You are on page 1of 10

O novo romance histrico brasileiro1

Carlos Alexandre Baumgarten2

1 2

Este trabalho est vinculado a projeto de pesquisa, que vem recebendo apoio financeiro do CNPq. Professor de Teoria da Literatura na Fundao Universidade Federal do Rio Grande, RS.

Todo romance, como produto de um ato de escrita sempre histrico, porquanto revelador de, pelo menos, um tempo a que poderamos chamar de tempo da escrita ou da produo do texto. Contudo, tal definio, por mais verdadeira que possa ser, no serve para o que comumente nomeamos de romance histrico no plano dos estudos literrios. Nesse mbito, romance histrico corresponde quelas experincias que tm por objetivo explcito a inteno de promover uma apropriao de fatos histricos definidores de uma fase da Histria de determinada comunidade humana. Assim entendido, o romance histrico surgiu no curso do sculo XIX e tem sua origem vinculada produo literria de Walter Scott. Mais do que isso, surgindo ainda na vigncia do Romantismo, poca em que se definiam as diferentes nacionalidades europias e americanas, o romance histrico desempenhou importante papel na construo das nacionalidades/identidades que almejavam se afirmar pela diferena. No caso da literatura brasileira no foi diferente, basta para tanto que se analise a produo romanesca de Jos de Alencar. Ao conceber As minas de prata (1862) e A guerra dos mascates (1873), o romntico brasileiro no s apontou um dos caminhos a serem observados na construo da nova nao que desejava se afirmar atestar que a mesma possua uma histria prpria e que, portanto, era distinta da antiga Metrpole como tambm ancorou a literatura produzida no Pas numa das vertentes a do romance histrico que h muito vinha sendo cultivada pelas naes europias. O romance histrico, tal como foi concebido na sua origem, apresenta, entre outras, as seguintes marcas que lhe so essenciais, como bem aponta Lukcs3 em sua obra sobre o assunto:

via atlntica

n. 4

out. 2000

a traam grandes painis histricos, abarcando determinada poca e um conjunto de acontecimentos; b a exemplo dos procedimentos tpicos da escrita da Histria, organizam-se em observncia a uma temporalidade cronolgica dos acontecimentos narrados; c valem-se de personagens fictcias, puramente inventadas, na anlise que empreendem dos acontecimentos histricos; d as personalidades histricas, quando presentes, so apenas citadas ou integram o pano de fundo das narrativas; e os dados e detalhes histricos so utilizados com o intuito de conferir veracidade narrativa, aspecto que torna a Histria incontestvel; f o narrador se faz presente, em geral, na terceira pessoa do discurso, numa simulao de distanciamento e imparcialidade, procedimento herdado igualmente do discurso da Histria. No sculo XX, contudo, inmeras so as transformaes por que passa o romance histrico, que tem sua escrita redimensionada em vrios aspectos. A crtica e a historiografia literrias4 tendem a localizar a origem desse processo na obra O reino deste mundo (1949), do cubano Alejo Carpentier, uma vez que a mesma j apresenta grande parte dos elementos que caracterizam o chamado novo romance histrico, especialmente aquele produzido a partir dos anos 70 do sculo XX. No caso brasileiro, podemos afirmar que, aps os anos 70, assistimos ao aparecimento de um grande nmero de romances voltado para a recuperao e a escrita da histria nacional, que revisitada em seus diferentes momentos. A leitura do conjunto dessa produo revela, pelo menos, a existncia de dois caminhos que, preferencialmente, tm sido observados pelos autores: de um lado, situam-se as narrativas que focalizam acontecimentos integrantes da histria oficial e, por vezes, definidores da prpria constituio fsica das fronteiras brasileiras; de outro, aquelas que promovem a reviso do percurso desenvolvido pela histria literria nacional. No primeiro grupo, encontram-se obras como A prole do corvo (1978), de Luiz Antonio de Assis Brasil, A estranha nao de Rafael Mendes (1983), de Moacyr Scliar, A cidade dos padres (1986), de Deonsio da Silva, Agosto (1990), de Rubem Fonseca, entre tantas outras. No segundo, Em liberdade (1981), de Silviano Santiago, Ces da Provncia (1987), de Luiz Antonio de Assis Brasil, Boca do Inferno (1990) e A ltima quimera (1995), ambos de Ana Miranda. Enquanto as primeiras, via de regra, tm como protagonistas personalidades da histria oficial

3 4

LUKCS, Georg. La novela histrica. Mxico: Ediciones Era, 1966. V., a propsito: MENTON, Seymor. La nueva novela histrica de la Amrica latina. 1979-1992. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1993. Ver ainda: BALDERSTON, Daniel (org.). The historical novel in Latin American. New Orleans: Ediciones Hispamrica, 1986.

170

outros ensaios

BAUMGARTEN, O novo romance...

brasileira, as ltimas organizam-se em torno da trajetria pessoal de nomes da histria literria nacional. , contudo, com Galvez, Imperador do Acre (1975), do amazonense Mrcio Souza5 , que, pioneiramente, o romance histrico brasileiro tem suas fronteiras redefinidas. Valendo-se do episdio da anexao do territrio do Acre pelo Brasil, na virada do sculo XIX, o autor constri uma narrativa ento inovadora, uma vez que afinada com o que de mais recente podia ser encontrado no mbito do romance histrico latino-americano. Mais do que isso, a obra de Mrcio Souza transita pelos dois caminhos anteriormente referidos, pois, simultaneamente, focaliza fato da histria do Pas e desenvolve ampla reflexo sobre o processo literrio nacional. O texto de Mrcio Souza apresenta-se estruturado em quatro partes: a primeira, sem ttulo, demarcada apenas pelas datas novembro de 1897 a novembro de 1898; a segunda, intitulada Em pleno rio Amazonas; a terceira, compreendida entre maro e junho de 1899; a ltima, de ttulo O imprio do Acre, ocupa, no plano temporal, de julho a dezembro de 1899. Antes do incio da narrativa propriamente dita, h uma espcie de advertncia ao leitor em que se l o que segue:
A vida e a prodigiosa aventura de Dom Luiz Galvez Rodrigues de Aria nas fabulosas capitais amaznicas e a burlesca conquista do Territrio Acreano com perfeito e justo equilbrio de raciocnio para a delcia dos leitores.6

A leitura do romance revela que o mesmo cumpre integralmente a advertncia, pois so narradas as aventuras de Luiz Galvez e, ao mesmo tempo, como prprio do gnero burlesco, a conquista e anexao do Acre, episdio da constituio das fronteiras brasileiras e, portanto, um assunto srio, narrada em estilo escrachado e cmico, estabelecendo-se a a caracterstica essencial do burlesco, que a discrepncia entre o estilo e o assunto. Alm disso, reforando o tom burlesco que marca o texto, h inmeras passagens em que temas importantes so tratados com fingida dignidade. Se o burlesco configura-se plenamente, a caracterizao da narrativa como folhetim, presente na pgina de rosto, no se confirma, pois o suspense, sua marca essencial, , desde logo, rompido com a afirmao inicial do narrador: Esta uma histria de aventuras onde o heri, no fim, morre na cama de velhice (p. 15). Para alm da ruptura com o modelo do folhetim, a afirmao do narrador rompe

Mrcio Souza autor de uma obra romanesca considervel, em que se destacam, alm de Galvez, Imperador do Acre, A resistvel ascenso do Boto Tucuxi (1982); Mad Maria (1983); A ordem do dia (1983); A condolncia (1984); O brasileiro voador (1986) e Lealdade (1997), entre outros.

SOUZA, Mrcio. Galvez, Imperador do Acre. Rio de Janeiro: Ed. Braslia, 1977. p. 3. Todas as citaes do texto de Mrcio Souza pertencem a essa edio.

171

via atlntica

n. 4

out. 2000

igualmente com a linearidade temporal tpica das narrativas histricas tradicionais. O processo de desvelamento dos procedimentos composicionais prprios do folhetim tem continuidade, no desenrolar do texto, com as constantes intromisses do narrador antecipando o desfecho dos acontecimentos. O romance tem como protagonista Luiz Galvez Rodrigues de Aria, aventureiro espanhol envolvido no movimento de ocupao das terras poca pertencentes Bolvia, e organiza-se em torno de dois narradores, ambos em primeira pessoa: um que se coloca na pele de editor, e outro que o prprio Galvez que, tal como ocorre no plano dos relatos autobiogrficos, narra suas memrias. O narrador editor no apenas introduz e conclui a narrativa, como freqentemente interfere no relato do narrador personagem, corrigindo-o mesmo em suas memrias, num evidente processo de desmistificao da verdade que reivindica para si duas modalidades discursivas: a da Histria e a da autobiografia. Nesse sentido, ao narrar episdio em que bravamente obtivera certo documento, Galvez interrompido pelo narrador editor, que afirma:
Perdo, leitores! Neste momento sou obrigado a intervir, coisa que farei a cada momento em que o nosso heri faltar com a verdade dos fatos. claro que ele conseguiu o documento. Mas da maneira mais prosaica do mundo. (p. 45)

O mesmo narrador editor o responsvel pela natureza metaficcional que a narrativa assume em todo seu desenvolvimento, pois no so raros os momentos em que se manifesta a respeito de sua estrutura e organizao. Assim, afirma ele, inicialmente, que
Esta uma histria de aventuras onde o heri, no fim, morre na cama de velhice. E quanto ao estilo o leitor h de dizer que finalmente o Amazonas chegou em 1922. No importa, no se faz mais histrias de aventuras como antigamente. (p. 15)

Ao mesmo tempo em que caracteriza a narrativa como histria de aventuras, o narrador editor d incio reflexo sobre o processo literrio nacional, atravs de referncia explcita ao movimento modernista, que tem, na Semana de Arte Moderna de So Paulo, de 1922, seu marco instaurador. Tal reflexo tem continuidade no pargrafo seguinte, quando diz que os manuscritos das memrias de Galvez foram encontrados num sebo em Paris e que, a exemplo do que fizera Jos de Alencar com o livro Guerra dos mascates, resolvera organiz-los e public-los. Trata-se, evidentemente, de um discurso atravs do qual parodia-se procedimento composicional que, utilizado insistentemente no curso da narrativa brasileira

172

outros ensaios

BAUMGARTEN, O novo romance...

do sculo XIX, tornou-se um verdadeiro clich. O discurso pardico, assim utilizado, reveste-se de uma dupla orientao: de um lado, ilumina a tradio literria, revigorando-a; de outro, renova a prtica discursiva exaustivamente explorada no campo da produo romanesca, ao conferir-lhe significado novo. O dilogo com a histria literria brasileira efetiva-se com igual fora no que tange s relaes com o gnero memorialstico. Nesse sentido, estabelece vnculos com Memrias de um sargento de milcias (1853), de Manuel Antnio de Almeida, via tradio da novela picaresca: assim como Leonardo, protagonista do romance de M. A. de Almeida, Galvez caracteriza-se como um pcaro, medida que, ao servir de elemento de ligao entre os diferentes captulos da narrativa, garante sua unidade. Clara igualmente a relao que estabelece com Memrias sentimentais de Joo Miramar (1924), do modernista Oswald de Andrade, especialmente no que diz respeito estruturao do romance, constitudo de pequenos fragmentos narrativos, e tambm no que se refere farta utilizao do discurso pardico e ao dilogo permanente com a tradio cultural brasileira. A natureza intertextual de Galvez, Imperador do Acre, alm do j referido, manifesta-se tambm atravs do recurso da citatividade. Nessa medida, os captulos Commemorazzione Verdiana, Ainda Giuseppe, Radams, Luar sobre o Nilo, A Cripta, Dueto Final e Dueto Bufo (p. 54-58) constituem uma seqncia que se organiza a partir da incorporao e citao literal de passagens da pera Ada, de Verdi. Em outros momentos, o romance se apropria de escritos de autoria de Cervantes, Caldern de La Barca e Lope de Vega e d continuidade ao dilogo com a tradio ibrica, antes iniciado atravs da vinculao novela picaresca. Alm desses dois narradores, a instncia da narrao , por vezes, ocupada por outras personagens, como no captulo intitulado Pintura rupestre (p. 78), em que Sir Henry, cientista britnico em expedio na Amaznia, assume o relato e desenvolve toda uma teoria a respeito do Teatro Amazonas, de Manaus. Em outros momentos, faz-se presente recurso tpico do texto teatral, medida que h dilogos autnomos, que se realizam sem qualquer interferncia do narrador, como o caso dos captulos Dilogos do 3 Mundo I (p. 169) e Dilogos do 3 Mundo II (p. 161). Outro aspecto marcante na narrativa de Mrcio Souza a forma irnica e carnavalizada por ela assumida, nos termos em que foi proposta por Mikhail Bakhtin7 . Nessa perspectiva, Galvez, Imperador do Acre reveste-se de um carter desmascarador, ao pr a nu as mazelas da histria poltica brasileira, sobretudo na sua truculncia e instabilidade. O mesmo destino tm as elites brasileiras, cuja falsa moralidade objeto de um discurso permanentemente irnico.

V., a propsito: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da potica de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1981.

173

via atlntica

n. 4

out. 2000

Alm disso, o romance assume uma forma carnavalizada que se manifesta atravs de inmeros ndices, como, por exemplo, o da profanao presente nos episdios Liturgia e Novena, nos quais o heri envolve-se com uma freira e com ela mantm relaes sexuais. A coroao bufa, principal ritual da carnavalesca, aparece vinculada ao episdio histrico da anexao do Acre, quando Galvez coroado imperador. Verdadeiro heri bufo, Galvez toma conta de Puerto Alonso, posto situado na fronteira entre Brasil e Bolvia, que era guarnecido por aproximadamente uma dezena de soldados. No dia da coroao, ocorre uma grande orgia, regada a lcool, que promove a abolio de qualquer relao hierrquica entre os homens que dela participam, como se pode perceber na seguinte transcrio:
Quando a noite chegou, j ningum se entendia e o lcool havia abolido as hierarquias. O interior do Palcio Imperial era um ponto sensitivo onde corpos exultavam mudos e ocupados e as almas perdiam-se em xtases e torrentes de calor. (p. 170)

Compreendido entre os captulos Viva o Imperador do Acre (p. 146) e Minha deposio (p. 171), o processo de entronizao e derrubada de Galvez apresenta, alm disso, outros elementos tpicos do carnaval, como o caso da cena montada para sua coroao. Acompanhado por um grupo de artistas franceses, em excurso pelo Brasil, Galvez, em plena selva amaznica, incumbe o coregrafo e figurinista da companhia, ento nomeado ministro da cultura, de montar um cenrio, simulando a entrada de um grande palcio que, ao final da festa, aparece completamente destrudo. Em Galvez, o ndice mais expressivo da carnavalesca talvez aquele que diz respeito utilizao de registros discursivos da mais diversa origem. Assim, as personagens trocam cartas e telegramas entre si; Galvez, chefe das foras revolucionrias pelo Acre independente, redige ordens de servio, que constituem captulos do romance, como o seguinte:
Ordem de servio! Do: Comandante Galvez. Para: Intendente Chefe. Prezado Senhor, venho por meio desta ordenar um remanejamento em nossas compras. Queira diminuir a munio em quatro caixotes de balas e adicionar duas caixas de vinho e vinte dzias de cervejas. Saudaes revolucionrias. Viva o Acre independente. Galvez, Comandante-em-Chefe. (p. 115)

174

outros ensaios

BAUMGARTEN, O novo romance...

Galvez, recm coroado imperador, redige e faz publicar decretos que, igualmente, constituem captulos da narrativa; seus companheiros de aventura, nomeados para altos postos militares, fazem circular ordens do dia e despachos. H, ainda, um intenso uso da linguagem jornalstica, mediante a transcrio de notcias publicadas nas pginas de jornais. Assim como a histria poltica brasileira e a ao de sua diplomacia so objeto de crtica ao longo da narrativa, o discurso dos movimentos de esquerda, notadamente em seus lugares-comuns, no passa impune. Exemplos tpicos dessa circunstncia so as duas atas (p. 40-41) em que o movimento revolucionrio pela independncia do Acre registra as reunies preparatrias para a expedio. Em sntese, esta breve leitura de Galvez, Imperador do Acre, mostra que o romance de Mrcio Souza apresenta as seguintes marcas caracterizadoras: a conscincia da impossibilidade de determinar, por meio do discurso/palavra, a incontestvel verdade histrica; b concepo de que a Histria imprevisvel, opondo-se, conseqentemente, queles que vem na Histria um carter cclico; em verdade, desenvolve-se a idia de que os mais surpreendentes e inesperados fatos podem ocorrer; c consciente distoro da histria por meio de omisses, exageros e anacronismos, aspecto responsvel pela ruptura da linearidade temporal caracterstica do gnero; d utilizao de personagens histricos como protagonistas das narrativas; e carter metaficcional, ou o comentrio do narrador sobre o processo de criao de seu prprio texto; f natureza intertextual, medida que o romance construdo como um mosaico de citaes; em outras palavras, o texto pode ser visto como a absoro e a transformao de um outro texto, obrigando a leitura da linguagem potica pelo menos como dupla; g carter pardico com relao a outros textos que tenham abordado ou no os mesmos fatos da histria; h forma dialgica, irnica e carnavalizada, nos termos em que foi proposta por Bakhtin em seus estudos sobre o discurso romanesco. Este conjunto de inovaes presentes em Galvez, Imperador do Acre, de Mrcio Souza, sinaliza, em verdade, para o surgimento de um novo paradigma no plano da escrita do romance histrico brasileiro, que tambm compartilhado pelas obras de Deonsio da Silva, Luiz Antonio de Assis Brasil, Ana Miranda, Moacyr Scliar e de tantos outros que tm se dedicado reviso da histria oficial brasileira pelo vis da fico.

175

via atlntica

n. 4

out. 2000

Referncias Bibliogrficas
AGUIAR, Flvio et alii (orgs.). Gneros de fronteira. Cruzamentos entre o histrico e o literrio. So Paulo: Xam, 1997. BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construo do sentido. Campinas: Unicamp, 1997. CHIAPPINI, Lgia & AGUIAR, Flvio (orgs.). Literatura e histria na Amrica Latina. So Paulo: Edusp, 1993. HUTCHEON, Linda. Uma teoria da pardia. Trad. Teresa Louro Prez. Lisboa: Edies 70, 1989. ___________. Potica do Ps-Modernismo: histria, teoria, fico. Rio de Janeiro: Imago, 1991. LEENHARDT, Jacques & PESAVENTO, Sandra Jatahy (orgs.). Discurso histrico e narrativa literria. Campinas: Unicamp, 1998.

176

outros ensaios

BAUMGARTEN, O novo romance...

177

You might also like