You are on page 1of 13

MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL

PLANO DE SEQUNCIAS DIDTICAS 9 ano / Ensino Fundamental rea: Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias Disciplina: Matemtica carga horria: 200 horas
Proposta Filosfica da Disciplina O estudo da Matemtica no Ensino Fundamental deve propiciar ao aluno o desenvolvimento de competncias e habilidades que lhe permitam compreender que os conhecimentos matemticos, construdos historicamente pela humanidade, auxiliam-no na observao, interpretao e transformao do mundo contemporneo. Dentro desse contexto, o ensino de Matemtica deve estar adequado ao desenvolvimento, no discente, da capacidade investigativa, promovendo condies para sua insero no mundo atual, bem como contribuindo na formao de suas capacidades argumentativas, as quais sero exigidas em sua vida pessoal e profissional. Nessa vertente, o estudo da Matemtica deve propiciar situaes para que o aluno possa estabelecer conexes entre os conhecimentos da Matemtica e de outras reas de estudo, adquirindo habilidades que possibilitem o gerenciamento dos desafios cotidianos, cientficos, tecnolgicos, sociais e culturais. EIXOS COGNITIVOS: I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Lngua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemtica, artstica e cientfica.
II. Compreender fenmenos (CF): construir e aplicar conceitos das vrias reas do conhecimento para a compreenso de fenmenos naturais, de processos histrico-geogrficos, da produo tecnolgica e das manifestaes artsticas. III. Enfrentar situaes-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informaes, representados de diferentes formas, para tomar decises e enfrentar situaes-problema. IV. Construir argumentao (CA): relacionar informaes, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponveis em situaes concretas, para construir argumentao consistente. V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Plano de Sequncia Didtica Enfoque pedaggico e metodolgico MATEMTICA 9 ano/EF


1- Apresentao Caro Professor:

O enfoque da disciplina de Matemtica e de suas tecnologias desenvolver a alfabetizao cientfico-tecnolgica, partindo-se da realidade imediata do aluno, com suas vivncias e percepes pessoais. Baseando-se nos eixos cognitivos, identifica e qualifica as muitas tecnologias hoje presentes no mbito da matemtica. O desafio envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem. A partir da metodologia cientfica, os alunos devem construir modelos explicativos, linhas de argumentao e instrumentos de verificao de contradies. Portanto devem ter contato com situaes-problema que os desafiem. No ensino por competncias, o professor deve ser o articulador e o mediador da aprendizagem, no mais um transmissor de conhecimentos, visando instrumentalizar o discente no enfrentamento dos problemas do dia-a-dia. fundamental, portanto, para que essa dinmica se concretize, que o professor, durante a elaborao, execuo e apresentao de seu plano de aula, privilegie as atividades prticas no contexto da educao cientfica, sinalizando a finalidade do seu trabalho a todos os envolvidos e com todas as etapas, para que no haja digresso do assunto principal. As prticas pedaggicas e metodolgicas devem se constituir de: carter cognitivo: explorao de conhecimentos e conceitos prvios do aluno, os quais foram adquiridos e trabalhados sobre o assunto, atravs dos descritores; carter procedimental: demonstrao da capacidade do aluno em manipular e/ou expressar o conhecimento adquirido. Momento de exercitar e/ou executar a resoluo de situaes-problema, jogos, experimentos, que podero ser representados pelos alunos sob a forma de relatrios, tabelas, grficos, imagens ou qualquer outro mtodo de exposio dos resultados produzidos; carter motivacional/atitudinal: insero do discente na atividade prtica, estabelecendo dilogo e envolvimento com os demais discentes e com o prprio professor. Para tanto, elencamos as metas de aprendizagens desejveis na disciplina: - encontrar informaes e selecion-las, elaborando perguntas e hipteses abordadas a partir da situao-problema, em relao ao contedo; - identificar palavras-chave que auxiliem na localizao de informaes relevantes. - utilizar estratgias de escrita: planejar o texto, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentao; - diante de uma situao problema, deve saber explicar os caminhos percorridos, em linguagem que possa ser compreendida por todos; - desenvolver uma linha de pensamento que sustente uma argumentao, indo alm da emisso de uma opinio; - considerar o que os colegas e os professores dizem; - escutar para entender e questionar as escolhas feitas, as ideias lanadas, para mudar de opinio. Sugerimos, ainda, como contribuies para a leitura e compreenso dos textos trabalhados, os seguintes procedimentos: - converse inicialmente com os discentes sobre o que eles j conhecem do tema; - solicite o grifo dos vocbulos e das expresses de difcil de compreenso.

Plano de Sequncia Didtica Enfoque pedaggico e metodolgico MATEMTICA 9 ano/EF 2- Critrios para seleo de contedos 2.1 - Os contedos devem favorecer a construo, pelos estudantes, de uma viso de mundo como um todo formado por elementos interligados, entre os quais o ser humano, agente de transformao. Devem promover as relaes entre diferentes fenmenos naturais e objetos da tecnologia, entre si e reciprocamente, possibilitando a percepo de um mundo em transformao e sua explicao cientfica permanentemente reelaborada; 2.2 - Os contedos devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e cientfico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relaes entre o ser humano e a natureza mediada pela tecnologia, superando interpretaes ingnuas sobre a realidade sua volta. Os temas transversais apontam contedos particularmente apropriados para isso; 2.3 - Os contedos devem se constituir em fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores a serem promovidos de forma compatvel com as possibilidades e necessidades de aprendizagem do estudante, de maneira que ele possa operar com tais contedos e avanar efetivamente nos seus conhecimentos. 2.4 As competncias C17 e C18 e suas respectivas habilidades (C17 = H47 / H48/ H49/ H50; C18 = H51 / H52 e H53) devem ser trabalhadas ao longo de todos os bimestres, por meio do objeto do conhecimento mais adequado s suas prticas, uma vez que esto ligadas a: C17 atitudes e valores e C18 utilizao adequada das Tecnologias da Informao e Comunicao. 2.5 Na distribuio da carga-horria, foram includos os tempos destinados s avaliaes e s suas retificaes de aprendizagens (RETAP). Obs: Esses critrios, utilizados nas selees dos contedos dos eixos temticos, tambm sero teis para o professor organizador de currculos e planos de ensino, ao decidir sobre que perspectivas, enfoques e assuntos trabalhados em sala de aula, procurando que o aluno atinja os descritores propostos. 3- Uso do Laboratrio de Matemtica A montagem, a organizao e a utilizao de recursos didticos devem ser valorizadas com o objetivo de concentr-los em um nico local que deve ser oferecido como ponto de encontro de professores e alunos, servindo para facilitar o ensino e o aprendizado da Matemtica. A criao, a utilizao e o aprimoramento do Laboratrio de Matemtica devem ser buscados para dinamizar as aulas e facilitar o processo de ensinoaprendizagem da Matemtica e do Desenho Geomtrico (Referncias: CMBH e CMSM).

Plano de Sequncia Didtica Enfoque pedaggico e metodolgico MATEMTICA 9 ano/EF 4. Os eixos temticos abordados no PSD: 4.1 Nmeros e operaes: englobam os nmeros reais, clculo algbrico e funes. 4.2 Espao e forma: engloba a Geometria (tringulos e polgonos, relaes mtricas do tringulo retngulo). 4.3 Tratamento da Informao: engloba estatstica e grficos. 4.4 Grandezas e Medidas: articuladores entre os demais eixos temticos. 5. Temas Transversais conforme as orientaes dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN): 5.1- tica em relao ao respeito maneira de pensar de cada um, entre outras; 5.2- Orientao Sexual analisando as estatsticas quanto s doenas sexualmente transmissveis, entre outras; 5.3- Meio ambiente abordando questes como reas de desmatamento, poluio, entre outras; 5.4- Sade analisando as estatsticas sobre vrias doenas, entre outras; 5.5- Pluridade Cultural apresentando a etnomatemtica que valoriza o conhecimento independentemente da origem de cada um, entre outras; e 5.6- Trabalho e Consumo discutindo os direitos e deveres do consumidor, entre outras. 6. Referncias Bibliogrficas: A escolha do livro didtico a ser utilizado em cada CM deve ser feita com a participao de todos os professores de Matemtica dentre os listados nas NPGE em vigor. Preferencialmente, devem ser utilizados os livros do Programa Nacional do Livro Didtico (PNLD). 1) SILVEIRA, nio; MARQUES, Cludio. Matemtica Compreenso e Prtica. Ed Moderna, 2009. 2) IEZZI Gelson; DOLCE Oswaldo e MACHADO, Antonio. Matemtica e Realidade. Ed Atual, 5 Ed., 2005. 3) MIANI, Marcos. Matemtica no Plural. Ed IBEP, 2006. 4) GIOVANNI, Jos Ruy; CASTRUCCI, Giovanni; GIOVANNI Jr. A Conquista da Matemtica, FTD, 2007.

Plano de Sequncia Didtica MATEMTICA 9 ano/EF Habilidades


H01- Reconhecer os significados dos nmeros naturais em diferentes contextos e estabelecer relaes entre nmeros naturais, tais como ser mltiplo de, ser divisor de. H02- Compreender o sistema de numerao decimal, identificando o conjunto de regras e smbolos que o caracterizam e estender as regras desse sistema para leitura, escrita e representao dos nmeros racionais na forma decimal. H03- Reconhecer os nmeros inteiros em diferentes contextos cotidianos e histricos e explorar situaesproblema que indicam falta, diferena, orientao (origem) e deslocamento entre dois pontos. H04- Reconhecer nmeros racionais em diferentes contextos cotidianos e histricos e explorar situaesproblema que indicam relao parte/todo, quociente e razo. H05- Localizar na reta numrica os nmeros racionais e reconhecer que estes podem ser expressos na forma fracionria e decimal, estabelecendo relaes entre essas representaes. H06- Identificar um nmero irracional como um nmero de representao decimal infinita, e no peridica, e localizar alguns deles na reta numrica. H07- Analisar, interpretar, formular e resolver situaesproblema, compreendendo diferentes significados das operaes, envolvendo nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais aproximados por racionais. H08- Compreender a potncia com expoente nulo, inteiro positivo e negativo, identificando e fazendo uso das propriedades das potncias com expoente positivo. H09- Compreender a raiz quadrada e cbica de um nmero, a partir de problemas como a determinao do lado de um quadrado de rea conhecida ou da aresta de um cubo de volume dado. H10- Calcular aproximadamente razes quadradas por meio de estimativas e fazer uso de calculadoras. H11- Resolver situaes-problema que envolvam a ideia de proporcionalidade, incluindo os clculos com porcentagens. H12- Identificar a natureza da variao de duas grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou no proporcionais (afim ou quadrtica), expressando a relao existente por meio de uma sentena algbrica e representando-a no plano cartesiano.

Temas Transversais

Competncias para o EF
C1- Ampliar e construir os significados dos nmeros naturais, inteiros, racionais e no racionais a partir da sua utilizao nos contextos sociais e matemticos e da anlise de problemas histricos que motivaram sua construo. C2- Identificar, interpretar e utilizar diferentes representaes dos nmeros naturais, racionais e inteiros, indicadas por diferentes notaes, vinculando-as aos contextos matemticos e no matemticos. C3- Resolver situaes-problema envolvendo nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais, ampliando, construindo e consolidando os significados da adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e radiciao. C4Selecionar e utilizar diferentes procedimentos de clculo (exato ou aproximado, mental ou escrito) com nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais em funo da situao-problema proposta. C5- Reconhecer que representaes algbricas permitem expressar generalizaes, traduzir situaes-problema e favorecer as possveis solues. C6- Utilizar os conhecimentos sobre operaes numricas e suas propriedades para construir estratgias de clculo algbrico. C7- Produzir e interpretar diferentes escritas algbricas (expresses, igualdades e desigualdades), identificando as equaes, inequaes e sistemas e aplic-las na resoluo de situaes-problema. C8- Observar regularidades e estabelecer leis matemticas que expressem a relao de dependncia entre as variveis. C9- Ampliar e construir noes de medida pelo estudo de diferentes grandezas, a partir de sua utilizao no contexto social e histrico, que motivam sua construo.

1 - tica 2 - Orientao Sexual 3 - Meio ambiente 4- Sade 5 - Pluraridade Cultural 6 - Trabalho e Consumo

Plano de Sequncia Didtica MATEMTICA 9 ano/EF Habilidades


H13- Resolver problemas que envolvem grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais por meio de estratgias variadas, incluindo a regra de trs. H14- Resolver situaes-problema que envolvam juros simples. H15- Compreender a noo de varivel pela interdependncia da variao de grandezas. H16- Traduzir situaes-problema por equaes ou inequaes do primeiro grau, utilizando as propriedades da igualdade ou desigualdade, na construo de procedimentos para resolv-las, discutindo o significado das razes encontradas em confronto com a situao proposta. H17- Resolver situaes-problema por meio de um sistema de equaes do primeiro grau, construindo diferentes procedimentos para resolv-lo, inclusive o da representao das equaes no plano cartesiano, discutindo o significado das razes encontradas em confronto com a situao proposta. H18- Construir procedimentos para calcular o valor numrico e efetuar operaes com expresses algbricas, utilizando as propriedades conhecidas. H19- Obter expresses equivalentes a uma expresso algbrica por meio de fatoraes e simplificaes. H20- Resolver situaes-problema que podem ser traduzidas por equao ou inequao do segundo grau, discutindo o significado dessas razes em confronto com a situao proposta. H21- Distinguir, em contextos variados, figuras bidimensionais e tridimensionais, descrevendo algumas de suas caractersticas, estabelecendo relaes entre elas e utilizando nomenclatura prpria. H22- Construir noo de ngulo associado ideia de mudana de direo e pelo seu reconhecimento em figuras planas. H23- Compor e decompor figuras planas. H24- Representar e interpretar o deslocamento de pontos num plano cartesiano. H25- Identificar e reconhecer as propriedades dos ngulos opostos pelo vrtice, ngulos congruentes, ngulos complementares e suplementares e ngulos formados por feixes de retas paralelas cortadas por retas transversais.

Temas Transversais

Competncias para o EF
C10- Resolver problemas que envolvam diferentes grandezas, selecionando unidades de medida. C11- Obter e utilizar frmulas para clculo da rea de superfcies planas. C12- Interpretar e representar a localizao e o deslocamento de pontos no plano cartesiano. C13- Produzir e analisar transformaes e ampliaes/redues de figuras geomtricas planas, desenvolvendo o conceito de congruncia e semelhana. C14- Ampliar e aprofundar noes geomtricas como paralelismo, perpendicularidade e ngulo. C15- Analisar e resolver situaes-problema que envolvam a variao de grandezas direta ou inversamente proporcionais, utilizando estratgias no convencionais e convencionais, como a regra de trs. C16- Interpretar tabelas e grficos de dados estatsticos, formular argumentos convincentes e elaborar concluses a partir da interpretao das informaes. C17 - valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ao crtica e cooperativa para a construo coletiva do conhecimento. C18 Entender os princpios, a natureza, a funo e o impacto das tecnologias da comunicao e da informao na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos cientficos, s linguagens que lhes do suporte, s demais tecnologias, aos processos de produo e aos problemas que se propem solucionar.

1 - tica 2 - Orientao Sexual 3 - Meio ambiente 4- Sade 5 - Pluraridade Cultural 6 - Trabalho e Consumo

Plano de Sequncia Didtica MATEMTICA 9 ano/EF Habilidades


H26- Estabelecer a razo aproximada entre a medida do comprimento de uma circunferncia e seu dimetro. H27- Determinar a soma dos ngulos internos de um polgono convexo qualquer. H28- Desenvolver o conceito de figuras planas. H29- Verificar as propriedades dos tringulos pelo reconhecimento dos casos de congruncia e suas relaes mtricas e trigonomtricas. H30- Verificar as propriedades dos quadrilteros. H31- Desenvolver a noo de semelhana de figuras planas. H32- Aplicar o teorema de Tales na resoluo de problemas. H33- Aplicar o teorema de Pitgoras na resoluo de situao-problema. H34- Reconhecer os elementos, as propriedades e as relaes mtricas dos polgonos regulares. H35- Construir procedimentos para calcular o nmero de diagonais de um polgono pela observao de regularidades existentes entre o nmero de lados e o de diagonais. H36- Reconhecer as posies relativas entre retas e circunferncias, entre duas circunferncias, arcos e ngulos inscritos na circunferncia e as relaes mtricas na circunferncia. H37- Reconhecer grandezas como comprimento, massa, capacidade, superfcie, volume, ngulo, tempo, temperatura, velocidade; identificar as unidades adequadas para medi-las e fazer converses adequadas para efetuar clculos H38- Obter medidas por meio de estimativas e aproximaes e decidir quanto a resultados razoveis, dependendo da situao-problema. H39- Calcular a rea de figuras planas pela decomposio ou composio em figuras de reas conhecidas, compreendendo a noo de medida de superfcie . H40- Construir procedimentos para o clculo de reas e permetros de superfcies planas (limitadas por segmentos de reta e/ou arcos de circunferncia). H41- Calcular volume de slidos geomtricos. H42- Resolver situaes-problema envolvendo grandezas determinadas pela razo de duas outras (densidade, velocidade, etc.).

Temas Transversais

Competncias para o EF
C1- Ampliar e construir os significados dos nmeros naturais, inteiros, racionais e no racionais a partir da sua utilizao nos contextos sociais e matemticos e da anlise de problemas histricos que motivaram sua construo. C2- Identificar, interpretar e utilizar diferentes representaes dos nmeros naturais, racionais e inteiros, indicadas por diferentes notaes, vinculando-as aos contextos matemticos e no matemticos. C3- Resolver situaes-problema envolvendo nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais, ampliando, construindo e consolidando os significados da adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e radiciao. C4Selecionar e utilizar diferentes procedimentos de clculo (exato ou aproximado, mental ou escrito) com nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais em funo da situao-problema proposta. C5- Reconhecer que representaes algbricas permitem expressar generalizaes, traduzir situaes-problema e favorecer as possveis solues. C6- Utilizar os conhecimentos sobre operaes numricas e suas propriedades para construir estratgias de clculo algbrico. C7- Produzir e interpretar diferentes escritas algbricas (expresses, igualdades e desigualdades), identificando as equaes, inequaes e sistemas e aplic-las na resoluo de situaes-problema. C8- Observar regularidades e estabelecer leis matemticas que expressem a relao de dependncia entre as variveis. C9- Ampliar e construir noes de medida pelo estudo de diferentes grandezas, a partir de sua utilizao no contexto social e histrico, que motivam sua construo.

1 - tica 2 - Orientao Sexual 3 - Meio ambiente 4- Sade 5 - Pluraridade Cultural 6 - Trabalho e Consumo

Plano de Sequncia Didtica MATEMTICA 9 ano/EF Habilidades


H43- Organizar dados e construir recursos visuais adequados, como grficos (de colunas, de setores, histogramas, polgonos de frequncia) para apresentar globalmente os dados, destacar aspectos relevantes, sintetizar informaes e permitir a elaborao de concluses. H44- Ler e interpretar dados expressos em tabelas e grficos. H45- Obter as medidas de tendncia central (mdias, moda e mediana), compreendendo seus significados para fazer inferncias. H46- Interpretar informaes e aplicar conceitos geomtricos na soluo de problemas. H47- elaborar, individualmente e em grupo, relatos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informaes obtidas por meio de observao, experimentao, textos ou outras fontes; H48- confrontar as diferentes explicaes individuais e coletivas, inclusive as de carter histrico, para reelaborar suas idias e interpretaes; H49- elaborar perguntas e hipteses, selecionando e organizando dados e idias para resolver problemas; H50 Participar de debates coletivos para a soluo de problemas, colocando suas idias por escrito ou oralmente e reconsiderando sua opinio em face de evidncias obtidas por diversas fontes de informao. H51 Reconhecer a funo e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicao e informao. H52 Identificar, pela anlise de suas linguagens, as tecnologias da comunicao e informao. H53 Relacionar as tecnologias de comunicao e informao ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Temas Transversais

Competncias para o EF
C10- Resolver problemas que envolvam diferentes grandezas, selecionando unidades de medida. C11- Obter e utilizar frmulas para clculo da rea de superfcies planas. C12- Interpretar e representar graficamente no plano cartesiano. C13- Produzir e analisar transformaes e ampliaes/redues de figuras geomtricas planas, desenvolvendo o conceito de congruncia e semelhana. C14- Ampliar e aprofundar noes geomtricas como paralelismo, perpendicularidade e ngulo. C15- Analisar e resolver situaes-problema que envolvam a variao de grandezas direta ou inversamente proporcionais. C16- Interpretar tabelas e grficos de dados estatsticos, formular argumentos convincentes e elaborar concluses a partir da interpretao das informaes. C17 - valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ao crtica e cooperativa para a construo coletiva do conhecimento. C18 Entender os princpios, a natureza, a funo e o impacto das tecnologias da comunicao e da informao na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos cientficos, s linguagens que lhes do suporte, s demais tecnologias, aos processos de produo e aos problemas que se propem solucionar.

1 - tica 2 - Orientao Sexual 3 - Meio ambiente 4- Sade 5 - Pluraridade Cultural 6 - Trabalho e Consumo

Plano de Sequncia Didtica Objetos do conhecimento MATEMTICA 9 ano/EF 1 bimestre Tema 1: Nmeros e operaes/ lgebra/ Espao e Forma
Competncia discursiva
Ampliar e aprofundar a noo de nmeros pela identificao da existncia de nmeros no-racionais, propondo a anlise, interpretao, formulao de novas situaes-problema, valorizando as resolues aritmticas tanto quanto as algbricas, tendo como articuladores o estudo de grandeza e medidas, do tratamento da informao e do espao e forma, de maneira que o aluno reconhea as diferentes funes algbricas, amplie a noo de medida e desenvolva o raciocnio dedutivo, estimulando-o, por meio da atividade matemtica, investigao, ao desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e interao cooperativa com seus pares na busca de solues para os problemas extrados de suas realidades.

Competncia disciplinar

Objetos do conhecimento / descrio

Habilidades especficas

Habilidades comuns H07- Analisar, interpretar, formular e resolver situaes-problema, compreendendo diferentes significados das operaes, envolvendo nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais aproximados por racionais. H18- Construir procedimentos para calcular o valor numrico e efetuar operaes com expresses algbricas, utilizando as propriedades conhecidas. H46- Interpretar informaes e aplicar conceitos geomtricos na soluo de problemas.
H47- elaborar, individualmente e em grupo, relatos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informaes obtidas por meio de observao, experimentao, textos ou outras fontes. H48- confrontar as diferentes explicaes individuais e coletivas, inclusive as de carter histrico, para reelaborar suas idias e interpretaes. H49- elaborar perguntas e hipteses, selecionando e organizando dados e idias para resolver problemas. H50 Participar de debates coletivos para a soluo de problemas, colocando suas idias por escrito ou oralmente e reconsiderando sua opinio em face de evidncias obtidas por diversas fontes de informao. H51 Reconhecer a funo e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicao e informao. H52 Identificar, pela anlise de suas linguagens, as tecnologias da comunicao e informao. H53 Relacionar as tecnologias de comunicao e informao ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Comp

Descr

c/h

1) Potenciao 2) Radiciao 3) Nmeros irracionais Nmeros Reais/Clculo Algbrico/Geometria 4) Conceito e resoluo da equao polinomial do 2 grau 5) Relao entre os coeficientes e as razes 6) Segmentos proporcionais 7) Teorema de Tales

H06- Identificar um nmero irracional como um nmero de representao decimal infinita, e no peridica, e localizar alguns deles na reta numrica. H08- Compreender a potncia com expoente nulo, inteiro positivo e negativo, identificando e fazendo uso das propriedades das potncias com expoente positivo. H09- Compreender a raiz quadrada e cbica de um nmero, a partir de problemas como a determinao do lado de um quadrado de rea conhecida ou da aresta de um cubo de volume dado. H20- Resolver situaes-problema que podem ser traduzidas por equao ou inequao do segundo grau, discutindo o significado dessas razes em confronto com a situao proposta. H32- Aplicar o teorema de Tales na resoluo de problemas.

C1 C2 C3 C4 C5 C6 C7 C13 C14 C15 53

C17

C18

Atividade prtica em laboratrio

02 (c/h mnima)

Plano de Sequncia Didtica Objetos do conhecimento MATEMTICA 9 ano/EF 2 bimestre Tema: lgebra/Espao e Forma
Competncia discursiva

Competncia disciplinar

Ampliar e aprofundar a noo de nmeros pela identificao da existncia de nmeros no-racionais, propondo a anlise, interpretao, formulao de novas situaes-problema, valorizando as resolues aritmticas tanto quanto as algbricas, tendo como articuladores o estudo de grandeza e medidas, do tratamento da informao e do espao e forma, de maneira que o aluno reconhea as diferentes funes algbricas, amplie a noo de medida e desenvolva o raciocnio dedutivo, estimulando-o, por meio da atividade matemtica, investigao, ao desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e interao cooperativa com seus pares na busca de solues para os problemas extrados de suas realidades.

Objetos do conhecimento/ descrio

Comp H19- Obter expresses equivalentes a uma expresso algbrica por meio de fatoraes e simplificaes. H20- Resolver situaes-problema que podem ser traduzidas por equao ou inequao do segundo grau, discutindo o significado dessas razes em confronto com a situao proposta. H29- Verificar as propriedades dos tringulos pelo reconhecimento dos casos de congruncia e suas relaes mtricas e trigonomtricas. H31- Desenvolver a noo de semelhana de figuras planas. H33- Aplicar o teorema de Pitgoras na resoluo de situao-problema.

Habilidades comuns H07- Analisar, interpretar, formular e resolver situaes-problema, compreendendo diferentes significados das operaes, envolvendo nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais aproximados por racionais. H18- Construir procedimentos para calcular o valor numrico e efetuar operaes com expresses algbricas, utilizando as propriedades conhecidas. H46- Interpretar informaes e aplicar conceitos geomtricos na soluo de problemas.
H47- elaborar, individualmente e em grupo, relatos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informaes obtidas por meio de observao, experimentao, textos ou outras fontes. H48- confrontar as diferentes explicaes individuais e coletivas, inclusive as de carter histrico, para reelaborar suas idias e interpretaes. H49- elaborar perguntas e hipteses, selecionando e organizando dados e idias para resolver problemas. H50 Participar de debates coletivos para a soluo de problemas, colocando suas idias por escrito ou oralmente e reconsiderando sua opinio em face de evidncias obtidas por diversas fontes de informao. H51 Reconhecer a funo e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicao e informao. H52 Identificar, pela anlise de suas linguagens, as tecnologias da comunicao e informao. H53 Relacionar as tecnologias de comunicao e informao ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Comp C5 C6

Descr

c/h

1) Equaes do 2 grau 2) Sistema de equaes 3) Problemas do 2 grau 4) Intervalos 5) Teorema das bissetrizes 6) Semelhana de tringulos e polgonos 7) Relaes mtricas no tringulo retngulo

53 C7 C13 C14

Clculo Algbrico/Geometria

C17

C18

Atividade prtica em laboratrio

02 (c/h mnima)

Plano de Sequncia Didtica Objetos do conhecimento MATEMTICA 9 ano/EF 3 bimestre Tema: lgebra/Espao e Forma
Competncia discursiva
Ampliar e aprofundar a noo de nmeros pela identificao da existncia de nmeros no-racionais, propondo a anlise, interpretao, formulao de novas situaes-problema, valorizando as resolues aritmticas tanto quanto as algbricas, tendo como articuladores o estudo de grandeza e medidas, do tratamento da informao e do espao e forma, de maneira que o aluno reconhea as diferentes funes algbricas, amplie a noo de medida e desenvolva o raciocnio dedutivo, estimulando-o, por meio da atividade matemtica, investigao, ao desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e interao cooperativa com seus pares na busca de solues para os problemas extrados de suas realidades.

Competncia disciplinar

Objetos do conhecimento/ descrio

Habilidades especficas H12- Identificar a natureza da variao de duas grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou no proporcionais (afim ou quadrtica), expressando a relao existente por meio de uma sentena algbrica e representando-a no plano cartesiano. H13- Resolver problemas que envolvem grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais por meio de estratgias variadas, incluindo a regra de trs. H15- Compreender a noo de varivel pela interdependncia da variao de grandezas. H18- Construir procedimentos para calcular o valor numrico e efetuar operaes com expresses algbricas, utilizando as propriedades conhecidas. H20- Resolver situaes-problema que podem ser traduzidas por equao ou inequao do segundo grau, discutindo o significado dessas razes em confronto com a situao proposta. H24- Representar e interpretar o deslocamento de pontos num plano cartesiano. H26- Estabelecer a razo aproximada entre a medida do comprimento de uma circunferncia e seu dimetro. H36- Reconhecer as posies relativas entre retas e circunferncias, entre duas circunferncias, arcos e ngulos inscritos na circunferncia e as relaes mtricas na circunferncia.

Habilidades comuns H07- Analisar, interpretar, formular e resolver situaes-problema, compreendendo diferentes significados das operaes, envolvendo nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais aproximados por racionais. H18- Construir procedimentos para calcular o valor numrico e efetuar operaes com expresses algbricas, utilizando as propriedades conhecidas. H46- Interpretar informaes e aplicar conceitos geomtricos na soluo de problemas.
H47- elaborar, individualmente e em grupo, relatos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informaes obtidas por meio de observao, experimentao, textos ou outras fontes. H48- confrontar as diferentes explicaes individuais e coletivas, inclusive as de carter histrico, para reelaborar suas idias e interpretaes. H49- elaborar perguntas e hipteses, selecionando e organizando dados e idias para resolver problemas. H50 Participar de debates coletivos para a soluo de problemas, colocando suas idias por escrito ou oralmente e reconsiderando sua opinio em face de evidncias obtidas por diversas fontes de informao. H51 Reconhecer a funo e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicao e informao. H52 Identificar, pela anlise de suas linguagens, as tecnologias da comunicao e informao. H53 Relacionar as tecnologias de comunicao e informao ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Comp C5 C7

Descr

c/h

1) Relaes

Clculo Algbrico/Geometria

2) Funo do primeiro grau 3) Funo do 2 grau 4) Relaes trigonomtricas no tringulo retngulo 5) Lei dos senos e dos cossenos 6) Relaes mtricas na circunferncia

47 C8 C12 C14 C15

C17

C18

Atividade prtica em laboratrio

02 (c/h mnima)

Plano de Sequncia Didtica Objetos do conhecimento MATEMTICA 9 ano/EF 4 bimestre Tema: lgebra/ Espao e Forma/ Tratamento da Informao
Competncia discursiva
Ampliar e aprofundar a noo de nmeros pela identificao da existncia de nmeros no-racionais, propondo a anlise, interpretao, formulao de novas situaes-problema, valorizando as resolues aritmticas tanto quanto as algbricas, tendo como articuladores o estudo de grandeza e medidas, do tratamento da informao e do espao e forma, de maneira que o aluno reconhea as diferentes funes algbricas, amplie a noo de medida e desenvolva o raciocnio dedutivo, estimulando-o, por meio da atividade matemtica, investigao, ao desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e interao cooperativa com seus pares na busca de solues para os problemas extrados de suas realidades.

Competncia disciplinar

Objetos do conhecimento/ descrio

Habilidades especficas H20- Resolver situaes-problema que podem ser traduzidas por equao ou inequao do segundo grau, discutindo o significado dessas razes em confronto com a situao proposta. H26- Estabelecer a razo aproximada entre a medida do comprimento de uma circunferncia e seu dimetro. H34- Reconhecer os elementos, as propriedades e as relaes mtricas dos polgonos regulares. H39- Calcular a rea de figuras planas pela decomposio ou composio em figuras de reas conhecidas, compreendendo a noo de medida de superfcie. H40- Construir procedimentos para o clculo de reas e permetros de superfcies planas (limitadas por segmentos de reta e/ou arcos de circunferncia). H43- Organizar dados e construir recursos visuais adequados, como grficos (de colunas, de setores, histogramas, polgonos de frequncia) para apresentar globalmente os dados, destacar aspectos relevantes, sintetizar informaes e permitir a elaborao de concluses. H44- Ler e interpretar dados expressos em tabelas e grficos. H45- Obter as medidas de tendncia central (mdias, moda e mediana), compreendendo seus significados para fazer inferncias.

Habilidades comuns H07- Analisar, interpretar, formular e resolver situaes-problema, compreendendo diferentes significados das operaes, envolvendo nmeros naturais, inteiros, racionais e irracionais aproximados por racionais. H18- Construir procedimentos para calcular o valor numrico e efetuar operaes com expresses algbricas, utilizando as propriedades conhecidas. H46- Interpretar informaes e aplicar conceitos geomtricos na soluo de problemas.
H47- elaborar, individualmente e em grupo, relatos orais e outras formas de registros acerca do tema em estudo, considerando informaes obtidas por meio de observao, experimentao, textos ou outras fontes. H48- confrontar as diferentes explicaes individuais e coletivas, inclusive as de carter histrico, para reelaborar suas idias e interpretaes. H49- elaborar perguntas e hipteses, selecionando e organizando dados e idias para resolver problemas. H50 Participar de debates coletivos para a soluo de problemas, colocando suas idias por escrito ou oralmente e reconsiderando sua opinio em face de evidncias obtidas por diversas fontes de informao. H51 Reconhecer a funo e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicao e informao. H52 Identificar, pela anlise de suas linguagens, as tecnologias da comunicao e informao. H53 Relacionar as tecnologias de comunicao e informao ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Comp C5 C7

Descr

c/h

Clculo Algbrico/Geometria

1) Inequaes do 2 grau e sistema de inequaes 2) Estatstica e grficos 3) Potncia de um ponto 4) Polgonos regulares 5) Relaes mtricas nos polgonos regulares 6) Medida na circunferncia 7) reas das figuras planas

47 C8 C11 C12 C14 C16

C17

C18

Atividade prtica em laboratrio

02 (c/h mnima)

Plano de Sequncia Didtica Proposta para Avaliao das habilidades e competncias MATEMTICA 9 ano/EF OBJETOS DO CONHECIMENTO / DESCRITORES DE MATEMTICA ( a serem redigidos pelos CM)

1 bimestre

2 bimestre

3 bimestre

4 bimestre

You might also like