You are on page 1of 6

Faculdade Mauricio de Nassau Macei Unidade Farol Coordenadoria de Farmcia Disciplina: Sntese e Biotecnologia

Reao de Halogenao

Introduo

Halogenao

Os halognios utilizados nas reaes de substituio devem ser o cloro (Cl) e o Bromo (Br). Reaes com flor (F) so muito perigosa devida alta reatividade deste elemento e com iodo (I) as reaes tornam-se muito lentas. Os alcanos podem ser transformados em haletos de alquila. Exemplos:

A partir do metano, realizando sucessivas halogenaes (excesso de halognios) catalisadas por luz e calor, podemos obter:

CH4 metano clorofrmio

CH3Cl clorometano de carbono

CH2Cl2 diclorometano

CHCl3 triclorometano

CCl4 tetracloreto

Esta reao pode ser chamada de Reao em Cadeia. O clorofrmio era muito utilizado como anestsico em cirurgias. Atualmente aboliu-se seu uso por ser muito txico e perigoso para a sade. Pode causar srios danos ao fgado. A ordem de facilidade com que o hidrognio sai do hidrocarboneto : CTERCIRIO > CSECUNDRIO > CPRIMRIO

O cloro e o bromo transformam facilmente os alcenos em dihaletos vicinais, dissolvidos normalmente em um solvente inerte, como o tetracloreto de carbono. O iodo, em geral, no reage. A adio prossegue rapidamente, temperatura ambiente ou inferior, constituindo a melhor maneira de se obter di-haletos vicinais. Sabemos que as molculas de um halognio qualquer apolar, ou seja, no h diferena de eletronegatividade entre os tomos na molcula. Sabemos tambm que a adio em alcenos se d pelo ataque dos eltrons pi a um eletrfilo. Neste caso, no h um eletrfilo com carga real. No entanto, as molculas do halognio criam um dipolo induzido pelo forte campo eltrico gerado pelas nuvens pi das molculas do alceno que se encontram no meio. A densa nuvem eletrnica da dupla ligao tende a repelir a nuvem eletrnica do halognio, fazendo com que o tomo de halognio que estiver mais prximo da dupla seja relativamente mais positivo e o mais afastado relativamente negativo.

Halogenao como Reao de Substituio Nesse tipo de reao, um ou mais tomos de hidrognios ligados a um carbono da cadeia so substitudos por um ou mais tomos de halognios. Geralmente, a halogenao como substituio ocorre com alcanos, com o benzeno e com seus derivados.

1. Alcanos: Esse tipo de reao origina haletos de alquila, que so muito importantes por serem
usados amplamente na nossa sociedade. Um exemplo de haleto de alquila o gs inflamvel clorometano ou cloreto de metila (H 3C Cl). Ele pode ser obtido por meio da reao de halogenao, em fase gasosa, entre o metano e o cloro. Nesse exemplo, um hidrognio do metano substitudo pelo cloro, ocorrendo, portanto, uma monoclorao. Mas, essa reao pode continuar ocorrendo, se houver reagente em excesso, at que todos os hidrognios do metano sejam substitudos.

Se o alcano tiver mais de 3 tomos de carbono, os produtos formados sero uma mistura de diferentes compostos substitudos. Porm, a quantidade de cada composto ser diferente, pois os hidrognios ligados a carbonos tercirios so liberados com maior facilidade que os secundrios, que, por sua vez, so liberados com maior facilidade que os primrios. Tomemos como exemplo a monoclorao do metilbutano a seguir. Veja que o produto de maior rendimento isolado foi o 2-metil-2-clorobutano (23%), pois o carbono substitudo tercirio.

2. Benzeno: Nesse tipo de reao, formam-se os derivados halogenados aromticos, como o


clorobenzeno abaixo. Essa substncia um lquido incolor utilizado como solvente para tintas, vernizes e graxas, alm de ser usado na fabricao de pesticidas (como o DDT), herbicidas e corantes:

2. Derivados do Benzeno- Quando temos um substituinte j ligado ao grupo funcional, temos que
verificar primeiro se ele orto e para dirigente ou se meta dirigente.

2.1- Orto e para dirigentes:


Os substituintes ativantes facilitam a entrada de um segundo substituinte no anel aromtico, orientando a prxima substituio para as posies 2, 4 e 6 em relao a eles, ou seja, para as posies orto e para.

Exemplo:

Alm do metil, outros substituintes que atuam como orto e para dirigentes so: amina, hidrxi, metxi, alquila e halognios.

2.2- Meta dirigentes:


Os substituintes desativantes dificultam a entrada de um segundo substituinte no anel aromtico, orientando a prxima substituio para as posies 3 e 5 em relao a eles, ou seja, para a posio meta. Exemplo:

Outros grupos que atuam como meta dirigentes so: sulfnico, carboxila, aldoxila, ciano e carbonila.

Mecanismo da halogenao com Br O bromo s ataca o benzeno quando h a presena de luz e catalisadores, ou seja, quando no h presena de luz, o bromo no ir atacar o benzeno. Porm quando se coloca o brometo frrico como catalisador, a reao se formar atravs do desprendimento de brometo de hidrognio e com a formao de bromo-benzeno. Etapas: a) O brometo frrico (cido de Lewis) combinado com o bromo forma um complexo inico, junto com uma parte de forte carter eletroflico (o on Br+). Vejamos:

b) O on Br+ para formar um on carbnico, deve atacar o benzeno, apresentando com carga positiva um carbono trivalente. Vejamos:

c) O nion FeBr4- faz o papel de receptor de prton:

You might also like