You are on page 1of 9

CENTRO UNIVERSITRIO SENAC

Anlise Crtica da Obra Villa Savoye Le Corbusier

Arquitetura e Urbanismo Histria da Arquitetura Moderna Elaine Cristina X. Pedroni Prof. Ralf Flores

SUMRIO

Introduo.............................................................................................3 Justificativa...........................................................................................4 Descrio do Objeto de Estudo...........................................................5 Anlise Iconogrfica............................................................................6 Concluso.............................................................................................7 Imagens.................................................................................................8 Bibliografia............................................................................................9

Pgina |3

Introduo Em 1928, a famlia Savoye encomendou uma casa de veraneio, dentre as muitas exigncias e um oramento sem restries, a casa deveria possuir dois andares e garagem. Considerado parte da vanguarda pariense, Le Corbusier foi designado para projetar a residncia. Seguindo princpios modernistas, que tinha como principais pontos a ausncia de ornamentos, a forma baseada na funo, alm dos fatores econmicos e da industrializao da poca, Corbusier integrou neste projeto, diversos pontos primordiais do ponto de vista modernista, tornando a casa de veraneio, uma obra clssica do movimento moderno.

Pgina |4

Justificativa A escolha da Villa Savoye se justifica pela racionalidade sintetizada em uma obra que apesar da sua aparente simplicidade, consegue ilustrar de forma clara e objetiva os 5 pontos da nova arquitetura, apresentado por Le Corbusier quatro anos antes da construo da Villa Savoye.

Pgina |5

Descrio do Objeto de Estudo

A construo da Villa Savoye iniciou-se em 1928 a pedido do Sr. E Sra. Savoye. O pedido foi o projeto de uma casa de veraneio com garagem, rea de servios e quarto de hospedes. Finalizada em 1931, seu custo foi de 900 mil francos, moeda da poca. Porm, apesar da residncia ter grande significado arquitetnico, a famlia no permaneceu por muito tempo nela. Reclamavam que chovia dentro da casa. Le Corbusier solucionou o problema, porm a casa foi abandonada pela famlia algum tempo depois. Aps a sada da famlia Savoye da residncia, a mesma foi ocupada pelas foras alems durante a Segunda Guerra Mundial. Ao fim da guerra, sobraram apenas ruinas, at que em 1963 o governo francs considerou a casa um Patrimnio histrico, e a partir da houve a restaurao. A casa est localizada em Poissy, cidade pequena noroeste de Paris. Seu terreno um campo ladeado por rvores, com orientao para o norte. A ideia de Corbusier era elevar o volume cubico acima do campo, mas para isso haveria de solucionar a questo relacionada ao acesso a este volume elevado do solo. O formato do bloco trreo, que o bloco de entrada, foi criado a partir da curvatura mnima de um veiculo. Este volume curvilneo foi anexado a um retngulo. No centro deste painel curvo envidraado, est localizado a porta principal. Do lado de dentro, uma rampa que revela vistas suntuosas para o terrao. A sala de estar d vistas para o terrao por meio de uma esquadria envidraada com quase 10 metros de largura. J o solrio, lembra o convs de um navio, semelhana causada pelo enclausuramento da escada que forma quase que uma chamin, e os corrimos brancos complementam a semelhana.

Pgina |6

Anlise Iconogrfica A obra exemplifica excepcionalmente a ideia de mquina de morar, paradigma primordial de Le Corbusier. O ponto de partida do projeto o volume curvilneo implantado entre os pilotis. Os 5 pontos de Le Corbusier ficam em evidncia: A casa elevada, sustentada por pilotis; - a planta livre, as paredes no tem funo estrutural, e os pilotis ficam soltos pela edificao; - A fachada livre de ornamentos, e no tem funo de sustentao das paredes; O telhado plano e ajardinado; - As janelas em fita, permitem uma integrao com o espao natural no entorno da residncia. O projeto foi desenvolvido a partir de uma grelha ortogonal, com pilares de beto com uma distncia de 4,75m entre cada um. As paredes, por no terem funo estrutural foram feitas de gesso, o que permite uma suposta mudana se houvesse necessidade, e um maior aproveitamento da planta livre.

Pgina |7

Concluso A Villa Savoye uma casa que sintetiza as propostas de Le Corbusier de forma singular. O Percurso interno da residncia estritamente necessrio para a compreenso da mesma. Utilizando da tecnologia disponvel na poca foi possvel tornar a Villa Savoye parte importante do manifesto de uma nova arquitetura. Este projeto parte de arquitetura funcional e que responde s demandas do cotidiano sem perder a essncia do que a arquitetura e por que precisamos dela.

Pgina |8

( Acesso em 17/11/2013 Disponvel em : http://www.ville-poissy.fr/fr/decouvrirpoissy/sites-et-monuments/la-villa-savoye.html)

( Acesso em: 18/11/2013 Disponvel em: http://www.balkaninside.com/inspiringarchitecture/)

Pgina |9

Referncias Bibliogrficas

http://www.dieselpunks.org/profiles/blogs/art-history-le-corbusiers-1 http://www.galinsky.com/buildings/savoye/ http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.024/785 http://www.greatarquitetura.com.br/noticias/le-corbusier-villa-savoyearquitetura.html http://arquiteturaunime.blogspot.com.br/ http://teturaarqui.wordpress.com/2010/10/28/ad-classics-villa-savoye-le-corbusier/

You might also like