos utilizavam para fazer as pinturas xidos minerais, osso, carvo, sangue de animais e vegetais e tambm o p proveniente da triturao de pedras para fazer as mos em negativo.

Destaques

Vnus de Savinhano; Vnus de Willendorf.

Idade da Pedra Polida Homem comea uma revoluo no ltimo perodo da Pr-Histria (Neoltico ou Idade da Pedra Polida), por volta do ano de 10 000 a. C.

Nesse perodo eles criavam armas e instrumentos com pedra polida, fato que deu o nome ao perodo. Com xito, o perodo em que eles comeam a domesticar animais e do os primeiros passos na agricultura. Alm disso, os objetos com cermica, a fiao, o artesanato e a arquitetura comeam a compor o cotidiano do homem na Pr-Histria. Os povos passaram a formar famlias e foi feita a diviso do trabalho. Tcnicas

Tcnica de tecer panos; Fabricao de cermicas; Arquitetura: construo das primeiras casas; Tcnicas para a produo do fogo; Trabalho com metais.

A partir dessa revoluo, os homens como se transformaram em camponeses, trocaram o sentido de caa pela livre abstrao e racionalizao, ou seja, a arte deixa de ser natural e passa a ser mais geomtrica e simples. Surge, ento, a primeira transformao da histria da arte. Nessa poca, os trabalhos cotidianos eram representados e sentia-se a necessidade de dar movimento s imagens.

V-se nas imagens, a representao de danas, relacionadas as suas crenas, a criao de figuras leves, rpidos, pequenas e com pouca cor. A partir desses desenhos comea a surgir a escrita. Escrita pictogrfica a representao de seres e ideias, atravs do desenho. Outro fato era a produo de cermicas: a beleza era considerada e no apenas a utilidade do objeto. Ex.: nfora em terracota, da Dinamarca, e o Vaso escandinavo em terracota, encontradas na Escandinava e na Sardenha. Tcnicas da Idade dos Metais:

A tcnica da cera perdida; Mtodo da forma de barro.

Geralmente, as esculturas em metais eram representadas por guerreiros, mulheres cheias de detalhes que mostravam roupas e armas utilizadas no perodo. Os homens

que antes moravam em cavernas passaram a construir suas prprias casas. As mais conhecidas so os nuragues, os dolmens. Monumentos em destaques

Stonehenge na Inglaterra, considerada uma dos monumentos mais impressionantes do perodo, um mistrio; Templo de Gdantija, em Malta; Cromeleque do Alamendres, Portugal.

Idade Antiga O perodo da Idade Antiga se estende de 4000 a. C. 476 d. C.

J havia vestgios de civilizaes bastante avanadas, mostrando estruturas de sociedades escravistas e de servido coletiva.

O povo era marcado por uma realidade mstica: a religiosidade dos egpcios, as buscas gregas pela perfeio, o retorno da natureza humana at a fundao do cristianismo, a religio oficial do Imprio Romano.

Foi nesse perodo que iniciou a escrita e terminou com a queda do Imprio Romano do Ocidente.

Arte Egpcia A arte egpcia por um lado, marcada pela escrita avanada, e pela religio. Ela foi capaz de determinar o modo de vida, as relaes sociais e hierarquias, direcionando todas as formas de representao artstica daquele povo. Eles eram politestas, ou seja, acreditavam em vrios deuses e esses poderiam mudar o curso de vida de cada um. Acreditavam, tambm, na vida

aps a morte. Baseados nisso, vemos tmulos, esttuas e vasos que eram deixados com os mortos. Toda a arquitetura egpcia, como exemplo, as pirmides, eram edificadas sob contrues morturias, as chamadas tumbas. Elas eram idnticas s casas onde os faras habitavam em vida. As pessoas de classe social mais importante eram sepultadas nas mastabas, que deram origem s grandes pirmides. A classe social era dividida entre sacerdotes e faras, fazendo parte da classe alta, e de comerciantes, artesos e camponeses, e mais abaixo ainda da camada estavam os escravos. Esse imprio se iniciou com Djoser o Antigo Imprio (3200-2200 a.C.) seu contribuio foi transformar o Baixo Egito no centro do reino. O imprio dividido em:

Antigo Imprio 3200 a 2300 a. C. Mdio Imprio 2000 a 1580 a. C. - as convenes e o conservadorismo mostravam esculturas e retratos que representavam a aparncia ideal e no a real das pessoas. Novo Imprio 1580 a 525 a. C.

Destaques que marcaram a imponncia e poder do fara:

A pirmide de Djoser, na regio de Sacar, construda pelo arquiteto Imotep; Pirmides do deserto de Giz: Quops, Qufren e Miquerinos, sendo a maior a primeira. Esfinge do Egito Antigo: uma representao do fara Qufren, a mais conhecida.

Pintura

A arte, no perodo era padronizada, pois seguia critrios religiosos; assim, no se fazia uso da criatividade ou da imaginao. As pinturas eram annimas e no registravam o estilo do artista, mas o fara. A primeira regra a ser seguida era: A lei da frontalidade: era obrigatria e consistia na representao de pessoas com o tronco de frente, os ps, a cabea e as pernas ficavam de perfil. Portanto, no era uma arte naturalista.

Na escultura, apesar das convenes, as esttuas eram representadas de acordo com os traos particulares da pessoa, principalmente a posio que ocupava na sociedade, o seu trabalho e traos raciais. Depois, no Mdio Imprio, o Egito apresentava suas esculturas e retratos com uma aparncia ideal e no real, como, por exemplo, os reis. J no Novo Imprio, o pice do crescimento egpcio, marcado pela reconstruo de templos inacabados. Um novo tipo de coluna, nos templos mais conservados, Carnac e Luxor em homenagem ao deus Amon, se destacavam, pois eram trabalhados com papiro e a flor de ltus. Um dos monumentos que se destacaram foi o Tmulo da rainha Hatshepsut;

Arte Grega A arte grega foi considerada livre, pois valorizava o homem, como sendo o ser mais importante do universo. A inteligncia humana era superior f, encontrada na civilizao egpcia. O dia a dia, a natureza e as manifestaes dos gregos eram retratadas na arte. Eles procuravam o equilbrio, o ritmo, a harmonia, pois estavam em busca da perfeio. Suas caractersticas so buscar a beleza das coisas, a superioridade do homem, a razo e a democracia. Contexto Sua civilizao se deu entre o sculo XII a.C e X a. C. Na formao inicial, participaram os aqueus, jnios, drios e elios, depois foram se reunindo em grupos, chamados 'plis' grega, os povos da Grcia continental e das ilhas do Mar Egeu. No incio, eram uma sociedade pobre, mas depois enriqueceram, tiveram contato com a cultura egpcia e desenvolveram a sua prpria arte. A arte grega comeou a se manifestar em quatro perodos:

Perodo Arcaico (Sculo VIII a VI a.C.); Perodo Clssico (sculo V a IV a.C.); Perodo Helenstico (sculo III a II a.C).

A escultura A arte grega marcada pela sua escultura, no final do sculo VII a.C. No Perodo Arcaico, eles comearam a esculpir e a mostrar a influncia que a escultura egpcia tinha sobre eles. Esttuas eram perfeitas. Inicialmente, o material era feito com mrmore, cujo nome era Kouros, que significa homem jovem. O escultor fazia com que a esttua fosse um objeto belo e no somente a esttua de um homem. O escultor valorizava a simetria natural, assim como os egpcios e ele esculpia a figura de homens nus eretos, numa posio frontal. Mas, como no havia regras rgidas para sua produo, a escultura evoluiu: a escultura possua a cabea mais levantada, como em pose, o corpo descansava sobre uma das pernas e o quadril era um pouco mais alto que o outro. Um exemplo disso a escultura de Efebo de Crtios. Como o mrmore se quebrava facilmente, por ser pesado, foi substituido pelo bronze, mais leve e permitia que dar mais movimento escultura. Ex.: Zeus Artemsio, braos e pernas traduzem movimento; porm, seu tronco era imvel O problema da imobilidade do tronco, tambm feita na esttua Discbolo, de Miron, foi resolvido por Policleto, em sua escultura Dorforo, mostrando um homem pronto a dar um salto. A arquitetura A arquitetura grega tinha um nico objetivo: proteger as esttuas dos deuses das aes do tempo. Em seus templos, uma das caractersticas era a simetria entre a frente e os fundos (pronau e opistdomo, respectivamente). E foi a partir deles que se iniciaram as colunas, cujo modelo era de origem drica ou jnica.

Ordem Drica: simples e macia. Ordem Jnica: mais detalhada e com mais leveza.

Ao longo da evoluo da arquitetura, os elementos que compunham as colunas, junto com o entablamento poderiam variar, tanto que foi criado um capitel corntio para ser colocado no

lugar de um capitel da ordem jnica, para enriquec-la, por exemplo. Havia um espao chamado frontal, um telhado grego ornamentado por esculturas e ficava tanto na parte da frente quando na de trs do templo. Outra decorao se encontrava nas mtopas, que eram decoradas com relevos de esculturas. E tambm, no friso, que possua problema por ser longo, mas foi resolvido no Partenon, quando o escultor utilizou o tema de uma procisso em honra deusa Atena. A pintura Encontrada para decorar a arquitetura, nas mtopas, substituindo as esculturas, e principalmente na cermica. Havia um equilbrio entre os vasos e a pintura. Anteriormente, era usadas em rituais religiosos para armazenar coisas, depois passou a simbolizar um objeto artstico. Pessoas e cenas mitolgicas eram representadas na pintura, com uma tcnica onde o pintor fazia as imagens em preto e com um instrumento pontiagudo. O maior pintor foi Exquias, Aquiles e Ajax jogando, uma das mais famosas pinturas. No sculo 530 a.C., um discpulo dele revolucionou a forma de pintar em vasos: deixou o fundo negro e as figuras ficaram vermelhas, na cor do barro cozido, dando mais vivacidade s imagens. Perodo Helenstico No final do sculo V a.C., aps a morte de Felipe II, rei da Macednia, que dominou as cidades estados da Grcia, seu sucessor, Alexandre, O Grande, construiu um vasto imprio. Com sua morte, o seu imprio foi dividido em vrios reinos que, segundo os historiadores receberam o nome de helenstico. Nesse perodo, no sculo IV a.C., as caractersticas da escultura so:

Naturalismo: representada pela idade, personalidade, emoes e sentimentos; Representao: a escultura traduzia a paz, a liberdade, o amor, etc.; Nu feminino: as figuras esculpidas de mulher, anteriormente eram sempre vestidas; Princpio de Policleto: opor membros tensos aos relaxados combinando-os com o tronco, garante movimento e sensualidade. Ex.: Afrodite de Melo, Vnus de Milo, com uma nudez parcial e esse princpio. As esculturas eram representadas em grupos: na segunda metade do sculo III a. C. Ex.: a cpia romana de 'O Soldado Glata' e sua mulher, o original grego se perdeu.

Feita de forma a ser bela vista de todos os ngulos e revelando uma carga de dramaticidade. Obras famosas do perodo:

Afrodite de Cnido, esculpida por Praxteles; Afrodite de Cpua, de Lisipo, representando a sensualidade de uma deusa com os troncos despidos; Vitria de Samotrcia, marcou o sculo III a. C. Pela mobilidade, traduzida pelo vento, em suas vestes e com asas abertas, significando vitria.

A arquitetura Caractersticas:

O sentimento cidado e democrtico foi substitudo pelo individualista; Casas com mais conforto e espao, no sculo IV a.C.; O coro foi substitudo pelo desempenho dos atores; Mudana na estrutura dos teatros: o palco sofreu uma remodulao, no sculo II a.C., os atores eram representados isolados e destacados, aproximando-se mais do pblico. Veio a se desenvolver mais tarde, com os romanos. Ex.: Teatro de Priene, no sculo II a. C.

Arte Romana A influncia da arte romana veio da cultura etrusca, arte popular que retratava o cotidiano e da cultura grecohelenstica, expressando o ideal de beleza, entre os sculos XII e VI a. C., em diferentes regies da Itlia. Sua civilizao surgiu em 753 a. C., por meio de lendas e mitos. A arquitetura Uma das caractersticas da arquitetura veio da arte etrusca, por meio do uso do arco e da abbada nas construes. Essas estruturas diminuiram a utilizao das colunas gregas e aumentaram os espaos internos. Antes, se as colunas no fossem usadas, o peso do teto poderia causar tenses nas estruturas. O arco ampliou o vo entre uma coluna e outra e a tenso do centro do teto era concentrado de formas homognea.

No final do sculo I d.C., Roma havia superado as influncias desenvolvendo criaes prprias. Nas moradias romanas, as plantas eram rigorosas e eram desenhadas sob um retngulo. As estruturas gregas, eram admiradas pela elegncia e flexibilidade e foram implantadas nessas moradias, o peristilo (espao formado por colunas isoladas e aberto na lateral). Os templos, tinham uma arquitetura diferente: no prtico de entrada, havia uma escadaria, as laterais se diferenciavam da entrada e no tinham a mesma simetria. Utilizada pelos gregos, acrescentaram, ento, os peristilos.Ex.: Maison Carr, em Nves Frana, feita no final do sculo I a.C. As colunas laterais tinham ideia de um falso peristilo. Para fugir da inspirao grega, romanos criaram templos, valorizando os espaos interiores, como exemplo oPanteo, em Roma, construda durante o reinado do Imperador Adriano. Ele o primeiro templo pago ocupado por uma igreja crist, devido a sua estrutura arquitetnica. Teatro Foram criados os anfiteatros, com o uso das abbadas e arcos; o um espao era amplo e suportava muitas pessoas. O pblico se encontrava no auditrio, sendo possvel construir os edifcios em qualquer lugar. O evento que eles mais gostavam eram as lutas dos gladiadores e no era necessrio um palco para apreciar o espetculo. Em um espao central elptico era circundado pela arquibancada, com grande nmero de fileiras. Um grande exemplo oColiseu, em Roma, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Pintura Os pintores romanos usaram, ao mesmo tempo que o realismo, a imaginao, dando origem obras que ocupavam grandes espaos, enriquecendo mais a arquitetura. A maioria das pinturas originou-se da cidade de Pompeia e Herculano e foram soterradas pela erupo de um vulco. Elas desencadearam a quatro estilos de pintura: 1 estilo - No era considerada uma pintura: as paredes eram pintadas com gesso, dando impresso de placas de mrmore; 2 estilo - Descobriu-se que a iluso com gesso poderia ser substituda pela pintura: os artistas pintavam painis, com pessoas, animais, objetos sugerindo profundidade; 3 estilo - Valorizao dos detalhes: no final do sculo I a. C., a realidade das representaes foi trocada por detalhes; 4 estilo - Volta da profundidade, dos espaos: a iluso dos espaos foi combinada a delicadeza, dando origem ao quarto estilo. Ex.: sala da casa dos Vetti, em Pompeia. Escultura

Na escultura, os romanos eram muito diferentes dos gregos em alguns aspectos. Apesar de apreciarem a arte, eles no representavam o ideal de beleza, mas a cpia fiel das pessoas, buscando retratar traos particulares. Um exemplo disso a esttua do imperador romano, Augusto, criada por volta de 19 a.C.. Numa cpia do Dorforo, dos gregos, o artista detalhou as feies reais do Imperador, a couraa e as capas romanas. Essa preocupao tambm foi encontrada em relevos esculpidos, pois eles buscavam representar acontecimentos e pessoas que participaram dele. Ex.:

Coluna de Trajano: construda no sculo I da era crist, apresenta a luta do imperador romano com os exrcitos romanos na Dcia. Coluna de Marco Aurlio: construda um sculo depois, retrata a vitria dos romanos sob um povo da Alemanha do Norte.

Sem dvida, os romanos contriburam muito com a arte, tendo um esprito prtico e apto para construir teatros, templos, casas, aquedutos, etc. No incio do sculo III, eles comearam a enfrentar lutas internas, por causa da entrada dos povos brbaros. A preocupao com a arte diminuiu e no sculo V, o Imprio Romano entra em decadncia e dominado pelos invasores germnicos. Arte Paleocrist Surgiu aps a morte de Jesus Cristo, onde seus discpulos comearam a espalhar os seus ensinamentos. Inicialmente, amensagem foi espalhada apenas pela Judeia, provncia romana e depois se espalhou pelo Imprio Romano. Nesse perodo, houve vrias perseguies aos cristos, que se iniciou no ano de 64, no governo do Imperador Nero e a mais violenta delas ocorreu entre 303 e 305 no governo de Diocleciano. Devido a essas perseguies, os primeiros cristos faziam a arte nas catacumbas, nas paredes e tetos, nos sepulcros, onde eram colocados os mrtires. Primeiro, as pinturas somente representavam a cruz (sacrifcio de Jesus), a palma (martrio), ancora (salvao) e o peixe (suas letras em grego so as iniciais do nome de Jesus) que eram os smbolos dos cristos. Logo depois, comearam a surgir cenas do Antigo e Novo Testamento, sendo que, em

destaque, os artistas retratavam Jesus Cristo. A arte no era feita por grandes artistas, mas por pessoas comuns, convertidas religio. Com o final das perseguies em 313, o Imperador Constantino se converteu religio e permitiu que ela fosse livre e professada. Assim em 391, no governo do Imperador Teodsio, o cristianismo foi oficializado como a religio do imprio. Os primeiros templos comeavam a surgir com o nome de baslica, mantidos at hoje, e eram feitos mosaicos e pinturas na parede com os ensinamentos de Jesus. Havia, tambm, a necessidade de ampliao do espao, j que o nmero de convertidos aumentara. Um exemplo de templo, a Baslica de Santa Sabina (construo: 422-432), em Roma. Essa arte, marca um novo perodo da histria que se inicia simples, nas catacumbas e se mostrar firme no decorrer da Idade Mdia. Arte Bizantina O imprio foi dividido em 395, pelo Imperador Teodsio: Imprio Romano do Ocidente - a capital Roma, foi tomada pelos brbaros completamente em 476 - incio da Idade Mdia. Imprio Romano do Oriente (Imprio Bizantino) - se manteu at 1453 com a tomada dos turcos da capital Constantinopla - incio Idade Moderna. Constantinopla foi fundada em 330, pelo Imperador Constantino. L se localizava Bizncio, uma antiga colnia grega que abrigava vrias culturas (greco-romano e oriental), dando origem ao termo bizantino para design-las. O imprio Bizantino teve suas manifestaes no pice, no governo do Imperador Justiniano, reinado 527-565. Caractersticas:

Expresso de poder, grandiosidade e riqueza. Ex.: Baslica de Santa Sofia, construda no governo de Justiniano; O imperador era considerado sagrado e representante de Deus na Terra; Uso da frontalidade, proveniente da arte egpcia, dava ideia de autoridade e respeito ao personagem;

Toda representao era rigorosamente recomendada pelos sacerdotes para os artistas: local das mos, ps, dobras das roupas, etc., assim como o local dos personagens; Personalidades oficiais, como o Imperador Constantino, era representado como personagens sagrados, como Jesus Cristo e seus apstolos, e vice versa (Cristo aparecia como rei, etc.); As baslicas eram construdas em planos quadrados sobre uma grande cpula e havia equilbrio entre as partes.

Ainda no governo de Justiniano, quando ele quis reunificar o Imprio Romano, sculo VI, iniciaram-se as guerras. A cidade de Ravena era ponto estratgico para conquista da Pennsula Itlica, que foi conquistada em 540, e Ravena se tornou domnio bizantino na Itlia. A cidade, antes da presena do Imperador, j havia tido contato com a cultura bizantina. Um grande exemplo disso a construo do mausolu da Imperatriz Gala Placdia. Foi no governo dele que as obras bizantinas eram mais amadurecidas pela arte e aps a sua morte, em 565, as dificuldades para manter o imprio unido eram ntidas. Ele permaneceu at o fim da Idade Mdia, com a tomada dos turcos, na invaso de Constantinopla, a capital. Outros destaques Criao de cones, quadros que representam figuradas sagradas, cuja tcnica utilizada era a tmpera (mistura dos pigmentos a uma goma orgnica, como a gema do ovo) ou encustica (diluio dos pigmentos em cera derretida e aquecida no momento da aplicao), em alguns eram inseridas jias e pedras preciosas.

Idade Mdia

Esse perodo, conhecido com Idade Mdia ou Idade das Trevas, iniciou-se em 476 e terminou em 1453.

No contexto histrico do perodo, que comeou na Europa, o Imprio Romano do Ocidente sofreu uma invaso brbara, no sculo V, e o governo ficava nas mos de Carlos Magno, um imperador do Ocidente que fez a cultura greco-romana quase desaparecer.

Seus princpios eram diferentes dos pregados na arte greco-romana e essa arte se baseou no decorativismo, sem nenhuma preocupao com as figuras humanas, sendo a Igreja Catlica a propagar a arte nos monastrios. Esse perodo vai at o sculo X, com o surgimento do Renascimento e as grandes navegaes. Arte Romnica

A arte era produzida nas oficinas, no governo de Carlos Magno e, com isso, um novo estilo chamado de Romnico, comeou a surgir, nos sculos XI e XII, na Europa. Caractersticas:

Na poca, era utilizado a abbada, dois pilares e paredes grossas com pequenas aberturas (janelas); Leveza e repouso originrios das construes. Algumas davam a impresso de se estar no cu. As igrejas romnicas so grandes e slidas e, por esse motivo, eram chamadas de fortaleza de Deus;

Eram nessas igrejas que os peregrinos, que percorriam grandes distncias para se chegar ao

santurio desejado se hospedavam. Os mais procurados se encontravam em Jerusalm, Roma e Santiago de Compostela, na Espanha. Um dos pontos de parada era a baslica de SaintSernin, na cidade de Toulouse, uma das paradas obrigatrias para aqueles que iriam para Santiago de Compostela. Sua arquitetura, a base representada por uma cruz e no cruzamento entre os eixos se encontra uma torre elevada. Na arquitetura

Havia dois estilos que se destacavam:

Abbada de bero um semicrculo simples, chamado de arco pleno, que era ampliado pelas paredes. Suas desvantagens eram a pouca luminosidade, por causa das janelas pequenas, o excesso de peso do teto, provocava desabamentos e era impossvel a abertura de grandes vos. Abbada de arestas criada para superar o estilo anterior, essa abbada possui uma insterseo, em gulo reto, de duas abbadas de bero apoiadas sobre pilares. Com esse estilo de abbada no havia mais o problema da m iluminao e do peso do teto.

No Ocidente, no foram construdas grandes cidades. As pessoas preferiam a vida nos campos, nos vilarejos e nesses locais eram construdas as igrejas. Como o poder no vinha mais da nobreza, nesse perodo, a igreja que fazia a produo dos trabalhos artsticos.

Nessa poca, havia muitos analfabetos e atravs das pinturas e esculturas feitas nas igrejas, as pessoas podiam entender um pouco das histrias bblicas e comunic-las a outros fiis. Em 910, um movimento de reforma se estendeu dos sculos XI e XII, na cidade de Cluny uma abadia de beneditinos (a maior igreja do perodo). Havia mais de mil mosteiros espalhados no final do sculo XII.

No sculo XVIII, a abadia foi quase totalmente destruda. Os religiosos da ordem de Cluny desenvolveram vrias obras que podem ser apreciadas nos mosteiros. Um exemplo disso o mosteiro de Saint-Pierre, em Moissac. Nele existem esculturas e colunas que marcam o estilo romnico, sendo o local onde se encontra um dos mais bonitos portais romnicos. Na Itlia, a arquitetura e a pintura fizeram

histria. Com a influncia greco-romana na arquitetura, os artistas a tornaram mais leve e delicada, diferente da imponncia nos outros lugares. Um grande exemplo o conjunto da catedral de Pisa, onde se localiza a famosa Torre de Pisa. O prdio se iniciou em 1063 e sua planta tem forma de cruz. Na pintura, era utilizada a tcnica do afresco, que consiste na pintura sobre a parede mida.

A arquitetura romnica, com seus grandes espaos, propiciava a presena da pintura chamada tambm de mural. Eram pintadas ilustraes dos livros religiosos, em conventos, mosteiros e igrejas, sobre a criao do universo e do homem. Esse tipo de pintura praticamente no possua nada profano. Suas principais caractersticas so a deformao, em que eram expressos os sentimentos religiosos e a interpretao dos artistas sobre a realidade, e o colorismo, cores chapadas, meios-tons, jogos de luz e sombras. Arte Gtica O comrcio comeou a ser intenso no sculo XII e as pessoas comearam a se deslocar do campo para a cidade. Anteriormente, o modo de vida da populao se concentrava no campo, nos mosteiros, onde a arte se desenvolvia. E, a partir da, ela comea a se instalar nas cidades. No incio do sculo, a arte romnica em seus grandiosos edifcios, ainda era predominante, mas no sculo XVI, surge uma nova arquitetura, chamada de gtica, em hiptese, dizem que ela foi criada pelos brbaros quando invadiram o Imprio. O primeiro e grande exemplo de arquitetura gtica pode ser encontrado na Frana, na abadia Saint Denis, uma igreja construda por volta de 1140.

As caractersticas da arquitetura so:

A entrada, diferente da romnica, que possui apenas um portal, enquanto a gtica possui trs portais que do entrada para o interior da igreja; Todas as igrejas do sculo XII e XIV tm a roscea, uma janela redonda encontrada no portal central; Tudo voltado para o cu, para Deus, por exemplo, as torres que possuem pontas agulhadas;

Os arcos gticos ou ogivais permitiram a construo da abbada de nervuras, assim como os pilares, que proporcionaram paredes menos grossas para suportar a estrutura. Com a utilizao desses arcos as igrejas puderam ser mais altas; Uso dos vitrais; Os tmpanos eram trabalhados minuciosamente com esculturas que narravam histrias e as colunas eram outro fator que atraa a ateno de um visitante; Uso do arcobotante, arcos que transmitem o peso de uma abbada para os contrafortes externos.

Obras de destaque:

Catedral de Notre Dame de Paris; Catedral de Notre Dame de Chartres.

Na Alemanha, no sculo XIII, um estilo gtico comeou a se desenvolver e um dos exemplos a ser citado a Elisabethkirche, em Marburgo. Escultura Estando relacionada arquitetura, nas grandes igrejas, um manifestao artstica que enriquecia mais as construes. Os ensinamentos eram dados muitas vezes atravs delas. As obras que se destacam a esttua do Cavaleiro Medieval, (veja mais informaes em Idade Mdia) mostrando a cultura da cavalaria e os seus traos. Encontramos algumas esculturas assinadas, no sculo XIII, como por exemplo, as de Giovanni Pisano, um artista italiano que esculpiu vrias esculturas em igrejas. Um dos exemplos de suas obras est na escultura da Virgem e o Menino, livre de colunas ou qualquer outro suporte. Manuscritos ilustrados e iluminura Dentre os objetos preciosos, durante o sculo XII at o sculo XV, surgiram os manuscritos ilustrados. Em pergaminhos de livros, eram feitas as ilustraes. Eram elaborados com delicadeza e passavam por uma tcnica especial.

Esses manuscritos eram preparados, principalmente, para os burgueses e aristocratas, representantes da classe rica da poca. Eram feitas por artistas leigos nos mosteiros e estavam relacionadas aos livros da Bblia. Uma delas foi a Bblia chamada de moralizada, que possua algumas passagens, compostas por ilustraes. Pinturas s vsperas do Renascimento, a pintura gtica surgiu nos sculos XII, XIV e incio do sculo XV. Geralmente, as pinturas buscavam representar os seres com realismo e tratavam de temas religiosos. Os principais artistas do perodo foram os que deram incio pintura do Renascimento:

Giotto - os santos eram reproduzidos como seres humanos com simplicidade. A viso humanista, na qual o homem o centro de todas as coisas, comeava a surgir nas pinturas dos artistas. As obras mais importantes foram os Afrescos da Igreja de So Francisco de Assis, localizada na Itlia e o Retiro de So Joaquim entre os Pastores. Jan Van Eyck - ele retratava a vida da sociedade da poca, registrando as paisagens urbanas e as suas caractersticas e detalhes. As obras mais importantes so O Casal Arnolfini e Nossa Senhora do Chanceler Rolin.

Idade Moderna

Idade Moderna o perodo compreendido entre 1453 a 1789 - data que marca o incio da Revoluo Francesa.

Ela mostra parte da histria do Ocidente. Em 1453, temos a queda do Imprio com a tomada dos turcos pela capital Constantinopla. Esse foi um perodo de muitas transies, de revolues e substituio do sistema feudal para o sistema capitalista.

No final da Idade Mdia, a arte moderna j se iniciava, sendo uma forma de preparao para o renascimento de um novo marco na histria da arte.

Renascimento

Na Itlia, a partir do sculo XIV, o renascimento se inicia de 1300 a 1650. Esse foi um perodo marcante na histria e representou muito mais do que a simples volta da arte greco-romana.

Cientificamente, o homem buscava abrir o pensamento e formular hipteses e teorias, deixando o lado religioso e valorizando mais o homem. Foi nesse perodo que surgiu o Humanismo.

A arquitetura renascentista A arquitetura buscava a ordem e equilbrio, um exempo a igreja de Saint Peter, em Roma. Eles queriam se livrar da grandiosidade buscada pelas catedrais gticas. Foi estabelecido, portanto, princpios matemticos, que faziam com que o observador enxergasse a arte de qualquer ponto que observasse.

Um exemplo que encontramos na reformulao da abbada da catedral de Florena, feita pelo arquiteto Brunelleschi, em 1420. Atravs da geometria e suas regras, uma nova arquitetura pode mostrar a harmonia e a constncia em que o homem produzia a sua arte.

A pintura renascentista Na pintura renascentista, o homem, por meio das tcnicas que j haviam sido feitas na arte gtica, comearam a fazer uso do realismo, da perspectiva e do claro-escuro. Faziam isso atravs dos princpios da matemtica e da geometria e, atravs do volume e as tcnicas anteriormente citadas. A pintura se aproximava do realismo. Cada artista possuia seu estilo e individualidade e no estavam presos s regras como os artistas da Idade Antiga.

Artistas famosos

Masaccio (1401- 1428) - foi o primeiro artista a reproduzir a realidade atravs da pintura. As obras que se destacaram foram: Ado e Eva Expulsos do Paraso, So Pedro Distribui aos Pobres os Bens da Comunidade e So Pedro Cura os Enfermos. Fra Angelico (1387- 1455) - esse artista seguiu o mesmo estilo das pinturas de Massacio, mas devido a sua religio crist suas obras ganharam religiosidade. As principais foram: O Juzo Universal e Deposio (o ser humano se mostra submisso vontade de Deus),Anunciao (as figuras comeam a ganhar volume). Paollo Uccello (1397- 1475) - em suas obras, busca representar o mundo de acordo com seu conhecimento cientfico da poca e tambm na utilizao de princpios matemticos. Principais obras: So Jorge e o Drago (retratando as fantasias medievais), Batalha de So Romo (os cavalos parecem refrear no momento da largada, dando ideia de movimento). Pierro della Francesca (1410- 1492) - ele utilizava princpios geomtricos, excluindo os sentimentos humanos e valorizando o jogo de claro-escuro. Principais obras: Ressurreio de Jesus (o grupo de figuras pintadas compe uma pirmide), o dptico (tipo de quadro) que retrata oDuque Frederico de Montefeltro e sua esposa Battista Sforza(reduo das figuras s suas formas geomtricas) Botticelli (1445- 1510) - a beleza era proveniente da graa divina, dos deuses e as pinturas apresentavam um ar gracioso. Principais obras: Nascimento de Vnus ( ele transforma a deusa do amor no smbolo de pureza e verdade), A Primavera ( representao paganismo e jogo de cores). Leonardo da Vinci(1452-1519) - foi um pesquisador e contribuiu para diversos trabalhos, que auxiliaram no estudo da perspectiva, da Anatomia Humana e das propores matemticas. Dominou a tcnica de luz e sombra e da pespectiva. Principais obras: O afresco da Santa Ceia, Anunciao, Gioconda e Santana, A Virgem e o Menino, A Virgem dos rochedos. Michelangelo (1475-1564) - foi aprendiz de um renomado pintor de Florena e logo aos 13 anos, j entendia sobre o padro grego de beleza e a filosofia de Plato. Suas obras apresentavam imagens do Antigo Testamento, com o foco na criao do homem. Rafael Sanzio (1483-1520) - um dos melhores pintores que soube reproduzir o ideal de beleza grega, assim como, as suas regras. Era um exemplo para o ensino acadmico de pintura, ele transmitia um equilbrio e segurana por meio de suas obras. Uma das caractersticas era no exagerar no detalhes e valorizar os espaos entre as figuras.

Principais obras: A Libertao de So Pedro, A Transfigurao e a Escola de Atenas.

Escultura na Renascena

Os artistas que se destacaram foram: Michelangelo, citado anteriormente, e Verrocchio.

Andra del Verrocchio(1435-1488) - foi o primeiro escultor a utilizar o jogo de luz e sombra nesse tipo de arte. A sua principal obra foi Davi, um personagem bblico, que enfrentou um gigante, chamado Golias. A escultura foi feita em bronze e ele destacou o herosmo do personagem para melhor enfatizar a fora que vinha de dentro dele. Esse fato no possvel perceber na arte grega.

Essa capacidade de transmitir o sentimento de um personagem na obra tambm faz parte do conjunto de obras escultricas, a Pita, de Michelngelo. Eles conseguem registrar os sentimentos, a beleza, o tempo e outros elementos de uma nova arte conflitante, que ainda estava por vir. Barroco

Iniciou-se na Itlia e atravs dessa arte, os ensinamentos catlicos poderiam ser espalhados. Ela surgiu no sculo XVII e suas caractersticas enfatizaram as transformaes ocorridas na Idade Moderna.

Foi no sculo XVI que ocorreu a Reforma Protestante, originando os Estados Nacionais e os governos absolutos, onde cada nao deveria se libertar do poder que a igreja catlica possuia no perodo.

Eles reagiram com a Contrareforma, se fortalecendo e fazendo belas composies arquitetnicas, como as igrejas. O Barroco no demorou muito a chegar s Amricas, e foi atravs dele que a razo, proposta pelo renascimento, comeou a se diluir. A grande

caracterstica da arte barroca o uso das emoes.

A pintura barroca na Itlia

Caractersticas:

Disposio de elementos dos quadros, que sempre forma uma composio em diagonal; Contraste de claro-escuro nas cenas, o que intensifica a expresso dos sentimentos; Realismo, retratando no s a vida na burguesia, mas a vida do povo simples.

Principais Pintores

Tintoretto (1515-1549), pintou temas religiosos, mitolgicos e retratos, sempre com duas caractersticas bem marcantes: focou nos corpos, mais do que os seus rostos; a luz e a cor tm grande intensidade. O conjunto que formava personagens e as cores deveriam ser vistos primeiro e depois os detalhes. Caravaggio (1573-1610), ele procurava retratar vendedores, os msicos ambulantes, as pessoas comuns. Para ele, no havia diferena entre a beleza do povo e das classes ricas. Havia pinturas em que ele utilizava a luz para chamar a ateno das pessoas. Por essa caracterstica, foi considerado o criador do estilo iluminista. Andra Pozzo (1642-1709) pintou em tetos de igrejas e de palcios. Usava um efeito decorativo, detalhista e suas obras davam a ideia de que o cu estava perto ou se abrindo.

A escultura barroca

H a exaltao de sentimentos. As formas procuram expressar os movimentos e recobrem-se de efeitos decorativos. Predominam as linhas curvas, os drapeados das vestes e o uso do dourado. Os gestos e os rostos das personagens revelam emoes violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento. a

Principais artistas

Bernini(1598-1680) foi um dos mais completos artistas do Barroco, pois era arquiteto, urbanista, pintor, escultor e decorador. Principais Obras: O baldaquino e a cadeira de So Pedro e a obra que desperta maior emoo religiosa - xtase de Santa Tereza, escultura feita para uma capela da igreja de Santa Maria della Vittorio, em Roma.

A arquitetura barroca Teve seu incio no sculo XVII e realizou-se principalmente nos palcios e igrejas.

Quanto ao estilo da construo, os arquitetos deixam de lado os valores de simplicidade e racionalidade, tpicos da Capela Pazzi, de Brunelleschi, por exemplo, e insistem nos efeitos decorativos, pois no Barroco "todo muro se ondula e dobra para criar um novo espao".

Disso, resultou a preocupao paisagstica com os grandes jardins dos palcios e com a praa das igrejas, como por exemplo, a praa de Saint Peter, em Roma, como mostra a foto ao lado.

Rococ Rococ, do francs rocaille que significa concha, a fase do Barroco compreendida entre 1710 e 1780, quando os valores decorativistas e ornamentais so exaltados tanto pelos artistas quanto pelos apreciadores da arte.

Houve a expresso de sentimentos agradveis e a procura do domnio da tcnica de uma execuo perfeita. Teve incio na Frana, no sculo XVIII e difundiuse a seguir por toda a Europa. No Brasil sua manifestao se deu no mobilirio, conhecido como"estilo de Dom Joo V".

Entre este estilo e o Barroco, temos algumas diferenas:

As cores fortes no Barroco so agora suaves e de tom pastel; As linhas retorcidas ficam de lado e h a busca de formas mais leves e delicadas.

A arte da classe alta, da poca

Com os problemas do cotidiano, muitos artstas procuravam na arte, amenizar as situaes conflitantes do seu dia a dia. Eles a faziam para a sociedade rica da poca, que se preocupavam muito com a ornamentao dos espaos. As obras foram se distorcendo com a morte de Lus XIV, sculo XVII, na Frana, momento em que a aristocracia pagava e protegia os artistas para atender s suas necessidades.

Arquitetura rococ

Manifestou-se principalmente na decorao dos espaos interiores. Essa decorao era detalhada e bem ornamentada e um exemplo so as salas e os sales. Os artistas procuravam fazer uma arquitetura diferenciada nessas reas, com formato oval, paredes com pinturas luminosas e suaves, espelhos, florais, etc. J por fora dos edifcios, eles amenizavam na decorao. Exemplos: O Hotel de Soubise, construdo por Germain Boffrand e decorado por Nicolas Pneau, o Petit Trianon.

Existem lugares da Europa que no sofreram a diferenciao entre o Barroco e o Rococ, pois o Barroco veio aos poucos atingindo os outros pases e conseguindo se consolidar, apenas, no sculo XVII. Nesse perodo, os artistas j estavam influenciados com o Rococ. . Como um exemplo de obras arquitetnicas temos: Palcio Episcopal e aigreja de Vierzehnheiligen, projetado pelo arquiteto Balthazar Neumann e pintura no teto por Giambatista Tiepelo, o mais importante dos decoradores do Rococ.

A pintura

Na pintura, ao invs de temas mitolgicos ou religiosos, eles retraram cenas mundanas, compondo o plano de fundo, os parques e os jardins, assim como, os espaos internos de luxo. Eles procaravam dar uma ar mais luminoso a obra e nesse perodo, surgiu a tcnica do pastel. Com essa tcnica, possvel fazer efeitos delecados e leves nas roupas femininas, na pele, nos cabelos e outros pontos.

Principais pintores:

Antoine Watteau (1684-1721) por causa de seus quadros amorosos, ele se tornou um dos pintores que mais retratou o estilo. Essas cenas que ele reproduzia no se limitava a temas religiosos e histricos. Principal obra: Embarque para Citera que mostra a elegncia dos nobres do sculo XVIII. Jean-Baptiste Simon Chardin(1699-1779), em melhor situao econmica que Watteau, seus quadros, saiam do mundo da fantasia e procuravam retratar a vida da burguesia da poca. Em seus quadros era utilizado uma composio ntida e nica de todos os elementos.

A escultura

Na escultura, esse estilo, veio a substituir a energia da arte barroca por linhas suaves. Por meio dela, so retratadas as pessoas mais influentes da poca. Houve, tambm, a criao de estatuetas decorativas, quando os cientistas Tischirnhaus e Boettger inventaram a porcelana. Os escultores decorativos que se destacam so: Franois Boucher e tienne Maurice Falconet, que criaram modelos de pequenas estatuetas reproduzindo temas mitolgicos, etc.

Idade Contempornea A Idade Contempornea o perodo que marca desde a Revoluo Francesa, fato esse que modificou toda a histria poltica e social da Frana e segue at hoje, com as diversas manifestaes artsticas que surgiram.

A globalizao j estava acontecendo e o iluminismo, uma corrente filosfica que acreditava na razo do homem e no na religiosidade se propagou. Foi tambm nesse perodo que ocorreram as Grandes Guerras e a revolta de artistas atravs da arte. lassicismo

Entre o sculo XVIII e XIX, no final de um e incio do outro surge o estilo chamado Academicismo (nas academias mantida pelo governo europeu, seria ensinada as concepes da arte greco-romana) ou Neoclassicismo (volta da arte greco-romana), na Frana.

De acordo com os neoclassicistas, s haveria arte, se os artistas resgatassem os ideais gregos e renascentistas. Dessa forma, a arte nesse perodo era considerada bela.

Nas escolas de belas-artes, os alunos deveriam conhecer a arte do perodo antigo e por isso era produzida baseada na tcnica e nas convees gregas e romanas.

A arquitetura neoclssica

Em todas as partes, via-se a arte grega e o renascimento. Um exemplo est nas edificaes, como em casas ou em templos religiosos, colunas, frisos, esttuas, planta dos edifcios com forma de cruz, etc. As obras arquitetnicas que mais se destacaram foram: A igreja de Santa Genoveva, projetada por Jacques Germain Souflot, um dos primeiros arquitetos do estilo, e, a Porta de Brandemburgo, localizada em Berlim, projetada pelo arquiteto Karl Gotthard Langhans.

A pintura do neoclassicismo

A pintura inspirada na escultura clssica grega e na pintura renascentista italiana, principalmente em Rafael, um pintor que se destacou por usar o equilbrio entre as cores. As Revolues Francesa e Industrial causaram grandes mudanas nas artes nesse perodo. Geralmente as obras expressavam fortes emoes e um realismo, fazendo da obra uma grande influncia para a poca.

Principais Pintores

Jacques Louis David (1748-1825) - pintou fatos relacionados vida do Imperador Napoleo, se tornando pintor oficial. As caractersticas encontradas em suas obras foram: realismo, emoo, sentimentos, o imperador, etc. Jean Auguste Dominique Ingres (1780-1867), atravs de David, que o influenciou no perodo, suas obras possuiam cenas da mitologia grega e da histria, assim como retratos e pessoas nuas que deixavam muita crtica. Ele soube retratar a fisionomia da sociedade da poca.

Romantismo

Os romnticos se caracterizam por estar em oposio arte neoclssica. Eles queriam se libertar das regras e valorizar o estilo do artista na obra. Ela se caracteriza por aderir os sentimentos, a imaginao, o nacionalismo e a natureza, atravs das paisagens.

Presenciamos um contraste entre o estilo anterior e oRomantismo que surgiu por volta do sculo XIX. Sculo agitado por mudanas social, polticas e culturais causadas pelaRevoluo Industrial e pela Revoluo Francesa.

A pintura romntica

Suas caractersticas se aproximam da arte barroca:


dinamismo, atravs de uma composio em diagonal; valorizao das cores e dos contrastes claro-escuro; busca das emoes humanas e de fatos da histria da poca.

Principais artistas

Francisco Jos Goya y Lucientes (1746-1828) - o artista mostrou por meio de retratos, o povo, as personalidades da poca, a guerra, as cenas histricas. Como a pintura de certos temas vinham a se consolidar dentro do estilo, ele buscou um modo de

represetar a histria de modo mais geral. Como disse, Lionello Venturi, " a pintura de Goya um simbolo eterno da revolta popular contra a opresso".

Eugne Delacroix (1799-1863) - esse artista teve o privilgio de viajar com a comitiva do embaixador da Frana, afim de retratar e documentar os hbitos das pessoas daquela terra. Ele mostra a multido, uso das cores e luzes e um foco nas obras de carater poltico.

A paisagem romntica

Apesar de j ser bem desenvolvida no sculo XVIII, foi nesse estilo que atingiu o seu pice, principalmente na Inglaterrea. Suas caractersticas so: realismo, utilizao das cores da natureza, da luz, e outras, sendo essa ltima caracterstica um preparo para as obras dos impressionistas.

Joseph Mallord William Turner (1775-1851) - representou a natureza, suas cores brilhantes, variando entre os tons. Dentre as obras, se destacam: O Grande Canal, Veneza e Chuva, Vapor e Velocidade. John Constable Constable (1776-1837) - voltados para obras da natureza, retrata os lugares em que ele mesmo nasceu e viveu. Com a luz em suas obras, conseguiu um efeito vivo e sereno. Suas obras que se destacam so : A Carroa de Feno.

Realismo

O Realismo surge entre 1850 e 1900. Fruto das artes produzidas na Europa. Ele foi influenciada pela industrializao que dominava a poca.

O homem contemporneo entendeu que precisava ser realista, tendo uma viso mais tcnica e deixando um pouco de lados as emoes humanas.

A arquitetura realista

Em busca de atender os novos desejos e necessidades das pessoas, provenientes da industrializao, os arquitetos foram capazes de criar cidades que tivessem fbricas, armazns, lojas e outros estabelecimentos, para adequar tantos os trabalhadores, quanto a classe da poca.

A escultura realista

Na escultura, o realismo dominou os artistas, sendo que as obras eram mostradas com elas so. Eles retratavam a sociedade e o contexto poltico da poca.

Principais escultores

Auguste Rodin (1840-1917) - as obras desse artistas buscaram representar os pequenos gestos humanos, destacando as emoes, o romantismo e o lado mais natural do realismo. Suas obras foram alvo de muitas crticas.

A pintura realista

A pintura busca retratar a objetividade com que os cientistas retratavam os fenmenos, esquecendo, assim, os temas antigos, histricos e a imaginao. Sendo parte da criao, apenas, aquilo que real. nesse perodo que surge a "pintura social" que retrata os problemas dos trabalhadores da sociedade contempornea

Principais pintores

Gustavo Coubert (1819-1877) - criador da pintura social, mostrando temas que retratavam o cotidiano, asclasses sociais mais pobres e os trabalhadores do sculo XIX. douard Manet (1832-1883) - suas obras retratavam mais a classe alta da poca.

Algumas de suas obras foram criticadas, por seguir as normas clssicas, mas suas obras se iniciaram. Elas ganham luminosidade, inovao e outros destaques, sendo elas quee foram as precursoras do impressionismo. Algumas delas foram:Tocador de Pfaro, Almoo no Ateli e Bar de Folies-Bergre, e outras. Impressionismo Movimento artstico que mudou a arte do sculo XX. As pessoas puderam apreciar as obras do perodo, numa exposio em Paris, em abril de 1874, mas ela foi mal vista por seus observadores.

Principais caractersticas: Registro das alteraes que a luz provocava nas cores da natureza;

As pinturas deveriam representar a cor que a luz do sol refletia nos objetos, pois elas se alteram com a luz; Figuras sem contorno; Sombras luminosas e coloridas; Utilizao da lei de cores complementares para dar contraste s imagens; No deve haver mistura de cores para formar diferentes tonalidades e cores.

Principais pintores:

Monet, citado no estilo anterior. Obras principais: Impresso, pr do sol e La Grenouillire.

Pierre Auguste Renoir (1841-1919) - sua forma de pintar era otimista e alegre. Ele buscava retratar a vida da sociedade de Paris no fim do sculo. Suas principais obras foram: Baile no Moulin de la Galette. Edgar Degas (1834-1917) - ele valorizava o desenho, pintava poucas paisagens e o que ele mais gostava era pintar espaos interiores. Exemplo de obras: Ensaio de Bal, No Palco, etc.

Em 1886, dois artistas Georges Seurat e Paul Signac realizaram a ltima exposio do estilo. Seus trabalhos deram origem ao Pontilhismo e o Divisionismo, cuja tcnica em tela era representar uma figura atravs de minsculos pontos.

Arte do Sculo XX Expressionismo Esse movimento esteve em oposio ao Impressionismo e focou mais nas sensaes que a arte proporcionava. Ele mostrou os sentimentos humanos e suas preocupaes no incio do sculo XX. Esse movimento ora fora esquecido, ora lembrado no decorrer do sculo por causa das sensaes que o mesmo proporcionava. Ele surgiu na Alemanha, em Dresden, entre 1904 e 1905. Seus participantes foram Ernest Ludwig Kichner (1880-1938), Karl Schmidt-Rottluff (1884-1976) e Erich Heckel (1883-1970), juntos formavam o grupo chamado Die Brche na traduo, significa A Ponte. Suas caractersticas so:

Representao dos sentimentos humanos atravs de linhas e cores. Algo que j vinha sendo trabalhado por Van Gogh, em que cor e deformao mostravam o interior do homem moderno; Deformao da realidade; Pessimismo em relao ao mundo; Foge das regras tradicionais da arte; Melancolia.

Principais pintores: Edvard Munch (1863-1944) - sua obra mais destacada foi 'O grito', por causa da expresso das linhas, cores e seres que mostravam as angstias do homem moderno; Outra obra 'Cinco Mulheres na Rua', em que retratava como era a burguesia.

Fauvismo ou Fovismo Esse movimento surgiu em 1905, em Paris e foi fruto de uma crtica no Salo de Outono, por Louis Vauxcelles. Jovens foram chamados de fauve, que significa feras, pelas suas pinturas agressivas com cores puras. Caractersticas

Formas simplificadas; Utilizao de cores puras (tal como so nos tubos de tinta); As pinturas no representam a realidade (cores e figuras so sugesto dos artistas).

Artistas

Andr Derain (1880-1954); Othon Friesz (1879 1949); Maurice de Vlaminch (1876 1958); Henri Matisse (1869-1954) ele foi uma das maiores expresses do estilo e procurou mostrar as formas das figuras, sem se preocupar com a realidade e as cores. Um exemplo a obra 'Natureza-morta com Peixes Vermelhos' (1911). A composio era organizada de acordo com as cores puras e algumas figuras da obra.

Apesar disso, muitos dos autores fauvistas no foram aceitos ao apresentarem suas obras.

Cubismo O cubismo surgiu de uma obra feita por Czanne, que retratava a natureza com figuras geomtricas. Outros artistas do estilo se aprofundaram e buscaram mostrar os objetos como se estivessem abertos. Assim, ele evoluiu para dois tipos: oCubismo analtico e o Cubismo sinttico.

Cubismo analtico (1908-1911) desenvolvida por Picasso e Braque:


Seu estilo era a utilizao de poucas cores; Definio de um tema apresentado em todos os ngulos; Perda da realidade, sendo impossvel reconhecer as figuras.

Cubismo sinttico fugia dessa perda de realidade, mas ainda buscava retrat-la de vrias formas. Foi chamado, tambm, de colagem, porque eles colocavam tudo o que podiam, como letras, nmeros, vidros, etc., com o intuito de criar novos efeitos e despertar a ateno. Principais artsticas

Pablo Picasso(1881-1973) ele era um gravador e escultor e introduziu vrias tcnicas ao estilo:

na fase azul(1901-1904) retratou tristeza e melancolia; na fase rosa(1905-1907) retratou acrobatas e arlequins.

Outra tcnica advinda da arte africana foi a elaborao da esttica cubista. Ele deformava todas as partes do corpo humano e destruia a harmonia das formas. Retratou isso em sua obra Les Demoiselles d'Avignon. Ele comea a retratar obras sobre a realidade dos conflitos e guerras, em seu famoso mural, Guernica (1937). Por ltimo, em suas gravuras, de 1907 a 1972, suas obras gravadas eram expressivas com o desenho, opondo claro e escuro.

Georges Braque(1882-1963) para ele, a pintura no era uma descrio da realidade. Ele passou pela fase do Cubismo analtico, sendo destaque a obra 'O Portugus'. E, aps 1913, passa a representar os objetos pelo Cubismo sinttico, destacando as partes significativas da obra. Fernand Lger (1881-1995) representava um novo cubismo: para ele, as mquinas e o crescimento industrial, do final do sculo, eram to importantes quanto uma escultura. Com isso, um novo mundo pode ser construdo. Uma obra que enfatiza isso 'Elementos Mecnicos' e o 'Tipgrafo'. Em 1925, com seu contrato com o arquiteto Le Corbusier, descobre a importncia dos murais e procura superar a diferena entre uma obra e um desenho industrial.

Caractersticas

Utilizao de formas geomtricas nas obras; Falta de perspectiva (trs dimenses dos seres); Esttica cubista (destruio da harmonia e decomposio da realidade).

Abstracionismo Surgiu de uma tela de Wassily Kandinsky (1866-1944), chamada Batalha. Na pintura, abstracionista no h relao entre a realidade, cores e formas. Conhecem essa tcnica os pintores Mikhail Larionov (1881-1964) e Natlia Gontcharova (1881-1962), russos que valorizavam a relao com as cores, mas no com o tema da obra. J em 1912, Vladimir Tatlin (1885-1956), em viagem a Paris, gostou das colagens cubistas e resolveu implantar no novo estilo: pintura em relevo com vrios materiais e figuras abstratas, dando origem ao Construtivismo. Os escultores Antoine Pevsner (1886-1962) e Naum Gabo (1890-1977), juntamente com Tatlin, criaram vrias peas abstratas, dando-lhes o nome de construes ao invs de esculturas. A Revoluo Russa, em 1922, veio acabou com o construtivismo. Tatlin se ligou a ela, Gabo e Pevsner deixaram o pas, quando o governo revolucionrio fechou os atelis dos artistas. Mas, logo depois, em 1931, eles do origem ao movimento chamado Criao Abstrata. A partir das primeiras pesquisas, logo comeou a fazer parte da pintura moderna, e duas tendncias surgiram em seguida:

Abstracionismo sensvel ou informal predominam os sentimentos e emoes e as cores so associadas com elementos da natureza. Por exemplo, a obra Domingo, de Kandinsky. Abstracionismo Geomtrico cores e forma so organizadas de acordo com as composies geomtricas. Por exemplo, as obras de Piet Mondrian: ele buscava a essncia dos objetos que se harmonizam com o universo. Retratada em 'rvore Vermelha'.

A partir das dcadas de 20 e 30, linhas diagonais e curvas foram trocada por horizontais e verticais que, juntamente s cores, trouxeram equilbrio s obras. Em busca de outras tendncias da pintura do sculo XX, se destacaram, novos estilos que caracterizaram as primeiras dcadas do sculo XXI. Valorizavam a velocidade das mquinas e do cotidiano e as tendncias produzidas pela cultura industrializada.

Futurismo

O futurismo um estilo influenciado pelo movimento literrio Manifesto Furista, criado por Filippo Tommaso Marinetti, em 1909. Ele era um poeta e escritor italiano que sugeriu s pinturas a velocidade das mquinas e a exaltao do futuro. Para os pintores desse estilo, os artistas no tinham essa viso de futuro. Com outro manifesto, criado por Umberto Boccioni, Luigi Russolo, Carlo Carr, Giacomo Balla e Gino Severini, em 1910, Milo, nas obras eram representadas os movimentos em si. Usaram cores, retas, curvas que dessem ideia de velocidade. Ex.:pea em bronze 'Formas nicas de Continuidade no Espao', do escultor Umberto Boccioni. Os estudos de Freud sobre psicanalismo e a poltica mostravam a complexidade da sociedade moderna. Em crtica cultura europeia, surgiram:

Pintura Metafsica uma pintura que mostrava a falta de sentido da sociedade contempornea: mistrio, luzes, objetos, sombras e cores intrigantes. Tinha como principal artista, Giorgio De Chirico (1888-1979), um pintor italiano, com suas obras 'O Enigma da Chegada' e 'O Regresso do Poeta'.

Dadasmo Artistas e intelectuais franceses e alemes se reuniram em oposio Primeira Guerra Mundial. Foram para Zurique, na Sua, e em 1916, criaram o Dada, cujo significado cavalo de pau, palavra encontrada por Hugo Ball e TristanTzara num dicionrio alemo-francs. Assim como o nome, a arte no significava nada, da mesma forma que a guerra.

Caractersticas:

Elementos fugiam do racional e eram combinados por acaso; Os artistas negavam a sua cultura e representavam um protesto; Obras utilizavam a colagem para retratar o estilo, com crticas e stiras desordem da Europa; Eles utilizavam o princpio do automatismo psicolgico, proposto por Freud, em que os atos praticados pelos homens so automticos e independentes de um encadeamento de razes lgicas.

Isso deu origem ao Surrealismo, do escritor e poeta Andr Breton (1896-1966), na Frana, em 1924. Nesse novo estilo, as obras eram representaes ilgicas do subconsciente, como imagens vistas em sonhos ou alucinaes. s vezes, representavam

aspectos da realidade em excesso, com elementos inexistentes. Um dos principais artistas desse estilo Salvador Dali (1904-1989). Essa pintura deu origem s duas tendncias: Figurativa, com os artistas, Salvador Dali e Marc Chagall e abstrata, com Joan Mir e Max Ernest. Nos grandes centros urbanos industrializados, com a recuperao da Segunda Guerra Mundial, a indstria estava a todo o vapor. O consumismo comeou a fazer parte da sociedade no incio da segunda metade do sculo XX. Veja as expresses que mais se destacaram:

Op Art Expresso do ingls, optical art, que significa arte ptica. Victor Vasarelyn o responsvel por iniciar essa arte atravs da plstica do movimento. As pinturas possuem representaes de figuras geomtricas e cores, preto e branco ou coloridas. Toda a obra sugeria o movimento e era uma arte que estava em constante mudana.

Suas pesquisas se desenvolveram na dcada de 60, cuja manifestao para exposio coletiva se deu no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1965. Outro artista importante Alexander Calder (1898-1976), na criao de mbiles associando-os aos retngulos das telas de Mondrian sugerindo movimento.

Chamada de Mobile em Dois Planos, de incio o observador podia moviment-los; depois de 1932, ele verificou que a simples ao do vento podia fazer isso.

Pop Art Pop Art, no portugus, significa arte popular, surgiu nos Estados Unidos, por volta de 1960 e atingiu vrios lugares do mundo.

Os artistas retratavam o dia a dia das grandes cidades norte-americanas, relacionando a arte com a vida comum. O tema da arte era smbolos da grande massa consumidora e da era industrializada, ou seja, aquilo que fazia sucesso. Destaques: Marilyn Monroe, uma ilustrao feita por Andy Warhol, com o mtodo de produo em srie de cores e repetio de imagens.

Arte Brasileira

A arte brasileira surge da mistura de outros estilos e se inicia desde o perodo da Pr-Histria h mais de 5 mil anos, at a arte primitiva. Ela tambm foi influenciada pelo estilo artstico de outras sociedades.

Dentre elas, temos a arte da Pr-Histria brasileira, com vrios stios arqueolgicos espalhados pelo territrio e tombados pelo IPHAN, Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. Outra a ser citada a arte indgena, na poca do descobrimento do Brasil, quando no incio, havia cerca de 5 milhes de ndios. Atualmente, esse nmero foi reduzido, assim como parte de sua cultura. Outra arte brasileira a ser citada a do Perodo Colonial. O Brasil transformou-se em colnia de Portugal, depois da chegada de Cabral e eram feitas construes simples, como as feitorias, vrias vilas, engenhos de acar como representao da arte. Aps a diviso do Brasil em capitanias hereditrias, foi necessria a construo de casas para os colonizadores. Na invaso dos holandeses que ficaram no nordeste do Brasil por quase 25 anos, no incio de 1624, se instalou uma cultura vinda dos povos holandeses. Apesar dos portugueses terem defendido o Brasil de invasores, estes ainda conseguiram instalar-se. Artistas e cientistas vieram para o Recife, trazendo a cultura holandesa. Outro estilo surgido foi o Barroco, ligado ao catolicismo. A influncia da Misso Artstica Francesa, no incio do sculo XIX, quando a famlia real veio ao Brasil foi intensa. A populao comeou a imitar a cultura europeia. Eram pintados retratos da famlia real e algumas imagens dos ndios brasileiros. A Pintura Acadmica, tambm no sculo XIX, na arte brasileira, retrata a riqueza clssica, sendo que era refletido um padro de beleza ideal (padres propostos pela Academia de Belas Artes). J no incio do sculo XX, presenciamos o Modernismo Brasileiro, marcado inicialmente pela Semana de Arte Moderna . E, antes disso, o Expressionismo j comea a chegar ao Brasil e fazer histria com Lasar Segall (1891-1957) que contribui para o Modernismo. Aps a Semana de Arte Moderna, vrios artistas comearam a desenvolver um estilo prprio de pintura, sendo ela mais valorizada no pas.

You might also like